domingo, 28 de julho de 2013

F.C. Porto-Celta: 1-0 (análise aos novos e outros registos)

Apresentação do FC Porto [José Coelho/Lusa]
Esta análise começa por dois velhos conhecidos do Dragão: Fucile e Iturbe. Regressaram de empréstimos e fizeram o corredor esquerdo ao longo do primeiro tempo. O uruguaio melhor a defender do que a atacar, o que até surpreende, e o argentino a pecar no que de melhor tem feito: cruzar. O que não deixa de surpreender.

Entre os dois, Fucile sai com uma avaliação superior. Quer voltar a ser útil, pelo menos a sentir-se útil, e o jogo deu-lhe razão.

Ainda antes dos reforços, outro apontamento. O melhor dos dragões, o mais estável, o mais consistente, foi Lucho Gonzalez. Sempre que mete o pé na bola esta fica mais redonda, mais bonita. Não foi por El Comandante que os tricampeões não foram dominadores.

Vamos aos reforços, então: Josué foi o que mais minutos esteve em campo (45). Aproximou-se muito de Fernando, procurou agarrar o jogo em zonas recuadas e esticar o jogo, embora tenha falhado mais passes do que lhe é habitual. É uma aposta forte de Fonseca e terá muitas oportunidades para confirmar o mostrado em Paços de Ferreira. Esta noite leva nota razoável.

Todos as restantes novidades no grupo tiveram pouco tempo de competição. Licá jogou à volta de 20 minutos, fez um bom passe a isolar Jackson e um remate prometedor, mas bloqueado por um defesa. O resto confirma-lhe as características conhecidas: raçudo, voluntarioso, abnegado.

Ghilas e o debutante Juan Quintero entraram para os últimos cinco minutos e para saber o que jogar num Dragão cheio. O ponta-de-lança não teve bola, o colombiano demonstrou em dois dribles o caso sério que pode vir a ser.

Reyes, Herrera, Carlos Eduardo, Tiago Rodrigues e Ricardo não saíram do banco. 

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-Celta, 1-0 (crónica)

Apresentação do FC Porto [José Coelho/Lusa]
A roupa nova ainda não está pronta para sair à rua. Por mais rico que o tecido seja, por mais valor que a etiqueta tenha, este Porto ainda tem de ganhar corpo e juízo para não se perder dentro do novo estilo.

Fica o resultado, é verdade, um punhado de boas intenções e a certeza de que saber escolher o que usar ainda é uma virtude. Já vimos provas mais fortes e convincentes do tricampeão nesta pré-época.

Exigir perfeição a um corpo em crescimento seria, mais do que absurdo, injusto. Seria como acusar sem provas contundentes, seria precipitado. Temos disso perfeita consciência. Por outro lado, é impossível não constatar a imensidão de erros cometidos e a dificuldade em ser forte onde normalmente o F.C. Porto é (ou era) insuperável.

Referimo-nos ao processo de posse e circulação, e à paciência adulta nele aplicado. Nesta apresentação no Dragão o Porto poucas vezes teve isso. Foi errático, usou e abusou do passe longo, não conseguiu envolver todos os setores na mesma causa.

Os sinais do que o técnico pretende são conhecidos. Pressão alta, jogo dinâmico, aproveitamento dos extremos e consistência defensiva. Desses quatro vetores, em bom rigor, o Porto pouco teve. Nem tudo foi mau, naturalmente, e a espaços a equipa encontrou-se.

Só que os testes sul-americanos, principalmente o de Bogotá, sugeria que a equipa já se conseguisse aproximar com autoridade das zonas mais atraentes do seu jogo. Não o fez e a vitória, justa, até podia ter fugido na fase derradeira do encontro.

O Celta, depois de ter passado uma hora a defender, aproveitou o desnorte das substituições e obrigou Fabiano Freitas e duas ou três intervenções decisivas. Outra nota: a movimentação pretendida por Fonseca para o trio do meio-campo não está afinada.

Mesmo os nomes que mais entusiasmo têm causado - Iturbe, Kelvin, Josué - pouco revelaram nesta cerimónia de apresentação. Ficou a ideia de vontade a mais, até sofreguidão, o que não só prejudica como consome.

Consome a serenidade, corrompe a lucidez. Só isso explica a ação inaceitável de Kelvin sobre Nolito, já perto do fim. Pontapeou o espanhol três vezes, até provocar a reação deste e instalar o caos no relvado. Juízo, Kelvin!

Insistimos na ideia inicial: este F.C. Porto tem peças de luxo, superiores às da temporada anterior ou, pelo menos, em maior número. Sobra a vitória (o golo de Jackson foi obtido em posição irregular), a estreia de Juan Quintero e a convicção de que o plano idealizado por Paulo Fonseca ainda não é suficientemente sólido.

Pelo menos para quem se mostra ao povo com um traje de número acima. É imperativo crescer.

Ficha de Jogo:

Jogo no Estádio do Dragão, 45.309 espetadores
Árbitro: Hugo Pacheco

F.C. PORTO: Helton (Fabiano, 46); Danilo, Otamendi (Maicon, 72), Mangala e Fucile (Abdoulaye, 72); Fernando (Castro, 72) e Defour (Josué, 46); Varela (Licá, 72), Lucho (Quintero, 84) e Iturbe (Kelvin, 46); Jackson (Ghilas, 84).

Suplentes não utilizados: Kadú, Alex Sandro, Reyes, Herrera, Carlos Eduardo, Tiago Rodrigues, Ricardo e Izmaylov
Treinador: Paulo Fonseca

CELTA: Yoel; Hugo Mallo, Gustavo Cabral, Andreu Fontàs e Toni; Borja Oubiña e Jonathan Vila; Augusto Fernandez, Alex Lopez e Orellana; Charles.

Jogaram ainda: Krohn-Dehli, Sergio, Goldar, Fontás, Rafinha, Nolito, David Añon, Tuñez, Belvis, Madinda, Yelko, Borja Fernandez
Treinador: Luis Enrique

GOLOS: Jackson (13)
Cartão amarelo: Toni (66) e Nolito (90)

Lucho: «As oportunidades vão aparecer»

«Sabemos que muitas vezes há um clima de festa nestes jogos, mas não podemos relaxar. Temos de continuar a trabalhar, porque há muito pela frente. Há coisas a melhorar, não só no processo ofensivo, mas também na defesa. Foi importante não sofrer golos de novo, sabendo que as oportunidades vão aparecer. Claro que há coisas a melhorar até ao primeiro jogo oficial. Sinto-me importante, estou contente, e a saber que esta é uma equipa que não depende um jogador.» 


Paulo Fonseca: «Continuo com dúvidas»

O treinador do FC Porto, Paulo Fonseca, em declarações à Sport Tv após a vitória sobre o Celta de Vigo, por 1-0, no Dragão:

«É sempre importante vencer, conseguimos mais uma vitória, mas parece-me que não foi um triunfo fácil, em função da qualidade do Celta e das dificuldades que nos colocaram. Dúvidas quanto ao plantel? Os jogos vão dissipando-as, mas continuo a tê-las. É difícil escolher quando se tem este leque com tanta qualidade. Elas vão ser tomadas na devida altura porque temos de as tomar. A resposta tem sido excelente e isso dificulta.»

«Aproveitar o trabalho da época anterior? Não poderia ser de outra forma, o Vítor Pereira fez um excelente trabalho, é uma equipa de campeões. Nada melhor do que aproveitar jogadores que já se conhecem e daí as minhas escolhas. Agora, não quer dizer que esta seja a equipa que vai iniciar o campeonato.

«Bernard? não tenho nenhum informação, conto com os que cá estão.»


in "maisfutebol.iol.pt"

"Sempre quis vir para cá", revela o médio portista Juan Quintero

Depois de ter feito o primeiro treino no Dragão, Juan Quintero chegou à tribuna do estádio ao lado do compatriota Jackson Martínez. O JN estava à espera do médio colombiano do F. C. Porto, um jogador de sorriso aberto e diálogo fácil, para a sua primeira entrevista. O reforço, contratado ao Pescara por cinco milhões de euros, tem 20 anos, mas não treme com o microfone à frente. 

in "jn.pt" 

Craques perto dos adeptos será novidade da apresentação

Desta vez a surpresa não é nenhum novo craque que Pinto da Costa manteve escondido até à hora de anunciar os nomes dos jogadores que compõem o plantel da nova temporada - Bernard ainda pode chegar, não hoje - mas a apresentação será marcada por uma novidade antecipadamente divulgada, no geral, pelos seus responsáveis.

