sexta-feira, 24 de fevereiro de 2012

Depor 12 - FC Porto Vintage 11

Sobre este jogo tenho duas considerações a fazer.

A primeira é que gostava que a estrutura do FCP levasse a serio esta competição. Nuno Capucho e Rui Barros foram mais uma vez as estrelas do jogo ... com Mario Silva tambem muito bem. No entanto a ausência de Vitor Baia, Paulinho Santos, Antonio Folha e Fernando Gomes, jogadores que estiveram em destaque no primeiro jogo, não são compreensíveis.
A segunda é que nem aqui temos sorte com os arbitros ... um sujeito de calças de fato de treino e que ja devia estar no lar do comercio fez o favor de inclinar o campo la para os lados da Galiza.

CAIO JUNTA INTENSIDADE AO PLANO PARA DOMAR OS TIGRES

Há muito que o decacampeão não faz segredo da estratégia. Ainda assim, Caio faz questão de deixar bem claro o projecto portista para Almeirim, cujo plano de jogo não dispensa intensidade e mantém a baliza adversária como alvo. Diante dos Tigres, o avançado dos Dragões propõe-se a elevar ao máximo os níveis motivacionais para o que resta do campeonato. A confirmar a partir das 15h05 de sábado.

Tudo em aberto
"Ainda não tive oportunidade de rever o jogo completo contra o Valdagno, mas a sensação que tenho é que fizemos um grande jogo, por estranho que isso possa parecer. Também tenho a noção de que errámos em períodos cruciais do jogo. Mas acho que a nossa prestação no campeonato e nas competições europeias tem sido pautada por uma certa regularidade, o que nos permite estar com as duas competições em aberto, sabendo que dependemos única e exclusivamente de nós."

Favoritos desde o início até ao fim
"Sabemos que vai ser um jogo difícil, no qual queremos mostrar a nossa condição de favoritos desde o início, controlá-lo e, no fim, trazer os três pontos. Vamos fazer o habitual, jogando com muita intensidade, com a baliza como alvo e, se possível, sem sofrer golos, tentando elevar ao máximo os nosso índices motivacionais para o que resta do campeonato."

Respeito
"Os Tigres jogam em casa e têm jogadores que podem fazer a diferença. Fizeram uma boa exibição no Dragão e merecem o nosso respeito, mas assumimos o favoritismo e a intenção de dominar e vencer em Almeirim."



in"fcp.pt"

"VAI RESUMIR-SE À DEFESA"

Rob Johnson, o melhor dos Dragões na final da Supertaça Compal, recompõe-se da deslocação a África e garante que, no regresso à Liga, a equipa vai estar preparada para vencer no terreno do Sampaense, em Oliveira do Hospital, onde o Benfica perdeu à 15.ª jornada. O poste norte-americano crê que tudo se decidirá em função da competência defensiva, a partir das 17h00 de sábado.

Preparados para eles
"Vai ser um jogo difícil, principalmente porque ainda nos estamos a recompor da nossa ida a Angola. Vai resumir-se à defesa. Eles venceram o Benfica, mas nós vamos estar preparados para eles."

Nada a ver
"O desfecho da final da Supertaça Compal explica-se no facto de não termos marcado pontos. Mas esse resultado nada tem a ver com o próximo jogo. Abordamos cada jogo de maneira diferente, não festejamos muito uma vitória nem desmoralizamos muito com uma derrota."

Ganhar sempre
"O nosso objectivo principal é ganhar sempre e estarmos preparados para o próximo jogo. Sentimo-nos confiantes e temos os lesionados a regressar, o que é muito bom para nós."

Experiência africana
"Definitivamente, prefiro jogar aqui. O que aconteceu em África foi uma óptima experiencia para mim e para toda a equipa. Vamos absorver tudo o que podermos dessa experiencia e seguir o nosso caminho."



in "fcp.pt"

F.C. Porto: Grémio diz que Rodriguez está quase a renovar

Clube de Porto Alegre garante que renovação é condição para ser emprestado até final do ano, provavelmente com opção de compra: portistas poderão assim recuperar algum investimento.


