segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

F.C. Porto: Sapunaru dispensado da selecção romena

Cristian Sapunaru foi dispensado da selecção romena, devido a uma lesão muscular sofrida na vitória do F.C. Porto sobre o Rio Ave (1-0).

O defesa falha assim o jogo particular com a Ucrânia, agendado para terça-feira, e referente a um torneio organizado no Chipre. Para quarta-feira está marcada a final da competição, e o jogo de atribuição do terceiro lugar.

Sapunaru é a quinta «baixa» na convocatória inicial do seleccionador romeno, Razvan Lucescu. Chivu, Daniel Niculae, Tanase, Radu e Constantin também foram dispensados.


in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto: Falcao falha jogo com Espanha

Radamel Falcao Garcia está fora da selecção da Colômbia, para o particular com a Espanha, nesta quarta-feira.

A comissão técnica da equipa sul-americana confirmou a ausência do avançado do FC Porto que, no entanto, poderá deslocar-se à capital espanhola, no dia do jogo.

De acordo com a imprensa do país vizinho, Falcao poderá juntar-se aos colegas em Madrid, para assistir à partida.

Por enquanto, El Tigre ficará em Portugal, a tratar uma lesão no joelho direito, o que significa que não será nesta quarta-feira que o colombiano regressa aos relvados. 

Falcao já fora dado como integrado no grupo, no que respeita aos treinos com o FC Porto, que confirmou à «Lusa» a ausência do avançado na selecção.

O camisola 9 portista não joga desde 16 de Janeiro, dia da partida com a Naval, a contar para a 16ª jornada do campeonato.


in "maisfutebol.iol.pt"

Internacionais em debandada

FOLGA DUPLA PARA OS OUTROS


Helton, Guarín e Hulk escaparam ao 5.º cartão amarelo, mas nem isso vai facilitar a tarefa de André Villas-Boas na preparação do jogo do próximo domingo, frente ao Sp. Braga.
O treinador concedeu dois dias folgas ao plantel, mas no regresso aos trabalhos, marcado para quarta-feira, ainda não vai poder contar com uma série de internacionais, que vão representar as respetivas seleções.
in "record.pt"

Iturbe volta a brilhar ao serviço da Selecção de Sub-20 da Argentina


Juan Manuel Iturbe, apelidado pela imprensa argentina como o 'novo Messi', marcou o golo do triunfo da Argentina sobre o Brasil (2-1), no Hezagonal Final do Sul-Americano da categoria.
O avançado do Cerro Porteño, ao que tudo indica reforço do FC Porto para a próxima época, voltou a brilhar ao serviço da selecção sub-20. Iturbe marcou mais um golo 'à Messi', pegando na bola e tirando três adversários do caminho para depois rematar para o fundo das redes.

O golo de Iturbe, aos 67 minutos, e o 3º na prova, deu o triunfo à Argentina (2-1), sendo que o primeiro golo da equipa 'albiceleste' foi obtido por Funes Mori, de grande penalidade. Para o Brasil marcou Willian José.

A Argentina lidera o Hexagonal Final Sul-Americano, seguida do Brasil.
in "rr.pt"



Iturbe em trânsito para Old Trafford


ESPECULA PUBLICAÇÃO BRITÂNICA


O Manchester United será a curto/médio prazo o destino de Iturbe, jogador argentino de 17 anos que o FC Porto garantiu por cinco temporadas, de acordo com um relato no "people.co.uk" este domingo.
A publicação britânica especula que Iturbe terá preterido Juventus, Nápoles e Atlético Madrid a favor dos dragões devido às boas relações que estes têm com o clube inglês.
Assim, Alex Ferguson "chamará" o novo prodígio argentino, mal este se adapte ao futebol europeu, adianta ainda notícia.
in "record.pt"
Golo de Iturbe da vitoria sobre o Brasil

Breves

Espiões internacionais

O jogo entre portistas e vila-condenses despertou a atenção de clubes como o Marselha, de França, e Rayo Vallecano, de Espanha. Quanto a clubes nacionais, no Estádio do Dragão estiveram representantes do Sporting, Braga, Académica e Nacional da Madeira. O Braga é o próximo adversário do FC Porto, no domingo, pelas 20h30, no Axa.

