terça-feira, 18 de outubro de 2011

Vítor Pereira pede paciência: «O Shakhtar perdeu-a...»


Treinador diz que é essencial trabalhar a bola e fazer uma pressão alta para vencer um Apoel que ainda não perdeu


Referindo que a normalidade do F.C. Porto é ganhar, e por isso o jogo com o Apoel é mais em que só a vitória constituirá um bom resultado, Vítor Pereira não deixou de alertar para o perigo que constitui a formação cipriota. E sobretudo alertou para a necessidade dos adeptos serem pacientes.

«O Apoel é uma equipa que surpreendeu o Zenit em casa, que surpreendeu o Shakhtar em Donetsk, é uma equipa organizada, que está com o mesmo treinador há cinco anos e já tem alguma experiência de Liga dos Campeões», começou por referir Vítor Pereira. «Joga muito compacta e muito solidária.»

Vítor Pereira: se fosse hoje, Walter seria inscrito

Treinador explica exclusão do jogador da Champions



Walter, um caso notável de eficácia, fica de fora do F.C. Porto-Apoel por não ter sido inscrito na Liga dos Campeões. Depois do póquer do brasileiro ao Pêro Pinheiro para a Taça de Portugal, Vítor Pereira explicou essa decisão, para dizer que o avançado é hoje um jogador diferente.

«A decisão que tomámos na altura teve a ver com o Walter da altura. O que vos garanto é que o Walter hoje é um jogador diferente, não é o mesmo Walter daquela altura. Hoje é um jogador mais confiante, que trabalha muito bem, que nos transmite confiança e qualidade», afirmou o treinador.

Por isso não tem reservas em afirmar que hoje não hesitaria em inscrever Walter na Champions. «Na altura as decisões que tomámos tiveram a ver com o Walter dessa altura.» Veio então a pergunta sobre se Walter seria inscrito se a decisão fosse tomada agora. «Sim, seria inscrito», disse.




«Rolando tem qualidade e carácter»

Vítor Pereira sai em defesa do central, depois dos jogos infelizes na selecção nacional, e diz-se orgulhoso de um jogador assim


O duplo compromisso da Selecção Nacional fez cair sobre Rolando uma série de dúvidas: acusado de duas exibições infelizes, com influência directa nos golos adversários, o central do F.C. Porto ficou subitamente muito sujeito à crítica. Vítor Pereira, porém, sai em defesa do jogador.

«O Rolando é um jogador de grande qualidade, de grande carácter, que dá muito à nossa equipa. Só posso falar sobre o que faz no F.C. Porto e aqui dá tudo ao colectivo. É um Rolando que nos honra e nos orgulha, dá tudo por esta equipa. Estamos muito satisfeitos por ter um Rolando no nosso plantel.»

Encerrada esta questão, partiu-se então para outras: Kléber, por exemplo. O brasileiro regressa após três semanas de ausência por lesão, estará por isso com ritmo para ser decisivo? «O Kléber vai estar ao melhor nível, vai dar uma boa resposta. É esse Kléber que eu espero amanhã.»

Houve também Iturbe: não foi inscrito na Champions, e não poderia jogar por isso mesmo, mas lesionou-se em Sintra, na goleada sobre o Pêro Pinheiro. Naquela que foi a estreia. Foi duro? «Ele está cheio de vontade de recuperar o mais rápido possível para voltar a estar pronto para nos ajudar.»



in "maisfutebol.iol.pt"




Guarín: «Reencontrar Falcao foi muito bonito»


Médio do F.C. Porto diz que os une uma amizade muito grande e que os jogos da selecção são agora ainda mais especiais


O jogo da Colômbia com a Bolívia permitiu a Guarín reencontrar Falcao. O avançado, curiosamente, resolveu o encontro com um golo nos descontos, mas antes disso ainda teve tempo de matar saudades do médio do F.C. Porto. «Pude viajar com ele aqui do Porto e foi uma sensação muito bonita», disse.

