quarta-feira, 23 de maio de 2012

Basquetebol: Benfica ganha título no Dragão Caixa


 Antes de mais devo dizer que o FC Porto mereceu perder.

Vi os 5 jogos, e antes de falar deste devo dizer que os 2 que perdemos independentemente da diferença minima no resultado, se deveram á efectividade defensiva dos adversários e em contra ponto nós não fomos tão agressivos e acertivos.

Mas tudo bem, conseguimos no passado domingo empatar a eliminatória. Se bem que na minha consciencia estavamos a jogar no fio da navalha, isto é ... não ha solidez, não ha atitude, não ha jogar á Porto, jogamos com "fogachos"   ... digo isto porque por exemplo sinto o mesmo relativamente á equipa de hoquei ... quer numa quer noutra temos jogadores experientes, que são os melhores a nivel nacional e internacional (basta falar de Edo, Reinaldo ou Pedrito Gil no hoquei e Carlos Andrade, Marçal, Rob ou Stempim no Basquet) e comparando por exemplo com o Andebol de Obradovic ... não ha hipotese, no andebol ha solidez apesar até do MVP do campeonato (que joga a ponta na selecção ... scolari 2) ter 21 anos. Nas 3 modalidades somos os melhores, e contra factos não ha argumentos, mas este ano pelos vistos só no andebol é que interiorizamos isto.

Como é possivel recuperarmos os 11 pontos de desvantagem para 2 e para um e falharmos em passes simples não vi a estatistica mas certamente tivemos algo como 15 ou 20 turnovers ... o que é uma demonstração clara de como a bola queimava na mão dos jogadores do Porto. Como é possivel com 2200 adeptos dedicados e apaixonados a puxarem pelo clube do principio ao fim estarmos a tremer na linha de lance livre ... eu não percebo nada de basquetebol apesar de ja ver ha 40 anos, mas com é que com 2 postes como o Rob e o Greg, a bola não entra dentro para o um contra um e se este tiver fechado joga fora no Ze, ou no Miguel, ou o Carlos os o Marçal ... para os 3 pontos ???? as vezes o simples é o mais facil.
Estava a ouvir os comentarios do Rui Santos (que conheço de outros carnavais)  e lembrei-me dessas equipas que ele liderava que jogavam os melhores do principio ao fim, e eventualmente um ou outro vinham ao banco descansar.

Fomos buscar um americano para jogar a final e sinceramente mais valia estarmos quietos e poupar o dinheiro porque o rapaz não trouxe nada de novo ... 

Gosto do Moncho, por tudo e mais alguma coisa, é inteligente, é portista e portuense, apesar de vir de espanha ...  dizem que tem 30 sistemas de jogo e ouvi o Miguel Miranda a dizer ... o slm tem um orçamento superior mas nós temos o Moncho ... agora acho que ele falhou !!! tivemos mais do que tempo para preparar a final, não jogamos as meias finais em virtude da desistencia dos insulares e mesmo assim parece trememos em todos os jogos com o culminar da derrota no 5º jogo em nossa casa.

Os adeptos não mereciam ... mas pronto não ha volta a dar ... ha que começar a preparar a proxima epoca e recuperar o titulo.

Um abraço

Fabiano reforça FC Porto

Fica mais um ano no Olhanense

 

abiano assinou pelo FC Porto até 2016.

O guarda-redes vai ficar mais uma época em Olhão, ingressando depois nos Dragões.


Os algarvios vão receber dois jogadores por empréstimo, ainda por determinar.

 

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto desautoriza Federação

TRANSMISSÃO DO ÚLTIMO JOGO DA FINAL EM CAUSA


A Federação Portuguesa de Basquetebol (FPB) não enviará esta quarta-feira qualquer responsável ao Dragão Caixa, onde FC Porto e Benfica discutem o título nacional no quinto e último jogo da final do playoff.

A decisão, confirmada à agência Lusa pelo presidente da FPB, Mário Saldanha, foi tomada depois do FC Porto ter informado terça-feira o organismo que não permitia a transmissão televisiva do jogo pela Sport TV, como estava estipulado no protocolo assinado entre clube e federação.

Fonte do FC Porto confirmou à Lusa que o jogo decisivo do campeonato, marcado para as 20 e 30, será transmitido pelo Porto Canal, recusando fazer qualquer outro comentário sobre o assunto.

"O Porto Canal não está autorizado pela federação a transmitir o jogo. Esta situação pode ter, e vai ter, consequências", assegurou Mário Saldanha.

Do lado do Benfica, fonte do clube da Luz disse à Lusa ser "inaceitável a entidade que superintende o basquetebol em Portugal não marcar presença no jogo, em vez de punir o FC Porto por esta atitude".

