segunda-feira, 24 de outubro de 2011

Villas-Boas emocionado no regresso

TREINADOR RECEBEU DRAGÃO DE OURO E FOI APLAUDIDO



André Villas-Boas marcou mesmo presença na festa de entrega dos Dragões de Ouro, esta noite, no Coliseu do Porto. Na hora de subir ao palco, o treinador recebeu uma das maiores ovações da noite e um forte abraço do presidente Pinto da Costa, a quem ofereceu um relógio. E ainda foi o único homenageado a discursar...
"É um regresso a casa. É uma honra receber este prémio junto a pessoas que me acompanham desde a juventude. É a primeira vez que estou publicamente nervoso", disse, antes de ler um breve discurso que tinha preparado e onde os elogios à estrutura portista e aos jogadores que o acompanharam foram mais do que muitos.
Palavras que levaram o Coliseu ao rubro, num momento bem especial e que apenas pode ser comparado aquele em que a viúva de Pôncio Monteiro recebeu prémio Recordação.
Recorde-se que Villas-Boas, técnico do Chelsea, venceu o Dragão de Ouro na categoria de Treinador do Ano, galardão correspondente à época 2010/11.
João Moutinho e Hulk, tal como o hoquista Reinaldo Ventura, foram também agraciados com os Dragões de Ouro nas categorias de Atleta do Ano, Futebolista e Atleta de Alta Competição, respetivamente.
O colombiano James Rodriguez conquistou o Prémio Revelação, enquanto o Prémio Dirigente será entregue a Ilídio Pinto, vice-presidente portista.
Manuel Salgado, vice-presidente da Câmara de Lisboa e arquiteto responsável pelo complexo desportivo do FC Porto, recebeu o Dragão de Honra, enquanto Paulo Teixeira Pinto, antigo administrador do Millennium BCP, ficou com o título de Sócio do Ano.
Confira os galardoados:
Filiais e Delegações do Ano: Alfândega da Fé (nacional) e Venezuela (internacional)
Dirigente do ano: Ilídio Pinto
Carreira: Celestino Oliveira
Treinador do ano: André Villas-Boas (futebol)
Atleta do ano: João Moutinho (futebol)
Futebolista do ano: Hulk (futebol)
Atleta de alta competição do ano: Reinaldo Ventura (hóquei em patins)
Atleta amador do ano: Manuel Santos Oliveira (bilhar)
Revelação do ano: James Rodríguez (futebol)
Atleta jovem do ano: Christian Atsu (futebol)
Sócio do ano: Paulo Teixeira Pinto
Parceiro: Unicer
Projeto do ano: Dragon Force
Recordação: Pôncio Monteiro
Dragão de Honra: Manuel Salgado
in "record.pt"

F.C. Porto: Emídio Rafael outra vez operado


Calvário do jovem lateral-esquerdo não termina: nova paragem prolongada se anuncia


Emídio Rafael voltou a ser operado esta segunda-feira, pelo que se anuncia nova paragem na carreira do lateral-esquerdo. O jovem, recorde-se, lesionou-se a 29 de Janeiro de 2011, num jogo da Taça da Liga frente ao Gil Vicente, e desde então nunca mais voltou a jogar.

A lesão na perna esquerda parecia estar perto de ser debelada, Emídio Rafael até já treinava integrado, mas uma fractura de fadiga no perónio esquerdo obrigou a nova intervenção cirúrgica, que foi realizada esta segunda-feira no Hospital Santa Maria pelo cirurgião Leandro Maceda.

Nesse sentido, Emídio Rafael encontra-se neste momento em convalescença e por isso não marca presença nos Dragões de Ouro. Do plantel principal, só mais Cristian Rodriguez não está no Coliseu do Porto, neste caso devido a uma gastroentrite que o obriga a ficar em casa.



in "maisfutebol.iol.pt"

Helton: «Continuem a ser FC Porto!»

GUARDA-REDES ANIMA GALA DOS DRAGÕES DE OURO



Helton recebeu o troféu de campeão nacional, referente à temporada passada, das mãos de Gilberto Madaíl, durante a Gala dos Dragões de Ouro, que esta noite anima o coliseu do Porto. Questionado sobre a importância do galardão, o guarda-redes canarinho foi claro.
“É com muita satisfação e orgulho que recebemos este troféu. Chegar ao fim de tudo isto e ver aqui todas as pessoas que trabalharam por este objetivo e que agora aqui estão é algo muito importante”, disse.
Depois, tempo para uma mensagem a todos os seguidores portistas: “Continuem a ser FC Porto, porque passar pelo FC Porto é fácil, mas ser FC Porto é mais complicado.”
in "record.pt"

Moutinho: «Queremos continuar a dar mais alegrias»


Médio recebe prémio Dragão de Ouro para Atleta do Ano.


João Moutinho, à entrada da para a gala Dragões de Ouro, em que vai receber o prémio de atleta do ano, em declarações ao Porto Canal:

«É um enorme orgulho. É fruto do meu trabalho e do dos meus companheiros na última época. Queremos agora continuar a dar mais alegrias. Foi um ano extraordinário, em que ganhámos quase tudo. Acho que é de salientar isso mesmo. Agora vamos trabalhar para conquistar ainda mais. A união nota-se dentro de campo e no próximo jogo vamos demonstrar que estamos bem unidos.»



in "maisfutebol.iol.pt"

Hulk: «Vou ficar na memória do FC Porto»


Avançado brasileiro vai receber prémio de futebolista do ano na Gala Dragões de Ouro.


Hulk, à entrada da para a gala Dragões de Ouro, em que vai receber o prémio de futebolista do ano, em declarações ao Porto Canal:

«É um prémio de uma importância enorme, e é bom quando se ganha. Os prémios ficam para o resto da vida. Fui o primeiro a ganhar dois anos consecutivos, vou ficar na memória do FC Porto e fico feliz com isso. Espero continuar a dar muitas alegrias. Dou sempre o meu melhor pelos clubes onde estou, neste momento esse clube é o FC Porto. Estou muito grato ao clube pelo que faz por mim e espero retribuir.»



in "maisfutebol.iol.pt"

James: «Falta-me aprender muitas coisas»


Colombiano recebe prémio revelação na gala portista Dragões de Ouro.


James Rodríguez é um dos premiados esta segunda-feira na gala Dragões de Ouro, os prémios anuais do FC Porto. O avançado colombiano conquista o prémio revelação.

«Estou muito feliz. São prémios muito importantes para todos os adeptos, e estou muito feliz por ter ganho. A época correu-me bem, fiz alguns golos e espero agora manter o nível. Sou jovem e falta-me aprender muitas coisas. Espero ter oportunidade de continuar a jogar o meu futebol», disse em declarações ao Porto Canal.



in "maisfutebol.iol.pt"

Rudnev referenciado pelos campeões nacionais

A informação é avançada pelo site francês football.fr, que dá como muito provável a saída de Hulk para o Chelsea ou, ainda, Man. City, Anzhi e Málaga, pelo que os "dragões" ponderam já uma solução.


Artjom Rudnev é dado, esta segunda-feira, como um possível reforço do FC Porto já em Janeiro, tendo em vista uma eventual transferência de Hulk.

A informação é avançada pelo site francês football.fr, que dá como muito provável a saída de Hulk para o Chelsea ou, ainda, Man. City, Anzhi e Málaga, pelo que os "dragões" ponderam já uma solução.

O nome do avançado de 23 anos do Lech Poznan, internacional letão, é desta forma colocado na rota dos campeões nacionais, apresentando um "cartão de visita deveras apelativo: terceiro melhor marcador dos campeonatos europeus, com 10 golos apontados em 14 partidas.

Contudo, aquele portal francês adianta que o clube polaco exige entre 9 a 12 milhões de Euros pelo passe de Rudnev.



in "rr.pt"

F.C. Porto: taça dá 6 mil euros à Fundação Robson


«Dragões» doaram o troféu para um leilão destinado a recolher fundos para a luta contra o cancro.


A réplica da Taça de Portugal, conquistada pelo F.C. Porto em1994/95, rendeu 6 mil euros à Fundação Bobby Robson, treinador dessa equipa.

O troféu, cedido pelo clube português e pelo seu presidente, Jorge Nuno Pinto da Costa, esteve dez dias em leilão, e no início deste domingo, data limite para ofertas, valia mil e duzentos euros. O objecto será entregue no jogo com o Zenit, marcado para 6 de Dezembro.

A maior receita do leilão da Fundação Bobby Robson foi gerada pela Bola de Ouro que José Mourinho recebeu em 2010, e querendeu 30 mil euros.



in "maisfutebol.iol.pt"

Fernando Gomes: «Sorteio podia ter sido pior»

ANTEVÊ JOGO DIFERENTE DO CAMPEONATO



O FC Porto vai a Coimbra defrontar a Académica na 4.ª eliminatória da Taça de Portugal, um encontro que o representante dos dragões no sorteio desta segunda-feira antevê um jogo "diferente" do campeonato nacional.
"Podia ter sido melhor, mas também podia ser pior. Esta época já vencemos em Coimbra com muito mérito, mas temos conciência de que se trata de um jogo completamente diferente e vamos ter de ser muito competentes em todas as fases do jogo. A Briosa é uma equipa bem orientada e está a fazer um bom percurso no campeonato", afirmou Fernando Gomes.
in "record.pt"

O Tribunal de O JOGO


Unanimidade no caso do jogo

Os especialistas de O JOGO estão de acordo na análise do caso do jogo entre o FC Porto e o Nacional: Walter estava em fora-de-jogo no momento da assistência de Rolando e, por isso, o assistente José Gomes deu uma indicação errada a Cosme Machado. Em 15 lances avaliados, oito merecem nota negativa por parte de Jorge Coroado, Paulo Paraty e Pedro Henriques, que, de resto, não encontrou nada de positivo na arbitragem do bracarense.

Momento mais complicado

40' Segundo golo do FC Porto: Walter está em posição irregular no momento da assistência de Rolando?

Jorge Coroado

-
Sim, Walter estava adiantado em relação ao penúltimo defesa do Nacional no momento em que Rolando, de cabeça, lhe endossou a bola. Nem por um canudo Alfredo Braga viu o fora-de-jogo.

Pedro Henriques

-
Walter está adiantado em relação ao penúltimo adversário quando recebe a bola que foi cabeceada por Rolando, obtendo assim um golo em posição de fora-de-jogo.

Paulo Paraty

-
A primeira sensação é que terá sido Varela a rematar para a baliza. O assistente terá tido a mesma dúvida e, nessa dúvida, validou o golo com Walter (que de facto introduz a bola na baliza) adiantado em relação ao penúltimo defesa.

Outros casos

12' Era penálti a favor do FC Porto por falta de Danielson sobre Sapunaru?
20' Lance entre Rolando e Luís Alberto na área do FC Porto. Grande penalidade?
45' Seria penálti por falta de Álvaro Pereira sobre Mateus na área do FC Porto?
90'+3 Quinto golo. Hulk está em posição irregular no momento do passe de João Moutinho?

Jorge Coroado

-
A lei diz que sim. Um agarrão na área é punido com grande penalidade, mas para Cosme Machado e a filosofia que ele advoga, é capaz de não ser.
+
Rolando não fez nenhuma falta passível de grande penalidade. Luís Alberto tropeçou no próprio pé e caiu. Desta feita, Cosme Machado até esteve bem.
-
Com o pé esquerdo, Álvaro Pereira tocou no pé direito de Mateus, fazendo grande penalidade não assinalada. O que não é de admirar no árbitro em causa.
+
No momento do passe, Hulk estaria em linha com o penúltimo defesa. Eventuais dúvidas revertem a favor do assistente, segundo as indicações da FIFA.


Pedro Henriques

-
Uma infracção difícil de ver devido ao número elevado de jogadores na área. Só com as imagens televisivas se vislumbra que Danielson agarra e carrega Sapunaru.
-
As repetições mostram que Luís Alberto é empurrado e carregado por Rolando dentro da área portista. Infracção passível de grande penalidade.
-
Álvaro Pereira não toca na bola e coloca a perna à frente de Mateus no momento em que este vai rematar, tocando-lhe e derrubando-o. Grande penalidade.
-
Um lance de difícil análise. A repetição mostra, no entanto, que Hulk está adiantado em relação ao penúltimo adversário no momento do passe de João Moutinho.