«Somos muito amigos, partilhamos muito no futebol e na vida pessoal, os dois mais o James. Poder encontrar-me com ele no aeroporto e viajarmos juntos foi muito bom», disse Guarin, que já tinha saudades. «às vezes queremos mudar de ambiente, ele tomou a decisão de ir para o At. Madrid e espero que seja feliz.»



in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto continua forte


O confronto entre FC Porto e Académica, na primeira jornada da Liga Portuguesa, foi, tal como no ano passado, um duelo equilibrado. Na última época, a turma estudantil foi a única a travar os dragões em todo o campeonato e foi ainda capaz de os eliminar na Taça de Portugal. "Tem tudo a ver com a qualidade das equipas. É verdade que fomos a única equipa que contrariou o FC Porto, mas não há grandes explicações racionais para isso", afirma o capitão dos estudantes Fernando Sousa.
Na análise ao adversário de domingo, o extremo não encontra grandes fragilidades no FC Porto, apesar dos erros dos primeiros 20 minutos de jogo. "Ainda estamos no início da época, é uma fase de treino para depois fazer ajustes, talvez seja esse o ponto fraco, mas isso é comum a todas as equipas", lembra.
Fernando Sousa, que já defrontou os campeões nacionais por diversas vezes, acredita que a continuidade de quase todos os jogadores é o ponto forte do FC Porto. "Eles têm uma equipa muito parecida com a do ano passado, com maturidade e muita experiência. São os grandes favoritos ao título, têm grande equipa, tal como o Benfica", conclui.

Primeiro MVP é Andrade

Carlos Andrade, do FC Porto foi o jogador mais valioso da primeira jornada da Liga, com 31 pontos de valorização. Na vitória frente à Académica (95-76), o extremo contabilizou 25 pontos, seis ressaltos, três roubos de bola e duas assistências.

in "ojogo.pt"

Outro cubano no Dragão


Daymaro Salina é o segundo cubano no andebol português, tendo assinado contrato por dois anos com o FC Porto. O pivô tem no guarda-redes e compatriota Alfredo Quintana - chegado em Março ao Dragão -, que conhece desde os 15 anos, um bom suporte na adaptação a esta nova etapa da carreira. "Ele tem-me ajudado muito. Conheço o Quintana desde os 15 anos, quando começámos a jogar. Tem sido muito importante, já me levou a conhecer a cidade, a zona do rio, que já sei que se chama Douro. Deu para ver que o Porto é uma cidade muito bonita, com pessoas simpáticas e amáveis, pelo menos aquelas com quem falei", diz Daymaro a O JOGO.
Com 2 metros e 103 kg, este internacional de Cuba está já à disposição de Ljubomir Obradovic, que passa agora a ter uma terceira opção no posto de pivô, juntando-se a Tiago Rocha e Ricardo Pesqueira no plantel dos tricampeões nacionais. "Aqui o trabalho é mais exigente, há uma grande diferença em relação àquilo a que estava habituado. Mas julgo que tenho trabalhado bem", refere o atleta, sentindo-se, "preparado para fazer um bom trabalho", ainda que admita "algum nervosismo" à medida que a possibilidade de se estrear se aproxima.
De resto, Daymaro, que já estava há uns dias a treinar com o plantel, considera o FC Porto "uma equipa maravilhosa, com muita qualidade e composta por grandes jogadores", tendo objectivos claros: "Quero ser campeão. O FC Porto já perdeu dois jogos? Mas está tudo em aberto, nada que mude o pensamento e aquilo que quero é ganhar o campeonato".
Com 58 internacionalizações, Daymaro esteve no Mundial da Croácia, em 2009 - tal como Alfredo Quintana - e conhece, portanto, grandes palcos. Ainda assim, o Dragão Caixa não lhe passou despercebido. "É um pavilhão muito bonito e com grandes condições de trabalho", avaliou, falando num "grande ambiente" quando a conversa se transferiu para o Estádio do Dragão, onde esteve a assistir ao FC Porto-Benfica.

