sábado, 19 de janeiro de 2013

VITÓRIA EM FRANÇA VALE PRIMEIRO LUGAR DO GRUPO


O FC Porto Império Bonança venceu este sábado no rinque dos franceses do Saint Omer, por 8-3, em encontro da quarta jornada do grupo B da Liga Europeia. Com este resultado, os Dragões garantem não só o apuramento para os quartos-de-final, como também o primeiro lugar do grupo, somando 12 pontos e quatro vitórias em quatro jogos.

Os azuis e brancos estiveram sempre em vantagem e lideravam ao intervalo por 2-1, com dois tentos de Ricardo Barreiros. Os restantes golos foram apontados por Jorge Silva (2), Hélder Nunes e Vítor Hugo (3).

Na quinta jornada, o FC Porto recebe os italianos do Lodi e na sexta desloca-se ao recinto dos espanhóis do Noia. Os quartos-de-final serão disputados a duas mãos e darão acesso à “final four”.


in "fcp.pt"

Vítor Pereira: «Somos uma equipa serena»


Os treinadores de FC Porto (José Mota) e P. Ferreira (Paulo Fonseca) em declarações após o encontro entre as duas equipas na jornada 15 da Liga 2012/13 que terminou com um triunfo por 2-0 para os portistas:

Vítor Pereira

«Fizemos uma excelente primeira parte, criámos quatro ou cinco ocasiões mas não concretizámos. O golo traz tranquilidade, permite abrir linhas no adversário. Defrontámos um belíssimo adversário, com qualidade, um adversário que ainda não tinha perdido fora esta época. Tenho a registar que não me recordo de consentirmos uma ocasião flagrante. Fizemos um jogo consistente, fizemos dois golos, podíamos ter feito mais um ou outro. O resultado ajusta-se. Boas equipas e bom espetáculo. O Paços tem provado que o lugar que ocupa não é por acaso. Vi um Paços de qualidade, mas nós somos uma equipa serena, que sabe o que quer, que vai procurando o erro e acabamos, ou por talento individual ou numa jogada coletiva, desbloquear o jogo.»

«Liedson? Não me merece comentário nenhum. Falo dos meus jogadores, não falo de jogadores de outros. Se procuro um avançado? O clube trabalha profissionalmente nesse capítulo, não tem de ser discutido em público.»

Paulo Fonseca

«Não é desprimor nenhum sofrermos a primeira derrota fora aqui. O FC Porto foi mais forte do que nós, não saímos bem para o ataque. Conseguimos controlar o jogo do FC Porto, mas com o golo sofrido as coisas ficaram mais difíceis. Apesar de termos duas oportunidades, o FC Porto foi superior. Não é desprestígio nenhum sofrer a primeira derrota fora aqui. Os meus jogadores foram de uma abnegação impressionante. Entrámos para o segundo tempo e sofremos logo um golo. Se isso acontecesse, as coisas tornavam-se mais difíceis. Isso sucedeu. Fizemos um jogo sério e competente.»

«É notório que há um fosso entre FC Porto, Benfica e Sp. Braga para os outros, estão um nível acima. Isso confirmou-se aqui. É difícil chegar perto destes clubes. Mas vamos continuar a tentar lutar sempre pelos três pontos que é o que temos feito.»



Izmailov depois do golo: «Sinto-me muito cansado»

Russo foi suplente e confirmou triunfo portista


Marat Izmailov, que marcou na estreia no Dragão pelo FC Porto, na 15ª jornada da Liga, em declarações à SportTV:

«Estou muito cansado. Nesse momento não havia muita emoção porque não estava muito bem. Não joguei o tempo todo, não me sinto fisicamente capaz. Mas foi bonito. Ganhámos, foi o mais importante, estamos dentro do nosso objetivo, na Champions... Estou satisfeito.»

[Esperança em ser titular em breve] «Tento todos os dias trabalhar ao máximo, para recuperar a melhor condição o mais cedo possível para que possa ser mais fácil no futuro.»

[Diferenças entre as equipas onde jogou] «Joguei sempre por boas equipas, na Rússia e aqui em Portugal. Todos os jogadores nessas equipas entendem muito bem o futebol, e foi taticamente e também tecnicamente fácil para mim. Agora só tenho de trabalhar o aspeto físico.»

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-P. Ferreira, 2-0 (crónica)


Izmaylov assina triunfo aberto por golpe do acaso

F.C. Porto vs Paços de Ferreira (Lusa)
A justiça embrulhada em forma de acaso. Foi com um lance fortuito que o F.C. Porto descobriu o caminho da baliza do Paços de Ferreira, depois de metade do jogo a tentar das mais variadas formas e feitios. Não foi com força, não foi com jeito. Foi com sorte. Também conta. O sublinhado de Izmaylov, em estreia, deu o toque final para uma noite tranquila e de sucesso. Triunfo por 2-0 e Benfica apanhado, até ver.