A festa desta noite começa ainda com alguns raios de sol, pelas 19 horas, com um dos pontos altos a ser a apresentação do terceiro equipamento, comemorativo dos 120 anos do clube.

Segue-se a apresentação dos atletas que vão estar às ordens de Paulo Fonseca e é aqui que entra o dado novo: os portistas não abrem o livro, para não ser diluído o fator surpresa, prometem apenas uma grande proximidade das estrelas de futebol com os seus adeptos. Resta, portanto, esperar pela cerimónia. 

in "abola.pt"

Kléber já não foge do Minho

Negócio quase fechado: o acordo entre SC Braga e FC Porto já é total e prevê a mudança de Kléber a título definitivo para o clube arsenalista.

Nesta altura, falta somente o consentimento de Kléber (23 anos) para a transferência ficar oficializ
ada, com os responsáveis da SAD bracarense totalmente convencidos de que o brasileiro não lhes escapará, prevendo-se que o atacante entre ao serviço na formação minhota já esta semana. 

in "abola.pt"

Vinícius Araújo, goleador do Cruzeiro, desejado pelos dragões

O FC Porto será um dos interessados numa nova estrela que desponta com as cores do Cruzeiro.

Vinícius Araújo, que esta temporada foi promovido ao elenco profissional do clube
de Belo Horizonte, está citado na agenda portista, mas também Udinese e Nápoles (Itália) e Shakhtar (Ucrânia) revelaram interesse no jogador, informou o jornal O Tempo.

Araújo, que ganhou fama de jogador nos escalões de base do Cruzeiro, já realizou 12 jogos pela equipa principal e projetou-se nos sub-20 do Brasil este ano, consagrando-se como melhor marcador da edição 2013 torneio de Toulon (sete golos). 

in "abola.pt"

Izmailov lesionado

O departamento médico do FC Porto divulgou a razão para a ausência do médio russo Marat Izmailov no treino deste sábado, realizado no Estádio do Dragão.

Izmailov está a contas com distensão na face anterior da coxa direita, pelo que muito dificilmente será opção para Paulo Fonseca para o jogo deste domingo, frente ao Celta, de apresentação aos sócios do clube.

in "abola.pt"

River faz novo esforço para levar Iturbe

argentinos dispostos a pagar 1,5 milhões

O River Plate não desiste de tentar levar Juan Iturbe, estando o representante do jogador a fazer um novo esforço junto dos responsáveis portistas no sentido de encontrar a melhor solução para o extremo de 20 anos. A imprensa argentina revelou que o clube de Buenos Aires está disposto a pagar qualquer coisa como 1,5 milhões de euros pela renovação do empréstimo, o que, a acontecer, seria pelo período de um ano. De acordo com a mesma fonte, o FC Porto ficou de dar uma resposta até ontem.

O esforço financeiro dos argentinos visa satisfazer um dos pedidos do treinador Ramón Díaz para reforçar a equipa. Depois da boa campanha que realizou ao serviço do River Plate na primeira metade de 2013, La Pulguita conquistou os adeptos millonarios ao ponto de lhe terem pedido para continuar.

Sensível a tudo isso, Iturbe manifestou desde bem cedo a vontade de regressar ao River, pese embora o FC Porto lhe tenha dado ordens para se apresentar na Invicta. O extremo tem cumprido a pré-época sob as ordens de Paulo Fonseca e até tem mostrado atributos. Marcou um grande golo ao Marselha e arrancou uma boa exibição diante do Deportivo Anzoátegui. Tais factos levaram a que fosse apontado como um dos candidatos a ocupar o lugar deixado em aberto por James Rodríguez. Mesmo assim, Iturbe está dividido, cabendo à SAD colocar um ponto final nas dúvidas. Enquanto isso não acontece, o extremo está convocado para a apresentação oficial aos sócios.

in "record.pt"

Revelação do pai "Bernard está convencido, quer o FC Porto"

Depois do pai, Délio Duarte, ter revelado a preferência do filho, Bernard falhou a presença no treino do Atlético Mineiro...
 
