sexta-feira, 26 de outubro de 2012

"QUEREMOS MANTER-NOS NA FRENTE NA CHAMPIONS E NO CAMPEONATO"

Vítor Pereira teve, esta sexta-feira, uma conversa franca com os jornalistas, na conferência de imprensa de antevisão da deslocação ao Estoril (domingo, 20h15). O técnico abordou a possível estratégia do adversário e as dificuldades provocadas pelo calendário, mas a ideia forte foi outra: o FC Porto não quer abdicar do raro estatuto de liderar o grupo da Champions e a Liga portuguesa.

Que comentário lhe merece o jogo 1000 do presidente Pinto da Costa?
Mais do que o jogo 1000, importa falar de um presidente com muitas conquistas acumuladas. Se fosse o jogo 1000 sem conquistas, este número não teria valor. É uma marca que apraz registar.

Que tipo de jogo espera no Estoril?
A ideia que tenho de equipas como Estoril, Rio Ave e Gil Vicente ilustra aquilo que são as qualidades do treinador português e das equipas portuguesas de média qualidade. São formações com treinadores astutos na forma como abordam o jogo: defendem bem, de forma organizada, com muita entreajuda quando defrontam equipas de nível superior. A qualidade das acções ofensivas centra-se no momento da transição: algumas têm jogadores que exploram melhor esses momentos e que têm mais critério quando recuperam a bola. Para além disso, aproveitam os lances de bola parada. São argumentos válidos para conquistar pontos, porque quem for demagógico e não os apresentar geralmente não sobrevive. Refiro-me ao Rio Ave e Gil Vicente porque foram equipas que nos retiraram pontos com esses argumentos.
As nossas armas são a agressividade defensiva e ofensiva e o controle dos momentos de perda de bola. É importante saber controlar a profundidade, imprimir um ritmo forte na circulação de bola e criar situações de ruptura, um contra um e tabelas. São essas situações que nos permitem entrar nestas defesas compactas. Não é com um jogo lento e denunciado que se consegue desestruturar e encontrar situações de penetração em equipas que se organizam da forma como o Estoril se deve apresentar. O campo do Estoril também não é como o do Dragão e isso cria algumas dificuldades.

Não há o perigo da equipa procurar o controlo depois do 1-0 e depois sofrer com isso?
Todos temos consciência, como equipa, de que para vencer adversários como o Estoril, em sua casa, temos de estar ao nosso melhor nível. Muitas vezes, somos nós que subentendemos a gestão e o controlo; não admitimos que o adversário nos obrigou a jogar assim. A gestão e o controlo podem não ser demérito da nossa equipa e sim mérito do adversário. Noutras situações, baixar o ritmo permite ao adversário chegar sempre a tempo no fecho dos espaços, interceptar bolas que não deveria e ganhar confiança em determinados momentos. Foi isso que aconteceu com Gil Vicente e Rio Ave.

É ingrato trabalhar numa grande equipa durante a paragem das selecções?
Posso fazer-vos um retrato: trabalhamos com seis, sete ou oito jogadores e com alguns atletas da nossa equipa B. Os espaços reduzem-se. O ritmo que uma competição exigente nos dá é muito diferente, apesar de treinarmos com intensidade e competitividade. Os factores motivacionais também caem, porque há algum relaxamento. Nas selecções, aqueles que jogam mantêm algum ritmo, mas num contexto diferente. Depois, há aqueles que vão, não jogam e fazem dois ou três treinos, com a intensidade que se exige, durante duas semanas e meia. Não é fácil "cair" na Liga dos Campeões e manter o mesmo nível que vínhamos a demonstrar, durante 90 minutos.

É preciso repensar os calendários?
Sinceramente, julgo que sim.

O que tem sido mais agradável na equipa esta época, em comparação com o ano passado?
Tenho sentido uma equipa do ponto de vista afectivo mais ligada e uma receptividade ao trabalho ainda maior. Tudo isso contribui para nos mantermos no lote estrito de equipas que comandam os seus grupos na Liga dos Campeões mas também os respectivos campeonatos. Comandar na Champions sem comandar no campeonato não nos deixaria satisfeitos. Vamos procurar mantermo-nos assim.

Para além dos problemas das selecções e dos calendários, o actual estado do relvado do Dragão também prejudica a equipa?
A empresa que trata do nosso relvado é a melhor que já tive oportunidade de observar, mas tenho que admitir que no ano passado tínhamos um relvado de altíssimo nível e este ano há dificuldades. Para um jogo rápido, de qualidade e com mau tempo, não é uma situação fácil. Face ao tipo de dificuldades que os adversários nos colocam no Dragão, seria preferível ter uma relva rápida e consistente. Neste momento ainda não é possível, mas acredito que no futuro isso ainda vai acontecer.

O que o desagradou tanto no jogo da Taça frente ao Santa Eulália?
Não estou a fugir do jogo da Taça. Vou, com todo o gosto, abordar o tema quando voltarmos à Taça, até para sublinhar o mérito do Santa Eulália.

