terça-feira, 2 de agosto de 2011

Amargo de boca adoça ambição

SALDO BASTANTE POSITIVO NA PRÉ-ÉPOCA



A derrota com o Lyon, anteontem, na Suíça, destaca-se pela negativa na contabilidade portista desta pré-época, mas está longe de colocar em causa o trabalho desenvolvido pelos azuis e brancos desde o dia 30 de junho. Mais do que isso, o sabor amargo da desilusão – e até injustiça – sentido em Genève pode até funcionar como motivação para o encontro de domingo...
No que à frieza dos números diz respeito, Vítor Pereira deu início à sua era como treinador principal com cinco vitórias, um empate e uma derrota, num total de sete jogos-treino. Os resultados estão à vista de todos e dão forma a um outro parâmetro de contabilidade que, apesar do contexto informal das partidas, não deixa de impressionar: 27 golos marcados e apenas quatro sofridos, sendo que metade destes foram consentidos frente à equipa de Lisandro López e Cissokho.
O arranque portista deixou ainda outras indicações para o futuro. Neste momento, é inevitável olhar para Souza, Ruben Micael – que até marcou aos franceses – e Kléber como contendores a ter em conta na luta por um lugar entre os titulares. Pelo seu lado, jovens como Christian e Kelvin também prometem altos voos para mais tarde, uma vez que o seu futuro próximo não deve passar pelo Dragão.
in "record.pt"

F.C. Porto: Falcao e Guarín de regresso ao trabalho

Emídio Rafael é o único elemento sujeito à observação do departamento médico do F.C. Porto.


Falcao e Guarín estão de volta ao trabalho no F.C. Porto. Os dois jogadores colombianos representaram a sua selecção na Copa América, regressaram a Portugal na segunda-feira e apresentaram-se no Olival esta tarde, começando a preparar o embate relativo à Supertaça Cândido de Oliveira.

Vítor Pereira garante dois reforços de peso na preparação para o duelo com o V. Guimarães. O avançado e o médio podem mesmo entrar nas contas do técnico para a Supertaça. Álvaro Pereira, Cristian Rodriguez e os jogadores presentes no Mundial sub-20 (James Rodriguez, Iturbe, Alex Sandro e Danilo) são as únicas ausências, nesta altura.

Emídio Rafael é o único elemento sujeito à observação do departamento médico do F.C. Porto. O lateral esquerdo continua a fazer treino condicionado. Os dragões treinaram esta tarde no Olival e voltarão a fazê-lo na manhã de quarta-feira, a partir das 10h30.

in "maisfutebol.iol.pt

IFFHS: F.C. Porto continua no pódio mundial

O Benfica subiu duas posições, passando do 39º para o 37º lugar, enquanto o Sp. Braga caiu de 33º para 39º, precisamente

O F.C. Porto mantém a terceira posição no ranking mundial de clubes da IFFHS (Federação Internacional de História e Estatísticas do Futebol), actualizado nesta terça-feira. Os dragões são apenas superados pelo líder Barcelona e o Real Madrid.

Segundo a pontuação da IFFHS, o F.C. Porto está à frente de emblemas como o Manchester United (4º) ou o Manchester City (5º)

O Benfica subiu duas posições, passando do 39º para o 37º lugar, enquanto o Sp. Braga caiu de 33º para 39º, precisamente. O Sporting passou da 69ª para a 63ª posição, olhando para os primeiros 100 clubes de uma lista com 400 nomes.

