sábado, 24 de novembro de 2012

FC Porto perde na Eslovénia

3.ª ELIMINATÓRIA DA TAÇA EHF


O FC Porto foi derrotado na Eslovénia, pelo Cimos Koper, por 29-23, em jogo relativo à primeira mão da 3.ª eliminatória da Taça EHF.

A equipa portista até chegou ao intervalo em vantagem (11-12), mas depois não conseguiu suster a capacidade ofensiva da formação da casa.

Gilberto Duarte, Pedro Spínola e Elias António, todos com 4 golos, foram os melhores marcadores dos dragões.

in "record.pt"

Sp. Braga-F.C. Porto (antevisão): uma questão de sorte


O Momento

Sp. Braga:

Um momento infeliz, de pura falta de sorte ou algo mais? O voto de confiança em José Peseiro justifica-se, como se justificava o período de euforia quando o Sp. Braga arrancou em força e reforçou a sua presença na seleção nacional. A descer é sempre mais fácil. Duas derrotas, um objetivo pelo caminho, tudo em causa. Será um Sp. Braga de orgulho ferido para mais um desafio de enorme dificuldade. Peseiro acredita na vitória. Estão abertas as hostilidades. 

F.C. Porto: 
A sorte, de novo. Não é por acaso. Jorge Jesus, entre o que não quer dizer nada com isso mas foi dizendo, lembrou a habitual felicidade portista nas visitas a Braga. Algo que já lhe tocou em sorte, curiosamente. Aqueceu um pouco o ambiente. Isto numa altura em que Vítor Pereira é mais elogiado que nunca, algo que até causa desconfiança no próprio treinador. Tudo porque ele sabe o que muda num instante, num momento de azar, na bola que bate no ferro e entra. Ou naquela que sai. À partida, até pelas palavras de Jesus, a ida a Braga é fácil. Quem acredita?


Ausências:

Sp. Braga: Éder e Paulo Vinícius condicionados

F.C. Porto: Maicon e Emídio Rafael ainda de fora por lesão.

Discurso direto:

José Peseiro: «Vamos defrontar uma das melhores equipas da Europa, mas isso não nos tira o sono, pelo contrário, estamos motivados e queremos ser quem somos. Respeitamos o seu poderio, é uma equipa consistente, forte, mas que não nos intimida»Uma vitória sobre o F.C. Porto é a melhor cura. Estou convicto que não vamos ficar a nove pontos.»

Vítor Pereira: «Já atravessei uma época de muita critica em que, se a força interior não fosse forte, teria com certeza desistido a meio. Também não acredito nos elogios que vêm de fora, o que sentimos que vem de dentro é que é o elogio certo. A sorte dá muito trabalho. Temos de procurar a sorte, mas sem trabalho ela não surge. O F.C. Porto tem ganho em Braga porque tem sido melhor, porque tem tido um índice competitivo muito alto. Não quer dizer que a sorte não surja em determinados momentos, mas é preciso muito trabalho» 

Histórico de confrontos:

Em 56 jogos realizados com o Sp. Braga como visitado, para o campeonato nacional, o F.C. Porto ganhou um pouco mais de metade. 31 triunfos para os dragões, contra 13 empates e 12 vitórias para a formação arsenalista. A equipa azul e branca garantiu os três pontos nas duas últimas visitas mas o histórico recente também reservou sobressaltos para o F.C. Porto. Em setembro de 2009, o Sp. Braga venceu o duelo pela margem mínima, graças a um golo de Alan (1-0).

Equipas prováveis:

SP. BRAGA: Beto; Leandro Salino, Nuno André Coelho, Douglão e Elderson; Custódio e Hugo Viana; Alan, Ruben Micael e Ruben Amorim; Éder. 

Outros convocados: lista ainda não foi divulgado.

F.C. PORTO: Helton; Danilo, Otamendi, Abdoulaye e Mangala; Lucho González, Fernando e João Moutinho; James Rodriguez, Jackson Martínez e Silvestre Varela.

Outros convocados: Fabiano, Miguel Lopes, Alex Sandro, Castro, Defour, Atsu e Kléber. 


in "maisfutebol.iol.pt"

Walter chega com estilo aos 16 golos

Walter continua a marcar na Série B do campeonato brasileiro. O avançado dos quadros do F.C. Porto chegou aos 16 golos com a camisola do Goiás na receção ao Joinville.

O jogo ainda está a decorrer. Ao minuto 23, o brasileiro arrancou um belo remate de fora da área, garantindo o empate que se regista ao intervalo.

O Goiás já assegurou a subida ao escalão principal do futebol brasileiro. Walter teve um contributo decisivo.