A vitória do F.C. Porto é incontestável, claro. Um por um, a equipa portista preencheu todos aqueles requisitos que costumam valer vitórias. Teve mais bola, foi mais equipa, criou mais perigo, mostrou-se concentrada e marcou.


Travando por completo o jogo do Paços no primeiro tempo, o F.C. Porto começava a asfixiar a partir do meio campo. Crescia para cima da baliza de Cássio e ameaçava marcar. Defour cabeceou por cima. Moutinho atirou ao lado, duas vezes, uma delas em excelente posição. Jackson disparou às malhas laterais e, depois, também ao lado. Muita parra e pouca uva até ao descanso. 


Nesse período, só no último suspiro, num remate de Cícero por cima da trave, o Paços assustou. Antes, com Vítor apagado, Caetano e Josué sem espaço e o próprio Cícero sem bola, a equipa de Paulo Fonseca era uma sombra do Paços do costume. O adversário não é tudo, mas ajuda a explicar o eclipse. 


Faltava ao F.C. Porto ser letal. A sorte de Alex Sandro resolveu esse assunto e começou a fazer adivinhar o desfecho. O Paços precisaria de se agigantar para tirar a paciência ao Dragão. Não era impossível, mas era pouco provável. 


Quem se lembra de um F.C. Porto sem extremos?


Vítor Pereira aproveitou para dar mais minutos a Izmaylov. Não tirou Defour, como na Luz, mas Varela, como quase sempre. O F.C. Porto passava a jogar sem extremos verdadeiros, até a entrada de Kelvin. Coisa rara para estes lados. 


No Paços, Hurtado não era o D. Sebastião que Paulo Fonseca buscou no banco. E Arturo Alvarez deixou-se levar pela corrente. Resultado: mais do mesmo. 


Obviamente com o resultado magro, mesmo a inoperância do rival não deixava os ânimos serenar. Entrava em cena o russo. Gélido e decisivo. Passe de Kelvin, Izmaylov recebe, roda e remate. Sorri pela primeira vez de Dragão ao peito. 


O golo não vale, em si, os três pontos. Mas cimentou-os. Foi a assinatura final, numa partida de sentido único e resultado certo e previsível. 


O Paços acusou algum cansaço de quem vem de tantos jogos seguidos. O Sp. Braga pode fugir-lhes outra vez, mas essa será a menor preocupação de Paulo Fonseca. Importante será continuar no tom mostrado até agora. Positivo e de boa saúde.


Para o F.C. Porto, no fecho da primeira volta, ainda que com um jogo a menos, fica a satisfação de bater uma das equipas que melhor jogam na Liga e de colar provisoriamente ao Benfica na frente depois de uma primeira metade do campeonato onde andaram sempre lado a lado. Esta noite houve sorte. Mas nem uma ponta de injustiça.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-P. Ferreira, 2-0 (destaques)


Alex Sandro e o acaso abrilhantam estreia de Izmaylov


A figura: Alex Sandro

Um herói acidental que fez por isso. Não se inibiu com o amarelo visto relativamente cedo e continuou disposto a ajudar nos estragos lá na frente. É defesa mas terá passado muito mais tempo no meio campo contrário do que no seu. Está-lhe no sangue. Não é homem para ver jogar, quer envolver-se, mexer com o jogo. E tem classe para isso. Falta-lhe afinar os cruzamentos que costumam morrer no primeiro poste. Um deles, já no segundo tempo, saiu largo de mais. Tão largo que sobrevoou Cássio e morreu na baliza. Um golo merecido mas fortuito. Conta na mesma. 


O momento: o batismo de Izmaylov

Minuto 78. Estava em campo há pouco tempo, para refrescar o ataque e ganhar minutos. O russo que veio de Alvalade começou a ser feliz no Dragão quando Kelvin lhe endossou a bola. O resto foi com ele. Receção e remate colocado. Tudo dentro da área e sem hipóteses para Cássio. A classe já lhe é conhecida. Este instante pode dar-lhe a confiança que sempre ajuda. 


Outros destaques

João Moutinho

Altas rotações. Uma primeira parte incansável e um segundo tempo de timbre idêntico. Moutinho foi o motor que o F.C. Porto precisou, num jogo em que nunca se escondeu, chamando a si a responsabilidade de criar. Partindo de posição duvidosa, atirou ao lado ao minuto 10. Repetiu a façanha, de fora da área, pouco depois. 

Jackson Martínez

Do mais fino recorte. O colombiano já mostrou que não é um ponta-de-lança comum. Não é o avançado com um instinto letal, um homem de poucos toques e muitos golos. Marca-os e os números provam. Mas fá-lo com outro requinte. É um jogador de pormenores, mais tecnicista. Daqueles que parecem capazes de inventar um golo por mais escasso que seja o espaço que lhe dão.

Fernando

Ou vai ou racha. Não há meio termo para o médio portista, dominador naquele espaço do miolo que conhece tão bem. Nevrálgico no sucesso da estratégia de Vítor Pereira, Fernando atravessa um bom momento. Mostrou-o na Luz, mostrou-o esta noite. Quis atacar,nem sempre na medida certa. Mas a defender continuou igual a si mesmo. Ninguém se chega perto dele sem saber que vai ter de lutar. 

Ricardo

Quando uma equipa defende mais do que ataca, é justo que se olhe para quem comanda as operações. Regressado ao onze, Ricardo foi o patrão do quarteto e bombeiro de serviço para as falhas nas laterais. Imperial nas alturas e assertivo pelo solo. Sai com nota positiva, pois claro.

in "maisfutebol.iol.pt"

Iturbe fechado "nos próximos dias"

Diego Turnes diz que falta acertar alguns pormenores: a duração do empréstimo parece ser o principal.


Os responsáveis do River Plate continuam confiantes na contratação de Iturbe. Diego Turnes, vice-presidente do clube argentino, fez o ponto da situação, falando de "pequenas diferenças" com o FC Porto. "Querem um empréstimo por seis meses, mas penso que vai ser por mais tempo. E no caso de ser só por seis, queremos receber alguma compensação", declarou o dirigente.

"Também há diferenças no montante definitivo do empréstimo mas, se tudo correr bem, nos próximos dias acredito que vamos ter o acordo fechado. Não quero dar a certeza absoluta, mas estamos muito perto", acrescentou.


in "ojogo.pt"

JUNIORES VENCEM NOS DESCONTOS

Um golo de Bruno, já em período de descontos, garantiu este sábado a vitória à equipa de Sub19 do FC Porto no terreno do Varzim, numa partida disputada sob condições climatéricas muito difíceis.

Com muito vento e com um campo muito difícil, devido ao temporal que tem assolado o país, o futebol foi bastante prejudicado, com o FC Porto a conseguir marcar no terceiro minuto de compensação, um golo apontado por Bruno.

A apenas uma jornada da primeira fase, o FC Porto continua na liderança, com 56 pontos, tendo já garantido a primeira posição. Na próxima semana, os Dragões recebem o Rio Ave.

in "fcp.pt"

FC PORTO B VENCE NA MADEIRA


O FC Porto B foi na manhã deste sábado vencer o União da Madeira, por 1-0, resultado que lhe permitiu saltar para o nono lugar da classificação, com 31 pontos.

Um golo de Tozé, logo aos dois minutos, com um belo e potente remate de fora da área, fez o resultado, num jogo em que os jovens Dragões podiam ter ganho por uma vantagem mais dilatada, mas em que o vencedor não oferece qualquer tipo de contestação e que pôs fim a uma série invicta do União de 13 jogos.

Michael Seri esteve perto do segundo golo, quando, aos 23m, rematou ao poste, após passe de Dellatorre. 

Já na segunda parte, aos 68m, o FC Porto B dispôs de soberana oportunidade para aumentar o marcador, mas Sérgio Oliveira desperdiçou uma grande penalidade a punir falta de Lucas sobre Tozé.

FICHA DE JOGO

U. Madeira-FC Porto B, 0-1
Segunda Liga, 23.ª jornada
19 de Janeiro de 2013
Estádio Municipal de Machico, na Madeira
Assistência: cerca de 1500 espectadores

Árbitro: Manuel Oliveira (Porto)

U. MADEIRA: Marcelo Valverde, Carlos Manuel, Kiko, Lucas, Alex, Tiago, Ávalos, Bruno (Gleibson, 46), Hugo Morais (Rúben Andrade, 71), Santiago Silva e John (Ricardo Chíxaro, 46).
Treinador: Predrag Jokanovic.

FC PORTO B: Stefanovic; David Bruno, Anderson, Zé António, Victor Luís; Pedro Moreira, Edú, Sérgio Oliveira (Tiago Ferreira 90´), Michael Seri; Tozé (Fábio Martins 85´), Dellatorre (Vion 74´).
Treinador: Rui Gomes

Ao intervalo: 0-1
Marcadores: Tozé (2m)

Cartões amarelos: Santiago Silva (12m e 38m), Bruno (36m) e Tiago (68m). 
Cartão vermelho: Santiago Silva (38m).


in "fcp.pt"

FC Porto x Paços de Ferreira: o duelo das melhores defesas


O FC Porto procura regressar aos triunfos, este sábado (20h15), diante do Paços de Ferreira, tão somente a equipa sensação da Liga portuguesa, em partida da 15ª jornada.
Os azuis e brancos, que empataram a dois golos na última ronda na Luz com o Benfica, esperam somar os três pontos e, dessa forma, colarem-se no topo da classificação ao rival encarnado, que apenas joga na segunda-feira em Moreira de Cónegos.
É claro que o FC Porto tem menos um jogo – o tal de Setúbal que se joga na próxima quarta-feira – mas tem agora pela frente um adversário complicado.
A equipa da Mata Real chega ao Dragão em quarto lugar e com os índices de confiança em alta após a qualificação para as meias-finais da Taça de Portugal, tendo vencido o Gil Vicente a meio da semana (2x1).
Eis as duas melhores defesas da Liga
Deste Paços de Ferreira já muito se escreveu ao longo das 14 jornadas já jogadas. Todos sabem que é uma equipa forte na circulação de bola, que tem um meio-campo coeso e sabe defender bem, sem nunca esquecer o ataque.
Ao olhar para os números do FC Porto e do Paços de Ferreira, nota-se que esta noite cruzam-se as duas melhores defesas da Liga portuguesa. Os dragões apenas sofreram oito golos e os «castores» só encaixaram mais dois (10).
No Dragão, mandam os que lá estão
O FC Porto e o Paços de Ferreira entram em campo separados por apenas oito pontos. Olhando para a lógica dos números, nota-se que os «castores» nunca conseguiram derrotar os portistas na Invicta para o campeonato. Em 16 jogos realizados, o FC Porto venceu por 13 ocasiões. A turma da Mata Real conseguiu, ainda assim, obter três empates. Os dois últimos nas três temporadas recentes.
O regresso de Maicon?
Recuperado de lesão, Maicon regressa à competição frente ao Paços de Ferreira. O central brasileiro foi chamado por Vítor Pereira, sendo assim uma das possibilidades no eixo. Porém, Otamendi e Mangala têm dado conta do recado na defesa. Será que Vítor Pereira vai alterar o onze?
Com James Rodríguez e Kléber a recuperarem de lesão e Atsu concentrado na seleção do Gana (vai participar na Taça das Nações Africanas), o treinador portista não deve proceder a grandes alterações no onze inicial.

in "zerozero.pt"

Thiago Mendes descartado do negócio Walter


O Goiás, clube brasileiro ao qual o avançado do FC Porto Walter esteve emprestado, mandou a Portugal o presidente João Bosco Luz que tenta a todo o custo renovar o empréstimo do jogador. O líder esmeraldino confirmou ainda que os dragões estavam interessados na troca com o jovem médio defensivo Thiago Mendes, mas que o negócio nestes moldes foi descartado pelo clube brasileiro.

«Até agora não temos nada de positivo sobre o empréstimo do Walter para informar, mas as negociações continuam com um pouco mais de otimismo», escrever Bosco Luz no twitter afirmando que haverá uma decisão até domingo - prazo adiado, uma vez que o presidente queria uma resposta até esta quinta-feira.

O Goiás espera que a possível contratação de Liedson pelo FC Porto possa facilitar o negócio de Walter. Entretanto reafirmou que Thiago Mendes, trinco de 20 anos com contrato até 2017, não estará envolvido no negócio.


in "abola.pt"

"Liedson está pronto para jogar"


O avançado já fez três intervenções cirúrgicas ao joelho esquerdo - duas no Sporting -, mas o médico do Corinthians assegura que os problemas acabaram em 2011...
Liedson quase, quase a ser jogador do FC PortoO regresso de Liedson a Portugal está para breve, mas nesta anunciada contratação do FC Porto continua por esclarecer uma questão: afinal, qual é o estado clínico e físico do avançado na atualidade? O JOGO foi à procura de respostas e começou por encontrar algumas junto do médico Joaquim Grava, responsável pelo departamento clínico do Corinthians - clube que o jogador representou depois de sair do Sporting e antes de assinar pelo Flamengo - e o último a operar o joelho esquerdo de Liedson, em julho de 2011. 

"Na altura resolvemos fazer uma artroscopia, porque ele estava a ter muito derrames. No entanto, depois disso, o Liedson voltou bem. Aliás, até regressou para jogar antes do tempo previsto de recuperação. No Corinthians, nunca mais teve problemas físicos", explicou Joaquim Grava em declarações a O JOGO.

in "ojogo.pt"