Top ten da IFFHS:

1. Barcelona (317,0 pontos)
2. Real Madrid (307,0)
3. F.C. Porto (291,5)
4. Manchester United (285,0)
5. Manchester City (254,0)
6. Villarreal CF (250,0)
7. Inter Milão (246,0)
8. Santos (240,0)
9. Vélez Sarsfield (239,0)
10. Schalke04 (218,0)

in "maisfutebol.iol.pt"

Pinto da Costa: "Neste momento não trocava o Hulk pelo Cristiano Ronaldo"

No programa "Somos Porto" que serviu de abertura oficial da gestão do FC Porto no Porto Canal, Pinto da Costa garantiu que "não chegou" qualquer proposta de compra pelos jogadores do FC Porto. "Todas as propostas que fizeram aos nossos jogadores são dos jornais; ao FC Porto não chegou nenhuma", revelou, fazendo depois uma confissão para muitos inesperada: "Não chegou nenhuma proposta por Hulk. Não vejo que não possa acontecer pagarem a cláusula de rescisão do Hulk. E poderá parecer uma heresia, mas eu não trocava o Hulk pelo Cristiano Ronaldo, considerado o melhor jogador do mundo e obviamente o melhor português", revelou na entrevista conduzida pelo jornalista Paulo Miguel Castro e pelos comentadores residentes do programa, Rita Moreira e Pedro Madeira Froufe.

Ainda sobre o mercado, o presidente do FC Porto não receia "que algum jogador possa sair, a não ser que seja bom para todos, mas os que possam sair terá de ser pelos valores da cláusula de rescisão" e acrescentou: "Não estamos a pensar ir ao mercado, porque não estamos a pensar que o Falcao vá sair".

É, de resto, uma crença que se alarga a todos os jogadores do núcleo duro do plantel. Assegurando, por exemplo, que "Álvaro Pereira não vai sair", sobre o reforço brasileiro Danilo disse que "há conversações" para chegar até ao final de Agosto, porque "na altura não ficou devidamente decidido quando vinha" e que "poderá eventualmente vir só em Janeiro", como tem sido amplamente noticiado e como é desejo do Santos, reconhecido pelo próprio jogador.

Sobre os guarda-redes, admitiu que "vá algum rodar", fazendo considerações sobre Beto e Bracali: "O Beto é um dos melhores guarda-redes portugueses, se não for o melhor. Merecia estar na selecção, perdeu o lugar na selecção por não jogar muito no FC Porto, e manifestou vontade de jogar mais por causa da Selecção Nacional. É legítimo que possa querer sair e temos que estar precavidos para essa situação. Como Bracali era um jogador livre e entendemos que era uma boa opção, foi contratado."

Claro que a aposta em Vítor Pereira foi tema de conversa na primeira entrevista de Pinto da Costa ao Porto Canal. "A mais fácil escolha ao longo destes 30 anos foi a deste ano. Só podia ser este pelo que vi ao longo da época passada", defendeu, recordando que "às quatro horas da tarde André Villas-Boas consumou a rescisão e às seis horas estava a a apresentar Vítor Pereira".

"O Vítor já era o meu treinador para o FC Porto antes de o André Villas-Boas consumar a rescisão do contrato. No ano passado, quando contratei o André Villas-Boas, dei-lhe oportunidade de escolher dois treinadores e fui eu que convidei o Vítor Pereira porque considerava que era um dos grandes treinadores do futuro", declarou. Com a habitual frontalidade, sublinhou que "o treinador do FC Porto não tem que meter medo nas conferências de Imprensa, de conversa ninguém mete medo, tem de meter medo na forma de jogar e de vencer".

"Roberto? São milhões da treta"

Ao seu bom estilo, Pinto da Costa fez este comentário a propósito de Helton e da venda de Roberto para o Saragoça. "Tirando o Helton já todos foram vendidos pela Comunicação Social. Roberto? Isso são milhões da treta, estamos a falar de milhões reais", afirmou o presidente do FC Porto, que sobre as eleições na FPF avançou: "Os políticos já deram provas suficientes na política para eu não os querer no futebol. O FC Porto não vai interferir na escolha do presidente da Federação. A posição que tivemos na Liga de perfeita neutralidade com a escolha do presidente vamos mantê-la na Federação". E sobre as notícias que apontam Hermínio Loureiro como candidato a suceder a Gilberto Madail, confidenciou: "Assusta-me que o Governo tenha um candidato à Federação e seja qual for o político ou a sua cor partidária, o FC Porto será contra."

