quinta-feira, 12 de setembro de 2013

Bruno Moraes: Mourinho e o golo ao Benfica

Avançado já marcou ao Porto com a camisola do Rio Ave

Bruno Moraes representa, aos 29 anos, o nono clube da sua carreira e o sexto em Portugal. Esteve contratualmente ligado ao Porto durante oito épocas. O avançado que chegou a Portugal proveniente do Santos fala da importância do Porto na sua carreira.


«O Porto foi um clube importante na minha carreira, tive momentos muito bons lá, mas também tive momentos menos bons, mas faz parte e a vida de jogador é assim mesmo. O Porto é um clube que me acarinhou muito, as pessoas gostam de mim e fiz muitas amizades lá», referiu Bruno Moraes ao Maisfutebol.


No próximo sábado Bruno Moraes regressa ao Estádio do Dragão. Não é a primeira vez, já lá jogou na condição de visitante e até já marcou golo ao Porto:


«Voltei ao Dragão há dois anos atrás, estive lá com o Leiria e tal como jogar lá com o Gil Vicente contra o Porto como visitante não é fácil. Tudo é possível, se as coisas correrem bem quem sabe a gente até pode ganhar».


Em 2010, ao serviço do Rio Ave, Bruno Moraes marcou ao Porto e relembra o momento: «Lembro-me perfeitamente. Foi um golo bonito até, de fora de área, num jogo da Taça».


Mourinho e o golo ao Benfica


O avançado brasileiro de 29 anos guarda boas recordações da passagem pelo Porto, mas garante que vai deixar as amizades de lado quando a bola começar a rolar:

«Sabe como é, quando começam os jogos a gente deixa as amizades de fora, tem de esquecer os amigos e pensar no trabalho. Mas o mais importante é o nosso objectivo, é a gente ir lá com o Gil Vicente e tentar ganhar o jogo».


Bruno Moraes relembra particularmente dois golos apontados com a camisola do Porto. Um ao Benfica e outro ao Hamburgo, a contar para a Liga dos Campeões:


«Tenho dois golos que foram importantes tanto para o Porto como para a minha carreira. Um foi contra o Benfica. No Estádio do Dragão os adeptos recordam bastante e ainda hoje me falam disso. Tive outro também importante na Liga dos Campeões quando o Porto foi jogar à Alemanha com o Hamburgo».

Trabalhar com José Mourinho é um dos destaques que Bruno Moraes seleciona da sua passagem pela invicta: «Com todos os treinadores a gente acaba sempre por aprender alguma coisa e no Porto eu tive oportunidade de trabalhar com o José Mourinho, o que foi muito bom para mim. Mas também com o Couceiro e com o próprio Jesualdo acabei por aprender algumas coisas».


«Espero fazer o maior número possível de golos»


Agora do outro lado da barricada Bruno Moraes encara com otimismo o confronto com os Dragões: «A expectativa é boa, começamos bem o campeonato, temos uma equipa competitiva, e como já demonstramos na Liga podemos fazer grandes jogos, e nestes jogos contra essas equipas grandes podemos ganhar e disputar o jogo».


O avançado não esconde a vontade de marcar ao Porto. O jogador marcou à Académica e procura o segundo golo com a camisola Gilista:


«Espero marcar novamente este fim-de-semana. Em todo o jogo que um avançado entra é com a intenção de marcar quando tiver oportunidade, tentando fazer o melhor. Nesse jogo não vai ser diferente e se eu tiver oportunidade de marcar com a camisa do Gil Vicente vou ficar feliz».


Bruno Moraes tem como objectivo jogar com regularidade e fazer o maior número possível de golos com a camisola do Gil Vicente. O jogador acredita que está no clube certo: «O meu objectivo pessoal é fazer o maior número de jogos e o maior número possível de golos. Estou num clube que me quer proporcionar isso, e os próximos jogos serão importantes para nós.» 

in "maisfutebol.iol.pt"

Paulo Fonseca: "O importante é aquilo que podemos e devemos fazer"


Na antevisão da recepção ao Gil Vicente, marcada para este sábado, às 20h15, a contar para a 4.ª jornada da Liga, Paulo Fonseca desvaloriza a vantagem construída até ao momento e espera um jogo difícil frente a uma equipa que chega ao Dragão com a moral em alta.

“O Gil Vicente é a surpresa do campeonato. Venceu dois jogos e o que perdeu foi na Luz, nos descontos, pelo que estamos à espera de dificuldades diante de um adversário moralizado e que está a realizar uma excelente campanha”, começou por afirmar o técnico do líder isolado da Liga.

No entender de Paulo Fonseca, os compromissos internacionais em que estiveram envolvidos os jogadores do FC Porto não terão efeito no rendimento da equipa. “Dentro de todos os condicionalismos, tenho a certeza que os jogadores estarão preparados e que a equipa dará uma excelente resposta”.