Bernard não esteve presente no último treino do Atlético Mineiro, mas continua em Belo Horizonte. No entanto, a ausência do jovem extremo, que nem sequer se deslocou ao centro de estágio do clube - ao contrário do que aconteceu com o restante plantel -, fez com que os jornalistas brasileiros especulassem sobre a "provável" saída do jogador para o futebol europeu.

Isto aconteceu precisamente um dia depois do pai do jogador, Délio Duarte, ter revelado que o filho prefere jogar nos dragões. "Ele quer continuar a carreira num clube assim, como o FC Porto. Tem esse sonho. O Bernard é amigo do Hulk, ficaram muito próximos na seleção, e na altura conversaram sobre o assunto. O Hulk disse-lhe muito bem do clube e ele ficou convencido de que seria a aposta certa para este momento da carreira", afirmou Délio Duarte, a O JOGO.

Certo, para já, é que Bernard continua em Belo Horizonte, na companhia do seu empresário, Adriano Spadoto, e que este domingo o Atlético Mineiro defrontará o Cruzeiro, para a nona jornada do Campeonato Brasileiro, sem o jovem extremo. Curiosamente, Spadoto tem previsto ficar em Belo Horizonte, a acompanhar Bernard, até esta segunda-feira...

in "ojogo.pt"

Reyes e Herrera em entrevista exclusiva a O JOGO "Final da Luz? Esperamos lá estar"

Reforços dos dragões desconheciam qual o palco da próxima final da Liga dos Campeões, mas agora que sabem... 
 
Não há reforço que não apresente a montra da Liga dos Campeões como um dos motivos na base da opção pelo FC Porto. Reyes e Herrera também vêm atrás da melhor competição de clubes do mundo, mas ficaram em branco quando lhes perguntámos se sabiam onde se disputaria a final da próxima edição.

Nem o central, nem o médio tinham ouvido falar do Estádio da Luz como palco da decisão, mas mostraram-se entusiasmados com a imagem do FC Porto nesse encontro.

"Então esperamos lá estar", comentou Reyes, deixando para Herrera a pré-avaliação das possibilidades portistas. "É possível lá chegarmos, até porque o clube já o conseguiu no passado", lembrou. 

in "ojogo.pt"

Ghilas volta a Moreira de Cónegos

Reforço argelino dos Dragões aproveitou a folga para ir ver o Moreirense-Oliveirense da Taça da Liga
Aproveitando a folga concedida pelo técnico Paulo Fonseca, o argelino Ghilas foi este sábado até Moreira de Cónegos ver o encontro da ex-equipa para a Taça da Liga.

O jogo entre Moreirense e Oliveirense foi o mote para a visita, tendo Ghilas merecido bastantes aplausos do público quando a presença do avançado foi notada no estádio.

in "ojogo.pt"

'Sombra' de Helton no Porto, Fabiano mostra-se otimista e feliz em Portugal

Ex-goleiro do São Paulo ainda elogiou o titular e Rogério Ceni. Para ele, o Dragão vai conseguir repor bem as peças que perdeu para a próxima temporada

Com apenas um ano de Porto, o goleiro Fabiano, reserva do ídolo tripeiro Helton, garante que está agradando. O jogador foi mais ativo nos torneios de mata-mata em Portugal, e acredita que com suas atuações, e pelo que demonstra nos treinos, pode ser o substituto do veterano no futuro, já que o titular tem mais um ano de contrato, e seu nome está sempre ligado ao Vasco.
- Quando eu tive a proposta do Porto, já me contratou neste intuito. Então desde o primeiro ano eu fui preparado para jogar. Quando se está em um grande clube, tem que pensar sempre em jogar. Respeito o Helton, é o cara que vem jogando, mas o meu intuito é o de jogar, de ser titular, e quando surgir a oportunidade, fazer o meu trabalho e mostrá-lo bem - disse Fabiano em entrevista ao LANCE!Net, que ainda lembrou tanto Helton, como Rogério Ceni, em sua época de São Paulo, foram importantes em sua formação:
 
