sexta-feira, 19 de dezembro de 2014

Dragão quer fatura para a mesa do Sado

Transformar a superioridade em golos é o desejo de Lopetegui frente a um rival que vem de quatro derrotas seguidas. Jogo abre a 14ª jornada da Liga


A mente de Julen Lopetegui só terá um pensamento:retoma. Colocar o V. Setúbal a pagar a fatura da derrota no Clássico, para usar uma das várias expressões patenteadas por José Mourinho, é a missão do FC Porto para o jogo que abre a 14ª jornada da Liga

A margem de erro encurtou drasticamente, ao mesmo tempo que a diferença para o rival Benfica dobrou em apenas um jogo. Só a vitória interessa, mas a vitória pode não chegar para sossegar as hostes. 

A verdade é que perder frente ao velho rival, ainda para mais quando nos dois Clássicos anteriores, frente ao Sporting, os portistas também não festejaram, deixa marcas. Os adeptos exigem uma vitória e, certamente, vão pedir uma exibição convincente frente a uma das equipas mais frágeis da Liga. O V. Setúbal ocupa o 14º lugar, dois pontos acima da zona de despromoção e vem de umaderrota caseira com o Boavista

Só com a receita cumprida na perfeição o universo portista se colocará, sem entraves, ao lado da fé de Lopetegui,«mais convencido do que nunca» de que o FC Porto será campeão. 


O MOMENTO 

FC PORTO: Perceber se a derrota no Clássico abalou a equipa é o maior foco de interesse para um jogo em que a equipa de Julen Lopetegui parte com favoritismo natural. O desaire frente ao Benfica interrompeu uma das melhores fases da temporada e o desejo de retoma é evidente. Para que seja o V. Setúbal a pagar a fatura do tropeção de domingo, o FC Porto vai ter de fazer o que Lopetegui tanto quer: transformar a superioridade assumida em golos na baliza do rival. 

V. SETÚBAL: Três derrotas seguidas para a Liga, outra para a Taça e um Dragão ferido pela frente. Jogar em casa de um FC Porto que vem de um mau resultado é sempre um pau de dois bicos. Por um lado, o rival poderá estar mais intranquilo, sobretudo se o golo tardar. Por outro, as hipóteses de um relaxamento baixam drasticamente, devido à necessidade de somar três pontos e afogas as mágoas do Clássico. Será entre esta dicotomia que se moverá um Vitória que tem estado bem abaixo do esperado para esta temporada e começa a ter a linha de água perigosamente perto 

EM FOCO 

Jose Campaña (FC Porto): Ou vai ou racha. Sem Casemiro e Ruben Neves, Jose Campaña tem via aberta para a titularidade. Se Lopetegui não apostar no médio espanhol, que deu bem conta de si nas passagens pela equipa B, ficará a interrogação: para quê ter emprestado um jogador que não é, sequer, terceira opção para o lugar? 

Zequinha (V. Setúbal): Com Miguel Pedro lesionado abre-se uma vaga na equipa que deve ser preenchida pelo avançado formado no FC Porto. Famoso pela irreverência, Zequinha é capaz do melhor e do pior. Esta temporada já soma 11 jogos na Liga (13 no total) e ainda não marcou. Fazê-lo no «regresso a casa» poderia catapultá-lo para uma explosão que, aos 27 anos, já pareceu mais provável. 

AS AUSÊNCIAS

FC PORTO: Casemiro cumpre um jogo de castigo depois de ter visto o quinto amarelo. Ruben Neves e Otávio estão lesionados. 

V. SETÚBAL: Miguel Pedro está castigado e Yann treina condicionado 

A PALAVRA DOS TREINADORES 

Julen Lopetegui (FC Porto): «O V. Setúbal não tem os pontos que merecia. É uma equipa complicada, com um treinador que recentemente esteve numa final europeia [Domingos Paciência]. É um rival difícil que nos vai obrigar a estar concentrados e a fazer bem as coisas para superar as dificuldades que forem surgindo. Para ganhar ao V. Setúbal teríamos de fazer sempre uma boa exibição. É a nossa intenção, evidentemente.» 

Domingos Paciência (V. Setúbal): «O FC Porto vem de um resultado negativo e, de certeza absoluta, vai querer fazer um jogo diferente. Vai querer retificar aquilo que aconteceu no jogo passado e, como tal, esperamos um Porto forte a jogar em casa.» 

OUTROS CONFRONTOS 


O V. Setúbal é o adversário que mais vezes perdeu no Dragão. São 13 derrotas em 15 jogos no recinto inaugurado em 2003. Ao todo, a equipa sadina já defrontou o FC Porto, no seu recinto, em 66 jogos do campeonato. Perdeu 56, empatou seis e venceu quatro, a última em 1989! Na altura, os sadinos venceram 1-0, com golo de Aparício. Na temporada passada, o FC Porto ganhou 3-0. Jackson, Varela e Carlos Eduardo fizeram os golos. 