Paulo Paraty

+
Há um contacto de difícil avaliação em situação normal de jogo. Não justifica nenhum tipo de punição.
+
Neste lance, foi seguido o mesmo critério do lance aos 12 minutos; o jogador do Nacional deixa-se cair ao sentir o ligeiro toque do adversário.
+
Álvaro Pereira arrisca no tackle, mas é Mateus que acaba por chutar na perna do jogador do FC Porto e, simultaneamente, na bola.
+
Hulk está em posição perfeitamente legal, atrás da linha de fora-de-jogo, e Moutinho também estava em jogo quando recebeu a bola.


Apreciação global

Jorge Coroado

Num terreno difícil por causa da chuva, o árbitro não soube discernir da melhor forma lances de contacto físico. Na disciplina, Cosme Machado foi permissivo. Enfim, igual a si próprio.

Pedro Henriques

Procurou não interferir no jogo, dando-lhe fluidez e privilegiando o contacto. Fez também uma boa gestão disciplinar, mas teve falhas decisivas e importantes no plano técnico dentro das áreas.

Paulo Paraty

O importante mérito de ter levado um jogo em condições muito adversas sem a exibição de cartões. Ocorreram falhas que são parte do jogo, mas que não interferiram (por felicidade) no desfecho do mesmo.

in "ojogo.pt"

Hoje é dia de festa no Coliseu

Entrega dos Dragões de Ouro vai acontecer a partir das 21 horas.

A vida alegre do FC Porto, após a goleada imposta ao Nacional, ganha hoje expressão com a célebre gala dos Dragões de Ouro, pela primeira vez na sua história desviada para a cidade e para a sua grande casa de espectáculos, o Coliseu. Em anteriores ocasiões, os casinos da Póvoa de Varzim e Espinho foram os palcos escolhidos.

A cerimónia tem arranque marcado para as 21 horas e vai distinguir entre outros André Villas-Boas, Hulk, Falcao ou James Rodríguez.



in "abola.pt"

Chelsea entre os observadores no Dragão

Além dos blues, Aston Villa, Rayo Vallecano, Espanhol, Marselha, Saint-Étienne, Gent e Catania também estiveram a ver o jogo com o Nacional.

Os jogos do FC Porto convocam sempre as atenções de emblemas estrangeiros e, ontem, não foi diferente. Pelas bancadas do Dragão estiveram representantes dos ingleses do Chelsea, que há muito seguem Álvaro Pereira e tentaram contratá-lo no arranque da temporada, e do Aston Villa, dos espanhóis do Rayo Vallecano e do Espanhol, dos franceses do Marselha e do Saint-Étienne, belgas do Gent e italianos do Catania.

Gente de bloco em punho para recolher informações sobre jogadores do campeão nacional, mas também é possível que tenham dirigido atenções aos homens que actuam no Nacional. 



in "abola.pt"

Goleador está de volta após mudança de look

HULK NÃO MARCAVA NA LIGA DESDE 19 DE AGOSTO



João Moutinho no banco? Mangala no lugar de Otamendi? James sem lugar no onze? Um espectador que tenha entrado no Estádio do Dragão depois de o jogo começar pode ter perguntado tudo isto ao vizinho de bancada. E se não fosse a compleição física do número 12 dos dragões, teria ficado também na dúvida sobre quem era o jogador. As surpresas no campeão nacional foram várias, mas a maior novidade da noite estava na cabeça de Hulk!
O avançado do FC Porto surpreendeu graças ao novo look:cabelo completamente pintado de um amarelo forte, algo nunca visto desde a sua chegada a Portugal, no verão de 2008. O internacional brasileiro até acompanha a moda, já rapou o cabelo, já adotou o estilo moicano e até usou uma franja mais trabalhada, mas nunca optara por estilo tão radical.
in "record.pt"