Não contam como estrangeiros

Passando o FC Porto a ter um atleta sérvio (Nenad Malencic) e dois cubanos (Alfredo Quintana e Daymaro Salina), surgiu a questão: quantos jogadores estrangeiros podem ter as equipas portuguesas de andebol? Henrique Torrinha, presidente da Federação de Andebol de Portugal, dissipou as dúvidas. "Este ano mudámos as regras e as equipas que jogam nas competições europeias podem ter dois atletas não comunitários, isto para lhes dar mais possibilidades de competir lá fora, com outros argumentos", começou por dizer Torrinha.
Relativamente aos atletas cubanos, o líder federativo revelou que "as federações de Cuba e Portugal assinaram um protocolo", pelo que os atletas oriundos daquele país jogam nas mesmas condições dos atletas nacionais, não ocupando vagas de estrangeiro. "Temos de ir aos países emergentes e Cuba está a abrir-se ao mundo e tem grandes desportistas", explicou.
Assim, o FC Porto acaba até por ter uma vaga de estrangeiro ainda por preencher no seu plantel.

Mais soluções a pivô e na defesa

Com Ricardo Pesqueira, de apenas 19 anos, em fase de aprendizagem e amadurecimento, o FC Porto tinha em Tiago Rocha o único pivô pronto para as grandes exigências de um tricampeão. Com a chegada de Daymaro Salina, os dragões reforçam aquela posição, tornando o plantel mais consistente e dando mais possibilidades ao técnico Ljubomir Obradovic. Além disso, Daymaro é igualmente um defensor, ajudado pelos seus dois metros de altura, o que vem também dar mais força a um sector que tem sido a imagem de marca da equipa portista e que, está época, ainda não alcançou a forma desejada.

in "ojogo.pt"

“VAMOS MANTER-NOS NA LUTA PELO TÍTULO”

A derrota em Loures, frente ao Sporting, já foi devidamente digerida. Hugo Laurentino, que não receia efeitos nefastos do desaire, recorda que os Dragões jogam para o “tetra” e, como tal, só se imagina a regressar da Madeira com a vitória, ainda que insista na dificuldade da deslocação, no ambiente adverso e na qualidade do plantel adversário.

Deslocação muito difícil
“As expectativas são sempre as mesmas: vamos trabalhar para alcançar uma vitória na Madeira e mantermo-nos na luta pelo título. A deslocação é sempre muito difícil, não só pelo apoio dos adeptos da casa, mas pelo valor do adversário, que tem atletas jovens e novos jogadores no plantel que acrescentam qualidade à equipa.”

Derrota sem consequências
“A derrota no último encontro, frente ao Sporting, não pode trazer consequências. O FC Porto Vitalis luta para vencer em todos os jogos e, se queremos revalidar o título, não podemos pensar nesse género de efeitos. Temos que enfrentar o próximo desafio como se tivéssemos vencido o anterior. Encaramos as derrotas como uma aprendizagem. Já observámos o vídeo e analisámos os nossos erros, de forma a corrigi-los já no próximo jogo, frente ao Madeira SAD.”

Para rectificar
“Nesta fase, os maus resultados que obtivemos foram nas deslocações ao Benfica e Sporting, em pavilhões tradicionalmente difíceis. Na segunda volta vamos ter a vantagem de os receber no Dragão Caixa.”



in "fcp.pt"

"100 milhões? Quero é bater recordes no campo"