EQUIPAS PROVÁVEIS 

FC PORTO 

As principais dúvidas residem no lugar de médio mais defensivo e no trio de ataque. Sem Marcano, Maicon deve voltar ao onze. Campaña tem oportunidade de se estrear, mas Lopetegui pode optar por colocar Herrera no lugar e chamar Quintero ou até Evandro. Tello ou Quaresma é a dúvida no ataque mas a boa entrada no Clássico pode valer o lugar ao português. 
Outros convocados: Andrés Fernandez, Reyes, Evandro, Quintero, Tello, Aboubakar e Adrian López 

V. SETÚBAL 

Quando uma equipa está numa série negra como os sadinos, as mudanças no onze são mais difíceis de descortinar. Ainda assim, é certa a ausência do castigado Miguel Pedro, o que deve valer a Zequinha o regresso à titularidade. Diego Maurício, a entrar na equipa depois de lesão, é outro nome a ter em conta. Ele que chegou a ser apontado ao FC Porto... 

in "maisgutebol.iol.pt"

LUÍS CASTRO: “PENSAMOS NO QUE ESTÁ PELA FRENTE”

​FC Porto B desloca-se ao terreno do Braga B em busca da vitória no jogo relativo à 20.ª jornada da Segunda Liga
O FC Porto B quer dizer adeus a 2014 com uma vitória frente ao Braga B, na visita ao Estádio 1.º de Maio, marcada para este domingo às 15h00, e relativa à jornada 20 da Segunda Liga. Consciente de que um dos objectivos das equipas B é "aliar os resultados ao crescimento e à evolução dos jogadores", o treinador Luís Castro garante que a equipa vai entrar em campo com "a esperança de ganhar e de fazer um bom jogo", sem pensar no passado.

desaire em Alcochete, no último fim-de-semana, já pertence à história. "Pensamos no que está pela frente, não naquilo que ficou para trás, porque não podemos fazer nada a não ser reflectir sobre os motivos daquilo que aconteceu. A nossa semana de trabalho está sempre direccionada para resolver problemas detectados no jogo anterior, mas não com uma preocupação extrema com o resultado", garante o técnico, em declarações aowww.fcporto.pt e ao Porto Canal.

À entrada para a derradeira jornada do ano, o FC Porto B ocupa a nona posição, com 28 pontos, mais cinco do que o adversário deste domingo, que é 16.º. A classificação, diz Luís Castro, não reflecte a qualidade dos arsenalistas, que dispõem de "um ataque muito forte, sobretudo nos seus corredores laterais, que se projecta muito na profundidade, criando muitos problemas nas costas da defensiva contrária". O que vai implicar, por parte dos Dragões, "um grande equilíbrio defensivo, uma lucidez no posicionamento, uma grande mobilidade no meio-campo e uma boa qualidade de passe" para suster "a pressão sufocante" que o adversário tem por hábito fazer nessa zona.

"Não tendo esta capacidade, seremos obrigados a fazer um jogo mais directo e nós não queremos alterar a nossa identidade. Somos uma equipa que constrói o jogo de trás e o leva até à frente, de forma apoiada", garante o treinador do FC Porto B.



in "fcp.pt"

RICARDO MOREIRA: “É UM JOGO DE DECISÕES”

FC Porto discute este sábado (Pav. Águas Santas, 18h00), com o Sporting, a Supertaça 2013/14
É um clássico do andebol em que apenas um pode sair a sorrir. FC Porto e Sporting encontram-se este sábado, às 18h00, no Pavilhão de Águas Santas (com transmissão em directo no Porto Canal), para disputar a Supertaça relativa à temporada anterior. Ricardo Moreira encara esta partida, frente a um adversário que “tem uma equipa muito boa”, como “um bom início para os jogos de pressão” que vão ter o seu pico no final da época.

“É um jogo de decisões e esperamos que o FC Porto esteja bem, como tem vindo a acontecer esta época. Esperamos que a equipa consiga mais uma vitória e que, definitivamente, consigamos conquistar a Supertaça para acabar bem o ano. Estes jogos são diferentes dos do campeonato. Quem ganha festeja, quem perde fica triste”, afirmou Ricardo Moreira. Será uma maneira de preparar os jogos decisivos do final da época, adianta: “Os jogos do play-off serão sempre de casa cheia e este também o vai ser. Esperamos que seja um bom início para os jogos de pressão e que os nossos adeptos compareçam em massa”.

