terça-feira, 30 de julho de 2013

Pinto da Costa Dragão de Honra

 comissão da comemoração dos 120 anos do clube fez a proposta e a direção aprovou
Pinto da Costa, presidente do FC Porto, vai ser condecorado com o Dragão de Honra na cerimónia dos Dragões de Ouro, marcada para o próximo dia 28 de setembro. 

O presidente dos dragões já tinha sido Dragão de Honra em 1996, tendo também recebido um Dragão de Ouro, em 1985, na primeira cerimónia do género promovida pelos azuis e brancos.

A galeria de notáveis que já receberam o Dragão de Honra inclui, entre outros, os ex-presidentes da Republica Ramalho Eanes e Mário Soares, bem como o presidente da Comissão Europeia Durão Barroso.

in "ojogo.pt"

«Jackson no Napoli? Têm de pagar os 40 milhões», diz agente

Apesar do Napoli ter admitido a desistência da intenção de contratar Jackson Martínez ao FC Porto, devido à intransigência portista nas negociações, o agente do avançado colombiano admite que jogar no San Paolo seria «um orgulho» para Jackson Martínez.
«Martínez no Napoli? O FC Porto tem de estar informado das negociações porque é o clube a decidir. Seria certamente um orgulho e um privilégio para Jackson jogar num clube como o Napoli, mas a cláusula de rescisão de 40 milhões de euros existe e é difícil encontrar uma alternativa», disse Luís Manuel Manso à rádio CRC.
A possibilidade de fazer dupla com Higuaín na equipa agora orientada por Rafa Benítez também foi abordada depois de repetida a premissa para tal: «O Napoli terá de chegar aos 40 milhões de euros para o FC Porto o deixar sair. O Jackson é um grande profissional, Higuaín é um grande avançado, e é claro que a possibilidade de jogar ao seu lado motiva o meu cliente», atirou.
Recorde-se que o Napoli não está disposto a pagar os 40 milhões de euros estipulados na cláusula de rescisão, pelo que a mudança de Jackson para Itália e para o clube napolitano parece pouco provável.

in "zerozero.pt"

Sinan Bolat tem qualidade certificada

O treinador português Rolão Preto trabalhou com o guarda-redes no Standard Liège. Aposta em Bolat é jogada para o futuro. O truco treinou, esta terça-feira, às ordens de Paulo Fonseca.

Rolão Preto dá parecer positivo à chegada de Bolat ao FC Porto. O treinador português trabalhou com o guarda-redes turco, no Standard Liège, entre Janeiro de 2009 e Junho de 2010, com adjunto de Laszlo Boloni. Com apenas 20 anos, Sinan Bolat ganhou a titularidade ao equatoriano Espinoza e "foi decisivo na conquista do título belga".

Em entrevista à Renascença, Rolão Preto assegura que se trata "de um guarda-redes completo, muito ágil e muito rápido a sair de entre os postes". Apesar de não ter acompanhado a evolução do jogador, o treinador lembra que Bolat jogou na Liga dos Campeões, concluindo que "tem grandes condições para se afirmar num grande clube, como aconteceu no Standard Liège".

No entanto, no FC Porto, Bolat terá que ter paciência. Na opinião de Rolão Preto, o turco terá dificuldades em bater a concorrência de Helton, porque o brasileiro "tem muita experiência acumulada e é uma marca do clube". O treinador considera que a contratação do guarda-redes turco terá que ser enquadrada como uma aposta a médio prazo. "Para guarda-redes, e comparado com o Helton, ainda é bastante jovem e é uma forma de preparar o futuro", diz Rolão Preto sobre o atleta de 24 anos.

Sinan Bolat é internacional turco e terminou contrato com o Standard Liège, depois de quatro épocas e meia. Antes, havia representado o Genk. O guarda-redes treinou, esta terça-feira, no Olival.

in "rr.pt"

Nápoles desiste de Jackson devido à intransigência dos dragões

Perante a rigidez negocial do FC Porto, que sempre invocou a cláusula de rescisão de 40 milhões de euros para proteger até ao limite a saída de Jackson Martínez, o Nápoles demarcou-se da corrida depois de andar várias semanas a namorar o goleador.

«O FC Porto não cede e nós não podemos entrar em loucuras», confessou o director-desportivo do clube italiano, Riccardo Bigon.

O Nápoles teria preparada uma oferta por Jackson a rondar os 30 milhões de euros e inclusivamente conversou diretamente com o empresário do jogador, Luis Manuel Manso, tentando perceber se a oferta seria suficiente para convencer os dragões, mas compreendeu que chegar ao goleador colombiano era missão quase impossível. «O sucesso da operação não estava garantido, e por isso decidimos afastar-nos. Já temos, aliás, uma equipa muito competitiva», argumentou Riccardo Bigon.