Hulk não promete amor eterno ao FC Porto, mas vai garantindo, a cada declaração que faz, que não está obcecado com uma transferência para um "campeonato mais competitivo". Desta vez, numa extensa entrevista concedida à Rádio Bandeirantes, do Brasil, o avançado voltou a garantir que se sente "muito bem" em Portugal, apesar da constante especulação sobre uma eventual saída. "Já estou há três anos no FC Porto, a entrar no quarto, e todas as épocas se especula muito sobre a minha saída. No entanto, estou concentrado apenas no FC Porto, tenho contrato por mais cinco anos, e só saio se for algo de muito bom. Se tiver de sair, também ficarei bem, mas, para já, estou muito tranquilo", explicou.
Depois, falou da renovação de contrato, que aconteceu no final da última época, e na cláusula de rescisão milionária de 100 milhões de euros. Segundo o jornalista brasileiro, que não se cansou de elogiar as qualidades do portista, Hulk poderá bater brevemente o recorde no mercado de transferências mundial. O avançado tratou de recusar a ideia. "Estou a trabalhar bem, mas é para bater os recordes dentro de campo, com a humildade de sempre". Seguiram-se palavras sobre o recente interesse do Inter de Milão, divulgado na Imprensa italiana e desmentido, a O JOGO, por Marco Branca, director-desportivo do clube transalpino. "Sei de algumas coisas que se vão falando, como é o caso do interesse do Inter, assim como de vários clubes na Europa. Mas, volto a repetir, procuro concentrar-me apenas no FC Porto, com quem tenho contrato. Se tiver de acontecer alguma coisa, em Janeiro, no final da época, ou daqui a dois ou três anos, acontecerá com naturalidade. Não sei de nada em concreto e não penso nisso. Se acontecer algum negócio, terá de ser bom para mim e para o FC Porto", frisou. A insistência no assunto surgiu com nova pergunta: Hulk já teria conversado com alguém do Inter de Milão? "Ninguém falou comigo, até porque mantenho-me afastado desses assuntos. Já trabalho com o meu empresário há muitos anos, é como se fosse da minha família, e é ele [Teodoro Fonseca] que trata desses assuntos".
Por fim, a pergunta habitual: qual é o campeonato que melhor se enquadra nas características do Incrível? "Não há nenhum específico... A motivação é a mesma para jogar onde estiver e, neste momento, estou no FC Porto. É lógico que quando assistimos aos jogos do campeonato inglês ou espanhol, até o alemão e o italiano, com os estádios sempre cheios, dá vontade de jogar naqueles ambientes. Mas, enquanto isso não acontece, sinto-me bem no FC Porto, até porque o campeonato português também é bom de se jogar", atirou, em jeito de fim de conversa sobre o assunto.

Descanso, goleada e Walter

A entrevista a Hulk foi realizada no sábado - só ontem é que foi para o ar na íntegra -, pouco depois da vitória gorda sobre o Pêro Pinheiro. E foi precisamente por aí que começou a conversa. "Se vou jogar este fim-de-semana? Fiquei a descansar depois dos jogos na selecção, porque vamos ter Liga dos Campeões a meio da semana. Mas correu tudo bem na Taça de Portugal; ganhámos e ganhámos muito bem". Do outro lado, perguntava-se quem tinha sido o adversário. "Foi uma equipa da quarta divisão e ganhámos por 8-0". Os números surpreenderam o jornalista brasileiro, que arrancou uma gargalhada bem sonora, logo acompanhada de um elogio ao compatriota. "Sendo assim, se você estivesse em campo a goleada teria sido histórica". Hulk passou os elogios para o principal destaque do último sábado. "Sabe que foi um brasileiro que esteve em grande nesse jogo? O Walter, que marcou quatro golos. Desejo-lhe muitas felicidades aqui no FC Porto".

"Vítor Pereira merece esta oportunidade"

