sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

FC Porto. "Quem pensar na Champions vê o jogo com o Basileia em frente à TV"

Julen Lopetegui não admite a mínima distracção com o V. Guimarães, encontro que antecede os oitavos-de-final da Liga dos Campeões

"Temos amanhã [hoje] um jogo com o Guimarães. Não há mais nada." Não se assuste, Lopetegui não passou repentinamente a ser niilista. Foi apenas uma hipérbole do habitual "pensar jogo a jogo". O treinador do FC Porto quis transmitir uma mensagem forte aos seus jogadores. Não há margem para a mínima distracção, nem poupanças contra o V. Guimarães.

Apesar de a primeira mão dos oitavos--de-final da Liga dos Campeões, com o Basileia, ser já na próxima quarta-feira, primeiro é preciso assegurar mais três pontos no campeonato. As palavras de Lopetegui são suficientemente esclarecedoras: "Se alguém tiver a tentação de pensar na Champions, verá esse jogo sentado em casa, em frente à televisão." Na primeira volta os dragões empataram (1-1) com o V. Guimarães, que tem agora "melhor equipa que antes". Se desta vez o resultado não for o exigido para continuar a pressionar o Benfica no primeiro lugar, então a noite europeia de alguns jogadores poderá mesmo ser passada em casa.

Por falar em distracções, Lopetegui aproveitou também para comentar as notícias sobre o interesse de outros clubes em futebolistas dos dragões [ontem a imprensa espanhola insistia em Danilo para o Real Madrid... e para o Barcelona]. "Para que elas sejam realidade, os jogadores têm de fazer bem as coisas. De qualquer modo, eles têm de saber conviver com as manchetes dos jornais e o mundo do futebol", considerou. Sobre Jackson, o melhor marcador da Liga, que confirmou a saída no fim da época, o técnico só tem elogios: "É um exemplo absoluto em termos de comportamento, e não temos mais nada a dizer. Não duvido que a sua atitude vai manter-se. A grande verdade é que ele marca uma linha de intensidade muito alta para todos."

O encontro entre dragões e minhotos surge pouco depois das trocas de jogadores entre os clubes: transferência de Hernâni para o FCP, que emprestou Sami, Otávio e Ivo Rodrigues aos vimaranenses. "Claro que são jogadores do FC Porto, mas neste momento estão a representar o Vitória e se não jogarem será por opção técnica", avisou Rui Vitória. O treinador do Guimarães, uma das equipas-sensação do campeonato, desvaloriza o momento da equipa (dois empates e uma derrota nos últimos jogos). "Temos feito uma época fantástica. Não somámos agora tantos pontos como gostaríamos, mas as equipas têm sempre estas fases, faz parte do crescimento, vejo isto com alguma naturalidade porque nunca vi campeões sem sofrimento."

O treinador vimaranense espera um FC Porto "forte", difícil de bater "em qualquer circunstância", mesmo com a Champions próxima. "Os seus jogadores têm qualidade e é uma equipa bem orientada. Gostamos sempre que os nossos adversários se distraiam, mas parece-me que a distância dos jogos é longa, não espero facilidades por isso." André André está suspenso e será uma baixa de vulto no meio campo vitoriano. No FC Porto, Lopetegui repetiu a convocatória da última jornada com o Moreirense.


FC Porto-V. Guimarães às 20h30 na SportTV1

in "ionline.pt"

Sem comentários: