quinta-feira, 8 de setembro de 2011

O primeiro golo


E ao quinto jogo, chegaram os golos. Kléber marcou dois frente ao Leiria e começou a justificar os múltiplos sinais de confiança que foi recebendo dos responsáveis portistas. Depois de uma pré-temporada preenchida com cinco golos, os primeiros quatro jogos oficiais acabaram sem festejos do brasileiro, que serviram para levantar dúvidas e recordar... Falcao. Normal. Tão normal como o que se seguiu: pouco depois de se ter estreado a marcar - e logo por duas vezes -, Kléber recebeu uma imensidão de mensagens e telefonemas de felicitações. Uma dessas mensagens foi do amigo Rafael Mirada, compatriota do Marítimo com quem também partilhou o balneário do Atlético Mineiro. "Ainda não falei com ele, ao contrário do que é habitual, mas mandei-lhe uma mensagem a dar os parabéns pelos golos. Estou muito feliz por ele", afirmou.
Para trás, ficou uma fase sem golos, que parecia ter transformado Kléber num jogador mais ansioso, intranquilo e muitas vezes inseguro. Mas não. Rafael Miranda garante que o avançado esteve sempre "sereno", essa que até é a forma como é tratado por alguns companheiros do FC Porto, por o considerarem parecido com o defesa agora cedido ao Colónia! "Converso com ele quase todos os dias e esteve sempre tranquilo. Podem acreditar que é verdade. Nem falávamos muito sobre o facto de ele estar sem marcar, porque isso acaba por ser uma situação normal".
As conversas com Rafael Miranda também servem para melhor se compreender como é que no FC Porto se ultrapassam as supostas crises de confiança. "Ele só me diz maravilhas do clube e da cidade. Fala-me sempre de uma estrutura excelente e do acompanhamento fantástico que fazem aos jogadores. Também me está sempre a dizer que a cidade é linda e que tem muitas coisas diferentes para fazer... Enfim, é só elogios. Aliás, até fico com vontade de ir para lá com ele", concluiu, em jeito de brincadeira. Agora, "seguem-se mais golos do Girafão", como também é conhecido, depois de ter ultrapassado a barreira psicológica da ausência de golos.

Apoio da namorada e do amigo Maicon

Kléber chegou ao FC Porto e tratou logo de fazer amigos, naquele jeito "sereno" que até lhe valeu a alcunha no plantel. No grupo de trabalho tem um amigo especial, com quem partilha a maior parte do tempo livre. Maicon é o companheiro preferido e aquele com quem tem viajado na descoberta de uma cidade do Porto que rapidamente o encantou. O brasileiro, que tem apenas 21 anos, vive na Invicta com a namorada, que o tem acompanhado desde o primeiro dia desta nova experiência.

O primeiro golo

Falcao | O colombiano é um caso raro: chegou ao FC Porto e tratou logo de facturar em dia de estreia, na Mata Real. Entrou ao intervalo e marcou aos 78 minutos. Depois, seguiram-se mais três jogos consecutivos sempre a facturar.
Lisandro | Tal como Kléber, Lisandro também precisou de cinco jogos oficiais para se estrear a marcar no FC Porto. Na primeira época, o argentino participou em 26 jogos do campeonato - oito como suplente utilizado -, tendo apontado apenas sete golos.
Benni McCarthy | O sul-africano chegou a meio de 2001/02, tendo marcado de imediato, para a Taça. O primeiro golo no campeonato tardou 3 jogos, mas Benni acabou a temporada como uma interessante marca de 12 tentos em 11 encontros para a Liga...
Pena | O brasileiro teve um arranque incrível no FC Porto: marcou 13 golos em nove jogos consecutivos, 2 golos logo na estreia, contra o Paços. Pena terminou 2000/01 com um registo de 22 golos em 29 partidas disputadas para o campeonato.

in "ojogo.pt"