Mário Saldanha reconheceu que eventuais consequências desportivas "só o Conselho de Disciplina apurará", mas que esta decisão do FC Porto "configura no incumprimento do que estava estabelecido e as instalações podem não estar em condições, no seu todo, para acolher o jogo".

"Para não se prejudicar a modalidade, autorizámos que o jogo se faça e que seja homologado. Hoje há campeão!", garantiu Mário Saldanha, acrescentando que o troféu será entregue pelo diretor da prova, Pinto Alberto.

O presidente da FPB insistiu que no protocolo assinado pela SAD do FC Porto, Porto Canal e federação, o direito de transmissão televisiva do jogo de hoje era atribuído à SportTV, o que não irá suceder e poderá implicar pedidos de indemnizações.

"Temos um outro protocolo com a Sport TV. Ficamos em incumprimento e a Sport TV poderá mover-nos um processo por termos cumprido e lesado os seus anunciantes. Nós também prejudicamos os nossos patrocinadores", admitiu Mário Saldanha.

in "record.pt"

FC Porto tenta desviar Ola John do Benfica?

Não é história que já não tenha conhecido outros episódios, em anos anteriores, com outros protagonistas, mas, sabe-se hoje, que o FC Porto pode estar na corrida pela contratação de Ola John, um avançado que há várias semanas é seguido pelo Benfica. 
Segundo o Correio da Manhã, «fonte segura adiantou que os portistas estão em cima dele».
Ola John é um avançado do Twente, da Holanda. John tem 20 anos e tem contrato com o emblema holandês até 2014.

in "zerozero.pt"

FC Porto quer Ganso e Ganso quer FC Porto

Ganso é o camisola 10 do Santos e da seleção brasileira. Também uma das maiores promessas sul-americanas, Ganso é, ao lado de Neymar, um dos novos rostos da revolução feita pelo técnico Mano Menezes na equipa canarinha.

Com uma cláusula de rescisão avaliada em 50 milhões de euros, o craque brasileiro é paixão antiga dos dragões. No início do ano, houve uma tentativa séria de resgatar o criativo da Vila Belmiro, prestigiada escola de jogadores e autêntico viveiro de talentos do emblema paulista, mas a irredutibilidade revelada pelo presidente do Santos, Luís Álvaro Oliveira, anulou a transferência.

Cinco meses volvidos, o interesse portista reacende-se. Teodoro Fonseca, que mantém relações privilegiadas com o Grupo Diz - é o mesmo que detinha a maioria dos direitos económicos de Danilo, que trocou o Santos pelo FC Porto, e que também é proprietário de 55 por cento do passe de Ganso, com os restantes 45 a serem pertença do clube onde agora joga Fucile -, não deixa margem para dúvidas quanto à reciprocidade de sentimentos. «O FC Porto quer o Ganso e o Ganso quer o FC Porto. O FC Porto tinha muito a ganhar com o Ganso e o Ganso tinha muito a ganhar com a mudança para o FC Porto», profetiza o empresário.

Santos sem proposta oficial por Ganso

Pedro Conceição, diretor desportivo do Santos, diz que o clube brasileiro não recebeu, recentemente, qualquer proposta oficial do FC Porto com vista à contratação de Paulo Henrique Ganso.

«Não temos qualquer comunicação oficial do Porto, a não ser no início do ano, quando fez uma proposta irrisória ao Santos. O assunto foi encerrado. Neste momento não há contactos oficiais entre os dois clubes sobre qualquer jogador», indica aquele responsável, ouvido pela Antena 1.

«Se o Porto ou qualquer outro clube tiver interesse no jogador, deve procurar diretamente o Santos», diz Pedro Conceição, denunciando alegadas manobras dos empresários com vista à colocação do médio no futebol europeu.

«O que temos conhecimento é que os agentes do jogador estão na Europa a fazer um road show, oferecendo-o a vários clubes, situação à qual o Santos é alheio. O Santos quer a permanência do Paulo e não tem contactos com qualquer clube europeu. Quem estiver interessado não precisa de intermediários», atira.

in "abola.pt"

Inter avança para Fernando nos próximos dias

de acordo com o "tuttosport"

O Inter Milão vai avançar para a contratação de Fernando nos próximos dias, revela o jornal italiano "Tuttosport".

De acordo com o relato, para a próxima época, o técnico Andrea Stramaccioni tenciona colocar a equipa a jogar com dois médios defensivos, com o brasileiro de 24 anos no topo das preferências, podendo assim reencontrar Guarín, antigo companheiro de equipa nos dragões.

