sexta-feira, 2 de setembro de 2011

Mangala marca pelos Sub-21 da França

CENTRAL AJUDOU À VITÓRIA SOBRE A LETÓNIA



Eliaquim Mangala, jovem central que o FC Porto contratou ao Standard Liège na reta final do mercado de transferências, esteve em evidência na vitória dos Sub-21 da França sobre a Letónia (3-0), ao marcar o segundo golo dos bleus, aos 63'.
O defesa foi titular e alinhou durante toda a partida. Monrose (33') e Niang (86') fizeram os restantes tentos dos gauleses, que assim lideram o Grupo 9 da fase de apuramento para o Euro'13 da categoria.
in "record.pt"

Hulk: «Disse ao Leandro Damião para ir para o Porto»


Avançado ficou no mesmo quarto do jovem avançado e brincou com ele sobre um suposto interesse do dragão. Pelo caminho mostrou vontade de fazer o primeiro golo na selecção.


Hulk está feliz da vida na selecção brasileira. O jogador do F.C. Porto voltou a ser convocado, diz que quer mostrar valor e sonha com uma presença num Mundial, de preferência no próprio, que se joga no Brasil. «Vim aqui dar o meu máximo, deixar o meu melhor para poder continuar aqui.»

O Porto joga com três avançados e eu jogo mais pela direita, não como um jogador fixo, mas como alguém que vai buscar a bola e encara os adversários de frente. Mas também já joguei de ponta-de-lança. Espero ser utilizado e marcar um golo, seria o meu primeiro golo na selecção e ficava muito feliz», disse.

Pelo caminho Hulk contou que ficou no mesmo quarto que Leandro Damião, um jovem que chegou a ser colocado na órbita do Dragão. «Já lhe disse que devia ir para o F.C. Porto. É um grande jogador que nos ajudaria muito», referiu Hulk aos jornalistas. O avançado diz que ninguém do Porto falou com ele.



in "maisfutebol.iol.pt"

«Walter precisa do carinho dos adeptos»


Brasileiro ficou de fora da lista para a Liga dos Campeões. Amigos dizem que ele não está bem psicologicamente por causa de um drama familiar e pedem todo o apoio.


A lista de jogadores enviada pelo F.C. Porto para a UEFA carrega várias surpresas. Há uma, porém, maior do que as outras: Walter ficou de fora, o que obriga Vítor Pereira a encarar da Champions só com um avançado de raiz, o também brasileiro Kléber. Ora por isso, a dúvida: o que se passa?

Maisfutebol procurou a resposta junto de duas pessoas próximas, um dos representantes e um amigo de longa data. A opinião é unânime. «O Walter está a passar por uma fase difícil, psicologicamente ele não está bem e fisicamente também não pode estar bem», contou o empresário Tavinho Fonseca.

Por detrás, contou A Bola, está um drama familiar: a filha de Walter nasceu prematura, com seis meses, e está internada num hospital do Porto. «A esposa está bem, mas a menina terá de ficar internada até ao fim do mês. Está aí a sogra para ajudar», adianta o amigo Humberto Rimoli.

A situação arrasta-se há dois meses. «Todos nós, que somos amigos dele, estamos a sofrer, mas ele está a viver esta situação por dentro. É muito difícil. Tem sofrido e tem tido um grande desgaste mental. A única solução é dar tempo. Só o tempo pode curar esta situação e fazer voltar tudo ao normal.»

A ajuda dos amigos tem sido constante: ambos têm falado com Walter regularmente. «Ele é um jovem de 21 anos e é o primeiro filho que tem, por isso é normal que não consiga manter a cabeça fria», adianta Humberto Rimoli. «Os problemas infelizmente perseguem-no. Nem sabemos como acontece.»

Ora na óptica do empresário, o avançado percebe a exclusão da lista para a Liga dos Campeões. «Ele sente que tinha condições para estar nessa lista, e ficou chateado por não estar. Mas entende as opções do treinador. Importante nesta fase é assentar as ideias e limpar a cabeça», sublinha.

