sexta-feira, 8 de outubro de 2010

Filipe Magalhães: «Jogo com o Valongo deu-me confiança»

Face à ausência de Edo Bosch, por castigo, Filipe Magalhães vai voltar a assumir a defesa das redes portistas no terreno do SC Tomar (segunda jornada do campeonato nacional, sábado, 18h00). O guarda-redes chama a atenção para o facto de os ribatejanos jogarem perante o seu público, em busca de um «brilharete» que seria histórico.

Prova de regularidade

«No primeiro jogo do campeonato, frente ao Valongo, demonstrámos o que realmente podemos e devemos fazer, ao conquistarmos uma vitória justa e incontestável. Estamos fortes, agora só temos de seguir o nosso caminho rumo ao ‘deca’, pensando sempre jogo a jogo. Este é um campeonato de regularidade, ou seja, não há playoffs nem uma segunda fase, pelo que qualquer perda de pontos poderá revelar-se decisiva no final da prova.»

Tomar galvanizado

«Temos de ter preocupação com os nossos rivais directos, mas apenas quando os defrontarmos, porque até lá teremos de vencer todos os outros adversários. O Tomar é uma equipa que subiu este ano à primeira divisão e que se galvaniza perante o seu público. Além do mais, o Tomar não tem nada a perder: se eles conseguirem um bom resultado será um brilharete, pelo que vão jogar sem pressão. Compete-nos entrar em campo bastante concentrados e conquistar três pontos importantes.»

Estreia positiva

«O nosso ritmo de treino é bastante elevado, o que faz com que todos os jogadores estejam prontos para dar o seu contributo, a qualquer altura. No meu caso, já tive um primeiro jogo frente ao Valongo, que me deu confiança. Às vezes é importante um primeiro contacto positivo, e foi isso que sucedeu. No sábado, quero repetir a exibição e vencer a partida, de forma a continuarmos a senda vitoriosa.»

Uruguai goleia Indonésia (1-7) com «portugueses» de início


O Uruguai não deu qualquer hipótese à frágil selecção da Indonésia, tendo vencido por 1-7 o jogo realizado esta sexta-feira em Jacarta.

Fucile, Alvaro Pereira e Cristián Rodríguez, todos do F.C. Porto, alinharam de início num desafio em que, curiosamente, a «celeste» até esteve a perder. Salossa, aos 18 minutos, colocou a Indonésia na frente do marcador.

Antes do intervalo, Cavani e Suárez, com um golo cada, deram a volta ao marcador e, no segundo tempo, os asiáticos acabaram por ser dizimados. Luis Suarez fez mais dois, tal como Cavani, completando ambos o «hat-trick». O outro tento pertenceu a Eguren.

O grande ausente do segundo jogo particular realizado pelo Uruguai no pós-Mundial foi Diego Forlán, do Atlético de Madrid. Na próxima terça-feira o adversário será a China.

in "maisfutebol.iol.pt"

FC Porto-Pandurii tem transmissão televisiva


Os dragões recebem este sábado o Pandurii, em jogo referente à segunda-mão da 2ª eliminatória da Taça EHF.

O FC Porto trouxe uma vantagem de três golos da Roménia e pretende neste segundo jogo, disputado no Dragão Caixa, confirmar a passagem à próxima eliminatória.

O encontro FC Porto – Pandurii decorrerá, este sábado, a partir das 15 horas e será transmitido na RTP2

in "sapodesporto.pt"

Triunfo em treino conjunto com os juniores

O FC Porto realizou, esta sexta-feira, um treino conjunto com os sub-19 azuis e brancos, tendo vencido, por 2-1, com golos de Otamendi e Sereno. Lupeta reduziu para os juniores.

Num ensaio com duas partes de 40 minutos, André Villas-Boas utilizou todos os jogadores disponíveis, incluindo Mariano Gonzalez, dado como apto pelo Departamento Médico.

Os Dragões dispõem agora de um fim-de-semana de folga, regressando ao trabalho na segunda-feira, s 16h00, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia (sessão aberta 15 minutos à comunicação social).
 
in "fcp.pt"

Comunicado da FC Porto – Futebol, SAD


Face à saída de Rui Moreira do programa Trio de Ataque, verificada na passada terça-feira, vem a Administração da FC Porto – Futebol, SAD informar o seguinte:

1 – O FC Porto não estranha este facto, tendo em conta os comportamentos recentes ali registados e as linhas editoriais da RTPN, que influenciam o teor do programa;

2 – Neste sentido, o FC Porto não apoiará qualquer sócio ou adepto que venha a ser enquadrado como representante do clube, nem lhe prestará qualquer tipo de informação, pelo que todas as suas posições serão sempre pessoais.