AC Milan avança por Fernando

ITALIANOS QUEREM MÉDIO EM JANEIRO



O jornal italiano “Corriere dello Sport” noticia, este domingo, que o AC Milan está interessado na contratação do portista Fernando, já para a próxima abertura de mercado em janeiro.
Ariedo Braida, dirigente rossonero, deverá reunir-se com o empresário do médio brasileiro na próxima semana, segundo revela o diário desportivo transalpino.
No entanto, as intenções do Milan podem esbarrar nos valores pedidos pelos dragões. Em Itália escreve-se que Fernando apenas deixará o FC Porto por um valor a rondar os 20 milhões de euros.
in "record.pt"

Voltou a casa como saiu: a ganhar


A estreia oficial de Tó Neves no banco do FC Porto já tinha acontecido na semana anterior, em Ponte de Lima, conduzindo os dragões à conquista da 18ª Supertaça. Ontem deu-se o regresso oficial a casa. Oito anos depois de ter deixado os azuis e brancos, como jogador e bicampeão - os primeiros dois títulos da série de dez - , Tó Neves estreou-se no Dragão Caixa, com o FC Porto a entrar no campeonato a vencer o Paço de Arcos, por 6-3. "Foram muitos anos que passei aqui e sinto que as pessoas se identificam com a minha forma de ser e que sou acarinhado, mas isso vale o que vale. Nós queremos é vitórias e os adeptos também", disse, a propósito, o novo técnico dos dragões.
E ontem, perante um adversário acessível, a vitória surgiu naturalmente, com o FC Porto a apresentar-se pressionante e a desenhar boas jogadas.
Os dragões entraram no jogo praticamente a perder, tendo Nélson Ribeiro inaugurado o marcador aos 48 segundos. Os donos da casa não reagiram logo, mas quando o fizeram sentenciaram o jogo, com três golos em menos de três minutos. O Paço de Arcos deu boa réplica, mas para uma equipa que subiu de Divisão não se pode pedir mais quando pela frente tem aquela que perssegue o unodeca (11 títulos consecutivos).

Declarações

Tó Neves Treinador do FC Porto: 

"Trabalho e querer"

"O Paço de Arcos é uma equipa bem organizada, com uma defesa bem montada, que nos criou bastantes dificuldades. Apostou no nosso erro e no contra-ataque, apoiada num bom guarda-redes. Mas o importante foi o trabalho e o querer dos meus jogadores e o facto de ganharmos o jogo. Com o tempo iremos prolongar o tempo de jogo positivo que tivemos no início da segunda parte."


Paulo Garrido treinador do Paço de Arcos: 

"Pecamos por não termos bola no ataque"

"Logo no início do campeonato levarmos com o FC Porto não é fácil, pois nesta fase inicial as equipas ainda não estão no seu melhor. Durante a semana trabalhamos certas situações para tentar surpreender o FC Porto, conseguimos isso nos primeiros dez minutos, ao defender bem e sair em contra-ataque. Pecamos por não termos bola no ataque."

in "ojogo.pt"

FC Porto 5 - Nacional 0 (Declarações)


Walter feliz por responder à "cobrança" dos adeptos

A pressão sobre o FC Porto era grande depois do empate caseiro contra o APOEL e Walter não escondeu isso mesmo. Para o avançado, a resposta da equipa é o mais importante a destacar da goleada imposta ao Nacional da Madeira. "Foi muito importante este resultado. Foi uma grande vitória, contra uma grande equipa. Em casa vai haver sempre esta cobrança", disse à flash interview da Sport TV.
O Bigorna marcou pelo terceiro jogo consecutivo - não está inscrito na Liga dos Campeões - e ganhou o lugar a Kléber, mas recusa falar da titulatidade. "Tive a felicidade de fazer um bom jogo" assumiu. "Mas tem muito jogador bom neste plantel. Eu estou aqui para ajudar. Quando o treinador precisar de mim, estou aí", sublinhou, feliz por finalmente as coisas lhe estarem a correr bem. "Vim para o FC Porto para ajudar. Está a dar certo", sorriu.