O ponta-direita considerou que a equipa está “num bom momento”, pois “as vitórias trazem sempre confiança à equipa” e o FC Porto apenas sabe ganhar nesta edição do Andebol 1, com 15 triunfos em 15 encontros, o último dos quais precisamente em Águas Santas. Estes podem ser bons tónicos para enfrentar “uma equipa muito boa” e conquistar um troféu que escapa aos portistas desde 2009/10: “O Sporting reforçou-se muito bem e, no ano passado, fez uma excelente época. Somos de níveis muito parecidos. Estes jogos decidem-se nos pormenores e se estivermos mais preocupados com esses pormenores podemos ganhar”.

Esta época, a Supertaça é disputada apenas em Dezembro e Ricardo Moreira até vê vantagens nesta circunstância. “No ano passado não conseguimos chegar à Supertaça devidamente preparados, até porque, na semana seguinte, tínhamos a qualificação para a EHF Champions League, que era o nosso grande objectivo e que conseguimos alcançar”, recorda.


in "fcp.pt"

Agora? Para a frente é que é o caminho

Expectativa em perceber as réplicas que o terramoto da derrota frente ao Benfica possa ter provocado no dragão. Sadinos à procura do "pontinho" para se afastarem do fundo da tabela. FC Porto-Vitória, às 20h30

O FC Porto recebe o Vitória de Setúbal, esta sexta-feira, na partida que abre a 14ª jornada da Primeira Liga, a última antes da pausa natalícia.

A derrota caseira diante do Benfica (0-2) deixou o dragão a seis pontos da liderança encarnada e mais distante na corrida pelo título. Com nova ronda em casa, perante o "tribunal" da plateia azul e branca, Julen Lopetegui tem um teste de fogo para guiar a sua equipa ao regresso aos triunfos.

O Vitória de Setúbal, 11º, soma apenas mais dois pontos que a primeira equipa abaixo da "linha de água" e convive com um difícil contexto de quatro derrotas consecutivas, na antecâmara da deslocação ao Norte.

A hora de Campaña
Lopetegui será forçado, pelo menos, a duas alterações, face ao figurino que lançou na partida com o Benfica. Marcano saiu dos convocados e dará lugar ao regressado Maicon, que formará dupla com Martins Indi, no eixo da defesa. No "miolo", o castigado Casemiro potenciará a estreia absoluta do espanhol Jose Campaña a titular na equipa principal dos portistas.

Mais à frente, porém, Quaresma poderá ocupar o lugar de Tello, que rubricou uma apagada exibição frente às águias.

Domingos Paciência, um ex-jogador do FC Porto que nunca venceu no Dragão como treinador, não conta com o lesionado Miguel Pedro, devendo apostar, no ataque, no brasileiro Giovani Rosa.

O FC Porto-Vitória de Setúbal arranca às 20h30, no Estádio do Dragão, com arbitragem de Manuel Oliveira (AF Porto). 

Primeira Liga: 14ª jornada
Estádio do Dragão, Porto
Árbitro: Manuel Oliveira (AF Porto)

Equipas prováveis

FC Porto
Fabiano; Danilo, Maicon, Martins Indi e Alex Sandro; Campaña, Herrera e Brahimi; Óliver Torres, Jackson Martínez e Quaresma.
Treinador: Julen Lopetegui.

Vitória de Setúbal
Ricardo Batista; Pedro Queirós, Frederico Venâncio, François e Kiko; Dani, Paulo Tavares e Pelkas; Manú, Giovani Rosa e Zequinha.
Treinador: Domingos Paciência.

in "rr.pt"

Maicon imune a polémicas

CASO ENTRE ADVOGADO E POLÍCIA

Maicon foi ontem notícia e não pelos melhores motivos. De acordo com o que avançou o “Correio da Manhã”, o advogado do defesa-central tentou impedir a identificação do seu cliente e pontapeou o polícia que tentava multá-lo por ter a sua viatura mal estacionada. Apesar disso, Record sabe que a versão dos acontecimentos do advogado de Maicon é diferente da que veio a público e que toda essa situação não está a afetar o jogador, que se mantém imune a polémicas.

A provar isso mesmo está o facto de o central ter sido convocado por Julen Lopetegui para defrontar os sadinos e ter tudo em aberto para recuperar a titularidade no eixo defensivo portista. Maicon voltará a fazer dupla com Martins Indi, naquele que será o último jogo antes do Natal.

in "record.pt"

Quaresma espreita o onze titular

Internacional português entrou bem contra o Benfica e é provável que seja titular esta sexta-feira
A exclusão de Marcano dos convocados garante automaticamente uma mudança na equipa. Maicon recupera o lugar num onze que pode ter ainda mais alterações. Quaresma está na lista dos primeiros a avançar.

O Mustang vive uma boa fase, tem alternado com Tello no onze e foi dos melhores contra o Benfica, mesmo tendo entrado já com a equipa a perder. Depois do jogo, o plantel entra de miniférias.

in "ojogo.pt"