terça-feira, 15 de novembro de 2011

"James nunca foi tão famoso"

James Rodríguez vive dias felizes, "apesar de triste por não ter ganho à Venezuela", salvaguarda a mãe, Pilar. Na selecção da Colômbia passou de estreante a destaque e os elogios não vêm apenas da Imprensa, pródiga a multiplicar páginas sobre o jovem desde que, pela segunda vez noutras tantas internacionalizações, foi o melhor em campo. Figuras da história do futebol colombiano, como Valderrama e Juan Pablo Ángel, também se deliciam com o craque, mas o grosso do carinho vem do povo, louco com a perspectiva de, em breve, ter um colombiano na lista dos melhores jogadores do mundo. "Nunca foi tão famoso", confirma Pilar, radiante por ver o filho nestas andanças. "Desde o jogo com a Venezuela que aqui falam muito do James. Até a mim me perguntam por ele. Só se fala dele", explica, para que se possa ilustrar a onda que cresce a cada grande exibição. "Emocionada" pelas palavras de Valderrama, "o melhor jogador da sua época", aconselha o filho a "manter os pés no chão" para que possa "escrever a sua própria história."
Certo de que isso acontecerá está Eduardo Lara, o seleccionador que lhe permitiu a estreia pelos sub-16 e que o acompanhou até aos sub-20. "É um rapaz muito dócil e humilde. Entrega-se ao trabalho e é bom profissional. No futebol acontecem muitas coisas estranhas, mas não será por falta de empenho que não chegará ao topo", perspectiva Lara, a O JOGO, ele que sente os elogios ao "menino" como se fossem para si. "É como um filho. Ele e outros jogadores que me passaram pelas mãos. Fico orgulhoso por ter contribuído para esta evolução tremenda", refere. Profundo conhecedor do futebol sul-americano, Lara desmente Ángel. "Ainda não é o melhor colombiano. Não podemos esquecer Falcao, Guarín e Yepes. Mas está no grupo dos melhores", diz, certo de que tem uma margem de crescimento incrível e que o pode guindar até patamares superiores. "Tem condições extraordinárias. Aliás, aos 15/16 anos já as mostrava. Tem uma técnica incrível e vai fazer uma história enorme neste país. Tem condições para ser o melhor do mundo. Deus o queira", vinca, embora depois salvaguarde que a idade dos melhores do momento pode dificultar esse estatuto: "Messi e Ronaldo ainda são jovens. Mas ele também pode marcar uma era."
A fama pode aumentar com uma grande exibição, esta madrugada, contra a Argentina. "É verdade que nunca foi tão famoso neste país como agora. Toda a gente, na rua ou nos cafés, o elogia. Mas se jogar bem contra a Argentina, essa visibilidade ainda aumenta. Uma grande exibição pode ser decisiva não só na Colômbia, como em toda a América do Sul", explica, recordando que o jogo é um clássico do continente e assume proporções colossais quando a Colômbia vence

Insatisfeito porque está habituado a ganhar tudo

A mãe de James Rodríguez liga todos os dias ao filho, mas é raro falarem sobre outro assunto que não a vida pessoal. Mas no tom de voz notou-lhe alguma tristeza pelos últimos resultados do FC Porto. "Está triste porque estavam habituados a ganhar tudo", explica. "Mas pelas palavras dele parece-me que o nível da equipa voltará a subir. Ele diz que o grupo está com muitas ganas para dar a volta", revela.

Comparado a Messi pelo seleccionador


Leonel Álvarez foi ontem questionado, na antevisão do jogo de hoje com a Argentina, sobre a forma como pretende parar Messi, mas optou por começar a responder com... James. "Se eles têm o Messi, nós temos o James", atirou de pronto o seleccionador, antes ainda de passar aos elogios mais concretos sobre o argentino do Barcelona. "Temos que estar atentos ao Messi, porque é o melhor jogador do mundo, mas não lhe faremos uma marcação individual. Higuaín também é um jogador que me preocupa, porque ele consegue aparecer na área quando menos se espera para finalizar os lances", referiu.
Estes enormes elogios a Messi, antecedidos por uma comparação a James, serviram apenas para comprovar, uma vez mais, o estatuto crescente do portista na Colômbia. Depois do bilhantismo apresentado no Mundial de sub-20, realizado no último Verão, James conquistou agora e em definitivo o respeito e admiração dos compatriotas num nível superior - a selecção principal. E para isso, bastaram apenas dois jogos realizados frente à Bolívia e Venezuela, nos quais o extremo foi considerado o melhor jogador em campo. Hoje há mais, com a Argentina.

