sábado, 8 de junho de 2013

«Deschamps perguntou-me por Lucho» - Mangala


No primeiro contacto com Didier Deschamps na seleção francesa, Mangala falou…de Lucho González.

«O encontro correu bem. Ele cumprimentou-me e perguntou-me como estava ´El Comandante`, porque foi seu jogador no Marselha. Deschamps foi simpático e afável. Mas ele não deixa de ser o treinador e é normal que haja uma certa distância, não se trata dum colega de equipa», disse este sábado, em conferência de Imprensa, o jogador do FC Porto, acrescentando:

«Ele não hesita em falar comigo durante os treinos e os jogadores sentem-se confortáveis para falar com ele quando têm qualquer problema».


in "maisfutebol.iol.pt"

Paços: presidente volta de férias para fechar «dossier Fonseca»

Técnico será apresentado no Dragão nos próximos dias


Carlos Barbosa, presidente do Paços de Ferreira, regressa de umas merecidas férias no domingo e tem à sua espera a definição de vários dossiers. À cabeça, naturalmente, o do treinador Paulo Fonseca. 

O técnico vai ser apresentado no F.C. Porto durante a próxima semana, mas para isso suceder é impreterível que Carlos Barbosa dê provimento à rescisão de contrato e à mudança imediata para o Estádio do Dragão. 

Paulo Fonseca continua em silêncio sobre o tema e entre Quiaios e Rio Maior, integrado no curso de IV Nível para treinadores, organizado pela Federação Portuguesa de Futebol. 

Com a saída de Fonseca, o Paços deverá entregar o comando técnico da equipa a Jorge Costa que, segundo o Maisfutebol soube, já esteve na Capital do Móvel no decorrer da última semana. 

Jorge Costa abandonou recentemente o comando técnico do AEL Limassol, do Chipre. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Aladje depois de Toulon: «Gostava de jogar no F.C. Porto»

Jovem avançado marcou três golos no torneio francês e quer ir ao Mundial


Aladje foi uma das figuras da Seleção Nacional de sub-20 no Torneio de Toulon, com três golos, o último marcado na derrota diante da França (1-2), que o distinguem, para já [falta jogar-se a final], como melhor marcador do torneio, a par do mexicano José Abella.

No final do jogo de definição do terceiro lugar, o avançado de origem guineense deu conta das suas ambições. «Ainda não sei se vou ao Mundial, mas o meu sonho é jogar na Seleção A de Portugal», atirou em declarações à «Sport TV». O jovem extremo jogou a temporada passada com a camisola do Aprilia, emprestado pelo Chievo Verona, mas gostava de jogar na liga portuguesa e não esconde quais as suas preferências. «Gostava muito de jogar em Portugal. Se pudesse escolher, gostava de jogar no Porto», acrescentou.

Quanto à sua prestação no Torneio de Toulon, com três golos em outros tantos jogos, Alandje espera que tenha servido para ser um dos eleitos para o Mundial da categoria que vai decorrer no próximo mês na Turquia. «Correu muito bem, mas tenho de trabalhar mais, tenho de dar tudo. Mas foi muito bom. Se for convocado quero ajudar com golos», destacou ainda. 

in maisfutebol.iol.pt"

Reyes e Herrera na Taça das Confederações


José Manuel de la Torre, selecionador do México, revelou os nomes dos 23 convocados para a Taça das Confederações, competição que o Brasil vai acolher entre os dias 15 e 30 de junho.

Entre os eleitos do treinador constam o defesa Diego Reyes e o médio Hector Herrera, reforços do FC Porto para 2013/14.

O México está inserido no grupo A, juntamente com Japão, Itália e Brasil – a estreia será diante da squadra azzurra, no próximo domingo.

Lista completa:

Guarda-redes - Guillermo Ochoa (Ajaccio/Fra), Josè Corona (Cruz Azul) e Alfredo Talavera (Toluca)

Defesas - Francisco Rodriguez (Club America), Carlos Salcido (Tigres), Diego Reyes (Club America), Jesus Molina (Club America), Severo Meza (Monterrey), Hector Moreno (Espanhol/Esp), Jorge Torres (Tigres), Hiram Mier (Monterrey) e Gerardo Flores (Cruz Azul)

Médios - Gerardo Torrado (Cruz Azul), Pablo Barrera (Cruz Azul), Giovani Dos Santos (Maiorca/Esp), Javier Aquino (Villarreal/Esp), Hector Herrera (Pachuca), Jesus Zavala (Monterrey) e Andres Guardado (Valencia/Esp)