Espiões internacionais

O jogo entre portistas e vila-condenses despertou a atenção de clubes como o Marselha, de França, e Rayo Vallecano, de Espanha. Quanto a clubes nacionais, no Estádio do Dragão estiveram representantes do Sporting, Braga, Académica e Nacional da Madeira. O Braga é o próximo adversário do FC Porto, no domingo, pelas 20h30, no Axa.

Hulk quebrou série

O melhor marcador da Liga, Hulk, ficou em branco e quebrou uma série de seis jogos consecutivos a marcar no campeonato. Assim, o Incrível não superou Derlei, com golos em sete jogos seguidos, nem Pena, autor de golos em oito jogos consecutivos.

in "ojogo.pt"

Maldição da esquerda chegou a Sereno

Com Álvaro Pereira e Rafa entregues ao departamento médico, Villas-Boas voltou a preferir adaptar Sereno para resolver o problema no lado esquerdo da defesa. Fucile, ao contrário do clássico com o Benfica, não foi para a bancada e o técnico portista respirou de alívio por tê-lo ali ao lado no banco. Isto porque teve que recorrer ao uruguaio para combater a verdadeira maldição instalada no lado canhoto: Sereno acusou fadiga muscular, uma situação para a qual já tinha alertado a equipa técnica nos dois jogos anteriores. Fucile entrou, jogando um quarto de hora numa posição que chegou a ser sua no reinado de Jesualdo Ferreira.

in "ojogo.pt"

O FC Porto um a um

A ESTRELA: Varela (6)

Se passar pela cabeça de alguém que Varela foi escolhido como figura do jogo porque marcou o golo que devolveu o FC Porto às vitórias, pode ter a certeza de que está completamente certo: Varela foi mesmo escolhido por isso. Um excelente golo, por sinal. Não só porque resulta de uma jogada desenhada a três, com James e João Moutinho a traçarem as coordenadas, mas também porque o golpe de cabeça foi digno de um ponta-de-lança de raiz, que, como se sabe, é coisa que vai faltando a este FC Porto. Varela assinou mais um golo decisivo, mas, depois disso, foi desaparecendo. Como os outros. Não conseguiu imprimir a velocidade desejada para abanar a equipa, com uma honrosa excepção na segunda parte, período em que voltou a carimbar outro remate de perigo relativo (58'), tendo sido substituído na parte final. Enfim, parece pouco - e é pouco... - mas esse pouco que fez valeu três pontos. Portanto, figura por exclusão de partes.

Helton 5
Sem ter feito uma defesa digna de registo, foi chamado a jogo para controlar a bola com os pés, o que fez com tranquilidade relativa, a contrastar com a sensação de insegurança que pairou na defesa portista até ao fim.

Sapunaru 5
Beneficiou do facto de Yazalde procurar espaços interiores para ganhar algum fôlego defensivo, mas, apesar de até ter começado o lance do único golo, foi poupadinho nos ataques.

Rolando 6
Conseguiu limpar parte da sujidade provocada por uma equipa anormalmente apática e desastrada no passe em zonas proibidas. Anulou alguns contragolpes que o Rio Ave foi tentando à custa dessas desatenções portistas.

Otamendi 5
Contagiado, aqui e ali, na tentação do disparate, em passes de risco ou intervenções incompletas, ainda que daí não tenham resultado grandes sobressaltos.

Sereno 5
Atenuante: teve de enfrentar Bruno Gama, um dos mais irrequietos do Rio Ave. Passou por embaraços defensivos, compensados com uma entrega que teve poucos seguidores. Saiu lesionado.

Fernando 4
A forma como, aos 75', perdeu a bola e viu um amarelo levou o adepto mais pacífico a perder a paciência. Aliás, ouviu assobios. Dez minutos antes, até tinha recuperado uma bola com autoridade, provocando desequilíbrios à frente. Enfim, oscilações. Mas, na zona que lhe compete, não pode ter deslizes no passe tão gritantes. E foram muitos.