E o peso? «Agora estou com 87 quilos. Abaixo dos 87 quilos não consigo. Não dá. Fico muito fraquinho. O meu corpo não aguenta menos», explicou o jogador a O Jogo, recentemente. 


in "maisfutebol.iol.pt"



FC PORTO B VOLTA A GANHAR


O FC Porto B venceu na tarde deste sábado o Trofense, por 1-0, em jogo a contar para a 14.ª jornada da Segunda Liga. Um golo de José António, a meio da segunda parte, garantiu os três pontos, bem como a defesa de um penalti de Stefanovic no último minuto, uma decisão ridícula do árbitro Bruno Esteves.

Já começa a ser uma tradição desagradável os árbitros castigarem o FC Porto B com erros na parte final dos encontros. E hoje voltou a ser assim, com Bruno Esteves a considerar penalti um lance em que foi José António a sofrer falta.

Valeu a competência do guarda-redes Stefanovic, que defendeu brilhantemente e garantiu a conquista de mais três pontos.

Apesar do resultado magro, esta terá sido das melhores exibições do FC Porto B, com a equipa a circular bem a bola, a dominar o jogo, e a só chegar ao golo aos 72 minutos, por José António. Pelo quarto jogo consecutivo o FC Porto B não sofre golos, no que também é um bom indicador da evolução da equipa.

Com esta vitória, o FC Porto totaliza 18 pontos e já está no meio da tabela, depois de um início de época muito difícil.

O FC Porto alinhou e marcou:
Stefanovic; David Bruno, Zé António, Tiago Ferreira, M´Bola; Pedro Moreira, Tozé (Edú 66m), Sérgio Oliveira; Fábio Martins (Mikel 86m), Vion (Dellatorre 81m), Sebá.

Golo: Zé António (72m)


in "fcp.pt"

JUNIORES VENCEM EM PAÇOS DE FERREIRA


Os juniores do FC Porto foram na tarde deste sábado vencer a Paços de Ferreira por 3-0, em jogo da 14.ª jornada da primeira fase do campeonato nacional. Os Dragões continuam isolados na liderança.

Uma entrada forte da equipa de Capucho resolveu o jogo logo no primeiro quarto de hora, com um auto-golo aos sete minutos a dar vantagem ao FC Porto, vantagem ampliada aos 12 minutos, num golo de Graça, com um pontapé de fora da área.

À excepção dos primeiros minutos da segunda parte, a equipa do FC Porto dominou completamente o jogo, tendo fechado a contagem aos 85 minutos, por intermédio de Leandro.

Com esta vitória o FC Porto manteve a liderança da classificação, com 35 pontos, mais cinco do que o Rio Ave.

Na próxima jornada, marcada para 1 de Dezembro, o FC Porto recebe o Boavista.


in "fcp.pt"

CONVOCATÓRIA PARA BRAGA SEM ALTERAÇÕES

Vítor Pereira repete, para a deslocação a Braga, a lista de convocados que elaborou para a recepção ao Dínamo Zagreb, adversário que o FC Porto venceu por 3-0. A lista de opções para o jogo da décima jornada da Liga não regista, portanto, qualquer alteração, com o treinador dos bicampeões nacionais a chamar os mesmos 18 jogadores.

Não última sessão de treino antes do jogo de Braga, realizada na manhã deste sábado, no Olival, só Maicon não subiu ao relvado, voltando a receber tratamento para superar a lesão no tornozelo direito. Rafa evoluiu de forma integrada condicionada.

Convocados: Helton, Danilo, Lucho, Castro, João Moutinho, Jackson Martínez, James, Kleber, Miguel Lopes, Varela, Mangala, Abdoulaye, Fabiano, Fernando, Alex Sandro, Atsu, Otamendi e Defour.


in "fcp.pt"

Caso Caballero chega ao TAS

PARAGUAI RECUSOU LIBERTAR DOCUMENTAÇÃO

A Federação Paraguaia de Futebol recusou o pedido de Maurito Caballero, jovem avançado que está na agenda do FC Porto, para libertar os documentos que permitam a sua transferência para outro clube, assim como uma declaração que ateste o estatuto de jogador livre. Neste sentido, o seu advogado, Gerardo Acosta, já anunciou que vai recorrer para o Tribunal Arbitral do Desporto, em Lausanne.

in "record.pt"

