domingo, 2 de setembro de 2012

EXPULSÃO IMPOSSIBILITOU RESISTÊNCIA EM OLIVEIRA DE AZEMÉIS

A equipa B do FC Porto somou este domingo a segunda derrota no campeonato, ao sair de Oliveira de Azeméis sob um pesado resultado de 3-0. A expulsão de M’Bola, logo aos quatro minutos, provocou o encurtamento da teia de jogo portista e ampliou as dificuldades a quem pretendia pontuar num campo já de si difícil.

Em menos de cinco minutos os objectivos dos azuis e brancos complicaram-se e foram forçados a mudar: M’Bola fez falta à entrada da área para impedir que Hélder Silva se isolasse perante Stefanovic e viu o vermelho directo, deixando os restantes jogadores de Rui Gomes obrigados a trabalho extra durante, praticamente, 90 minutos.

A Oliveirense aproveitou para crescer e subir no terreno e foi criando muito perigo junto às redes portistas; foi valendo a entreajuda do sector recuado e a atenção do guarda-redes.

Os Dragões tentaram não se intimidar e sair a jogar. Com poucos toques e apostando na velocidade, Vion conseguiu fugir à defensiva da Oliveirense em duas ocasiões e quase marcou: primeiro pela esquerda, com um remate para defesa instintiva de João Pinho; depois pela direita, com um cruzamento atrasado que quase motivou um auto-golo dos centrais adversários.

A partir daí, respondeu a Oliveirense e os Dragões acabaram por sofrer o primeiro golo a um minuto do intervalo, devido à cabeçada certeira de Barry. Sebá ainda tentou empatar antes da saída para os balneários, com um chapéu desde a direita, mas a tentativa redundou num balão demasiado largo.

Regressados ao campo a pensar no empate, os azuis e brancos rapidamente se viram desprovidos de forças: logo aos 47 minutos, na sequência de um canto, Banjai fez o segundo golo da Oliveirense. Num dos lances seguintes, assinalava o relógio 50 minutos, uma mão de Tiago Ferreira proporcionou a Rui Lima o 3-0, desde a marca de grande penalidade.

Stefanovic, pouco depois, impediu o avolumar dos números com uma grande defesa a tiro de Rui Lima. O último esforço foi de Vion, aos 85’, quando esteve pertíssimo de reduzir e fazer um golo merecido, mas a sorte não estava, mesmo, com o FC Porto B.

FICHA DE JOGO

UD Oliveirense-FC Porto, 3-0
Segunda Liga, quinta jornada
2 de Setembro de 2012
Estádio Carlos Osório, Oliveira de Azeméis

Árbitro: Rui Silva (Vila Real)
Assistentes: Álvaro Mesquita, Bruno Trindade

UD OLIVEIRENSE: João; Bruno Sousa, Banjai, Diego, Xico Silva; Diogo, Zé Pedro, Rui Lima; Hélder Silva, Avto e Barry.
Substituições: Joca por Zé Pedro (66 min.), Rafa por Avto (81 min.), Zé Sousa por Rui Lima (87’).
Treinador: João de Deus

FC PORTO: Stefanovic; Diogo, Zé António, Tiago Ferreira, M’Bola; Mikel, Edú, Pedro Moreira; Sebá, Vion e Tozé.
Substituições: Victor Luís por Tozé (11 min.), Sérgio Oliveira por Pedro Moreira (59 min.), Frédéric por Mikel (73 min.).
Não utilizados: Elói, David e Fábio Martins.
Treinador: Rui Gomes

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Barry (44’), Banjai (47’) e Rui Lima (51’).
Disciplina: Vermelho a M’Bola (4’), amarelo a Edú (28’), Sebá (39’), Tiago Ferreira (50’), Zé Pedro (53’) e Joca (86’).


in "fcp.pt"

DRAGÕES FORAM QUARTOS NA SUPERTAÇA

O FC Porto Vitalis perdeu este domingo por 28-25 frente ao Madeira SAD, ficando assim no quarto lugar da Supertaça, disputada este fim-de-semana no Multiusos de Fafe. O encontro não tinha grandes motivos de interesse para as duas equipas, depois de ambas terem sido afastadas da final na sexta-feira, graças a derrotas por um golo.

Os Dragões viram-se agora para outro objectivo: o apuramento para a Champions. O FC Porto está integrado no grupo 1, com jogos nos próximos sábado e domingo, defrontando nas meias-finais o Partizan de Belgrado.

Pelos azuis e brancos, marcaram João Ramos (3), Gilberto Duarte (7), Filipe Mota (1), Pedro Spínola (5), Ricardo Moreira (2), Elias Nogueira (1), Sérgio Rola (2), Wilson Davyes (1) e Hugo Rosário (3).


in "fcp.pt"

Gilberto Duarte e Ana Seabra jogadores do ano


Gilberto Duarte também venceu o prémio revelação.
Gilberto Duarte (FC Porto) e Ana Seabra (Gil Eanes) foram hoje distinguidos com o prémio de jogador da época 2011/12, durante a II gala do andebol que decorreu em Fafe.

O "dragão" discutiu o título com os colegas de equipa Tiago Rocha e Hugo Laurentino, enquanto Ana Seabra se destacou perante a companheira Vera Lopes e Virgínia Ganau, do Madeira SAD, em votação online feita pelos amantes da modalidade.

Gilberto Duarte também venceu o prémio revelação, batendo Hugo Rosário (Madeira SAD) e Rui Silva (Sporting). Vanessa Oliveira (JAC-Alcanena) impôs-se a Ana Silva (Maiastars) e Mónica Soares (CS Madeira).