James para quem lhe deitou a mão


"Houve muitas sondagens durante o Mundial, muitas perguntas, mas não havia nada a fazer, porque estava tudo tratado com o FC Porto". Pois é. James voltou a brilhar de azul e branco, mas o destino podia ter-lhe trocado as voltas se a SAD tivesse confiado nos 30 milhões de euros que, há um ano, constavam da cláusula de rescisão do colombiano. Entre Toulon e o Mundial, o esquerdino renovou até 2016 e esticou a multa até aos 45 milhões, fechando portas a quem teve olhos, mas não barriga.
Silvio Sandri, empresário do avançado, confessou que o FC Porto agarrou o prodígio colombiano bem a tempo das garras de clubes bem mais poderosos a nível financeiro, mostrando-se convencido que os portistas têm no plantel um dos jogadores mais promissores do mundo. O jogo com o Leiria, de estreia esta temporada, serviu apenas para reforçar o óbvio. "Está adaptado e vai mostrar outro nível esta temporada. Vi o jogo e este James cabe em qualquer equipa, mas o FC Porto percebeu a tempo que já havia muitos clubes atentos. Estou certo de que não sairá por menos do que a cláusula, que aceitámos porque para ele é claro que o futuro passa pelo FC Porto. É cedo para pensar em sair, até porque James nem sequer é titular indiscutível e esse é o principal objectivo neste momento", esclareceu Silvio Sandri.
A verdade é que James deposita grande esperança nesta temporada, tendo provado essa determinação com a vontade que manifestou em realizar o estágio na Alemanha, pouco tempo antes do início do Campeonato do Mundo'sub-20. James foi mesmo um dos principais destaques desse Mundial, não só nos relvados, mas também fora deles, tal como recordou Nestor Riveros, adjunto da selecção. "Havia muita agitação em torno dele, muitos empresários a quererem abordá-lo, mas nos treinos e no hotel ninguém entrava. Estiveram aqui treinadores, dirigentes e empresários e o James era a estrela da equipa. Mas não tenho dúvidas de que isso não mexeu com ele".
Eduardo Lara, o seleccionador, gostou de ver os dois golos apontados por James na Marinha Grande - "Entrou com o pé direito. Aliás, no caso dele até foi com o esquerdo" - e não tem dúvidas que o destino lhe reservará "coisas muito grandes". "É um grande jogador, com um potencial tremendo, e vai ser o jogador que todos estão à espera. Não tenho dúvidas sobre isso. E ele também merece o melhor, porque é um rapaz fantástico", concluiu.

Selecção principal mais próxima

O próximo compromisso da selecção principal da Colômbia será em Outubro (dia 11), frente à Bolívia, e existe a "forte possibilidade" de James ser chamado. A convicção partiu do empresário e foi sustentada por Eduardo Lara. "Sem querer adiantar-me aos factos e a quem tem de revelá-los, estamos convencidos de que estará na próxima convocatória da selecção da Colômbia", afirmou Silvio Sandri. Não se vinculando oficialmente, Eduardo Lara explicou que essa afirmação até pode fazer sentido, tendo em conta a "qualidade inegável de James".

in "ojogo.pt"

A dança das cadeiras


Dois jogadores equilibrados por posição é o mínimo que um treinador pede quando forma um plantel. Vítor Pereira não fugiu à regra dos compêndios, mas neste momento não tem só de gerir a luta de dois galos para cada poleiro. O estatuto de indiscutível conquistado, com mérito, por João Moutinho e Hulk, faz sobrar jogadores para duas posições homólogas. Aqueles que, em teoria, seriam as suas sombras, são agora as de outro colega. Para a direita do miolo e esquerda do ataque há três opções para uma só cadeira. E se hoje é fácil estabelecer uma hierarquia, o passado dos artistas e o que se lhes augura de futuro desfazem completamente quaisquer que sejam as contas mais óbvias.
No meio-campo, Guarín começou como parceiro de Moutinho pelo crédito acumulado o ano passado. Belluschi, que vinha a perder terreno, voltou ao onze na Marinha Grande e de forma muito meritória, o que lhe garante para já a continuidade no lugar. E ainda há Defour, que custou seis milhões de euros e não é um nome a descurar. Que o digam Juande Ramos e Alex Ferguson, que já o quiseram para reforçar Real Madrid e Manchester United, respectivamente. Num ápice tudo pode mudar. E o mais provável é que mude mesmo e de forma muito regular.
Quanto ao ataque, é James Rodriguez quem tem agora lugar cativo. Mas antes, contra o Barcelona, foi Cristian (o mais caro de todos) a começar. E no campeonato jogou sempre Varela. Se Hulk não jogar contra o Setúbal, um terá de ser desviado para a direita e o jogo de equipa pode tornar-se também um despique individual para saber, no regresso do brasileiro, quem se mantém no onze. E ainda há Djalma e Iturbe, por ora soluções com enfoque futuro.

