segunda-feira, 26 de agosto de 2013

Deco anuncia fim de carreira devido a problemas musculares

O jogador, que completará terça-feira 36 anos, representava atualmente o Fluminense, do Rio de Janeiro, onde conquistou dois títulos do Brasil


O médio Deco, campeão pelo FC Porto, Barcelona, Chelsea e Fluminense e 75 vezes internacional pela seleção de Portugal, anunciou hoje o fim da carreira de futebolista devido a problemas musculares.

O jogador, que completará terça-feira 36 anos, representava atualmente o Fluminense, do Rio de Janeiro, onde conquistou dois títulos do Brasil.

"É com muita tristeza e pesar que comunico o fim de minha carreira como atleta profissional. Gostaria muito de continuar até o final deste Brasileirão e ajudar a colocar a equipa novamente na Libertadores, mas não estou a conseguir. Fisicamente poderia jogar, mas os meus músculos não suportam mais ", considerou o jogador, já levava 17 anos como futebolista profissional, num comunicado divulgado pela sua assessoria de imprensa.


*Este artigo foi escrito ao abrigo do novo acordo ortográfico aplicado pela agência Lusa

in "ionline.pt"

Deco: 11 títulos no FC Porto, 23 no total


Foi com a camisola azul e branca que o médio conquistou quase metade dos troféus. A passagem pela Europa rendeu 20 títulos.
O número de títulos de Deco são a marca óbvia de uma carreira repleta de sucessos, sendo de destacar, por exemplo, o facto de ter conquistado a Liga dos Campeões por dois clubes diferentes, o FC Porto e o Barcelona.

No total, são 23 títulos, com 11 deles conquistados com a camisola do FC Porto, de onde saiu para o Barcelona onde acabaria por somar cinco títulos. Quatro títulos no Chelsea e três pelo Fluminense completam o quadro.

Pela seleção de Portugal disputou dois Mundiais e dos Europeus em sete anos. Perdeu a final do Euro'2004, por exemplo. Vestiu a camisola da seleção em 75 ocasiões, o que na altura lhe valeu um lugar entre os 10 jogadores com mais internacionalizações.

in "ojogo.pt"


Mostra lá, Licá! (3x0)

Passeio do tricampeão FC Porto na primeira exibição caseira da época. Os dragões bateram o Marítimo por 3x0, este domingo, na 2ª jornada da Liga portuguesa e o reforço Licá tratou de marcar posição junto dos adeptos azuis e brancos com uma exibição de nota «10» na primeira parte.
E tudo Licá levou…
Chegou do Estoril com boa cotação mas longe de figurar no imaginário dos adeptos portistas como uma peça a encaixar no «onze» de Paulo Fonseca, mas Licá tem provado ser o reforço em maior evidência e a exibição assinada esta noite frente ao Marítimo corrobora essa constatação.
Dois golos que conduziram o FC Porto a um triunfo tranquilo, assente num futebol sólido e de grande intensidade. Dois golos com o cunho do extremo português de 24 anos, que aos 27 minutos inventou uma jogada soberba para assistir Jackson Martínez; o colombiano fez o mais fácil, ao empurrar a bola para o 1x0.
De criador a finalizador, Licá aumentou a supremacia portista em golos aos 37 minutos, aparecendo na pequena área com velocidade e determinação para completar o cruzamento rasteiro de Danilo. Golo justo para o futebol do FC Porto e justíssimo para a produção de Licá no relvado do Dragão.
Licá assistiu Jackson para o primeiro golo e marcou o segundo ©Catarina Morais
Antes dos dois golos fabricados pelo ex-Estoril, domínio do FC Porto que ameaçara o golo em duas ocasiões. Primeiro porJosué, que aos 12 minutos atirou ao lado após José Sá ter falhado a interceção na baliza do Marítimo, depois por Danilo, aos 16 minutos, com o guardião dos insulares desta vez a reagir por instinto e a adiar o primeiro golo dos dragões.
Josué acabou com a história
Se da primeira parte transitava a ideia de um FC Porto seguro rumo aos três pontos, o arranque do segundo tempo tratou de o confirmar. Aos 49 minutos, Otamendi é derrubado por Danilo Pereira no limite da área madeirense; entre dúvidas sobre o local da falta, Jorge Ferreira decidiu-se pela grande penalidade que Josué transformou sem problemas para o 3x0.
Tudo o resto foi festa nas bancadas do Dragão e gestão do jogo no relvado. Com o golo de Josuéo Marítimo perdeu a pouca confiança que porventura ainda lhe sobrava e nunca foi capaz de chegar com perigo à baliza de Helton, um entre os 41 mil adeptos no Dragão.
Serviu a entrada de Juan Quintero, aos 66 minutos, para uma das grandes ovações da tarde na cidade do Porto; primeiro para Josué, o homem substituído depois de nova exibição de qualidade, e para o colombiano que prometeu coisas boas na primeira jornada em Setúbal, onde marcou.
Esta noite esteve bem aos 76 minutos ao conduzir a bola da zona exterior para uma posição frontal e a rematar para uma defesa a dois tempos de José Sá. Aos 85' voltou a repetir a jogada e atirou ao lado.
Contas finais. O FC Porto soma seis pontos após duas jornadas, com seis golos marcados e um sofrido. O Marítimo não foi capaz de repetir a proeza da primeira jornada, onde bateu o Benfica, e queda-se pelos três pontos que tinha à entrada para a ronada dois da Liga portuguesa.

