quarta-feira, 13 de outubro de 2010

Falcao foi titular pela Colômbia, mas ficou em branco

Avançado portista, que resolveu o último jogo, no nulo frente aos Estados Unidos

Falcao foi titular no encontro particular da Colômbia com os Estados Unidos, mas desta vez ficou em branco, num empate sem golos.

O avançado do F.C. Porto, que na partida anterior tinha saído do banco para marcar o golo da vitória frente ao Equador, teve uma exibição discreta e saiu aos 56 minutos, para dar lugar a Quintero.

Depois deste duplo compromisso com a sua selecção Falcao regressa ao F.C. Porto, que prepara o encontro de sábado da Taça de Portugal frente ao Limianos.

in "maisfutebol.iol.pt"

Vítor Baía: «Futebol português vai continuar na ilegalidade»

RECORDA IMPORTÂNCIA DA APROVAÇÃO DO NOVO REGIME JURÍDICO
 

Depois de há cerca de três semanas ter mostrado disponibilidade para ajudar o futebol português, no âmbito de uma eventual candidatura à liderança da Federação Portuguesa de Futebol, Vítor Baía criticou esta quarta-feira o atual estado do desporto-rei no país.

Para o ex-diretor de relações externas do FC Porto, urge aprovar o novo Regime Jurídico das Federações. Até lá, a sucessão a Gilberto Madaíl não passará das palavras aos atos.

"Têm existido muitas críticas mas vamos seguir a mesma orientação enquanto não mudarem os estatutos", apontou Baía, rematando. "O futebol português continuará na ilegalidade. Não há hipótese de mudar nada enquanto não aprovarem os novos estatutos. Até lá, ninguém pode fazer seja o que for. Por isso, neste momento só tenho isto a dizer", advertiu, à margem de uma exposição sobre o corpo humano, que ocorreu na Alfândega do Porto.

Vítor Baía: «Foram duas finais ganhas»

A Seleção Nacional está novamente no bom rumo, depois de duas vitórias na fase de qualificação para o Euro'2012. Vítor Baía lembra a importância destes 6 pontos e destaca as qualidades do novo selecionador, Paulo Bento.

"Foram duas finais ganhas. O apuramento é possível e espero que Paulo Bento tenha sorte. Todos sabemos das suas capacidades", afirmou esta quarta-feira o antigo internacional português.

Baía destacou também a boa exibição dos atletas nacionais frente a Dinamarca e Islândia. "Ainda bem que os jogadores honraram Portugal", contou.

in "record.pt"

Sete internacionais portugueses de volta

A presença dos sete internacionais portugueses foi a grande novidade no treino desta tarde do FC Porto. Beto, Rolando, João Moutinho, Ruben Micael e Varela estiveram ao serviço da Seleção A, ao passo que Ukra e Castro ajudaram a equipa de Sub-23 a bater a Irlanda do Norte.

Ausentes continuam Cristian Rodríguez, Alvaro Pereira, Fucile e Falcão, que não tiveram tempo de se apresentar no Olival, devendo-o fazer entre hoje ou amanhã, bem como o guardião Pawel Kieszek, a recuperar de uma entorse num tornozelo.

Destaque ainda para a chamada de mais um guarda-redes da formação para se juntar a Kadú. O eleito foi Eloi, que defende as redes da equipa de Sub-19 dos azuis e brancos.

O treino de amanhã decorrerá à porta fechada, seguindo-se, às 12.30, a conferência de imprensa de André Villas-Boas para antever o jogo com o Limianos, a contar para a Taça de Portugal.

in "record.pt"

Miguel Guedes no trio d´ataque

"Ele vai retribuir em títulos"