Fernando tem contrato com o FC Porto até junho de 2014 e a cláusula de rescisão é de 30 milhões de euros.

in "record.pt"

Salvio rejeitado como pagamento

dívida do atlético madrid

Não tendo pago ainda os 20 milhões de euros que faltam da segunda parcela de Radamel Falcão, o Atlético Madrid está a tentar envolver o argentino Salvio no negócio, oferecendo-o ao FC Porto como contrapartida.

No entanto, segundo o nosso jornal apurou, esse cenário está colocado de parte pela SAD azul e branca, que exige o pagamento em dinheiro. Um dos fatores a pesar é o elevado salário do jogador, de 22 anos, que esteve emprestado ao Benfica em 2010/11.

in "record.pt"

Tudo por Hulk

sad apresenta argumentos para segurá-lo

Hulk é o “reforço” mais desejado pela SAD portista para a temporada 2012/13. Nesse sentido, a direção já tem um trunfo na manga. Numa altura em que o cerco ao Incrível se aperta mais do que nunca, o FC Porto pode apresentar um novo contrato ao seu jogador, com a respetiva melhoria salarial. Isto à semelhança do que tem acontecido nas últimas épocas.

Por outro lado, face à crise económica instalada um pouco por todo o Mundo, os dragões dificilmente enjeitarão a possibilidade de vender a principal joia da coroa caso surja uma proposta superior a 50 milhões de euros. Se isso acontecer, então Hulk terá, mais do que nunca, a última palavra. 

in "record.pt"

Peppino Tirri: «Rolando quer ir para a Roma»

Garantia do agente FIFA

Rolando está interessado em transferir-se para a Roma, garante o agente FIFA Peppino Tirri. No entanto, a intransigência do FC Porto em baixar o valor que pede pelo defesa - 15 milhões de euros - poderá dificultar o negócio.

"A Roma está empenhada na contratação de Rolando, e o jogador também quer experimentar campeonatos diferentes" garantiu Peppino Tirri à Tele Radio Stereo 92.7.

"Mas o principal problema está na intransigência do FC Porto em baixar o seu preço, pois pede 15 milhões de euros e não o vai deixar sair por menos", disse o agente, que revelou ainda uma proposta do Anzhi pelo jogador em janeiro.

"O Anzhi ofereceu 15 milhões de euros ao FC Porto em janeiro, mas a proposta foi rejeitada, pois eles queriam 18 milhões na altura. Entretanto já baixaram o valor exigido, para 15 milhões, mas não vão descer mais", concluiu.

in "record.pt"

Esta é a final que não tem favorito

Quem ganhar esta noite merecerá ser campeão nacional de basquetebol. Dito assim parece uma verdade lapalissiana, mas esta será a forma mais apropriada para definir a emoção que marcará o quinto e último jogo da final da Liga Portuguesa, entre FC Porto e Benfica, este ano mais equilibrados do que nunca. Os campeões nacionais poderão estar ligeiramente acima ao medir-se o favoritismo, pelo simples facto de jogarem num Dragão Caixa que ontem esgotou os seus 2209 lugares em apenas uma hora. "Era mais difícil jogar nas Antas do que na Luz. No bom sentido, as pessoas do Porto são mais ferrenhas", recordou José Carlos Guimarães, que representou os dois clubes, embora seja mais relacionado com os encarnados.
Se a pequena loucura que se viverá hoje no pavilhão não inclinar a balança, será realmente impossível descobrir o que decidirá. O FC Porto foi mais forte na fase regular e leva ligeira vantagem pontual se fizermos a média dos quatro primeiros jogos do play-off (74-71), mas é o Benfica que fica à frente no somatório dos muitos encontros da época entre ambos. Se o coletivo portista tem compensado a valia individual dos benfiquistas, também não é por aí que se obtêm respostas: ainda nenhum jogador se destacou e torna-se difícil indicar o MVP das finais. Ou seja, será a terceira decisão consecutiva entre os dois maiores clubes do basquetebol nacional, mas bem mais equilibrada do que as dos anos anteriores, que por sinal também valeram um título a cada lado.
"É uma rivalidade benéfica para o basquetebol português", diz Pedro Miguel, outro dos que vestiram as duas camisolas e para quem os múltiplos confrontos devem ser encarados como "saudáveis". Muito experiente, o antigo base diz que o Benfica vai encontrar um "ambiente infernal", mas que os seus jogadores "são muito experientes". O que não impede a sua conclusão: "Haverá nervosismo". José Carlos Guimarães vai mais longe. "É um ambiente de tensão. Está em causa o trabalho de uma época, a nossa imagem, a melhoria dos nossos contratos", diz, dando a entender aquilo que outro jogador, Rui Mota, conclui: "Não será um jogo de muitos pontos. Com os nervos, vencerá quem for mais frio." Mas quem deixa a sentença final é o agora técnico rival Fernando Sá: "Estão as duas equipas de parabéns, são ambas merecedoras do título e justas vencedoras." Sá fala no plural, mas só uma será vencedora. Só que isso ninguém sabe... 

