terça-feira, 29 de março de 2011

Oliveira: «Villas-Boas? Já o conhecia e não me surpreende»


António Oliveira está afastado do futebol, mas não deixa de seguir o fenómeno. Esta segunda-feira falou da viagem do F.C. Porto ao Estádio da Luz e comentou a temporada que André Villas-Boas está a realizar num banco que já foi dele. «Não me surpreende nada», garante o antigo seleccionador. 

«Surpreende-me só pela idade que tem. Não pela capacidade e não pela qualidade. Pelo que conhecia dele, sempre achei que tinha qualidade para fazer o que está a fazer. Pensei que a idade pudesse ser um obstáculo, até porque não foi treinador principal durante muito tempo, mas não o tem sido.»



Não perdeu em jogos da Liga, somou 23 vitórias em 25 jogos, está a bater o registo de todas as grandes europeias e ao mesmo tempo alimenta a expectativa de voltar a colocar o F.C. Porto numa final europeia: a da Liga Europa. 

«Sempre se revelou uma pessoa destemida, com grande personalidade, com grande conhecimento, é um treinador de excelência e por isso não me surpreende o que está a fazer. Se bem que é preciso destacar a retaguarda muito forte e com um leque de jogadores fantástico», finaliza António Oliveira.

in "maisfutebol.iol.pt"

«O FC Porto será campeão»


O Benfica recebe este domingo, às 20:30, o FC Porto, num jogo da 25.ª jornada da Liga Portuguesa de Futebol, que poderá entregar o título aos “dragões”.

O antigo futebolista e treinador António Oliveira acredita que o FC Porto será campeão, mesmo que este domingo não vença o Benfica, na 25.ª jornada da Liga Portuguesa de futebol.
«Acredito que o FC Porto já é campeão, embora matematicamente ainda não o seja. O FC Porto se não for campeão na Luz, vai sê-lo no Dragão», garantiu António Oliveira, presente na Gala do jornal “O Gaiense”.
O treinador que orientava a equipa portista aquando da sua histórica vitória por 5-0 no estádio da Luz, em jogo da Supertaça Cândido Oliveira da época 95-96, confia que o FC Porto tem «capacidade e qualidade» para ganhar no domingo.
O facto de os “dragões” poderem celebrar o campeonato na casa do rival e detentor do título poderá, de acordo com Oliveira, funcionar como factor extra de motivação, mas também como factor de pressão.
«Um Benfica-FC Porto ou um FC Porto-Benfica é aquele jogo em que todos os jogadores querem jogar e em que o treinador menos trabalho tem, porque todos querem ser os melhores», disse o antigo técnico do FC Porto e ex-seleccionador, que se recusou a avançar um prognóstico.
António Oliveira deixou ainda elogios a André Villas-Boas, assumindo que o treinador portista o surpreendeu «pela idade» e não pela capacidade que tem.
«A idade podia ser um obstáculo, mas ele sempre se revelou destemido e uma pessoa com uma grande personalidade e um grande conhecimento. É um treinador de excelência», resumiu.
Também Augusto Inácio não tem dúvidas quanto ao desfecho da Liga: «o FC Porto vai ser o campeão. Se vai ser este fim-de-semana com o Benfica, não sei... mas acredito que qualquer uma das equipas tem argumentos para ganhar. Se for o FC Porto, será um justo vencedor, mas se, por algum motivo, não ganhar este jogo será sempre um justo vencedor do campeonato».
Para o antigo jogador do Sporting e do FC Porto, «uns já sabem que não vão ganhar o campeonato, outros já sabem que vão ganhar» e, por isso, o nervosismo estará do lado dos homens da casa, que não querem que o FC Porto festeje o título no Estádio da Luz.
Inácio espera que o jogo de domingo tenha «um nível elevadíssimo» e seja «um grande espectáculo», em que impere o ‘fairplay’, de modo a que não haja incidentes.

in "sapodesporto.pt"

BICAMPEÃO ENTRA NA FASE FINAL A JOGAR NA LUZ

O sorteio da fase final do Andebol 1, efectuado ontem no Auditório da RTP, em Lisboa, determinou deslocações do FC Porto aos pavilhões dos rivais da capital nas duas primeiras jornadas. A visita dos bicampeões nacionais à Luz, no entanto, não será já este fim-de-semana, devido ao compromisso dos encarnados para Taça Challenge. O sorteio também ditou uma viagem do Sporting na ronda inaugural ao terreno do ABC, formação que, à entrada para esta fase, partilha a liderança com os portistas.