Hulk não estava à espera de ver o FC Porto distingui-lo com o Dragão de Ouro para o futebolista da época 2009/10. Com a temporada amputada em cerca de três meses por causa do castigo aplicado pela Comissão Disciplinar da Liga, na sequência dos incidentes do túnel da Luz, estava longe do pensamento do Incrível ser designado pelo clube para receber o troféu. Teodoro Fonseca, seu representante, confessou isso mesmo a O JOGO: "Ele reagiu com surpresa a esse prémio, porque não estava à espera disso, depois de uma temporada em que tinha sido muito prejudicado com uma paragem tão grande quanto injusta." Para o empresário, a interpretação só pode ser uma e prova uma vez mais o quanto Hulk é querido no FC Porto. "Penso que é mais uma prova de reconhecimento do valor dele por parte do clube, o que é muito importante para ele", frisou. Na primeira conversa que manteve com o jogador, Teodoro Fonseca percebeu o quanto Hulk vibrou com uma notícia que o apanhou de surpresa. "É um orgulho muito grande para ele estar nomeado para receber o Dragão de Ouro, sobretudo depois das dificuldades que atravessou na temporada passada e é como eu já disse: é mais uma prova de confiança do FC Porto nele e o Hulk tem consciência disso", garantiu.

Naturalmente que este Dragão de Ouro que será entregue ao jogador no próximo dia 27, no Casino de Espinho, serviu para reforçar ainda mais a motivação bem patente em Hulk, esta temporada. Teodoro Fonseca ligou até o assunto a algumas atitudes recentes do Incrível: "A impaciência do Hulk e a vontade que ele tem de jogar também se explicam com isso, porque ele quer agradecer a todos, dirigentes, companheiros e adeptos, todo o carinho e os esforços que fizeram com ele. Agora ele só pensa em retribuir isso tudo com títulos."

Depois de uma primeira temporada de adaptação ao clube, ao futebol europeu e a uma vida diferente da que tinha no Japão, a temporada passada estava planeada para ser a da afirmação, mas o castigo que o afastou dos relvados acabou por adiar esses planos para esta época. Teodoro Fonseca não escondeu que esta tem de ser uma campanha em grande e o certo é que o Incrível tem feito a diferença neste início de temporada, com golos e assistências que têm desequilibrado. "Nada do que o Hulk está fazendo está acontecendo por acaso, nem vem do nada. A partir do momento em que superou aquela injustiça da suspensão, colocou na cabeça que tinha de fazer uma temporada a cem por cento, fazer a diferença e projectar a imagem do grande jogador que ele é e trabalhou muito durante as férias para entrar forte e se manter a um nível alto. Assim ele vai conseguir retribuir tudo o que está acontecendo", explicou.

Picardias com um segurança valeram-lhe expulsão na Luz e uma ausência de 98 dias

O dia 20 de Dezembro de 2009 está assinalado na memória de Hulk como um dos mais marcantes da carreira. E não pelas melhores razões. Depois de o FC Porto ter perdido no relvado com o Benfica, o avançado envolveu-se em picardias com um segurança no túnel do Estádio da Luz e foi expulso. Como Sapunaru. O caso fez correr muita tinta e, provavelmente, terá influenciado o campeonato ou, no mínimo, o comportamento da equipa portista a partir daí. Castigado pela Comissão Disciplinar da Liga, Hulk falhou 18 jogos, interrompendo a hibernação em dois jogos da Champions, com o Arsenal. Esteve ausente durante 98 dias. Quando estava prestes a regressar, o Conselho de Justiça da FPF reduziu-lhe a pena para... três jogos.

Incrível regresso

O Belenenses é mesmo um adversário talismã para Hulk. Se o primeiro golo em Portugal foi marcado aos lisboetas, na primeira época, na temporada passada foi com os azuis do Restelo que regressou após um longo castigo. Marcou um golo e fez duas assistências.

Estreia na europa

Depois de uma primeira época em que não conseguiu marcar qualquer golo nas competições europeias, na temporada passada, ao terceiro jogo na Champions, o brasileiro matou o borrego. Marcou dois golos ao APOEL no mesmo jogo e mostrou-se à Europa.

in "ojogo.pt"

Noticias Breves

Viagem para a Turquia na terça-feira

O FC Porto joga com o Limianos no sábado (19h00), seguindo-se a deslocação a Istambul, onde, na próxima quinta-feira, defronta o Besiktas, em jogo da terceira jornada da Liga Europa. A comitiva portista partirá na terça-feira para a capital turca, regressando logo após o jogo, de forma a começar a preparar o mais rapidamente possível o regresso ao campeonato, que se fará com a recepção ao Leiria. Este jogo está agendado para segunda-feira (25 Outubro) no Dragão.

Massimo Furlan visita hoje o Dragão

Massimo Furlan vai estar hoje no Estádio do Dragão, a partir das 15h00, para conhecer o palco onde irá apresentar, na próxima sexta-feira, a peça Furlan Número 8, em que reproduzirá todos os movimentos efectuados por Madjer na final de Viena. Na primeira visita ao Dragão, Furlan vai promover a preparação do espectáculo, que envolverá os ecrãs gigantes do estádio (vão transmitir as imagens do desafio com o Bayern de Munique) e um relato integral, razão pela qual todos os espectadores devem levar um rádio a sintonizar numa frequência específica (102.1 FM).

Internacionais portugueses hoje à tarde no Olival

Contrariamente ao habitual, André Villas-Boas marcou o treino de hoje para as 16 horas. A alteração tem que ver com a necessidade de integrar os internacionais que ontem estiveram na Islândia a representar a Selecção Nacional. Assim, Beto, Rolando, João Moutinho, Rúben Micael e Varela já vão poder treinar, efectuando trabalho de recuperação. Provavelmente, e também tendo em conta o desgaste físico e o cansaço provocado pelas viagens, quase todos deverão ser poupados no jogo da Taça de Portugal, no sábado. Castro e Ukra, que ontem representaram a selecção portuguesa de sub-23, também já estarão à disposição do treinador. Contas feitas, o grupo passa de 15 para 22 jogadores.

No final do treino, pelas 18h30, um jogador desloca-se ao Estádio do Grijó, em Vila Nova de Gaia, onde está sediada uma Escola de Futebol Dragon Force, para abordar o jogo com Os Limianos na habitual superflash.

in "ojogo.pt"

Sanções e Dalilas

Se há uma coisa que ninguém pode negar é o carácter vanguardista do nosso futebol. Só este ano, já tivemos uma selecção nacional a jogar em piloto automático, uma bola cor-de-laranja que não se conseguia ver e um responsável pela arbitragem que avalia os árbitros em público, usando imagens televisivas para analisar questões técnicas - o que por sinal é interdito pela FIFA, que só admite o uso de vídeo para avaliar questões de natureza disciplinar. Agora, temos um inédito convite para que os adeptos não vão aos estádios. Um dia destes, há-de haver quem lamente a falta de público nos recintos desportivos, reclamando a tomada urgente de medidas e organizando debates públicos sobre o tema, mas hoje não é esse dia. Hoje, pelos vistos, justifica-se a vanguardista - e hilariante - aplicação de "sanções económicas" que metam os clubes pequenos na linha. Claro que, historicamente, as sanções económicas nunca conseguiram vergar ninguém, mas não deixa de ser curioso perceber que, 21 anos depois da queda do Muro de Berlim, ainda há quem acredite que pode recrutar aliados à força.

Jorge Maia in "ojogo"

CA e árbitros dão razão a portistas - em causa lances de Guimarães


O V. Guimarães-FC Porto já foi alvo de análise entre a Comissão de Arbitragem (CA) da Liga e os árbitros e assistentes, na 2.ª Ação de Avaliação e Aperfeiçoamento, realizada no sábado, no Luso.

Da partida de Guimarães foram “discutidos” os lances de fora-de-jogo assinalados aos portistas Varela e Falcão, que depois de observados foram considerados mal marcados.

Após a uma vasta análise das jornadas (incluiu já a ronda 7), a CA reforçou algumas diretrizes a árbitros. Assim, estes devem ter maior firmeza na prática de jogo violento, expulsando os culpados. Por outro lado, o tempo útil de jogo deve aumentar e existe a necessidade de maior rigor na área técnica. Quanto aos assistentes, devem deixar seguir o jogo, em caso de dúvida de fora-de-jogo e posicionarem-se em linha com o penúltimo defensor.

in "record.pt"

Bater na tecla certa

farías serve de exemplo na taça das oportunidades
 

André Villas-Boas vai aproveitar o jogo de sábado (19 horas, no Estádio do Dragão), frente ao Limianos, para dar minutos de competição aos jogadores que têm sido menos utilizados neste início de época. Não é de forma alguma uma estratégia nova no clube, pois também foi utilizada durante as últimas quatro temporadas por Jesualdo Ferreira, mas olhando para esse passado recente há um jogador que surge em destaque e que servirá de exemplo para os menos utilizados do atual plantel. Falamos, pois claro, de Ernesto Farías.