A novela Cristian Rodriguez está cada vez mais perto do fim: pelo menos é essa a garantia que dá o Grémio. O clube brasileiro garante que falta apenas acertar pormenores quase exclusivamente burocráticos. A maior novidades, garante o diretor executivo Paulo Pelaipe, é que Rodriguez vai renovar com o F.C. Porto.

Esta hipótese já não é nova, já tinha sido adiantada, por exemplo, pelo presidente Paulo Odone ao Maisfutebol. Rodriguez, recorde-se, termina contrato com o F.C. Porto no final de junho. Até pelo salário muito elevado, dos mais elevados do plantel, seria de crer que não renovasse: os brasileiros garantem que sim.

«Pelas informações que recebi, ele já aceitou renovar com o Porto até 2014. Dessa forma, ele deve vir para o Grémio por empréstimo até final desta temporada. Falta a assinatura dessa renovação de contrato. Depois disso, o nosso departamento jurídico vai analisar a documentação para concluir o negócio», disse.

Ora de acordo com as palavras de Paulo Pelaipe à Rádio Guaíba, Cristian Rodriguez renovaria com o F.C. Porto por mais duas épocas e seria emprestado por um ano ao Grémio. Recorde-se que nas declarações ao Maisfutebol, Paulo Odone referira que o Grémio estava a negociar o empréstimo com opção de compra.

in "maisfutebol.iol.pt"

"Cebola" ainda está nas contas do Grémio

As negociações para o empréstimo do "Cebola" serão retomadas na próxima semana, de acordo com Paulo Pelaipe, director-executivo do Grémio.


O Grémio de Porto Alegre não desistiu de contratar Cristian Rodríguez, apesar da mudança técnica no clube gaúcho, com a saída de Caio Júnior e a entrada de Vanderlei Luxemburgo.

As negociações para o empréstimo do "Cebola" serão retomadas na próxima semana, de acordo com Paulo Pelaipe, director-geral do Grémio.

"Mesmo com a alteração na equipa técnica, ainda temos interesse no Cristian Rodríguez", assegura, numa breve declaração prestada a Bola Branca.

"Temos acompanhado o Cristian, é um excelente jogador e continua na nossa lista. As conversações com o FC Porto serão retomadas na próxima semana. A princípio, poderemos receber o Cristian Rodríguez por empréstimo", constata.



in "rr.pt"

RUI GOMES: "OPORTUNIDADE PARA VOLTARMOS À LUTA"

A equipa de Sub 19 recebe este sábado, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, às 15 horas, o Benfica, em jogo da 3.ª jornada da fase final. Depois de duas surpreendentes derrotas no arranque, o treinador Rui Gomes acredita numa vitória que relance a equipa na luta pelo título.

Como perspectiva este jogo com o Benfica?
Perspectivo como um jogo naturalmente difícil, como todos desta fase final. Um jogo sempre especial, uma equipa que está a lutar como nós para ser campeã nacional. Sabemos que temos de ganhar, sabemos que representa e é uma oportunidade muito grande para voltarmos novamente à luta.

A equipa está pronta para reagir às duas derrotas do início da fase final?
Naturalmente que estamos desapontados e não estamos satisfeitos com o que aconteceu nestes primeiros jogos, mas sabemos que temos de reagir e aproveitar este jogo para recuperar. Esperamos também ser um pouco mais felizes, porque a sorte também nos tem faltado.

A equipa perdeu a confiança?
Neste momento sim. O perder já não é normal, perder dois jogos consecutivos é muito anormal. Seria quase impossível que não nos afectasse de alguma forma. Tenho a certeza que o ganhar irá ajudar a equipa a voltar ao seu trilho normal.