Avançados - Angel Reyna (Pachuca), Aldo De Nigris (Monterrey), Javier Hernandez (Manchester United/Ing) e Raul Jimenez (Club America)


in "abola.pt"

Dragões negoceiam regresso de Lisandro

DE ACORDO COM A IMPRENSA FRANCESA

O jornal francês “Le Progrès” avança este sábado que o FC Porto está a negociar o regresso de Lisandro López ao Dragão. O avançado argentino está de saída do Lyon e os dragões estão na linha da frente para garantir a contratação.

Lisandro termina contrato na próxima temporada e já recusou uma proposta de renovação, pelo que o clube francês deseja vender o atacante já este verão para ainda garantir algum encaixe financeiro.

De acordo com a mesma fonte, a direção do FC Porto já está mesmo a negociar com os homólogos franceses, não pretendendo desembolsar uma grande verba pelo passe de Lisandro López, de 30 anos.

Contudo, os azuis e brancos enfrentam a concorrência de Valencia, At. Madrid, Monaco e Fiorentina na luta pela contratação de “Licha”, embora o jornal da região de Lyon garanta que os campeões nacionais são a equipa melhor posicionada no processo.

Depois de ter deixado o Dragão em 2009 para rumar ao Lyon a troco de 18 milhões de euros, Lisandro pode agora regressar num processo semelhante ao Lucho González, que foi vendido ao Marselha por valores idênticos, tendo voltado dois anos e meio depois por um valor muito reduzido.

in "record.pt"

Posição de Fernando causa descontentamento


Fernando anunciou que quer sair, os portistas não gostaram do esclarecimento do médio e o descontentamento já se fez sentir nas redes sociais e... nos gabinetes do Dragão. 

A transferência do médio brasileiro estava a ser equacionada, a «proposta honrosa» que o polvo diz ter recebido é merecedora da maior atenção da SAD, mas o desabafo acaba de pressionar os dirigentes azuis e brancos e, de certa forma, informar os clubes interessados que o jogador vai forçar a saída e que, teoricamente, o FC Porto terá de baixar as suas exigências.

Há dois anos, Fernando teve reação semelhante na final da Taça de Portugal, anunciou um adeus praticamente irreversível e acabou por não ser transferido, o que fez com que vivesse uma espécie de travessia no deserto, ao não começar a época como titular. 

Este ano o caso é diferente, pois o trinco termina contrato no verão de 2014 e o FC Porto pretende vendê-lo para garantir algum retorno financeiro. É que a renovação, hipótese ventilada nos últimos meses, parece cada vez mais distante...


in "abola.pt"

Relvado do Dragão vai ser substituído


O Estádio do Dragão recebe depois de amanhã mais um concerto de uma banda de música (os britânicos Muse), o que vai obrigar a proceder a nova mudança no recinto portista. 

A partir da próxima semana avança a substituição do relvado, que naturalmente ficará danificado após este espetáculo musical, como aconteceu no ano passado após o concerto dos Coldplay.

De acordo com os responsáveis do FC Porto, o novo tapete estará pronto a tempo de os dragões iniciarem a nova época em sua casa.


in "abola.pt"

Pachuca confirma Herrera dragão


O vice-presidente do Pachuca tornou pública a existência de um pré-contrato entre o médio Hector Herrera e o FC Porto.

«Já temos a assinatura de um pré-contrato do FC Porto. O acordo deve ser oficializado na data em que eles pretendem, a 15 de junho», comunicou Andrés Fassi, em declarações ao sitemediotempo.

«Falta registar tudo com o jogador e também os exames médicos para que o negócio seja oficial, mas está tudo muito adiantado», acrescentou o mesmo dirigente.

A contratação de Herrera por parte dos azuis e brancos pode ficar consumada antes do início da participação do México na Taça das Confederações, que vai decorrer no Brasil.


in "abola.pt"

São Paulo pensa em Lucho


Lucho González continua com a reputação em alta e, desta vez, vê o seu nome associado ao São Paulo, clube brasileiro que pensa no médio argentino para reforçar o seu plantel, que tem conhecido alguma agitação face aos maus resultados que deixam o técnico Ney Franco em risco.