João Moutinho 6
Se outro mérito não houvesse (e, de facto, não houve muitos...), convém lembrar que ficou ligado ao golo com um cruzamento perfeito. Errou mais do que é costume no passe, mesmo quando procurou ser prático na distribuição de jogo.

Rúben Micael 5
Entrada terrível em jogo, com um passe falhado que levou o público a arquear as sobrancelhas. Depois, deu sinais de subida de rendimento, procurando servir de muleta de apoio ao ataque. Até rematou, mas foi desaparecendo no meio de uma equipa em baixas rotações...

James 6
Começou determinado. Bailou na jogada do golo, servindo Moutinho, e testou os reflexos de Paulo Santos com remates fortes e colocados. De resto, foi mesmo o mais rematador do FC Porto, o que é bom. A segunda parte é que foi um longuíssimo eclipse...

Hulk 5
Espera-se muito dele, mesmo ao meio. É por isso, por ter elevado o nível, que se estranham exibições como esta: longe da acção ou, pior ainda, inconsequente. Um remate à figura de Paulo Santos, aos 41', e a forma como o atrapalhou, aos 65', foram excepções a um cinzentismo inédito.

Guarín 3
Um remate, já aos 90', e a sensação de que não mudou nada na confusão do meio depois de ter entrado.

Fucile 3
Voltou ao lado esquerdo devido ao azar de Sereno e, numa fase difícil, até nem entrou mal. Não inventou...

Mariano 3
Tempo apenas para um remate, aos 86', e a certeza de que não complicou, nem desatou, mais do que os outros.

Varela: "Valeu o espírito de sacrifício"

Varela voltou aos golos e ofereceu os três pontos ao FC Porto, que continua invencível na Liga Zon Sagres. O extremo estava, naturalmente, "satisfeito pela vitória", mas admitiu que não foi fácil consegui-la devido ao valor do adversário. "Foi um jogo extremamente difícil, contra uma equipa competitiva, bem organizada. Valeu o espírito de sacrifício da nossa equipa para conseguir os três pontos", referiu. Com o golo cedo, aos 7', Varela contava que o FC Porto conseguisse ampliar a contagem. "Esperámos sempre marcar mais golos e tentar fazer o melhor possível, mas o Rio Ave esteve bem e dificultou-nos a vida", insistiu. Refira-se que Varela marcou o sétimo golo na Liga, terminando com um jejum que durava há praticamente três meses. Desde o clássico dos 5-0, em que abriu a contagem, que estava em branco. Ontem, só precisou de sete minutos para fazer o mesmo: terminar com o nulo. E fê-lo de cabeça, uma raridade para o extremo do FC Porto. Varela cimentou assim o terceiro posto na lista de melhores marcadores do clube, atrás de Falcao e do inevitável Hulk.

in "ojogo.pt"

Villas-Boas: «Nem que fosse com um golo marcado com a mão»

André Villas-Boas, treinador do F.C. Porto, comentou desta forma o triunfo na recepção ao Rio Ave. Um golo de Silvestre Varela bastou para os dragões manterem uma vantagem confortável na frente da tabela classificativa da Liga:


«É uma resposta fortíssima a seguir a uma derrota frente ao Benfica em casa. Queríamos ganhar, nem que fosse com um golo marcado com a mão. Foi uma exibição conseguida, tendo em conta as dificuldades encontradas. Não há facilidades, jogando contra equipas do último terço da tabela. Todos sabemos o que aconteceu este último fim-de-semana no Estádio de Alvalade. Há uma ideia pré-concebida de goleadas frente a estas equipas, mas é uma ideia que refuto completamente.»



Sobre Hulk ao centro: «Temos muitos jogadores para essa posição, ele tem estado bem. Salvo erro, era assim que jogava no Japão e foi assim que chamou a atenção do F.C. Porto. Nada a apontar, estamos satisfeitos com o rendimento que os avançados nos têm dado.»