O que é preciso corrigir para a equipa recuperar o nível?
Em ambos os jogos tivemos muito mais bola que o adversário, tivemos mais oportunidades, estivemos por cima, mas cometemos erros que nos penalizaram. Os adversários têm aproveitado bem os nossos erros. Sofrer golos demasiado cedo tem-nos colocado em posição que não é fácil contrariar. Não temos sido bafejados pela sorte, mas temos de cometer menos erros. Não podemos voltar a estar na situação de perdedor, porque facilita a vida ao adversário.



in "fcp.pt"

"ENCARAMOS CADA JOGO COMO UM DESAFIO SINGULAR"

Andebol 1 é outro nível. A observação é de Vasco Santos, que divide desempenho e evolução entre os plantéis júnior e sénior. Frente ao Sporting da Horta, o lateral-esquerdo conta somar minutos de utilização e convencer Ljubomir Obradovic a incluí-lo nas opções para encontros decisivos e mais exigentes. A partir das 18h00 de sábado, no Dragão Caixa, está tudo nas mãos de Vasco.

Tempo de jogo
"Creio que nestes dois próximos jogos, com o Sporting da Horta e o Fafe, sendo duas equipas mais acessíveis, poderei ter mais tempo de jogo e tentar fazer o meu melhor para que o treinador me veja como opção para os grandes jogos também."

Outro nível
"A este nível, o ritmo de jogo é totalmente diferente do escalão júnior, tal como a intensidade, quer nos treinos quer nos jogos. O nível é muito mais elevado. Todos os pormenores são importantes e as conversas que o treinador tem comigo são para mudar pequenas coisas que durante o jogo são muito significativas."

Vencer sempre
"O que realmente importa é vencer sempre, e não será por estarmos a ganhar por muitos ou poucos que deixaremos de marcar. O objectivo passa por marcar muitos e sofrer poucos, marcar mais do que no último jogo e sofrer menos; por quantos mais ganharmos, melhor será. O Sporting da Horta terá uma palavra a dizer e nós não podemos subestimar nenhuma equipa, porque todas podem surpreender. Dentro de campo são sete contra sete. Temos que respeitar o adversário e jogar o nosso melhor, porque eles irão fazer o mesmo."

Desafio singular
"Excesso de confiança? Não, isso não acontece. Encaramos cada jogo como um desafio singular. Não olhamos ao que aconteceu no dia anterior. Queremos ganhar sempre."



in "fcp.pt"

Roménia não convoca Sapunaru antes do clássico

Lateral direito livre para preparar a visita à Luz


Cristian Sapunaru não integra a convocatória da Roménia para o particular com o Uruguai, marcado para 29 de Fevereiro. O lateral direito fica assim disponível para integrar toda a preparação do clássico entre F.C. Porto e Benfica, marcado para 2 de Março, no Estádio da Luz.

O internacional romeno esteve quase quatro meses afastado das opções de Vítor Pereira, mas participou nos últimos dois jogos do F.C. Porto. Foi titular em Setúbal, para a Liga, e suplente utilizado no adeus à Liga Europa, em Manchester.

in "maisfutebol.iol..pt"

Três ausências no regresso aos treinos depois de Manchester

Otamendi, Mangala e Danilo, lesionados, não iniciaram com o restante grupo a preparação para a partida de domingo com o Feirense.


O plantel do FC Porto regressou aos treinos, esta quinta-feira, depois do afastamento da Liga Europa, diante do Man. City, com uma goleada de 4-0.

Os dragões iniciaram a preparação para o encontro de domingo com o Feirense, a contar para a 20ª jornada da Liga Zon Sagres.

Vítor Pereira abriu os primeiros 15 minutos da sessão à comunicação social, o que permitiu constatar as ausências dos lesionados Nicolas Otamendi, Eliaquim Mangala e Danilo.



in "rr.pt"

Mangala dispensado da seleção francesa sub-21

DEVIDO A LESÃO FRENTE AO CITY



O defesa central do FC Porto, Eliaquim Mangala, foi dispensado da seleção gaulesa de sub-21 devido a lesão, anunciou esta sexta-feira a Federação Francesa de Futebol (FFF) no seu site oficial.
O jogador dos dragões integrava a lista de 24 jogadores convocados por Erick Mombaerts para o particular com a Itália, em Cannes, a 28 de fevereiro.
Contudo, a entorse de grau 2 no tornozelo direito, sofrida frente ao Manchester City, a 16 de fevereiro, acabou por ditar a saída do jogador das opções do treinador francês.
in "record.pt"

Grémio quer garantir Cristián Rodríguez ainda esta semana

Os brasileiros garantem que não avançaram mais cedo por causa da goleada em Manchester.


