segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

Porto em Barcelos. Cinco golos sem direito a repetição

Casemiro, Indi, Brahimi, Óliver e Jackson:   o FCP passeia no campo do último classificado Gil Vicente e goleia sem ninguém a destacar-se por aí além em matéria de bis, hat-tricks ou póqueres.

É assim mesmo: nos mandamentos de Lopetegui, a equipa vale pelo seu todo.

Daí que um golo por jogador. Nem mais nem menos. A última equipa a fazê-lo fora de casa havia sido o próprio FCP, o de Jesualdo, em Fevereiro de 2007, com oBeira-Mar (Lisandro, Lucho, Meireles, Alan e Adriano). E antes? A Académica no Restelo.E antes? O Vitória de Setúbal nos Barreiros? E antes? O Boavista na Reboleira? E...? Já chega. Em 80 edições-e-tal do campeonato nacional,  só nove equipas conseguem dar cinco nestas condições. Ei-los

Leça-Benfica 2-5 
14 junho 1942 
Valadas

A época de estreia do Leça na 1.ª divisão é uma lição para a vida. Ou talvez não. Dois meses depois do 2-5 com o FC Porto, a equipa repete os mesmos números no Estádio Miguel Bombarda, agora com o Benfica de Janos Biri. Os golos correm soltos: Manuel da Costa 4’, Valadas 30’, Francisco Rodrigues 46’, Nelo 63’ e Teixeira 73’.

Braga-FC Porto 1-5 
30 outubro 1955 
Jaburu

A chegada do treinador brasileiro Dorival Yustrich acaba com a rotatividade de títulos nacionais entre os grandes de Lisboa. Em 55-56, o FCP é campeão. Nessa caminhada, o 5-1 no Municipal de Famalicão ilustra bem a capacidade goleadora dos azuis, por Jaburu (22s’), Gastão (15’), Perdigão (19’ penálti), Teixeira (34’) e Hernâni (62’).

V. Setúbal-Belenenses 0-5 
7 dezembro 1958 
Matateu

O Belenenses de Fernando Vaz acaba em terceiro lugar, à frente do Sporting, e é um rolo compressor que só visto: 6-0 ao Covilhã, 6-1 em Caldas, 7-0 ao Braga e 9-1 ao Vitória de Setúbal. Nessa salganhada de golos, um outro resultado merece destaque, o 5-0 nos Arcos, por Dimas (44’), Martinho (53’), Tonho (65’), Matateu (83’) e Yaúca (86’).

Varzim-V. Guimarães 0-5 
15 setembro 1968 
Joaquim Jorge

Atenção a este Vitória de Jorge Vieira: não só acaba em terceiro lugar, a três pontos do Benfica e a um do Porto, como ganha a todos os grandes em casa (triplo 2-0 a FCP,SCP e SLB). Pelo meio, dá 5-0 na Póvoa com golos de Salvador (1’), Artur (18’), Manafá (47’), Joaquim Jorge (63’) e Manuel (74’).

Covilhã-Sporting 0-5 
7 dezembro 1985 
Manuel Fernandes

A uma semana de receber o Benfica (0-0), o Sporting não dá a mínima hipótese aos serranos em Tomar, com 2-0 ao intervalo (Morato 25’ e Venâncio 42’). Na segunda parte, a equipa de Manuel José acelera ainda mais com o suplente Meade a dar o mote (48’).Seguem-se Carlos Xavier (54’) e Manuel Fernandes (71’).

Ac. Viseu-Braga 1-5 
5 março 1989 
Tiano

Acredite, o guarda-redes do Braga chama-se Guimarães mas, desta vez, ele senta-se no banco. O titular é Hélder e passa o tempo a festejar os golos da sua equipa: três na primeira parte (Marcão 11’, Fernando Pires 18’ e Serrinha 45’), dois na segunda (Tiano 70’ e Santos 87’). Curiosidade: Serrinha é mesmo de Braga.

Estrela-Boavista 2-5 
1 junho 1997 
Martelinho

A dez dias de ganhar a Taça de Portugal (3-2 ao Benfica), o esquadrão do Bessa de Mário Reis visita a Reboleira para se impor com golos de Martelinho (25’),Simic (62’), Nelo (80’), Litos (86’) e Hélder (88’). Duas particularidades: só 0-1 ao intervalo e o Estrela de Fernando Santos chega ao 2-2 a jogar com dez, por expulsão do guarda-redes PauloSantos (63’).

Marítimo-V. Setúbal 0-5 
22 setembro 2002 
Meyong

Veja bem como são as coisas, o pseudo-especialista em descidas de divisão (Luís Campos) dá espectáculo nos Barreiros com uma manita sem precedentes. Tudo começa com um penálti de Rui Lima (17’) e desagua no 5-0 de Meyong (81’). Pelo meio, dois-zero de Sandro (28’), três-zero de Marco Ferreira (38’) e quatro-zero de Jorginho (61’).

