sexta-feira, 10 de fevereiro de 2012

Kadu - Invictos Porto Canal

Vítor Pereira: «Plantel está mais equilibrado»

Mexidas de Inverno e recuperação dos lesionados deixam o treinador satisfeito e confiante para a segunda volta


Vítor Pereira considera que os ajustamentos realizados no mercado de Inverno vieram trazer mais equilíbrio ao plantel do F.C. Porto. As chegadas de Lucho, Danilo e Janko supriram as saídas de Guarín, Belluschi, Walter, Fucile e Souza e, para além disso, pela primeira vez não há lesionados no grupo. 

Ora, no entender no treinador, tudo isto irá reflectir-se na forma de jogar da equipa. «Com os ajustamentos que fizemos no mercado estamos mais equilibrados, em condições de evoluir em termos de qualidade de jogo. O último jogo já teve alguns momentos de grande qualidade. Esperamos que a equipa de sequência a essa fase. Acredito que possamos evoluir ainda mais», confia o técnico portista. 

No entanto, Vítor Pereira não quis comparar o grupo actual com aquele que iniciou a época. Confrontado com essa questão, o treinador apenas falou daquilo que a equipa pode fazer. 

«Se este grupo é mais forte? Vamos trabalhar e procurar evidenciar um jogo de qualidade. O plantel está mais equilibrado, até porque não há lesionados, à excepção do Emídio Rafael. O Porto está em condições de fazer uma segunda volta a praticar um jogo de qualidade e a lutar pelo título», prometeu.

Danilo obriga a encontrar outros equilíbrio

Durante a segunda metade da primeira volta, a inclusão de Maicon na lateral direita da defesa dava uma liberdade extra a Alvaro Pereira, lateral já de si com características ofensivas. Chegou Danilo e o paradigma poderá mudar. O reforço também gosta de atacar e Vítor Pereira assume que terão de ser encontradas soluções.

«Com Danilo e Alvaro nos flancos, teremos de encontrar outra forma de equilibrar a equipa. Com Maicon a tendência era uma dinâmica mais forte pelo lado esquerdo. Agora temos de nos equilibrar de outra forma porque temos os dois corredores em condições de dar uma dinâmica mais forte. E isso só é positivo», frisou.

Vítor Pereira confirma: «Souza já viajou para o Brasil»

Treinador diz que saída do médio não desequilibra o plantel e que conta com James e Danilo para jogar no meio-campo


Vítor Pereira confirmou a partida de Souza para o Grémio de Porto Alegre. Como já foi noticiado, o médio regressa ao Brasil à procura de mais minutos. Nesta quinta-feira falta apenas acertar alguns pormenores para uma cedência por um ano, sendo que esses pormenores já foram ultrapassados.

Por isso o jogador viajou para o Brasil. «O Souza já viajou, já não está cá, foi à procura de mais oportunidades», referiu Vítor Pereira esta sexta-feira. «Sentia que aqui era difícil jogar muitas vezes, sentia que não estava a jogar o tempo que considerava justo, portanto foi à procura de mais.» 

«Mais uma vez considerámos que seria uma saída que não desequilibrava o plantel, portanto a administração permitiu a sua saída», adiantou, lembrando que «o James e o Danilo são jogadores que podem jogar no meio-campo, o James como número 10, o Danilo como médio anterior.»

«Por isso se houver necessidade ou sentirmos a necessidade de cumprir essas posições, são jogadores com os quais contamos. A qualidade dos nossos médios permite-nos uma dinâmica que, se não for com Fernando, será diferente, mas uma dinâmica boa na mesma», finalizou o treinador.

in "maisfutebol.iol.pt"

Janko quer aprender a falar português

O reforço dos dragões está encantado pela Invicta e até já tem uma manual de português para uma melhor adaptação a Portugal.


Janko está a apostar na aprendizagem do português. O reforço austríaco do FC Porto, que garantiu, na rede social Twitter, que está "a gostar da cidade" do Porto, já comprou um manual de língua portuguesa de forma a poder integrar-se melhor em Portugal. 