O Grémio de Porto Alegre continua interessado em Cristián Rodríguez. O director executivo do clube brasileiro, Paulo Pelaipe, garantiu, esta quinta-feira, que o processo está bem encaminhado e que "esta sexta-feira deve ficar definida a contratação". 

Segundo o dirigente, o Grémio não avançou antes para o uruguaio porque "o FC Porto perdeu por 4-0 [com o Manchester City] e, por isso, não é uma boa altura para falar com o FC Porto. Tudo será tratado pelo departamento jurídico", afirmou o director.



in "rr.pt"

«Todos os jogos são decisivos» - Alex Sandro

O brasileiro Alex Sandro, do FC Porto, prevê luta acesa com o Benfica na luta pelo título.

«Temos esperança e força para lutar pelo campeonato e vamos trabalhar para isso. Clássico decisivo? É um grande jogo mas todos os jogos são decisivos», disse o lateral, satisfeito com o trabalho de Vítor Pereira à frente da equipa: «Dá-nos confiança, temos evoluído muito nos treinos e os jogadores estão felizes.»

Alex Sandro, que beneficiou do castigo Álvaro Pereira para se estrear nas competições europeias frente ao Manchester City, diz que a adaptação ao plantel portista correu da melhor forma: 

«Cheguei com algumas lesões mas comecei a jogar e adaptei-me bem, fui bem recebido pelos brasileiros. Concorrência de Álvaro Pereira? Prova a grandeza e a qualidade do clube. Existe essa competitividade, com amizade, claro, e todos os jogadores procuram o seu espaço e, para o clube, isso é bom.»


in "abola.pt"

Cronologia de uma época em sobressaltos

APOIO TOTAL APÓS DESAIRE COM CITY



Apesar de tudo, a goleada em Manchester uniu ainda mais a nação azul e branca. A comitiva portista até foi recebida com aplausos pelos adeptos que a esperaram no Aeroporto Francisco Sá Carneiro. Já Danilo e Iturbe, que não viajaram, apoiaram os colegas através das redes sociais. Esta tem sido uma época de sobressaltos. Confira as principais datas.
7/8/2011– Conquista da Supertaça Nacional, frente ao V. Guimarães, na estreia oficial de Vítor Pereira no comando técnico da equipa.
26/8/2011– Derrota na Supertaça Europeia, diante do Barcelona, embora os dragões tenham deixado uma boa imagem
1/11/2011– Desaire histórico no terreno do Apoel Nicósia provoca grandes protestos dos adeptos na chegada da comitiva ao Porto
19/11/2011– Afastamento da Taça de Portugal, com uma derrota por 3-0, frente à Académica, leva Pinto da Costa a intervir junto do plantel
06/12/2011– Eliminação da Liga dos Campeões, à custa de um empate caseiro diante do Zenit São Petersburgo
29/1/2012– Derrota com o Gil Vicente impede os dragões de igualar o recorde de jogos sem perder do Benfica no campeonato
22/2/2012– Goleada no terreno do Manchester City dita o afastamento da Liga Europa
in "record.pt"

Luz ao fundo do túnel

DRAGÕES JOGAM TUDO EM CASA DO BENFICA



onsumado o afastamento da Liga Europa, prova da qual ainda é o detentor do troféu, ao FC Porto não resta mais do que tentar a revalidação do título nacional, grande prioridade da época, e a conquista pela primeira vez da Taça da Liga. A eliminação aos pés do Manchester City foi uma machadada no orgulho portista, mas longe de deitar tudo a perder. Há uma luz ao fundo do túnel, ou não fosse o estádio do Benfica, a partir deste momento, o palco de todas as decisões.
Para o dia 2 de março está marcada a cimeira do título, com os dois rivais separados, nesta altura, por 2 pontos. Se ambos cumprirem as suas obrigações neste fim-de-semana, ou seja, vencerem o Feirense e a Académica, adivinha-se um duelo eletrizante.
in "record.pt"

Defesa em cacos

FALTA DE ESTABILIDADE RESULTA DE UM ACUMULAR DE ERROS



Entre meados de novembro e finais de janeiro, Vítor Pereira só mexeu no quarteto defensivo de forma episódica, aproveitando a Taça da Liga para dar minutos aos suplentes, e nesse período o sector recuado foi um exemplo de estabilidade. O problema surgiu quando começaram as lesões e castigos. Os erros foram-se acumulando e a consistência defensiva ficou seriamente comprometida. O descalabro de Manchester foi apenas o exemplo mais recente de que a defesa está em cacos, embora tal facto não impeça os dragões de continuarem a ser uma das equipas menos batidas das principais ligas europeias.
Recuando no tempo, durante dois meses e meio, o técnico confiou a retaguarda a Maicon, Rolando, Otamendi e Alvaro Pereira. Em Barcelos, o quarteto falhou pela primeira vez e aí Vítor Pereira viu-se privado dos dois centrais, castigados em simultâneo.
in "record.pt"

"Vencer na Luz e passar para a frente"

A derrota foi pesada, ditando a eliminação mais desnivelada de sempre do FC Porto nas provas europeias, mas não há tempo para carpir mágoas. O campeonato está de volta e como o Benfica perdeu em Guimarães, no início da semana, os dragões voltam a depender apenas de si próprios para chegarem ao título. Fernando não pretende perder muito tempo e fez as contas: vencer o Feirense no domingo para ir à Luz imitar o resultado da época passada e tomar de assalto o primeiro lugar. "Estar mais perto da liderança dá outra motivação aos jogadores, não há como esconder isso. Voltamos a estar a apenas dois pontos e vamos procurar fazer um grande jogo contra o Feirense, no domingo, para depois tentar ir vencer ao Estádio da Luz e passar já para a frente do campeonato", referiu. Ainda assim, Fernando não acredita que o clássico do dia 2 de março decida o campeão, seja qual for o resultado. "Ainda é muito cedo e o equilíbrio é grande. É apenas mais um jogo que queremos ganhar e vamos lá com essa intenção, mas primeiro temos de pensar no Feirense e só depois nesse clássico", frisou.
A pesada derrota em Manchester, acredita o Polvo, não vai deixar marcas na equipa. "Estamos todos tristes porque tínhamos o objetivo de chegar o mais longe possível, mas saímos agora. Não queríamos esta derrota, sobretudo da forma como foi", admitiu, considerando o resultado exagerado. "Procurámos fazer o nosso jogo, mas sofremos um golo muito cedo. Mesmo assim, fomos em busca do empate e estivemos sempre perto da baliza deles. O City tem muita qualidade e acabámos por sofrer o segundo golo, o Rolando foi e acabámos por sofrer mais dois golos. Agora é esquecer isto, já passou, e pensar em trabalhar para conquistar o campeonato", sublinhou, desculpando o alemão Wolfgang Stark pelo desaire. "Na minha opinião, tomou algumas decisões erradas, mas isso não justifica a derrota.
Para Fernando a diferença esteve nos erros cometidos pelo FC Porto em ambos os jogos e na qualidade dos jogadores do Manchester City. "O campo em Manchester estava muito rápido e isso dificultou um pouco. No Dragão, o primeiro golo deles prejudicou-nos porque estávamos bem na partida. Agora, sofremos um golo muito rápido, mas foi a equipa toda que errou e não um ou outro jogador. Isso acontece. Temos é de procurar que esses erros não se repitam no futuro", concluiu.

"Tenho de manter a humildade"


Depois da turbulência no início da época causada pela manifestação pública do desejo de experimentar outro campeonato, Fernando está de volta às grandes exibições e é, unanimemente, considerado um peça fundamental na equipa portista. O médio admite que as coisas lhe estão a correr bem, mas não quer que o sucesso lhe suba à cabeça, numa altura em que há até quem defenda que deveria ter uma oportunidade de Mano Menezes na selecção brasileira. "Procuro trabalhar sempre da mesma maneira. As coisas estão a correr bem e devo continuar igual, sem deixar a vaidade subir, mantendo a humildade para fazer o melhor e ajudar a equipa a conseguir os seus objetivos", sublinhou.