«Psicologicamente ele não está bem, e fisicamente também não. Por isso sabe que o importante é deixar o tempo passar, resolver todo esse drama, levar a filha para casa e começar a treinar bem. Só quando a cabeça estiver boa é que o corpo vai responder como deve. Ele sabe que precisa de tempo.»

«Ele não fez muita força para sair do F.C. Porto»

A presença de Walter, de resto, esteve presa até ao último instante. «Houve o interesse do St. Etiènne e do Bordéus, mas o F.C. Porto não aceitou nenhuma das propostas que foram apresentadas. Foram negociações muito em cima da hora de fecho do mercado e não houve entendimento entre os clubes.»

O jogador, adianta Tavinho Fonseca, não ficou chateado. «Também houve sondagens de clubes brasileiros. Mas o Walter não fez força para sair, não ia ser bom. Ele até podia ir, mas a cabeça dele ficava no Porto, a filha concentra as preocupações. Assim ele tem tempo para reflectir e ficar perto da família.»

Enquanto isso o F.C. Porto avança para a Liga dos Campeões só com um avançado de raiz. Uma situação que Tavinho Fonseca diz que será temporária. «O Walter vai recuperar-se e vai estar em boas condições para lutar por um lugar no F.C. Porto. Na próxima fase da Liga dos Campeões ele será opção.»

Pelo caminho apoiam o amigo. «Ele não é rebelde. Teve problemas aqui no Brasil, mas não foi ele que os procurou, a culpa foi do treinador Jorge Fossati. Foi para o Porto com muita ilusão e continua a querer ser feliz aí», referiu Humberto Rimoli. «As pessoas do F.C. Porto têm de o apoiar nesta fase difícil.»

Tavinho Fonseca assina por baixo, e vai mais longe. «O Walter precisa de muito carinho. Precisa de toda a ajuda possível. Os adeptos são importantes, são a segunda família e precisam de apoiar o ser humano, de lutar ao lado dele, porque ele também vai lutar para voltar cheio de força e dar-lhe alegrias.»



in "maisfutebol.iol.pt"

LC: FC Porto inscreve João Costa, Rafa e Podstawski (oficial)

João Costa, Rafa e Podstawski foram os três jogadores da lista B inscritos pelo F.C. Porto na Liga dos Campeões, de acordo com a documentação da UEFA a que o Maisfutebol teve acesso. Um guarda-redes, um defesa e um médio, curiosamente todos inscritos na Liga portuguesa no último dia de mercado (renovações de contrato).

Como o Maisfutebol adiantou esta quinta-feira, os reforços Alex Sandro, Iturbe e Walter não vão poder alinhar na prova milionária.

Emídio Rafael e o jovem guarda-redes Kadu são os outros preteridos.

Lista oficial do F.C. Porto:

Guarda-redes
(1) Helton
(31) Bracali
* (51) João Costa

Defesas
(4) Maicon
(5) Alvaro Pereira
(13) Fucile
(14) Rolando
(21) Sapunaru
(22) Mangala
(30) Otamendi
* (45) Rafa (Luís Rafael)

Médios
(6) Guarín
(7) Belluschi
(8) João Moutinho
(23) Souza
(25) Fernando
(35) Defour
*(42) Podstawski (Tomás Martins)

Avançados
(10) Cristián Rodríguez
(11) Kléber
(12) Hulk
(17) Varela
(19) James
(20) Djalma



in "maisfutebol.iol.pt"

Alvaro Pereira integrado

VÍTOR PEREIRA JÁ ORIENTOU SESSÃO


A integração de Alvaro Pereira foi a grande novidade do treino desta manhã do FC Porto, que já foi orientado por Vítor Pereira, depois de ter regressado de Nyon onde integrou o fórum da UEFA para treinadores.
O lateral uruguaio foi convocado para representar a seleção do Uruguai, mas o FC Porto havia pedido dispensa até a situação do jogador se resolver, uma vez que os dragões estavam a negociar a sua venda com o Chelsea.
Apesar de o negócio com os blues não ter sido fechado, Alvaro Pereira permaneceu em Portugal e já não vai, assim, representar a sua seleção, aumentando o lote de disponíveis no plantel portista para 13.
O treino de amanhã está marcado para as 10 e 30, no Olival, com 15 minutos abertos à comunicação social. Às 12 e 45 tem lugar a super-flash com um jogador do plantel.
IN "RECORD.PT"