Sobre a exibição: «O F.C. Porto, quando consegue boas exibições, transforma-se em más. O que se prefere? Uma boa exibição ou manter a vantagem que temos na tabela? A resposta possível? Foi a melhor resposta. Conseguimos os três pontos, o calendário é apertado. Esta equipa entrega-se, procura, às vezes choca com as dificuldades.»



Sobre Falcao: «Possivelmente estará disponível para o próximo jogo. É um jogador que, com a sua qualidade e talento, ameaçará a próxima convocatória.»



Sobre Sereno: «O Sereno, quando joga a lateral, sente algumas queixas físicas. Ele já nos tinha alertado para isso. Fez bons 90 minutos com o Gil Vicente e hoje com o Benfica. Hoje sentimos que era preciso ter em conta essa situação.»


in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-Rio Ave, 1-0 (crónica)

Passear nas margens do Rio sem fugir ao perigo de se molhar


O Dragão quis passear nas margens do Rio Ave mas não conseguiu fugir ao perigo de se molhar (1-0). Silvestre Varela marcou o tento solitário (6m) na ressaca do clássico perdido. Triunfo curto mas suficiente para conservar, no mínimo, vantagem significativa na frente da tabela classificativa. 


Na contabilidade final da Liga, lembrar-se-ão os três pontos, encobrindo-se uma exibição aos soluços. Mérito para a abnegação vila-condense, sem resultados práticos.



O F.C. Porto entrou em campo com um onze avesso a revoluções, face à segunda derrota da temporada. A Liga tem sido terreno fértil em vitórias para a formação azul e branca, uma espécie de habitat natural para uma equipa confortavelmente instalada na liderança.



O desaire na Taça de Portugal, na recepção ao Benfica, alertava os pessimistas para a possibilidade de crise no seio do Dragão. André Villas-Boas, fiel à sua mensagem, respirou fundo e apostou no mesmo. Naturalmente, sentou o infeliz Maicon para lançar Otamendi, apostando em Ruben Micael para a vaga do castigado Belluschi.



James foi para a outra margem



Com duas mudanças no onze, apenas uma por opção, o F.C. Porto entrou em campo sem deixar margem para especulações. Sereno e James mantiveram a titularidade, o extremo foi descobrir o lado direito desde o apito inicial e lançou o primeiro golo com seis minutos de jogo.



James Rodriguez foi à linha e voltou, tocou atrasado para João Moutinho e este cruzou com mestria para Varela. Este, feito ponta-de-lança de ocasião, cabeceou à goleador, sem hipóteses para Paulo Santos. Falcao e Walter, na bancada, sentiam que a pasta estava bem entregue.



Resistência abatida, anunciou-se rapidamente a goleada. A desconfiança redundou em euforia por antecipação, a viagem foi curta e precipitada, ao ritmo de uma entrada de rompante dos dragões. Por momentos, esqueceu-se o Rio Ave. Paulo Santos, com um par de boas defesas, arrefeceu os ânimos e os seus companheiros fizeram o resto.



Vila-condenses sem complexos



Vénia à equipa de Carlos Brito. Descomplexada, atrevida, fiel ao seu sistema ofensivo, acusou o tento precoce mas recuperou a pose enquanto o diabo esfrega um olho. Com Bruno Gama a aproveitar a adaptação de Sereno e Yazalde a chatear Sapunaru, seria João Tomás a lançar a maior dúvida, quando pareceu ser agarrado pelo romeno na área, ainda na etapa inicial.



O F.C. Porto ouviu alguns assobios, naquela meia-hora antes do intervalo, apenas sossegados quando Hulk decidiu aparecer para lançar uma bomba sustida a custo pelo guardião contrário. A segunda parte veio com maior domínio territorial azul e branco, embora o 2-0 continuasse a parecer algo distante para um líder incontestado.