2022'


Os minutos de Fernando no FC Porto esta temporada. É o sexto jogador mais utilizado por Vítor Pereira e só não está mais bem colocado neste ranking porque falhou os três primeiros jogos oficiais por opção técnica. Na altura, o mercado ainda estava aberto e o Polvo tinha manifestado o desejo de sair. Acabou por ficar, retratou-se publicamente e ganhou o lugar de trinco da equipa. Em Setúbal, fez o seu primeiro golo da época.

in "ojogo.pt"

Otamendi em repouso

Otamendi não treinou ontem, limitando-se a tratamento e repouso, na sequência do pontapé involuntário de Maicon que lhe fez uma ferida corto contusa na pálpebra esquerda e no nariz. O central argentino não deverá ser opção para o jogo de domingo com o Feirense. Ainda no que diz respeito a lesionados, sublinhe-se que Danilo e Mangala também não treinaram, mantendo ambos os respetivos tratamentos e trabalhos de recuperação.
A novidade no treino foi a inclusão de Luís Pinto, guarda-redes da equipa sub-19 da formação do FC Porto. Hoje, Vítor Pereira prepara a receção ao Feirense à porta fechada.

in "ojogo.pt"

O seguinte paga

"O próximo vai pagar" foi uma frase que José Mourinho celebrizou depois de, a 29 de Agosto de 2003, ter perdido no Mónaco a Supertaça Europeia para o AC Milan. Quatro dias depois, o Sporting perdeu, por 4-1, no Estádio das Antas e cumpriu-se, assim, a profecia do atual treinador do Real Madrid. Há mais exemplos.
O currículo das respostas do FC Porto após goleadas iguais ou superiores à de Manchester diz-nos que os dragões costumam levantar-se rapidamente depois de um tombo grande. A conclusão resulta de uma pesquisa aos jogos que se seguiram a humilhações europeias sofridas pelos azuis e brancos nos últimos 20 anos. Em todas houve uma resposta imediata no jogo interno seguinte.
Se as vitórias em casa de Salgueiros ou Académica podem ser consideradas relativamente normais, já as impostas a Sporting e Benfica, em casa destes, criam a ideia de que um dragão de orgulho ferido costuma ser osso duro de roer. As goleadas (quase todas em território inglês, diga-se...) têm sido um trauma passageiro, embalando séries de resultados positivos.
Dos cinco exemplos registados e ao lado enunciados [ver quadro], o FC Porto conseguiu terminar campeão em quatro desses campeonatos, ampliando sempre a vantagem de que dispunha para o segundo classificado. A exceção foi 2009/10: 11 vitórias consecutivas não chegaram para tanto, isto apesar de a equipa até ter conseguido reduzir a distância que a separava do topo.
Este recurso ao passado alimenta a esperança portista de ter uma palavra a dizer no título, porque ganhar ao Feirense significa chegar à Luz a depender apenas de si próprio, independentemente do resultado do Benfica em Coimbra. Vítor Pereira e os jogadores já fizeram saber que as fichas vão todas para o título, exigência partilhada pelos adeptos, como se percebe pela amostra recolhida por O JOGO, por entre alguns lamentos sobre a planificação desta época.
Para que a história se repita, confirmando a regra de que o adversário seguinte paga sempre uma goleada europeia, ainda é preciso que o Feirense alinhe nesta conversa. Jogar em casa é uma vantagem portista, mas convém recordar que os fogaceiros foram, precisamente, os primeiros a roubar pontos esta época ao FC Porto. Também aqui há contas a ajustar...