"Espero que o fair play continue a abundar e que haja discussão pelo título até à última jornada", realçou Henrique Torrinha, presidente da Federação Portuguesa de Andebol, antes do sorteio. Refira-se que, com excepção do Madeira SAD, todas as equipas que vão discutir o título nacional estiveram no evento.

Também foi sorteado o Grupo B, reduzido a cinco equipas devido à desistência do Colégio 7 Fontes, o que significa que só o último não conseguirá a permanência.

Calendário

Grupo A

1ª jornada (02/04); 6ª (20/04)
ABC - Sporting
Benfica - FC Porto
Madeira SAD - Águas Santas

2ª jornada (09/04); 7ª (30/04)
Sporting - FC Porto
ABC - Madeira SAD
Águas Santas - Benfica

3ª jornada (13/04); 8ª (07/05)
Madeira SAD - Sporting
FC Porto - Águas Santas
Benfica - ABC

4ª jornada (16 /04); 9ª (14/05)
Sporting - Águas Santas
Madeira SAD - Benfica
ABC - FC Porto

5º jornada (20/04); 10ª (22/05)
Benfica - Sporting
Águas Santas - ABC
FC Porto - Madeira


Grupo B

1ª jornada - 2 de Abril
São Bernardo - Sporting da Horta
Xico Andebol - Belenenses
Folga: São Mamede

in "fcp.pt"

Sapunaru em dúvida para a Luz

Sapunaru não defrontou a Bósnia-Herzegovina no passado sábado devido a uma enterocolite forte, segundo noticiou a Imprensa romena, uma infecção que terá provocado vómitos e diarreia ao lateral do FC Porto. O internacional terá mesmo perdido 3,5 quilos na sequência dos problemas que se começaram a fazer sentir na passada terça-feira e que se manifestaram de uma forma mais aguda na véspera do jogo de apuramento para o Euro'2012 (sexta-feira), motivos que levaram Sapunaru a perder os treinos de quarta e quinta-feira. A questão que se coloca agora, caso se confirme a enterocolite, é saber se Sapunaru estará recomposto a tempo do clássico do próximo dia 3 de Abril, na Luz. "É sempre difícil pronunciar-nos quando não temos o quadro completo do problema, sem uma avaliação contínua e sem percebermos a dimensão da infecção. A questão pode ter sido provocada por uma bactéria ou um vírus. Mas se controlarem a diarreia e os vómitos, a perda de líquidos repõe-se com alguma facilidade. No entanto, é sempre bom ter algumas precauções", comentou Domingos Gomes, antigo médico do FC Porto. A confirmar-se, este quadro deixa para já Sapunaru em dúvida para o clássico. "Mas tenho a certeza de que o FC Porto está a acompanhar a situação, já que não se brinca com estas coisas no Dragão, pelo que deve estar tudo controlado", acrescentou ainda.

O regresso dos internacionais deverá ocorrer a partir de amanhã, pelo que nessa altura será mais fácil ao departamento médico azul e branco avaliar correctamente o quadro físico do defesa tendo em vista o jogo com o Benfica e a possibilidade de o deixar em condições de ser utilizado. Sapunaru, recorde-se, até nem tem boas memórias da última deslocação à Luz e dos problemas que surgiram no túnel de acesso aos balneários que levaram mais tarde a Comissão Disciplinar da Liga a suspendê-lo por seis meses, até o Conselho de Justiça da Federação reduzir a pena a quatro jogos, já depois de o FC Porto o ter emprestado ao Rapid de Bucareste.

Entretanto, Sapunaru permanece ao serviço da selecção, que, segundo a Imprensa romena, tem pelo menos mais dois casos semelhantes em tratamento. Hoje, a Roménia defronta o Luxemburgo em mais uma jornada da fase de apuramento para o Euro'2012.

Romeno ainda não perdeu em deslocações à Luz

Sapunaru já viu o FC Porto perder na Luz (1-0), na época passada, do banco de suplentes, ele que não foi utilizado nesse encontro, mas acabou expulso na sequência dos incidentes do túnel. Aliás, desde que joga em Portugal, o defesa nunca perdeu na Luz, empatando (1-1) em 2008/09, à segunda jornada, na sua época de estreia de Dragão ao peito. De então para cá, o romeno venceu sempre o Benfica, inclinando-se apenas no passado mês de Fevereiro, na primeira mão da meia-final da Taça de Portugal (2-0). Mas num encontro em que o FC Porto pode selar o título de campeão nacional, em caso do vitória, Sapunaru pode alcançar o seu 75º jogo de azul e branco, ele que tem sido poupado por André Villas-Boas desde os oitavos-de-final da Liga Europa, acabando por não jogar em Leiria e, mais recentemente, contra a Académica.