Ao fim de três jornadas, o FC Porto já segue isolado na liderança. Nada que provoque euforias desmedidas no reino do Dragão. “Não valorizámos a vantagem que temos. O campeonato ainda agora começou e falta muito para terminar. A nossa obrigação é tentar vencer todos os jogos e os jogadores percebem isso. Mais importante do que aquilo que os outros podem fazer, é aquilo que nós podemos e devemos fazer”.

A exigência elevada que caracteriza o FC Porto, suportada pelo apoio fervoroso e incondicional dos seus adeptos, não permite qualquer tipo de descuido. “Temos uma obrigação de não relaxar e de fazer o nosso trabalho bem feito. Os nossos adeptos têm sido incansáveis e temos de dar tudo para retribuir o carinho que eles nos dão”.


in "fcp.pt "

TO NEVES: "Seremos uma equipa mais forte"


No arranque da nova época, cujos treinos se iniciaram na semana passada, o treinador Tó Neves perspectiva os meses que se seguem e acredita que a manutenção do plantel será benéfica. Numa união de ideias com o treinador, Reinaldo Ventura e Edo Bosch sublinham a ambição azul e branca em mais uma temporada recheada de vitórias e títulos, com início oficial a 19 de Outubro, data da Supertaça.

Tó Neves (treinador)
"As ambições são as de sempre, as de quem representa um clube como o nosso. Decidimos que manter este plantel seria a melhor opção e acredito que seremos uma equipa mais forte, que vai voltar a lutar por todas as competições. Respeitamos os nossos adversários e sabemos que não competimos sozinhos, mas jogamos sempre para ganhar, seja qual for o opositor."

Reinaldo Ventura (avançado)
"A Liga Europeia continua a ser um sonho e uma ambição. Acredito que os erros do passado serão lições para o futuro e tenho a certeza de que estaremos melhor na época que se avizinha. Temos um grupo fabuloso, que estará ainda mais entrosado, pelo que não tenho dúvidas de que teremos um rendimento ainda melhor."

Edo Bosch (guarda-redes)
"No FC Porto, o nosso trabalho é ganhar. Todos os anos temos vários títulos para conquistar e este não irá fugir à regra. Está na essência deste clube. Manter este plantel é uma óptima decisão. As outras equipas podem reforçar-se, mas nós estamos felizes com o que temos e é com estas armas que vamos lutar por títulos."


in "fcp.pt"

"O nosso futebol já está mais próximo do que pretendo"


Nuno Capucho, treinador dos Sub19, fez esta quinta-feira a antevisão do jogo com o V. Guimarães, a disputar no sábado, pelas 17h. O técnico portista realçou as dificuldades que espera encontrar contra o emblema minhoto e acredita que o jogo de terça-feira, com o Áustria de Viena, às 10h de Portugal Continental (11h locais), não vai mexer com a cabeça dos jogadores.

O jovem técnico prevê um jogo difícil contra o V. Guimarães, mas acredita que a sua equipa vai conseguir reeditar as boas exibições dos últimos jogos: “O V. Guimarães costuma ser um adversário difícil, mas queremos manter a série invicta. É uma equipa que tem jogadores com qualidade e que vai tentar jogar no nosso erro, apostando em bolas nas nossas costas e subir em bloco. Estamos preparados para isso”.

Capucho aproveitou para elogiar a postura da sua equipa: “Nos últimos dois jogos, a nível de qualidade, o nosso futebol já está mais próximo do que pretendo. A equipa cria mais oportunidades, joga pelos corredores e pelo corredor central com a mesma qualidade, faz bastantes cruzamentos e remata de dentro e de fora da área. Falta-nos apenas mais agressividade no último terço do terreno, porque, mesmo em termos de criatividade, os jogadores sabem que aí podem fazer coisas diferentes e ser criativos”.

Quanto ao jogo de terça-feira, em que a sua equipa fará a estreia na UEFA Youth League, Capucho foi pragmático: “Um jogo é sempre um jogo, não tem a ver com o seguinte. É um facto que as cabeças começam a pensar em tudo ao mesmo tempo mas acredito que se começarem, neste ultimo grau de formação, a conseguir separar as águas, chegarão ao futebol profissional já com outra mentalidade”.


in "fcp.pt"

Sub17 goleiam Padroense em acerto de calendário


A equipa Sub17 do FC Porto recebeu e bateu esta quarta-feira o Padroense, por 4-1, em jogo em atraso da 3.ª jornada do Campeonato Nacional de Juniores B, no qual os azuis e brancos já venciam por 2-0 ao intervalo.

Generoso (33m), José Nuno (38m), Ruben Neves (43m) e Bruno Costa (51m) foram os marcadores de serviço nos Dragões, que seguem agora na segunda posição da Série B com nove pontos somados, menos um que o líder Rio Ave.

O FC Porto alinhou com Nico; Fernando, Sandro, Varejão e David; Ruben Neves (cap.), João Cardoso e Generoso; Bruno Costa (José Pedro, 57m), Luís Mata (Mesquita, 50m) e José Nuno (Paulo Alves, 40m).


in "fcp.pt"

"Vai ser um jogo de grau de dificuldade acrescida"


O treinador do FC Porto B, Luís Castro, fez esta quarta-feira a antevisão da partida com o Moreirense de sexta-feira, às 18h, a contar para a 6.ª jornada da Segunda Liga e a disputar no Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia. Num jogo que se afigura como dos mais difíceis do início da época, o técnico quer uma equipa "solidária, determinada e ambiciosa" para este regresso a casa.

Depois da vitória fora de casa com o Desportivo das Aves, na jornada anterior, o FC Porto B recebe um candidato à subida de divisão e que na época passada militava no escalão principal do futebol português. Assim, Luís Castro espera uma partida complicada: "Vai ser um jogo de grau de dificuldade acrescida, porque o Moreirense joga para a subida de divisão e assume-se como tal. Há um conjunto de qualidades associadas no nosso adversário – plantel, treinador, estrutura – que advém já da Liga", referiu.

Uma equipa de muito valor, mas que não altera a forma de encarar o jogo dos Dragões: "Vamos abordar o jogo de uma forma séria e dedicada, como sempre fizemos, aliando também a qualidade de plantel que temos à disposição. Quando se junta uma equipa adversária de valor a estes ingredientes, adicionando também uma boa exibição da equipa de arbitragem, certamente estamos prontos para um bom jogo de futebol” O adversário, esse, impõe respeito: “O nosso adversário é uma equipa que quer ganhar tanto como nós, que tem qualidade para estar nos lugares cimeiros e que está no primeiro lugar, empatada connosco. Isto constitui um conjunto de desafios agregados ao próprio jogo e que vão ser difíceis de ultrapassar", comentou.

O que não é, de todo, limitativo em relação aos objectivos da equipa do FC Porto B: "Acredito que as duas equipas vão respeitar-se, mas jogar sem medos uma da outra; sou da opinião de que vai ser um jogo muito aberto. Vamos procurar vencer, esperando praticar os predicados que nos vêem caracterizando de equipa solidária, determinada e ambiciosa. A nossa maior alegria, enquanto equipa técnica, é ver os jogadores satisfeitos pelo que fazem e os sócios e adeptos do FC Porto satisfeitos pelo que nós fazemos dentro de campo. Caso tenhamos essa noção após o jogo de sexta-feira, teremos a missão cumprida por parte de todos", completou.

in "fcp.pt"

Danny "FC Porto é uma equipa fortíssima"

Danny, que ganhou o prémio para o melhor jogador da Rússia no mês de agosto, está à espera de grandes dificuldades na Champions...
 
O internacional português comentou, em declarações ao site do Zenit, o grupo na Liga dos Campeões, no qual terá de lutar por um dos dois primeiros lugares com o FC Porto, Atlético de Madrid e Áustria da Viena.

"Vai ser uma Liga dos Campeões bastante difícil, com adversários bastante fortes, sendo que todos têm hipóteses de seguir em frente. O Atlético Madrid tem uma excelente equipa, com grandes nomes e jogam num campeonato muito forte. E o FC Porto é o FC Porto. São sempre uma equipa fortíssima, que vence títulos e que chega às fases adiantadas das competições europeias quase todos os anos", referiu.

Danny foi ainda questionado sobre a Seleção Nacional e se os colegas de equipa russos do Zenit tinham comentado o facto de estarem à frente de Portugal no grupo de apuramento para o Mundial 2014.

"Não, não disseram nada. Claro que estão contentes, porque estão no primeiro lugar do grupo e só dependem deles. Nós também dependemos deles, mesmo se Portugal vencer os dois jogos ainda precisamos que eles percam pontos. Mas o futebol é assim, as coisas decidem-se dentro do campo e a Rússia tem sido mais forte e está de parabéns por isso", disse.

in "ojogo.pt"

Licá viu o Gil na Luz e... não gostou

Depois de ter participado nos últimos sete minutos do jogo com o Brasil, o avançado centra as atenções no regresso ao campeonato

Depois de se ter estreado pela Seleção Nacional, Licá já antevê o regresso ao Olival para começar a preparar a receção ao Gil Vicente, agendado para o Estádio do Dragão.

"Agora é chegar lá e trabalhar para o jogo de sábado. Vai ser uma partida difícil, até porque o Gil Vicente tem uma boa equipa, mas acredito que podemos ganhar se estivermos na máxima força", afirmou o avançado, em declarações a O JOGO.

Licá sustentou ainda a convicção de que o jogo com o Gil Vicente será complicado, face à exibição que a equipa de Barcelos arrancou na Luz, onde só perdeu devido a dois golos sofridos já nos descontos. "Vi esse jogo e por isso é que digo que será muito difícil", acrescentou.
 
 in "fcp.pt"