1996/97


Manchester United (f) 4-0
Jogo seguinte: Salgueiros (f) 2-3

Após uma primeira fase imaculada, o FC Porto foi eliminado da Liga dos Campeões perdendo 4-0 em Manchester. O revés foi duro, mas a equipa retomou logo os índices antigos. Acabou por não ganhar a Taça de Portugal, mas no campeonato só perdeu mais dois jogos, um deles quando já era campeão. Antes de Manchester tinha 10 pontos de avanço sobre o segundo. Terminou com 13.

1997/98

Real Madrid (f) 4-0
Jogo seguinte:
V.Guimarães (c) 1-0

Eliminados da Champions ainda em dezembro, os dragões responderam imediatamente. António Oliveira conseguiu que a equipa arrancasse para oito vitórias consecutivas onde se incluem adversários como Benfica e Boavista. No final ganhou a Taça e a Liga, esta com 9 pontos de avanço sobre o segundo classificado, quando na altura do jogo com o Real Madrid tinha apenas cinco.

2007/08

Liverpool (f) 4-1
Jogo seguinte:
Benfica (f) 0-1

A goleada colocou em risco o apuramento na Champions. Com o campeonato equilibrado, Jesualdo Ferreira encontrou nesse marco a alavanca para um resto de época quase perfeito. Seguiram-se quatro vitórias consecutivas e a conquista do campeonato com 14 (!) pontos de avanço. Para abrilhantar, o FC Porto também ganhou a Taça e apurou-se para a segunda fase da Champions.

2008/09

Arsenal (f) 4-0
Jogo seguinte:
Sporting (f) 1-2

Após um bom arranque, o FC Porto foi vergado contra o Arsenal na segunda jornada da Liga dos Campeões. Em Alvalade, no jogo seguinte, os dragões garantiram um triunfo. A equipa ainda viveu depois uma ligeira crise, mas arrancou para um campeonato só com duas derrotas em 25 jogos. Na Champions, ganhou três vezes seguidas e chegou aos quartos, onde caiu com o Manchester.

2009/10
Arsenal (f) 5-0
Jogo seguinte:
Académica (f) 1-2

Com o Benfica e Braga destacados, restava a Liga dos Campeões e a Taça da Liga para salvar a época. O clique foi precisamente a eliminação europeia. O FC Porto ganhou logo a seguir e nos 11 jogos seguintes de campeonato ganhou sempre. Porém, os adversários da frente só perderam uma vez e o título não foi possível. Pelo meio, os portistas também perderam a Taça da Liga.


OPINIÃO VIP


1
Depois da eliminação da Taça de Portugal e da Liga dos Campeões, o FC Porto cai nos 16 avos-de-final da Liga Europa. Encontra explicações?

2
Vencer o campeonato será a tábua de salvação da época?

Manuel Serrão

"Faltou substituto
para Falcao e o
espírito habitual"

1
Não houve capacidade para encontrar um substituto à altura para Falcao ou um sistema de jogo que o dispensasse. A equipa não teve a coesão durante a época e houve alguns desaguisados. Não sei entre quem, mas faltou o espírito de grupo habitual.

2
O campeonato é sempre o maior objetivo, pois é a prova mais importante. Se for ganho, a época fica salva, mas deve analisar-se o que passou para na próxima época evitar repetir os erros.

Miguel Guedes


"Não esperava mais do que apenas ser campeão"

1
Foi um ano de recomposição particularmente difícil. Há falta de motivação e confiança. Uma das explicações será o treinador, mas não é a única.

2
Independentemente de erros claros e evidentes a que ninguém pode tirar a mão, conquistar o maior objetivo da época é mais do que salvação: é um sucesso. Não esperava mais do que apenas ser campeão, por se tratar de uma época que se segue a outra excecional.

Carlos Tê

"Vítor Pereira
tem um discurso paupérrimo"

1
A saída atribulada de Villas-Boas não deu tempo para encontrar um treinador com mais garantias. Ele não teve arcaboiço para motivar jogadores que tinham ganho tudo. Tem discurso paupérrimo.

2
Ser campeão é bom, mas não se apaga uma época com pouco brilho. Aliás, estar só a dois pontos do Benfica é notável para o que FC Porto tem jogado.

in "ijigi.pt"