domingo, 29 de janeiro de 2012

FC PORTO NA "FINAL FOUR" DA TAÇA DE PORTUGAL

O FC Porto garantiu este sábado o apuramento para a "final four" da Taça de Portugal, ao bater o S. Bernardo por 33-22, em jogo dos quartos-de-final. Ao intervalo, os Dragões venciam 17-14.

O jogo, disputado no Pavilhão do S. Bernardo, foi sempre dominado pelo FC Porto, que desde o arranque fizeram valer a força no ataque, acabado com 33 golos, número inalcancável para os aveirenses.

Gilberto Duarte, com 11 golos, foi a grande figura da partida, num jogo em que também se destacaram Pedro Spínola (cinco golos) e Tiago Rocha (quatro).

As outras equipas apuradas para a fase decisiva são o Sporting, o Madeira SAD e o Belenenses.


in "fcp.pt"

Gil Vicente-F.C. Porto (antevisão): dragão avesso a galos

Azuis e brancos costumam dar-se bem em Barcelos. Hulk continua a não ser opção para Vitor Pereira


O Momento:

Gil Vicente: os gilistas não venceram nenhum dos últimos cinco jogos no campeonato, mas vêm de uma excelente exibição no Estádio da Luz. A última aparição em Barcelos não augura nada de bom, pois a formação de Paulo Alves foi goleada 0-3 pelo Nacional da Madeira. Os galos têm 16 pontos (dois acima da linha de água) e ocupam o 11º lugar. 

F.C. Porto: depois de terem empatado a zero bolas em Alvalade, e perdido o primeiro lugar para o Benfica, os dragões reentraram nos eixos e triunfaram nas duas últimas jornadas. 2-0 ao Rio Ave e 3-1 ao Vitória de Guimarães, ambos os jogos no Estádio do Dragão. O principal problema para Vitor Pereira prende-se com o elevado número de ausentes. O técnico voltou a chamar todos os disponíveis. Hulk continua de fora.


Ausentes:

Gil Vicente: João Vilela e Luís Carlos (lesionados); Hugo Vieira (condicionado)

F.C. Porto: Alex Sandro, Guarín, Hulk e Sapunaru (lesionados); Fernando (castigado);
Djalma (ao serviço da selecção)


Discurso directo:

Paulo Alves: «Para conquistar pontos temos de estar num dia excelente, ao nosso melhor nível e ter uma pontinha de sorte. Não a tivemos, a semana passada, na Luz, mas espero que amanhã [domingo] ela nos possa sorrir».

Vitor Pereira: «Fundamentalmente, quero um Porto consistente, rigoroso, a fazer um jogo sério e de qualidade, para nos exibirmos ao nível dos últimos jogos. É um Porto maduro que espero ver em Barcelos».


Registo histórico:

O F.C. Porto costuma dar-se bem em Barcelos. Nove vitórias, dois empates e apenas três derrotas, em 14 deslocações ao terreno dos minhotos. A última derrota dos azuis e brancos am casa do Gil Vicente aconteceu na temporada 2003/04, pouco antes da inesquecível final de Gelsenkirchen frente ao Mónaco.

Equipas prováveis:

GIL VICENTE: Adriano Facchini; Daniel, Halisson, Cláudio e Júnior Caiçara; André Cunha, Luís Manuel e Pedro Moreira; Rodrigo Galo, Hugo Vieira e Richard.

Outros convocados: lista ainda não conhecida

F.C. PORTO: Helton; Maicon, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira; João Moutinho, Souza e Steven Defour; James Rodríguez, Kléber e Silvestre Varela.

Outros convocados: Bracali, Danilo, Mangala, Belluschi, Cristián Rodríguez, Juan Iturbe e Thibaut Vion

in "maisfutebol.iol.pt"