Ljubomir Obradovic repetiu a distinção de técnico do ano, batendo Paulo Fidalgo e Duarte Freitas, ambos do Madeira SAD. Ângelo Pintado, ex-treinador da seleção, do Sporting e Benfica levou o Prémio Homenagem, enquanto o antigo árbitro internacional José Ribeiro foi homenageado pela carreira.

A seleção sub-18 campeã da Europa em 1992 também foi homenageada e os leirienses Eurico Nicolau e Ivan Caçador repetiram a distinção de melhor dupla de arbitragem.

in "ojogo.pt"

SUB19 GOLEIAM NO BESSA


A equipa de Sub19 do FC Porto deslocou-se este sábado ao Estádio do Bessa para medir forças com o Boavista, em partida referente à 4.ª jornada do campeonato nacional de Juniores A, e venceu por expressivos 4-1.

Os azuis e brancos comandaram o jogo de início ao fim, garantindo boa circulação de bola no meio-campo e a criação de inúmeros lances de perigo junto à baliza dos boavisteiros.

Ivo foi o Dragão em maior evidência, ao bisar no encontro , com golos aos 17 e 37 minutos. Seguiram-se os tentos de André Silva (56 min.) e Belinha (83 min.), com a equipa axadrezada a facturar pelo meio, de penalty, numa jogada em que Lima Pereira viu o cartão vermelho.


in "fcp.pt"

Olhanense 2 - FC Porto 3 (Declarações)


Vítor Pereira: «Estávamos a precisar da entrada do James»


Vítor Pereira, treinador do FC Porto, comentou desta forma o triunfo na visita ao Olhanense:


«Foi um jogo difícil, em que defrontámos uma boa equipa, agressiva e organizada. Sofremos um golo e tivemos de ir atrás do resultado. Creio que o fizemos com qualidade, durante largo periodo do jogo. Virámos para 3-1 e gostei da minha equipa até aos dez minutos finais de jogo, nos quais o Olhanense conseguiu reduzir, acreditou e nós nesse período passámos por dificuldades.»



Entrada de James Rodriguez foi decisiva? «Fundamentalmente, acho que houve um aumento de agressividade da equipa no momento da perda da bola, que modificou um pouco o jogo, para além da qualidade em posse de bola que o James traz ao jogo. Em vantagem, o Olhanense juntou as linhas e retirou-nos o espaço à profundidade, por isso, precisávamos de um jogador com as características dele, que encontra espaço entrelinhas e tem uma capacidade de decisão de grande qualidade. Foi isso que ele nos trouxe ao jogo. O Atsu é um jogador diferente, precisa de espaço e movimentos explosivos e esses espaços não existiram, pelo que estávamos a precisar da entrada do James.»



O que achou da segunda parte: «Na segunda parte, entrámos determinantes, pressionantes, a reagir bem no momento da perda, mais altos, mais agressivos e conseguimos fazer dois golos. Podíamos ter feito mais dois ou três golos e depois existe a reação do Olhanense a dez minutos do fim, que também é natural. Teremos que retificar fundamentalmente os últimos dez minutos.»



As leões de Defour e Fernando são preocupantes? «Ainda bem que temos um período de paragem, vai dar tempo para recuperar, até porque não são lesões graves, penso eu. Acredito que este tempo permitirá recuperá-los e voltar a contar com toda a equipa.»



Satisfeito por Moutinho e Hulk ficarem? «Qualquer treinador do mundo ficaria satisfeito por manter dois jogadores da qualidade do Hulk e do Moutinho.»



Houve demasiada confiança na entrada em jogo? «Entrámos bem no jogo. No momento da transição ofensiva do Olhanense, sabíamos que íamos encontrar uma equipa que ia fundamentalmente procurar o nosso erro na perda de bola na circulação e sair rápido apra o ataque. Assumimos o jogo, a posse de bola e sabíamos que tínhamos de ter um bom jogo posicional para não sermos surpreendidos. Depois, o terreno estava extremamente escorregadio e até podia ter gerado mais golos, porque nem com pitons de alumínio os jogadores se conseguiam agarrar ao relvado. O mau posicionamento no lance do golo do Olhanense e esse mau relvado ajudaram ao golo. Depois tivemos de correr atrás do resultado.»

Hulk: «Espero ser tricampeão no F.C. Porto»

Diz o avançado portista


Hulk, em declarações à SportTv, após o jogo com o Olhanense:


Sobre o mercado:
«Fico de corpo e alma, se não fosse assim nem teria vindo para este jogo. Tenho mais quatro anos de contrato, sou bicampeão e espero ser tricampeão pelo F.C. Porto. Quero dar títulos ao clube, dar muitas alegrias. Foi muito bom ter mantido Moutinho também.



Sobre o jogo:
«Muito feliz pelo resultado, começámos a perder, mas não desistimos. Ao intervalo o mister disse-nos algumas coisas. Ele está de fora, vê melhor. Escutámos os conselhos, corrigimos e conseguimos os golos. Só dependemos de nós para chegarmos ao título».

in "maisfutebol.iol.pt"


Jackson Martínez: «A entrada de James beneficiou-me muito»
AVANÇADO SENTE-SE CONFORTÁVEL COM O COMPATRIOTA

Mais um jogo a titular e mais um golo apontado por Jackson Martínez, o terceiro da conta pessoal em 4 jogos oficiais do FCPorto. Mais uma vez, o colombiano de 25 anos teve a ajuda de James, o compatriota que o assistiu para o 2.º golo do bicampeão.

“Entendo-me muito bem com o James. Sempre que ele está em campo sinto-me muito confortável porque ele marca a diferença e está sempre atento às movimentações dos avançados”, afirmou o ponta-de-lança, acrescentando que a entrada de El Bandido em jogo foi fundamental: “Para mim foi um grande benefício o James ter entrado, e sobretudo com a motivação de querer mudar o rumo do encontro.”

in "record.pt"