sexta-feira, 4 de março de 2011

Cristian Rodríguez regressa à lista de convocados


Avançado uruguaio substitui o castigado Hulk para o embate com o Vitória de Guimarães.
Hulk irá cumprir castigo no encontro da 22ª jornada, contra o Vitória de Guimarães, devido à acumulação de cartões amarelos, e André Villas-Boas colmatou a ausência do extremo brasileiro com a chamada do uruguaio Cristian Rodríguez.
O técnico do FC Porto voltou a excluir Walter e Souza da lista de eleitos e o lateral esquerdo Emídio Rafael continua a ser a única baixa por lesão.
O FC Porto, líder com 59 pontos, defronta, este sábado, o Vitória de Guimarães, quinto com 32 pontos, às 19h45, no Estádio do Dragão, em jogo a contar para a 22ª jornada da I Liga.
Lista de convocados:
Guarda-redes: Helton e Beto;
Defesas: Fucile, Sapunaru, Maicon, Rolando, Otamendi e Álvaro Pereira;
Médios: Fernando, Guarin, João Moutinho, Belluschi e Rúben Micael;
Avançados: Falcao, Varela, James, Mariano e Rodriguez.
in "sapo.desporto.pt"

AVB: "Temos de nos sentir ameaçados pela motivação do Benfica"

André Villas-Boas voltou a distribuir elogios ao Benfica, garantindo, na véspera de uma jornada em que o Minho se intromete na candidatura ao título, que só assumirá a conquista do título quando for uma certeza... matemática.


Álvaro Pereira afirmou esta semana que pretende "manter a invencibilidade até à morte". Partilha desta ideia?

Não é uma obrigação. Aliás, até podemos manter a invencibilidade, mas se tivermos nove empates não seremos campeões. Compreendo que possa ser um estímulo, mas só será um prémio se a isso adicionarmos o título de campeão nacional.


Acredita que só algo de muito inesperado poderá retirar o título ao FC Porto?

Acho perfeitamente possível que o FC Porto não seja campeão. Já nos apontaram um ciclo negativo esta temporada, ao qual respondemos com uma série importante de vitórias. Mas, um novo ciclo negativo pode estar à porta, ou não... Queremos acreditar que o que fazemos é suficiente para nos mantermos neste ciclo positivo. Dependemos apenas de nós, tendo em conta a vantagem que temos, e estamos confiantes que podemos manter este percurso de sucesso até ao final. No entanto, o futebol é imprevisível e, por isso, vou encarar esta possibilidade até ser uma questão matemática, até porque, do outro lado, há uma equipa com uma sequência de vitórias igualmente importante, extremamente motivada, e com um grande balão emocional que é ganhar dois jogos no último minuto. Isso transcende as pessoas, o povo, faz alimentar o ego e, nesse sentido, estamos perante uma equipa que está no topo da sua motivação. Só um FC Porto igualmente no topo da sua motivação se manterá com esta distância pontual.


No Benfica, continua a acreditar-se no título e a equipa parece motivada, tendo em conta as declarações dos seus jogadores e treinadores. Como se motiva a sua equipa?

Não há melhor motivação do que acreditar que vamos ser campeões. Se os outros, com esta distância, se sentem motivados, nós teremos de nos sentir ameaçados por essa motivação para também continuarmos num nível motivacional elevado de forma a triunfarmos.


Esta jornada vai jogar primeiro do que o Benfica. Para si, é indiferente?

Nem sequer é uma questão. Para mim é igual, desde que se atribua um determinado tempo de recuperação entre os jogos. Já jogámos com mais tempo, menos tempo, antes, depois, já jogámos muito em cima de jogos da Selecção, de jogos europeus… Portanto, é igual.


No final do jogo com o Sporting, Jorge Jesus falou de uma equipa fatigada. Acredita que esta jornada pode ser decisiva para o campeonato, tendo em conta que o Benfica vai jogar a Braga?