Álvaro Pereira: "Devo tudo a este clube"


"Estou muito contente no FC Porto. Devo tudo a este clube". Álvaro Pereira tratou ontem de acabar, de uma vez por todas, com as dúvidas sobre a forma como encarou a continuidade no campeão nacional, depois de ter visto recusada a última proposta do Chelsea em cima do fecho do mercado de transferências. "Falou-se muito, houve propostas, abordagens, avanços e recuos, mas estive sempre muito tranquilo e a treinar no clube, que optou por me manter um pouco à margem nestes primeiros jogos da época. Os dirigentes tomaram a decisão de me manter e estou muito contente por continuar no FC Porto". Em declarações aos mais variados órgãos de comunicação social uruguaios, Álvaro Pereira destacou ainda que esta situação acabou por o deixar "orgulhoso", uma vez que o fez sentir-se "fundamental" para a equipa, antes ainda de ter criticado algumas notícias publicadas em Portugal. "Depois da Copa América, não falei com nenhum jornalista português, mas alguns foram escrevendo que me queria ir embora, que forcei a saída e até que me recusei a jogar. É tudo mentira", confessou, pelo telefone, para o Uruguai.

Palito reconheceu, no entanto, que o Chelsea é um "grande clube, com um grande magnetismo", e que "a Liga inglesa é mais forte do que a portuguesa", embora tenha repetido, por mais do que uma vez, que não ficará contrariado por continuar no Dragão. "Não há nenhum motivo para baixar os braços ou para desistir. Havia um grande clube interessado em mim, e todos sabemos o que representa uma equipa como o Chelsea, mas sou importante para o FC Porto e tenho de continuar a retribuir isso dentro do campo. Estou num clube espectacular e devo tudo ao FC Porto", prosseguiu, antes de detalhar os últimos acontecimentos nas negociações entre os dois clubes. "Deixei a decisão nas mãos dos dirigentes e estive sempre muito tranquilo. Não me posso esquecer que é o FC Porto que me dá de comer... Por isso, venha quem vier, se não colocarem o dinheiro na conta nunca me conseguirão levar daqui. O que acontece é que às vezes ficamos a pensar se vamos mudar de clube e isso acaba por nos deixar um pouco nervosos, razão pela qual o treinador optou por me deixar de fora nestes primeiros jogos".

Álvaro Pereira falou também dos objectivos que se seguem e aproveitou para colocar a Liga dos Campeões no topo da prioridades, depois de na última temporada ter conquistado tudo o que era possível e imaginável, não só no FC Porto, mas também na selecção, com a qual venceu a Copa América. "Tenho de estar agradecido por tudo. Tenho uma família linda e não me falta nada. Sou novo, tenho apenas 25 anos e vou continuar a pensar de forma positiva. Não me posso queixar de nada, quando sei que há muitas pessoas a passar por dificuldades. Felizmente, tenho tido sorte".

A concluir, Álvaro revelou o clube que gostaria de representar num futuro longínquo: "Quando regressar ao Uruguai, tenho de ir jogar para o Cerro. Prometi isso ao meu pai, que desde os quatro anos me levava a ver todos os jogos. Ele é fanático pelo Cerro", finalizou.

Ficou no Porto à espera de... nada

Afinal, Álvaro Pereira não está na Ucrânia, onde a selecção uruguaia vai realizar uma partida amigável, encontrando-se na cidade do Porto, de onde nunca chegou a sair. "Devido às negociações, optei por ficar na cidade do Porto. Ontem [anteontem], ficou tudo decidido muito tarde; falei com Tabárez (seleccionador) e chegámos a acordo para continuar a treinar por aqui, com tranquilidade". A verdade é que Álvaro Pereira não trabalhou ontem com o plantel, embora deva regressar aos treinos já esta manhã. Ou seja, e na impossibilidade de contar com Sapunaru para a partida de terça-feira frente ao Leiria, o internacional uruguaio deverá estrear-se esta época em jogos oficiais, num regresso que desviará Fucile novamente para o lado direito da defesa.