Mas, segundo A BOLA apurou, o processo não deve ter continuidade que vá além da simpatia que os responsáveis do clube nutrem pelo número 3 do FC Porto, pelo simples facto de o jogador ter a ideia fixa de não sair neste momento e cumprir o ano que lhe resta de contrato (a ligação termina no verão de 2014). 


in "abola.pt"

A cultura popular e o FC Porto


Os académicos contrapõem a cultura elitária e erudita à cultura popular, que é de todos! É polémico.
Mas também é um facto que a retórica, complexa que é, subverte, no geral, a mensagem. O complexo parece dar poder!
A cultura não é só Serralves, a Casa da Música, a Lello ou a Bertrand. É-o o São da Pedro da Afurada, a Feira das Fontainhas, o Senhor da Pedra de Arcozelo, as Festas da Senhora da Agonia, o São João.
Futebol também é cultura. Popular. Como Fátima, a seu modo.
Futebol das manifestações genuinamente populares, das vivências, dos sentimentos entusiastas, assanhados de milhares e milhares de cidadãos por esse país para dentro e para fora!
Das alegrias sem fim, das tristezas e angústias.
Falemos do dinamismo a Norte, do futebol!
Do Futebol Clube do Porto (FCP).
É também ele um modelo de organização, talvez (quem pode negar?) estratégia incisiva e rica do Norte de Portugal.
Instituição que o Estado Novo sistematicamente hostilizou, lateralizou. Hoje quase ignorado, com a sua arrogância, do poder central.
Tombaram os ícones, a concorrência instalou-se, o FCP ficou “competitivo”!
Competitivo e vencedor. Dentro e fora.
Afastado o populismo do poder, gradativamente, com firmeza, com estratégia, o FCP virou sensação internacional. O povo adoptou-o, ligou-se-lhe, com sentimentos, festa, alegrias, com dores, angústias, sofrimentos. Isso tudo, sobretudo a festa indelevelmente conexada às vitórias constantes, fez do FCP um símbolo a Norte da cultura popular. Da sua gestão e administração, mas sobretudo do povo donde lhe vem a força e mesmo alguma mística.
Não falo de SADs. Antes só do clube, do futebol. No estádio, daí apoderando-se das avenidas, ruas, ruelas, recantos da cidade.
Na vitória, milhares de carros buzinam ensurdecedores. Bandeiras esvoaçam. Velhos e novos exibem, convictos, um “V” de vitória, ajustando os dedos da mão a preceito. Na derrota, choram, emudecem, mordem lábios de silêncios contidos e sofredores.
Deixemos, no oculto das Antas, os milhões de euros que por ali giram e gravitam. O povo, que vive alegrias e lambe feridas nas derrotas, é alheio às fontes, origens, modo de administrar, gerir, etc, desses outros milhões. É tolerante! Compreensivo, dissimula não saber, quando sabe. Em geral, não sabe. Quer a festa!
O futebol é uma manifestação de cultura popular, como as peregrinações a Santiago de Compostela. A cultura popular é despesista. Cara. O povo paga-a e não protesta! Só quer a festa, o futebol ou peregrinação.
A cultura elitista é mais cara, em tudo, até na festa que oferece. E não é a do povo, onde está ausente.
Pelo desporto, dito “Rei”, o povo paga o que se lhe disser. Sem regatear preços!
Nada ocorre ocasionalmente. Há uma administração que organiza, traça planos, tem procedimentos rigorosos, oferece o banquete em forma de futebol, este vira cultura popular.
O FCP é também cultura popular!
E marca indelével do Norte!
Procurador-Geral Adjunto
ALBERTO PINTO NOGUEIRA in "publico.pt"

Leão tem o perfil se Fernando sair

Paulo Fonseca já disse que não há outro jogador português com as qualidades do médio do Paços de Ferreira. No Brasil também há um candidato.


Se Fernando sair, é quase obrigatório o FC Porto ir às compras. Defour e Castro são os únicos jogadores do atual plantel com características que lhes permitem jogar a trinco, mas a SAD terá de encontrar um substituto que seja capaz de assumir o lugar no imediato. A julgar pelas palavras de Paulo Fonseca numa entrevista recente, o alvo estará identificado e nem é caro: André Leão, do Paços de Ferreira. "É atualmente o melhor jogador português da posição 6. Não encontro, no futebol português, ninguém com as qualidades dele", referiu sobre o agora seu ex-jogador.