Mercado

Dragões não desistem de Ganso à primeira nega

O Santos recebeu, na quarta-feira, uma proposta de 8 milhões de euros pelos 45 por cento dos direitos económicos de Ganso que estão na sua posse. O valor que o FC Porto lançou para a negociação respeita a avaliação do próprio Peixe quando propôs a troca do médio brasileiro pelo argentino Montillo, do Cruzeiro. A operação, que o vice-presidente Odílio Rodrigues catalogou de "interessantíssima", não previa custos para qualquer clube e estava avaliada nos tais 8 milhões de euros (18 milhões de reais) que são o preço de Montillo.
O negócio não avançou e o de Ganso para o FC Porto também não será concretizado em tempo útil para que o jogador seja reforço já este mês. A consciência dessa impossibilidade não inibe os dragões, porém, de insistir na contratação do internacional canarinho. A prioridade era imediata, mas o interesse renova-se para 2012/13 caso o Peixe confirme a nega.
A relação entre o Santos e Ganso tem-se deteriorado ano após ano, ao ponto de o clube ter até enjeitado accionar, recentemente, uma opção de compra sobre 10 por cento do passe, que acabaram nas mãos do fundo DIS, o mesmo que já colocou Danilo no FC Porto e que tem interesse em fazer Ganso entrar no futebol europeu pela porta do Dragão.
Luiz Álvaro Ribeiro, presidente do Santos, garantiu ontem a O JOGO que não quer conversas. "Na segunda-feira [amanhã], o FC Porto e o grupo investidor vão receber oficialmente a minha resposta, que é não. Não existe a mais remota possibilidade," referiu, indiferente à vontade do jogador. "Não falei com o Ganso, nem tenho de falar. Tem contrato [até 2014] e vai cumpri-lo", ameaçou, sendo mais enérgico na reacção às palavras de Tiago Kotscho, assessor de jogador, que disse a O JOGO que tanto Ganso como o DIS queriam que o negócio se fizesse: "Eles querem é vender do jeito mais fácil, o que dizem não interessa."
O Santos vai dificultar a operação, o que não anula o interesse do FC Porto. Ganso é alvo para a próxima temporada.

Belluschi sai, Guarín fica

Belluschi despede-se hoje do FC Porto e amanhã segue para Génova para acertar o empréstimo até final da época, ficando o clube italiano com um opção de compra por cinco milhões de euros. Por outro lado, Guarín vai continuar no Dragão, apesar do seu empresário, Marelo Ferreyra exigir a saída. "Vamos pedir ao FC Porto que o ceda por empréstimo."


in "ojogo.pt"

Mais dragão no Porto Canal a partir de amanhã

A presença do FC Porto no Porto Canal será mais forte a partir de amanhã, dia em que entra em vigor a nova grelha de programação da televisão. Além do alargamento do "Somos Porto", que evolui para um formato magazine, e da maior regularidade do Flash Porto, há três programas com estreia marcada. Na quarta (22h30) arranca o "Invictos", sobre a vida dos atletas fora das quatro linhas. Às terças, de forma alternada, passa o "Cadeira de Sonho", com o relato das experiências dos adeptos, e o "Portistas no Mundo."
O novo conteúdo programático foi elaborado por Domingos Andrade, director de programas e informação, e por Rui Cerqueira, director dos conteúdos FC Porto para o Porto Canal, que promete manter "o rigor informativo e respeito por todos os envolvidos."
A transmissão dos jogos das modalidades mantém-se. E, às sextas, serão transmitidos os jogos da Liga Fertibéria, para veteranos.

in "ojogo.pt"