Gostava de ter a minha equipa tão fatigada como a dele, porque era sinal de que tinha jogado a meia-final da Taça da Liga. Acredito que o sentimento dele também seja esse, até pela forma como festejaram a passagem à final. São as condicionantes de uma equipa de topo que se manteve dentro dos objectivos definidos.


Tem seis jogadores em risco de suspensão, numa altura em que o jogo da Luz se aproxima. Tem algum plano para resolver esse problema?

Não, mas olhamos para isso com algum cuidado. Acho que o facto de um jogador estar em risco de suspensão também inibe determinado tipo de maus comportamentos. Temos o exemplo do Hulk, ou até mesmo do Helton, que passaram uma série de jogos sem ver o quinto amarelo. Vamos mantendo a situação assim e logo veremos o que acontece.


Tal como em Espanha, com o Real Madrid e Barcelona, o Benfica e o FC Porto destacam-se de todos os outros adversários. Sente que o campeonato perde interesse devido a esse facto?

Não me parece que esteja a perder o interesse, bem pelo contrário. Se olharmos para os últimos 20 anos, temos registo para vitórias do Boavista e Sporting no campeonato. Também há um percurso muito forte do FC Porto e, há uns anos, do Benfica. Não é um dado novo, até porque em Espanha se passa o mesmo, apesar de o Valência e o Corunha também terem sido campeões. No ano passado, em Portugal, tivemos o Braga a ameaçar até à última jornada. É uma questão histórica, cultural e nada dramática.

"Se não formos competentes podemos perder pontos"

Há um ajuste de contas para fazer com o Guimarães, tendo em conta que foi um dos dois clubes que roubou pontos ao FC Porto na primeira volta?

Não há esse sentimento de revolta, apenas a manutenção dos objectivos que temos estabelecidos; conseguimos vencer o primeiro jogo de cinco que queremos ganhar, nada mais. Se isso eventualmente não acontecer, teremos oportunidade de redefinir objectivos para um novo ciclo. Se vencermos o Guimarães, estaremos a dar mais uma demonstração da nossa força, porque vamos defrontar um adversário que tem alcançado os objectivos para esta época e que está às portas de uma final na Taça de Portugal. Vamos encontrar um adversário de prestígio, que, de ano para ano, tem sempre muitas entradas e saídas de jogadores, mas que, apesar disso, se mantém sempre fiel ao seu estilo e forma de jogar. Nesse sentido, esperamos grandes dificuldades.


Defrontar o Guimarães representa um risco elevado nesta altura do campeonato?

Jogar contra o Guimarães, fora ou em casa, é sempre extremamente complicado. É uma equipa que pode criar grandes dificuldades, porque tem um treinador que gosta de definir estratégias diferentes consoante os jogos. Essas estratégias não são fáceis de analisar e podem causar alguma surpresa, até pela possibilidade de introdução de novos jogadores no onze inicial. Tentamos fazer uma leitura do que pode acontecer, estamos confiantes na nossa organização, mas tendo sempre como negativo esse factor surpresa que o Guimarães pode apresentar através da sua imprevisibilidade.


Teme que os jogadores do FC Porto possam relaxar nesta partida, tendo em conta que há um jogo a meio da próxima semana, com o CSKA, e uma vantagem de oito pontos para o Benfica?

Não, isso não é possível. Tivemos uma boa semana de recuperação e trabalhámos os nossos princípios de jogo. Também tivemos dois dias de folga que, para nós, são fundamentais, sobretudo na recuperação mental. Para além disso, trabalhámos muito forte durante esta semana e acredito que podemos realizar um bom jogo. No entanto, tudo dependerá da forma como encararmos mais este desafio: venceremos se estivermos comprometidos com o jogo e se formos competentes, mas se não o fizermos podemos perder pontos.

Sílvio e Lima, "notícia falsa"

A notícia surgiu esta semana, na qual se garantia que o FC Porto já teria assegurado as contratações de Lima e Sílvio, do Braga, para a próxima temporada. André Villas-Boas perdeu pouco tempo a comentar essa possibilidade, tendo-se limitado a negar a contratação dos dois jogadores. "Esse assunto pode morrer imediatamente: é uma notícia absolutamente falsa", afirmou o treinador portista.

