quarta-feira, 18 de abril de 2012

Goleada vale liderança

O calendário está de novo em dia e o FC Porto Império Bonança está de regresso ao seu lugar natural. A goleada (11-2) sobre o Valongo valeu aos Dragões a liderança do campeonato nacional, com mais dois pontos (57) do que o segundo classificado, o Benfica. Os portistas responderam com uma grande exibição à eliminação da Liga Europeia, no sábado.

Os Dragões chegaram à vantagem logo aos seis minutos, através de um remate de meia distância de Reinaldo Ventura. Hugo Azevedo foi depois expulso, por agressão a Caio, e o FC Porto aproveitou a inferioridade numérica do adversário para chegar ao 2-0, por Pedro Gil, aos 12 minutos, após recuperação de bola de Pedro Moreira. O mesmo Pedro Moreira fez o 3-0, mas antes do intervalo os valonguenses reduziram para 3-1, por Pedro Mendes.

Na segunda parte, o Valongo não resistiu à intensidade portista e o resultado foi-se avolumando. Pedro Gil (29 minutos), Caio (34), Tiago Santos (37 e 47), Filipe Santos (39), Gonçalo Suíssas (45) colocaram o resultado em 9-1. Raul Lopes ainda fez o 9-2, mas, no último minuto, os azuis e brancos somaram mais dois tentos.

Nelson Pereira, na conversão exemplar de um livre directo (15.ª falta do Valongo), fez o 10-2 e Filipe Santos, com um “tiro” indefensável, estabeleceu o resultado final, “bisando” no encontro. De resto, o capitão assinou uma das melhores exibições da noite, e já tinha assistido Suíssas e Tiago Santos minutos antes.

O FC Porto Império Bonança, treinado por Tó Neves, alinhou e marcou da seguinte forma: Edo Bosch (g.r.), Pedro Moreira (1), Reinaldo Ventura (1), Caio (1) e Pedro Gil (2). Jogaram ainda: Nélson Filipe (g.r.), Filipe Santos (2), Nélson Pereira (1), Gonçalo Suíssas (1) e Tiago Santos (2).



in "fcp.pt"

Comissão de apoio já pensa no novo mandato de Pinto da Costa

Comissão de apoio às sucessivas recandidaturas de Pinto da Costa tentará reunir vinte mil assinaturas até ao final do ano de 2012, no sentido de convencer o actual presidente a avançar para um novo mandato. Pinto da Costa completou ontem trinta anos na liderança dos azuis e brancos.



A comissão de apoio às sucessivas recandidaturas de Pinto da Costa acredita que, até ao fim do ano, conseguirá reunir 20 mil assinaturas para convencer o actual presidente do FC Porto a recandidatar-se a mais um mandato.
Fernando Cerqueira, líder da referida comissão, anuncia que o processo já está em marcha.
"Estamos convictos de que ele não vai dizer que não aos associados e vai recandidatar-se a mais um triénio, com dois objectivos: começar o Museu do clube e não descuramos a possibilidade do clube ter uma piscina olímpica", declara, em Bola Branca.
Pinto da Costa foi eleito pela primeira vez há 30 anos. O actual mandato termina em Abril de 2013. Fernando Cerqueira, confia na permanência do líder azul e branco no cargo pelo menos até 2016.
"Estou convencido que ele, se não estivesse capaz, física e mentalmente, seria o primeiro a dizer que não. Confiamos na sua frescura física e mental e na força para levar a bom porto mais um mandato", conclui.
in "rr.pt"

Janko: «Faltam apenas 4 jogos…»

AVANÇADO PEDE APOIO DOS ADEPTOS



O avançado portista Mark Janko pediu esta quarta-feira o apoio dos adeptos para o jogo de sábado frente ao Beira-Mar, para a 27.ª jornada da Liga portuguesa, lembrando que os dragões estão em contagem decrescente rumo ao título, pois a 4 jornadas do final têm 4 pontos de vantagem sobre o Benfica, que é segundo.
“Faltam apenas quatro jogos, vamos começar a contagem. Espero que venham a jogo para nos apoiar”, afirmou o goleador austríaco no Twitter (rt@JankoMarc).
in "record.pt"

Lazio não desiste de Sapunaru

A Imprensa italiana volta a colocar o lateral romeno Cristian Sapunaru como uma das prioridades da Lazio para a próxima temporada.