Tema incontornável, sobretudo para quem está longe, são as saídas de André Villas-Boas e Falcao para Inglaterra e Espanha, respectivamente. Hulk tratou de elogiar os dois, antes de arrumar o assunto com iguais elogios aos substitutos. Começou pelo ataque. "Falcao é um grande jogador e vai fazer falta. Esteve muito bem aqui e desejo-lhe sorte no Atlético de Madrid. Agora temos o Kléber, é novo no clube, mas está a adaptar-se rapidamente à nossa forma de jogar. Quanto ao André Villas-Boas, já todos sabem que se trata de um grande treinador. Também lhe desejo muita sorte no Chelsea. No entanto, agora somos treinados pelo Vítor Pereira, que também é um grande treinador. Já trabalhámos com ele no ano passado e mostrou que sabe lidar com os jogadores. Os resultados estão a aparecer e temos tudo o que é necessário para conquistar mais títulos. O Vítor [Pereira] é um grande treinador e merece esta oportunidade", referiu. Hulk explicou ainda que continua a "jogar pelas alas" e que quer "conquistar tudo" no FC Porto esta época. Depois, falou do incremento das responsabilidades após uma temporada recheada de muitos sucessos. "No ano passado conquistámos quatro títulos em cinco possíveis, fomos campeões invictos e vencemos a Liga Europa. Por isso, a cobrança vai ser ainda maior. Aceito essa cobrança e vamos demonstrar que estamos todos preparados para ela", concluiu.

in "ojogo.pt"

Fucile continua a recuperar para o Nacional

Fucile voltou ontem a ausentar-se dos trabalhos da equipa, tendo-se limitado a realizar tratamento a uma "mialgia de esforço no gémeo da perna direita", um problema que trouxe dos recentes compromissos na selecção uruguaia. No entanto, mesmo que estivesse fisicamente apto, Fucile não poderia defrontar o APOEL depois de ter sido expulso, com um duplo amarelo, na partida frente ao Zenit. Nesse sentido, Sapunaru vai manter o lugar no lado direito da defesa na partida da Champions, enquanto o uruguaio procura recuperar a tempo da partida de domingo, frente ao Nacional. Entretanto, e depois da recuperação total de Kléber, Iturbe apresenta-se como o outro indisponível do plantel, estando em casa a recuperar de uma fractura no cotovelo esquerdo.


in "ojogo.p"

Ex-portista aconselha a pressionar APOEL


A grande época que o APOEL está a fazer foi interrompida no sábado com uma derrota caseira (a segunda da época) contra o AEL de Limassol. O golo solitário teve a assinatura portuguesa de Jorge Monteiro que explicou a O JOGO qual a estratégia para abater o emergente colosso cipriota. "A chave foi encarar o jogo de igual para igual e pressionar em todo o campo. Eles tentaram esticar o jogo, mas nós pressionámos bem os médios e recuperámos muitas bolas. Tivemos a felicidade do Solari falhar um penálti, mas mesmo assim tínhamos o jogo controlado ", explicou.
O extremo, ex-Santa Clara, fez toda a formação no FC Porto, equipa por quem obviamente torce. No Dragão jogou dos seis aos 18 anos e quase se cruzou com Vítor Pereira nas camadas jovens. Nos Açores também falhou por um ano a possibilidade de trabalhar com o treinador portista, que, está convencido, montará uma equipa para vencer. Basta que encare o jogo com seriedade, diz. "O FC Porto não terá qualquer problema para vencer o APOEL, mas não pode pensar que vai defrontar uma equipa fraca. Agora, já nem teoricamente o APOEL é fraco", alerta.
A grande virtude do campeão cipriota é o colectivo, embora também haja destaques individuais. "Se tiver que eleger o melhor, escolho o Ailton (ponta-de-lança). Ele, Manduca, Marcinho e Charalambides são os mais técnicos. Mas a equipa é toda muito homogénea", destaca. "A defesa é organizada, o meio-campo bom tecnicamente e no ataque são muito rápidos", resume, a concluir.

Um camaleão táctico obcecado por jogar bonito

Apesar de o 4x2x3x1 ser a matriz habitual do futebol do APOEL, o treinador Ivan Jovanovic muda muitas vezes em função do adversário, alterando, sobretudo, a estrutura do meio-campo (dois pivôs defensivos em vez de um) ou prescindindo de um médio para lançar um segundo avançado. Mas, de uma forma ou de outra, a equipa nunca joga feio. "O APOEL preocupa-se em jogar bem e em praticar um futebol sempre apoiado, ganhem ou percam" conta Jorge Monteiro.