in "ojogo.pt"

Hulk: "Conto jogar contra o Leiria"


Hulk está concentrado na selecção brasileira, mas nem por isso se esquece dos compromissos que tem com o FC Porto e o próximo é com o Leiria para acertar o calendário da Liga Portuguesa. À reportagem de O JOGO em Inglaterra, o Incrível confirmou estar bem fisicamente. "Sim, sinto-me bem e estou a contar jogar contra o Leiria", declarou no final do primeiro treino no complexo desportivo do Fulham. Aliás, pode dizer-se que Hulk até treinou na sua posição habitual, num exercício em campo reduzido de ataque contra defesa, com o Incrível a surgir encostado à direita, junto à linha, tendo por adversário directo Marcelo (Real Madrid). Mano Menezes explicou ao avançado do FC Porto como queria ver feita a circulação de bola e as consequentes movimentações, pedindo a Hulk que surgisse no meio para abrir espaços e que desse a bola sem enfeitar muito os lances: passes simples, directos e limpos. Com este apronto bem se pode dizer que, à parte as questões tácticas, bem entendido, o extremo azul e branco estará em boas condições. Resta saber quanto tempo de utilização terá contra o Gana para se perceber de que forma poderá ser gerida a sua condição física.
A julgar pela Comunicação Social brasileira no acompanhamento da selecção, Mano Menezes promete fazer algumas experiências, até porque chamou uma dezena de jogadores novos a seguir a uma Copa América que não deixa saudades. Mas com Ronaldinho, Pato, Leandro Damião e Neymar entre as opções atacantes, conseguir entrar na equipa é tarefa que não se apresenta fácil para Hulk.

Incrível afinou pontaria com sorriso provocador

As duas primeiras bombas disparadas por Hulk à entrada da área foram "defendidas" com os olhos de Júlio César que, por mais que se esticasse, não conseguia impedir que a bola se alojasse dentro da baliza. Do outro lado, Hulk sorria, provocador. O terceiro remate saiu novamente colocado, mas a bola embateu na base do poste esquerdo. Nem por isso o sorriso se apagou do rosto do avançado, que tinha deixado claro, uma vez mais, que Júlio César estaria completamente batido. Neste duelo, só à quarta tentativa é que o jogador do Inter conseguiu evitar o golo, com uma defesa que não conteve um desabafo, quando "provou" o remate de Hulk: "Chuta forte!"

Fulham conseguiu complicar

Foi por pouco que os jornalistas estrangeiros que se juntaram aos brasileiros para acompanhar a selecção brasileira não ficaram às portas do complexo de treinos do Fulham. Só mesmo a intervenção de Victor Rios, assessor de Imprensa da selecção brasileira, evitou o pior. Os responsáveis do clube inglês alegaram não ter condições para órgãos internacionais - três, incluindo O JOGO - se acomodarem nas instalações.

in "ojogo.pt"

Mais novo e virado à esquerda


Fechou o mercado, acabaram as especulações: Vítor Pereira vai atacar a primeira metade da temporada com 26 jogadores. Em Janeiro chega Danilo. Olhando para o plantel portista que sobreviveu às investidas do defeso percebe-se que tem mais sotaque - perdeu três portugueses e ganhou três brasileiros -, mais extremos e mais esquerdinos - só laterais são três.
Além disso é um grupo mais novo quase um ano (a média de idades passou de 24,4 para 23,8), o que acaba por ser significativo atendendo a que os 18 atletas que transitam da época passada estão, naturalmente, mais velhos. O meio-campo é o único sector que envelheceu um pouco. Acrescente-se ainda que o grupo de trabalho está ainda mais alto um centímetro e perdeu para cima de três quilos.
Ao contrário do que era expectável, não chegou mais nenhum ponta-de-lança pelo que as atenções voltam-se de novo para Kléber, que terá sobre os ombros a responsabilidade de suceder a Falcao. Walter mantém-se na sombra, como alternativa, à espera de convencer a plateia azul e branca. Nas alas há mais opções porque chegaram Iturbe e Djalma e só saiu Mariano.
No meio-campo registou-se apenas a troca de Rúben Micael por Defour, levantando-se uma dúvida para Vítor Pereira esclarecer nos próximos tempos: James Rodríguez vai jogar encostado à linha ou no miolo, como falso 10? Ficou ainda evidente nos primeiros jogos oficiais que a concorrência apertou na posição 6 que, para já, pertence a Souza.
As alternativas no eixo da defesa também ganharam peso porque saiu Sereno, que passou a época passada entre a bancada, o banco e as adaptações à lateral, e chegou Mangala, um jovem é certo, mas internacional sub-21 por França e que custou 6,5 milhões de euros.
Nas laterais, ficou tudo na mesma à direita e na esquerda há mais um concorrente para o lugar: Alex Sandro. E Álvaro Pereira acabou mesmo por ficar no Dragão, apesar da novela que animou o defeso e que o dava como certo no Chelsea de Villas-Boas. Na baliza, confirmou-se o que O JOGO escreveu em primeira mão: Kadú é o terceiro da hierarquia e Beto saiu.