A eventualidade de Vítor Baía ser candidato a presidente da FPF foi assim comentada: "Em determinados momentos, o Vítor Baía foi usado como arma de arremesso e usado indevidamente porque não merece isso. E acredito que não pretende ser presidente da FPF. Não me interessa ter alguém do FC Porto, o que interessa é que seja alguém que defenda o futebol e os clubes e que estes não sejam apresentados como foras-de-lei".

in "ojogo.pt"

Soares cedido ao Huelva

Soares vai representar o Recreativo de Huelva emprestado pelo FC Porto. O médio brasileiro já se encontra na Andaluzia a fazer exames médicos e será apresentado hoje. Com contrato com os azuis e brancos até 2014, Soares segue para a II Divisão do futebol espanhol, depois de ter envergado a camisola do Portimonense na temporada passada, tendo efectuado 21 jogos na Liga ZON Sagres ao longo dos quais somou 1344 minutos em campo e se afirmou como um dos jogadores mais utilizados na equipa algarvia. Aos 22 anos, o brasileiro descoberto no Vila Nova de Goiás, clube que também revelou Fernando, prepara-se para uma nova experiência, ele cujas características técnicas se assemelham às do trinco do FC Porto. "O objectivo é atingir o patamar que o FC Porto pretende para que um dia possa ser opção para a equipa", declarou Soares a O JOGO, já em Espanha.

Para os responsáveis azuis e brancos este é mais um assunto resolvido, isto tendo em conta que o técnico Vítor Pereira continua sem revelar a totalidade das dispensas a efectuar no actual plantel. De qualquer forma, esta semana deverá trazer mais novidades nesse capítulo, até porque os internacionais envolvidos na Copa América começam a regressar ao Porto. Só faltam Álvaro Pereira e Cristian Rodríguez.

in "ojogo.pt"

Souza ganhou lugar em Genebra

A discussão em redor da melhor opção para colocar na posição de médio-defensivo continua a suscitar algumas dúvidas na equipa do FC Porto. Os jogos de pré-temporada de Vítor Pereira mais não fizeram do que revelar um Souza em condições de lutar pela posição com Fernando, situação em que parece encontrar-se em vantagem. A julgar pelos últimos jogos, em especial o de Genebra frente ao Lyon, as indicações dadas em campo por Souza só contribuíram para acentuar a ideia de que será de facto ele a opção mais provável para a Supertaça de Portugal e para este início de época. Uma vez mais, notou-se a preocupação do brasileiro em tudo fazer para que o jogo lhe corresse da melhor forma. No lance em que cabeceou com Cris e ficou agarrado à cabeça, revelou-se a ansiedade que tem tido de evitar uma lesão séria e que possa comprometer este bom início de época. Aliás, essa preocupação está bem explícita no desabafo que o médio teve ontem à tarde numa rede social...

No extremo oposto da questão surge Fernando, vítima de uma pré-época intermitente, entrecortada por pequenas lesões musculares que mais não têm feito do que atrasar a sua preparação. A última surgiu em Vila do Conde, tendo o brasileiro regressado aos treinos apenas cinco dias depois, ainda assim a tempo de embarcar para a Suíça. Evidente parece uma certa falta de resistência e de ritmo competitivo e a fatalidade de se ver envolvido em lances de que resultaram golos sofridos. O primeiro aconteceu em Vila do Conde, numa reposição de bola em que Bracali reparte culpas com o médio. O segundo repetiu-se em Genebra numa jogada em que baixou à grande área para ajudar a defesa e em que acabou por isolar Michel Bastos. A tudo isso soma-se a vontade expressa no final da Taça de Portugal de deixar o FC Porto...

Duplo pivô ensaiado como opção de recurso

À margem da luta entre Souza e Fernando para a posição de médio-defensivo no meio-campo portista, é bom não esquecer que outras opções serão possíveis no esquema do FC Porto e que Vítor Pereira aproveitou algumas situações nos jogos de pré-época para ensaiar alternativas. Inverter o triângulo do meio-campo foi uma situação testada com Castro ao lado de Fernando, como aconteceu domingo, na Suíça. Mas há que recordar que Castro também jogou ao lado de Belluschi com Kelvin adiantado, como frente ao Peñarol. Por fim, e não menos descabida, sobra ainda a opção por Guarín para fazer essa posição.