Com sotaque português e quatro de 2009/10

Em dois anos, o APOEL deu um salto qualitativo, que lhe permite estar agora a lutar pelo apuramento na Champions. Da equipa que perdeu 2-1 no Dragão em 2009/10, restam apenas quatro titulares: o guarda-redes Chiotis, o extremo Charalambides, e os portugueses Nuno Morais e Hélio Pinto.
Hoje, e com um treinador sérvio, a equipa está muito reforçada e, na maioria dos casos, com jogadores que conhecem perfeitamente o futebol português. Paulo Jorge e Kaká, ambos ex-Braga, formam a dupla de centrais. Marcinho (ex-Marítimo) é o criativo de um meio-campo que tem em Nuno Morais (ex-Penafiel) o jogador mais defensivo e em Hélio Pinto (ex-Benfica) o médio de transição. Na esquerda do ataque está Manduca (outro ex-Benfica), que como Charalambides apoiam o goleador Ailton. E tenham cuidado com este brasileiro, que apesar de só ter um golo no campeonato, marcou em seis dos oito jogos europeus já disputados esta época.
Entre portugueses e brasileiros, há nove que falam a nossa língua. Faltam referir o lateral-esquerdo Boaventura e o central suplente Oliveira.
No plantel há ainda dois jogadores que defrontaram Portugal no apuramento para o Euro'2012: Charalambides e o lateral-direito Poursaitidis.

in "ojogo.pt"

Belluschi renova esta semana


Depois de Álvaro Pereira é a vez de Belluschi prolongar o vínculo contratual com o FC Porto. O acordo está alinhavado entre as partes - clube, jogador e empresário - devendo, segundo o que O JOGO apurou, passar para o papel ainda esta semana, depois do compromisso europeu com o APOEL. A ideia passa por acrescentar mais duas temporadas ao actual contrato, que terminava em Junho de 2013. A folha salarial do médio será, naturalmente, revista, mas não se prevê que haja alteração da cláusula de rescisão, fixada em 30 milhões de euros.
Esta decisão da SAD reforça a confiança em Belluschi, que terá quase 32 anos no final deste contrato, mesmo que o início de época esteja a ser brilhante para o argentino, que só foi titular em cinco dos 12 jogos oficiais, ainda que tenha participado em todos.
A renovação de Belluschi já esteve perto de acontecer há um ano, mas nunca foi formalizada. Alberto Meo, representante do atleta, chega hoje a Portugal e amanhã estará no Dragão para assistir ao encontro com o APOEL. A reunião para acertar a renovação deve acontecer no dia seguinte.
Belluschi destacou-se no Newell's Old Boys, marcando 20 golos em 90 jogos, e cimentou o estatuto no River Plate antes de emigrar para a Europa. Depois de época e meia no Olympiacos, transferiu-se para o FC Porto, que, no Verão de 2009, pagou 5 milhões de euros por metade do passe no internacional argentino.

Contrato de Rodríguez está a terminar

Quando Belluschi oficializar a renovação até 2015, o FC Porto terá apenas três jogadores no plantel cujo contrato termina antes desse ano: Sapunaru, cujo vínculo prolonga-se até Junho de 2014; Rafa, que tem ligação ao clube até 2013 e Cristian Rodríguez, que está a oito meses de ser um jogador livre. O uruguaio foi sempre apontado como um jogador transferível no último defeso, mas acabou por resistir.

in "ojogo.pt"

Árbitro francês Antony Gautier dirige o F. C. Porto-APOEL


 árbitro francês Antony Gautier dirige na quarta-feira, no Estádio do Dragão, o jogo entre o F. C. Porto e os cipriotas do APOEL, da terceira jornada do grupo G da Liga dos Campeões em futebol.
Árbitro francês Antony Gautier dirige o F. C. Porto-APOEL
 
foto AFP PHOTO/ PASCAL PAVANI
Antony Gautier mostra um cartão vermelho ao defesa do Toulouse Etienne Capoue, no jogo como Marselha, sábado passado
 