Além de Sapunaru, em final de contrato com o FC Porto e igualmente seguido por Ajax e Marselha, o calciomercato fala ainda no interesse do clube romano em Pazzini, do Inter, e Destro, do Génova.


in "abola.pt"

Fernando regressa ao radar do Milan

A provável saída de Marc van Bommel no final da época levou o Milan a reavivar o interesse no médio Fernando, do FC Porto, conforme noticia esta quarta-feira o “Corriere dello Sport”.

Segundo aquele jornal italiano, os rossoneri estão a ponderar avançar para a contratação do brasileiro de 24 anos, apesar de muito se ter falado no interesse de Massimo Allegri em Riccardo Montolivo, da Fiorentina.

Fernando tem contrato válido com o FC Porto até junho de 2014, uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros e tem sido igualmente apontado como alvo de clubes como o Inter e o Málaga.


in "abola.pt"

Dragões na máxima força

PARA A RECEÇÃO AO BEIRA-MAR



O FC Porto prossegue, em clima de tranquilidade, a preparação para a receçao, no sábado (21 e 15) ao Beira-Mar, em jogo da 27.ª jornada da Liga Zon Sagres.
O treinador Vítor Pereira conta com todo o plantel para o jogo frente aos aveirenses. Danilo e Fernando, recuperados de lesão, devem voltar as escolhas dos dragões.
No treino desta quarta-feira, marcado pela chuva no Olival, o grande ausente foi Kadú, terceiro guarda-redes dos dragões, que treinou com a equipa de sub-19. Tozé, médio dos juniores que na véspera já havia treinado com a equipa, voltou a marcar presença no Olival.
in "record.pt"

Valongo no Dragão

Depois de ter sido afastado da final-8 da Liga Europeia, o FC Porto regressa hoje ao campeonato nacional, em jogo em atraso da 22ª jornada. Os decacampeões recebem o Valongo, pelas 21 horas. "É difícil esquecer a Liga Europeia, mas temos de ultrapassar isso e nada melhor do que ter um jogo logo a seguir", afirmou o portista Tiago Santos.


in "ojogo.pt"