O jornal La Gazzetta dello Sport chegou mesmo a avançar com a iminência do acordo com o jogador, com um contrato de quatro anos a ter correspondência salarial de oito milhões de euros, mas a verdade é que a intransigência negocial do FC Porto deitou as intenções dos napolitanos por terra. Depois da aposta em Higuaín, contratado ao Real Madrid por 37 milhões de euros, novo esforço financeiro de 40 milhões seria demasiado expressivo para as finanças do clube. O Nápoles fez o possível para baixar a parada para números mais convenientes, mas acabou por falhar completamente na aproximação aos dragões.

O FC Porto, de resto, sempre acompanhou o processo muito à distância e com grande tranquilidade, sobretudo depois de ter recebido de Jackson a garantia de que iria continuar a vestir a camisola azul e branca pelo menos mais uma temporada. Ao mesmo tempo, o colombiano projetou também 3013/14 e estabeleceu como meta igualar pelo menos os 31 golos assegurados na época passada. 

in "abola.pt"

«FC Porto é desejo do meu pai» - Bernard

O jogo desta quarta-feira com o Atlético Paranaense será o centésimo de Bernard pelo Atlético Mineiro mas poderá também ser o último. O médio ofensivo reconhece que o desejo do pai, que pretende vê-lo no FC Porto, pode não prevalecer.

«Eu não posso falar sobre os interessados. (Sobre o interesse do Porto) É difícil falar, é o desejo do meu pai e o desejo dele vem do coração e o que ele acha, muitas vezes, não é assim. É preciso ver o que é melhor, ver todas as possibilidades e tudo que existe no futebol. É preciso ver os detalhes para não haver arrependimento. Estou estudando as possibilidades que existem para sair feliz e o Atlético também», disse citado pelo Globosporte, declarações que parecem colocarem o jogador mais longe de Portugal e do Dragão:

«Estou com mais medo do que frio na barriga, porque é uma história nova, casa nova, situação nova, adaptação, língua nova... são coisas naturais. Comento com meu pai que, independentemente do sítio para onde vá, tenho de estar preparado para o país e a cultura que vou encontrar porque, se for a pensar no Brasil, vou querer voltar logo para estar perto da família e dos amigos.»

Sobre o jogo de quarta-feira: «Há uma grande possibilidade de ser o jogo de despedida. Nada está definido mas há essa possibilidade. Vou esperar o momento certo. Quando estiver definido, todos vão saber.»

in "record.pt"

Clarificado pelo número 10

Não deixa de ser verdade que Juan Quintero pode jogar nas alas atacantes, mas é pelo centro do terreno que mais produz, ali nas costas do avançado, e é esse o lugar que lhe está destinado na estrutura do tricampeão nacional. Se dúvidas houvesse, elas ficaram dissipadas na festa de apresentação aos sócios, quando foi divulgado que o colombiano iria vestir a camisola número 10. Há, no entanto, outros dados que apontam nesse sentido.

“O treinador deu-me indicações muito claras: disse-me para observar o jogo do Lucho, também para me ir apercebendo do que é pretendido taticamente”, clarificou o ex-jogador do Pescara, no final do jogo com o Celta de Vigo. Assim sendo, aos 32 anos e a entrar na sua última época de ligação ao FCPorto, LuchoGonzález ganha um concorrente de peso e, mais do que isso, um seguidor a quem tentará passar a experiência que foi acumulando ao longo da sua carreira.

Ainda assim, El Comandante vai seguramente manter-se no onze, como dono da posição 10, até para permitir que, tal como os outros reforços, também o colombiano Juan Quintero tenha tempo e espaço para adaptar-se a esta nova realidade que veio encontrar no FC Porto, sem colocar em causa a evolução do seu futebol.

in "record.pt"

Jorge Fucile apenas à condição

Jorge Fucile é um dos poucos jogadores que, tendo um lugar reservado no primeiro jogo oficial, não o deverá manter para lá dessa partida.

Depois de se ter incompatibilizado com Vítor Pereira, ter sido cedido ao Santos e sofrido uma lesão grave, Jorge Fucile está de regresso ao FC Porto e é forte aposta de Paulo Fonseca para o compromisso da Supertaça Nacional, frente ao V. Guimarães. Na lateral direita, o uruguaio avançará no lugar do castigado Danilo, mas depois disso deve mesmo assumir um lugar de segundo plano, embora o faça com constantes possibilidades de voltar ao onze ou de ser lançado no decorrer dos jogos.

