quinta-feira, 18 de abril de 2013

Pinto da Costa: «Serei candidato»


Pinto da Costa é candidato a mais um mandato à frente dos destinos do FC Porto. O líder portista confirmou, esta quinta-feira, que irá continuar a gerir o emblema portista.
«Confirmo que serei candidato», afirmou Pinto da Costa, em declarações ao Porto Canal.
Após a reunião de direção que decorreu esta tarde, Pinto da Costa explicou ainda que os primeiros a saber teriam de ser os seus diretores.
«Os primeiros a ter conhecimento teriam de ser aqueles que, nos últimos três anos, trabalharam comigo para fazermos o melhor possível em prol do FC Porto», disse ao canal do clube.
O dirigente azul e branco, 75 anos, assumiu ainda que passou por uma bateria de exames para garantir a sua «disponibilidade» para continuar na 'cadeira do poder' no Dragão.
«Não estava disponível para continuar no lugar sem estar a 100 por cento, para poder dar tudo ao FC Porto sem por em risco a saúde», explicou.

in "zerozero.pt"

FC Porto recusa proposta do Zenit por Jackson

De acordo com o site russo "sports.ru", depois de Hulk, o clube de São Petersburgo está interessado em Jackson Martínez.


O Zenit continua atento ao mercado português. Depois de Hulk e Witsel, o clube tentou levar Jackson Martínez. Contudo, esbarrou na nega do FC Porto, segundo informa o site russo "sports.ru".

De acordo com a notícia publicada, reproduzida pelo portal especializado em transferências "tuttomercatoweb.com", um dirigente do Zenit esteve em Portugal para conversar com os portistas, mas não houve qualquer flexibilidade negocial. O Porto exige o pagamento dos 60 milhões de euros fixados na cláusula de rescisão do colombiano.

Jackson Martínez tem contrato com o FC Porto até Junho de 2016. É o melhor marcador do campeonato, com 23 golos.


in "rr.pt"

«A grande dúvida neste momento é saber como está a condição física de Liedson» - Celso Roth


Celso Roth, treinador brasileiro cujo nome tem sido associado ao Sporting, abordou a questão física de Liedson, avançado que tem sido pouco utilizado por Vítor Pereira no FC Porto. 

«Não sei como está o Liedson em termos físicos. Ele teve uma passagem pelo Corinthians e pelo Flamengo e falava-se muito da condição física dele e do joelho (esquerdo). Neste momento não sei o que pode estar a acontecer. Posso falar do Liedson anterior à vinda dele para o Brasil e esse é um jogador de qualidade excecional. Um futebolista de grande velocidade e veia goleadora. Neste momento a grande dúvida é saber se está na sua condição física normal», explicou o treinador aos microfones da Antena 1

Nos dragões desde janeiro o Levezinho foi utilizado em apenas três partidas na Liga e uma na Taça da Liga, num total de 51 minutos. 


in "abola.pt"

James: o milionário das redes sociais


Futebolista do FC Porto tem mais fãs e seguidores no Facebook e Twitter do que qualquer outro jogador da liga portuguesa.
James Rodríguez tem mais adeptos e seguidores no Facebook e no Twitter - as duas redes sociais mais importantes - do que o somatório dos restantes 19 jogadores com perfil social mais elevado na liga portuguesa. O internacional colombiano tem mais de um milhão de seguidores no Twitter e quase 807 mil fãs na página oficial no Facebook. James inaugurou a conta no Twitter há dois anos e desde então tem partilhado dezenas de comentários, mensagens e fotografias com um número crescente de seguidores, maioritariamente residentes na Colômbia. De acordo com as estatísticas oficiais, a conta de James ganha cerca de 12 mil novos seguidores por mês. O jogador do FC Porto é presentemente a terceira personalidade colombiana com maior número de seguidores no Twitter, apenas batido pela cantora Shakira e pelo ex-portista Radamel Falcao. No Facebook, James é presentemente o quinto futebolista mais popular na Colômbia, atrás de Falcao, Cristiano Ronaldo, Messi e Kaká. 

in "ojogo.pt"

Mangala: Manchester United, Milan e não só

Jornal inglês avança que os Red Devils estão na disposição de envolver Anderson num possível negócio para contratar o francês


Identificado por mil e um olheiros dos mais diversos clubes europeus, Mangala estará nos planos do Manchester United para a próxima temporada. Segundo o nem sempre credível Daily Star, os Red Devils consideram o francês do FC Porto um excelente substituto para Rio Ferdinand estarei na disposição de pagar aos dragões 25 milhões de euros para o ter.