Alex Sandro já não precisa de mentir para jogar

A receção ao Beira-Mar vai marcar apenas a segunda titularidade de Alex Sandro em jogos do campeonato, depois de se ter estreado em Setúbal também por culpa de um castigo de Álvaro Pereira. No entanto, e ao contrário do que acontecia quando era criança, desta vez não vai precisar de mentir "para jogar com os mais velhos". Flávio, o irmão, conta que Alex Sandro costumava fazer um grande percurso a pé para ir treinar com ele e que, às vezes, até iam de bicicleta - "chegávamos a carregar três garotos" -, quando tinha apenas seis anos. "Ele mentia na idade para treinar com os mais velhos", recordou Flávio, hoje com 26 anos. A mãe, Maria de Fátima, prefere lembrar a primeira convocatória do filho para a seleção principal, para o amigável com o Gabão - "eu tinha muita fé de que ele seria chamado" -, mas até foi o irmão o primeiro a saber da novidade. "Ele contou-me, um dia antes da convocatória, que o Mano Menezes lhe telefonou para perguntar sobre o seu estado físico".
Em vésperas de voltar a ver o filho como titular no Dragão, o pai, Reinaldo da Silva, também não escondeu o orgulho que sente pelo filho. "Nunca imaginei que ele fosse conhecer tantos craques famosos", reage ao fazer contas aos nomes que com ele já se cruzaram entre Santos, seleções do Brasil e FC Porto. "Ele é um menino muito humilde. O Alex Sandro costuma dizer que no futebol tem amigos, mas que os verdadeiros estão aqui, na vizinhança", ilustra o pai para louvar a personalidade do brasileiro.
Apesar dos elogios familiares, há gente bem mais perto que também conhece bem o lateral do FC Porto, pelo menos para se pronunciar sobre o lado mais futebolístico da coisa. Rafael Miranda, médio do Marítimo, partilhou o balneário do Atlético Paranaense com Alex Sandro, quando este ainda estava a começar a carreira. "Lembro-me bem dele. Quando cheguei ao clube, ele já lá estava, a jogar na equipa principal, e apesar de ser muito jovem recordo-me que toda a gente falava muito bem do Alex Sandro. Ele era, inclusivamente, jogador de seleção, o que no Brasil, como se sabe, não é nada fácil. Aliás, todos tinham a convicção de que ele iria jogar em grandes clubes", recorda. Rafael Miranda não tem dúvidas de que Alex Sandro atingirá dentro de pouco tempo o nível de Álvaro Pereira, porque qualidade é algo que não lhe falta. "Ele evoluiu muito desde esses tempos, o que é normal, tendo em conta a sua idade. Mas, ao contrário do que dizem, ele não defende mal. A questão é que no Brasil se pede outro tipo de jogo a um lateral. O principal, ele tem: muita qualidade, que é sempre o mais difícil. Depois o resto, as questões táticas, por exemplo, chegam com o trabalho. Ele está preparado para substituir o Álvaro Pereira, não só neste jogo, como em muitos outros", confidenciou Rafael Miranda, que até rematou a conversa com uma revelação curiosa: "Tenho torcido para que o Álvaro Pereira seja vendido no final da época para que o Alex Sandro consiga conquistar em definitivo o seu espaço no FC Porto."

in "ojogo.pt"

Ewerton "empurrado" por falso empresário

Ewerton foi ontem empurrado para o Dragão por Thomas Vilela, empresário que, esclareceu O JOGO, não representa o central. Nélson Almeida e Daniel de Paiva, empresários de Ewerton, desmentem avanços. "Ele está emprestado por dois anos ao Braga e não há nada com o FC Porto", revelou-nos Nélson Almeida. Entretanto, Daniel de Paiva, agente brasileiro, confirmou que o passe de Ewerton está dividido entre um fundo associado ao Banco BMG e o Corinthians Alagoano. "Thomas Vilela é apenas um amigo de longa data do jogador, representante que o ajudou no início da carreira e nosso sócio. Mas ele não decide nada", explicou Daniel de Paiva a O JOGO, depois de Thomas Vilela ter referido o nome do FC Porto num comunicado que projetava Ewerton para uma transferência já no verão.


in "ojogo.pt"

Mielcarski "Mais importante ter carácter do que talento"

Mielcarski, avançado polaco que representou o FC Porto entre 1995 e 99, está de volta à Invicta na qualidade de jornalista do "Canal +" da Polónia. Ontem, assistiu ao treino e, depois, revelou quem são os portistas mais conhecidos no seu país. "O Hulk, o Lucho, o Helton e o João Moutinho", referiu. E foi o Incrível quem mais o impressionou. "Queremos saber como é que descobriram um talento como ele, que jogava na segunda divisão do Japão. Metade dos clubes da Europa, incluindo os grandes de Inglaterra, gostariam de ter um Hulk", referiu.
E haverá algum jogador polaco que encaixaria neste FC Porto? Mielcarski aponta dois, que estão muito inflacionados. "Agora, estão no Borússia de Dortmund, mas na altura falei com as pessoas para se interessarem um pouco mais por Kuba Blaszczykowski [médio] e por Robert Lewandowski, que é o melhor marcador do clube". O antigo avançado considera que estes compatriotas seriam jogadores à Porto. "Foram preparados mentalmente para estar num clube como o FC Porto. Às vezes é mais importante o carácter do que o talento, ter mentalidade para ganhar. Há quem ganhe um título e baixe os braços porque acha que já chega. O FC Porto precisa de jogadores com outra mentalidade, que queiram ganhar sempre. Essa já era a frase que eu mais ouvia quando estava cá. "Ganhar sempre". Rio Ave ou Benfica estavam ao mesmo nível, eram três pontos iguais", sublinhou.