Gautier, internacional apenas desde o último ano, estreia-se a dirigir um jogo com uma equipa portuguesa, embora tenha sido o árbitro do jogo particular em que Portugal goleou a campeã europeia e mundial Espanha, em Novembro de 2010.
No grupo G da "Champions", a liderança pertence ao APOEL, com quatro pontos, seguido dos russos do Zenit e do F. C. Porto, ambos com três, enquanto os ucranianos do Shakhtar Donetsk têm um ponto.
Na terça-feira, na visita do Benfica aos suíços do Basileia, estará o árbitro húngaro Viktor Kassai, num jogo determinante para a liderança do grupo C, partilhada entre portugueses e helvéticos.
Na Liga Europa, na quinta-feira, o Sporting de Braga visita os eslovenos do Maribor, em jogo com arbitragem do suíço Stephan Studer, e o Sporting joga em Alvalade com os romenos do Vaslui, numa partida arbitrada pelo francês Clément Turpin.

in "jn.pt"

«Danilo vai dar outra dimensão ao F.C. Porto»


Gabriel, lateral do Mirandela, cresceu ao lado do reforço portista. Após se separarem, vão reencontrar-se em Portugal


A vida dá voltas e voltas, tantas que às vezes até nos deixa tontos. Gabriel, lateral do Mirandela, por exemplo, ainda abre a boca com os caprichos do destino: vai reencontrar o amigo Danilo... em Portugal. Ambos foram formados no América Mineiro, mas separaram-se no primeiro ano de seniores.

Agora reencontram-se a milhares de quilómetros de casa. «Eu sou três anos mais velho do que ele, por isso quando eu entrei para o clube aos 16 anos fui jogar para os juvenis e ele ainda estava no escalão abaixo. Mas quando subi a júnior e deu um salto muito grande e começou também a jogar comigo.»

O encontro não foi teoricamente fácil: mas é só teoricamente. «Eu era o titular, mas a meio da época ele roubou-me o lugar.» Nada de ressentimentos, porém. «O Danilo é um rapaz nota dez. É muito tranquilo, muito divertido, dá-se bem com toda a gente. Foi um grande colega e ficamos muito amigos.»

Os dois subiram aos seniores juntos, de resto. «Fizemos a pré-época juntos, mas depois eu fui emprestado para o Corinthians, do Rio Grande do Norte. Correu bem porque pude jogar com muita frequência, pude continuar a crescer e fui campeão.» Danilo estabeleceu-se logo como titular.

«É um grande jogador. Vai ter sucesso em Portugal», atira Gabriel sem hesitar. «É um jogador que vai dar outra dimensão ao futebol do F.C. Porto e ao próprio futebol português. Aos 20 anos já é jogador de selecção brasileira e isso diz tudo sobre ele. No futuro vai ser um dos melhores jogadores.»

A amizade continuar a ser alimentada, até porque Danilo e Gabriel partilham um amor comum: as redes sociais. «Somos completamente amarrados no Facebook e no Twitter, estamos sempre online para falar com antigos colegas e irmos mantendo-nos em contacto. Passamos muito tempo ligados.»

O futuro sorri para Danilo: contratado pelo F.C. Porto a troco de 13,5 milhões de euros, chega à Europa pela porta grande e já é presença assídua na selecção principal do Brasil. A vida de Gabriel deu uma volta maior, mas o lateral de 23 anos espera que o salto para Portugal lhe permita também chegar mais alto.

Para já divide apartamento com Carlão e com Marco Lança e elogia a mentalidade do Mirandela. «Um problema na II Divisão é que muitos clubes treinam à noite e os atletas trabalham de dia. Aqui os treinos são sempre de manhã e à noite e ninguém trabalha. Isso permite-nos fazer um bom trabalho.»

Os sonhos do brasileiro não se esgotam em Mirandela, porém. «Para já quero ganhar os próximos dois jogos para entrar na luta pela subida. Depois espero aproveitar a próxima eliminatória da Taça para dar nas vistas. Quero chegar à Liga ou Honra. É o que todos os jogadores sonham, não é?»



in "maisfutebol.iol.pt"

James destacado pelos usuários do site da FIFA

FOI O MAIS IMPORTANTE NA QUALIFICAÇÃO PARA O MUNDIAL



O Mundo já vê em James Rodríguez um dos mais promissores jogadores da atualidade. As suas exibições no FC Porto, é um facto, já vinham a convencer os adeptos do futebol, mas a estreia brilhante que assinou pela seleção principal da Colômbia dissipou qualquer dúvida. De tal forma, que os usuários da versão espanhola do site da FIFA destacaram-no como o jogador mais importante das primeiras jornadas americanas de qualificação para o Mundial’2014, que terá lugar noBrasil.
Recorde-se que El Bandido – alcunha pela qual James é conhecido – foi decisivo na vitória histórica (por ter sido a primeira) da Colômbia sobre a Bolívia, em La Paz. O esquerdino, de 20 anos, recuperou a bola e lançou o ataque no lance que valeu o golo do triunfo “cafetero”, mas os elogios à sua exibição não se resumem a esse pormenor.
in "record.pt"

Guarín à frente de Belluschi e Defour

Colombiano deve ser o escolhido para o meio-campo frente ao APOEL, juntamente com Fernando e João Moutinho. Se jogar, estreia-se na Champions.

Guarín, Belluschi e Defour podem até ser grandes amigos, dentro e fora de campo, mas todos compreenderão que hoje se olhem um bocadinho de soslaio, porque os três são candidatos a um lugar no meio campo e cada um deles achar-se-á no direito de ser o escolhido por Vítor Pereira no jogo de amanhã, com o APOEL (19.45 horas, no Dragão, transmissão na Sport TV1). É a grande dúvida no onze que vai tentar levar a melhor sobre os cipriotas.

Escreve-se no título que Guarín vai à frente dos outros dois companheiros. E a ideia é simples: Guarín é o mais aconselhável para estes grandes jogos, se estiver nas melhores condições. Como parece que está. O colombiano não treinou anteontem, mas apenas para recuperar dos trabalhos que teve ao serviço da selecção. Fora isso, não há qualquer impedimento e se for o eleito para fazer companhia a Fernando e João Moutinho no meio-campo, fará também a sua estreia na actual edição da Champions League.

Fredy Guarín foi figura na Supertaça com o Barcelona, no Mónaco, por ter sido expulso, e isso valeu-lhe dois jogos de castigo; por isso falhou os jogos com o Shakhtar, no Dragão, e com o Zenit, em S. Petersburgo. 



in "abola.pt"

«A vitória é fundamental» - Pinto da Costa

O presidente do FC Porto com a noção de que este primeiro dos dois duelos consecutivos com o APOEL pode começar a abrir as portas da qualificação.

Em declarações ao Porto Canal, o presidente portista foi muito claro sobre o que representa este jogo. Aliás, estes dois jogos com o APOEL - Na jornada seguinte, dessa vez em Nicósia, os azuis e brancos voltam a defrontar a formação cipriota -, que poderão ser a chave da passagem à fase seguinte da competição.

«Vamos ver se realmente fazemos um bom jogo e alcançamos os três pontos. A vitória é fundamental», frisou Pinto da Costa, que tem as contas já feitas no papel e está perfeitamente convencido de que tudo poderá ficar já definido ou complicar-se nestes dois duelos.

É que outros tantos triunfos representam logo seis pontos, com o valor acrescentado de o FC Porto contabilizar já três a render juros na classificação e uma conjuntura altamente favorável pelo facto de o APOEL ter ganho aos russos do Zenit e empatado com os ucranianos do Shakhtar. Logo o assunto da qualificação poderia ficar arrumado, ou quase, a 1 de Novembro, que é quando o FC Porto se desloca à ilha de Chipre. 



in "abola.pt"