O avançado de 28 anos afirma que "aprender a Língua é importante, e começa agora".



in "rr.pt"

Djalma à espera do próximo comboio

VOLTOU DA CAN NO FIM DA HIERARQUIA DOS EXTREMOS



Djalma ficou com certeza muito feliz por ser incluído na lista de convocados de Lito Vidigal para a CAN’2012. O extremo envergou a camisola dos Palancas Negras na mais importante competição de seleções do seu continente, mas a sua chamada custou-lhe uma titularidade que lhe foi difícil de conquistar no FC Porto. Djalma perdeu o comboio do onze e, agora, tudo parece estar ainda mais complicado para o ex-jogador do Marítimo.
O angolano começou a temporada como uma opção secundária na hierarquia de preferências de Vítor Pereira, somando apenas 140 minutos de utilização de agosto até ao meio de outubro. A partir deste ponto, a situação de Djalma “piorou” e, entre alguns jogos para os quais nem sequer foi convocado, teve ainda 5 encontros em que não chegou a sair do banco de suplentes.
in "record.pt"

«FC Porto não nos voltou a falar em Ganso»

EMPRESÁRIO DO GRUPO DIS DEIXA GARANTIA



O Grupo DIS desconhece se a SAD azul e branca voltará a tentar contratar Ganso, médio do Santos, na reabertura do mercado de transferência. O Diário de Notícias anunciou ontem um acordo entre a empresa de agenciamento de jogadores que detém 55 por cento do passe do brasileiro, contudo, o empresário Thiago Ferro, do Grupo DIS, garantiu ao nosso jornal que os dragões não voltaram a perguntar pelo jogador depois da oferta feita em janeiro.
“O FC Porto avançou com uma proposta de 8 milhões de euros por 100 por cento do passe que, como se sabe, o Santos recusou. A partir daí não se passou mais nada, nem temos indicações de que o clube insista no negócio quando o mercado reabrir”, afirmou Thiago Ferro, escusando-se a avançar mais detalhes sobre a opinião da empresa no negócio.
in "record.pt"

Ljubomir Obradovic: "FC Porto está há 54 jogos sem perder? Eu só olho para a frente!"

Esta semana, Ricardo Moreira, capitão da equipa que o Ljubomir Obradovic comanda, disse não ter dúvida nenhuma de que o FC Porto continuará a ganhar no Dragão Caixa. Tem a mesma convicção do seu atleta?
No Dragão Caixa, temos de ganhar a qualquer adversário. Seja o próximo, como é o caso dos franceses do Saint-Raphael, seja quem vier depois.

Quando olha para trás e vê 54 jogos do FC Porto sem perder...
Eu não olho para trás; só olho para a frente!

Mas é um histórico extraordinário?
É o reflexo de um bom trabalho dos jogadores - e dos adeptos. A Sérvia foi recentemente finalista do Campeonato da Europa por causa dos adeptos. E no nosso caso, o adepto que vem ao Dragão ver andebol é um adepto que gosta da modalidade, reconhece o nosso trabalho e as nossas conquistas, vive intensamente o jogo e espera assistir a bons espectáculos. É um público conhecedor.

O que encontrou no FC Porto que tenha marcado a diferença relativamente aos outros clubes por onde passou?
O lema do clube é "A vencer desde 1893". É isso, não é? Então, eu entrei neste clube porque tenho o gosto e a vontade de vencer. Entrei aqui mentalizado para isso, apesar de ser uma pequena partícula dessa enorme ambição.

É daqueles que vivem para a profissão as 24 horas do dia?
Não!

Então o que faz no dia-a-dia, quando não está a trabalhar?
Não faço nada! O que interessa isso?... Estamos aqui para falar de andebol.

Os adeptos que seguem o andebol do FC Porto, mas não só, discutem o facto de ser muito raro ver o Obradovic a sorrir. O que é que o faz rir?
[pausa de 11 segundos] Se vierem assistir a um treino nosso, podem verificar que também me rio. Mas estou aqui para trabalhar, para treinar, melhorar, insistir nos esquemas. Estamos aqui para ganhar ou eliminar as equipas que defrontamos; isto é uma coisa muito séria.

A seriedade não está em questão. Mas costuma contar, por exemplo, anedotas?
Eu conto muitas anedotas ao plantel, mas a verdade é que na vida, e no dia-a-dia, já temos muitas anedotas.
A sua proximidade com os atletas é também uma mais-valia...