Uma mudança com aval técnico

Francisco Chaló, treinador do Penafiel

"Souza passou por um período de maturação que, no segundo ano de FC Porto, começa a projectar os valores que estavam intrínsecos nele. Isso tem acontecido no clube e há vários exemplos, casos de Lisandro e Belluschi, que não renderam ao nível deles no primeiro ano, mas que depois acabaram por confirmar o valor que lhes era reconhecido. Agora, falar de uma substituição do Fernando parece-me arriscado e precipitado, sobretudo depois de ele não ter feito uma pré-época completa e de ter tido problemas físicos. Mas é verdade que Souza está a subir de rendimento e está outro jogador".


António Sousa,´ treinador do Trofense

"Souza tem condições para qualquer vaga e tem estado à espera disso. Aliás, esta parece-me uma boa oportunidade olhando ao que tem acontecido ao Fernando. Com mais jogos Souza poderá até ganhar a posição, mas não acredito que Fernando não esteja motivado. Este mal-estar que tem pairado sobre ele vai melhorar com a confiança que vai ser transmitida pelo treinador e o rendimento dele vai subir de novo. Trabalhando, Fernando voltará a valorizar-se e se o FC Porto não o vender entretanto será porque acreditam nele como uma pedra fundamental no plantel"

in "ojogo.pt"

Adeptos foram buscar Falcao

Falcao resistiu ao defeso e está na Invicta para iniciar a sua terceira temporada de azul e branco. Esta é a realidade a um mês do fecho das inscrições, para delírio dos adeptos portistas, que fizeram questão de o receber com um banho de euforia, algo nunca visto num regresso individual.

São famosas as recepções entusiásticas à equipa quando esta consegue fora de casa um resultado importante, mas não a um simples jogador acabado de voltar de férias. Mas Falcao não é qualquer um e foi por isso que os Super Dragões se organizaram à pressa no sentido de o esperar no aeroporto e mostrar-lhe o quanto gostam dele e como ficaram felizes pela renovação.

Falcao não escondeu a surpresa quando viu mais de cinquenta adeptos à porta e uma bandeira gigante da Colômbia, que autografou e com a qual posou em várias fotografias. O caminho para o carro foi feito no meio de muita euforia e de cânticos constantes em sua homenagem.

O jogador aterrou no Porto às 16h30, mas só às 17h20 recolheu toda a bagagem. Depois foram cerca de 15 minutos até arrancar para casa, num trajecto até ao carro em que teve de tirar fotografias e dar autógrafos aos mais entusiastas, num cenário que não deixou ninguém indiferente e que mobilizou vários polícias para que tudo decorresse dentro de relativa normalidade.

O gesto dos adeptos não será alheio aos rumores de mercado que envolvem o melhor marcador da equipa. A esse respeito, Pinto da Costa não foi contundente, mas remeteu inapelavelmente para a cláusula de rescisão de 45 milhões de euros. Ao Porto Canal, o presidente interpretou o comportamento do restrito lote de equipas que podem bater o valor acordado entre a SAD e o colombiano: "Se estivessem dispostos a pagar essa cláusula já o teriam feito, não estariam à espera."

Horas antes tinha sido a vez de Guarín pousar no aeroporto de Pedras Rubras. Apesar das três horas de atraso em relação ao horário previsto, mal se vislumbrou o médio colombiano, um burburinho irrompeu à porta das chegadas, com vários adeptos a não hesitarem em precipitar-se para obter uma fotografia, ou um autógrafo. Alguns escoltaram mesmo o jogador durante o percurso até ao veículo que o levou para casa, telemóveis em punho a filmar todos os pormenores que mais tarde uma qualquer página de uma rede social haverá de exibir ao mundo para captar polegares erguidos de aprovação. Com Guarín e Falcao, o FC Porto fica de novo mais apetrechado para fazer face aos desafios que aí vêm, a começar com a Supertaça de Portugal, jogo para o qual ainda não se espera que estejam disponíveis para entrar nas opções de Vítor Pereira.

