sábado, 3 de dezembro de 2011

FC Porto goleia Valongo

DECACAMPEÃO MANTÉM LIDERANÇA



O FC Porto foi até Valongo golear a equipa anfitriã por 8-1, em jogo da 7.ª jornada do Campeonato Nacional da 1.ª Divisão de hóquei em patins. Os decampeões asseguram assim mais uma ronda na liderança da prova, independemente dos resultados de Benfica e Física, que também jogam este sábado.
Reinaldo Ventura, com três golos, foi uma das figuras da partida, com Pedro Gil e Gonçalo Suissas a apontarem dois cada, ao passo que Filipe Santos marcou por uma vez. Nuno Rodrigues fez o tento de honra do Valongo, que ao intervalo já perdia por 4-0.
Confira aqui todos os resultados e classificação do Campeonato Nacional de hóquei em patins.
in "record.pt"

Moncho quer ver mais "apostas nos jovens"

O FC Porto, que voltou ao primeiro lugar depois de vencer o Lusitânia, em jogo em atraso, inicia amanhã um longo périplo fora de casa, até dia 28 de Janeiro. Os campeões vão a Guimarães, onde o treinador Moncho López, apesar dos problemas que o adversário atravessa, acredita ir encontrar "um clube com grandes valores e que, independentemente dos problemas, os mantém; além disso, tem um grandíssimo treinador e enorme motivador".
"Provavelmente é uma equipa que acusa os problemas financeiros globais e que tem mais dificuldades para ser competitivo como era habitual, mas pode surpreender", diz Moncho López sobre a fraca carreira do adversário, que acha circunstancial, pois analisa a Liga de forma positiva e até destaca o promovido Barcelos, "que anda a criar dificuldades com o plantel que vinha da Proliga". "Os plantéis são de forma geral compridos, mas as equipas utilizam menos jogadores por opção técnica e não apostam tanto nos jovens. Uma equipa ganha qualidade quando utiliza perto de oito, nove jogadores", alertou, reconhecendo depois que "o nosso orçamento e o do Benfica permite ter plantéis compridos com mais qualidade..."

in "ojogo.pt"

A batalha dos eclécticos

Se pensa que o eclectismo é uma "mania" própria dos clubes portugueses, quando muito da Península Ibérica, aqui atendendo ao exemplo do campeoníssimo Barcelona, poderoso no futebol, andebol, basquetebol, hóquei em patins, futsal e muitas outras modalidades, o Estrela Vermelha de Belgrado, adversário do FC Porto na terceira eliminatória da Taça EHF de andebol, demonstra o contrário.
O maior clube da Sérvia, que também já o era no tempo da Jugoslávia, tem 26 modalidades em actividade, muitas em ambos os sexos, somando cerca de 495 títulos desde a sua fundação, em 1945, logo após o final da II Grande Guerra Mundial.
"Isso é muito típico daquela zona; praticamente não há só clubes de futebol, quase todos os clubes têm várias modalidades e o Estrela Vermelha é o maior exemplo", disse, a O JOGO, Vladimir Zelenovic, ex-jogador do ABC e Sporting, entre outros, tendo sido formado nas escolas de andebol do Estrela Vermelha, onde ganhou uma Taça numa equipa então treinada por Ljubomir Obradovic, actual técnico do FC Porto.
E o Estrela Vermelha, tal como o FC Porto, que é o actual campeão de futebol, andebol (tri), basquetebol e hóquei em patins (deca), tem muitas secções ganhadoras, como comprova o facto de ser campeão europeu e mundial de futebol (1991), ter 25 campeonatos nacionais e 22 Taças de futebol e nove campeonatos e quatro Taças de andebol, aqui para referir apenas a modalidade que hoje vai opor os dois grandes clubes.

Três golos para recuperar

O FC Porto vai começar o jogo desta tarde a perder por três. Depois de ter saído da capital sérvia derrotada por 28-25, a equipa azul e branca tem a oportunidade de dar a volta à eliminatória no Dragão Caixa.
Continuará sem os pontas titulares, Ricardo Moreira e Dario Andrade, mas terá o apoio de um pavilhão no qual não perde desde Setembro de 2009.