Um dos triunfos que os ingleses estarão dispostos a utilizar para convencer o FC Porto a vender Mangala será Anderson. O brasileiro já foi várias vezes associado aos azuis e brancos, a maior parte das quais num eventual negócio que levaria James para Old Trafford, e agora seria a peça-chave para o United garantir o central.

Não se pense, contudo, que o Manchester United está sozinho na corrida pela contratação de Mangala. Muito pelo contrário. O mesmo tablóide garante que o Manchester City, o Milan e até o Tottenham, de André Villas-Boas, já colocaram os olhos no internacional jovem francês.

A alternativa ao portista para os Red Devils seria Garay, outro dos defesas bem referênciados pelo clube de Old Trafford.


in "ojogo.pt"

VITOR PEREIRA: "VAMOS DISCUTIR O TÍTULO ATÉ AO FIM"


Vítor Pereira antevê uma deslocação difícil a Moreira de Cónegos, mas diz que uma vitória aproxima a equipa do objectivo. Recuperar os quatro pontos de atraso e vencer o campeonato continua a ser o alvo do FC Porto.


Quais os pontos fortes do Moreirense?
Moreirense tem provado ao longo do campeonato que é uma equipa que sofre muitos poucos golos, muitos resultados pela margem mínima. É uma equipa que a jogar em casa, num campo com aquelas características é sempre complicado, não há equipa que vá a Moreira de Cónegos e não sinta dificuldades. Jogo difícil, mas que nos preparamos para vencer, porque vencer em Moreira de Cónegos aproxima-nos do nosso objectivo.

Das contas que faz, esta semana e a próxima poderão ser as mais decisivas do campeonato?
Nós temos de fazer o nosso trabalho, ganhar os jogos, chegar a Moreira de Cónegos e ganhar o jogo e depois temos de ir vendo jornada a jornada o que se vai passando. O que eu sinto é um ambiente de alguma ansiedade da entrega prematura do título e isso é que não estamos dispostos a aceitar, porque vamos discutir o título até ao fim. Sabemos bem o que queremos e percebemos bem este contexto que se vai criando, em que se põe uma equipa muito bem e outra muito mal. Nunca estivemos cá em cima e nunca estivemos cá em baixo. Depois de vinte e tal jornadas disputadas a diferença se cifra em quatro pontos, com o adversário directo a ter de vir jogar a nossa casa. Estamos aqui para discutir o título até ao fim.

Há falta de intensidade na equipa
Só quem não está neste mundo do futebol é que não consegue entender que o apelo à agressividade, ao rigor, à concentração não seja uma coisa habitual nesta fase do campeonato. FC Porto tem três derrotas com peso, saímos da Liga dos Campeões, em que jogamos quase 45 minutos em inferioridade numérica, perdemos em Braga para a Taça quando estávamos a ganhar 1-0, num acto de teatro o árbitro expulsa-nos um jogador. E agora, na Taça da Liga, tem de se dar o benefício da dúvida, em percebi claramente lá dentro o que tinha acontecido, mas reconheço que vendo as imagens há ângulos em que não se consegue ver. Três derrotas em que jogámos com um a menos, mas não ouço ninguém a reforçar isso. O que eu acredito é no trabalho da nossa equipa e na capacidade que temos para discutir o título e o vencermos. Estamos a quatro pontos do nosso adversário, eles vêm jogar a nossa casa, têm jogos difíceis, como nós, é acreditar no trabalho que andamos a fazer estes meses todos.

O nível exibicional não baixou bastante?
Não se consegue manter o nível exibicional permanentemente. Nem nós nem os outros, mas então porque é que não falam nos dos outros. São sempre grandes jogos? Eu não acredito nisso. Desde o início da época somos uma equipa de posse, há uma semana não permitimos que o Braga saísse uma ou duas vezes é isso que eu quero que tenham em consideração.

Sente-se injustiçado?
Tenho a sensação que a imprensa está mais preocupada com a minha situação do que eu próprio. Não há ninguém mais exigente do que eu, não preciso que me venham avaliar, porque eu faço a minha avaliação. Vou fazê-la no fim, o clube no fim vai fazer a sua avaliação e depois decidiremos em conformidade. Vejo é muita gente preocupada com a minha situação e não a entendo, estão mais preocupados do que eu.


in "fcp.pt"

Galatasaray oferece 44 milhões por Jackson Martínez


O Galatasaray está louco com o rendimento de Jackson Martínez e já fez saber ao FC Porto que está na disposição de oferecer 44 milhões de euros para ter na próxima época o avançado colombiano.

O empresário do jogador, que chegou esta temporada ao Dragão, está em Istambul, com o devido conhecimento do FC Porto, e já deu conhecimento ao emblema turco que a SAD portista não está na disposição de vender o ponta-de-lança por verbas inferiores a 60 milhões de euros. Ou seja, só se alguém cobrir a cláusula de rescisão é que Jorge Nuno Pinto da Costa aceita perder a verdadeira pérola que tem na frente de ataque.

Procurando um negócio mais atrativo, o Galatasaray ainda procurou oferecer um dos jogadores do atual plantel para que não fosse além do pagamento dos 44 milhões de euros, mas a verdade é que essa pretensão logo foi recusada pelos dragões, que deixaram claro que não estão interessados em qualquer atleta dos quadros do campeão da Turquia.

Mas na corrida a Jackson Martinez não está sozinho o Galatasaray. O Zenit São Petersburgo enviou também um emissário ao Porto para saber da possibilidade de poder contar com o colombiano, mas a resposta foi em tudo idêntica à que foi dada aos turcos: ou pagam a cláusula de rescisão, ou o negócio não se poderá fazer...


in "abola.pt"

Atsu para a vaga de Gareth Bale

INTERESSE REACENDE-SE FACE À PROVÁVEL SAÍDA


Reacendeu-se." Foi precisamente este o termo utilizado pelo jornal inglês “Daily Mirror” para noticiar a investida do Tottenham, atual clube de André Villas-Boas, na aquisição de Christian Atsu.

O ganês, de 21 anos, é um dos dois nomes que o treinador português tem debaixo de olho para suceder a Gareth Bale, principal estrela dos spurs, que dificilmente continuará em White Hart Lane em 2013/14 – o outro é o sul-coreano Son Heung-Min, do Hamburgo, da Alemanha. O apertar do cerco a Atsu vai ganhando forma na mesma medida em que se aproxima a janela de transferências do próximo verão, altura em que o FC Porto terá, previsivelmente, a derradeira oportunidade para conseguir alguma mais-valia financeira através da venda do passe do extremo-esquerdo. O contrato de Atsu com os azuis e brancos termina no final da próxima temporada, o que permitirá ao ganês comprometer-se com um novo emblema já em janeiro de 2014 – com contrato a iniciar só em julho desse ano – sem que os dragões sejam ressarcidos financeiramente pela sua saída.

Tal como Record noticiou em tempo oportuno, Christian Atsu já rejeitou uma proposta de renovação que lhe foi apresentada pela SAD, por esta querer subir a sua cláusula de rescisão dos atuais 10 milhões de euros para 30 milhões de euros. À altura, o extremo considerou que este aumento não se coadunava com o tempo de utilização que tinha pela equipa principal e reivindicou uma aposta declarada do clube nas suas capacidades. Como pouco ou nada mudou daí para cá, é pouco crível que Atsu venha a aceitar a renovação.

in "record.pt"

Víctor Fernández: «Não me deu tempo»


PROMETEU A PC QUE SERIA CAMPEÃO

Em entrevista a uma revista belga, Víctor Fernández falou da sua passagem pelo FC Porto e dos fatores que levaram à sua saída, revelando algumas conversas que teve com Pinto da Costa, no decorrer dessa época de 2004/05.

“Fui demitido numa altura em que a equipa estava na 3.ª posição do campeonato e quando já tínhamos vencido a Supertaça Nacional, a Taça Intercontinental e garantido a presença nos “oitavos” da Champions. O presidente disse-me que estávamos a perder muitos pontos em casa. Isso era verdade, mas eu disse para não se preocupar, que seríamos campeões. Ele não me deu tempo e demitiu-me”, contou o espanhol, prosseguindo com os episódios seguintes: “Poucos meses depois, Pinto da Costa ligou-me, admitiu que tinha errado e convidou-me para a festa dos seus 25 anos de mandato.” De resto, Fernández ainda considerou que a passagem pelo FC Porto “foi a experiência mais dura, injusta e, ao mesmo tempo, gratificante” da sua carreira. Por fim, concluiu: “O FC Porto é um dos dez clubes mais organizados do Mundo."
in "record.pt" 

Pai defende Jackson


O pai do avançado garante que Jackson se continua a sentir muito bem no Dragão e atribuiu a ausência de golos ao momento coletivo menos positivo
Seis jogos, 616 minutos de competição e mais de um mês sem marcar golos. Afinal, o que se passa com Jackson Martínez? Vítor Pereira entende que este é apenas um episódio esporádico que o goleador resolverá rapidamente, mas Orlando Martínez, pai do internacional colombiano, tem outra teoria. "Se calhar, ele não tem marcado porque a equipa não está a jogar da mesma forma. O futebol é um jogo coletivo e quando as bolas não chegam à frente, torna-se mais difícil para um avançado marcar golos. É o que está a acontecer com o FC Porto, que não está a conseguir criar tantas oportunidades como antes. O problema da seca de golos está na equipa", respondeu o pai do avançado, em conversa com O JOGO.

Apesar da fase menos boa a nível individual, Orlando Martínez garante que o filho se continua a sentir muito bem no Dragão. "Ele não se queixa de nenhum problema e diz que está bem no FC Porto. As coisas é que não estão a sair bem... Acredito que a equipa ainda vai a tempo de voltar a praticar o bom futebol que lhe permitiu marcar tantos golos", explicou.

in "ojogo.pt"

Manchester United entre James e Falcao?

Imprensa inglesa diz que os ingleses só avançarão para um deles neste verão. o "El Confidencial" avança que o portista também está a ser seguido por Atlético de Madrid, Nápoles, Chelsea e... Real Madrid


O Manchester United estará a deparar-se com um dilema antes de atacar o mercador de transferências: contratar James Rodríguez ao FC Porto ou Falcao ao Atlético de Madrid?

O mais certo nesta altura, de acordo com algumas notícias que circulam Inglaterra, é que o s Red Devils só contratarão um dos colombianos. James há muito que vem sendo seguido monotorizado pelos ingleses, mas a necessidade de garantir um ponta de lança da qualidade de Falcao, ainda por cima quando os rumores sobre a saída de Rooney são cada vez mais frequentes, estão a levá-los a ponderar.

Se o United optar por "El Tigre", então James passará a ser a grande prioridade do Atlético de Madrid, embora os "colchoneros" não sejam os únicos que o jornal "El Confidencial" coloca na lista de interessados no portista. Além destes, também Nápoles, Chelsea e Real Madrid estarão de olho em "El Bandido".


in "ojogo.pt"

JÚLIO MENDES "Ricardo e Tiago Rodrigues no FC Porto"

Presidente do Vitória de Guimarães confirmou que o extremo e o médio foram vendidos aos dragões


O presidente do Vitória de Guimarães, Júlio Mendes, confirmou esta quarta-feira a venda de Ricardo e Tiago Rodrigues ao FC Porto. "O Tiago Rodrigues o Ricardo Pereira assinaram contrato pelo FC Porto e serão jogadores do FC Porto a partir da próxima época", revelou o líder vitoriano.

Apesar da confirmação do negócio, Júlio Mendes preferiu não falar nos valores que envolveram o negócio nem a percentagem dos passes dos atletas que ainda ficaram na posse do clube. "São aspectos do foro interno do clube e da SAD, não só está em causa o valor financeiro da operação, há outros aspectos igualmente importantes, não posso estar a revelar o que é de foro interno", declarou.

Outros dos jogadores muitos cobiçados é Baldé. No entanto, o presidente vimaranense voltou a não abrir muito o jogo. "Há vários interessados no Baldé, temos que analisar com calma e logo veremos o que fazer", adiantou.


in "ojogo.pt"

PRESIDENTE DA COLÔMBIA RECEBE CAMISOLA DO FC PORTO


Juan Manuel Santos, presidente da Colômbia, recebeu na tarde desta quarta-feira, uma camisola do FC Porto, assinada pelos futebolistas James Rodriguez, Jackson Martínez e Quiñones.

Germán Santamaría Barragán, embaixador da Colômbia em Portugal, surpreendeu o presidente do país sul-americano com a oferta de uma camisola do nosso clube, levada por Rodrigo Sousa, da Unidade Internacional do FC Porto, e que integra a comitiva portuguesa na visita do presidente da República Cavaco Silva à Colômbia.

A popularidade do FC Porto na Colômbia não pára de crescer, como atestam os constantes acessos aos meios do FC Porto oriundos daquele país sul-americano. As prestações de futebolistas como James Rodríguez, Jackson Martínez e Quiñones contribuem para que os adeptos colombianos sigam atentamente a carreira do FC Porto.

O próprio Presidente da República Juan Manuel Santos fez questão, na manhã desta quarta-feira, de agradecer publicamente ao FC Porto, num discurso numa cerimónia com Cavaco Silva, em que destacou o contributo dos portistas para o crescimento de futebolistas como Falcao e Guarín.


in "fcpo.pt"

FREAMUNDE SURPREENDE JOVENS DA B

O FC Porto B foi batido esta quarta-feira por 0-2 pelo Freamunde, em jogo da 36.ª jornada da Segunda Liga, partida disputada no Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia.

Apesar de dominar, de ter tido mais posse de bola e mais tempo no ataque, o FC Porto B não conseguiu encontrar o caminho da baliza adversária e acabou surpreendido em dois ataques rápidos, ainda na primeira parte, que fizeram o resultado.

À passagem do 25.º minuto Diogo Ramos abriu o marcador, com Bock a servir Tengarrinha, este a cruzar para Diogo antecipar-se a Zé António e também surpreender Stefanovic, cabeceando para a baliza deserta.

Orlando ampliou pouco antes do intervalo, aos 42, aproveitando uma sobra na sequência de um canto para atirar a contar.

Na segunda parte o FC Porto ainda tentou remar contra a maré, mas o Freamunde soube fechar bem os caminhos da baliza e a jovem equipa do FC Porto não estava num dia bom e acabou por perder.


FICHA DE JOGO

FC Porto-Freamunde, 0-2
Segunda Liga portuguesa, 36.ª jornada
17 de Abril de 2013
Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia
Assistência: 239 espectadores.

Árbitro: Paulo Batista (Portalegre)

FC PORTO B: Stefanovic; Diogo Mateus, Anderson, Zé António, Victor Luís; Mikel, Sérgio Oliveira, Edú; Sebá, Dellatorre (Mauro Caballero 71´), Tozé (Fábio Martins 71´).
Não utilizados: Elói, David Bruno, Tiago Ferreira, Leandro Silva e Ricardinho
Treinador: Rui Gomes

FREAMUNDE: Tó Figueira, Zé Alberto, Orlando, Luís Pedro, Laranjeiro, Nana K., Barbosa (Babo, 82), Tengarrinha, Pedró (Brandão, 90), Bock e Diogo (Joel, 77).
Não utilizados: Peter Rusina, Tony, Lio e Coelho
Treinador: Jorge Regadas

Ao intervalo: 0-2
Marcadores: Diogo (25m) e Orlando (42m)
Cartões amarelos: Zé Alberto (21m), Victor Luís (37m), Sérgio Oliveira (50m), Nana K. (52m) e Tengarrinha (79m)


in "fcp.pt"