Depois há o outro Fernando, namoro antigo do FC Porto e que ainda não saiu do Grémio de Porto Alegre. 


in "ojogo.pt"

Ukra desejado em Inglaterra


O Rio Ave tem forte concorrência por Ukra. O extremo, que jogou nos Arcos na última época, cedido pelo FC Porto, é desejado em Inglaterra: o Crystal Palace, recém-promovido à Premier League, e o Nottingham Forest, do Championship, estão interessados no jogador. 

O clube de Vila do Conde já demonstrou interesse na continuidade do jovem internacional português, vinculado por mais um ano aos dragões. 

Apesar de não lhe faltarem pretendentes, o futuro do atacante, uma das figuras da brilhante campanha da equipa de Nuno Espírito Santo, continua indefinido.


in "abola.pt"

Marco Silva quer Pedro Moreira


O médio de 24 anos do FC Porto pode ser o próximo reforço do Estoril. Depois de assegurados Rúben Fernandes (Portimonense), Filipe Gonçalves (Moreirense) e Babanco (Olhanense), a SAD do clube da Linha de Cascais continua empenhada em armar a equipa para atacar o campeonato nacional e a estreia nas competições europeias. O mais recente alvo é Pedro Moreira. 

Nesse sentido, o futebolista dos dragões, que na última época alinhou na equipa B dos campeões nacionais, na 2.ª Liga, encaixa no perfil traçado: jovem, português e com larga margem de progressão. O único pormenor que não agrada ao Estoril prende-se com o facto de Pedro Moreira ainda ter mais um ano de contrato com o FC Porto. 

Ainda assim, dadas as boas relações entre as duas Administrações, fortalecidas com as transferências de Carlos Eduardo e Licá para o Dragão, o acordo não deverá ser difícil de alcançar. De resto, a intenção do Estoril passa por contar com o jogador a título definitivo e não cedido pelo FC Porto. 

Segundo A BOLA apurou, o próprio treinador dos estorilistas já contactou o jogador, dando-lhe conta do interesse na sua contratação e quais as condições propostas pelo clube que, na próxima época, participará, pela primeira vez, na Liga Europa. 


in "abola.pt"

Hurtado na lista de Paulo Fonseca


Hurtado, 22 anos, suplente não utilizado na vitória desta madrugada do Peru sobre o Equador, jogo da zona sul-americana de apuramento para o Mundial-2014, poderá estar a caminho do FC Porto, seguindo o mesmo caminho do treinador Paulo Fonseca. 

Esta é, pelo menos, a convicção da Imprensa peruana, que avança a informação escudada numa fonte próxima do processo. 

O Paços de Ferreira recebeu Hurtado no início da época passada, num negócio que visava a promoção do internacional peruano no mercado europeu, com o jogador a abdicar de propostas de clubes do seu país mais vantajosas do ponto de vista financeiro. 

Uma época depois, a notoriedade de El Caballito - é assim apelidado na América do Sul - subiu em flecha, ao ponto de ter sido destaque numa reportagem realizada, em abril passado, pelo prestigiado jornal espanhol Marca. O desempenho de Hurtado na Liga foi excelente, tendo marcado presença em 28 partidas, nas quais apontou oito golos! Ultrapassou fronteiras aquele que apontou, à meia-volta, frente ao Rio Ave... 

Nesse momento, acentuou-se o interesse de clubes estrangeiros, de Alemanha e Itália, revelados pelo empresário Elio Casareto numa recente visita a Portugal e às oficinas do Paços de Ferreira. Porém, não foram avançadas negociações para uma eventual transferência.


in "abola.pt"

Renovação de Jackson "congelada" duas semanas


Jackson Martínez vai sentar-se com os responsáveis do FC Porto e tentar acertar a renovação do seu contrato com melhoria salarial e revisão da cláusula de rescisão, colocada neste momento nos 40 milhões de euros. É um número perigosamente acessível para os novos ricos do futebol internacional e ao alcance das bolsas recheadas de russos e árabes, algo que o FC Porto tenciona combater ao ampliar o valor para números mais confortáveis do ponto de vista de quem não quer desfazer-se, pelo menos neste momento, de uma aposta que resultou em cheio.

Na época de estreia na Europa, o ponta-de-lança internacional colombiano marcou que se fartou (31 golos nas diversas competições), o que lhe permitiu ganhar fama junto dos clubes de maior potencial nos principais campeonatos. O interesse de alguns colossos do futebol internacional não demorou, mas Jackson mantém-se determinado em confirmar a sua imagem de goleador no Dragão e não está nos seus planos, para já, mudar de ares.

