terça-feira, 27 de agosto de 2013

Art Deco chega ao fim

Luso-brasileiro pôs um ponto final na carreira. Venceu 24 títulos em 16 anos. Rijkaard chegoua dizer que era o barómetro do Barça

"É o número 10, finta com os dois pés, é melhor que o Pelé, é o Deco allez allez." Assim cantavam os adeptos do FC Porto para um dos melhores jogadores que passaram pelo futebol português. Aos 36 anos (é hoje o seu aniversário), a sua caminhada muda de direcção devido a problemas físicos. "É com muita tristeza e pesar que comunico o fim de minha carreira como atleta profissional. [...] Gostaria muito de ter ajudado mais o Fluminense, mas o meu corpo não me permitiu", anunciou ontem.
Esta é daquelas carreiras especiais. Começou aos nove anos no Guarani, depois mudou-se para o futsal até aos 17 anos - ah! está tão bem explicada aquela técnica e aquele estilo de receber e conduzir a bola com a sola da bota -, e voltou ao futebol aos 17 para jogar nos juniores do Corinthians. Depois Portugal. Chegou para o Benfica, mas nunca ninguém teve olho para a coisa. É emprestado ao Alverca em 97/98, onde encontrou Maniche pela primeira vez (depois FCP e selecção).

Na época seguinte é dispensado pelos encarnados, acabando por assinar pelo Salgueiros. "Não vinha com estatuto de craque. No primeiro treino notou-se logo a diferença para os restantes, até nos perguntámos o que estava ali a fazer. Sabíamos que ia estar lá pouco tempo. É muito boa pessoa, foi um bom amigo que tive lá", conta o ex-central Paulinho ao i. Em Vidal Pinheiro, onde também partilhou balneário com Silvino, convenceu Fernando Santos, o então treinador do FCP, e a partir daí é o que se sabe: ganhar, ganhar, ganhar. Qualquer coisa como 24 títulos em 16 anos. No FCP só faltou ganhar a Taça Intercontinental, de resto limpou tudinho. Seguiram-se Barcelona, Chelsea e Fluminense, com os títulos como denominador comum.

Em Março de 2003, a estreia pela selecção e logo em casa (Estádio das Antas) contra o "seu" Brasil. Luiz Felipe Scolari lançou-o aos 62', em troca com Sérgio Conceição. Happy ending? Claro. Aos 82' Deco sofreu uma falta, que acabaria por assumir e fazer o 2-1. A selecção portuguesa não vencia os brasileiros desde o Mundial-66 (Eusébio-2, Simões e Rildo no 3-1). Deco jogou 75 vezes pela selecção das quinas e marcou cinco golos (15 assistências), o último em Alvalade, na derrota frente à Dinamarca (2-3).

A última etapa da carreira foi o Fluminense (2010-2013), onde conquistou dois campeonatos nacionais e um estadual. O ex-jogador é também um craque fora dos relvados: criou o Instituto Deco 20 em Indaiatuba (São Paulo) para ajudar as crianças com mais dificuldades. A ideia é oferecer educação, alimentação, desporto e arte aos mais desfavorecidos. Até sempre, campeão.

Os três grandes
FC Porto. De desconhecido a campeão europeu (1998-2004)

Chegou no mercado de Inverno da época 98/99 pela mão de Fernando Santos, depois de mostrar a sua qualidade no Salgueiros. A estreia só aconteceu em Abril, no jogo contra o Sp. Braga (1-0, Zahovic). O criativo ganhou dez títulos de dragão ao peito, entre eles três campeonatos nacionais, uma Taça UEFA (Celtic 3-2) e uma Liga dosCampeões (Monaco 3-0, Deco fez o segundo). Foram 229 jogos (48 golos) de magia no seu estado puro. Nunca esqueceu o relvado das Antas: “O melhor onde já joguei na vida.” Pinto da Costa afirmou que o ex-atleta é “uma lenda do FCP”. A camisola era a 10, claro.