"Era bonito descerrar a bandeirinha do bi"

R.G.
São várias as razões que levam Moncho López a desejar muito a conquista do título, nada mais natural, mas uma das que enumerou ontem não deixa de ser curiosa. "Gosto muito de saber que o pavilhão já está esgotado, as pessoas gostam das modalidades, que têm conseguido grandíssimos resultados. Nós, entre aspas, somos a mais pequena, somos a que vai atrás em número de títulos consecutivos e todos temos consciência de que era bonito fazer o bicampeonato. Pela história do clube, sentimos que estamos um pouco em dívida com a nossa organização. Era bonito descerrar a bandeirinha do bi".
Um discurso azul e branco, de um técnico espanhol que já assumiu o portismo, mas que sabe também reconhecer o potencial do adversário e as dificuldades que o FC Porto enfrentará para chegar ao fim mais feliz. "É uma equipa fortíssima, com dois elementos de qualidade em cada posto, que ataca bem, que tem condições físicas muito boas e que já demonstrou que nos pode vencer". Mas, ainda que Moncho saiba que "o Benfica acredita que poderá vencer, pois já o conseguiu esta época", lembra: "Nós também sentimos que podemos ser campeões cá, porque já fomos e o fator campo neste tipo de jogos é decisivo. Precisamos da energia dos nossos adeptos." 

"A vontade será o mais importante"

R.G.
"Pressão? Não, este é o jogo que todos querem jogar e, se houver pressão, haverá para as duas equipas, as duas jogarão para o mesmo objetivo", disse José Costa no lançamento da negra desta noite.
"Se fizermos o que fizemos lá, na Luz, vamos ganhar o jogo", referiu ainda o base portista, considerando: "A enchente que se vai registar vai dar-nos ainda mais força e eu tenho a certeza de que a vontade de vencer será mais o mais importante." 

in "ojogo.pt"

Cristian Rodriguez: "Sei bem o que fiz e não preciso de me defender"

Cristian Rodríguez leva o FC Porto no coração, diz que se sente "tripeiro" e que voltará para rever os amigos nas férias. Nem o caso com João Moutinho, que levou o clube a dispensá-lo antes do final do contrato, poderá apagar as quatro épocas e os dez títulos que acrescentou ao seu currículo pelo emblema azul e branco. Na despedida, em exclusivo para O JOGO, o uruguaio só lamenta não ter estado nos festejos do bicampeonato. 

Quando deixou o FC Porto, escreveu uma mensagem no Facebook onde dizia que tinha tido pena de não o terem deixado ser campeão. Saiu magoado?
Por um lado sim, porque gostava de ter festejado o título, é sempre bom para um jogador sentir o calor dos adeptos. Recebi a medalha de campeão que o Álvaro trouxe e agradeço-lhe muito por esse gesto porque sem ele não teria recebido nada. Não foi fácil sair da forma como saí, depois de quatro anos e dez títulos conquistados, mas pronto... 

O que aconteceu para sair assim? Foi verdade que foi protagonista de uma agressão a João Moutinho?
Acho que foi tudo um pouco exagerado. O que aconteceu é normal em todos os clubes do mundo. Não houve agressão, apenas nos desentendemos, como muita gente se desentendeu no decorrer do ano, e sobrou para mim. Acontece em todo o lado, às vezes há equívocos. 

Chegou a ter uma discussão com Vítor Pereira no seguimento do desentendimento?
Não, isso é mentira dos jornalistas. Estou consciente daquilo que fiz e não preciso de me defender de nada e perante ninguém. 

Quer dizer que apesar de tudo, a saída do FC Porto foi pacífica, não houve processos, nem multas?
Acham que fazia sentido eu sair multado depois de me ter transferido do Benfica para o FC Porto da forma como aconteceu? Contribuí para muitos títulos e acho que isso não seria uma atitude que correspondesse ao comportamento que as pessoas têm no FC Porto. Sempre fui frontal, sempre fui o primeiro a dar a cara e a puxar pelo grupo e certamente que não ia merecer um tratamento desses. Saí bem, para mim o FC Porto é mais uma família. Passei muitos natais, passagens de ano e outras festas em Portugal. Mas uma carreira é assim, temos de seguir em frente. Vou ficar com saudades, mas quero voltar de férias para rever os meus amigos. 