W. Davyes

"Não percam, é grande jogo"

Wilson Davyes, regressado há pouco à competição, depois de curar uma lesão na mão, pede o apoio dos adeptos no Dragão Caixa para o jogo desta tarde. "Espero que tenham a consciência de que têm a oportunidade de assistir a um grande jogo. Para nós, os adeptos são o oitavo jogador; é importante contar com o apoio deles."

in "ojogo.pt"

B. Alves: "Lembrem-se de mim por aquilo que fiz"

O Zenit fechou-se a sete chaves no Algarve para preparar a visita ao Dragão, mas O JOGO teve acesso ao Hotel Cascade para falar em exclusivo com Bruno Alves. Só não houve autorização para tirar fotografias. O antigo capitão do FC Porto antecipou as emoções que prevê viver no regresso ao Dragão, onde espera ser bem recebido, e pediu desculpa por ter de desejar que os dragões fiquem pelo caminho na Liga dos Campeões. É que, antes de ser portista, Bruno Alves é profissional e agora defende as cores do Zenit...

Nesta altura, o Zenit e o FC Porto não deviam estar a discutir apenas o primeiro lugar do grupo, em vez do apuramento?
São coisas do futebol. O favoritismo tem de ser mostrado dentro do campo, e não com palavras. Teoricamente eram as equipas mais fortes, mas têm de lutar pela vaga que falta e, da minha parte, espero que o Zenit se qualifique, porque sou profissional e defendo as cores do Zenit; sem esquecer, claro, que o FC Porto ocupou uma parte especial da minha vida.

De que lado está a pressão?
Das duas equipas; nós precisamos de nos qualificar, e o FC Porto também. Vai ser um jogo extremamente competitivo entre duas equipas com muita qualidade dentro do campo.

O Zenit venceu o primeiro jogo. É favorito?
São duas equipas fortes, e é muito difícil apontar um favorito. Claro que o FC Porto joga em casa, mas o Zenit está num momento muito bom, com várias vitórias para o campeonato, e acreditamos que podemos ganhar também no Dragão. Dificilmente o Zenit vai jogar para empatar, porque desde que estou nesta equipa que ela joga sempre para ganhar; não sabe jogar doutra forma. Por isso vai ser um jogo muito interessante de se seguir.

Falou do momento do Zenit. O FC Porto passou por uma fase oscilante, mas venceu os dois últimos jogos, com o Shakhtar e o Braga, e parece ter dado um pontapé na crise.
Que análise faz da sua antiga equipa?
Saiu um jogador importante na equipa [Falcao], mudou-se a estrutura técnica, e não existem temporadas iguais. É muito difícil repetir os momentos, e o FC Porto é um clube que quer sempre mais. Vem de uma temporada excelente, com uma grande qualidade de jogo e muitos êxitos e, quando se muda alguma coisa, é sempre difícil recomeçar. Concordei com a escolha deste treinador, porque ele já conhecia a estrutura e os jogadores. Era mais fácil, estando ali, pegar ele na equipa do que trazer outro treinador e mudar imensas coisas. É preciso darem tempo ao treinador para implementar as suas rotinas, mas já se sabe que, no futebol, quem dita as leis são os resultados. Acredito que o FC Porto, depois destas duas vitórias, está mais consistente, melhor. Vem de uma eliminação da Taça, mas é característico o FC Porto dar a volta por cima em momentos menos bons, e aqueles jogadores que lá estão sabem muito bem o que fazer.

Há por isso razões para o Zenit estar preocupado?
[risos] Sei que estão a tentar dar a volta, mas espero que não a completem neste jogo, para bem do Zenit, que agora é a minha equipa - e tenho de defender o meu lado.

Falhou o jogo na Rússia, adiando o reencontro com o FC Porto. Está expectante?
Espero que as pessoas se lembrem de mim pelo que fiz pela equipa, pela entrega que tive, e não pela minha saída. Achei que era o momento certo e, e ao fim e ao cabo, até ajudei o clube, com a minha venda, a continuar a ter sucesso. Gostava de ser bem recebido e tenho a certeza de que vai ser uma grande experiência para mim.

Alguma aposta com um antigo companheiro?
[risos] Por acaso, já há algum tempo que não falo com ninguém. Costumava conversar com Helton e com Hulk, são pessoas com que me dava muito bem. Aliás, sempre tive uma boa relação com todos. Tive a oportunidade de ir ao balneário do FC Porto no final do jogo em São Petersburgo e esse foi um grande momento.

Sugeriu-se que o Bruno viu o vermelho com o APOEL de propósito, para não jogar contra a antiga equipa…
Isso é ridículo. Quem me conhece sabe que isso era impossível. Além de levar a minha profissão muito a sério, esse era um jogo em que queria muito participar, porque são estas experiências no futebol que ficam para a vida. Era extremamente importante para mim ter estado nesse jogo.

O Deco disse recentemente que o FC Porto era o clube do seu coração. Pode dizer o mesmo?
Claro que sim. Passei momentos incríveis no FC Porto e devo-lhe muito. Tudo o que consegui até hoje deve-se ao tempo em que joguei naquele clube. Criei muitos laços de amizade com a Direcção, com o "staff", com os jogadores e com o público.



"Helton conhece o balneário e tem a mística do dragão"

Há falta de mística no balneário do FC Porto? Bruno Alves está a milhares de quilómetros de distância, mas, mesmo assim, é capaz de garantir que não - e aponta dois exemplos. Diz que é por causa do momento mais oscilante da equipa que essas questões se levantam.

Desde que o Bruno Alves saiu, o FC Porto ficou sem uma referência no balneário, sem ninguém da formação. Está a perder a mística?
Não acredito que tenha deixado de haver mística. Helton tem bastante tempo no clube, conhece muito bem o balneário e a casa; tem a mística do dragão. Até o próprio Rolando conhece muito bem a estrutura e pode ter esse papel. Com o tempo aparecem outras referências com o mesmo carisma das que já saíram. No ano passado, ninguém questionou isso por causa dos resultados.

Mas havia o Pedro Emanuel na estrutura…
Mas, na equipa técnica, é uma coisa, e ter jogadores com carisma é outra. Depende sempre do momento da equipa. Quando não há resultados, questiona-se tudo para se perceber o que mudar. Mas o FC Porto tem seguido no bom caminho.

"Ninguém gosta de ser mal recebido"

A subida de produção do Sporting leva Bruno Alves a perspectivar um campeonato decidido na recta final, com três fortes candidatos, os três grandes. Ainda assim, continua a considerar a sua antiga equipa favorita nesta corrida. O central viu o dérbi de Lisboa e diz que, na Rússia, não há "jaulas" para os adeptos adversários. "O futebol português vive destas polémicas", atirou.

Que análise faz ao campeonato português?
Está mais equilibrado, até pelo que o Sporting está a fazer, tem sido regular e competitivo. O Benfica mantém-se ao mesmo nível, enquanto o FC Porto continua a ser o primeiro, tem-se aguentado bem no campeonato; o único percalço para já foi a eliminação na Taça de Portugal. Vai ser uma época animada até ao fim, sem dúvida.

Considera o FC Porto favorito ao título?
Sim. Tem demonstrado regularidade no campeonato, vai ter jogos difíceis em breve, mas penso que vai conseguir voltar a ser campeão.

Imagino que tenha visto o clássico Benfica-Sporting. Na Rússia, também há "jaulas" para os adeptos adversários?
Vi o jogo. Na Rússia, não há redes nos sectores dos visitantes. É difícil julgar essa decisão. Claro que ninguém gosta de ser mal recebido em casa dos outros, pelo contrário. Os adeptos do Sporting não gostaram e demonstraram-no, mas nem sempre da melhor forma. O futebol português vive um pouco destas polémicas, mas o que conta mesmo é o que se passa dentro do campo e, aí, o Benfica venceu.

"Pode ser que tenha de procurar outra solução para a minha carreira"

Para já, Bruno Alves diz que o interesse da Juventus é apenas um rumor de mercado, mas não fecha a porta a uma mudança de ares. Pelo contrário. Relegado para a condição de suplente nos últimos dois jogos por mera opção de Luciano Spalletti, o central vai querer saber se o clube conta com ele para o futuro. Caso contrário, vai procurar uma solução fora da Rússia.

Continua a pensar que mudar-se para o Zenit foi a melhor decisão?
Sim. Foi o clube que me deu as melhores condições e que conseguiu chegar às exigências do FC Porto. Sempre me senti bem aqui, e as pessoas têm-me ajudado ao máximo.

Este jogo no Dragão poderá ser o último que faz pelo Zenit?
Não sei… No futebol, tudo pode acontecer. Não estive nos últimos dois jogos por opção do treinador e, como todos os jogadores, gosto de jogar. Tenho de respeitar o meu contrato com o Zenit, mas pode ser que tenha de procurar uma outra solução para a minha carreira se continuar a não jogar. Vamos ver. Não estou com pressa e sinto-me feliz no Zenit, mas quero jogar.

Com a paragem do campeonato russo, esta pode ser a altura ideal para sair…
Sim, mas primeiro tenho de saber se o Zenit conta comigo daqui para a frente.

Tem-se falado muito da Juventus.
Isso são especulações, que podem ou não concretizar-se.

Opinião sobre os centrais portistas em discurso directo


Rolando
Já quando eu estava lá, demonstrava uma enorme qualidade. Tem assumido o papel de líder dentro do campo e tem grandes qualidades para a posição. Além disso, é uma excelente pessoa e tem tudo para ser um dos melhores centrais do mundo.

Otamendi
Tive a oportunidade de acompanhar as suas exibições na época passada, e ele esteve excelente. Adaptou-se muito bem e rápido ao FC Porto e o clube deu-lhe todas as condições para praticar um bom futebol. Estamos a falar de um internacional argentino que se vai afirmar de certeza no panorama mundial.

Mangala
É um bom central, está a procurar o espaço dele. Vi estes jogos em que ele foi titular e pareceu-me num bom momento. O futuro passa por ele

Maicon
É um excelente defesa com grande margem de progressão. Na época passada foi intercalando com Otamendi e agora terá perdido um pouco do espaço, mas no futebol tudo muda de repente. Certo é que, em termos de centrais, o FC Porto está muito bem servido.

in "ojogo.pt"

Melhor defesa volta às contas

Ainda ligeiramente condicionado, Mangala voltou ontem ao treino com os restantes colegas, num sinal claro de que a sua condição está cada vez melhor e bem próxima da total disponibilidade, a tempo de ser opção para o jogo com o Zenit, da próxima terça-feira. Isto não significa que o francês seja sequer convocado, até porque nesta fase foi ultrapassado por Otamendi e até Maicon, que tem jogado a lateral-direito e somou créditos junto de Vítor Pereira. Mas a notícia da recuperação quase total do francês não deixa de ser uma agradável novidade para o treinador, que depois de Iturbe viu a enfermaria perder outro cliente e passa a somar 22 activos operacionais no plantel.
Além disso, e mesmo que chame o francês apenas para o banco de suplentes, o grupo volta a poder contar com aquele que tem sido o defesa-central mais eficaz de todo o plantel. Mangala disputou seis jogos - todos na totalidade - e só uma vez sofreu golos: dois na visita ao APOEL. De resto, total imbatibilidade e segurança a toda a prova, mesmo com a sombra do teórico titular Otamendi a pairar sobre si.
Mangala cedeu o lugar ao argentino em Coimbra para que na Taça de Portugal o plantel pudesse rodar. Seguiu-se uma paragem por lesão e Otamendi aproveitou para mostrar serviço, ganhar e voltar a fixar-se. Mangala terá de aguardar por nova chance e pode recorrer aos números para tentar convencer Vítor Pereira. Em seis jogos, sofreu apenas dois golos, numa média (0,33 por jogo) muito inferior à de qualquer outro dos parceiros do eixo. Maicon, o menos utilizado dos quatro, sofre um golo por partida. Rolando tem média de 1,06 e Otamendi de 1,25. Como ontem já referimos, a melhor dupla é Mangala/Rolando.

Maicon recusa devolver a direita

A questão em torno da escolha reacende-se agora que Fucile e Sapunaru já estão a treinar a 100% há mais de uma semana. Sem a desculpa da falta de forma física, Vítor Pereira tem de optar entre o reafirmar da aposta em Maicon ou o regresso à fórmula com um lateral de raiz na direita. O brasileiro teve algumas dificuldades nos dois primeiros jogos nesse lugar, mas melhorou bastante nos seguintes, ao ponto de ter sido elogiado pela oposição que fez a Willian (Shakhtar) e Paulo César (Braga). Cada vez mais rotinado na função, Maicon recusa entregar o lugar de mão beijada e bate-se a fundo por ele. Vítor Pereira estará inclinado em valorizar esse esforço e, claro, em não mexer em equipa que ganha.

in "ojogo.pt"

Couceiro: «FC Porto ao seu nível é favorito a passar»

ANTEVÊ DUELO EQUILIBRADO ONDE O DESGASTE PODERÁ INFLUENCIAR



Teve pela frente o Zenit, no último domingo, para o campeonato, e perdeu por 2-1, em São Petersburgo. José Couceiro, o português que treina o Lokomotiv Moscovo, não tem dúvidas de que o adversário do FC Porto é “a melhor equipa russa da atualidade”. São muitos os elogios à formação onde alinham os compatriotas Bruno Alves e Danny, mas na Invicta mora alguém com mais argumentos para seguir em frente.
“O Zenit é uma equipa de top, mas se o FCPorto jogar ao seu nível habitual, é favorito a passar aos oitavos-de-final. Será um jogo muito complicado; no entanto, acredito que, alinhando em casa, o FC Porto parte com natural favoritismo”, apontou o treinador, de 49 anos, aRecord, lembrando, porém, que não poderá haver excesso de confiança: “A experiência do primeiro jogo diz que de um momento para o outro tudo se pode alterar. Até à altura da expulsão havia um empate e depois modificou-se de forma radical. Agora estamos perante uma final.”
in "record.pt"

Batalha milionária na Liga dos Campeões

TRIUNFO VALE MAIS DO QUE PRESENÇA NOS OITAVOS



O sucesso desportivo conseguido pelo FCPorto na última edição da Liga Europa não teve repercussões equivalentes na saúde financeira da SAD.
A Liga dos Campeões é que continua a ser a galinha dos ovos de ouro e a receita dela proveniente costuma ser a segunda mais representativa nas contas da SAD, logo a seguir às transferências de jogadores. Isto para dizer que o jogo com o Zenit, marcado para 3.ª feira, vale muito mais do que a simples presença nos oitavos-de-final. Em caso de vitória, os dragões não só seguem em frente na principal competição europeia de clubes, como também amealham de imediato qualquer coisa como 3,8 milhões de euros – 800 mil euros pela vitória e 3 milhões pela presença nos “oitavos”.
Num cenário de triunfo sobre a equipa onde sobressaem os portugueses Bruno Alves e Danny, o clube campeão nacional atingiria a fase seguinte da competição já com 15 milhões de euros assegurados, valor no qual não estão contabilizadas as receitas provenientes das bilheteiras e dos direitos televisivos, uma vez que esses valores só são oficialmente revelados pela UEFA bem mais lá para a frente.
in "record.pt"

Histórico frente a equipas russas é positivo

Há boas razões para os adeptos portistas acreditarem num final feliz na sua participação deste ano na fase de grupos da Liga dos Campeões. 

O embate decisivo é terça-feira no Estádio do Dragão, o que acrecenta motivação e confiança aos dragões, sabendo-se antecipadamente que só a vitória interessa para os azuis e brancos permanecerem na principal prova europeia de clubes. 

Caso contrário, serão relegados para a Liga Europa, o que no actual contexto, em que os campeões nacionais dependem de si próprios, é dispensável.

O Zenit não é uma equipa qualquer, deu que fazer ao FC Porto no jogo de São Petersburgo, mas Vítor Pereira encontrará alguns dados históricos que podem fazer acentuar o optimismo na equipa. 

De facto, em nove jogos realizados frente a equipas russas nas competições europeias, os dragões possuem neste momento um registo muito positivo, com seis vitórias e apenas dois empates, cedidos ambos no Dragão e frente ao CSKA Moscovo, em 2004 e 2006, sendo a excepção negativa a derrota de Setembro em São Petersburgo.


in "abola.pt"

Éder na agenda dos Dragões

O FC Porto está a ponderar seriamente a possibilidade de investir na aquisição de Éder. O jovem avançado da Académica destacou-se no início desta época, ao marcar quatro golos que fizeram despertar a cobiça de alguns clubes estrangeiros, mas segundo A BOLA apurou os dragões já se posicionaram no sentido de tentarem garantir esta aquisição, na perspectiva de ser um investimento de baixo risco.
Éder termina contrato com os estudantes dentro de seis meses, mantendo-se a ideia que a Académica pretende vender os seus direitos desportivos na janela de transferências de Janeiro.

No entanto, o jogador tem rejeitado todas as ofertas e abordagens que recebeu, uma delas recentemente e muito aliciante em termos desportivos e financeiros, o que dá a entender aos responsáveis da Briosa que o seu goleador poderá estar já comprometido com um clube. 

E dentro dessas possibilidades coloca-se, obviamente, o FC Porto, habitualmente atento ao mercado e exímio a pescar as esperanças que vão aparecendo no futebol português e internacional.~


in "abola.pt"