Belenenses-Académica 0-5 
21 fevereiro 2004 
Tonel


Presente: esta 15.ª jornada começa com um Belenenses-Académica e acaba 0-0. Passado: há dez anos-e-tal, o mesmo jogo soma cinco golos, todos para os visitantes, então treinados por João Carlos Pereira. A goleada é iniciada por Tonel (13’).Depois é um ver-se-te-avias por Paulo Sérgio (42’), 
in "ionline.pt"Joeano (77’), Flávio Dias (89’) e Lucas (90’).

«FC Porto é o clube ideal para Casemiro», diz antigo treinador


Nilton de Jesus Moreira, primeiro treinador de Casemiro, lembra que foi graças à transferência para o Dragão, cedido pelo Real Madrid, que o médio brasileiro regressou à seleção.

«Ele está bem no FC Porto, é o clube ideal para expressar o talento que possui. (...) No FC Porto está com mais autonomia e confiança e agarrou com classe posição na equipa. Rende mais como número 6. E o facto é que o rendimento no FC Porto levou-o de novo à seleção do Brasil. O treinador e os adeptos gostam dele», disse em declarações a A BOLA.


in "abola.pt"

José Ángel dá sequência

LATERAL RENDE ALEX SANDRO

Após uma travessia do deserto de dois meses e meio, José Ángel tem agora oportunidade de dar sequência ao seu trabalho no plantel azul e branco. O espanhol foi titular contra o Rio Ave, na Taça da Liga, e, em face da expulsão de Alex  Sandro em Barcelos, tudo aponta para que realize dois encontros consecutivos: Belenenses para o campeonato e U. Madeira novamente na Taça da Liga.

Na partida seguinte da principal competição interna, frente ao Penafiel, deverá ser altura de Alex Sandro regressar ao seu posto, mas nessa altura será pouco conveniente que veja o 5.º amarelo para limpar o registo, dado que a seguir há uma visita sempre complicada ao Marítimo. V.P.


in "record.pt"

Ausência de Aboubakar com menor impacto

AVANÇADO COM MENOS PESO DO QUE BRAHIMI

Quem também partiu ontem para o seu país para iniciar a preparação da CAN foi Vincent Aboubakar, internacional camaronês cuja ausência no FC Porto não causa tanto impacto quanto a de Brahimi.

Apesar de ter sido importante em determinados desafios e de ter uma média de golos por minutos de jogo invejável, o avançado, de 22 anos, continua na sombra de Jackson Martínez e dificilmente conseguirá sair de lá antes de o colombiano partir para outro clube. Neste caso de Aboubakar, a ausência notar-se-á mais nas convocatórias do que no onze.

in "record.pt"

Soluções também previnem mercado

BRAHIMI DIFICILMENTE FICARÁ NO DRAGÃO NO VERÃO

O multimilionário Paris Saint-Germain já promete atacar Yacine Brahimi no final da presente temporada, pelo que este período de ausência do argelino na CAN pode servir também para o FCPorto preparar... a época 2015/16.

A ascensão do médio/extremo portista não tem passado indiferente aos tubarões do futebol internacional e, ainda que em jeito de rumor, até já foi dado como alvo do Real Madrid. Logo se verá o que o futuro reserva a Brahimi, sendo que as extremas do FC Porto tudo aponta para que sejam Quaresma e Tello a ocupá-las nesta ausência do argelino.

Ainda assim, a Record, Cândido Costa apresentou mais uma série de soluções para ocupar a vaga de Brahimi no onze. “O plantel do FCPorto é muito vasto em quantidade e qualidade. Para além do Quaresma e do Tello, dois jogadores que se querem mostrar, há ainda o Quintero, o Ricardo (Pereira), que está a crescer muito, e também o Adrián López, que está apostado em dar uma resposta cabal a quem ainda duvide das suas qualidades”, salientou o antigo jogador do FCPorto.

Será, de facto, por aí que passará a sucessão de Brahimi, seja neste período de CAN ou então na próxima temporada, caso se confirme a saída do argelino. Por isso, este teste às capacidades coletivas tem importância redobrada para Lopetegui.

in "record.pt"

Julen Lopetegui já chama por Quintero

CONVERSA MARCOU O REGRESSO AOS TREINOS NO OLIVAL

Na sequência da goleada aplicada ao Gil Vicente, Julen Lopetegui não deu folga ao plantel e, na manhã de ontem, já começou a preparar o duelo de sábado, frente ao Belenenses. No Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, o ensaio ficou marcado por uma conversa que durou cerca de dez minutos entre o treinador e Quintero.

Enquanto o restante grupo fazia os exercícios de aquecimento, Lopetegui privava com o camisola 10. Apesar dos rostos sérios e da distância que não permitiu ouvir o teor da conversa, foi como se o técnico estivesse a preparar o criativo para a sucessão de Brahimi neste período em que o argelino estará na CAN. Lopetegui espera ver agora o melhor Quintero, ele que no treino de ontem esteve privado de Ricardo Nunes (jogou pela B), Rúben Neves (lesionado), Otávio, Brahimi e Aboubakar (nas seleções).

in "record.pt"

Casemiro: «Não deu para ter ideia da velocidade»

SURPREENDIDO COM OS 102 KM/HORA DO "DISPARO"

Os estilhaços da bomba disparada pelo pé direito de Casemiro, que abriu caminho à goleada portista em Barcelos, chegaram a Espanha e ao Brasil. O segundo golo com a camisola do FC Porto apontado pelo internacional brasileiro, de 22 anos, atingiu, segundo os cálculos da Sport TV, os 102 km/hora, e também por isso está a correr o Mundo. O impacto foi tal, que o próprio jogador abriu uma exceção e falou sobre essa sua obra de arte, reconhecendo que, quando rematou, não teve noção da velocidade que o esférico atingiu.