"Parque automóvel é diferente"

Mielcarski chegou ao FC Porto no verão de 1995, encontrando um clube organizado, mas diferente do atual. "Não havia centro de treinos no meu tempo e agora o parque automóvel é muito diferente", brincou, impressionado com a "bomba" de Hulk. A estrutura, essa, mantém-se. "Pessoas como o Zé Luís, o Semedo, o Paulinho Santos, o presidente e o Antero, continuam por cá e isso é bom", vincou, considerando Portugal como uma "segunda pátria". "Estive cá no Euro 2004 e também quando era diretor desportivo do Wisla Cracóvia. Volto sempre à 'minha cidade' com saudades", admitiu.
Por isso, o antigo avançado faz os possíveis para acompanhar o campeonato nacional. O que não é fácil. "O problema é que na Polónia não passam os jogos em direto, mas sei pelos jornais que o FC Porto é líder com quatro pontos de avanço sobre o segundo. Espero que seja campeão", atirou.

Mielcarski até tremia quando falava com o presidente

CG

Mielcarski lembra-se bem do primeiro contacto com Pinto da Costa e não esconde que até tremia quando se falavam. "Agora posso admitir que era stressante falar com ele pelo respeito que impunha a todos", referiu entre sorrisos. Dezassete anos depois, Mielcarski espera que com microfone à frente seja mais fácil encarar Pinto da Costa. "Se calhar, pela primeira vez um antigo jogador vai fazer uma entrevista como jornalista com ele", brincou, elogiando-o. "Trinta anos na presidência são impressionantes, não só cá como em toda a Europa. Poucos são capazes de dirigir um clube como ele", frisou. Esse é, na sua opinião, um dos segredos do FC Porto. " Sem regras ou visão podes ganhar um ou outro título, mas para se ser regular é preciso respeitar a história, como o FC Porto faz. É importante saber manter a estrutura, a mística e respeitar o trabalho de todos. No meu país, nem todos os clubes entendem isso", concluiu.

in "ojogo.pt"

Pinto da Costa "Compete-me preparar os próximos 30 anos"