om "ojogo.pt"

Problemas à direita em Coimbra

Ainda faltam cinco dias para a segunda visita a Coimbra esta temporada, mas Vítor Pereira já tem dores de cabeça que cheguem: além de lhe faltarem 11 internacionais - Djalma regressou ontem - o mais certo é ter de voltar a adaptar um jogador ao lugar de defesa-direito. Fucile e Sapunaru continuam a fazer treino condicionado e dificilmente recuperarão a tempo de jogar na Taça .
Maicon foi, surpreendentemente, o eleito na deslocação ao campo do Olhanense e não comprometeu. No entanto, há mais hipóteses a considerar: Otamendi e Fernando, sobretudo. Por sorte, estes estão no Olival por estes dias e podem ser testados no lado direito.
Ainda assim, o departamento médico dos portistas está a fazer os possíveis por ter pelo menos um dos laterais de raiz disponível, mas os dias vão passando e a evolução clínica tem sido lenta.
Esta será a segunda visita dos Dragões a Coimbra em condições semelhantes. Em Outubro, o FC Porto defrontou a Académica após três resultados negativos (empates com o Feirense e Benfica e derrota com o Zenit) e a resposta foi um triunfo robusto por 3-0. Agora, os portistas viajam até ao centro do país na sequência da derrota em Chipre e do empate em Olhão. Além de estar em jogo a permanência na Taça de Portugal - prova em que a equipa procura o tetra - os estudantes podem acentuar a "crise" de resultados e fazer aumentar a contestação externa a Vítor Pereira. É com esta pressão que o FC Porto vai, no sábado, a Coimbra.

As alternativas para a direita na Taça de Portugal

Maicon
Uma enorme surpresa em Olhão que acabou por não comprometer

Não lhe eram conhecidas incursões pelo lado direito da defesa até à última jornada do campeonato. Vítor Pereira tinha de improvisar e fê-lo apostando na velocidade de um dos centrais do plantel, que estava "encostado" como terceira ou quarta opção para o meio. Maicon cumpriu defensivamente e teve pela frente quase sempre um dos jogadores em destaque dos algarvios: Wilson Eduardo. A atacar não esteve tão bem, mas ainda "arrancou" alguns cruzamentos. Não se podia pedir mais...

Otamendi
Era o lateral preferido de "Dios" mas não convenceu Vítor Pereira

Era o número 1 na lista de alternativas para o jogo com o Olhanense, mas ficou no banco e não saiu de lá. Aliás, anda desaparecido desde a má exibição em casa com o APOEL. Nesse jogo foi central, a posição que consta do seu currículo, mas não estranharia jogar encostado à linha. Maradona viu nele o lateral-direito ideal durante o Mundial da África do Sul, pelo que o argentino tem rotinas adquiridas. Resta esperar para saber se no sábado tem direito a nova oportunidade.

Fernando
Uma pré-época inteira encostado ao lado direito por Jesualdo

Fernando chegou ao FC Porto em 2007/08. Tinha 20 anos e já sabia que ia ser emprestado para "crescer" num clube onde pudesse jogar com regularidade. Mesmo assim, cumpriu todo o estágio, realizado em Tegelen (Holanda) e beneficiou das constantes lesões de Bosingwa para alcançar algum protagonismo, actuando precisamente no lado direito da defesa. Se for esta a escolha de Vítor Pereira, haverá um novo trinco no onze. Souza é o principal candidato.