Barcelona. Més que un club. Més que un jugador (2004-2008)

O lema do Barça diz tudo. Não chega ganhar, há toda uma identidade e filosofia para respeitar. Deco e o seu pé direito encaixaram que nem uma luva em Camp Nou (188 jogos, 28 golos). Na capital da Catalunha voltou a vencer uma Champions (2-1ao Arsenal), mais dois campeonatos e outras tantas supertaças (sete títulos no total). Tudo pela mão de Frank Rijkaard, que em tempos disse que Deco era o barómetro doBarça. “Quando está bem a equipa joga bem. É parecido com o que se passava no Milan com Albertini. Era quem marcava o ritmo”, disse.
Jogar no Barcelona era um sonho de criança, admitiu.



Chelsea. As contas de somar do costume (2008-2010)

Os quase 20 pontos de atraso para o Real Madrid e, essencialmente, a chegada de Pep Guardiola ditaram mudanças, entre elas a saída de Deco. Quem esfregou as mãos foiFelipão, que o levou para Londres. Na estreia (4-0 ao Portsmouth), enquanto os comentadores da SKY o elegiam o melhor em campo, o luso-brasileiro lançou um míssil aos 89’ e fez golo. Levantou o indicador e sorriu. O arranque ao serviço dos blues foi de craque, com golos e exibições de encher o olho. Dois anos em Inglaterra, quatro troféus (uma Premier League com Carlo Ancelotti; duas taças e uma Taça da Liga). As contas de somar do costume...


in "ionline.pt"

Liga: a figura da 2ª jornada

A convicção com que Licá agarra a oportunidade.


Mais do que a principal figura da vitória do FC Porto sobre o Marítimo, no domingoLicá tem sido o grande protagonista do início de época dos «dragões».

A titularidade na Supertaça foi algo surpreendente, mas o ex-jogador do Estoril mostrou, logo aí, que queria agarrar a oportunidade com as duas mãos. Manteve-se, por isso, no «onze» de Paulo Fonseca, e frente ao Marítimo voltou a justificar a confiança, naquela que foi a sua estreia oficial no Estádio do Dragão.

Licá desbloqueou o jogo com a assistência para Jackson Martínez, depois de uma grande iniciativa individual, e foi ainda o autor do segundo tento, após diagonal da esquerda para a pequena área, tal como na Supertaça.

in "maisfutebol.iol.pt"

Sereno e Djalma para definir agora


Sereno e Djalma, dois jogadores que não fazem parte dos planos do FC Porto para esta época, vão definir os seus destinos nos próximos dias.

O primeiro termina contrato em junho de 2014. Um novo empréstimo é cenário improvável e que também não interessa ao jogador, que na época passada evoluiu no Valladolid, de Espanha. 

Com mercado em vários países, e sem perspetivas de aos 28 anos singrar nos dragões, Sereno quer ficar livre para decidir o seu futuro e jogar num clube competitivo, que lhe permita manter-se nos planos de Paulo Bento na Seleção Nacional. 

Relativamente a Djalma, que tem vínculo com o FC Porto até 2016, o mercado turco continua a ser o mais ativo para o internacional angolano, o que não espanta, já que em 2012/2013 atuou no Kasimpasa, emblema da I Liga da Turquia que recentemente assegurou junto dos dragões o empréstimo do médio Castro. O Kasimpasa também revelou interesse em manter Djalma nas fileiras, mas o caso do extremo não está ainda bem definido.


in "abolas.pt"

Josué já domina

Com duas citações para "Melhor em Campo" nas duas primeiras jornadas do campeonato, o médio do FC Porto lidera o "ranking" de Bola Branca.

Ranking Renascença, após a 2ª Jornada da Liga Zon Sagres

Com duas citações
Josué (F.C.Porto)

Com uma citação
Matic (Benfica), A. Carrillo e Montero (Sporting), Pardo e Aderlan Santos (Sp.Braga), Sami (Marítimo), Adriano (Gil Vicente), Salin e Braga (Rio Ave), Diogo Amaro e Evandro (Estoril), Marco Matias e Maazou (V.Guimarães) e  Mehmeti (Olhanense)


in "rr.pt"

Mangala com distensão muscular

Alex Sandro também não treinou, mas é recuperável para o Paços. Varela apto.
Mangala tem uma distensão muscular na face posterior da coxa esquerda, esclareceu o FC Porto, e falhou o primeiro treino com vista ao jogo com o Paços de Ferreira. O central gaulês está assim em dúvida para o jogo da 3ª jornada da Liga.