in "ojogo.pt"

Guarin: "Falcao entende os meus passes"

Guarín está em grande, Falcao também e a selecção da Colômbia agradece. Os dois marcaram na vitória (2-0) frente ao Equador, com o médio a reivindicar ainda o mérito de ter oferecido um golo a Falcao, o segundo do encontro particular. O passe de Guarín, arrancado da zona central do terreno, esburacou a defesa adversária e deixou isolado o avançado, que teve apenas de contornar o guarda-redes antes de assinalar o regresso aos golos pela selecção. Depois desse jogo, realizado em Madrid, os elogios à dupla portista têm-se sucedido, não só na Colômbia - definitivamente rendida à dupla do FC Porto -, mas também de Espanha, de onde surgem notícias de clubes interessados na contratação de Guarín. O médio prefere, no entanto, destacar o bom entendimento com Falcao no relato detalhado do segundo golo da partida. "Foi uma grande jogada. A selecção do Equador deu mais espaço na segunda parte e sei que o Falcao faz muito bem as diagonais... Ele entende os meus passes, como ficou demonstrado naquele momento, tendo depois concluído o lance como tão bem o sabe fazer", explicou.

Guarín foi ainda considerado o melhor jogador em campo, transportando para a selecção as sensações de felicidade que tem vivido no FC Porto. Aliás, até repetiu os festejos das partidas mais recentes que realizou em Portugal. "Estou muito feliz por ter marcado nos últimos cinco jogos. É um grande momento. A verdade é que são os golos que nos trazem as maiores alegrias no futebol. Mas, agora, há que continuar da mesma forma, porque isto não termina aqui." O golo, esse, surgiu de fora da área, embora tenha trocado a força que habitualmente aplica nos remates, por uma execução técnica de grande qualidade. "Foi de livre. Percebi que tinha espaço para meter a bola por fora da barreira, com efeito, e felizmente entrou".

A Colômbia repete hoje o encontro amigável, desta vez frente ao Chile, precisamente o último adversário de Portugal. A partida realiza-se em Haia, às 19h45, e deverá voltar a ter a dupla do FC Porto no onze inicial. No entanto, o seleccionador Hernán Darío Gómez ainda não tinha anunciado a equipa, admitindo-se, na Imprensa colombiana, algumas mudanças, mas apenas por uma eventual gestão do estado físico de alguns jogadores.

Um esquema para ele

A Colômbia jogou, em Madrid, no mesmo esquema que André Villas-Boas utiliza no FC Porto. Falcao ficou colado no centro do ataque, acompanhado por dois alas, enquanto Guarín jogou sobre o lado esquerdo do triângulo central do meio-campo, que foi reforçado com Abel Aguilar (trinco) e Carlos Sánchez (médio-centro). Desta forma, o avançado jogou mais perto da área, o que nem sempre aconteceu na selecção, enquanto Guarín teve a oportunidade de integrar muitas vezes os lances ofensivos da equipa, quando no passado quase se limitava às tarefas defensivas. O próprio médio reconheceu que esta nova fórmula lhe oferece mais soluções e protagonismo. "É um esquema que me dá mais liberdade para jogar e a alegria de poder acompanhar o ataque com maior frequência. Fico a ganhar com este esquema e acredito que isso ficou demonstrado nesta partida", explicou.

Trabalhar para a Copa América e para o... Mundial no Brasil

Depois da vitória sobre o Equador, Guarín foi um dos jogadores mais procurados pela Comunicação Social colombiana. O médio falou sobre a sua prestação, mas também destacou a "boa exibição" da equipa. "Estou muito contente. A Colômbia mereceu aquele triunfo. Trabalhámos muito e bem, estivemos sempre disponíveis, realizámos um grande jogo colectivo a ainda marcámos dois golos lindos", afirmou, antes de enumerar o que se segue: "Estamos a melhorar e temos os nossos objectivos bem definidos: fazer uma boa Copa América e conseguir a qualificação para o próximo campeonato do mundo."

in "ojogo.pt"

Portistas são os únicos invictos

Oito meses depois do início dos campeonatos nacionais, o FC Porto deixou de partilhar com o Atlético a invencibilidade. A equipa lisboeta da II Divisão, Zona Sul perdeu anteontem com o Oriental, em casa, e deixou o FC Porto como único clube que ainda não consentiu derrotas.

Um feito com 25 jornadas, que dura desde o dia 14 de Agosto, mas que vai ter um duro teste no domingo, com a visita ao Estádio da Luz para defrontar o Benfica. A equipa de André Villas-Boas apenas consentiu dois empates na Liga, o primeiro em Guimarães e o segundo em casa do Sporting. Se as contas forem alargadas a todas as competições, então o FC Porto soma três derrotas, uma com o Nacional para a Taça da Liga, outra com o Benfica na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal e a última com o Sevilha na segunda mão dos 16-avos-de-final da Liga Europa. Há ainda registo de dois empates, com o Besiktas na Liga Europa e com o Gil Vicente na Taça da Liga.

Entre os principais campeonatos europeus, há muito tempo que o FC Porto é a única equipa invicta. O Barcelona é o que se aproxima do registo portista, com uma derrota apenas, e o Real Madrid, com duas derrotas, vem logo atrás. Em França o Lille tem três derrotas, tantas como o Borrússia de Dortmund na Alemanha e o Manchester em Inglaterra. Em Itália o Inter soma quatro desaires.

Se o registo do FC Porto não encontra paralelo nas principais ligas europeias, é preciso descer até às profundezas do ranking da UEFA para se encontrar um país que albergue uma equipa sem derrotas. Trata-se do Sant Juliá, em Andorra, que em 14 jogos venceu dez e empatou quatro.~

in "ojogo.pt"

Clássico por dentro e por fora

JORGE MAIA

A única maneira de ganhar um clássico é marcar mais golos que o adversário. Acontece que, apesar dessa evidência, não falta quem tente marcar pontos por fora. Há pouco mais de uma semana, num diário desportivo surgiu a notícia do alegado interesse do FC Porto num jogador brasileiro. Havia declarações do empresário do atleta a garantir que, sim senhora, tinha recebido contactos dos portistas e até se apontavam valores para a concretização do negócio: qualquer coisa como oito milhões de euros. Ora, nem de propósito, alguns dias antes do clássico do próximo fim-de-semana o mesmo jogador aterra em Lisboa de mão dada com o mesmo empresário pronto para assinar pelo... suspense... Benfica. E, pelos vistos, por uma fracção daquele valor. Não tivesse o FC Porto desmentido de imediato a notícia original, não faltaria agora quem cantasse uma derrota retumbante dos portistas em mais um clássico com o Benfica. Assim talvez haja vergonha.

in "ojogo.pt"

Noite de estreia

MOUTINHO LIDERA GRUPO DOS 15 QUE LUTAM PELO PRIMEIRO TÍTULO DE CAMPEÃO PORTUGUÊS


O FC Porto não reservou o título para a Luz, mas é no palco do Benfica que pretende festejar as bodas de prata. Em caso de vitória azul e branca frente aos encarnados, no jogo de domingo, o principal clube da Invicta conquistará o 25.º campeonato nacional da sua história, mas para grande parte dos jogadores do atual plantel será apenas o primeiro nos respetivos currículos. João Moutinho é um caso paradigmático e flagrante disso mesmo.
O antigo capitão do Sporting rumou ao Dragão no último defeso e nunca escondeu os motivos que o levaram a aceitar essa surpreendente mudança. “Quis dar um novo rumo à minha carreira e escolhi o FC Porto por isto mesmo, pelos títulos”, disse o camisola número 8, poucos minutos depois de ter festejado a conquista da Supertaça Cândido de Oliveira, no primeiro jogo oficial da época portista.
in "record.pt"

Dupla imbatível

OTAMENDI E ROLANDO NÃO CEDEM GOLOS NA LIGA FORA DE CASA E O ARGENTINO É TALISMÃ NO ONZE


Otamendi não foi opção em qualquer dos clássicos com o Benfica (Supertaça, Liga e Taça de Portugal), mas os seus registos recomendam-no ao onze a apresentar na Luz. É que o argentino venceu todos os jogos para o campeonato em que foi titular (10), tendo ainda outra particularidade relativa à dupla que forma com Rolando. Fora de casa, não há quem lhes consiga marcar golos. Académica, P. Ferreira, Beira-Mar, Sp. Braga e Olhanense não foram capazes de desfeitear a solidez desta parceria, que só cedeu, na Liga, perante Marítimo (de livre lateral) e Naval (de penálti).
Num duelo que vai colocar à prova a invencibilidade dos portistas, irá Villas-Boas deixar cair a dupla que disputou todos os encontros com o Benfica? Nesta fase, Maicon é claramente uma alternativa ao argentino e só avançou para o duelo da Taça porque o ex-Vélez estava lesionado.
in "record.pt"

Festa azul e branca em território inimigo

Clássico Portistas de Lisboa mostram-se optimistas quanto à conquista do título na Luz


Vivem em Lisboa e são do F. C. Porto. D. Januário Torgal Ferreira e Paulo Teixeira Pinto não fazem finca-pé quanto a ganhar na Luz, mas Pedro Marques Lopes fala em "gozo especial". Kalú promete ir celebrar para a Avenida da República. A festa está próxima...
"Um acontecimento de cidadania", com resultado favorável ao F. C. Porto, é o que espera do clássico D. Januário Torgal Ferreira. As últimas décadas têm sido de júbilo portista, por isso o bispo não faz alarde da iminente conquista, possível de acontecer na Luz. "A mim, tanto me vale. Preferia, até, que fosse em família, no Dragão", adianta, justificando que confirmar o título em casa do Benfica não lhe dará gozo especial. "Tem a ver com a minha forma de estar", explica, sem deixar de enfatizar a justiça deste campeonato. "É consensual que o F. C. Porto foi melhor. O Benfica fez jogos magníficos, mas também começou a usar muito a língua, nomeadamente o seu treinador [Jorge Jesus]. Houve um bocado de soberba", fundamentou, destacando o papel de Villas-Boas. "Não foi uma surpresa. Já tinha boas referências. Inclusive, conheci a sua avó. Pinto da Costa fez uma boa escolha", sublinha.

in "jn.pt"

Quatro reservas de ouro

Guarín, Fucile, Maicon e James são a força de intervenção rápida de Villas Boas. Central brasileiro tem até mais tempo de utilização que o dono do lugar: Otamendi. Três destes suplentes de luxo já marcaram esta época 11 golos. 

Quando é preciso mudar ou mesmo substituir um dos titulares da equipa, André Villas Boas tem chamado invariavelmente sempre os mesmos: Guarín, Fucile, Maicon e James.

São quatro homens de mão do treinador, mas verdadeiros trunfos que valem tanto ou o mesmo do que os ases. Nos últimos tempos, de tanto baralhar e dar de novo estes quatro dragões ao jogo até cria algumas dificuldades em se fazer a separação de classes. 

Maicon é o melhor exemplo disso, pois chega ao ponto de ter mais jogos e minutos de utilização do que... o dono do lugar: Otamendi.

Por motivos de funcionalidade e também de adaptação do argentino aos conceitos de jogo da equipa azul e branca, e ao próprio futebol português, o central brasileiro, que apontou nesta época um golo, tem sido o mais requisitado destes quatro suplentes de luxo de Villas Boas.

Maicon, aliás, está mesmo no quadro de honra, entre os onze com mais tempo de serviço - em nono lugar - na temporada. Inclusivamente, nas duas provas nobres, Campeonato e Liga Europa, barómetros nesta avaliação, por serem competições sujeitas a menos alterações e a gestão de activos nucleares. 

Já Guarín, Fucile e James estão com posições bem definidas, logo abaixo do grupo principal (onze), com Otamendi na linha divisória, o 12.º jogador... Mas este trio faz mesmo a diferença e é por isso que merece de Villas Boas toda a atenção.


in "abola.pt"

«Seja na Luz ou não o FC Porto vai ser Campeão» - António Oliveira

O antigo treinador do FC Porto António Oliveira não quis arriscar, esta segunda-feira, um prognóstico para o encontro com o Benfica no Domingo, frisando que não tem qualquer dúvida que os azuis-e-brancos irão arrebatar o título. 

«Não arrisco qualquer prognóstico para o jogo. O mais importante é que seja na Luz ou em qualquer outro estádio o FC Porto vai ser Campeão Nacional», afirmou o treinador, à margem da 8.ª gala do jornal o Gaiense.

Para António Oliveira, treinador que orientava o FC Porto que goleou o Benfica (5-0) no Estádio da Luz em Setembro de 1996, num clássico como o de domingo, os treinadores «não podem ter medo de arriscar»

«Têm o trabalho facilitado porque todos os jogadores estão extremamente motivados e com muita vontade de brilhar e vencer», realçou António Oliveira que salienta não estar surpreendido com o sucesso de André Vilas Boas.

«A competência dele como treinador é inquestionável. Não me surpreende nada. O que me surpreende é o grau de comportamento aliado à juventude dele», rematou.


in "abola.pt"