Porto, 8 de Outubro de 2010

O Conselho de Administração da FC Porto – Futebol, SAD

A dupla de ouro do ataque


Falcao e Hulk, a dupla do ataque do actual líder do campeonato português, foram distinguidos pela Direcção do FC Porto com a atribuição dos Dragões de Ouro para Atleta do Ano e Futebolista do Ano, respectivamente. Os dois avançados sucedem a Bruno Alves e Raul Meireles e vão receber os respectivos prémios na gala agendada para o dia 27 de Outubro, no Casino de Espinho.

Os prémios, recorde-se, são referentes à temporada 2009/10, a primeira de Falcao em Portugal. O colombiano marcou 25 golos no campeonato, ficando a apenas um do título de melhor artilheiro da prova, justificando mesmo assim a escolha como Atleta do Ano. Para Hulk, em contrapartida, a última época ficou marcada pelo castigo aplicado pela Comissão Disciplinar da Liga na sequência dos acontecimentos no túnel do Estádio da Luz aquando do Benfica-FC Porto que o manteve afastado dos relvados durante três meses. Uma punição que seria reduzida drasticamente pelo Conselho de Justiça da FPF, permitindo-lhe a participação nos últimos jogos da temporada. Recorde-se que desde o seu regresso à equipa, o FC Porto não voltou a perder, facto que terá justificado a sua escolha enquanto Futebolista do Ano.

Entre os restantes eleitos, destaque ainda para Rui Moreira, o presidente da Associação Comercial do Porto que recentemente abandonou o programa Trio de Ataque da RTP por desacordo com António-Pedro Vasconcelos, escolhido para receber o Dragão de Ouro para o Sócio do Ano. As modalidades amadoras do clube também estarão representadas na gala através dos campeões Hugo Laurentino (andebol) eleito Atleta de Alta Competição do Ano, Igneta Radevica (atletismo) escolhida como Atleta Amadora do Ano ou Henrique Magalhães (hóquei em patins) nomeado Atleta Revelação do Ano. Ljubomir Obradovic, treinador do andebol portista, foi eleito Técnico do Ano enquanto Alípio Jorge será distinguido com o Dragão de Ouro para Dirigente do Ano. A nadadora Marta Marinho (Atleta Revelação do Ano), o médico Nélson Puga (Quadro do Ano), o responsável pelo hóquei em patins André Lopes (Seccionista do Ano), Daniela Diogo (Funcionária do Ano), Helena Bastos (Dedicação do Ano) e D. Armindo Lopes Coelho a título póstumo (Recordação do Ano) encerram a lista de escolhidos para a edição deste ano dos Dragões de Ouro.

Ninguém vale tanto como ele

Hulk é o jogador mais valioso do campeonato. O brasileiro já marcou por seis vezes na prova - é o melhor marcador, com dois de diferença para Sougou, o segundo classificado -, fez duas assistências para golo e ainda participou directamente na construção de mais um. No total, o avançado está ligado a nove dos 11 golos que os portistas marcaram com ele em campo.

Hulk conseguiu estes números impressionantes em apenas seis jogos do campeonato, tendo falhado, até ao momento, a recepção ao Beira-Mar. Curiosamente, nessa partida referente à 2ª jornada, o FC Porto arrancou o melhor resultado da temporada (3-0 ao Beira-Mar). Mas há mais: Falcao também marcou os únicos golos do campeonato (dois) precisamente nesse encontro que Hulk esteve ausente por motivos pessoais. Dois pormenores que não invalidam a importância do brasileiro no excelente arranque de temporada do FC Porto.

Falcao, muito mais do que os (muitos) golos

Os 34 golos marcados em 43 jogos na época de 2009/10 valeram a Falcao o título de Atleta do Ano do FC Porto. O colombiano teve uma primeira temporada de grande nível em Portugal, tendo conquistado a admiração de todos, desde os adeptos até aos dirigentes do clube. Falcao tem revelado igualmente uma grande importância na estrutura da equipa, embora também seja considerado uma peça fundamental no balneário, razão pela qual já envergou, em algumas ocasiões, a braçadeira de capitão, apesar de ter pouco mais de um ano de clube. Este ano, Falcao arrancou menos pujante, apesar dos seis golos em 12 jogos.

in "ojogo.pt"

Noticias Breves

Trio uruguaio titular na Indonésia

Jorge Fucile, Álvaro Pereira e Cristian Rodríguez vão ser titulares no jogo particular de hoje entre o Uruguai e a Indonésia, que se realiza em Jacarta. Depois de uma longa viagem, o trio portista juntou-se à selecção sul-americana, que tem sentido dificuldades para realizar treinos em solo indonésio devido às chuvas torrenciais que estão a assolar aquela parte do Sudeste Asiático. Apesar de tudo, as informações disponíveis para já apontam no sentido da realização do jogo. E o seleccionador Óscar Tabárez vai apostar na titularidade de Rodríguez no regresso do portista à selecção. Se Fucile vai jogar, provavelmente, no lado esquerdo da defesa, Álvaro Pereira tem lugar reservado mais à frente.

Quanto a Falcao, o seleccionador Hernan Dario Gomez já disse que não vai ser titular no jogo que opõe, hoje, a Colômbia ao Equador, em Nova Iorque.

Grupo folga no fim-de-semana antes do plano para a taça

Já está definida a agenda de trabalho do FC Porto para os próximos dias: hoje, André Villas-Boas observa o plantel num jogo-treino com os sub-19, como já se referiu, e depois o plantel tem direito a folga dupla, que coincide com o fim-de-semana. O facto de o grupo estar substancialmente reduzido, por causa das selecções, justifica a opção.

Helton e Gomes visitam Dragon Force de Lisboa

O guarda-redes Helton e Fernando Gomes, ex-bibota de ouro, vão representar amanhã o FC Porto numa visita às instalações do Dragon Force em Lisboa. A filial abriu este ano e obedece ao mesmo espírito da casa-mãe, que funciona no Vitalis Park, na Constituição.

Hoje há jogo-treino com os sub-19

O plantel portista tem hoje marcado um jogo-treino com a equipa de sub-19. Realiza-se no Olival, pelas 10h30, mas à porta fechada. Já não é a primeira vez que André Villas-Boas requisita a equipa mais desenvolvida da formação para observar o comportamento dos jogadores em situações de jogo. Trata-se de mais uma oportunidade para rotinar mecanismos tácticos e para os jogadores com menos tempo de casa se habituarem aos métodos da equipa.

in "ojogo.pt"

La Gazzetta dello Sport

Primeiro foi a FIFA, depois o "Wall Street Journal", pelo meio ainda houve a presença de uma revista japonesa no Olival e agora é a "Gazzetta dello Sport". Multiplicam-se as referências a André Villas-Boas e ao percurso sem derrotas no FC Porto, mesmo que o empate em Guimarães tenha roubado a hipótese de igualar, ou até ultrapassar, o recorde de vitórias consecutivas. Apesar de tudo, a curiosidade continua. Aliás, para a "Gazzetta dello Sport", a reacção intempestiva do treinador portista no último jogo acabou por ser a peça perfeita que faltava ao puzzle, porque o texto está alicerçado numa comparação inevitável. Não é difícil adivinhar qual, mas cá vai. "Criticou o responsável pelos árbitros depois da expulsão de um jogador e presumíveis favores aos rivais. Faz-lhes recordar alguém?", questionava ontem, em jeito de remate irónico, o principal jornal desportivo italiano. A resposta à pergunta tinha sido dada logo no título do trabalho: "Villas-Boas, o novo Mourinho. O seu FC Porto continua imbatível."

A colagem, ou clonagem, mantém-se. Sem o toque cinematográfico do "Wall Street Journal", que havia sugerido Villas-Boas como Luke Skywalker, o herói da Guerra das Estrelas, e Mourinho como Yoda, o mestre de Luke na saga, a "Gazzetta" vai pelo mesmo caminho. Ainda sugere a tentação de o comparar com Guardiola, mas acaba por desistir. "Não ajuda o facto de não dar entrevistas e de transformar as conferências de Imprensa em teatralizações", escreve o autor.

Nada que possa afectar o ego de Villas-Boas. Afinal, se o "Wall Street Journal" o apelidava de "rapaz genial", a "Gazzetta" também carrega nos adjectivos e, no meio de um resumo de carreira para o apresentar melhor aos adeptos italianos, chama-o de "rapaz prodígio", lembrando que já no Inter tinha a fama de "especialista táctico".

Na base desta vénia italiana, além da curiosidade pelo fenómeno Villas-Boas, está outro facto sublinhado no trabalho. A par do Chelsea, em Inglaterra, os portistas contrariam a onda de líderes inesperados nos principais campeonatos europeus: Mainz é primeiro na Alemanha; Rennes está à frente no campeonato francês; Lázio surpreende em Itália e Valência lidera em Espanha. "A verdadeira excepção do FC Porto não é a classificação, mas o treinador". Nos comentários ao artigo, disponível na internet, já havia quem lhe adivinhasse, num futuro próximo, um lugar no Calcio...

Rapaz prodígio, diz a Gazzetta

O JOGO reproduz aqui ao lado o trabalho publicado ontem pelo jornal italiano, a dez dias de Villas-Boas ("rapaz prodígio") completar 33 anos, dado que também era assinalado no texto. A "Gazzetta dello Sport" identifica as inevitáveis semelhanças com... Mourinho.

in "ojogo.pt"

Matador na redoma para evitar a exaustão

O selecionador da Colômbia, Henán Dario Gómez, vai deixar Falcão no banco no encontro de hoje, frente ao Equador, que se realiza no Red Bull Arena, em Nova Iorque. O que, à primeira vista, poderia parecer uma opção estranha, afinal é, sobretudo, uma manifestação de razoabilidade da equipa técnica daquele combinado sul-americano.

É que, tendo defrontado o V. Guimarães na segunda-feira à noite, El Tigre integrou os treinos mais tarde do que os restantes companheiros. Somado o desgaste de um jogo difícil no Minho, como o de uma viagem intercontinental até aos Estados Unidos, muito dificilmente as condições físicas de Falcão seria de molde a que voltasse rapidamente ao ativo. É que mesmo estando a Colômbia a realizar encontros particulares, a competitividade interna tem sido fortíssima dado que Hernán Gómez ainda está a realizar experiência de molde a definir o onze que vai servir de base para atacar as eliminatórias do Mundial’2014, bem como a Copa América que se realizará em julho.

A curiosidade é que, na última paragem para compromissos de seleções, André Villas-Boas não ficou nada satisfeito com o estado em que o goleador se apresentou no Olival depois de ter jogado na Venezuela e México. O técnico, em vésperas do compromisso com o Sp. Braga, foi assertivo ao garantir: “Entreguei-o fresco e recebi-o morto.”

Agora, o cenário inverte-se. Falcão chegou cansado à seleção e foi colocado numa redoma para evitar o risco de exaustão. Não estando de parte a possibilidade de efetuar alguns minutos contra os equatorianos, é mais provável que volte a ser titular na terça-feira, frente aos Estados Unidos, relegando Teófilo Gutiérrez, do Trabzonspor, para o banco. A diferença, desta vez, é que Falcão não deve ser poupado do jogo com o Limianos e poderá repousar.

in "record.pt"

James espreita estreia

Grande parte dos jogadores que vão ser titulares frente ao Limianos têm evoluído às ordens de André Villas-Boas nesta paragem dos campeonatos. Dos 10 internacionais que estão ausentes, só mesmo o guarda-redes Beto e o lateral Sapunaru serão titulares nessa partida da Taça de Portugal. Assim sendo, o técnico aproveitará o jogo-treino desta manhã, frente aos Sub-19, para ensaiar os seus jogadores, tendo em vista esse compromisso frente à equipa da 3.ª Divisão.

É que nem só Emídio Rafael e Sereno encaram a partida da Taça com a perspetiva de se estrearem oficialmente com a camisola do FC Porto. James Rodríguez também está nessa linha e deve mesmo ser titular. Pelo menos, o treino de ontem deu sinais nesse sentido.

Numa altura em que os jornalistas já abandonavam os relvados do centro de treinos, o plantel começava a ensaiar lances de finalização e ainda foi possível ver que, nesse exercício, James alinhava pela direita, com Ukra pela esquerda e Walter no centro. Bastante empenhado estava também Mariano González, mas mesmo que estivesse totalmente recuperado não ia poder jogar com o Limianos por não estar inscrito.

in "record.pt"

Duas horas para obter um autógrafo de Hulk

Hulk não é só um super-herói no campo, onde desenha jogadas de sonho e dá pontos ao F. C. Porto. É o grande ídolo dos adeptos e ontem, quinta-feira, brilhou no Vitalis Park. Houve quem estivesse mais de duas horas à espera do brasileiro só para lhe pedir um autógrafo.