Souza vai fazer de Polvo

Souza vai a jogo em Barcelos no lugar do castigado Fernando, repetindo a titularidade contra o Gil Vicente. Na primeira volta do campeonato, Souza beneficiou da indecisão quanto ao futuro do Polvo e foi aposta inicial nas primeiras jornadas. Depois, perdeu com naturalidade o espaço na equipa para o seu compatriota. Esta noite, volta às escolhas porque Vítor Pereira optou pela via mais conservadora: vai fazer troca por troca e não mexe na estrutura do meio-campo. Mais à frente estarão João Moutinho, que também era candidato à posição de Fernando (o que obrigava a que alguém o rendesse mais à frente), e Defour.
Esta é, aliás, a única alteração prevista no onze para Barcelos, tendo em conta o último jogo. Hulk bem tentou, mas não recuperou a tempo, pelo que o ataque ficará entregue a James, Varela e Kléber. Na defesa, também não há mexidas porque o treinador considerou que Maicon, fortemente elogiado pelo treinador no final do jogo com o V. Guimarães, merece continuar no lado direito, mantendo Danilo no banco de suplentes.
Além disso, a boa exibição do Gil Vicente no Estádio da Luz ajudou a convencer Vítor Pereira a não mexer na estrutura da equipa mais do que é obrigado pelos cinco cartões amarelos acumulados pelo Polvo.
E essa alteração de Fernando por Souza começou a ser preparada ainda no decorrer do jogo com os vitorianos. Pouco depois de James fazer o 3-1 diante do V. Guimarães, que descansou os adeptos portistas, Vítor Pereira deu ordens para Souza entrar porque Fernando tinha visto o amarelo aos 58' e estava fora da deslocação a Barcelos. Porém, não foi o Polvo a sair. A escolha recaiu em João Moutinho, poupando-o da parte final do encontro. Em todo o caso, a entrada do brasileiro foi, precisamente, a pensar no Gil Vicente.
O FC Porto tem várias jogadores entregues aos cuidados do departamento médico (Hulk, Sapunaru, Guarín e Alex Sandro), além de Djalma estar na CAN e de Fucile já ter ido para o Santos. Por isso, foi com alívio que o treinador recebeu luz verde dos médicos para convocar Cristian Rodríguez, que rende Fernando na lista.
Na prática, foram chamados todos os jogadores de campo disponíveis no plantel principal e, mesmo assim, foi preciso manter o goleador dos sub-19, Vion, para que esta noite possa inscrever 18 elementos na ficha do jogo. O avançado francês repete a presença no banco de suplentes, aguardando que as incidências da partida permitam a sua estreia, o que faria dele o 25º jogador utilizado por Vítor Pereira no campeonato em pouco mais de metade da prova.

Belluschi para dar mais poder de fogo

Belluschi é a principal alternativa que Vítor Pereira terá a seu lado no banco. O argentino está de saída do FC Porto, mas foi convocado e pode ser chamado ao jogo, não para se despedir do clube, mas para alterar a dinâmica do meio-campo, aproximando-o mais da área contrária e acrescentando-lhe poder de fogo. Belluschi é o médio que mais remata no FC Porto, mas esta época a pontaria não tem estado muito afinada: só fez um golo, ao Setúbal, em partida da quarta jornada.

Polivalência de Danilo é trunfo a ter em conta

Ainda não será desta que Danilo tem entrada directa no onze. O reforço foi contratado para lateral-direito, mas Maicon tem dado conta do recado e merecido elogios do treinador, que não encontra justificação para o tirar da equipa. Assim, Danilo terá de se contentar com o banco. No decorrer do jogo poderá entrar para dar profundidade ao lado direito, numa troca directa, ou para o meio-campo, como aconteceu na recepção ao Guimarães. E o brasileiro pode fazer praticamente todas as posições por lá.

Em busca de melhor série da época

O FC Porto procura dois recordes em Barcelos. Desde logo, pode igualar o maior número de jogos sem perder no campeonato, que são os 56 do Benfica de John Mortimore. Além disso, pode conquistar o quarto triunfo consecutivo (depois de ganhar ao Guimarães, Estoril e Rio Ave), o que ainda não aconteceu com Vítor Pereira. Esta é a segunda série de três vitórias seguidas. O empate em Alvalade interrompeu a anterior.

Kléber joga hoje os últimos trunfos

A lesão de Hulk permite que Kléber repita a titularidade pelo terceiro jogo consecutivo e confere-lhe mais uma oportunidade para negar a evidência de que o FC Porto precisa de mais um ponta-de-lança. Estes poderão ser os últimos trunfos jogados pelo ex-Marítimo como titular. Se não responder com os golos que não consegue marcar há sete jogos, fica sem argumentos para evitar o regresso ao banco de suplentes.
Depois do Gil Vicente tudo mudará. No próximo fim-de-semana até há Taça da Liga, mas o enfoque é, naturalmente, o campeonato. Kléber jogará, ao lado de todos os outros suplentes, contra o Setúbal. Mas a 12 de Fevereiro, na recepção ao Leiria, já para a Liga, Hulk tem tudo para se voltar a fixar no meio. Nessa fase já estará recuperado, mas dificilmente voltará a ser extremo, embora seja essa a sua preferência e também a de Vítor Pereira. É que James está em grande forma, Varela é aposta forte para a segunda metade da época e Cristian Rodríguez recuperou e está disposto a manter o bom momento que vivia quando se lesionou. E ainda há Djalma, que salvo a presença de Angola nas meias-finais da Taça das Nações africanas, já estará em Portugal. Kléber é visto como o elo mais fraco do ataque e se entretanto não provar o contrário, é naturalmente o primeiro a cair.
Além de última, esta é também uma oportunidade de ouro para voltar a marcar. Isto porque vai jogar longe do Dragão e dos assobios que o têm incomodado e pressionado, segundo relatos dos amigos que com ele têm conversado. Se só num clima de total paz e serenidade Kléber conseguirá retomar o nível do Marítimo ou aquele com que começou a época, então Barcelos é o local ideal. O FC Porto terá quase 10 vezes menos adeptos do que contra o Guimarães.

Falta de confiança nota-se como nunca

Estatisticamente, os últimos jogos de Kléber revelam a falta de confiança que também se nota a olho nu. Contra o Guimarães, o jogador ficou, pela segunda vez esta época, abaixo dos 50% de passes certos. Foram apenas 10 num total de 21 tentados, a contribuírem também para um registo global de 59% de acerto desde que perdeu o lugar, contra 66% da fase em que era titular. Ao jogar menos minutos, os remates também são cada vez menos: 1,5 de média contra os anteriores 2,83. Mas, contra o V. Guimarães, não se pode queixar de falta de tempo: foram 90 minutos em campo para apenas um ensaio.

in "ojogo.pt"

Incrível recuperação só atingiu Rodríguez

HULK PROLONGA BAIXA MAIS UMA SEMANA



O FC Porto tem, esta noite, um novo teste à independência em relação a Hulk, agora em Barcelos. Quer isto dizer que o Incrível ainda não recuperou da lesão sofrida na receção ao Rio Ave – distensão muscular na coxa esquerda –, tendo prolongado a sua baixa pelo menos por mais uma partida. Por outro lado, Vítor Pereira já vai poder contar com Cristian Rodríguez. De um dia para o outro o uruguaio evoluiu de trabalho condicionado para integrado sem limitações e viu o seu nome ser incluído na lista de convocados para defrontar o Gil Vicente.
Em relação ao jogo da última jornada, frente ao V. Guimarães, a entrada de Cristian Rodríguez para a saída do castigado Fernando foi mesmo a única alteração produzida por Vítor Pereira nos convocados. Quer isto dizer que o avançado dos Sub-19, Thibaut Vion, mantém-se nos eleitos. Ainda assim, e acrescentando o regresso de Rodríguez às opções, ele que vinha a ser titular até à lesão que sofreu, tudo leva a crer que o treinador portista vai manter a aposta em James, Varela e Kléber para formar o trio atacante.
in "record.pt"

Liedson foi um "boato"

FORA DOS PLANOS



O rumor de que Liedson poderia ser o avançado que o FC Porto procurava para reforçar a equipa no fecho do mercado correu ontem na esfera mediática, mas esse cenário está totalmente colocado de parte.
O próprio empresário do jogador, Marcelo Robalinho, deu nota disso através da sua conta no Twitter – @m_robalinho: “Isso é boato... Sem chance. O Liedson está focado no Corinthians e nos títulos do Paulista e da Libertadores.”
De resto, Record sabe que o luso-brasileiro, de 34 anos, nunca esteve nos planos do FC Porto. O lugar de ponta-de-lança continua em aberto, mas não para o Levezinho.
in "record.pt"

Belluschi de partida

EMPRÉSTIMO AO GÉNOVA SERÁ OFICIALIZADO



Fernando Belluschi deve vestir, esta noite, pela última vez a camisola do FC Porto. Está praticamente tudo acertado para que o internacional argentino seja emprestado ao Génova até ao final da época, tendo o clube italiano assumido a compra dos 50 por cento do passe que pertencem aos dragões, por 5 milhões de euros, nessa altura.
“O FC Porto respondeu de forma positiva à proposta do Génova. Da parte do Belluschi também está tudo definido. Só falta o Génova mandar os bilhetes para que ele siga viagem para Itália, o que deverá acontecer entre segunda e terça-feira” confidenciou, a Record, Alberto Meo.
in "record.pt"