No dia em que celebrou 30 anos da vitória nas eleições para a presidência do FC Porto, Pinto da Costa focalizou o seu discurso no futuro. Foi durante um jantar de apoio à sua recandidatura que apontou para o que se segue, ao mesmo tempo que expressou o desejo de continuar a ver o clube a somar conquistas, independentemente de quem lhe possa suceder num futuro ainda sem data. "Não me compete fazer a história dos últimos 30 anos, mas antes preparar o FC Porto para os próximos 30. Pretendo entregar o clube a quem possa proporcionar mais 30 anos de vitórias e de orgulho para todos os portistas", afirmou Pinto da Costa.
Depois de ter recordado todos aqueles que com ele fizeram e fazem este percurso, e de ter deixado palavras especiais para José Maria Pedroto - "foi com ele que arquitetei o FC Porto de hoje" -, Pinto da Costa voltou a apontar baterias para o futuro. "Estou é virado para o que se segue. O meu desejo passa por ajudar. Mantenho aquilo que disse na primeira reunião que tive no FC Porto: estarei aqui enquanto entender que sou útil. Vou continuar a tomar as decisões que sirvam os interesses do clube e sem receios de ninguém. É assim que quero estar no FC Porto no período que ainda me falta para chegar ao fim do meu mandato. O importante é ter a consciência de que não desiludimos as pessoas que confiam em nós."
Sem nunca assinalar uma data para uma possível retirada, o discurso de Pinto da Costa manteve-se em linha com o futuro, numa espécie de preparação para o dia em que poderá deixar de comandar os destinos do FC Porto. "Como em tudo na vida, estamos a correr uma prova de estafetas. E não corremos sozinhos. Recebi este testemunho da mão de Américo Gomes de Sá e hei de passá-lo ao meu sucessor com a melhor pedalada que conseguir. Quando isso acontecer, com o apoio de todos, queremos contribuir para que o próximo presidente, seja ele quem for, possa manter a união e a chama do dragão bem acesa."
Mais tarde, Pinto da Costa recusou a ideia de que o discurso possa ter parecido uma despedida. "Foi um agradecimento pelo apoio que este grupo me tem dado. Não estou com vontade, nem sem vontade de continuar, porque não é o momento de estar a pensar nisso. Tenho mandato por mais um ano e, por isso, seria prematuro estar aqui a falar sobre uma recandidatura. Se tivesse que decidir hoje, teria de ter pensado ontem... Há uma coisa que as pessoas já sabem: não há ninguém eterno e o FC Porto é muito maior do que a longevidade de qualquer pessoa. Depois de mim, o FC Porto ainda vai ter muitos presidentes." A concluir, Pinto da Costa recusou-se a comentar a polémica no Sporting, que envolve Paulo Pereira Cristóvão. "Tenho muito respeito pelo Sporting e admiração pelo presidente Godinho Lopes e não tenho que fazer qualquer comentário."

"Leonardo Jardim? Enganaram-se na porta"

Sem se querer alongar sobre a atualidade, Pinto da Costa foi prudente na abordagem ao título. "Estamos num momento de grande expectativa para mais uma vitória no campeonato", registou, referindo-se depois a notícias que, no seu entendimento, visam desestabilizar. Comentou, por exemplo, a informação de que Leonardo Jardim poderia suceder a Vítor Pereira. "Não foi por acaso que isso surgiu na semana em que o Braga ia jogar à Luz", registou, enigmático: "Enganaram-se na porta, não éramos nós." Questionado sobre o assunto, desviou. "Pergunte ao Jardim, não falei em clube nenhum, só lhe disse que foi uma estratégia que não surtiu efeito e não nos perturbou. O Jardim, embora jovem, é experiente e sabe como são estas coisas. Há um ano vaticinei numa entrevista a O JOGO quem eram os melhores treinadores e referi dois, o Jardim e o Vítor", lembrou, voltando a desmentir que o atual treinador esteja de saída: "A imbecilidade não paga imposto e enquanto não lançarem impos~

No dirigismo há meio século


Por muito que a sua marca enquanto presidente supere qualquer efeméride, a verdade é que 2012 não simboliza apenas as três décadas na liderança do FC Porto. Pinto da Costa é dirigente do clube há meio século, tendo começado a construir a sua história em 1962 e ao serviço da secção de hóquei em patins.
Foi esse percurso inicial na sombra que recordou em entrevista ao Porto Canal, numa conversa cheia de histórias que aqui transcrevemos.
Da conversão do dragão do símbolo numa marca e numa identidade, passando pelos anos mais conturbados em que teve de saltar entre secções, Pinto da Costa correu um passado mais distante, mas que marca a sua história no clube.

A entrada no FC Porto


"O senhor Vieira era chefe da secção de hóquei em patins e habituou-se a ver-me em todos os jogos. Um dia convidou-me para o ajudar e fazer parte da secção. Convenceu-me dizendo que estava sempre ali e acabei por aceitar. Foi como seccionista e, mais tarde, chefe da secção e das modalidades que entrei para o FC Porto. Foi há 50 anos. Eram esses seccionistas a base e os verdadeiros pilares do clube.