Com 29.417 espectadores nas bancadas do Dragão, número interessante para jogo em sinal aberto, o Rio Ave pagou factura pelo esforço do tempo inicial e apresentou algum desgaste físico, recuando progressivamente no relvado. Ainda assim, ecoavam sinais de alerta, face à diferença mínima no marcador.



O Rio Ave mudou para melhor, o irmãozinho de Bruno Alves (Júlio) esteve a centímetros do empate, os azuis e brancos sem resolver até final. E assim terminou o jogo, com serviços mínimos garantidos e sensação de perigo a cada instante de aproximação do final. Ficaram três pontos na conta portista, o que mais interessa na contabilidade de André Villas-Boas.

in "maisfutebol.iol.pt"

«Não foi pelo joelho que falhou o negócio» - Kléber

O nome Kléber, um clube mineiro e o FC Porto. As três coisas não encaixam. Já antes da falhada transferência do jovem Kléber do Marítimo para o Dragão via Atlético Mineiro, no Verão passado, um outro Kléber, mas este de 28 anos, e do Cruzeiro, teve de fazer a viagem de ida e volta Belo Horizonte -Porto. A BOLA falou, no Brasil, com o avançado que esteve a um passo de assinar pelos dragões.

A BOLA falou, no Brasil, com o avançado que esteve a um passo de assinar pelos dragões.

Um ano depois, o gladiador e o FC Porto anunciaram o rompimento das negociações, para surpresa geral...
- Foi uma pena não ter ficado em Portugal, mas continuo muito feliz, e como o FC Porto também ganha sem mim, vamos em frente. Eles estão lá bem na frente do campeonato, eu estou marcando muitos golos no Palmeiras, tudo perfeito, então...

- Mas afinal o que se passou realmente naquela janela de mercado de Janeiro de 2010, para o Kléber não ser hoje um jogador portista?
- Na verdade, eu não tenho rigorosamente nada a apontar ao FC Porto, é um clube fantástico, é um clube magnífico. Mas fiz os exames médicos e depois acabámos rompendo...

- Mas tinha, de facto, sofrido uma lesão grave no joelho esquerdo, algum tempo antes, quando ainda jogava pelo Dínamo de Kiev. Logo, estava, ou não, totalmente recuperado e em condições de ser contratado logo aí?
- Estava recuperado, sim, mas creio que os exames ainda acusaram algo, não sei bem o quê...

- Não houve problemas financeiros, também, a dificultar o acordo?
- Sim, houve, realmente...

- Então... qual a causa real e objectiva do desacordo? Dinheiro ou lesão?
- Vamos ser claros então, o mais claros possível: na verdade, o joelho não seria problema e nem se falaria disso, se não houvesse também questões financeiras a atrapalhar o negócio. O pessoal do FC Porto deve ter pensado «já há divergências de verbas e ainda vem de uma lesão?». Aí acabou tudo, tudo mesmo!


in "abola.pt"

Walter tem defesa

Notícia de castigo devido a noitadas foi desmentida em absoluto. O mesmo para Souza, que até esteve no banco... e é evangélico. 

Walter recebeu ontem a defesa do seu treinador, que desmentiu a notícia publicada por um generalista, segundo a qual o avançado não foi chamado para o encontro com o Rio Ave por estar castigado, devido a uma noitada numa discoteca, tal como Souza, que também era visado na notícia.

O ponta-de-lança brasileiro até esteve na bancada a ver o jogo, como é habitual com os jogadores não convocados, e Souza era uma das opções no banco. Villas Boas não gostou nada da notícia que saiu e, na conferência de Imprensa, colocado perante o caso, comentou:
- A notícia é uma estupidez completa. O que me parece garantido é que as pessoas que escreveram que os viram (n.d.r. a Walter e Souza) é que deviam lá estar, mas os jogadores não. Temos código interno e confiamos nas nossas pessoas. O Walter tem a mulher grávida e o Souza até é evangélico. O que se retira dessa notícia é que as pessoasque estiveram presentes viram dois fantasmas.

A defesa absoluta por parte do treinador, que desfez desta forma a notícia que ontem acabou por incomodar o grupo.


in "abola.pt"