Alex Sandro, também ausente, contraiu uma lesão muscular no jogo com o Marítimo, mas a mesma não será impeditiva da sua presença no encontro de domingo. De regresso esteve Varela, já completamente apto e, portanto, mais uma opção para Paulo Fonseca.

Ausentes estiveram os oito jogadores que ontem competiram pela formação B. A saber: Kadú, Fucile, Reyes, Herrera, Carlos Eduardo, Tiago Rodrigues, Ricardo e Kelvin.

O FC Porto volta a treinar amanhã, pelas 10 horas. 

in "ojogo.pt"

“BÊS” EMPATAM PELA PRIMEIRA VEZ


O FC Porto B empatou 0-0, esta segunda-feira, com o Penafiel, em jogo a contar para a quarta jornada da Segunda Liga. Apesar das várias oportunidades criadas, designadamente na primeira parte, os Dragões não conseguiram ultrapassar a defesa penafidelense e empataram pela primeira vez em jogos oficiais. Com este resultado, o FC Porto B mantém-se no lote dos primeiros da tabela.

A equipa do FC Porto B alinhou, desta vez, com vários reforços da formação principal: Kadú, Fucile, Reyes, Herrera, Carlos Eduardo, Tiago Rodrigues, Ricardo e Kelvin foram os jogadores que participaram no encontro contra a equipa penafidelense, que ainda não sofreu golos nesta edição da Segunda Liga.

Jogando de forma aguerrida e sempre num estilo positivo, a equipa B dos Dragões trabalhou bastante durante o jogo para tentar alcançar a vantagem. Até ao final da primeira parte, as grandes oportunidades tinham sido em tons de azul e branco, com Kelvin a desperdiçar a mais flagrante à passagem do minuto 30, isolado em frente a Coelho mas a permitir a defesa do guarda-redes adversário.

Na segunda parte a toada ofensiva do FC Porto B manteve-se, na tentativa de alcançar um resultado positivo e manter o registo só de vitórias que tem vindo a marcar este início de temporada. No entanto, fruto de alguma desinspiração do sector mais ofensivo e de alguma precipitação na hora de definir as jogadas, o nulo manteve-se até ao final do encontro.

FICHA DE JOGO

FC Porto B-Penafiel, 0-0
Segunda Liga, 4.ª jornada
26 de Agosto de 2013
Estádio de Pedroso, em Vila Nova de Gaia

Árbitro: Fábio Veríssimo (Leiria)
Assistentes: Gracindo Vieira, Pedro Martins
4.º árbitro: Jorge Tavares

FC PORTO B: Kadu, Fucile, Reyes, Tiago Ferreira, Rafa; Herrera, Carlos Eduardo, Tiago Rodrigues; Ricardo, Kelvin e Tozé 
Substituições: André Silva por Rafa (55m), Ivo por Tiago Rodrigues (69m) e Thibaut Vion por Tozé (79m)
Não utilizados: Caio, Quiño, Mikel e Pedro Moreira 
Treinador: Luís Castro

PENAFIEL: Coelho, Dani, Fábio Ervões, Pedro Ribeiro, João Pedro; Ferreira (cap.), Gabi, Vítor Bruno, Ivan Santos e Rafael Lopes
Substituições: Guedes por Ivan Santos (60m), Pedro Santos por Vítor Bruno e Paulo Roberto por Rafael Lopes (90m).
Não utilizados: Tiago, José Coelho, Romeu e Mota
Treinador: Miguel Leal

Ao intervalo: 0-0
Cartões amarelos: Fucile (16m), André Fontes (43m), Pedro Ribeiro (52m) e Ferreira (78m).


in "fcp.pt"

"ESTREIA DE SONHO" DE LICÁ NO DRAGÃO VALE PRÉMIO MVP


Licá foi eleito o melhor jogador em campo no encontro da 2.ª jornada da Liga em que o FC Porto venceu o Marítimo por 3-0. Esta terça-feira, no Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia, no Olival, o avançado português recebeu o prémio correspondente à sua exibição e confessou a sua felicidade pela estreia oficial no Dragão ter corrido da melhor forma possível.