in "ojogo.pt"

Pronto para ganhar

VÍTOR PEREIRA QUER PRIMEIRO TRIUNFO



Vítor Pereira pode ser o 27.º treinador do FC Porto a conquistar um troféu para o clube da Invicta. Mais do que isso, o técnico tem a possibilidade de erguer o seu 1.º título no futebol sénior, na qualidade de treinador principal. No epílogo – e, de alguma forma, também no início – de um crescimento que começou no futebol juvenil, passou pelo trabalho nas divisões secundárias e se sustentou como n.º 2 da equipa técnica portista da última temporada, surge agora uma oportunidade de ouro no horizonte de Vítor Pereira: a de triunfar em nome próprio.
Ainda na sombra do trabalho encabeçado por André Villas-Boas em 2010/11, o atual treinador portista tem agora a oportunidade perfeita para começar a escrever a sua página na história do clube. Numa época em que o campeonato, a conquista das taças domésticas e o apuramento para as fases a eliminar da Liga dos Campeões são, como é habitual, os objetivos prioritários, o técnico vai estrear-se sob uma enorme pressão como líder de uma equipa de topo em Portugal.
in "record.pt"

Kelvin novamente enigmático

BRASILEIRO LAMENTA-SE NO TWITTER


Enquanto Pinto da Costa era entrevistado, Kelvin escreveu na sua conta pessoal no twitter: “Eu mudei, eu investi, eu tentei... Juro que tentei” e “Estou muito mal... Vou dormir e parar para pensar! Boa noite a todos.” Desconhece-se se os lamentos do brasileiro resultam de alguma questão profissional ou pessoal.


in "record.pt"

James Rodriguez com lesão na mão esquerda


O extremo colombiano do FC Porto padece de muitas dores e está em dúvida para o embate com o Mali.
O extremo James Rodriguez, do FC Porto, está em observação médica, devido a uma lesão sofrida na mão esquerda, no triunfo da Colômbia sobre a França (4-1), no Mundial de sub-20 de futebol.
«James tem afetados os dedos da mão esquerda, devido a um pontapé no encontro como a França», referiu o médico da seleção colombiana Nelson Rodriguez, citado pela EFE.
O clínico referiu ainda que o jogador se queixa «muito, muito da mão», que se encontra protegida por uma tala, devendo ser reavaliado hoje, 48 horas depois do encontro.
«Foram afetados os tecidos moles e por isso é muito doloroso», explicou Nelson Rodriguez, que adiantou ainda que será o selecionador colombiano, Eduardo Lara, a decidir se James jogará na terça-feira frente ao Mali, na segunda jornada do Grupo A.
Também o lateral direito Santiago Arias, do Sporting, apresenta fadiga muscular, mas «um descanso prolongado» deverá permitir-lhe atuar frente aos africanos.

in "sapodesporto.pt"

Danilo novamente em destaque na vitória do Brasil

Depois de ter marcado no decepcionante empate frente ao Egipto (1-1), Danilo, reforço do FC Porto, voltou a estar em destaque no segundo jogo da selecção brasileira no Mundial de sub-20, mas desta vez os «canarinhos» venceram por 3-0 a Áustria. 

Danilo sofreu aos 51 minutos a falta que originou grande penalidade para o Brasil marcar o segundo golo na partida, por Philippe Coutinho. Antes, Henrique já tinha inaugurado o marcador, enquanto Willian fechou a conta aos 63.

Alex Sandro lesionado

Também titular na partida, Alex Sandro, igualmente já contratado pelo FC Porto, viria a ser substituído por queixas na coxa logo aos 12 minutos.

O Brasil soma agora quatro pontos em dois jogos, necessitando apenas de empatar frente ao Panamá para garantir a passagem aos oitavos-de-final.

