sexta-feira, 16 de janeiro de 2015

LOPETEGUI ESPERA JOGO DE “MÁXIMA DIFICULDADE” EM PENAFIEL

Treinador desvalorizou passado favorável dos Dragões no terreno do encontro deste sábado (20h15)
Julen Lopetegui espera um jogo duro este sábado (20h15), em Penafiel, para a 17.ª jornada da Liga portuguesa. O treinador do FC Porto sublinhou que os durienses “dificultam muito” o trabalho dos adversários no seu estádio e relembrou uma evidência que serviu bem o seu discurso, em conferência de imprensa: os jogos começam sempre 0-0 e os dados históricos, que revelam que os Dragões nunca perderam em Penafiel, “não valem para nada”.

“A análise que faço é de máxima dificuldade, frente a uma equipa com boa dinâmica, bastante ordem, agressiva e com boas transições. No seu campo dificultam muito o trabalho dos adversários e já conseguiram resultados bons. Teremos de ver também o estado do campo. Teremos de fazer o nosso melhor para conseguir os três pontos, frente a um adversário com um treinador que esteve na casa, sabe o que quer fazer e quer dificultar-nos muito o jogo”, afirmou.

Em Penafiel, o FC Porto tem um histórico de oito vitórias e quatro empates, tendo apenas sofrido um golo, numa vitória (2-1) em Março de 2005, para a Liga portuguesa. Lopetegui voltou a desvalorizar todos os factos do passado. “Tudo o que pudermos tirar de bom do jogo teremos de o conquistar dentro do campo”, explicou o treinador, que também não abordou o facto de o Benfica entrar em campo desta vez depois dos Dragões. “Temos de dar resposta ao nosso desafio, que é a única coisa que importa. O resto são situações que não estão dentro do nosso controlo”, destacou.

O FC Porto atravessa uma sequência de cinco vitórias e três goleadas consecutivas para a Liga, mas Lopetegui considerou que o crescimento da equipa já vinha de atrás e mesmo da derrota em casa frente ao Benfica, a 14 de Dezembro, o último desaire dos portistas. “Fizemos um bom jogo e merecíamos muito mais. Depois seguimos o nosso caminho, tentando abstrair-nos de tudo o que não nos possa ajudar a ganhar cada jogo. A Liga é competitiva e muito longa, pelo que temos de ser capazes de manter a máxima atenção e concentração e para isso só nos serve o presente. E o presente é o Penafiel. O resto são análises que não nos dizem respeito”.

O treinador abordou também a análise estatística do dinamarquês Rasmus Ankersen, apresentada na quarta-feira, no Centro de Congressos do Estoril, e segunda a qual os Dragões seriam líderes da Liga portuguesa: “Gosto mais da realidade, mas é certo que é uma estatística bem estruturada, com bastante critério e que fala de muitas coias boas que fazemos. O futebol é diferente do resto dos desportos, podem fazer-se muitas coisas bem, ser superior e ainda assim perder. Nesse aspecto estamos tristes por não termos os pontos que deveríamos ter a mais. O que podemos controlar é fazer as coisas bem, para ter melhores estatísticas e mais pontos”.

A apresentação deste estudo esteve integrada nas comemorações do centenário da Federação Portuguesa de Futebol (FPF), assim como a Gala Quinas de Ouro. Questionado sobre a representatividade do FC Porto nos prémios atribuídos na cerimónia, Lopetegui aproveitou para elogiar a modalidade em Portugal e o contributo do FC Porto para a mesma, nomeadamente através do presidente Jorge Nuno Pinto da Costa: “Não há no mundo nenhuma personalidade com tantos títulos e isso deve ser um orgulho para os portugueses”


​SEIS HABITUAIS TITULARES DE REGRESSO AOS CONVOCADOS

Fabiano, Danilo, Martins Indi, Casemiro, Herrera e Tello estão na lista de 18 eleitos para o encontro em Penafiel

​Fabiano, Danilo, Martins Indi, Casemiro, Herrera e Tello são as novidades na lista de eleitos de Julen Lopetegui para a deslocação ao Estádio Municipal 25 de Abril, para defrontar o Penafiel, em jogo da 17.ª jornada da Liga Portuguesa (20h15). Em sentido inverso, saem Helton, Diego Reyes, Rúben Neves, José Ángel, Gonçalo Paciência e Ivo Rodrigues, estes dois últimos do FC Porto B.

Contam-se, portanto, seis alterações em relação à última convocatória, tendo a lista dos escolhidos para o encontro em Penafiel sido anunciada no final do treino desta sexta-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival. A sessão voltou a não contar com o argelino Brahimi e o camaronês Aboubakar, que se preparam para a participação na CAN (Taça das Nações Africanas), assim como Otávio, que se limitou a tratamento e trabalho de ginásio. 

Este sábado, pelas 10h30, há novo treino, à porta fechada, no Estádio do Dragão.

Lista de 18 convocados: Fabiano e Andrés Fernández (g.r.); Danilo, Martins Indi, Maicon, Marcano, Alex Sandro, Casemiro, Quaresma, Jackson Martínez, Quintero, Tello, Evandro, Herrera, Adrián López, Ricardo, Campaña e Óliver Torres.


in "fcp.pt"

Sem comentários: