domingo, 15 de janeiro de 2012

DRAGÕES ESMAGAM EM BARCELOS

O FC Porto Ferpinta venceu, este sábado, em Barcelos, a equipa local por 37 pontos de diferença (52-89), em encontro da 13.ª jornada do campeonato da Liga, que distinguiu o norte-americano Rob Johnson como MVP, depois de o poste dos Dragões ter somado um duplo-duplo de 14 pontos e 10 ressaltos.

Os azuis e brancos, que ao intervalo já venciam por 23-41, ampliaram a diferença na segunda metade, com a curiosidade de o sistema de rotação intensificado por Moncho López ter permitido ao banco dos Dragões somar 40 pontos, apenas menos nove do que o cinco que alinhou de início.

Orientada pelo espanhol Moncho López, o campeão nacional, que continua a partilhar a primeira posição com o Benfica, alinhou e marcou assim: Reggie Jackson (9), Carlos Andrade (10), Nuno Marçal (4), Greg Stempin (12) e Rob Johnson (14); João Santos (13), Diogo Correia (11), João Soares (6), Miguel Miranda (6), David Gomes (0), Miguel Maria (1), José Costa (3).


in "fcp.pt"

Fucile na mira do PSG

Agora é o Paris Saint-Germain. Os franceses pretendem reforçar-se com um defesa-direito neste mercado de Inverno e o nome de Fucile foi ontem sugerido pela Imprensa local. A primeira opção é Maicon, mas a intransigência do Inter de Milão para negociar o brasileiro obrigou a procurar outra alternativas. Fucile não joga no FC Porto há mais de dois meses.


in "ojogo.pt"

GC Porto - Rio Ave /Declarações)

Vítor Pereira

"Festejará quem for mais regular"


Na ressaca da perda do primeiro lugar para o Benfica, em Alvalade, o FC Porto só admitia o triunfo, diante do Rio Ave. "Fizemos o nosso trabalho: vencemos, somámos três pontos e vamos continuar na perseguição e a colocar pressão em cima de quem vai na frente", resumiu Vítor Pereira. O treinador admitiu que nem tudo foi perfeito, na exibição portista. "É natural, depois de termos perdido a liderança numa semana que tem sempre grande impacto, do ponto de vista psicológico", defendeu, reconhecendo que a demora do primeiro golo conduziu à intranquilidade da equipa: "Começámos a precipitar-nos, mas, estou satisfeito com a entrega, o querer e, a espaços, com a qualidade de jogo. Produzimos ocasiões para vencer até com um resultado mais confortável. Estou satisfeito com tudo."
James teve a arte de simplificar o jogo, numa partida em que começou na esquerda e acabou por se deslocar para o centro do terreno. É onde o treinador mais aprecia o talento do colombiano e "mais um excelente jogo" confirmou a validade da opção, na noite em que o FC Porto chegou aos 54 triunfos consecutivos, no Dragão, superando o recorde de Bobby Robson e ficando a dois dos 56 de John Mortimore, no Benfica. Para Vítor Pereira, porém, isso fica em "segundo plano". O que quer para o FC Porto é "o título" e perspectiva uma segunda volta com discussão "até ao fim" por essa meta: "Sabemos o que queremos e vamos somando pontos. Vamos atrás do lugar que pretendemos, que é o primeiro. Há várias equipas com qualidade para sonhar com o primeiro lugar, a que conseguir ser mais regular é a que vai festejar".

James

"Quero marcar ainda mais"

Depois de uma grande exibição individual, coroada com dois golos, James reconheceu que quer continuar a facturar, ainda que não tenha pensado numa meta para esta época. "Não tenho pensado nisso. Não tenho nenhuma meta. Espero é continuar a fazer coisas boas e a marcar muitos golos". O internacional colombiano desvalorizou ainda a boa partida que realizou, tendo preferido concentrar-se no aspecto mais colectivo do jogo. "O mais importante era ganhar. Fizemos um bom jogo e agora só pensamos em recuperar o melhor possível para a próxima partida", referiu.
Outro dos assuntos abordados com James foi a lesão de Hulk e as implicações que podem ter na equipa. O colombiano não se mostrou preocupado. "É lógico que o Hulk faz sempre falta. É um jogador muito importante para a equipa, mas também temos muitos outros a trabalhar para terem uma oportunidade no onze", explicou.

Fernando

"Se for a contar tenho dez clubes"

Fernando continua a ser notícia no que toca a uma possível transferência, falando-se do interesse do Roma. "Saiu onde?", perguntou. "Na Imprensa italiana", informaram. "Saíram vários interessados e se for a contar tenho dez clubes. Até agora não chegou nada, nenhuma proposta concreta. Tenho dois anos e meio de contrato e tenho de o cumprir", comentou o médio, focado somente na conquista de mais um título. "Sabemos que não podemos perder mais pontos e esta noite conseguimos uma vitória importante", sublinhou, traçando, desde já, uma meta: "Não perder mais pontos" até que a Liga chegue ao fim. "O objectivo sempre foi não perder nenhum, mas infelizmente houve jogos em que não estivemos muito bem", recordou, esperando um rápido regresso do "importante" Hulk.

in "ojogo.pt"

FC Porto um a um

A figura

James 8
A fazer de Incrível até nos golos

James está de regresso aos momentos geniais, daqueles em que a aparente simplicidade se confunde com a arte de bem jogar. Primeiro os golos, os da decisão, dois no mesmo estilo, numa imitação perfeita de um bailado com bola; Tiago Pinto, a vítima, até se sentou para ver o artista a passar por ele antes de marcar. No regresso à titularidade, James voltou também a ter a preponderância de outros tempos, assumido-se, desde o primeiro minuto, como o grande responsável pela criação de desequilíbrios ofensivos. Depois da saída de Hulk, encarregou-se em definitivo da responsabilidade de liderar a equipa até à vitória, tendo-se chegado ao brasileiro na lista de melhores marcadores do FC Porto: e vão sete no campeonato.


Helton 6
Teve de jogar mais com os pés do que com as mãos, o que atesta a noite tranquila que teve. No registo ficou apenas duas defesas simples a remates de Kelvin e Yazalde.

Maicon 5
As dificuldades para acrescentar qualidade ao jogo ofensivo foram ontem mais evidentes do que nunca. No entanto, nota positiva para o que melhor sabe fazer: defender.

Rolando 5
Estava a lidar com facilidade com a presença de João Tomás, até que, no último minuto, teve de recorrer à falta - foi expulso - para travar o avançado. Exibição com algumas falhas pouco significativas.

Otamendi 7
Apesar de o Rio Ave ter criado poucos problemas, teve uma exibição a roçar a perfeição, sobretudo na forma como antecipou - e ganhou - quase todos os lances.

Álvaro Pereira 6
Terá sido dos jogadores que mais quilómetros correram na noite de ontem. Impressionante disponibilidade física para fazer todo o corredor, embora nem sempre tenha estado bem na hora de cruzar.

Fernando 7
Está num grande momento de forma e ontem voltou a conseguir manter um ritmo elevado durante toda a partida. Curiosamente, até surgiu mais vezes integrado nas combinações de ataque do que o próprio Defour.

Belluschi 6
Na ausência de Moutinho e numa noite de menor inspiração ofensiva de Defour, tentou ser, muitas vezes sem sucesso, o elo de ligação entre o meio-campo e o ataque. Na segunda parte, surgiu mais aberto sobre o lado direito e, quando estava a subir de produção, acabou por ser substituído.

Defour 5
Jogou perto de Fernando e, provavelmente por indicação de Vítor Pereira, raramente procurou movimentos de ruptura no meio-campo ofensivo. Apesar disso, foi importante no equilíbrio defensivo da equipa.

Cristián Rodríguez 6
O mesmo registo esforçado de sempre e um momento em que quase marcou, de cabeça, logo no arranque da segunda parte (47'). Combinou bem com Álvaro Pereira.

Hulk 5
Uma lesão retirou-o precocemente do jogo, quando até estava a ser um dos mais inspirados da equipa.

Kléber 5
Continua a parecer um corpo estranho à equipa, sobretudo quando procura jogar longe da área. Teve uma boa oportunidade para marcar, com um remate cruzado, mas Huanderson fez uma grande defesa (57').

Iturbe 4
Entrou com vontade de se mostrar, mas faltou-lhe o discernimento necessário. Esteve demasiado precipitado

Varela 4
Regressou à equipa para fazer um bom remate em arco já perto do final (87').

Voltou James bom bom de bola

Pouco habituado, nos últimos tempos, a olhar para o cimo da tabela classificativa e encontrar lá alguém, o FC Porto reagiu da melhor maneira à liderança no campeonato perdida na semana passada, vencendo o Rio Ave, por 2-0, num jogo em que começou com cinco pontos de atraso para o Benfica, que minutos antes havia derrotado o Vitória de Setúbal. O resultado da Luz não afectou os campeões nacionais, nem mesmo as ausências de João Moutinho, castigado, e Djalma, que partiu para a CAN. Vítor Pereira apostou em Defour para o lugar do internacional português, enquanto James rendeu o angolano. O belga começou, inclusive, por ser um dos mais dinâmicos no passe e na construção de jogo, e o colombiano foi sempre um quebra-cabeças para a defensiva vila-condense.
Ao contrário do FC Porto, o Rio Ave sentiu e muito as ausências de Tarantini (castigado) e Atsu (lesionado). Face a estas contrariedades, Carlos Brito alterou o sistema da equipa. Apostou num meio-campo de maior contenção, com Wires ao lado de Bruno China, ficando o brasileiro Jorginho como 10. Kelvin, emprestado pelo FC Porto, beneficiou da contrariedade sofrida pelo ganês, e jogou de início.
Apesar de ter mais jogadores no meio-campo, o Rio Ave jogou com o quarteto defensivo muito adiantado, provocando enormes desequilíbrios, bem aproveitados pelo FC Porto. Com James de um lado e Cristian Rodríguez do outro, a equipa de Vítor Pereira tentou aproveitar os espaços, procurando a velocidade de Hulk, ficando a sensação que o primeiro golo poderia ser uma questão de minutos. Porém, perto da meia hora de jogo os dragões perderam o Incrível. Uma lesão afastou-o do jogo, obrigando o treinador portista a mexer na equipa. Entrou Kléber, mantendo-se o desenho táctico, mas com menos velocidade e menor capacidade de explosão. Apesar disso, o FC Porto quis demonstrar que não estava Hulkdependente. Continuou a praticar um futebol ofensivo, com maior posse de bola e, mesmo com Belluschi e Defour pouco agressivos na hora de recuperar bolas, viram o adversário com enorme dificuldade para chegar à baliza de Helton.
O golo de James acalmou os adeptos portistas e percebeu-se logo que, ou o Rio Ave aparecia transfigurado na segunda parte, ou arriscava sofrer mais alguns golos. Apesar de só por uma vez ter incomodado Helton no primeiro tempo, os vila-condenses voltaram para o segundo tempo com a mesma atitude, mas mais desorganizados defensivamente. Mérito do FC Porto, que meteu muitos jogadores na frente e trocou o posicionamento de alguns elementos. Defour recuou e passou a jogar quase ao lado de Fernando, enquanto Belluschi encostou-se mais à ala direita, tentando abrir espaços. O argentino continuou a criar problemas ao adversário, mas por pouco mais tempo, saindo para dar lugar a Iturbe. Muito aplaudido, o jovem argentino entrou cheio de vontade, tentou assumir o jogo, mas com o passar do tempo as coisas não lhe saíram bem.
Com o FC Porto cada vez mais ofensivo e à procura do 2-0, o Rio Ave continuou a sentir os mesmos problemas. Já sem um apagado Jorginho - ovacionado pelos adeptos do FC Porto no regresso ao Dragão -, a equipa de Vila do Conde nunca conseguiu assumir o comando do jogo. Helton passou mais tempo a jogar com as mãos do que com os pés, e João Tomás, apesar do esforço, jogou mais fora do que dentro da área portista. Raramente servido em condições de tentar o golo, o ponta-de-lança só teve uma ocasião para tentar o golo, num lance no período de descontos e que originou a expulsão de Rolando. Antes disso, muito antes, já os dragões tinham chegado ao 2-0, num lance concretizado por James. O colombiano aliou a inteligência ao talento e, numa combinação com os dois pés, deixou Tiago Pinto pelo caminho e voltou a bater o brasileiro Huanderson. Mais um belo momento do esquerdino.
Com o segundo golo, ficou novamente a sensação que o FC Porto podia embalar para um resultado mais volumoso, mas a falta de pontaria ou as intervenções do guarda-redes do Rio Ave impediram um resultado que daria uma maior e mais justa expressão do que aconteceu ao longo do jogo. Os dragões bem tentaram, perante um adversário que pouco fez e que, curiosamente, não conseguiu um único canto ao longo do jogo. Com este triunfo, o FC Porto não só impediu que o líder fugisse, como registou o 54º jogo sem perder no campeonato. O recorde de invencibilidade pertence ao Benfica, treinador por John Mortimore, na década de 70, e está nos 56 jogos. Para os dragões, seguem-se Vitória de Guimarães, Gil Vicente e Leiria para tentar o recorde.
Jogo no Estádio do Dragão, no Porto.

FC Porto - Rio Ave, 2-0.
Ao intervalo: 1-0.

Marcadores:
1-0, James, 42'
2-0, James, 80'

- FC Porto: Helton, Maicon, Rolando, Otamendi, Álvaro Pereira, Fernando, Defour, Belluschi (Iturbe, 65), Cristian Rodriguez (Varela, 75), Hulk (Kléber, 32) e James.
(Suplentes: Bracali, Kléber, Varela, Mangala, Sousa, Alex Sandro e Iturbe).

- Rio Ave: Huanderson, Jean Sony, Gaspar, Jeferson, Tiago Pinto, Wires, Bruno China, Jorginho (Braga, 58), Kelvin (Mendes, 70), João Tomás e Yazalde (Saulo, 79).
(Suplentes: Paulo Santos, Pateiro, Braga, Mendes, Saulo, Zé Gomes e Éder).

Árbitro: Marco Ferreira (Madeira).
Acção disciplinar: Cartão amarelo para Maicon (48), Gaspar (52), Bruno China (61), Iturbe (83). Cartão Vermelho direto para Rolando (90+3).
Assistência: 24.419 espetadores.


Πόρτο - Ρίο Άβε 2-0 por buitre9

Besiktas também na corrida por Sapunaru

CINCO MILHÕES DE EUROS EM CIMA DA MESA



O Besiktas, clube turco treinado por Carlos Carvalhal e onde jogam os portugueses Júlio Alves, Simão Sabrosa, Manuel Fernandes, Ricardo Quaresma, Bebé e Hugo Almeida, está interessado na contratação de Sapunaru. Segundo avança a imprensa turca, o Besiktas procura um lateral-direito com alguma urgência e está disposto a pagar 5 milhões de euros pelo internacional romeno, de 27 anos, do FC Porto. Um valor, refira-se, que é demasiado curto para as pretensões da SAD azul e branca.
Em todo o caso, o Besiktas já sabe como deve proceder no caso de entender avançar para a contratação de Sapunaru. Recorde-se que, ainda recentemente, o romeno utilizou o site oficial do FCPorto para revelar que não tem empresário e que será ele próprio a encaminhar para o clube “qualquer convite ou proposta que eventualmente surja”.
Desta forma, o Rapid Bucareste e a Lazio deixam de ser os únicos clubes interessados em levar Sapunaru do FCPorto. Agora, há também o Besiktas na corrida.
in "record.pt

Este "rating" está sempre a subir...

INVENCIBILIDADE NA LIGA CONTINUA INTOCÁVEL



Corremos o risco de aborrecer os nossos leitores se continuarmos a recordar a cada jornada que passa do campeonato que o FC Porto mantém uma longa invencibilidade. Mas a verdade é que este é um feito que merece ser celebrado mesmo sob o risco de nos tornarmos um pouco repetitivos.
A equipa comandada agora por Vítor Pereira somou ontem o seu 54.º jogo sem conhecer o travo amargo da derrota no campeonato nacional. Três treinadores já contribuíram para este caminho glorioso e Vítor Pereira até já superou a marca de Jesualdo Ferreira. Vejam bem que estamos a falar do treinador que não há muito tempo era contestado até por alguns fundamentalistas da quase religião que é ser portista...
in "record.pt"

Lesão de Hulk não é grave

Hulk, jogador do FC Porto, sofreu uma mialgia na coxa esquerda sem gravidade na partida frente ao Rio Ave.

O brasileiro teve de ser substituído ainda na primeira parte (32 minutos). Para o seu lugar entrou Kleber.


in "abola.pt"