Belluschi

"Viu-se o FC Porto que queremos"

Titular contra o Nacional, a imagem da substituição de Belluschi causou alguma surpresa, porque o argentino não gostou de sair e a atitude um pouco fria para com Vítor Pereira foi indisfarçável. "É verdade, mas é porque gosto muito de jogar e às vezes quando saio fico chateado, mas tenho de aceitar as decisões do treinador", confessou. Esclarecida a situação, o argentino falou de um jogo em que era "importante ganhar", para contrariar aquilo que se tem dito deste FC Porto: "Por vezes as coisas não nos saem bem e depois diz-se muita coisa, mas viu-se o FC Porto que todos queremos e estamos satisfeitos com o que fizemos". Mesmo tratando-se de equipas "diferentes", na óptica de Belluschi, o que interessa realmente é "dar o máximo, jogar como o treinador quer e demonstrar jogo a jogo que estamos fortes". Em termos pessoais, o argentino ficou satisfeito com a exibição. "Fiz um bom jogo, importante para melhorar o ritmo e continuar a progredir. A concorrência no meio-campo é muito grande, há vários jogadores com aspirações, mas é uma concorrência sã e o mais importante é que quem entre dê o máximo pela equipa e depois, deixar as decisões ao treinador", sustentou.
Depois de uma resposta importante para contrariar um momento menos bom, Belluschi espera chegar a acordo para renovar: "Estamos em negociações, mas estou tranquilo".

Defour

"Soubemos ser pacientes"

Defour voltou ao onze e aos golos. Depois de ter marcado ao Pêro Pinheiro, abriu o marcador contra o Nacional. O belga considerou que o FC Porto cumpriu com o que o treinador pediu e que deu a resposta adequada após o empate com o APOEL. "Jogámos bem, soubemos ser pacientes e depois marquei o primeiro golo. O jogo abriu e controlámos, acabando por marcar mais", referiu na zona mista.
O médio sublinhou a seriedade com que os jogadores abordaram esta partida do campeonato. "Demos uma boa resposta a seguir ao jogo com o APOEL e fizemos um bom trabalho. Fomos sérios na abordagem ao jogo e marcámos muitos golos", atirou.
A nível pessoal, Defour não escondeu a satisfação por ter voltado ao onze e acredita que as oportunidades vão continuar a surgir. "Soube bem jogar, agora há que continuar a trabalhar para voltar a ter outra oportunidade. Fiz o meu trabalho, marquei e a equipa ganhou, o que é importante", frisou. Contudo, está consciente de que na sexta-feira (frente ao Paços de Ferreira) a opção pode ser outra. "Estar na equipa inicial foi bom, fiquei feliz, e acho que me saí bem. Mas tudo volta a zero para o próximo jogo, o treinador é que tem de escolher", lembrou.

in "ojogo.pt"

Vitor Pereira: "Jogadores estão todos em pé de igualdade"


Depois de um jogo frustrante com o APOEL, na ronda europeia, Vítor Pereira transfigurou o onze titular do FC Porto e o resultado foi uma goleada ao Nacional, num desafio que nem sempre foi tão simples como o 5-0 final pode fazer supor, mas, no qual os campeões nacionais escaparam a sobressaltos e mostraram o que o treinador queria: "Este jogo serviu para percebermos que os jogadores estão todos em pé de igualdade. O plantel é todo constituído por jogadores de qualidade".
Antes de o resultado engordar, houve uma fase em que o Nacional conseguiu resistir, recordou Vítor Pereira, "satisfeito" porque, mesmo nesse período, o FC Porto foi sempre dono do jogo. "Num terreno difícil, com condições difíceis, com chuva durante o tempo todo, fizemos um jogo consistente. O adversário, enquanto esteve organizado, enquanto teve tempo para fechar bem os espaços, criou-nos dificuldades, mas, fomos sempre controlando bem, criando situações de golo, e depois os golos surgiram naturalmente, nos espaços, no desgaste".
A história do jogo confirmou a validade da mão-cheia de alterações que Vítor Pereira introduziu no onze titular, no sentido de "gerir bem a equipa, o esforço dos jogadores, ler bem os momentos", e de "dar oportunidade a todos". "A mensagem que quero transmitir para dentro do balneário é que estão todos dentro da competição, dentro das possíveis opções para cada jogo, e isso foi demonstrado, porque, mesmo com cinco alterações, apresentámos um bom nível de jogo, ganhámos com toda a justiça, apresentámos cinco golos, portanto, estou satisfeito", declarou, estendendo a satisfação a todo o plantel: "Entendemos que estes eram os jogadores que estariam em condições de dar a melhor resposta, mas, acredito que os que não jogaram também teriam dado uma boa resposta". Depois deste triunfo, o FC Porto tem o melhor ataque da Liga, facto "sem significado", mas que também agrada a Vítor Pereira: "O FC Porto gosta de bom futebol".