Pensa que podia ter dado mais ao FC Porto?
Se jogasse mais, tenho a certeza que teria dado mais. Mas mesmo quando jogava dez minutos, ou até cinco, deixava tudo em campo. 

"Quiseram renovar a dois meses do fim do contrato"

Sempre disse que aceitava renovar pelo FC Porto. Chegou a receber alguma proposta da direção?
Se me tivessem feito a proposta há mais tempo, renovava logo. Mas só me propuseram renovar dois meses antes de acabar o contrato. Acho que isso não se faz em lado nenhum. Se me tivessem proposto no início do ano teria sido diferente, aceitava com gosto, porque amo o FC Porto e os seus adeptos e teria ficado muito feliz por continuar. 

O FC Porto chegou a estar em negociações com o Grémio para um empréstimo. O que falhou nesse processo?
Tem a ver precisamente com a renovação que me propuseram dois meses antes do final do meu contrato. Ganhei dez títulos no FC Porto, estive quatro anos no clube e não achei bem que só me tivessem feito a proposta de renovação nessa altura. Para mim era melhor ter saído normalmente no final do contrato, como campeão. 

Também se chegou a noticiar que o FC Porto esteve em negociações com o Rubin Kazan para o transferir, confirma isso?
Que eu saiba não. Ninguém me disse nada sobre isso. Mas sempre estive à margem de qualquer negociação, deixei sempre isso para as pessoas do clube e para o meu empresário. Só me preocupava em jogar futebol e dar o máximo, treinar e ganhar ao fim de semana. 

A sua mãe chegou a confessar que o Cristian já não se sentia bem no FC Porto, antes até do caso com João Moutinho. Sentiu-se desgastado com o processo de renovação?
O último ano de contrato é sempre mais difícil. O facto de não jogar regularmente também complicou ainda mais, porque não se passa nada e começamos a pensar em muita coisa. 

"Posso ter jogado mal mas dei tudo em campo"

Em fevereiro teve um desabafo no Facebook, por causa de alguns insultos dos adeptos. Antes já se tinha envolvido em problemas em Barcelos, depois da derrota do FC Porto. Sentiu-se um alvo?
Não, nunca me senti um alvo, pelo contrário. Em Barcelos até empolaram as coisas com um problema que nem era comigo. Não tive nada a ver com aquilo, mas também não sou polícia para andar a dizer quem foi e quem não foi que esteve envolvido. Eram dois ou três jogadores que estavam na confusão. Mas é normal que aquilo tenha acontecido, porque ninguém gosta de perder. É natural que critiquem e que se digam certas coisas naquelas alturas. Mas eu sempre fiz por respeitar o FC Porto e dar o máximo por aquela camisola. Posso ter jogado mal, posso ter tido uma tarde ou uma noite má, mas sempre deixei tudo em campo. 

Foi um acumular de problemas que conduziram a esta situação?
Não. O último ano de contrato é sempre mais complicado e não termos conseguido renovar antes tornou tudo mais difícil. 

É difícil olhar para trás?
Não, antes pelo contrário. Tenho orgulho em ter jogado no FC Porto durante quatro anos e agradeço a oportunidade que me deram. Hoje sabem que contam com um portista mais, com mais um adepto. Fiz muitas amizades aí.
Muitas vezes era acusado de não se empenhar a fundo, depois perdeu o lugar na equipa. Isso magoava-o?
Este ano ganhei quase todos os jogos em que participei. Apenas empatei um e perdi outro contra o Barcelona. Mas quando joguei dei sempre tudo de mim. A minha passagem pelo FC Porto foi positiva, ganhei muitos títulos e fiz muitas amizades com os adeptos e vou voltar de férias ao Porto e a Matosinhos, de que gosto muito. 

Sabemos que tinha outra atividade, que praticava outra modalidade, kickboxing, à margem do FC Porto. Isso alguma vez foi um problema?
Praticava sim, mas sem que isso interferisse na minha vida profissional. Quando não se joga e não queremos perder a condição física temos de procurar alguma coisa que nos preencha. No FC Porto chegava a jogar dez minutos e a entrar de folga no dia seguinte. Para mim não era suficiente. Treinava para manter a condição física, mas nunca falhei um treino, nem isso nunca me prejudicou. 