Isso mesmo confirma a A BOLA o empresário do jogador, Luís Manuel Manso, que vai deslocar-se ao Porto dentro de duas semanas para reunir com os dirigentes portistas. «Talvez no dia 20», adianta o agente, apontando para uma data na qual Pinto da Costa já estará na Invicta, depois das férias que vai gozar a partir do dia 12, que se seguirão à apresentação do novo técnico, Paulo Fonseca.


in "abola.pt"

Corda quase a partir-se

DESTA VEZ DEVERÁ SER IRREVERSÍVEL PARA FERNANDO

Depois de ter perdido James Rodríguez e João Moutinho para o Monaco, o FC Porto pode começar a preparar-se para deixar partir Fernando, mais uma das pedras nucleares da equipa que conquistou o tricampeonato. Com apenas mais um ano de contrato e sem vontade de renovar, o brasileiro, de 25 anos, não deixa outra alternativa à SAD se não colocá-lo imediatamente no mercado. O próprio Monaco é uma das possibilidades, com quem o empresário António Araújo esteve reunido no início desta semana, mas também se fala no Paris Saint-Germain e Inter de Milão.

in "record.pt"

Kléber tem propostas

QUER FICAR NO PALMEIRAS MAS HÁ ALTERNATIVAS

A três semanas de acabar o período de empréstimo ao Palmeiras, Kléber continua sem saber onde vai prosseguir a carreira a partir do próximo mês. Apesar de ter contrato com o FC Porto até 2016, é praticamente certo que não regressa ao plantel. Há outras possibilidades em carteira, mas a prioridade passa por continuar no Verdão. “O Kléber tem todo o interesse em manter-se no Palmeiras até ao final do ano. Para isso é necessário que os clubes cheguem a um entendimento para um novo empréstimo. Mas se isso não acontecer há outras saídas. Tenho propostas de um clube europeu e de outro brasileiro”, revelou o empresário Carlos Neto, sem especificar os nomes dos interessados.

in "record.pt"

Reyes quer o... tri

ANTEVÊ CHEGADA EM GRANDE AO DRAGÃO

Diego Reyes não se confundiu. O central mexicano, de 20 anos, reforço do FC Porto para a próxima temporada, já sabe que o seu futuro emblema é tricampeão português e irá lutar pelo tetracampeonato em 2013/14. O que Diego Reyes quer é chegar à sua nova casa com um trio de objetivos pessoais concretizados ou, na medida do possível, bem encaminhados.

A primeira parte da sua missão já foi cumprida, ao sagrar-se vencedor do Torneio Clausura deste ano pelo America. Agora, e até viajar para Portugal, restam dois objetivos ao nível das seleções: triunfar na Taça das Confederações e apurar-se o mais rapidamente possível, também pela seleção mexicana, para o Mundial’2014. “Sou campeão pelo America e agora estou na seleção. Estou extremamente feliz e a tentar desfrutar ao máximo de todos os momentos. Vou para o FC Porto e quero chegar lá qualificando-me para o Mundial”, afirmou o defesa, em declarações prestadas à imprensa do seu país.

Diego Reyes vai disputar agora dois encontros referentes à fase de apuramento para o Mundial até à próxima quarta-feira – é líder do apuramento da Concacaf e pode, assim, selar a qualificação –, dando depois início à participação mexicana na Taça das Confederações, no dia 16.

in "record.pt"

Izmailov não ficou totalmente feliz

Russo congratula-se por ter sido pela primeira vez campeão, mas queria mais do que assistir do banco à festa. Não se arrepende da mudança


Izmailov não esconde que deu um passo em frente ao mudar-se para o FC Porto e também admite que ser campeão nacional tem um sabor melhor do que vencer outra prova menor. "Claro que sim. Era importante para mim, pois em Portugal só tinha ganho Supertaças e isso é pouco", concordou, numa entrevista dada na Rússia, ontem difundida. Mas a satisfação ficou pela metade. Feliz sim, mas falta sentir-se mais útil, aponta. 

"A plena satisfação de ganhar um campeonato, aquela que eu imagino, ainda não senti. Queria ter ajudado mais a equipa, queria ter jogado mais. Senti isso especialmente em Paços de Ferreira, no último jogo. 


in "ojogo.pt"