Observador de Vítor Pereira sai da sombra

Na foto que ontem publicámos de Vítor Pereira em Coimbra, faltou identificar Pedro Ribeiro, um dos observadores do FC Porto que esteve com o chefe de equipa a seguir a Académica. Com 26 anos, este licenciado pela Faculdade de Desporto da Universidade do Porto iniciou a sua carreira no departamento de scouting dos dragões, tendo depois integrado a equipa técnica de Quim Machado no Feirense. Este ano, regressou a casa para ser um dos observadores de adversários da equipa principal, a par de José Tavares, campeão pelos sub-15.n

in "ojogo.pt"

Risco imediato

COIMBRA MARCA ARRANQUE DE NOVO PERCURSO



Passar um Natal desportivo tranquilo é aquilo a que os dragões se propõem, sabendo que o calendário não dará tréguas nas próximas semanas depois de resolvidos os problema das seleções. Os campeões nacionais jogam tudo na Champions, procuram manter a liderança do campeonato, se possível sem companhia, e encaram a Taça de Portugal com o objetivo de prosseguir o seu caminho até ao Jamor, onde estiveram nas últimas quatro épocas, somando três conquistas consecutivas.
E é por aqui que começa a meia-maratona portista. Em Coimbra, no próximo sábado, a Académica atravessa-se pela segunda vez no caminho da equipa de Vítor Pereira. O primeiro duelo deu vitória para o lado azul e branco, mas todos os cuidados são poucos para evitar surpresas. Não foi por acaso que o técnico, de 43 anos, passou pela cidade dos estudantes, anteontem, para tirar as últimas notas.
in "record.pt"

Guarín adia regresso

O colombiano Fredy Guarín adiou a viagem de regresso a Portugal. Informações provenientes da Colômbia davam conta que o jogador estaria esta manhã de volta ao Porto, onde o esperam para realizar um exame que vai permitir saber, com toda a certeza, qual a gravidade da lesão que sofreu no jogo com a Venezuela.

No entanto, Guarín deve chegar apenas amanhã, o que não complica as contas de Vítor Pereira, uma vez que a rotura no gémeo da perna direita vai afastá-lo, seguramente, do jogo de sábado em Coimbra, para a Taça de Portugal.


in "abola.pt"

Iturbe poderá jogar em Coimbra

Nome do argentino já não consta no boletim clínico, pelo que é uma opção a considerar para o jogo do próximo sábado. 

Quase um mês depois de ter fracturado o cotovelo esquerdo no jogo com o Pêro Pinheiro, a 15 de Outubro, para a Taça de Portugal, Juan Iturbe está de novo capaz de ir a jogo na prova em que se estreou com a camisola azul e branca. 

O avançado argentino, que excedeu numa semana o tempo de recuperação, já se treinava há algum tempo condicionado e ontem, pela primeira vez, o seu nome desapareceu do boletim clínico por ter sido autorizado a trabalhar no campo sem nenhumas limitações. 


in "abola.pt"

«O FC Porto está bem» - Hulk

Apesar da derrota ante o APOEL (2-1), Hulk continua a acreditar que o FC Porto vai conseguir atingir os oitavos-de-final da Liga dos Campeões. 

«O FC Porto está bem apesar de na Liga dos Campeões termos tido resultados negativos. Temos que ganhar os dois próximos jogos, contra o Shakhtar Donetsk, fora de casa, e depois o Zenit, em casa. O que todos esperam é o FC Porto na próxima fase e vamos fazer o possível para isso acontecer», frisou o jogador ao site globoesporte.

Ao cabo de quatro jornadas, o FC Porto soma quatro pontos fruto de uma vitória, um empate e duas derrotas.


«Cabelo vermelho? Nunca!» - Hulk

Hulk pintou o cabelo de louro, diz-se, por imposição de um patrocínio. Se a cor fosse... vermelho, o avançado recusava liminarmente.

«No Japão variei muitas vezes o cabelo. Em Portugal é que mantive a cor e curto. Há um mês, acordei e fui ao salão, porque resolvi pintar de louro. Ficou um pouco diferente. Quem sabe se não o faço novamente?», admitiu o Incrível, em declarações ao site Globoesporte, afastando a hipótese de, no futuro, poder optar pela cor... do Benfica.

«De vermelho? Nunca!», disparou.

in "abola.pt"