"Transição de Vítor Pereira foi complicada"

A temporada ainda estava a acabar de ser planeada quando Vítor Pereira herdou a equipa de André Villas-Boas, mas a aposta na continuidade da SAD do FC Porto nem por isso deixou de ter reflexos na equipa. "Foi uma transição um pouco complicada. Acho que ninguém esperava que o Vítor Pereira fosse ficar depois da saída do André Villas-Boas. Ser treinador adjunto e passar a principal são coisas diferentes. Como adjunto, tivemos sempre mais confiança. Era muito bom adjunto e brincávamos sempre uns com os outros. Depois, na pele de treinador principal, tomar certas decisões tornou-se muito mais difícil. As brincadeiras deram lugar a um homem mais sério e essa foi a diferença", explicou Cebola, que não misturou as coisas: "Agora, não deixa de ser muito bom treinador e a esse respeito não tenho nada que dizer". 

"Conquistas da época passada foram um fardo"

Havia alguns jogadores que estiveram para sair no final da época passada. Isso criou algumas tensões dentro do grupo?
É sempre difícil ganharmos tudo num ano. A seguir, as pessoas do clube estão à espera que se mantenha o mesmo nível, mas é muito complicado conseguir isso. As conquistas da época passada foram um fardo para nós. Não conseguimos ir longe na Champions, na Taças de Portugal e na Taça da Liga. Por isso foi uma época mais complicada para nós. 

Rolando, Álvaro e não só, estiveram na origem de alguns casos durante a época. Houve mais complicações na equipa do que em outras temporadas?
Não, são coisas que acontecem em todas as equipas do mundo. O plantel é grande e todos temos problemas, emoções e é difícil que não haja casos durante uma temporada. Qualquer equipa no mundo passa por situações semelhantes. 

"Pinto da Costa é um senhor"

Pinto da Costa é uma figura que marcou Cebola, que explicou o porquê de o FC Porto ganhar mais vezes: "É um senhor, um excelente presidente e um grande homem. Gostei muito da forma como me tratou e como tem liderado o clube. Todos gostam dele e não estou a dizer isto por ser puxa-saco, apenas digo aquilo que sinto." 

Na primeira pessoa

"Sinto-me um tripeiro"

É conhecido por ser uma pessoa temperamental, por ter uma personalidade forte. Isso alguma vez o prejudicou no FC Porto?
Sou uma pessoa de carácter forte, mas não sou má pessoa. Também não sou falso. Se tiver alguma coisa a dizer falo nos olhos, nunca pelas costas, seja com quem for. Enfrentei todos da mesma forma. Se não tiver razão, também sou capaz de o reconhecer e de pedir desculpa. 

Quer deixar uma mensagem aos adeptos?
Muito obrigado, do fundo coração. A única coisa que me faltou foi ter estado junto da claque, cantar com eles e festejar. Tenho lá muitas amizades e hoje sinto-me um tripeiro.
E aos seus companheiros...
Estou feliz por ter jogado com eles e ter feito parte de um clube como o FC Porto. Saio contente por ter ganho tantos títulos e sei que será difícil repetir isso noutro clube.

"Futuro passa por Itália ou Espanha"

Já sabe por onde pode passar o seu futuro?
Pode ser em Itália ou Espanha, mas ainda não assinei nada. Tenho contactos, mas até agora não tenho nada de concreto, mas o mais certo será prosseguir a minha carreira em Itália ou Espanha. 

in "ojogo.pt"





Domingos Paciência "Pedi uma 7Up e disseram-me que tinha de ir para outra mesa"