Eu sou parte deles; afinal somos todos Porto. Preparamo-nos para o mesmo objectivo. Não podemos, por exemplo, sofrer com os erros cometidos. Temos de ter cabeça e não nos podemos refugiar atrás de desculpas, quando as coisas não correrem bem. Temos um excelente grupo, e não adianta nada criticar isto ou aquilo. Esqueçam isso! Não há outra forma; é trabalhar. O resto é história.

É verdade que o grupo chega a passear junto, como, por exemplo, no Parque da Cidade?...
Isso é sociologia - unir o grupo. E chegamos a trocar os jogadores para que não fiquem sempre os mesmos no mesmo quarto nos hotéis. É preciso saber falar com eles. Sou tolerante. Sei que o Dragão Caixa é a segunda casa deles e, às vezes, até passam aqui mais tempo do que em casa. E é na gestão dos níveis de tolerância que construímos a equipa com gente positiva. Se surgirem dois atletas negativos, deixa de haver química.

Foi preciso mudar algumas mentalidades?
Quando eu olho para a ficha de jogo e mostra que um jogador marcou dez golos, eu questiono quantos remates precisou de fazer. Temos de lutar contra o egoísmo enraizado nos portugueses. O jogador não pode querer só marcar golos e não passar a bola a ninguém; temos de ultrapassar isso.

Também tem apetite para ganhar uma prova europeia?
Há muito tempo. Mas é bom recordar que não estamos na Liga dos Campeões por causa de um simples golo. Temos plantel para lutar e para estar bem lá em cima. Ainda falta mudar a mentalidade do jogador português. Relativamente, por exemplo, ao alemão ou ao espanhol, existe um certo complexo de inferioridade. Não podem ter demasiado respeito. Têm de entrar em campo com uma atitude normal e jogarem o que sabem, com o objectivo único de vencer. Aqui, no FC Porto, ninguém pode deixar de correr e de lutar.
Ljubomir Obradovic

Mestre de andebol da Faculdade de Belgrado

Data de Nascimento 15/09/1954 (57 anos)
Naturalidade Backi Gracaca (Sérvio)
Casado
Duas filhas
Anja, 27 anos
Maria, 19 anos
Como jogador
Central/lateral-esquerdo
48 jogos pela Selecção A
Vojvodina, Novi Sad, Dínamo de Pancevo,
Proleter, Elgoriaga Bidasoa (Espanha),
Vitória de Setúbal
Como treinador
Vários campeonatos e Taças nacionais
na Sérvia, Montenegro e Roménia.
Medalha de ouro no Campeonato
da Europa de sub-21 em 2000
Medalha de bronze no Mundial de 2001 em França, como adjunto de Pokrajac
Palmarés em Portugal
Campeão Nacional pelo Belenenses
em 1993/94
Taça de Portugal pelo Madeira
em 1998/99*
Campeão Nacional pelo FC Porto
em 2009/10 e 2010/11
Supertaça pelo FC Porto em 2009/10

*Saiu perto do fim da época devido aos bombardeamentos a Belgrado.



"Vamos determinados a vencer uma legião de estrangeiros"

Que equipa é esta do Saint-Raphael que o FC Porto vai enfrentar em casa, na primeira mão dos oitavos-de-final da Taça EHF?
Trata-se de uma equipa que defende com três tipos de sistemas: 5:1 que se transforma em 3:2:1 e homem a homem.

Está preparado para atingir o 55º jogo consecutivo sem perder no Dragão Caixa?
Nós temos de estar preparados para tudo, mas principalmente para que não haja nenhuma surpresa. O FC Porto terá sempre de se adaptar à defesa que o adversário utilizar e temos de saber o que fazer.

Alguns destes sistemas defensivos usados pelos franceses não se encontram no campeonato português.
Isso é um problema do andebol português. A nós, compete escolher a melhor táctica.

E o FC Porto já está pronto para este desafio internacional?
O Porto ainda não está preparado. Vai continuar a fazê-lo hoje [ontem] e amanhã [hoje]. Tivemos dois jogos muito importantes, com o Sporting e o Madeira SAD, e estamos a viver um mês muito cheio, muito intenso. Pensamos jogo a jogo e preparamos um de cada vez.

Este será, portanto, um jogo diferente?
Este jogo não tem nada a ver com os do nosso campeonato. Estivemos a estudar o adversário, as individualidades, e estamos à procura da melhor táctica.