Kléber reservou poltrona

O meio-campo e as pontas são as zonas do campo mais concorridas, mas as laterais, o eixo da defesa e até a posição de trinco também têm sofrido variação nos seus titulares. Sem concorrência, só Helton e Kléber. Obviamente Bracali e Kadú, no caso do guarda-redes, e Walter, no que respeita ao avançado, gostariam de poder discutir o lugar, mas a tarefa não é fácil. Helton já se sabia e é por isso mesmo que Kléber merece o destaque. Chegou há dois meses, mas já não tem qualquer sombra.

in "ojogo.pt"

Souza brinca com o apagão e recorda a... Luz

Souza encarou bem o regresso ao banco e no final da partida com o Leiria até brincou com o apagão da Marinha Grande, que serviu para recordar a festa do título de campeão conquistado em pleno Estádio da Luz. "Valeu galera. Estou de volta com mais uma vitória e a liderança do campeonato. Parabéns a toda equipa pela vitória e parabéns aos adeptos que fizeram uma linda festa. Só foi pena a luz ter acabado, mas até já estamos acostumados", brincou o médio, que voltou a perder a titularidade para Fernando, depois de ter feito parte do onze inicial nas primeiras quatro partidas da temporada. Recorde-se que Souza revelou recentemente, em entrevista a O JOGO, que está consciente da valia de Fernando e que até está preparado para voltar a ser suplente daquele que considera ser "um grande amigo". As declarações no final da partida com o Leiria ajudaram a reforçar essa ideia.


in "ojogo.pt"

«Não haverá poupanças»


O FC Porto foi a última equipa a jogar na terceira jornada, terá honras de abertura da quarta ronda já na sexta-feira com o Vitória de Setúbal e, na terça-feira, inicia o trajeto europeu na Liga dos Campeões.
Em conferência de imprensa de antevisão do encontro com os sadinos, Vítor Pereira avisou que não haverá poupanças para o jogo com os sadinos porque quer ver os melhores dentro de campo para alcançar mais um vitória e assim manter a liderança na I Liga.
«No jogo de amanhã entrarão os jogadores que darão a melhor resposta ao que é necessário para um desafio fundamental como este, que queremos ganhar para manter a liderança. Estamos focados no encontro com o Setúbal e sabemos aquilo que temos de fazer para vencer», começou por dizer o técnico do FC Porto, esta quinta-feira, no auditório do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, depois da última sessão de trabalho antes do desafio com os sadinos.
Vítor Pereira diz que este Vitória de Setúbal tem jogadores que variam entre a experiência e a inexperiência.
«Às vezes tornam-se imprevisíveis porque perdem respeito pelo adversário, mas esses desequilíbrios provocados pelos mais jovens podem provocar danos. É uma equipa que tem outros jogadores mais experientes, que não se entusiasmam, mantêm -se organizados e não vão atrás da emoção», explicou.
Na época passada, ainda enquanto técnico-adjunto de Villas-Boas, Vítor Pereira foi o treinador principal no encontro com os sadinos. Memórias essas que vieram hoje à conversa.
«Recordo-me bem desse jogo. Foi de grande dificuldade, as mesmas que vamos encontrar amanhã. Um jogo complicado que vamos precisar de estar ao melhor nível e do apoio da nossa gente», lembrou.
O FC Porto, que fechou a terceira jornada, tem as honras de abertura da ronda número quatro da I Liga, na receção ao Vitória de Setúbal, esta sexta-feira, a partir das 20h15, no Estádio do Dragão.
in "sapodesporto.pt"