A primeira vez que festejou um campeonato


"Vi o FC Porto ser campeão em 1956, com Yustrich, num último jogo com a Académica que tivemos que ganhar por 3-0, com um penálti do saudoso Hernâni, a 20 minutos do fim. Depois em 1958, em Torres Vedras, fomos ver um jogo. Íamos dez no mesmo carro, num Chrysler grande. A viagem não correu bem, porque o carro despistou-se e ficou impossibilitado de andar. Cada um acabou por ir à boleia. Encontrámo-nos no final do jogo, mas foi uma jornada fantástica, a mesma do célebre caso Calabote, em que estivemos 10 ou 12 minutos à espera que acabasse o jogo da Luz. Nunca mais acabava, com penáltis e frangos, foi um jogo que a história do futebol nunca mais esqueceu. Embora haja sempre a preocupação de não o lembrar.

Um bombeiro voluntário para as secções


"No tempo em que andava de secção em secção o doutor Miguel Pereira chamava-me bombeiro voluntário, porque quando tinha uma secção a arder chamava-me para lá. Um dia chamou-me. Precisava de mim por três meses para uma secção. Respondi que já tinha o hóquei em patins, o hóquei em campo e que colaborava com o atletismo. Mas queria que eu aceitasse sem saber para o que era. Era para três meses se não o presidente acabava com a secção. Disse que sim, depois de muita insistência. Era o boxe e fiquei um pouco assustado. Depois, com muita graça, disse-me que a gente ligada ao boxe era gente que levava muitos socos na cabeça e eu mais assustado fiquei.

Como nasceu a mística do clube


"Vencemos dois campeonatos seguidos [1977/78 e 1978/79] e recordo-me quando estávamos já perto do final da época de um jogador me ter dito que acontecia sempre alguma coisa e não ganhávamos. Dei-lhe um berro e disse que se estava com aquela mentalidade não jogava mais, qual fatalismo, qual Diabo, vamos é ganhar e ganhámos. Foi contra o Braga, recordo-me que na véspera tivemos uma conversa longa com os jogadores para os mentalizar e não tenho a mínima dúvida que quando entraram em campo só iam com a ideia de ganhar e ganharam 4-0 e foram campeões. A partir daí começaram a acreditar que podiam ganhar.

O dragão desperta


"No dia, num plenário da Direção saiu-me esta frase, sem ter nada pensado. 'Não brinquem com o FC Porto, porque o FC Porto tem no seu emblema um dragão que está no escudo da cidade e um dia esse dragão pode despertar.' A coisa passou. Quando cheguei à reunião de Direção disseram-me que não podia falar do dragão porque dava uma ideia de guerra. Respondi que o dragão estava no nosso emblema e que era um animal mítico, não um monstro, se não não estaria no escudo da cidade. Mas sujeitei-me à maioria. Mais tarde disse que não valia a pena continuar e acabou tudo ali.

Empurrado para a presidência


"Perguntei no restaurante se o senhor Manuel Couto tinha uma mesa reservada para seis e responderam-me que sim, mas para dois. A coisa não me soou muito bem, mas entretanto chegou o Neca. Fomos conversando e disse-lhe que tínhamos de fazer uma declaração e que ele tinha de assumir a presidência. Tinha de começar a liderar o processo. Mas ele respondeu-me: 'Então Jorge, você ainda não percebeu que o que o clube precisa é da sua cabeça e da minha carteira?' É evidente que o presidente tem de ser você.

in "ojogo.pt"

"BIBOTA" NÃO TEME ATLÉTICO DE MADRID

O FC Porto-Málaga, inicialmente agendado para esta sexta-feira, 21 de Abril, não se irá realizar. A formação espanhola, sem quaisquer hipóteses de apuramento para a próxima ronda da Liga Fertiberia, decidiu não viajar até Portugal, pelo que o triunfo é dos Dragões. Desta forma, a equipa Vintage volta à acção a 27 de Abril, para defrontar o Atlético de Madrid nos quartos-de-final da prova.