in "zerozero.pt"

SUB 17 PERDEM EM VILA DO CONDE


A equipa de Sub 17 do FC Porto perdeu na manhã deste domingo por 1-2 com o Rio Ave, em Vila do Conde, em jogo da segunda jornada da primeira fase do campeonato nacional.

Com esta derrota, o FC Porto caiu para a segunda posição, a três pontos do líder, que é precisamente o Rio Ave.

Na próxima jornada, marcada para domingo, 1 de Setembro, o FC Porto recebe o Padroense.


in "fcp.pt"

ZÉ MANEL "Licá vai dar o salto para um grande da Europa"

Zé Manel acredita que o FC Porto representa apenas mais uma etapa até o jogador chegar a um grande emblema do futebol europeu.

Frente ao Marítimo, Licá marcou o segundo golo da sua conta pessoal em três jogos oficiais pelo FC Porto. O primeiro tinha sido na final da Supertaça, frente ao Vitória de Guimarães, em Aveiro.
Aos 24 anos, Licá agarrou o lugar na equipa de Paulo Fonseca. E quem jogou ao lado do avançado antevia grande futuro ao jogador, como é o caso de Zé Manel. O antigo extremo de Paços de Ferreira, Boavista, Sporting de Braga e Leixões jogou com Licá no Trofense há três épocas. Em entrevista a Bola Branca, o jogador diz que "não é surpresa": "Conheço-o bem. Tem muita velocidade. É um jogador fantástico. Sabia que chegaria a um grande e acredito que no futuro ainda saltará para um clube melhor."
Zé Manel considera que Licá tem qualidade para dar o salto para um grande emblema europeu, bem como para ganhar o seu espaço na selecção nacional: "Tem qualidade acima da média e, mais tarde ou mais cedo, Paulo bento acabará por convocá-lo."
O ex-companheiro do portista tem 38 anos e alinha no Caçadores das Taipas do Pro-Nacional da Associação de Futebol de Braga. O experiente extremo representou ao longo da carreira equipas como o Paços de Ferreira, Boavista, Braga, Leixões e Trofense.

in "rr.pt"

Barcelona e Man. United em missão de observação no Dragão


O Barcelona, clube ao qual já foi associado interesse em Mangala foi um dos clubes que enviou um observador ao Dragão, para assistir ao jogo entre o FC Porto e o Marítimo. 

Também os ingleses Manchester Utd, Everton e Brighton se fizeram representar, bem como Elche e Levante, ambos de Espanha, os polacos do Wisla Cracóvia, Montpellier (França), a Federação Belga de Futebol.

De Portugal a registar V. Guimarães, Belenenses, Penafiel, Olhanense. 


in "abola.pt"

Licá: «Treinador tem apostado em mim»

VOLTOU A JUSTIFICAR COM GOLO E ASSISTÊNCIA

Depois do brilharete na Supertaça, Licá continua a encher as medidas dos adeptos do FC Porto. O extremo contratado ao Estoril esteve em excelente plano frente ao Marítimo (3-0), com um golo e uma assistência, e destacou a importância de Paulo Fonseca no seu desempenho

"O míster tem apostado em mim e tento retribuir", referiu à "Sport TV", frisando que este avanço inicial sobre o Benfica nada significa: "O campeonato começou agora e vamos jogo a jogo."

Confrontado com os números do seu desempenho, Licá desvalorizou-os: "O que me deu mais gozo foi mesmo a vitória. No FC Porto o objetivo passa sempre por ganhar e isso faz-nos trabalhar mais."

in "record.pt"

Licá já tem direito a música

Na época passada, a melhor de Licá no primeiro escalão português, o avançado fez seis golos em 35 partidas. Esta época já leva dois em três jogos.
O avançado, contratado ao Estoril, dificilmente podia ter desejado um início mais prometedor nos campeões nacionais e, ontem, depois de ter apontado o segundo golo da partida do Dragão, até teve direito a ouvir uma música personalizada cantada pelos adeptos, que voltaria a ouvir depois, no momento da substituição. 

Aliás, o ex-estorilista foi mesmo aplaudido de pé. Na época passada, a melhor de Licá no primeiro escalão português, o avançado tinha feito seis golos em 35 partidas, 30 das quais para na Primeira Liga. Agora, em três jogos oficiais pelo FC Porto, já leva dois. E mais: no final, convidados a escolherem o melhor em campo, os adeptos não hesitaram e votaram nele.

in "ojogo.pt"

Dois egípcios à experiência no FC Porto


Figuras da CAN de sub-20, vítimas da discreta passagem do Egito pelo Mundial da Turquia, Saleh Gomaa e Ahmed Refaat estão a um passo de tentar, uma vez mais, a sua sorte no futebol europeu.

Os dois jogadores do ENPPI vão treinar à experiência no FC Porto. "Recebemos uma proposta do FC Porto", afirmou o presidente do clube egípcio, dando conta de que os jogadores deverão viajar para Portugal no início de setembro.



Os dois jogadores já cumpriram etapas semelhantes em outros clubes europeus, casos do Anderlecht e Sevilha.


in "ojogo.pt"

Génova quer Iturbe por empréstimo

O argentino voltou a jogar pelo FC Porto no campeonato, o que não sucedia desde setembro do ano passado. Por agora é notícia em Itália.


Primeiro o Inter, depois o Verona e agora o Génova. Em poucos dias abriu-se a porta da Série A para o argentino do FC Porto.

A saída de esquerdino, por empréstimo, volta a ser uma forte hipótese - a época passada acabou emprestado ao River Plate -, surgindo esta segunda-feira um novo clube alegadamente interessado. Segundo o site italiano calciomercato, o Génova, que começou a época da Série A a perder com o Inter, terá contactado com o FC Porto com vista à aquisição, por empréstimo, de Iturbe.


in "ojogo.pt"

FC Porto-Benfica: a rivalidade no Twitter

A ultrapassagem do FC Porto ao Benfica, ainda que possa ser anulada a qualquer momento, aconteceu precisamente durante o jogo com o Marítimo.
O FC Porto tornou-se no domingo no clube português com mais seguidores do Twitter. A ultrapassagem ao Benfica, ainda que possa ser anulada a qualquer momento, aconteceu precisamente durante o jogo com o Marítimo e, nos primeiros segundos do dia de hoje, situava-se em apenas 23 seguidores. 

O FC Porto entrou nesta segunda-feira com 119 624 seguidores, enquanto o Benfica tinha 119 601. Ao final desta manhã, a vantagem aumentara, ainda que pouco: os portistas contabilizam 119 695 seguidores, contra os 199 659 dos encarnados, clube português com mais "adeptos" na outra rede social de sucesso, o Facebook.

in "ojogo.pt"

Mangala com lesão muscular

O defesa-central vai ser avaliado no regresso ao trabalho. O francês apresentou queixas a meio da primeira parte, mas acabaria por jogar até ao intervalo.


Mangala tem uma "suspeita de lesão muscular" que, no caso de se confirmar, o vai afastar dos próximos jogos do FC Porto. 

O internacional francês foi substituído ao intervalo do jogo com Marítimo, já depois de se ter queixado de dores a meio da primeira parte; no estádio, o problema começou por passar despercebido, uma vez que Mangala continuou a ganhar os duelos individuais com Derley, e a dúvida manteve-se mesmo até ao início da segunda parte, mesmo que Maicon tenha iniciado os exercícios de aquecimento pouco depois do segundo golo dos portistas. 


in "ojogo.pt"

Paulo Fonseca: «F.C. Porto hoje não deu hipóteses»


Paulo Fonseca, treinador do F.C. Porto, em declarações na sala de imprensa, no final da vitória sobre o Marítimo por 3-0:


«Esperava um F.C. Porto muito forte e foi o que mostrámos. Tivemos uma intensidade alta na primeira parte, criámos várias situações de golo. Sabíamos que o Marítimo vinha tentar um jogo mais de espera, em que tivesse possibilidade de sair para o contra-ataque, mas o F.C. Porto hoje não deu hipóteses ao Maritimo. Pese a excelente equipa do Marítimo, não concedemos espaço nem hipóteses para sairem para o ataque.»


[Venceu equipa que bateu Benfica: dá para tirar ilações?] «Não quero fazer comparações. O F.C. Porto foi de qualidade, forte, determinado. O que aconteceu no Marítimo-Benfica não me diz respeito. Mas não é justo desvalorizar o que fizemos: o Marítimo não conseguiu fazer mais porque o F.C. Porto foi forte.»


[Sobre o estilo de jogo do F.C. Porto:] «Queremos continuar a evoluir, há muito espaço para o fazer. Há coisas em que podemos e devemos ser mais criteriosos. Se tivéssemos sido fortes nas decisões, podíamos ter conseguido um resultado com outros números. É algo que vamos melhorar.»


[Sobre o jogo de Josué e Licá:] «São dois jogadores que chegaram ao FC Porto, nos quais confiamos imenso. Deram uma excelente resposta. Todos estiveram a um bom nível. É gratificante perceber que os jogadores correspondem.»


[Sobre a estreia no Dragão:] «O sabor que fica é o da vitória. É uma sensação ótima, espero poder vivê-la sempre que jogar no Dragão. São as vitorias que nos alimentam e nos deixam satisfeitos e vamos persegui-las até ao final do campeonato.»

in "maisfutebol.iol.pt"



F.C. Porto-Marítimo: Licá foi o melhor para os adeptos

Extremo vai receber galardão na terça-feira


Licá, que fica ligado à história do jogo por ter marcado o segundo golo e ter assistido Jackson para o primeiro, foi eleito o melhor em campo pelos adeptos portistas. Esta é uma iniciativa que já vem do passado, na qual o Dragão é convidado a escolher o melhor jogador do F.C. Porto, a cada encontro que lá se realiza. 

O galardão será entregue ao extremo contratado ao Estoril na próxima terça-feira, antes do treino matinal, que está marcado para as 10 horas. 

Na segunda-feira não há treinos. Paulo Fonseca concedeu um dia de folga aos jogadores.

in "maisfutebol.iol.pt"

Herrera, Reyes e mais cinco chamados à equipa B


O treinador do FC Porto B, Luís Castro, convocou sete jogadores do plantel principal dos dragões para a receção ao Penafiel, marcada para as 18h, no Estádio de Pedroso, em jogo que encerra a 4ª jornada da II Liga.

Fucile, Herrera, Reyes, Kelvin, Ricardo, Tiago Rodrigues e Carlos Eduardo são os nomes cedidos pelo grupo comandado por Paulo Fonseca - que, depois da vitória sobre o Marítimo, goza folga nesta segunda-feira - para o jogo desta segunda-feira. 

O FC Porto B soma três triunfos, frente a Beira-Mar (3-2), Trofense (2-1) e Portimonense (1-0), sendo nesta altura segundo na classificação, atrás de Moreirense e em igualdade com o seu adversário desta tarde.

Lista completa de convocados: Kadú e André Caio (guarda-redes), André Silva, Carlos Eduardo, Fucile, Herrera, Ivo, Kelvin, Mikel, Pedro Moreira, Quiñonez, Rafa, Reyes, Ricardo, Tiago Ferreira e Tiago Rodrigues.


in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-Marítimo, 3-0 (crónica)


Segura e simples, virtuosa e impaciente. Aparição imaculada dos tricampeões, arrasadores em todos os itens do jogo, perante um adversário com pouco para oferecer ao jogo. Três golos e três pontos para o F.C. Porto, num capítulo acessível e de leitura light na história da Liga.


Pose de Estado, superior e autoritária, do primeiro ao derradeiro instante. Muita bola, muita circulação, entendimento irrepreensível neste inovador 4x2x3x1, já bem avançado, se pensarmos na fase precoce do novo ano futebolístico. 



O F.C. Porto foi tão sólido, aliás, que aparentou conhecer de trás para a frente a película exibida. 
Como se este argumento fosse já muito visto e gasto, como se este F.C. Porto antecipasse cena a cena e reconhecesse cada pedaço de diálogo. 



Como se soubesse, enfim, desde o início a forma como o filme ia acabar. 



Acabou com o artista em pose triunfante e a donzela, ladyvitória, nos braços. Primeiro Jackson, depois Licá, mais tarde Josué de penalty, encenaram o baile do triunfo, com o guião a ser respeitado através do rigor e da centelha dos grandes mestres. 



Ao Marítimo exigia-se mais, sim. Vinha moralizado pela vitória sobre o Benfica e esperançado em repetir o feito. É verdade que até entrou bem, organizado e coeso, mas rapidamente perdeu a fala e o equilíbrio. 



A máscara da segurança foi caindo, caindo, até deixar os insulares sem nada para mostrar e muito menos por esconder. O olhar de bad guy, provocador, esbarrou no poderio azul e branco. Pedro Martins queria homens de aço, frequentadores habituais de saloons, e só viu meninos bebedores de leite. 



O Oeste selvagem, à beira Douro plantado, demandava argumentos que este Marítimo não tem ou, pelo menos, não mostrou ter. A diferença foi grande, enorme, coincidente com o desnível no resultado. 



Entre as limitações de uns e as virtudes de outros se fez o andamento do jogo. 



Bem o Porto, comandado por um Licá incontrolável, a servir Jackson para o primeiro golo e a marcar ele próprio o segundo; bem o Porto, a fazer pressão altíssima, a aproximar Lucho das zonas do ponta-de-lança e a não passar por calafrios no processo defensivo. 



Há necessidade de ajustar peças, limar arestas e aperfeiçoar o sistema defendido por Paulo Fonseca, naturalmente, mas este F.C. Porto está bem e é já é um entusiasta pela cultura do golo e do espetáculo. 



O contexto favorável permitiu inventar, lançar Quintero e Iturbe, confirmar a riqueza deste plantel em contraponto com o da época passada. A intensidade foi baixando com o avançar dos minutos, mas ninguém deve ter levado a mal a descompressão. 



Nessa fase, de resto, em que as bancadas cantavam e os jogadores do F.C. Porto improvisavam, o Marítimo limitava-se a maquilhar o cadáver. Não tinha reação, não tinha vida, somente um punhado de dignidade.



Pouco, muito pouco, para um F.C. Porto que esteve sempre um passo à frente. Como se antecipasse cada momento da partida.


F.C. Porto-Marítimo, 3-0 (destaques)

Licá e Josué: o que é nacional é bom!


A figura: Licá


Batismo dourado no Dragão, depois do primeiro também de sonho, na Supertaça. Em Setúbal, Licá andou longe do diabo à solta que se viu em Aveiro, mas os adeptos portistas não precisaram esperar muito para o ver de novo inspirado. Inventou o golo que desbloqueou o jogo, aproveitando a passividade de Briguel e fez ele mesmo o segundo no mesmo estilo do que tinha feito frente ao V. Guimarães. Parece, por isso, um lance trabalhado: Licá vai fazer mais assim este ano. 



A desilusão: Marítimo



Sem chama, sem rasgo, muito permissivo na defesa, tenro no miolo e inoperante na frente. O Marítimo que veio ao Dragão foi uma sombra que passeou sobre o relvado. Mérito do F.C. Porto, também, que engoliu facilmente um onze que sentiu nas costas o peso de cada espinho cravado em forma de golo. 



O momento: Licá descobre o caminho



Minuto 27. Licá ainda não tinha aparecido no jogo, mas foi quando tirou o primeiro coelho da cartola que o ferrolho abriu. Antes já era F.C. Porto e depois continuou a ser. Mas foi naquele instante em que o extremo português deixou Briguel para trás e assistiu na perfeição Jackson que o Dragão respirou. O caminho estava encontrado. O resto era com os artistas.



Outros destaques



Josué



Há momentos que definem um jogador. O lance do segundo golo do F.C. Porto, iniciado por Josué, mostra na perfeição o que é este médio «repescado» em Paços de Ferreira. Josué recebeu no centro e o movimento natural seria entregar a Danilo lá na linha. Ainda por cima com pressão insistente de um adversário. Mas Josué viu mais à frente: aguentou a carga, conduziu a bola mais uns instantes, leu a entrada do lateral brasileiro e meteu a bola no espaço. O resto foi com os companheiros. Um pormenor apenas num jogo de muitos e com qualidade. Está a criar raízes no F.C. Porto. E estatudo, como atesta o segundo penalty convertido em dois jogos. Difícil vai ser tirá-lo do onze...



Jackson Martínez



Se a cabeça está fora do Dragão...não parece. Disputa cada bola como se fosse a última, luta como sempre o fez e continua com a classe do costume. Como naquele lance em que recebeu de costas para a baliza e, com o Estádio em suspenso, levantou a bola para tentar o golo de cabeça. Não deu. Mas também não tardou. No minuto seguinte aproveitou a arrancada de Licá para fazer o segundo na Liga e manter a média. Não conseguiu mais porque a segunda parte foi bem menos inspirada.



Danilo



Mais atrevido do que Alex Sandro esta noite. Antes de assistiu Licá para o segundo, num lance inteligente em que esperou o momento certo para soltar a bola, o brasileiro já tinha revelado apetência ofensiva. Como é habitual, de resto. Passada larga, poder físico e entrega total. Falta-lhe afinar apenas o cruzamento para ser, verdadeiramente, um lateral de topo na Europa. 



Fernando



O Fernando que começou a jogar no F.C. Porto não tinha lugar nesta equipa. Este, longe de ser a classe em pessoa, continua exímio a defender e já mostra muito mais quando é preciso atacar, um papel que Paulo Fonseca quer que o brasileiro desempenhe mais vezes este ano. Dois passes que deixaram Jackson na cara de José Sá mostram um Fernando diferente, para melhor. Se a concentração continuar no Dragão, pode crescer ainda mais.

in "maisfutebol.iol.pt"