quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Hernâni: carne para canhão ou qualidade excecional?

Novo extremo pelo FC Porto é o 18º atleta da Liga a saltar para um grande nos últimos dois anos; números sugerem que o falhanço e a saída (por empréstimo) é o destino mais comum; Fábio Fortes (ex-colega de casa) fala de um atleta de grande nível


Os três maiores clubes portugueses apostam pouco no mercado interno e, dizem os números, fazem-no sem grande convicção. Hernâni, contratado pelo FC Porto no derradeiro dia aberto a transferências, tem aqui um bom desafio em forma de obstáculo. 

Maisfutebol analisa os dados relativos às duas últimas épocas (2013/14 e a atual, 2014/15) para perceber, com surpreendente facilidade, que a mudança de clubes portugueses para o Dragão, a Luz ou Alvalade está, quase sempre, condenada ao insucesso. 

Esses são os factos. Os motivos? A resposta não está neste artigo. 


Antes de Hernâni, o FC Porto adquiriu nove futebolistas na Liga portuguesa, no período supracitado. Seis desses nove nomes já nem sequer fazem parte do plantel de Julen Lopetegui e estão emprestados a outros emblemas. 

Os resistentes são o guarda-redes Ricardo Nunes, o lateral/extremo Ricardo Pereira e o médio Evandro. O primeiro nunca jogou, o segundo raramente é opção, o terceiro é o único a competir regularmente.   

O FC Porto não tem aproveitado estes ativos, mas é, ainda assim, quem mais tem olhado para os valores a despontar na Liga portuguesa. Benfica e Sporting são mais renitentes, tal como podemos verificar no seguinte quadro. 

Nestas contas não entram futebolistas regressados de empréstimos. O cenário só pode assustar Hernâni. De todos os nomes analisados, Paulo Oliveira é o único a beneficiar do estatuto de titular, depois de se ter transferido de Guimarães. 


JOGADORES CONTRATADOS PELOS TRÊS GRANDES EM PORTUGAL: 

FC PORTO 

2013/14 
Licá (Estoril): 36 jogos/4 golos 
. está emprestado ao Rayo Vallecano 

Josué (Paços): 35 jogos/5 golos 
. está emprestado ao Bursaspor 

Carlos Eduardo (Estoril): 40 jogos/6 golos 
. está emprestado ao Nice 

Tiago Rodrigues (V. Guimarães): nunca jogou 
. está emprestado ao Nacional 
  
Ricardo (V. Guimarães): 21 jogos/2 golos 
. continua no plantel: 7 jogos em 2014/15 

Ghilas (Moreirense): 35 jogos/4 golos 
. está emprestado ao Córdoba 

2014/15 
Ricardo Nunes (Académica): nunca jogou 

Evandro (Estoril): 17 jogos/4 golos 

Sami (Marítimo): emprestado ao V. Guimarães 

BENFICA 

2013/14 
Steven Vitória (Estoril): 5 jogos 
. continua no clube, mas não faz parte do plantel 

2014/15 
Derley (Marítimo): 23 jogos/2 golos 

Bebé (Paços): 6 jogos 
. emprestado em janeiro ao Córdoba 

SPORTING 

2013/14 
Vitor Silva (Paços): 16 jogos/2 golos 
. transferido para o Reus 

Heldon (Marítimo): 10 jogos/1 golo 
. 4 jogos/1 golo esta época; emprestado ao Córdoba em janeiro 

Salim Cissé (Académica): nunca jogou 
. está emprestado à Académica 

2014/15 
Paulo Oliveira (V. Guimarães): 22 jogos/3 golos 

André Geraldes (Belenenses): 4 jogos 

«No um para um é o melhor jogador que eu já vi» 

Uma boa forma de contrariar um cenário adverso - e falta juntar a este exercício os nomes de Quaresma, Tello e Brahimi, concorrência de luxo - é sublinhar a qualidade do atleta em análise. 

Fábio Fortes foi companheiro de equipa e, mais do que isso, colega de casa de Hernâni entre 2011 e 2013. Em Mirandela e, posteriormente, em Guimarães. Conhece como ninguém o novo dragão e certifica-lhe (lá está) a qualidade. 

«No um para um é o melhor jogador que já vi em Portugal. Tem tudo: velocidade, técnica, espontaneidade e dois pés bons», diz ao Maisfutebol o atual ponta-de-lança do Santa Maria. 

Fábio partilha o apelido Fortes com Hernâni, mas não são familiares. «Temos ambos origem caboverdiana, somos grandes amigos e fomos colegas de equipa dois anos. Vivíamos juntos e posso assegurar que o Hernâni melhorou como futebolista porque amadureceu como homem. Isso está sempre ligado». 


Em Mirandela, lembra Fábio, Hernâni já mostrava ter muito futebol, mas prejudicava-se com «atitudes de miúdo». «O Rui Vitória foi o melhor que lhe podia ter acontecido. Amadureceu-o, deu-lhe responsabilidade, o Hernâni tornou-se um homenzinho na altura certa». 

Dispensado dos juniores do Cova da Piedade e mais tarde do Atlético, Hernâni teve de «suportar a frustração» até encontrar o caminho certo. Nisso, viver em Mirandela foi «importante». 

«Ele não é de sair à noite, de fazer farras, nada disso. É brincalhão, sim, mas muito responsável. Se tiver uma televisão e uma playstation, para ele está tudo ok. Em nossa casa eramos nós a cozinhar e ele até nisso começou a caprichar. Fico feliz, é como um irmão», completa Fábio Fortes. 

A notícia da transferência para o FC Porto foi «uma surpresa boa». Fábio falou de imediato com Hernâni. «Ele estava doido, feliz, disse-lhe para não se afastar do caminho recente. O próximo passo é a seleção, ele fez muito bem em ter recusado representar Cabo Verde». 

Hernâni, o menino a quem chamavam Anelka, o rapaz apaixonado pelo Real Madrid, o avançado que custou 15 mil euros ao Vitória Guimarães. «Explodiu esta época, joga muito. O FC Porto sabe que tem um craque. O Hernâni é um exemplo que quero seguir». 

in "maqisfutebol.iol.pt"

Sem comentários: