quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Vítor Pereira defende alterações no fecho do mercado


O treinador do FC Porto, Vítor Pereira, considera pertinente ser analisado, no Fórum de Elite dos treinadores da UEFA, a questão das diferentes datas para o fecho do mercado.

«É preciso saber se vai existir alguma alteração nas datas de fecho do mercado e se ninguém abordar esse tema irei puxar para a conversa», afirmou Vítor Pereira.

O mercado ao fechar em dias diferentes, consoante os campeonatos, faz com que, por exemplo, o FC Porto não possa colmatar a saída de Hulk para o Zenit. 


in "abola.pt!

«Às vezes temos de dar um passo para trás» - Janko


O avançado Marc Janko assumiu que ficou desolado quando recebeu a notícia de que não estava nos planos do FC Porto para a nova época, mas congratula-se por ter encontrado uma solução a tempo útil.

«Tive seis dias para encontrar um novo clube, quando na verdade pensei que a minha relação com o FC Porto duraria mais tempo. Tive de decidir contra o meu ego», afirmou o jogador, em declarações prestadas ao site austríaco Der Standard.

A passagem pelos dragões, contudo, é vista de forma bem positiva por Marc Janko: «Fiz o meu trabalho e fui campeão.»

Questionado se a mudança para o Trabzonspor é um passo atrás na carreira, o avançado, de 29 anos, atirou: «Talvez depois possa dar dois passos em frente.»

«O Trabzonspor foi o primeiro clube a apresentar-me uma proposta e senti-me bem pela confiança que colocaram em mim, especialmente o treinador Senol Gunes», finalizou.


in "avola.pt"

"Inscrições são muito bonitas", diz empresário de Iturbe

Augusto Paraja volta a pedir minutos para que Iturbe mostre o "sangue de campeão" que lhe corre nas veias.


O empresário de Juan Manuel Iturbe só acreditará que o jogador é uma aposta de Vítor Pereira, esta época, quando vir o argentino em campo, não se mostrando particularmente entusiasmado com a inscrição do jogador na Liga dos Campeões.

Para início de conversa, Augusto Paraja reforça o que já havia dito há pouco mais de um mês, quando deixou um apelo directo ao treinador do FC Porto.

"[A inscrição na Liga dos Campeões] era um objectivo que Iturbe queria concretizar. Ele treina todos os dias, desde que chegou ao clube, para conquistar o seu lugar e espero que lhe dêem oportunidades de jogar. As oportunidades dão-se ao colocar o jogador no campo. As inscrições são muito bonitas, mas o lugar do jogador é dentro de campo", remata, em contacto telefónico com Bola Branca.

"Sangue de campeão" para convencer Vítor Pereira
O jogador ainda não fez um único minuto em jogos oficiais pelos portistas, esta época, sendo que na temporada anterior foi utilizado em apenas quatro jogos da Liga.

Iturbe não está satisfeito por não ser opção de Vítor Pereira, mas também não é um jogador que desista facilmente dos sonhos. 

Aliás, o representante do internacional pelas selecções jovens das "pampas" salienta que o avançado "tem sangue de campeão", que não se conforma por uma simples inscrição numa prova tão importante como a Champions.

"Quando um jogador é medíocre, conforma-se por não jogar", compara Paraja. "Quando um jogador tem sangue de campeão, como o Iturbe, luta dia a dia para jogar", sublinha. 

"Quando não é opção, não fica contente porque não joga. Quando o jogador é medíocre, conforma-se por ser apenas inscrito numa competição. Quando tem sangue de campeão, demonstra a quem manda que quer ganhar", sustenta.

Saída de Hulk não muda nada
Ao contrário do que se possa pensar, Iturbe não respirou de alívio com a saída de Hulk. Com ou sem a vaga deixada em aberto pelo brasileiro, que rumou ao Zenit São Petersburgo, a mentalidade do atleta de 19 anos é só uma.

Iturbe não precisa que saiam jogadores para se afirmar. É um grande jogador e vai demonstrá-lo, mas somente quando lhe derem minutos. Ele não espera a saída de ninguém, luta pelo seu lugar. Na pré-época demonstrou o profissional que é, a 100%, e não precisa que saia ninguém para ter espaço na equipa", conclui Augusto Paraja.



in "rr.pt"

Danilo no lote de lesionados


O defesa brasileiro Danilo foi esta quarta-feira incluído no lote de lesionados do FC Porto, segundo informação disponível no site dos campeões nacionais.

Na nota, os dragões limitam-se a registar "as lesões de Danilo, Castro, Rafa e Fernando, que se limitaram a fazer tratamento", e as ausências de nove internacionais, ao serviço das suas seleções.

Para engrossar o lote de jogadores na sessão de hoje, foram chamados ao treino do plantel principal Tozé, Pedro Moreira e Dellatorre, do FC Porto B, e João Costa, guarda-redes dos sub-17.

Realce ainda para a ausência Vítor Pereira, presente no Fórum de Treinadores de Elite da UEFA, reunião anual que decorre esta semana em Nyon, na Suíça.

Os dragões voltam ao trabalho quinta-feira, às 16H30, no Centro de Treinos do Olival (Gaia).

in "record.pt"

Investidor “travou” transferência de Moutinho para o Tottenham

Nas últimas horas da passada sexta-feira, limite para inscrição de jogadores em Portugal e Inglaterra, FC Porto e Tottenham chegaram a assinar um acordo para a transferência de João Moutinho, no entanto, um impedimento de última hora acabou por cancelar a saída do internacional português para o clube Londrino.

Segundo noticia o The Guardian, FC Porto e Tottenham tinham já assinado o acordo para a transferência do médio, operação que iria render 25 milhões de euros aos cofres do Dragão. João Moutinho teria igualmente acertado os detalhes do contrato com os spurs e a documentação estava pronta para ser enviada para ser enviada para a Liga inglesa.

No entanto, segundo explica a mesma fonte, um último detalhe acabou por travar o negócio. A Liga inglesa não permite partição de terceiros nos passes dos jogadores e 15 por cento dos direitos económicos do jogador pertencem a um investidor. Ou seja, para que o negócio pudesse concretizar-se, o FC Porto teria de adquirir a totalidade do passe de João Moutinho.

Fontes ligadas ao Tottenham asseguram ao jornal britânico que, ao adquirir a totalidade dos direitos económicos, o FC Porto teria de subir a parada e exigir um valor superior aos 25 milhões de euros inicialmente negociados, condição que o clube inglês não estava disposto a aceitar. As partes acabaram por não chegar a acordo antes da meia-noite e o negócio ficou sem efeito.

in "ojogo.pt"

Na galeria de mitos

trajeto do brasileiro no dragão ao nível de antigas glórias

Daqui a alguns anos, provavelmente quando até já tiver netos, Hulk será certamente recordado como um dos melhores jogadores da história do FC Porto.

Os números não são tudo na vida, e muito menos no futebol, mas ajudam a perceber a real importância do trilho percorrido pelo Incrível no Dragão. E a verdade é que, ao cabo de quatro temporadas, o brasileiro conseguiu tanto ou mais que outras estrelas do passado azul e branco, como Cubillas, Madjer e Futre, por exemplo.

in "record.pt"

Quinõnes na primeira pessoa "Uma linda oportunidade"

Lateral aborda os primeiros tempos em Portugal e carateriza-se como jogador. Herda o 5 de Álvaro Pereira e espera seguir as pisadas de sucesso de outros colombianos. 
 
Héctor Quiñones, reforço do FC Porto, falou em exclusivo ao sítio oficial dos dragões e ao Porto Canal. O lateral esquerdo, de 20 anos, abordou a nova etapa na carreira, classificando-a como "uma linda oportunidade". "Venho para uma equipa grande, que conseguiu títulos nacionais e internacionais e que é destacada na Colômbia. Tive a oportunidade de vir para cá e espero, com o meu futebol, ajudar a conquistar muitos mais títulos para o FC Porto. Sei que tenho de aproveitar ao máximo e dar graças a Deus por ter esta oportunidade de estar na Europa e no FC Porto", declarou.

Quinõ, como gosta de ser tratado, admitiu que falou com James quando recebeu a proposta dos dragões, que o deixou cheio de "orgulho". "O FC Porto é um clube importante a nível europeu. Conheço-o desde 2004, quando ganhou a Liga dos Campeões. Na América do Sul fala-se muito dessa competição e o FC Porto tem lá estado, sempre no primeiro plano. O clube é uma referência aqui em Portugal e na América do Sul também se ouve falar da excelente estrutura que tem, a nível administrativo e futebolístico", elogiou.

"Sei que os objetivos passam por ser tricampeão e estar bem na Liga dos Campeões, que é um torneio de muito prestígio. Cada jogador tem o seu trajeto e eu vim para cumprir o meu. Muitos dos laterais esquerdos que passaram pelo FC Porto deixaram boas recordações e eu também quero criar uma boa imagem junto dos adeptos. Pouco a pouco vou sabendo o que é ser Dragão e já tenho muito orgulho nisso.Todos os colombianos que passaram por cá ganharam títulos e são hoje jogadores de selecção. Deus queira que eu também consiga atingir essas metas. Espero ter um desempenho importante no FC Porto e poder ser campeão também", acrescentou, caraterizando-se como "um jogador que gosta muito de subir ao ataque, fazer bons cruzamentos e atirar à baliza".

"Já ouvir falar do Alex Sandro, como do resto da equipa. O plantel do FC Porto é excecional e eu vou lutar pelo meu lugar e tentar agradar ao técnico, o que é sempre importante para que nos tenha em conta nos jogos. Vou tentar fazer isso e aprender. Todos os dias se aprende algo e oxalá eu possa aprender muito aqui no FC Porto", sublinhou.

Vítor Pereira, como se esperava, tem sido importante nos primeiros tempos de Quiñones em Portugal. "O treinador disse-me que pouco a pouco me vou integrar no grupo e adaptar-me ao estilo de jogo europeu. Disse-me para estar tranquilo e para fazer perguntas sempre que precisar de alguma coisa ou quando tiver alguma dúvida", confessou o jogador, que herda o número 5 de Álvaro Pereira. 

in "ojogo.pt"

Dragões com todos na Champions

O FC Porto enviou à UEFA a lista de 22 jogadores para a Champions. Rolando foi incluído, assim como o reforço Quinones 

Nenhum jogador do plantel principal do FC Porto ficou de fora da lista de inscritos na UEFA. Apesar das limitações com estrangeiros, os dragões conseguiram preencher todas as vagas do plantel, uma vez que James e Kadú reúnem as condições necessárias para serem incluídos na lista B. No caso, um jogador tem de ter nascico depois de 1 de janeiro de 1991 e ter estado no clube por um período de dois anos seguidos desde o seu 15º aniversário. Ora o extremo colombiano nasceu em julho de 1991 e está a entrar na terceira época de azul e branco.

Rolando, tal como O JOGO avança na edição de hoje, tamb+em foi inscrito e poderá ser opção já para a partida com o Dínamo de Zagreb, no dia 18 de setetembro. De resto, também o reforço Quinones teve direito a uma vaga.

Além de James e Kadú, o FC Porto incluiu mais 12 jovens na lista B, com destaque para Gonçalo Paciência (filho de Domingos Paciência), Sérgio Oliveira e Tiago Ferreira.

in !ojogo.pt"