Frente ao Celta de Vigo Fucile já lançou o seu principal trunfo para cima da mesa, a polivalência, ao surgir na lateral-esquerda para evoluir no lugar do lesionado Alex Sandro. E será essa missão de joker que irá assumir ao longo de 2013/14. Com as laterais defensivas entregues como que por defeito a Danilo e Alex Sandro, o uruguaio dificilmente encontrará argumentos para se manter na equipa titular, embora esteja previsto que possa ajudar a equipa com alguma frequência. É que, para além dos dois referidos brasileiros e do uruguaio, o plantel não tem mais laterais, situação essa que abre grandes perspetivas a Fucile neste seu regresso à atividade.

Aliás, a prova de que Paulo Fonseca conta com a polivalência de Fucile para atacar o tetra está no facto de ter aberto mão do lateral-esquerdo colombiano, Héctor Quiñones. É que mesmo que o azar bata com força à porta portista e o técnico se veja privado em simultâneo dos três laterais de raiz, ainda sobram Mangala e Maicon que podem ser adaptados. 

in "record.pt"

FC Porto contrata Sinan Bolat

O guarda-redes turco já participou do treino matinal dos portistas. Tem 24 anos e como sénior jogou em dois clubes belgas, o Genk e o Standard Liège. 

O FC Porto assegurou a contratação de Sinan Bolat, guarda-redes de 24 anos que na época passada atuou no Standard de Liège, da Bélgica.

Internacional Sub-19, Sub-21 e seniores da Turquia, Bolat mede 1,90 metros e já esta manhã treinou no Olival. Aliás, não escapou sequer à "praxe" a que são sujeitos todos os reforços, sendo obrigado a passar pelo "túnel" feito pelo plantel. Quintero, que até já jogou contra o Celta de Vigo, foi obrigado ao mesmo no primeiro treino no Olival.

Bolat estreou-se no campeonato belga em 2005, com apenas 17 anos, ao serviço do Genk, clube onde cumpriu a última etapa da formação, depois de ter começado no Zonhoven. Em janeiro de 2009 transferiu-se para o Standard de Liège, tendo nesse ano defrontado o Braga na Liga Europa. Jogou os primeiros 45 minutos, acabando substituído ao intervalo numa altura em que o jogo estava empatado a zero.

O jogador estava em final de contrato com o Standard Liège, chegando a custo zero. Bolat é habitualmente convocado para a seleção da Turquia, tendo sido mesmo titular nos dois últimos jogos particulares.

O guarda-redes que marcou na Champions

 Boa parte da fama de Sinan Bolat nasceu a 9 de dezembro de 2010 quando se tornou no primeiro guarda-redes a marcar um golo na Liga dos Campeões. 

A perder em casa, por 1-0, com o AZ Alkmaar, o Standard Liège beneficiou de um livre junto da área da equipa holandesa no último dos cinco minutos do tempo de descontos.

Sinan Bolat recebeu autorização para subir à área adversária, acabando por ser o herói da partida ao marcar de cabeça o que foi e ainda é o único golo marcado por um guarda-redes num jogo da Liga dos Campeões.

in "ojogo.pt"

Pinto da Costa presente no funeral de Fernando Martins

A presença de Pinto da Costa -acompanhado por Antero Henrique, vice-presidente do FC Porto e diretor-geral da SAD - foi, naturalmente, das mais notadas entre as diversas personalidades do futebol e não só que esta manhã estiveram na Basílica da Estrela para assistir ao funeral de Fernando Martins, ex-presidente do Benfica.

"Estive na fila imediatamente atrás de Pinto da Costa e fico muito contente por ele ter estado aqui apesar da rivalidade dos clubes", disse Manuel Damásio, ex-presidente do Benfica. Tendo chegado junto de Ramalho Eanes e da esposa, Pinto da Costa esteve visivelmente emocionado durante a missa conduzida pelo padre Vítor Melícias, conhecido adepto do Sporting e um dos amigos de Fernando Martins.

Luís Filipe Vieira, Jorge Jesus, bem como todo o plantel do Benfica, estiveram igualmente na Basílica da Estrela, com o Sporting a fazer-se representar por Jaime Marta Soares, presidente da Assembleia Geral.

in "ojogo.pt"

Empresário de Jackson em Itália... por Cordoba

A presença de Luís Manuel Manso em Itália fez disparar o número de notícias sobre o interesse do Nápoles no goleador do FC Porto. 
 
Luís Manuel Manso aterrou ontem em Milão e deixou a Imprensa italiana em polvorosa. O empresário de Jackson foi imediatamente associado pela "Gazzetta dello Sport" ao público interesse do Nápoles no avançado, ao ponto de se noticiarem até reuniões futuras com Riccardo Bigon, o diretor-desportivo do segundo classificado da última Serie A. Contactado por O JOGO, Manso admitiu a presença em Milão, mas negou que Jackson seja o assunto. "Sim, estou em Itália, mas não tem nada a ver com isso. Tenho reuniões com três clubes por causa do Jhon Cordoba", explicou,. 

in ojogo.pt"