Iturbe no empate da Argentina frente à Inglaterra

Noutro jogo, a Argentina empatou a zero diante da Inglaterra. O avançado Iturbe, também reforço do campeão nacional, entrou desta vez de início (tinha sido suplente utilizado na vitória frente ao México). 


in "abola.pt"

At. Madrid oferece Salvio para garantir Falcao

O avançado colombiano Falcao continua na lista do At. Madrid para colmatar a saída de Kun Aguero para o Manchester City e, de acordo com o diário AS o clube colchonero, estará disposto a incluir Salvio na negociação com o FC Porto. 

O As refere, no entanto, que Salvio poderá não estar disposto a ser incluindo no negócio, uma vez que disse anteriormente que em Portugal só jogaria no Benfica, onde actuou na última época por empréstimo.

De qualquer forma, o At. Madrid estará já em contacto com o empresário Jorge Mendes, acreditando que poderá tirar Falcao do Dragão por 35,5 milhões de euros, valor um pouco acima da cláusula de rescisão do anterior contrato do jogador com o FC Porto – renovou recentemente até 2015, blindado por 45 milhões.


in "abola.pt"

Beto mais perto da porta de saída

Beto integrou a convocatória para o jogo de anteontem com o Lyon mas não foi utilizado. Já na apresentação do plantel aos sócios e depois de ter participado no desfile dos jogadores, o guarda-redes acabou por não entrar nas opções para o encontro com os uruguaios do Peñarol. A saída é o cenário que está à vista.

«É para mim o melhor guarda-redes português e quer jogar mais para recuperar o espaço na Selecção. Mostrou vontade de sair, mas não por se sentir mal no FC Porto. Entendo que é legítimo que ele queira sair e era necessário estarmos precavidos. O Bracali é experiente, estava livre e é uma boa opção», comentou Pinto da Costa na entrevista ao Porto Canal.


in "abola.py"

Guarín não vai forçar saída, garante empresário

Marcelo Ferreira, representante de Freddy Guarín, admite que existem alguns clubes interessados na sua contratação mas assegura que o colombiano está de corpo e alma no Dragão. 

«É tudo muito claro. O clube que quiser o Freddy terá de conversar com o FC Porto e o que o FC Porto decidir está bem para nós. Ou seja, não há interesse de forçar uma saída. A não ser que o FC Porto diga que chegou a acordo com outro clube para a transferência, o Freddy está bem no clube», disse o empresário em declarações à Antena 1.

«Sei que há clubes interessados mas não sei até que ponto existem ou não negociações. Estou à espera que o FC Porto dê alguma instrução pelos clubes que se interessaram pelo Freddy», concluiu.


in "abola.pt"

IFFHS: Falcao segundo melhor marcador em 2011

O portista Radamel Falcao continua no segundo lugar do ranking da Federação Internacional de História e Estatística do Futebol (IFFHS), relativo aos sete primeiros meses do ano. A IFFHS considera apenas os golos apontados em jogos das selecções e pelos clubes nas competições internacionais.

O avançado tem apontados dez golos em competições internacionais, ao serviço dos dragões, e três golos pela selecção colombiano – na Copa América -, somando assim os mesmos 13 que o líder Javier Hernández.

Em terceiro encontram-se o jovem prodígio Neymar, do Santos, e Aleksandar Duric, ambos com dez golos.

Na última actualização divulgada pela IFFHS, Falcao encontrava-se a dois golos do avançado do Manchester United.

Em quinto lugar está Oussama Darragi, do Espérance Tunis. Jogador que já esteve nas cogitações do SC Braga. 

Giuseppe Rossi, do Villarreal, ocupa o sexto posto. 
Guarín, companheiro de Falcao na selecção da Colômbia, também surge nesta lista, no posto número 27 com seis golos anotados. 

Cardozo, avançado do Benfica, é o 53.º da lista com cinco golos, surgindo, logo em seguida - n.º 56 - o avançado do SC Braga, Alan, com o mesmo número de golos.


in "abola.pt"