Um suplente de luxo a quem só falta marcar

ATSU FOI LANÇADO NO DECORRER DE 9 PARTIDAS

É apontado como um dos extremos de futuro na equipa do FC Porto e até já foi distinguido com o título de Dragão de Ouro para jovem atleta do ano, em 2010/11, quando ainda rodava no Rio Ave. Christian Atsu é mais uma aposta ganha de Vítor Pereira. Ainda não se conseguiu fixar no onze dos bicampeões nacionais, muito por culpa do bom momento de Silvestre Varela, mas assume-se como uma alternativa credível. O ganês, de 20 anos, é o suplente mais utilizado pelo treinador, tendo entrado no decorrer de 9 jogos, cenário que deverá ter continuidade em Braga.

in "record.pt"

Fernando Póvoas teme perder João Moutinho no fim da época

O FC Porto corre o risco de perder João Moutinho no final da temporada. É uma constatação de Fernando Póvoas, em entrevista à TSF. Ao mesmo tempo o vice presidente dos dragões, não gostaria que tal cenário se concretizasse mas parece inevitável.


O FC Porto poderá ter que ceder a um ataque de um qualquer «tubarão» europeu com potencial financeiro para levar uma das jóias da coroa do plantel portista, à medida que se sucedem exibições como as de ontem à noite, na Liga dos Campeões, frente ao ao Dínamo de Zagreb, com duas assistências e um golo do médio internacional português.
João Moutinho é, na opinião de Fernando Póvoas, «um jogador muito apetecível para qualquer grande equipa do mundo e sem dúvida nenhuma que corremos o risco de não poder mantê-lo. Se o Porto tiver capacidade para o manter, seria óptimo. Se não tiver, se a procura for grande e com este arranque de campeonato que ele está a fazer, em que joga, faz jogar e marca golos...vivemos em Portugal e corremos o risco de ter que o ceder».
Ironia do destino, a cotação de Moutinho sobe em flecha, enquanto um dos melhores médios do futebol europeu, com larga influência no FC Porto, depois de um passado que regista uma saída conturbada do Sporting, clube de formação, rotulado nessa altura como «maçã podre». Uma precipitação ou mesmo «uma injustiça grande» que custou caro, sublinha Fernando Póvoas.
«Pelo seu comportamento ele é querido na massa associativa do FC Porto, mas também no país, porque todos reconhecem nas suas declarações, nos jogos pelo clube e pela seleção uma entrega exemplar. É um senhor. Hoje quem teve essa opinião não diria a mesma coisa, até porque ele foi um dos elementos importantes no Sporting, naquela altura. Notou-se quando ele saíu, o Sporting passou a ser uma equipa com outro carisma e hoje o estado em que se encontra demonstra bem o patrão que estava naquele Sporting».
Vitor Pereira também merece elogios do vice presidente azul e branco. O FC Porto está a praticar um futebol atrativo e tem um treinador que se apresenta mais seguro de si próprio no cargo que ocupa, numa equipa em que as saudades de Hulk não podem ser confundidas com a melhoria da qualidade na dinâmica coletiva da revelada esta época.

«Estamos todos a dar razão a quem apostou nele e a quem pensa que os treinadores não se fazem num ano. Teve uma grande responsabilidade às costas, depois da temporada realizada pelo André Villas Boas. Hoje sente-se um homem muito mais seguro, com a comunicação social a dar-lhe o valor que ele merece. Hoje é bonito ver o Porto jogar, mais criativo, mais fluente, mais espetacular. Vitor Pereira está de parabéns. Está a ver as ideias implementadas em campo e para ele deve ter um gozo especial», sustenta Fernando Póvoas.

in "tsf.pt"

Moutinho e Rui Pedro na equipa ideal da Liga dos Campeões

Dois portugueses ao lado de nomes como Lionel Messi, Mario Götze ou Daniel Alves.


A UEFA divulgou nesta sexta-feira a equipa ideal da quinta jornada da Liga dos Campeões, que se realizou nesta semana.
Dois portugueses foram escolhidos: João Moutinho, que conseguiu um golo e duas assistências no FC Porto-Dínamo Zagreb, e Rui Pedro, que marcou três golos no Cluj-Sporting de Braga.
O pequeno texto que acompanha o gráfico destaca precisamente Rui Pedro e ainda o regresso de Lionel Messi ao onze ideal.
Há 10 equipas representadas nesta equipa. O Barcelona, com Messi e Daniel Alves, é a única formação com dois jogadores.
Equipa ideal 5.ª jornada:
Sirigu
Daniel Alves, Mexès, Chiellini, Fuchs
Moutinho, Rui Pedro, Seba
Willian, Messi, Götze


in "relvado.pt"

DITO "O Porto está muito acima do Braga"

Dito, antigo central de Braga e FC Porto, faz o lançamento dos dois jogos entre as duas equipas, no espaço de uma semana. O treinador considera que este é o melhor Porto, da era Vítor Pereira.