A opinião que tinha sobre o Jackson tem sido excedida pela positiva?
É preferível colocar-vos a questão, porque já o observava há muito tempo. Estão surpreendidos? O que veio ele acrescentar ao nosso jogo? Eu mantenho a mesma opinião sobre ele e já lá vão dois anos desde que o conheço.


in "fcp.pt"

FC Porto 8. na tabela da historia da Liga dos Campeões


A vitória no jogo frente ao Dínamo Kiev deu ao FC Porto o 8. lugar na tabela da historia da Liga dos Campeões.

O azuis e brancos são a equipa portuguesa com mais pontos na Champions, o FC Porto chega mesmo a ter mais pontos do que todos os outros clubes portugueses juntos e é ainda a única equipa a entrar no Top 10 europeu que não faz parte dos principias campeonatos de futebol.

Com as 17 participações dos campeões nacionais na Liga Milionária , neste novo formato de grupos que arrancou na temporada de 1992/93, o FC porto consumou 135 jogos (só seis clubes tem mais jogos), que resultam num total de 153 pontos.

Sendo assim graças as estas vitórias todas, a equipa azul e branca passa a ser o oitavo classificado a nível europeu, ficando mesmo á frente da Juventus.

A nível nacional a superioridade da equipa do FC porto é tão grande, que consegue somar mais pontos do que todas as outras equipas portuguesas juntas que já participaram na Liga dos Campeões (Benfica, Sporting, Boavista e SC Braga).

O somatório do histórico de cada uma destas equipas dá as mesmas presenças que o FC Porto (17) tem na liga milionária, contudo os campeões nacionais contam com 56 vitórias, enquanto que as restantes equipas somam 36 e em relação aos pontos o FC Porto tem 153 contra 101 das outras equipas nacionais.

Este é um registo impressionaste da equipa do FC Porto, já que em relação a outras grandes equipas do futebol europeu o seu orçamento é mais reduzido.
Contudo poderemos voltar a ler nas notícias de futebol que a equipa do FC Porto subiu no ranking da Champions, já que na edição deste ano da Liga dos Campeões, os pupilos de Vítor Pereira estão a conseguir grandes resultados de futebol, três vitorias em três jogos, com nove pontos conquistados e lideres isolados do Grupo A.


Cubillas: "Ronaldo merece ganhar a Bola de Ouro"

Considerado o melhor jogador peruano de sempre e um dos melhores da América do Sul, o antigo futebolista que passou pelo FC Porto junta-se aos apoiantes de Cristiano Ronaldo

Teófilo Cubillas, o lendário '10' peruano, e antigo futebolista do FC Porto entre 1974 e 1976, considera que o português Cristiano Ronaldo merece ganhar a Bola de Ouro, prémio atribuído ao melhor jogador do mundo pela FIFA.

"Por tudo o que fez Cristiano Ronaldo, merece ganhar", adiantou aquele que é considerado o melhor futebolista peruano de todos os tempos, assim como o melhor marcador da seleção peruana.

Integrado na lista dos 50 melhores jogadores do século XX, conta com a vitória na Copa América de 1975, onde foi eleito o melhor jogador, numa altura em que atuava igualmente no meio campo dos dragões. O peruano, agora com 63 anos, realça: "O Cristiano Ronaldo tem ganho com a sua equipa e tem um grande rival como é o Barcelona. Porém, ele aparece nos momentos decisivos, penso que mercece ganhar esse prémio".

Cubillas é o oitavo goleador na história dos mundiais e é o centro-campista que mais golos fez num mundial, ultrapassando Cruyff, Zico, Zidane, Maradona, Platini, entre outos. O peruano destaca-se também pelo desportivismo, uma vez que nunca foi expulso de uma partida.

in "dn.pt"

Matador em série

Jackson quer avolumar sequência de jogos a marcar

Ultrapassado que está o objetivo de estrear-se a marcar na Liga dos Campeões, Jackson Martínez já vislumbra novos desafios e um deles passa por manter a série de jogos consecutivos a faturar no campeonato. O internacional colombiano vem a festejar golos seus desde a 2.ª jornada da Liga, ou seja, há cinco rondas seguidas, e caso marque ao Estoril, no domingo, igualará a marca obtida por Derlei, em 2003/04 (6 jogos a marcar). Falcão e Hulk, as mais recentes referências atacantes dos dragões, já estão para trás do Cha Cha Cha neste particular.

Motivado pelo seu primeiro bis ao serviço do FC Porto, conseguido contra o Dínamo Kiev, o reforço colombiano tem agora oportunidade de conseguir mais um feito digno de registo naquela que está a ser a sua primeira experiência no futebol doVelho Continente. Ultrapassar o campeão europeu Derlei, a marcar em jornadas consecutivas do campeonato, é o desafio que se apresenta pela frente, podendo depois sonhar ainda mais alto, atacando o recorde do novo milénio, que continua a ser de Pena. Em 2000/01, também na sua primeira época de dragão ao peito, este brasileiro faturou de forma consecutiva em nove jornadas da Liga, entre a 3.ª e a 11.ª. Conseguirá Jackson igualar ou superar esse feito?

in "record.pt"

Porto Canal vai acompanhar Dragões de Ouro a par e passo


Na próxima segunda-feira, realiza-se no Coliseu do Porto a gala dos Dragões de Ouro referentes à época 2011/12. O Porto Canal vai acompanhar o evento a par e passo, com uma emissão especial e em directo de três horas, que vai para o ar a partir das 21h.

A gala, que se realiza no Coliseu do Porto pelo segundo ano consecutivo, vai também incluir uma homenagem aos plantéis campeões da época passada e terá Júlio Magalhães como anfitrião. A acompanhá-lo, na condução da emissão, estarão várias figuras do canal: Ricardo Couto, Maria Cerqueira Gomes, Tiago Girão, Carla Ascenção e Paulo Miguel Castro.

O evento arranca às 22h e tem a duração prevista de 1h30, mas entre as 21h e as 22h o Porto Canal vai projectar a gala. Entre as 23h30 e as 0h, será feito o rescaldo.

A lista de premiados dos Dragões de Ouro 2011/12 é:

Dirigente do ano: Dr. Paulo Nunes de Almeida
Funcionário do ano: Fernando Bandeirinha
Carreira: Cecília Matos
Técnico do ano: Vítor Pereira (futebol)
Atleta do ano: Hulk (futebol)
Futebolista do ano: Maicon
Atleta de alta competição do ano: Wilson Davyes (andebol)
Atleta amador do ano: Rui Manuel Costa (bilhar)
Revelação do ano: Gilberto Duarte (andebol)
Atleta jovem do ano: Tiago Ferreira (futebol)
Sócio/adepto do ano: Eng.º António Manuel Leitão Borges
Projecto do ano: FC Porto B
Recordação: Costa Soares


in "fcp.pt"

Sócios aprovam contas do FC Porto


Os associados do FC Porto aprovaram por unanimidade na noite desta quinta-feira o Relatório e Contas relativo ao exercício 2011/12, que fechou com um resultado de 10,099 milhões de euros negativos.

Para este prejuízo contribuíram de forma decisiva os resultados das sociedades participadas, que penalizaram o clube em 11,667 milhões de euros. Não fosse o desempenho negativo das participadas e o clube teria apresentado um lucro de 1,568 milhões de euros.

O Activo do clube é de 102,2 milhões de euros, enquanto o Passivo atinge os 38,6 milhões, o que garante Capitais Próprios acima dos 63 milhões de euros.

in "fcp.pt"

Libertad tenta segurar Caballero

O clube paraguaio deverá avançar com uma proposta milionária para manter o avançado que vem sendo apontado ao FC Porto.
 
A revelação é de Carlos Guggiari, vice-presidente do Libertad: Mauro Caballero receberá uma "proposta milionária" para se manter no clube paraguaio, evitando assim a sua saída para o FC Porto.

O jovem avançado paraguaio, apontado como uma das futuras estrelas do futebol sul-americano, vem sendo apontado como reforço dos dragões já em janeiro, altura em que reabre o mercado de transferências.

Recorde-se que Mauro Caballero terá praticamente tudo acertado com o FC Porto. O pai do avançado do Libertad, com o mesmo nome, terá estado no Porto para acordar os termos de um contrato de cinco anos com os dirigentes azuis e brancos. "O pai viajou autorizado por nós com uma procuração para representar o filho no processo negocial com o FC Porto e acertar o contrato que sabemos ser de cinco anos", afirmou, na passada semana, Carlos Guggiari, vice-presidente do Libertad.

in "ojogo.pt"

João Moutinho "Primeiro o Estoril, depois Kiev"

O FC Porto deixou-se empatar pelo Dínamo de Kiev duas vezes, mas à terceira selou mais uma vitória. O médio fala de força mental. 
 
João Moutinho sublinhou a força mental do FC Porto de forma a explicar a vitória contra o Dínamo de Kiev, depois de ter consentido o empate em duas ocasiões. "Recuperar é um sinal de que estamos bem psicologicamente. A equipa demonstrou isso em todos os jogos até aqui e continua a mostrar que quer continuar a ganhar. É para isso que trabalhamos todos os dias", sublinhou, no final da partida.

Agora, o médio quer virar rapidamente a página e concentrar-se exclusivamente no campeonato. A viagem à Ucrânia é assunto proibido. "O próximo jogo com o Dínamo é decisivo? O próximo é decisivo, mas para o campeonato, contra o Estoril. Queremos ganhar. É um jogo importante para manter a liderança. Depois pensaremos no Dínamo de Kiev", concluiu.

in "ojogo.pt"