"Sou o que sou porque tenho grandes jogadores"

André Villas-Boas afirmou esta semana que não era "nada de especial" como treinador; terá sido falsa modéstia ou mais uma tentativa de se demarcar de José Mourinho? "O que disse sinto-o diariamente: só sou o que sou porque tenho à minha disposição um núcleo de jogadores com um grande talento. Só eles nos podem levar até ao sucesso. Também acredito muito na liberdade de decisão dentro da nossa equipa técnica e por isso é que temos uma grande empatia. Aqui, todos decidem. Somos uma equipa técnica que sabe dialogar e em que o seu líder é a voz de todos e não apenas a sua voz. Não é uma demarcação de José Mourinho, porque isso não é uma preocupação para mim; foi apenas uma constatação de alguém que apareceu há pouco tempo no futebol."

Estatutos da FPF: "Longe do abismo"

A questão da adequação dos estatutos da FPF à lei portuguesa continua por resolver, com a FIFA e a UEFA a dilatarem o prazo para se encerrar em definitivo o assunto, sob pena de a Selecção Nacional, mas também os clubes portugueses, serem penalizados. André Villas-Boas admite que não tem um conhecimento profundo sobre o assunto, mas, mesmo assim, não se negou a comentar esta polémica. "Falta-me conhecimento para dar uma opinião. No entanto, dá para perceber que há um choque tremendo entre duas posturas; não vou assumir a defesa de nenhuma delas, mas também me parece que as ameaças da FIFA e da UEFA podem ser apenas para pressionar. Não me parece que estejamos numa situação de abismo, como se quer vender. Há apenas um aviso e esperemos que se chegue rapidamente a um acordo. Nada mais."

in "ojogo.pt"





"Belluschi encontrou em Moutinho um sócio ideal"

Para a família Belluschi, 2 de Março de 2011 não foi um dia qualquer. Ficou gravado para sempre na memória dos Belluschi como aquele em que o agregado familiar foi aumentado com a chegada de Francesca, a primeira filha de Fernando Belluschi e a primeira neta de Carlos e Silvia Belluschi, os pais do médio portista. Francesca chega numa altura em que o argentino atravessa uma boa fase na equipa de André Villas-Boas, abrilhantada com o golo marcado ao Olhanense, festejado, de resto, com a bola debaixo da camisola, antecipando a chegada da filha e simulando a barriga da mulher. "Belluschi está maravilhado por ser pai. Estava ansioso que esse momento chegasse. E nós também, claro", disse o pai de Belluschi a O JOGO a partir de Quirquinchos, uma pequena cidade na região de Santa Fé, na Argentina, a 400 quilómetros de Buenos Aires.

Por estes dias, Carlos Belluschi está em casa com o irmão de Belluschi, dado que a mulher, Silvia, está no Porto a amparar os primeiros dias da neta. "Acompanhei tudo pela internet. Felizmente, agora é mais fácil a comunicação e podemos ver e falar com eles todos os dias. Fui obrigado a aprender a usar o computador para poder estar em contacto com o meu filho e também ver os jogos do FC Porto. Quando os transmitem, vou ao computador e vejo-os."
A felicidade de Carlos Belluschi não se limita ao nascimento da neta, mas também ao momento que Belluschi atravessa na equipa portista. Um dos melhores momentos da carreira, diz o pai. "Está um espectáculo. No Newell's Old Boys, River Plate e no Olympiacos alcançou picos de rendimento como aquele que agora atravessa. Vejo todos os jogos, em directo ou em diferido, e sei que ele se sente muito bem, porque está a jogar novamente na posição de que mais gosta e em que mais rende. O treinador anterior colocava-o quase como um avançado, mais próximo da área, e ele não se sentia muito bem. Agora é um médio puro, arranca jogadas e parece um avião. Avança e recua todo o tempo. Com o Olhanense, fez um grande jogo. Falámos depois, e até lhe disse para parar um pouco, porque durante 90 minutos não parou de correr. No fim continuava a correr como se o jogo estivesse a começar. Parecia um rato atómico", explicou.