Em declarações ao www.fcporto.pt, Fernando Gomes lamenta a falta de comparência dos homens de La Rosaleda mas até agradece o descanso. Afinal de contas, o duelo com os "colchoneros" vai dar muito trabalho aos craques azuis e brancos.

"Só esta segunda-feira é que soubemos que íamos defrontar o Atlético nos quartos-de-final da Liga Fertiberia. Sinceramente ainda não tive tempo de ver nada sobre eles, nem sei quem são os jogadores disponíveis, mas parece-me que têm uma equipa mais jovem do que a nossa e, olhando para os resultados até ao momento, só vitórias, percebe-se que têm qualidade. Provavelmente será uma equipa que, sem ter grandes nomes, tem gente mais nova e isso aqui… faz grande diferença", assume o avançado.

O campo é mais pequeno, as balizas também, mas, apesar da vontade, a idade começa a pesar. A ambição das referências azuis e brancas é que se mantém no mesmo patamar de sempre, independentemente das dificuldades que possam surgir.

"Nestas idades, nestes jogos, uns aninhos a menos fazem diferença. Dão mais competitividade. Neste tipo de torneios, o nome na camisola conta muito menos do que a idade e a força física. A nossa maior dificuldade passará por aí: em Madrid, nessa data, os mais novos não vão estar presentes. O Capucho, o Folha, o Paulinho Santos, que são os jogadores com menos idade, e que são uma mais-valia, não vão jogar. Para além disso, o próprio treinador não vai poder estar presente. Portanto… estamos uma equipa desmembrada!", atira Gomes, com boa disposição.

"Ainda por cima, jogámos fora. São demasiadas adversidades pela frente, é um facto, mas somos Porto, o nosso destino é vencer, e continuamos a pensar em ganhar o jogo. Vamos lá para disputar a vitória", garante o capitão do FC Porto Vintage.

No auge da carreira, recorde-se, Gomes actuou duas temporadas nos espanhóis do Sp. Gijón e defrontou, marcou e venceu o Atlético de Madrid. Um bom prenúncio para o próximo encontro, apesar de tudo?

"Por acaso lembro-me que defrontei o Atlético de Madrid apenas duas vezes, mas marquei nos dois jogos. Fiz um ‘bis’ em casa, no Molinón, e um golo de cabeça no Vicente Calderón. O Atlético de Madrid era naquela altura um clube de um nível mais próximo do Barcelona e do Real Madrid do que é hoje. Ainda é um clube grande, mas naquela época tinha plantéis de grande qualidade e lutava directamente com o Barça e o Real. Neste jogo há muito menos pressão, trata-se de uma liga ‘indoor’, mais na brincadeira. E porque estamos todos mais velhos, também não dá para tantas correrias… Mas queremos ir lá vencer, ultrapassar aquela que é teoricamente a equipa mais complicada da prova e, quem sabe, conseguir chegar até à final do torneio", aponta o eterno número nove.

Caso o FC Porto ultrapasse o Atlético de Madrid e atinja as meias-finais da Liga Fertiberia, o jogo seguinte disputar-se-á a 11 de Maio. A final da competição está agendada para a sexta-feira posterior, dia 18.



in "fcp.pt"

TIAGO SANTOS: "AGORA, TODOS OS JOGOS SÃO FINAIS"

Após a desilusão na Liga Europeia (a vitória por 10-4 sobre o Genève não permitiu o acesso à "final 8"), o FC Porto Império Bonança está de regresso ao campeonato nacional. Esta quarta-feira, às 21h, os Dragões recebem o Valongo e o avançado Tiago Santos recusa desvalorizar o adversário. A nove jornadas do fim, "todos os jogos são finais", sendo que a vitória põe os portistas na liderança.