El Tecla, que representa agora o Cruzeiro, viveu sempre na sombra de jogadores como Lisandro López e Radamel Falcão, mas conseguiu agarrar a Taça das oportunidades como ninguém, numa situação que lhe permitiu ser utilizado com maior frequência nos jogos a doer, fazendo sombra aos habituais titulares e deixando-os em risco de perder esse estatuto.

Agora, o que se pede a Walter é que seja o Farías da nova geração, mas a tarefa do brasileiro não será fácil. Basta ver que, em três épocas no FC Porto, o avançado argentino alinhou em 12 jogos da prova rainha, tendo apontado um total de 9 golos. Desta feita, Walter é quem tem a palavra, ele que está pronto a estrear-se a titular com a camisola azul e branca, na receção à equipa de Ponte de Lima.

Muito elogiado por André Villas-Boas na conferência de imprensa de antevisão ao confronto com o V. Guimarães, a verdade é que o Bigorna (alcunha do brasileiro) soma apenas 51 minutos de competição, distribuídos por quatro compromissos. Isto apesar das boas indicações que deixou nos jogos de preparação. Recorde-se que, na sua estreia, frente ao Bordéus, no Torneio de Paris, marcou logo 1 golo, tendo repetido a graça, e em dose dupla, frente aos Sub-19 do FC Porto, num jogo-treino disputado na anterior paragem dos campeonatos.

Em todo o caso, Farías não serve apenas de exemplo para Walter, mas também para outros atletas que não têm na finalização a sua principal qualidade, mas que também lutam por um lugar no onze. A oportunidade desejada está aí e só têm de a aproveitar.

in "record.pt"

Kadú vai assinar um contrato profissional


Kadú não vai ser opção no jogo da Taça de Portugal, frente ao Limianos, mas o FC Porto prepara-se para apostar forte neste guarda-redes de apenas 15 anos. O angolano, que ainda não é internacional pelo seu país, vai assinar brevemente um contrato profissional com os dragões, ou seja, com o clube que o resgatou ao Belenenses na época passada, vencendo a concorrência feita pelo Benfica e pelo Sporting, que também manifestaram interesse na sua contratação.

Trata-se de uma “blindagem” semelhante aquela que foi feita na temporada passada a Sérgio Oliveira, sendo provável que também seja colocada uma cláusula de rescisão a este jovem guarda-redes que só completa 16 anos a 30 de novembro próximo. Kadú, está visto, é uma das maiores promessas da formação portista e, apesar de alinhar nos Sub-17, tem sido mais vezes chamado aos trabalhos da equipa principal do que por exemplo Maia, o guarda-redes dos Sub-19 que até está inscrito na Liga Europa.

Em todo o caso, e mesmo tendo em conta a aposta feita pelo FC Porto no angolano até em termos de visibilidade para o exterior, o corpo técnico do clube entende que ainda não chegou a altura de lhe permitir voos mais altos, pelo que a sua estreia em jogos oficiais da equipa principal não é para já. Kadú vai ter de esperar, sendo certo que tem nos Sub-17 o espaço competitivo que necessita nesta fase da sua ainda curta carreira.

Acompanhado sempre de perto por Wil Coort, que é o coordenador dos guarda-redes de todos os escalões de formação do clube, Kadú já caiu no goto dos seus colegas da equipa principal, sobretudo no de Helton. Isso tem sido bem visível nesta paragem dos campeonatos, motivada pelo calendário FIFA. O angolano tem trabalhado diariamente com os homens de André Villas-Boas desde o jogo com o V. Guimarães, mas voltará brevemente ao convívio com os Sub-17 e fá-lo com a sensação de dever cumprido.