Viu Gomes lesionar-se e perder a final, mas foi entre amigos, entre Costa Cabral e a Baixa, que viveu a noite que mudou a história do FC Porto. Domingos recua até aos dias em que sonhava ser, um dia, reconhecido na rua.
Onde é que estava no 27 de maio?
Estava em casa com uns amigos, ali na zona do Raione, em Costa Cabral. Foi uma coisa única, depois andei pela Baixa, foi uma festa imensa. Senti como se fosse uma conquista minha também, porque eu tinha 18 anos, era júnior mas já treinava muitas vezes com eles. Foi uma festa muito bonita, sem excessos, porque ainda era novo para isso, mas fiquei imensamente contente.
Tendo estado com o plantel dias antes da final, que sensações havia no balneário?
Lembro-me da série de lesões antes da final. O Artur Jorge chamou seis ou sete juniores para compor o grupo nos treinos e recordo-me do lance em que o Gomes se lesionou. Percebi o desespero dele quando sentiu o pé prender na relva, mas houve ainda o caso do Lima Pereira e essas lesões tiveram impacto. A ansiedade de jogar essa final cresceu, apesar da experiência da maior parte dos jogadores.
Não esteve com eles em Viena, mas como os reencontrou depois?
Havia uma alegria enorme, porque foi o coroar de uma geração. Senti que tudo passou a ser diferente, aquilo tinha sido único.
Sentia-se um intruso no balneário nesses primeiros meses?
Abordavam-me de formas diversas, mas guardo o carinho de todos eles. Era um miúdo, lembro-me bem de quando me começaram a levar para os almoços e começaram a fazer de mim homem. Um dia fomos almoçar, pedi uma 7Up e disseram-me que tinha de ir para outra mesa, que ali não se bebia 7Up, porque eles, bastante mais velhos, costumavam acompanhar com um copo de vinho, dentro dos limites como é óbvio. Nunca mais me esqueço da primeira vez que me convidaram para almoçar: foi ali na zona de Campanhã e fui com o Quim, o André, o Sousa, o Jaime Pacheco... Brincavam comigo, na altura talvez não o percebesse, mas era uma forma de me prepararem para o futuro.
É aí que começa uma relação quase entre irmãos com o João Pinto...
Ele foi sempre o meu colega de quarto depois da saída do Sousa, quer no clube, quer na Seleção. Brincávamos muito, há imensas histórias e conhecemos os sonhos um do outro, literalmente, porque falávamos durante a noite e de manhã contávamos o que o outro tinha dito a dormir. Houve até situações de sonambulismo... Foram muitos anos, cresci muito com ele e a passagem da braçadeira, em determinada altura, foi muito natural.
O que é que o futuro foi beber àquela geração?
A final de Viena marca a mudança do FC Porto. Aquela geração era fabulosa e continuou a ganhar com o Ivic, o que serviu de lição para muita gente. Depois, o presidente teve perícia para perceber que já se tinha atingido o topo, que era preciso mudar, renovar, salvaguardar o futuro. Quando sai o Quinito e regressa o Artur Jorge, há uma geração nova com o Baía, o Fernando Couto e o Jorge Couto...
Antes disso, o famoso "Gomes é finito"...
Mais tarde, o Quinito disse que era "Gomes e mais dez", mas acho que aquilo foi uma confusão. Perceberam mal uma palestra dele no relvado, mas ele foi sacrificado por isso. Houve momentos conturbados nessa renovação, mas a mudança foi operada no momento certo e serviu de exemplo. Quando se ganha muito, tem de haver sangria no plantel, sob pena de se perder a ambição.
Fazendo parte de uma geração importante do FC Porto, magoa-o ter jogado entre a vitória de Viena e as conquistas de Sevilha e Gelsenkirchen? Os títulos europeus passaram-lhe ao lado...
Tenho consciência disso. Faltou-me um título europeu e senti-o próximo quando fomos à meia-final com o Barcelona [Liga dos Campeões 1993/94]. Tivemos a infelicidade de nos cruzarmos com a melhor geração de futebolistas da história. Lembro-me do Milan, dos holandeses, do Barcelona de Stoichkov e Romário... A concorrência era fabulosa e retirou-nos protagonismo. Não me esqueço de um lance com o Milan em que, no último minuto, a bola fica debaixo do corpo do Drulovic e fez a diferença entre jogar a meia-final em casa com o Mónaco ou em Barcelona. A sorte no futebol existe...

"Queria ser famoso..."

Domingos admite que algo o movia há 25 anos e não tem qualquer receio em admiti-lo. "Queria usufruir de bens que nunca tive, mas não punha o dinhero acima do resto. A prioridade era ser famoso, reconhecido na rua", lembra, revelando que sempre gostou do contacto com as pessoas: "Era a forma de eu perceber que gostavam do que eu fazia, que valia a pena." Em 1987, Domingos já tinha posto os estudos de lado, porque percebia que o sonho de ser futebolista estava afinal ao seu alcance. Duas vezes campeão de juniores (uma das quais em 1986/87) e melhor marcador do escalão, já morava sozinho, mas ainda não conduzia. "Vivia num aparthotel. Não tinha carro e apanhava boleia do João Pinto, que tinha um Citroën e que todos os dias me apanhava às 7h45, 8h no máximo", a caminho das Antas. A sua história na primeira equipa começou na época seguinte e é sobejamente conhecida: com um total de 104 golos, Domingos é o quarto melhor marcador da história do FC Porto, só atrás de Gomes, Jardel e Hernâni. 

in "ojogo.pt"

"FC Porto quer 15 milhões de euros por Rolando"