O encontro permite aos portistas pôr as contas do campeonato em dia. Actualmente, têm menos um ponto do que o líder, o Benfica (soma 55 pontos), mas a recepção aos "vizinhos" valonguenses está em falta. Por isso, a partida tem uma importância especial. "É difícil esquecer a Liga Europeia, mas temos de ultrapassar isso e nada melhor que um jogo logo a seguir", sublinhou Tiago Santos, em declarações ao www.fcporto.pt e ao Porto Canal.

Tiago Santos recusa a ideia de que a equipa esteja "cansada", preferindo sublinhar os méritos do adversário, actual sexto classificado do campeonato, que o FC Porto goleou por 8-1 na primeira volta. "Os atletas do Valongo já jogam há algum tempo juntos e vão apostar no nosso erro. Já sabendo isso, temos que contrariá-los o mais possível. Jogamos em casa e é aqui que nos sentimos mais confortáveis", declarou.

Nas últimas cinco jornadas, por imperativo regulamentar, defrontam-se os quatro primeiros classificados da última época (FC Porto, Benfica, Oliveirense e Candelária), pelo que deverá ser esse o período que decide o campeão. Porém, perder pontos antes dessa fase poderá ser igualmente decisivo. "Agora, todos os jogos são finais. Não é por haver equipas teoricamente mais fracas que iremos entrar em rinque convencidos ou relaxados. Aqui isso não acontece, respeitamos seja que equipa for", frisou.



in "fcp.pt"

DARIO: QUEREMOS SER CAMPEÕES O MAIS RAPIDAMENTE POSSÍVEL"

Foi com cem por cento de eficácia que Dario Andrade se apresentou no domingo, frente ao Sporting, jogo que os Dragões venceram por larga vantagem (33-21). Em declarações ao www.fcporto.pt, o MVP da jornada do Andebol 1 diz querer manter a fasquia elevada frente ao Madeira SAD (domingo, 17h) e já pensa no tetra, pois duas vitórias podem servir para os azuis e brancos assegurarem o campeonato.

Depois de perder a Taça de Portugal para o Sporting, o FC Porto "esmagou" os leões na última jornada. "Inconscientemente, a equipa queria ‘vingar’ a derrota, mas, acima de tudo, queria demonstrar que é realmente superior ao Sporting e isso foi bem notório dentro do campo", afirma Dario Andrade.

Desta vez os Dragões apresentaram-se de forma diferente. "Conseguimos aprender com os erros e demonstrámos a nossa força de uma forma positiva", realça o ponta-esquerda. "Esta semana foi muito importante porque conseguimos ganhar aos nossos adversários directos [Sporting e Benfica] e afastá-los ainda mais do seu objectivo. A vantagem que criámos traz-nos bastante conforto", declara.

Andrade considera que manter a regularidade de vitórias é essencial. Na próxima jornada, os azuis e brancos recebem o Madeira SAD, única equipa que o FC Porto não venceu na fase final, tendo empatado no Funchal por 24-24. "Esperamos algumas dificuldades mas vamos aproveitar os nossos pontos fortes para as ultrapassar".

Os Dragões elevaram a fasquia no jogo com o Sporting, mas agora o "objectivo principal é vencer". "Jogámos um andebol muito bom e com o Madeira SAD queremos demostrar isso novamente, seja pela diferença de um ou de dez golos. Estamos bastante moralizados e muito confiantes no nosso trabalho, pois a cada jornada vamos aumentando a vantagem. Duas vitórias podem chegar para garantir o título e é nisso que estamos concentrados, pois queremos ser campeões o mais rapidamente possível", sublinha Dario Andrade.

A nível pessoal, o ponta-esquerda foi distinguido como MVP da jornada, depois de ser o melhor marcador no jogo contra o Sporting (oito golos), com uma eficácia de 100 por cento. "Pessoalmente fiquei muito contente, pois tudo isso realça o meu valor. Estou no topo da minha forma, mas não jogo com o intuito de ganhar distinções e sim de ajudar a equipa a vencer sempre", conclui.



in "fcp.pt"