- No São Paulo não tive grandes oportunidades, não pude mostrar meu potencial. Aprendi muito com Rogério Ceni, um dos melhores goleiros que já vi, trabalhei, vou guardar para sempre. Aqui no Porto também, trabalho com um grande goleiro.
Outro fator de motivação para Fabiano é a chegada de Paulo Fonseca. O goleiro elogiou muito o novo treinador do Dragão, que na temporada passada, levou o modesto Paços de Ferreira para a Liga dos Campeões.
- É um treinador novo, fez um grande trabalho no Paços de Ferreira, com a vaga na Liga dos Campeões. Mas também pela forma que jogava. Tem o comando do time dentro de campo. Pela forma que a gente via o Paços jogando, via que ele controlava tudo, todas as jogadas. É inteligente, sabe comandar, e acho que o Porto fez uma boa escolha.
O goleiro se destacou quando teve oportunidades no Porto (Foto: Divulgação)
NOVA FASE DO PORTO
Sobre o time, que perdeu alguns jogadores importantes, como João Moutinho e James Rodríguez, Fabiano tem a certeza que tudo está sob controle, e exalta o trabalho nos bastidores.
- O Porto tem uma diretoria muito inteligente. Na outra temporada saiu do Hulk, todos falavam que era o cabeça do time, ia perder muito, e foi campeão nacional. Com estas saídas, com certeza eles têm tudo em mente. Mas lógico, perde grandes jogadores, mas vai repor com grande qualidade - começa Fabiano, que até já cita alguns deles:
- Principalmente alguns como Licá e Carlos Eduardo, do Estoril, são investimentos a longo prazo. São novos, com muita qualidade, fizeram grandes temporadas, estão apostando no futuro. Mas até pelos vídeos que vi dos outros, com a confiança que ter no Porto, têm potencial.
BATE-BOLA
Fabiano
Goleiro do Porto, ao LANCE!Net
Acredita que terá mais chances nesta temporada?
Pensamentos são os melhores... Meu segundo ano no Porto, venho bem mais confiante, conheço o clube, o grupo, estou bem mais confiante pelo meu trabalho. A intenção é fazer uma temporada ainda melhor.
  
Ao lado dos capitães do Porto - Helton e
Lucho -, com o troféu (Foto: Divulgação)
Acha que conseguiu mostrar-se bem quando jogou e nos treinos?
Eu senti isso em relação à comissão, ao grupo... Quando se chega, tem um pouco daquela desconfiança. Então tive a oportunidade de disputar duas competições, além de alguns jogos pela equipe B. Consegui alguns bons jogos. Por exemplo na final da Taça da Liga, contra o Braga, perdemos, mas deu para mostrar o meu potencial, a vontade é melhorar cada dia mais.
Como foi sua passagem pelo Olhanense?
Eu saí de São Paulo e fui para lá, contrato de três anos. Na primeira temporada, já joguei, foi um ano maravilhoso. É um clube mediano, mas com todas as dificuldades, fomos bem. E no primeiro ano, o Porto me contratou. Houve interesse e aconteceu, o que não é normal, por ser primeiro ano. Aproveitei muito bem a chance, e o objetivo é fazer uma temporada ainda melhor.
Quais são suas principais características?
Tenho 1m97, às vezes as pessoas comentam muito de que com grande estatura, fica lento. Eu trabalho muito nisso, em ser rápido. Os preparadores de goleiro já me falam isso, que mesmo sendo alto, tenho agilidade, tanto pelo alto, quanto por baixo.
Tem vontade de ir para outras ligas no futuro?
É passo a passo. Claro que sou ambicioso, tenho sonhos. Estou em um grande clube, que disputa Liga dos Campeões, que é campeão português, tenho que pensar aqui, não posso pensar lá na frente. Se fizer um grande trabalho, vou ter sucesso. Esse é o meu objetivo, no futuro a gente vê.

in "lancenet.br."