Agora, resta-lhe esperar que o acordo com os dragões passe para o papel, assinando o primeiro contrato profissional de uma carreira que se prevê de sucesso.

in "record.pt"

F. C. Porto vai dar tiro de partida para feito inédito


No sábado, frente ao Limianos (19 horas, Sport TV1), o F. C. Porto dá o tiro de partida para a reconquista da Taça de Portugal. Se Villas-Boas for bem sucedido até à final, conseguirá um feito único, pois nunca os portistas venceram o troféu por três vezes seguidas.

No historial do F. C. Porto na Taça de Portugal, entre os 15 troféus arrecadados, o máximo conseguido foi sair vitorioso em duas épocas consecutivas.

Assim aconteceu entre 1999 e 2001, com Fernando Santos ao leme, e triunfos no Jamor ante o Sporting e o Marítimo, sempre com o resultado de 2-0. Depois, o Sporting, já com Boloni, quebrou este ciclo azul e branco, ao derrotar o Leixões na final, por 1-0.

É certo que o F. C. Porto conseguiu ser finalista, por mais do que uma vez, em duas edições seguidas, mas nunca foi bem sucedido a 100%. A última vez que esta situação se verificou ainda contou com José Mourinho como protagonista. Em 2002/03, na época da conquista da Taça UEFA, o F. C. Porto ganhou à U. Leiria na final, por 1-0, mas na época seguinte, dias antes de se sagrar campeão europeu, em Gelsenkirshen, o mesmo Mourinho perdeu para o Benfica, de Camacho, no Jamor (2-1).

André Villas-Boas tem a oportunidade de fixar uma marca nunca antes vista no Dragão. "Bastará" dar seguimento às vitórias de Jesualdo Ferreira, que, sublinhe-se, levou os dragões à final da Taça de Portugal por três anos sucessivos. Perdeu a primeira para o Sporting, de Paulo Bento, por 2-0, mas redimiu-se posteriormente, com triunfos ante o Paços de Ferreira (1-0) e o Chaves (2-1).

A liderar a liga portuguesa e com tudo a favor para passar à fase seguinte da Liga Europa, Villas-Boas está bem lançado, embora seja prematuro para deitar foguetes, pois ainda nem sequer foi cumprido um terço da temporada. Consensual é o facto do F. C. Porto entrar como super favorito para esta terceira eliminatória da Taça, perante um acessível Limianos, da 3.ª Divisão. Se passar todas as etapas e sair por cima na final, em Maio de 2011, Villas-Boas quebrará mais um recorde no reino do Dragão.

in "jn.pt"

Rodriguez com novo ânimo

Cristian Rodriguez quer relançar-se para uma boa época em termos pessoais e regressa da selecção com novo ânimo.

Depois de não ter feito parte das escolhas do seleccionador Óscar Tabarez no Campeonato do Mundo da África do Sul - estava castigado para os dois primeiros desafios e o técnico entendeu não queimar um lugar com um jogador temporariamente suspenso -, o avançado uruguaio iniciou a temporada no FC Porto na condição de suplente, embora tenha já participado em oito jogos, apenas dois deles, no entanto, como titular.

Aposta para o onze inicial nos dois embates da fase de grupos da Liga Europa, com o Rapid e CSKA, Rodriguez quer ver repetida com maior frequência a aposta de André Villas Boas, que tem privilegiado Hulk e Varela para as duas posições laterais da frente ofensiva. O 'Cebola' está à espreita e no último jogo, em Guimarães, entrou para uma exibição melhor do que a de Varela, aquele que pode ser considerado o seu concorrente directo no plantel.

Nesta linha de evolução positiva no FC Porto, Rodriguez poderia alimentar a ilusão de ir ganhando cada vez mais espaço na equipa. Um lugar no onze no jogo da Taça de Portugal, frente ao Limianos, poderia ser dele, mas as chamadas à selecção têm prós e contras, sendo o maior problema o facto de o Uruguai ter feito uma digressão na Ásia e o jogador apenas estar disponível para trabalhar no Olival a partir de amanhã, véspera da divulgação da convocatória e numa altura em que a lição para o jogo já deve estar aprendida pelos onze que vão subir ao relvado de início.
 
in "abola"