Nem a chuva que ontem, quinta-feira, caiu, ao final da tarde, na cidade do Porto desmobilizou as várias dezenas de adeptos que se concentraram na Loja Azul do Vitalis Park, onde Hulk foi o protagonista de uma concorrida sessão de autógrafos. Crianças e adultos fizeram questão estar presentes para garantir uma assinatura do craque ou uma fotografia para a posteridade. A todos, o avançado brasileiro respondeu com um sorriso largo e generoso, também a denunciar alguma timidez. É que fora do campo, tem uma personalidade bem mais pacata, em contraste com a fúria destemida como finta os adversários.

Sara e Diogo, um casal de namorados, foram os primeiros a chegar ao Vitalis Park, onde várias dezenas de crianças treinavam. Chegaram duas horas e meia antes da hora marcada só para serem os primeiros da fila na concorrida sessão de autógrafos. “O meu namorado fez-me esta surpresa, porque admiro o Hulk. Não sabia de nada quando saíamos de casa”, conta Sara por entre um sorriso rasgado de felicidade, enquanto olha para Diogo com ternura.

Nove golos contabilizados

O empolgamento dos adeptos em relação a Hulk já não é de agora, mas tem ganho uma dimensão mais consistente tendo em conta o excelente momento do avançado do F. C. Porto. É o melhor marcador do campeonato (seis golos, mais um do que na época passada) e contabiliza três remates certeiros na Liga Europa, o que perfaz um total de nove golos. Um número bastante consistente, tendo em conta que a temporada ainda dá os primeiros passos e dragão só realizou 12 jogos. A verdade é que o brasileiro está a um golo de atingir a marca alcançada durante a temporada passada, quando garantiu dez tentos na contabilidade pessoal. Aliás, não é à toa que o F. C. Porto ainda não perdeu qualquer jogo desde que foi levantado o castigo ao futebolista, como consequência do caso do túnel da Luz.

Tampão com o número 12

Ao volante de um novíssimo jipe da Mercedes, Hulk gerou expectativa mal chegou ao Vitalis Park, na rua da Constituição, onde todos se interrogavam sobre quem seria o dono daquele pomposo veículo branco e de vidros fumados. Nem os tampões das jantes com o número 12, o mesmo que usa no F. C. Porto, faziam adivinhar de quem se tratava. Mas quando o jogador abriu a porta do carro o enigma ficou desfeito. “Não acredito que seja ele”, houve quem dissesse. Mas era mesmo. Hulk de carne e osso e com um brinco... com o número 12. Logo aí, foram tiradas várias fotografias. Depois, começou a sessão de autógrafos e a fila não parava de crescer.

in "jn.pt"

Paulo Teixeira: "Villas Boas teve uma atitude de louvar"

O antigo vice-presidente da Câmara de Castelo de Paiva e dirigente do clube, entende que o treinador André Villas Boas teve uma atitude que não é habitual em Portugal.

Paulo Teixeira, antigo vice-presidente da Câmara de Castelo de Paiva e dirigente do clube, entende que o treinador André Villas Boas teve uma atitude digna e louvável, que infelizmente, reforça, não é habitual em Portugal.

Mas mais, segundo Paulo Teixeira, o treinador do FC Porto tem razão sobre alguns lances do jogo de Guimarães, sugerindo aos adversários que provem dentro do campo que são melhores

in "rr.pt"

André Villas-Boas teve um «comportamento exemplar»

O presidente da Assembleia Geral do Sporting de Braga diz que André Villas-Boas teve um «comportamento exemplar» ao ter reconhecido que errou na avaliação que fez quando reclamou um penalti a favor da sua equipa no jogo com o Vitória de Guimarães.

André Villas-Boas, que ontem foi multado pela Comissão Disciplinar da liga em 250 euros pela expulsão em Guimarães, recebeu esta quinta-feira um forte elogio pelo 'mea culpa' que fez.

O treinador do FC Porto reconheceu, numa declaração publicada no sítio do clube, que não existiu qualquer grande penalidade favorável aos "dragões" em Guimarães, na sétima jornada da Liga de futebol.

Em declarações à TSF, João Gomes Oliveira, presidente da Assembleia Geral do Sporting de Braga, disse que se tratou de um acto de «grande dignidade» e de um «comportamento exemplar» do treinador do FC Porto.

«É de uma grande humildade. É com este tipo de atitudes que nascem os grandes técnicos, os grandes homens, as grandes figuras», afirmou.

Em relação às duas assembleias gerais que ocorrem esta noite em Braga– uma da SAD e outra do clube -, João Gomes Oliveira disse esperar que António Salvador anuncie a sua recandidatura à presidência.

 
in "tsf.pt"