in "ojogo.pt"

Alvaro Pereira em terra com via aberta no flanco

LATERAL FICA DE FORA DO UCRÂNIA-URUGUAI


E, de um momento para o outro, o FC Porto terá, ao que tudo indica, dois laterais à disposição para o confronto com a U. Leiria. Alvaro Pereira deverá estar totalmente disponível para o jogo de terça-feira, uma vez que não conseguiu o voo de ligação entre Portugal e a Ucrânia – mais propriamente com a cidade de Kharkiv, onde o Uruguai joga hoje a título particular com a seleção local – e, naturalmente, ficou arredado das opções do selecionador José Herrera. Assim, o azar uruguaio transforma-se na sorte portista...
É que Palito foi convocado para o encontro, deveria até ser titular, mas o problema no voo coloca-o, agora, na rota da Marinha Grande, onde oFC Porto vai defrontar os leirienses. Os contornos da história são facilmente percetíveis. A SAD azul e branca pediu formalmente à Associação Uruguaia de Futebol que retardasse em dois dias a integração de Palito na equipa nacional, de forma a que o jogador se mantivesse em Portugal até ao fecho de mercado, para salvaguardar qualquer questão de última hora que resultasse das negociações com o Chelsea. A transferência não se concretizou e Palito preparou-se para rumar a Leste, mas não conseguiu. Com o jogo do Uruguai a ter lugar já hoje, o lateral acabou por permanecer em terra e o mais provável é que participe no treino desta manhã, no Olival.
in "record.pt"

«Jogos com o FC Porto são sempre de exigência máxima» - Lucescu

Mircea Lucescu, treinador do Shakhtar, faz contas ao jogo com o dragão para a Liga dos Campeões, a realizar já dia 13. Romeno assegura que o rival continua com equipa muito forte Cipriotas do APOEL com papel decisivo no Grupo G.

Mircea Lucescu, a velha raposa romena que há muito dirige o campeão ucraniano Shakhtar Donetsk, é um profundo conhecedor e admirador do futebol português e presença habitual, nos últimos anos, nos relvados portugueses, por força dos jogos das competições europeias.

Depois dos jogos com o SC Braga, na pretérita temporada, a vez do Shakhtar discutir com FC Porto, Zenit e APOEL Nicósia o futuro na mais importante competição da UEFA de clubes.

«Os jogos com o FC Porto são sempre de dificuldade e exigências máximas. Os portugueses continuam a ter uma equipa muito forte. É certo que perderam Falcao mas conseguiram manter a maioria dos mais importantes jogadores e há, como se provou na final da Supertaça europeia, uma aposta na continuidade», destacou o treinador romeno, à margem do fórum de treinadores de elite da UEFA que ontem terminou em Nyon, na Suíça.



in "abola.pt"

Iturbe pré-convocado para os Pan-Americanos


Juan Iturbe integra a pré-convocatória da Argentina para os Jogos Pan-Americanos. 


O jovem avançado do FC Porto foi incluído pelo seleccionador Walter Perazzo numa lista de 33 jogadores que poderão ser chamados para a competição que vai decorrer em Guadalajara, México, entre 18 e 28 de Outubro.

in "abola.pt"