O namoro entre o Roma e Rolando parece não ter fim. Depois de ter sido noticiada a visita de Walter Sabatini, diretor-desportivo do clube, ao Porto para tentar negociar o central por dez milhões de euros, foi agora a vez de Peppino Tirri, agente que alegadamente trata das questões relacionadas com o jogador no mercado italiano, confirmar que os romanos estão a tentar contratá-lo. Porém, alertou que será preciso subir a parada para o conseguir. "O Roma está a trabalhar o caso de Rolando, está interessado na sua compra. Rolando está bem no FC Porto, mas está disposto a uma nova experiência depois de tantos anos no Dragão; ele gostaria de competir num ambiente diferente. O principal são as exigências do FC Porto, que pede, pelo seu passe, 15 milhões de euros e não tem intenção de baixar esse valor", referiu. Tirri revelou ainda que Rolando esteve com um pé no Anzhi. "Normalmente, o FC Porto pede muito dinheiro pelos seus jogadores devido à sua qualidade. Em janeiro, o Anzhi ofereceu 15 milhões de euros, mas o FC Porto rejeitou e pediu mais três. Agora, o valor pode cair para os tais 15 milhões, mas nunca menos do que isso", insistiu.
João José Silva, o empresário que sempre tratou das transferências do defesa-central, tem uma versão diferente sobre o interesse do Roma: "Ninguém falou com Rolando, nem comigo, e, que eu tenha conhecimento, nem com o FC Porto." 

Hulk não quer falar sobre transferências

Drogba anunciou ontem a saída do Chelsea e logo se multiplicaram os rumores do interesse dos blues em contratar Hulk para o lugar do marfinense. Abramovich até já teria dado luz verde para a compra do Incrível, mas também de Falcao. O brasileiro, de férias na Paraíba, mantém-se à margem de tudo. "Não falo sobre transferências. Isso é assunto para o meu empresário. Só sei que vou continuar na Europa e que em julho volto para lá", insistiu em declarações ao "Globoesporte".
Hulk fez ainda um balanço da época no FC Porto, comparando-a com a anterior. "A equipa foi campeã portuguesa e isso foi muito bom, mas é inegável que a temporada de 2010/11 foi muito melhor do que esta última, fomos praticamente imbatíveis e vencemos quase tudo o que disputámos. É mesmo difícil igualar uma temporada que foi quase perfeita", referiu.
O Incrível apresenta-se ao serviço na seleção brasileira, juntamente com Alex Sandro e Danilo. Os canarinhos vão disputar quatro jogos particulares com a Dinamarca (26 de maio), Estados Unidos (30 de maio), México (3 de junho) e Argentina (9 de junho). Depois disso, Hulk espera ser chamado para a seleção olímpica brasileira.

Jackson Martínez ainda não sabe onde vai jogar

Concentrado na seleção da Colômbia, que vai disputar dois jogos de apuramento para o Mundial'2014 contra Peru e Equador, Jackson Martínez garantiu que ainda não sabe onde vai jogar na próxima temporada. Insistentemente apontado ao FC Porto, o avançado não confirmou a saída do Jaguares, do México, clube com o qual ainda tem contrato, preferindo discutir esse assunto depois das partidas da seleção. "Neste momento não sei o que se vai passar com o meu futuro. Espero terminar este processo com a seleção e depois verei o que se pode passar", referiu em declarações à Imprensa do seu país. O Liverpool é outro dos clubes que tem sido associado ao colombiano, de 25 anos.
O avançado tem aproveitado estes dias para conversar com James, Guarín e Falcao sobre o FC Porto, procurando ao mesmo tempo alhear-se das movimentações do mercado. "Estou apenas a pensar no que podemos fazer na seleção, e essas coisas não podem estar na minha cabeça o tempo todo", atirou.
A Colômbia tem quatro pontos em três jogos de apuramento para o Mundial e vai jogar ao Peru no dia 3 de junho e ao Equador uma semana depois. 

Fabiano ainda está pendente de pormenores

Ainda não foi ontem que o FC Porto fechou a contratação do guarda-redes Fabiano ao Olhanense. O brasileiro segue hoje para o Brasil, para gozar férias, sem que tenha assinado contrato com os campeões nacionais, o que não quer dizer que não o faça em breve. Neste momento, faltarão acertar apenas alguns pormenores no negócio, visto que parte do passe do atleta pertence a um grupo empresarial que o colocou no Algarve.
Isidoro Sousa, presidente do Olhanense, esteve no Porto e conversou com os responsáveis portistas sobre o assunto. Ontem, porém, não confirmou as negociações, mas admitiu que há um grande interessado. "Não vou falar em nomes. As coisas só estão concluídas quando a assinatura estiver feita", referiu, assumindo, no entanto, que o futuro do guarda-redes é em Portugal. "Há um grande a nível nacional interessado e estou esperançado que ele fique no nosso campeonato, referiu. 


in "ojogo.pt"