“Peguei muito bem na bola, mas na hora não deu para ter ideia da velocidade que ela ganhou”, assumiu o jogador emprestado ao FC Porto pelo Real Madrid, em declarações à sua assessoria de imprensa. Posto isto, Casemiro tratou logo de chamar o coletivo ao seu discurso: “Fico feliz por ter ajudado a equipa com esse golo, num momento importante da partida. Estou mais satisfeito com o desempenho de toda a equipa, que fez um grande jogo e conquistou três pontos importantíssimos.”

Aplausos

O míssil de Casemiro teve amplo destaque na imprensa brasileira e espanhola e nem os colegas de equipa do trinco ficaram indiferentes. Cristian Tello, por exemplo, partilhou nas redes sociais uma fotografia sua a festejar com Casemiro e, na legenda, foi taxativo. “Gil Vicente 1-5 FC Porto. Grande trabalho da equipa e golaço do grande Casemiro”, escreveu o extremo, rendido ao pontapé do colega.

Comparação

A título de curiosidade, refira-se ainda que este segundo golo de Casemiro no FC Porto – o outro foi contra o Arouca – deixa-o bem colocado para superar a marca do seu antecessor. Se Paulo Assunção passou pela posição 6 do FC Porto sem apontar qualquer golo em 103 jogos, já Fernando assinou seis em 236 partidas. Quanto a Casemiro, esse atingiu os dois golos em apenas 20 compromissos oficiais, recuperando um hábito que criou no São Paulo (11 golos em 111 jogos) e que não conseguiu manter no Real Madrid (zero golos em 26 partidas).

Votos

“Só tenho de agradecer a Deus por tudo o que aconteceu na minha carreira no ano passado. Foi um ano de aprendizagem e crescimento. Agora, tenho de continuar a trabalhar forte em 2015, para que seja ainda melhor do que 2014. Estou feliz, pois já começámos da melhor maneira possível com uma grande vitória”, analisou o brasileiro.

in "record.pt"

Dragões avisam Juventus: Rolando só a título definitivo

OFERTA É OPÇÃO DE COMPRA NÃO OBRIGATÓRIA

O jornal italiano "Tuttosport" avança este domingo que a Juventus voltou a contactar o FC Porto insistindo na proposta que apresentara para a transferência de Rolando a curto prazo, a qual não é do agrado dos dirigentes portistas.

A notícia adianta que o clube italiano pretende o empréstimo até final da temporada, pagando 500 mil euros, após o que fica com opção de compra do futebolista, não obrigatória, fixada em 4 milhões de euros.

Segundo o relato, o FC Porto pretende que a opção de compra suba para os 6 milhões de euros e que seja obrigatória, uma vez que o contrato de Rolando termina em junho de 2016. Ou seja, os dragões pretendem garantias de que o central sairá já a título definitivo.

in "record.pt"

ENRIQUE CEREZO, PRESIDENTE DO ATLÉTICO, A O JOGO "City? Óliver fica até junho"

Enrique Cerezo, líder do clube campeão espanhol, fala em exclusivo sobre o interesse em Óliver Torres.


Enrique Cerezo, presidente do Atlético de Madrid, concedeu uma entrevista exclusiva a O JOGO, na qual aborda o interesse de outros clubes em Óliver Torres, jogador cedido pelos colchoneros. 
Nos últimos dias, com a reabertura do mercado de transferências, o nome do espanhol surgiu associado a um eventual interesse do Manchester City, mas Enrique Cerezo garante nada saber sobre o assunto. "Não recebi nenhuma proposta formal do City nem de qualquer outro clube. Mas nem que recebesse, até junho ele é jogador do FC Porto", sublinhou, numa conversa que pode ler na íntegra na edição desta segunda-feira do jornal O JOGO. 


in "ojogo.pt"

Pinto da Costa lembra Pedroto

Presidente do FC Porto vai marcar presença no evento "Pedroto, 30 anos de saudade".


Pinto da Costa vai estar na quarta-feira à noite (21 horas) no ISMAI para recordar José Maria Pedroto, o treinador que elegeu como o mais marcante dos seus quase 33 anos de liderança. 

Foi a Universidade, com sede na Maia, que deu nota do evento chamado "Pedroto, 30 anos de saudade". Os familiares e antigos amigos do "Zé do Boné" também vão estar presentes.


in "ojogo.pt"

O treino do FC Porto filmado por drone

O FC Porto divulgou nas redes sociais onde está presente o vídeo, obtido através da utilização de um drone, do treino aberto de 1 de janeiro, presenciado por 23 mil espectadores.



in "#ojogo.pt"