Autor de um golo e de uma jogada individual que culminou numa assistência para o golo de Jackson, o internacional português deixou a sua marca na sua estreia oficial no Estádio do Dragão. Licá estava orgulhoso: "Foi uma estreia de sonho, com uma boa exibição, em que tentei dar o meu máximo e ajudar a equipa a vencer", comentou. 

Sobre o sentimento de pisar o relvado do Estádio do Dragão e fazer a diferença, Licá confessou sentir que "marcar no Dragão é especial: é outro sentimento, quem é portista sente de outra maneira".


in "fcp.pt"

CARLOS CARNEIRO "A Josué faltava o clique"

O diretor-desportivo pacense reencontra Paulo Fonseca e Josué no domingo, dia em que o Paços de Ferreira recebe o FC Porto em Felgueiras, casa emprestada.
Carlos Carneiro, diretor desportivo do Paços de Ferreira, não esconde que o jogo de domingo com o Paços será especial, afinal será a oportunidade de reencontrar Paulo Fonseca e Josué.

Sobre o jogador, que parece ter conquistado a titularidade no FC Porto, Carlos Carneiro recorda a importância da época passada. "Ao Josué faltava aquele clique. Joguei com ele, treinei com ele e sabia do valor dele. Bastava a parte emocional estar equilibrada que o valor futebolístico viria ao de cima", disse ainda à partida para São Petersburgo e citado pela Rádio Renascença.

"Sei bem do valor do Paulo Fonseca e do valor do FC Porto e isso conjugado obviamente que só podia dar o que está a dar, um FC Porto fortissimo a todos os níveis, mais forte do que o ano passado".

in "ojogo.pt"

Vitinho apontado, FC Porto nega

O portal brasileiro Lancenet revela que o clube do dragão está a tentar impedir que o médio do Botafogo assine pelo CSKA de Moscovo.O FC Porto nega
Vitinho, de apenas 19 anos, é apontado pelo Lancenet como alvo do interesse do FC Porto, capaz de pagar 10 milhões de euros pelo prodígio do Botafogo e oferecer um salário mensal de 160 mil euros.

in "ojogo.pt"



EMPRESÁRIO DE QUINTERO "Em três jogos já valorizou"

Os adeptos embalam-no das bancadas e Quintero retribui em campo. "Ele está muito feliz com tudo
Em Setúbal ficou comprovado que Quintero é um talento instantâneo: saltou do banco e, poucos segundos depois, marcou. "Nem de um minuto precisou", brinca Calleri. "Em Itália não foi assim tão rápido, mas também conseguiu logo nos primeiros jogos. Ontem [domingo] podia ter feito outro golo e até na Supertaça teve dois bons remates", lembra o empresário. "Em três jogos, o FC Porto já o valorizou", remata.

ion "ojogo.pt"

PINTO DA COSTA "Deco será uma lenda do FC Porto"


Presidente salienta capacidade de decisão do brasileiro e recorda alguns momentos de uma amizade que ficará para sempre.


omento

"Termina a carreira por vontade própria. Mais uma vez mostrou inteligência e poder de decisão.Fica na história do futebol e no FC Porto será uma lenda. Deve sentir-se feliz e ao olhar para trás saberá que no Porto só tem amigos."

Futuro

"Somos amigos desde que nos conhecemos. Tenho a certeza que terá êxito no que escolher, pois bem o merece. Em meu nome e dos portistas, quero enviar-lhe um grande abraço, dizer-lhe que nunca o esqueceremos e que o esperamos em breve no Dragão"

Histórias

"Recordo as vitórias internacionais, mas especialmente o dia em que assinou. Eu não pude estar presente e depois de assinar o Jorge Mendes perguntou-lhe se já acreditava. Ele disse que não tinha ainda visto o presidente e então, o Jorge Mendes, teve de o levar a ter comigo, fora do Porto, para acreditar.


FC Porto não esquece Deco


No dia em que o médio anunciou o ponto final numa carreira repleta de títulos, o FC Porto enumera os que Deco venceu com a camisola do dragão.

"Três Supertaças, três Campeonatos, três Taças de Portugal, uma Taça UEFA e uma UEFA Champions League de Dragão ao peito. Deste ainda mais magia à história do FC Porto. Obrigado, Deco!", pode ler-se na página oficial do FC Porto no Facebook.

in "ojogo.pt"