A qualidade que o FC Porto tem apresentado, nos últimos tempos, leva Dito a considerar que é uma equipa uns furos acima do Sporting de Braga. O antigo central, que representou os dois emblemas, pensa, inclusivamente, que este é o melhor FC Porto, desde que Vítor Pereira pegou na equipa.

"O Porto está muito acima do Braga, neste momento. Houve alturas em que o Braga esteve mais próximo, mas o Porto, agora, está numa fase muito forte", observa, concretizando que os dragões estão "fortíssimos colectivamente e com os seus valores individuais no seu melhor. Os principais jogadores - Lucho, Moutinho, James, Jackson - estão numa forma tremenda".

Dito conclui, mesmo, que "desde que Vítor Pereira chegou, este é o melhor FC Porto". Neste sentido, o treinador, perspectivando os dois jogos que se avizinham entre as duas formações, antevê grandes dificuldades para um Braga que, ainda por cima, atravessa uma fase frágil, em termos anímicos.

Estados de espírito opostos
A equipa de José Peseiro foi eliminada das competições europeias, após a derrota (3-1), no terreno do Cluj. Um afastamento que deixou marcas, pela expectativa que se gerou sobre uma boa prestação internacional. Por oposição, o FC Porto navega em terrenos de alta motivação. A equipa ainda não perdeu, esta temporada, e a meio da semana deu seguimento à boa campanha, na Liga dos Campeões.

"São dois estados de espírito com dois estados de espírito completamente diferente. Por um lado, o FC Porto num período fortíssimo. Por outro lado, o Braga, que além de ter sido afastado da Liga dos Campeões, ficou fora da Liga Europa, quando todas as pessoas esperavam mais do que isto", analisa Dito.

Baseado neste contexto, o antigo central, considera que os dois jogos que se seguem são "importantes para o Braga e o Porto poderá ter uma abordagem mais confortável".

Uma oportunidade para o Braga
Nesta entrevista à Renascença, dito sublinha a superioridade do FC Porto, mas recorda que o Sporting de Braga pode aproveitar este duplo confronto com os azuis e brancos para regressar aos bons resultados. "São jogadores [os do Braga] que também têm qualidade, que sabem reagir às adversidade e vão aproveitar esta oportunidade para dar um safanão" neste momento negativo que atravessa.

Dito ressalva, igualmente, a importância, para o Braga, dos dois jogos com o Porto se realizarem no AXA, considerando que "é uma vantagem" para os homens de José Peseiro.

O primeiro 'round' entre Braga e FC Porto joga-se este domingo, às 20h15, para o campeonato. As duas equipas voltam a encontrar-se uma semana depois, para os oitavos-de-final da Taça de Portugal.


in "rr.pt"

Grémio quer levar Iturbe


O clube brasileiro pretende avançar para a contratação do argentino, anunciou uma rádio de Porto Alegre. FC Porto nega saída
Iturbe continua a ser notícia lá fora, desta vez no Brasil. O Grémio, clube onde atua o médio Souza, por empréstimo do FC Porto, poderá avançar brevemente para a contratação de Iturbe, revelou ontem a Rádio Grenal, de Porto Alegre.

Segundo a notícia, Fábio Koff, presidente do clube brasileiro, afirmou recentemente que o Grémio estava interessado na contratação de jovens promessas, falando até da possibilidade de descobrir um "novo Messi".

Nesse sentido, Iturbe, que continua com dificuldades para se impor no FC Porto, apresenta-se como um dos objetivos do clube de Porto Alegre para 2013, sendo ainda anunciada a verba discutida: 1,5 milhões de euros.

Fonte da SAD azul e branca contactada por O JOGO desmentiu, no entanto, a possibilidade de saída do jogador argentino.

in "ojogo.pt"

Xistra no Braga-FC Porto


Árbitro de Castelo Branco foi hoje nomeado pela Comissão de Arbitragem
O albicastrense Carlos Xistra foi esta sexta-feira nomeado pela Comissão de Arbitragem da Federação Portuguesa de Futebol para dirigir, no domingo, o jogo Sporting de Braga-FC Porto, da 10.ª jornada da Liga.

O lisboeta Hugo Miguel foi o escolhido para apitar a partida entre o Moreirense e o Sporting, a disputar na segunda-feira, em Moreira de Cónegos.

Lista de árbitros para os encontros de domingo, 25 nov: 

Braga - FC Porto, Carlos Xistra (Castelo Branco).

Académica - Gil Vicente, João Capela (Lisboa).

in "ojogo.pt"