Para o bom momento do filho, Carlos Belluschi tem uma explicação. Aliás, é a mesma que André Villas-Boas costuma dar quando algum jogador se destaca. "A equipa está muito bem, com ideias claras e espírito ofensivo. Belluschi encontrou em Moutinho um sócio ideal. Ambos escolhem os tempos de jogo e são muito parecidos, porque trocam de posição e sobem à vez ao ataque. E a presença de Falcao também é muito importante. Belluschi conhece-o bem desde os tempos em que representaram o River Plate. Trata-se de um ponta-de-lança impressionante. Voltou a jogar depois da lesão e esteve muito bem."

Os golos difíceis e os pulmões que não param de encher

Apesar de, nesta altura, as temperaturas quentes fazerem da Argentina um lugar especial, Carlos Belluschi não se importava de trocar o país natal pelo Porto, precisamente para poder acompanhar o médio portista numa ocasião de grande felicidade. O pai de Belluschi já esteve duas vezes no Porto e ficou encantado com a cidade, mesmo que as saídas para passear com o filho se tenham revelado algo complicadas. Fama e frio foram as razões. "Tínhamos de ter um gorro e também era preciso escondermo-nos um pouco, porque os adeptos são fanáticos. Tratam-no muito bem, mas, às vezes, é complicado sair para passear ou comer", recorda Carlos Belluschi.

De seguida lembra-se do último golo marcado pelo camisola sete e derrete-se em elogios. "Ele não é de marcar muitos golos, mas, quando marca, são sempre bonitos. Ou marca com um remate forte ou faz um chapéu. Desde Agosto que não marcava, ou porque a bola esbarrava nos ferros ou porque não queria entrar. Também é verdade que, no FC Porto, não joga para o golo, mas antes para assistir os três avançados e depois tentar recuperar de novo a bola. Belluschi nunca se cansa, tem dois pulmões enormes."

A partir de Quirquinchos, o pai de Belluschi torce para que o FC Porto "se consiga sagrar campeão o mais rápido possível". "A equipa está muito bem, mas não se pode desleixar, porque os adversários são bons. Quanto a Belluschi, ele não vai abrandar, mesmo que sinta dores. Desde que não haja risco de lesão, ele aguenta e joga sempre. E também sei que ainda pode jogar melhor. Conheço-o e sei que não tem limites. Não é fácil manter-se num nível tão alto, mas vai continuar a evoluir", diz o pai de Belluschi, isto antes de tratar de ver as últimas fotografias da neta, acabadas de chegar por e-mail.

Só lhe falta mesmo a selecção

Aos 27 anos, no auge da carreira, Belluschi não desiste de chegar à selecção argentina. O pai fala em sonho. Por enquanto, nem Maradona, que chamou mais de cem jogadores, nem Sergio Batista o convocaram. "O meu filho tem uma vontade enorme de representar a selecção da Argentina. Na última convocatória, contava ser chamado, mas não foi. É o que lhe falta. Penso que já merece e não o digo por ser pai dele. Vejo-o a jogar e creio que tem nível suficiente para ser chamado, para se poder mostrar. Oxalá lhe dêem a oportunidade", diz Carlos Belluschi.

in "ojogo.pt"


«Iturbe vai para cima sem olhar a nomes»

EX-BENFIQUISTA LÉO IMPRESSIONADO


Neymar contra Iturbe. Mais do que o Santos-Cerro Porteño do Grupo 5 da Taça dos Libertadores, as atenções voltaram-se para o duelo entre dois dos mais promissores jogadores do futebol mundial. O 1-1 final agrada mais aos paraguaios do que aos brasileiros, mas os adeptos portistas querem é ouvir mais uma voz autorizada a apresentar o “novo Messi”.
Comecemos por aí a conversa com Léo, o lateral-esquerdo ex-Benfica que sentiu na pele as capacidades de La Pulguita: “Messi? Muito exagerado. É muito novo, tem muito para crescer ainda.” Iturbe ainda perde, naturalmente, nas comparações, mas tal facto não impede Léo de registar a tremenda qualidade do reforço dos dragões.
in "record.pt"