in "ojogo.pt"


O FC Porto um a um


A ESTRELA: Walter 7

Bigorna adora o mês de Outubro

Não fez uma exibição de encher o olho - aliás, nem a equipa, apesar do resultado - mas merece o destaque por ter estado nos três golos que o FC Porto apontou enquanto esteve em campo. Ou seja, foi determinante para a resposta ao empate com o APOEL, partida que teve de assistir na bancada por não estar inscrito na Champions... Ironia do destino, ou não, foi titular e manteve a eficácia demonstrada em Coimbra e em Pêro Pinheiro. No primeiro golo, tocou de calcanhar, permitindo o remate feliz de Defour; no segundo, apareceu ao segundo poste - estava um pouco adiantado - e encostou para o fundo das redes (foi o sexto golo só este mês); o terceiro nasceu de um livre directo a castigar uma falta sobre si em zona frontal.

Helton 6
Só aos 38' é que foi obrigado a usar as luvas para segurar um remate de Juliano. Antes, viu uma bola abanar as redes pelo lado de fora e saiu dos postes para jogar em habilidade com os pés.

Sapunaru 6
Não é de marcar muitos golos - mas já tem dois nesta Liga - e ontem terá feito o mais fácil da carreira: foi só encostar. Procurou apoiar Hulk no ataque e esteve seguro a defender.

Rolando 5
Avaliação complicada de se fazer porque praticamente não foi testado a defender. Aliás, quase não se deu por ele até que foi à outra área desviar um canto de Hulk que Walter confirmaria em cima da linha de golo.

Mangala 6
Exibição muito segura e autoritária do francês, uma das surpresas no onze. Rápido na abordagem aos lances, só pecou na entrega da bola porque quis adornar antes do passe.

Álvaro Pereira 5
Bem melhor a defender do que a atacar, onde errou passes e fez cruzamentos mal medidos como não se viu na época passada. Compensou, então, na retaguarda com dois cortes fantásticos: primeiro voou para impedir que Mateus se isolasse; depois fez um carrinho no momento certo quando o angolano se preparava para bater Helton.

Fernando 6
Algo sôfrego na forma como quis pressionar em todo o campo. Voltou a errar alguns passes, mas esteve particularmente bem nas compensações e a dobrar os centrais.

Belluschi 6
Deu o primeiro sinal, aos 2', de que o FC Porto queria resolver cedo, mas o remate saiu muito torto. Pouco depois foi isolado por Hulk tendo permitido a defesa a Marcelo. Queria mesmo marcar, mas Marcelo não deixou porque lhe voltou a desviar um livre directo que até resultaria no golo de Sapunaru.

Defour 6
Descobriu por via alternativa as redes do Nacional quando, aos 24', encheu o pé de fora da área e viu a bola desviar em Neto, deixando Marcelo pregado ao relvado, sem reacção. Saiu esgotado, porém não foi capaz de dinamizar o ataque.

Hulk 6
De cabelo oxigenado - a tinta resistiu ao temporal - e mais resmungão do que nos últimos tempos, não foi o desequilibrador que habituou os adeptos, mas marcou um golaço já nos descontos que justifica a nota positiva: foi um chapéu fantástico. Antes, dois remates e pouco mais.

Varela 5
Surpresa maior na equipa, rendendo James na esquerda. Fez por justificar a aposta de Vítor Pereira, entrando muito bem na partida. Perdeu fulgor no segundo tempo e acaba por não estar ligado a nenhum dos golos.

João Moutinho 6
Entrou aos 72' e fez duas assistências para golo. Na primeira, sem qualquer egoísmo ofereceu de bandeja o 4-0 a Kléber e, depois, estendeu a passadeira para o golaço de Hulk. Nada mau para quem disse há dias que não está a atravessar um bom momento.

Guarín 5
Começou com um remate disparatado e iniciou os lances dos últimos dois golos.

Kléber 5
O banco não lhe fez mal e respondeu à letra a Walter, encostando para o 4-0. Antes fez um passe fantástico a isolar Hulk na direita.



in "ojogo.pt"

F.C. Porto-Nacional, 5-0 (crónica)


Uma vitória gorda de mais, que não esconde o essencial: a dor deste F.C. Porto não se cura só com gritos, cura-se também com carinho.


O F.C. Porto respondeu com uma vitória às críticas, e esse é um excelente princípio. Mas não é tudo: o resto foi menos feliz. A equipa foi melhor do que frente ao Apoel, é verdade, teve mais vontade e uma melhor atitude, mas continua a faltar-lhe o essencial, alegria. Essa não se conquista com gritos.

O que mais se notou, de resto, foi um par de berros que mudaram a postura da equipa. O primeiro grito tornou-se óbvio com a divulgação das equipas: Vítor Pereira deixava no banco João Moutinho, Guarín e James, mais Otamendi e Kléber, numa revolução que mudava quase metade da equipa.

A mensagem era óbvia, o treinador estava descontente com a equipa e a culpa era dos jogadores. Até porque tacticamente, por exemplo, mantinha tudo na mesma. O segundo grito percebeu-se nos primeiros minutos, na forma como a equipa corria, lutava e pressionava muito à frente no campo.

O descontentamento do treinador, portanto, fazia efeito e a equipa abandonava aquela passividade que tanto irritou os adeptos frente ao Apoel. Mas apesar disso, volta a referir-se, nem tudo foi perfeito: sobretudo quando tinha a bola, a equipa demonstrava extremas dificuldades em criar perigo.

Faltava-lhe criatividade, faltava-lhe imaginação, faltava-lhe a alegria, lá está, que torna mais simples o futebol. Basta olhar para a forma como encaminhou a vitória: no primeiro golo Defour conta com um desvio fundamental em Neto para bater Marcelo, no segundo Walter marca em fora-de-jogo.

A primeira parte, de resto, sublinhou apenas mais um remate perigoso de Belluschi e um penalty não assinalado sobre Sapunaru. Foi tudo o que o F.C. Porto conseguiu construir e foi muito pouco. Com mais sorte do que arte, tinha a vitória orientada, mas nem isso sossegava os espíritos.

É aqui que se volta ao início e ao essencial: este F.C. Porto não se cura só com gritos. Cura-se com carinho, com confiança, com um cafuné que lhe restitua o fogo da paixão pelo futebol, e pelas coisas simples do jogo: pela dinâmica, pela imaginação, pela capacidade de tornar o futebol escorreito.

Mesmo na segunda parte, mesmo quando a vitória estava mais segura que uma barra de ouro em Fort Knox, nunca se libertou para minutos de verdadeiro fulgor. Fez o terceiro por Sapunaru em nova bola parada e aproveitou as auto-estradas que se abriram para marcar o quarto por Kléber e o quinto por Hulk.

Isto tudo, de resto, perante um Nacional demasiado receoso. Os madeirenses ameaçaram em três contra-ataques, estiveram aliás perto de marcar, mas também eles ofereceram pouca audácia a um jogo monótono: até nas bolas paradas guardaram Danielson atrás, ele que é dos melhores cabeceadores.

Ora por isso, repete-se, a vitória do F.C. Porto foi gorda, muito gorda, aliás, mas não encheu o olho vista de fora: foi apenas extremamente concretizadora. Mas já é alguma coisa, é verdade, serve para manter a liderança e serve para construir uma base que, com o tal carinho, afastará as dúvidas.



in "maisfutebol.iol.pt"