Falou das individualidades do Saint-Raphael. Pelo que já lhe foi dado a observar, com que impressão ficou?
Eles têm um ponta-esquerda de mais ou menos dois metros; um lateral-esquerdo também com mais ou menos dois metros; um lateral-direito canhoto que representa a selecção da República Checa, nesse mesmo lugar também actua um ucraniano canhoto; o pivô é um checo que esteve no último Campeonato da Europa; têm ainda um tunisino; um central romeno; um guarda-redes sérvio. É uma espécie de legião de estrangeiros que estamos muito determinados a levar de vencida.

"Selecção precisa de mudar e melhorar"


A selecção portuguesa está afastada das grandes provas internacionais desde o Europeu de 2006, na Suíça. É muito tempo?
Portugal precisa de mudar e melhorar. E não estou de acordo que do FC Porto, que é campeão nacional nas últimas três épocas, apenas um jogador tenha lugar no sete inicial. Também não entendo como é que Ricardo Moreira não joga, sendo que é desde há dois anos o melhor jogador e marcador do campeonato português. Não consigo também compreender a razão pela qual Hugo Laurentino fica no banco e desde há três anos é o melhor guarda-redes nacional. E como é possível Gilberto Duarte, quando é utilizado, ser colocado na ponta esquerda, quando no FC Porto joga, e bem, a lateral e a central?

O que é então preciso mudar ou melhorar?
Se os clubes têm directores, dirigentes, não percebo porque é que a Selecção Nacional não os tem. A Selecção precisa de alguém como José Magalhães, há muitos anos, comprovadamente, o melhor dirigente do andebol português, que conhece a fundo a modalidade, inclusivamente os escalões de formação.

Apesar do que acaba de afirmar, acredita que as coisas possam tomar um outro rumo?
Aquilo que quero é que o andebol português cresça e evolua, pois potencial e qualidade é aquilo que não lhe falta.

in "ojogo.pt"

Hulk confirmou regresso sem qualquer limitação

As poucas dúvidas que restavam ficaram ontem completamente dissipadas. Hulk vai mesmo jogar contra o Leiria, completa que está a recuperação da lesão na coxa esquerda que o afastou dos relvados quase durante um mês. Ontem, o brasileiro surgiu sorridente no treino e não se poupou em nenhum dos exercícios realizados nos primeiros 15 minutos do treino, aqueles que foram abertos à comunicação social. É verdade que nenhum foi particularmente exigente, mas o Incrível chegou a fazer piques de corrida e nunca se escusou a usar a perna esquerda. Foi o primeiro treino sem limitações, algo confirmado pouco depois pelo boletim clínico oficial do clube, o que atesta a disponibilidade para jogar domingo, até porque, até lá, ainda pode recuperar ritmo em mais duas sessões de trabalho.
De resto, só Souza - a caminho do Grémio (ver mais na página 4) - não treinou. João Costa, terceiro guarda-redes dos juniores, voltou, à semelhança do dia anterior, a fazer companhia a Helton, Bracali e Kadú.

in "ojogo.pt"

Chegam, marcam e... pagam

Lucho e Janko chegaram, marcaram, ganharam e ainda tiveram de pagar um jantar a todo o plantel. Bem, neste caso, a utilização do verbo "ter" é mais uma força de expressão, até porque, para ser preciso, os dois jogadores não foram obrigados a nada. Lucho e Janko fizeram foi questão de oferecer um jantar as companheiros de equipa, numa espécie de ritual portista que se está a transformar em tradição nos últimos anos. A novidade foi anunciada pelo avançado austríaco, que, através da sua página do Facebook, até fez questão de acompanhar a revelação com uma foto do momento de convívio entre os jogadores do FC Porto. "Os novos (Lucho e eu) convidámos a equipa toda para um jantar. Foi muito divertido!", escreveu Janko na sua rede social. Mas quase passava despercebido, porque pouco tempo depois de ter partilhado o momento com os seus mais de dez mil seguidores - quando chegou ao FC Porto, tinha apenas dois mil... -, o avançado retirou o anúncio da sua página, provavelmente depois de alertado para outra tradição: os jogadores do FC Porto raramente publicitam este tipo de iniciativas...
No entanto, ficou o registo que reforçava o encanto do austríaco com o grupo que encontrou e que, diz ele, o tem acolhido da melhor forma. Aliás, isso tem sido bem visível nos treinos mais recentes, com a boa disposição a reinar desde a chegada dos dois jogadores, que até se seguiu à derrota em Barcelos. Lucho é, de resto, um jogador reconhecidamente importante para o balneário, tendo rapidamente reconquistado - ou conquistado, no caso dos que ainda não conhecia - a confiança e respeito de todos. Vítor Pereira foi o primeiro a concordar que seria "natural" ver Lucho "ajudar na gestão do balneário", e o médio argentino tem feito por isso com relativa facilidade. Quanto a Marc Janko, percebe-se que anda nas nuvens neste arranque da mais emocionante aventura da sua carreira. A factura do jantar não apareceu no Facebook....