Gijón quer ficar com Castro

MAIS UM EMPRÉSTIMO


O Sp. Gijón não tem opção de compra sobre André Castro, mas o médio dos dragões tem tido um arranque tão positivo nas Astúrias que já se comenta a possibilidade de o clube encetar contactos com o FC Porto tendo em vista nova cedência do médio internacional Sub-21 português.
Castro renovou com os dragões antes de ser emprestado ao clube do principal escalão espanhol, pelo qual já soma cinco jogos, os três últimos na condição de titular.
in "record.pt"

Inter, Juventus, Liverpool e Man. United seguem Rolando

Rolando está a ser bastante cobiçado na Europa do futebol, tendo surgido, depois de revelado o interesse de Inter e Juventus, as sondagens de Liverpool e Man. United.


Quem o confirma é Peppino Tirri, empresário que representa o defesa-central do FC Porto em Itália, em declarações ao Calciomercato.

"A Juventus seguiu-o e continua a segui-lo. Mas também o Inter Milão, o Liverpool e o Man. United têm-no debaixo de olho, como é normal acontecer no caso dos jogadores importantes. Até agora não houve movimentações oficiais, mas elas podem ocorrer no final de Abril ou início de Maio", salientou o agente.

Rolando, de 25 anos, é um dos pêndulos da defesa "azul-e-branca", que esta temporada sofreu apenas três derrotas, sendo um dos jogadores com mais minutos realizados na equipa de André Villas Boas.

Certo é que, para contratar o internacional português, qualquer clube interessado terá que "esbarrar", logo à partida, numa cláusula de 30 milhões de Euros com que a SAD do FC Porto "blinda" o atleta.


in "rr.pt"

F.C. Porto: só Hulk e Rafa falham V. Guimarães

Dragões quase na máxima força


O F.C. Porto cumpriu esta quinta-feira o penúltimo treino antes da recepção ao V. Guimarães. Villas-Boas continua a afinar estratégias para a recepção aos minhotos, com a missão de manter a vantagem pontual para o Benfica, quando o campeonato entra na recta decisiva.

Os dragões estão, praticamente, na máxima força. No ensaio desta quinta, apenas Rafa esteve ausente, continuando a fazer tratamento. No entanto, também Hulk vai falhar o jogo com os vimaranenses, devido a castigo.

Os convocados para o encontro serão conhecidos na sexta-feira, no final do último treino que está marcado para as 10h30 no Olival e que decorrerá à porta fechada.

in "maisfutebol.iol.pt"

Só o Benfica travou a dupla Varela - James

Puro-sangue colombiano disfarçou como ninguém a longa ausência... de Falcao Parceria de sonho com o lisboeta: apenas a águia levou a melhor Modelo regressa frente ao Guimarães. 

O FC Porto volta a mudar a face do ataque deste sábado, com o V. Guimarães, e desta vez por efeito mínimo da suspensão de Hulk: quinto amarelo, um jogo de fora.

Nada de mais, se compararmos, principalmente, com a longa ausência de Falcao, oito jogos seguidos longe da equipa, período durante o qual o Incrível teve que vestir a pele de 9, duplicando o espaço livre nas alas, factor crucial para abrir as portas da titularidade a James Rodriguez.

Males que vêm por bem, é o mínimo que se pode dizer. Afinal, o menino-prodígio colombiano provou que merecia mais do que a semi-obscuridade de segunda ou terceira escolha, e foi com a ascensão tardia do James Bond de Tolima que o FC Porto ressurgiu mais belo e brilhante: com um Varela fora de forma pós-lesão, foi James que resgatou o atractivo e devolveu alguma da criatividade suspensa no ataque portista; foi James quem desatou os problemas mais complexos; foi James quem recuperou a vertigem e até a espectacularidade perdida com a mudança de hábitos de Hulk, obrigado a fazer desajeitadamente de Falcao.



in "abola.pt"