Gigi Becali: «Sapunaru chama-nos comunistas»

PRESIDENTE DO STEAUA ACUSA O LATERAL



No treino portista marcado para esta manhã, Vítor Pereira já deve poder contar com Otamendi (Argentina), Guarín (Colômbia) e Sapunaru (Roménia), jogadores que estiveram ao serviço das respetivas seleções. Só a presença do colombiano ainda não está totalmente garantida, mas há outro ponto de interrogação a pairar na cabeça do treinador portista: Sapunaru vem ou não lesionado?
Conforme Record adiantou ontem, o romeno lesionou-se no aquecimento do jogo da sua seleção com a francesa, tendo passado rapidamente de titular a carta fora do baralho. Contudo, o patrão do Steaua Bucareste, Gigi Becali, veio, ontem, pôr isso em causa, tecendo duras críticas ao portista.
“Ele não se lesionou, foi apenas um capricho”, afirmou o referido dirigente, mas sem se ficar por aí: “O Sapunaru não gosta de ser controlado no quarto, quando a equipa está em estágio e, sempre que isso acontece, acusa-nos de sermos comunistas. O problema é que ele sente-se como se fosse a grande estrela da nossa seleção.”
in "record.pt"

Sapunaru sofreu lesão em pleno aquecimento

Cristian Sapunaru apresentou-se ontem no FC Porto com uma lesão muscular. Voltar dos compromissos das selecções com problemas físicos não é uma situação nova entre futebolistas dos dragões e a questão clínica do lateral-direito romeno pode mesmo provocar a sua ausência das opções para o jogo de amanhã, no Estádio do Dragão, frente ao Vitória de Setúbal.

O jogador romeno sofreu uma contractura muscular na perna direita e já está a ser devidamente acompanhado pelos responsáveis clínicos do FC Porto, depois de ter viajado para Portugal ontem de manhã. Em princípio, a lesão muscular será impeditiva para a recepção aos sadinos.

Tudo aconteceu em pleno aquecimento do jogo de anteontem, frente à França, que terminou com um empate sem golos, resultado que pode ter comprometido em definitivo as aspirações de apuramentos dos romenos para a fase final do campeonato da Europa do próximo ano.

No primeiro embate desta ronda dupla de qualificação, no Luxemburgo, o lateral portista tinha sido baixa por castigo, mas Victor Piturca, o seleccionador, contava com ele para o ataque aos franceses, num jogo decisivo para as ambições da selecção e que assinalou um marco histórico no futebol local, com a inauguração do novo Estádio Nacional de Bucareste, que esta época vai receber a final da Liga Europa.



in "abola.pt"

Hulk fora e dentro

Hulk é uma grande incógnita para o jogo de amanhã, com o Vitória de Setúbal, no Dragão (20.15 horas). O avançado brasileiro não se treinou ontem de manhã, esteve apenas a fazer tratamento e não se sabe ainda se o tornozelo direito, onde sofreu a entorse, o vai deixar correr, cruzar ou rematar, embora o pé esquerdo seja quem mais ordene na forma de jogar do avançado.

O choque foi duro e teve consequências. Hulk não esteve em condições para trabalhar com os seus companheiros na manhã de ontem. Ninguém teve tempo para repousar do jogo com o UD Leiria, que acabou por ser igualmente uma injecção de confiança para a equipa, e, ao mesmo tempo, uma resposta a quem manifestava dúvidas. Ainda muito sob o efeito do que foi fazendo na última temporada. Vítor Pereira sabe que tem de mexer, mas muito devagar, até porque não dá grandes resultados mexer no que estava bem...

É um teste também à paciência e aos conhecimentos de mais um treinador escolhido por Pinto da Costa, defendido por Pinto da Costa, e que já se viu tem tudo para vencer. Entra aqui o nome de Hulk. Há muitas questões à volta da sua incrível disponibilidade 24 horas depois de ter jogado pelo Brasil, em Londres. Uma viagem de jacto colocou-o em Portugal a tempo de jogar na Marinha Grande. É um exemplo curioso que serve para todo o grupo e que até poderá ser apresentado noutros momentos desta temporada.



in "abola.pt"