Hulk e Lucho trocam no papel de capitão


Não passa de uma curiosidade, mas o jogo com o Leiria vai marcar a estreia de Hulk na condição de capitão principal da equipa, depois de Helton ter solicitado, antes da partida de Barcelos, deixar de usar a braçadeira durante os jogos. Por sinal, o encontro de domingo também terá outro ponto de interesse, o do reencontro de Hulk com Lucho nos relvados, quase três anos depois da última vez, mais precisamente desde a partida com o Manchester United para a Liga dos Campeões. Nesse jogo, Lucho até foi o capitão de... Hulk. Agora, os papéis invertem-se, pelo menos na teoria, porque a prática é bem diferente...

in "ojogo.pt"

Varela e James lutam pela vaga do ataque

Será a única dúvida de Vítor Pereira para o jogo com o Leiria: quem acompanhará Hulk e Janko no ataque do FC Porto - Varela ou James? A solução está apenas na cabeça do treinador, mas, aparentemente, até pode ser o internacional português a estar na frente desta corrida a dois. E a explicação é simples: Vítor Pereira vai precisar de Varela para o jogo que se segue, frente ao Manchester City, devido à ausência já anunciada de Marc Janko - não pode disputar a Liga Europa -, e o internacional português é um jogador que precisa de acumular muitos minutos de competição consecutivos para atingir a sua melhor forma. James é diferente; mais frágil, menos físico, mas também mais técnico. Poupar o colombiano da partida com o Leiria para o ter totalmente disponível no aspecto físico para o intenso embate com o Manchester City pode ser uma opção a considerar. Esta será, ao que tudo indica, a única dúvida para o onze inicial, que voltará a contar com Hulk, assim como com Mangala e Maicon no centro da defesa, em virtude dos castigos de Rolando e Otamendi.


in "ojogo.pt"

El Bandido na equipa de Messi

A revelação de que James e Messi jogam juntos na mesma equipa pode assustar os portistas mais desatentos. Tudo não passa, no entanto, de publicidade. Literalmente. o colombiano do FC Porto juntou-se ao argentino do Barcelona para a realização de um anúncio de uma marca desportiva, com o objectivo de promover umas novas chuteiras no mercado da América do Sul. Dani Alves, brasileiro do Barcelona, também participa neste "spot" publicitário.


in "ojogo.pt"

Souza regressa ao Brasil para jogar no Grémio

Está praticamente confirmada a saída de Souza do FC Porto. O médio vai regressar ao Brasil para representar o Grémio a título de empréstimo depois de durante o último ano e meio não se ter conseguido afirmar em definitivo na equipa principal do FC Porto. Souza pretende jogar com maior regularidade nos próximos meses, até porque tem o objectivo de representar a selecção brasileira nos Jogos Olímpicos de Londres, agendados para o Verão, conforme o próprio anunciou no regresso das mais recentes férias natalícias. A possibilidade de representar o Grémio agradou não só aos portistas como também ao médio, faltando apenas acertar alguns detalhes para que este negócio seja anunciado oficialmente pelos dois clubes. Ontem, Souza ainda estava em Portugal.



Fucile promete entrega no Santos

Apesar de ainda aguardar pela chegada do certificado internacional para poder jogar, Fucile foi ontem apresentado aos adeptos do Santos através de um vídeo publicado no sítio do clube. O lateral recordou o seu passado - "Estive quase seis anos no FC Porto" - e mostrou-se satisfeito com a qualidade do plantel do Peixe. "Não é só o Neymar e o Paulo [Ganso]. Todos os jogadores têm qualidade e podem jogar perfeitamente na Europa." Fucile prometeu uma "entrega a cem por cento", até porque quer "ganhar um lugar" na equipa para disputar pela "primeira vez a Taça Libertadores".

in "ojogo.pt"