quinta-feira, 22 de agosto de 2013

"A EQUIPA ESTÁ FORTE E PREPARADA"


Gilberto Duarte e Wilson Davyes são o espelho do optimismo que reina na equipa do FC Porto Vitalis para o desafio da Supertaça, com o Sporting, no sábado, pelas 18h, no Pavilhão Municipal de Inatel, em Viseu. Na superflash desta quinta-feira, os atletas confirmaram que a pré-época foi positiva, declarando que a equipa vai "dar tudo" para vencer o primeiro troféu da época.

O lateral-esquerdo Gilberto Duarte foi o primeiro a fazer uma declaração de intenções para o encontro da Supertaça: "É o primeiro jogo oficial da época, o primeiro troféu, e como foi definido no início da época, queremos ganhar todas as competições nacionais e vamos dar tudo para vencê-la". Por seu lado, o central Wilson Davyes definiu as dificuldades que a equipa do FC Porto Vitalis conta encontrar: "Foi visível na final da Taça de Portugal da época passada que o nosso adversário é uma equipa que melhorou muito a nível defensivo e, consequentemente, possui um contra-ataque muito forte. Nós vamos procurar arranjar soluções para ultrapassar a defesa do Sporting e recuperar rapidamente as nossas posições para não sermos apanhados em contra-pé", desvenda. Gilberto Duarte concordou: "A base da equipa do Sporting não mudou; as duas equipas não mudaram, o trabalho é o mesmo, por isso acredito que o nosso adversário apareça muito forte, tal como no final da época passada".

Wilson Davyes foi taxativo em relação à importância do primeiro encontro oficial da época 2013/14: "A Supertaça é o primeiro grande teste da temporada e quer queiramos, quer não, vai dizer muito da nossa forma nesta primeira fase da época. E depois sim, temos o grande objectivo que não temos vindo a conseguir nas últimas temporadas, que é o de entrar na Liga dos Campeões. Como somos uma equipa jovem, é normal que haja alguma ansiedade", revela, reforçando que, se a equipa for bem-sucedida, vai ser um motivo de enorme alegria: "Dar-nos-á força enorme para enfrentar o resto da época".

A pré-época foi abordada por Gilberto Duarte, assumida como bastante positiva para os objectivos do FC Porto Vitalis: "Temos feito o nosso trabalho, incluindo ajudar na integração dos reforços na equipa, sendo que a maior parte dos jogos de preparação que realizámos correu bem", refere. Wilson Davyes corrobora a ideia do colega: "Esta fase inicial foi, sem dúvida, positiva - apesar de algumas lesões, que são situações sempre desagradáveis. Acima de tudo, acho que a equipa está forte e preparada para tudo o que vamos enfrentar nesta temporada".

Quanto ao plantel deste ano, nenhum dos atletas tem dúvidas que os reforços são uma mais-valia. Palavra ao central: "Somos a única equipa em Portugal que conta com um campeão da Europa, o dinamarquês Mick Schubert, que vai ser uma grande surpresa; também temos um jogador que já ganhou três Ligas dos Campeões, que é o caso do David Davis. Juntamente com o Alvaro Ferrer tornam-nos uma equipa mais forte. São jogadores com enorme experiência e é fácil para eles adaptarem-se". Gilberto Duarte completou: "Os reforços são muito bons jogadores, bons companheiros e entraram bem na equipa. Tenho a certeza que vamos fazer o nosso trabalho da melhor forma e entrar para ganhar em todos os jogos".


in "fcp.pt"

“JOGAMOS EM CASA E QUEREMOS GANHAR”


Josué abriu caminho ao triunfo em Setúbal na ronda inaugural da Liga e já aponta baterias para o compromisso que se segue no calendário do tricampeão nacional. O médio portista revela respeito por um Marítimo com a moral em alta mas relembra que os Dragões jogam sempre para ganhar.

“Queremos ganhar, mas esse é o lema deste clube. Sabemos que o jogo com o Marítimo será muito difícil, mas ao mesmo tempo é muito importante e vamos entrar como entramos sempre, para ganhar”, começou por afirmar Josué na superflash que antecéu o treino desta quinta-feira.

Puxando o filme atrás, o camisola 8 do FC Porto não atribui grande importância ao golo sofrido em Setúbal, num jogo em que os azuis e brancos até estiveram a perder. “Trabalhamos todos os dias para chegarmos aos jogos e marcarmos mais golos do que os nossos adversários, de preferência sem sofrer. Sofremos em Setúbal mas vamos trabalhar para não sofrer golos frente ao Marítimo”.

O homem que assumiu a responsabilidade de cobrar a grande penalidade que deu origem à reviravolta no Bonfim revelou ter-se sentido “bem e confiante”, sublinhando que acreditou nele próprio para fazer o golo, “tal como a equipa técnica e os companheiros”.

O Marítimo, próximo adversário do tricampeão nacional na Liga, chega ao Dragão com a moral em alta depois do triunfo sobre o Benfica na jornada de abertura. “Mostrou frente ao Benfica que é uma grande equipa, pela qual temos um grande respeito. Mas jogamos em casa e queremos ganhar para dar essa alegria aos nossos adeptos”.

Na opinião de Josué, a derrota do emblema lisboeta no Funchal pouco ou nada significa para o plantel portista. “Sejam quais forem os resultados dos nossos rivais, no FC Porto existe sempre a pressão e o objectivo de ganhar. Não nos interessam os resultados dos outros, pois se vencermos todos os nossos jogos seremos campeões”.

O jovem médio, que recentemente foi chamado à Selecção A portuguesa, confessa estar a viver dias felizes neste regresso ao FC Porto. Eu já conhecia esta casa e a forma como aqui se trabalha. Agora resta-me desfrutar ao máximo da oportunidade de jogar neste clube, que é o do meu coração”.


in "fcp.pt"

FC PORTO VITALIS TRIUNFA EM ESPANHA


O FC Porto Vitalis deslocou-se esta quarta-feira a Tui, em Espanha, onde bateu o Academia Pilotes por 33-25, naquele que foi o último jogo de preparação do pentacampeão nacional antes do duelo com o Sporting, com quem irá disputar, no sábado, a conquista da Supertaça.

Gilberto Duarte (3), João Ferraz (3), Belmiro Alves (1), Pedro Spínola (4), Daymaro Salina (2), Ricardo Moreira (4), Wilson Davyes (2), Tiago Rocha (7) e Mick Schubert (7) foram os marcadores de serviço nos Dragões, que já venciam por 16-14 ao intervalo.


in "fcp.pt"

Dragões recusam receber Álvaro Pereira


Não, obrigado. O FC Porto terá rejeitado a proposta do Inter de Milão de incluir Álvaro Pereira nas negociações para a transferência de Fernando para o clube da Serie A.

Segundo noticia o jornal ´Corriere dela Sera`, o diretor desportivo dos nerazzurri, Marco Branca, terá colocado na mesa a possibilidade de o lateral uruguaio regressar ao Dragão, cenário prontamente rejeitado por Alexandre Pinto da Costa, filho do presidente dos azuis e brancos e intermediário em diversas operações com clubes italianos.

Escreve a mesma fonte que o emblema de Milão está fortemente interessado no médio brasileiro, dando prioridade ao empréstimo do Polvo até final da época – à imagem do que sucedeu com Rolando.


in "abola.pt"

Nápoles na pista de Mangala


O Nápoles é o mais recente candidato à contratação de Eliaquim Mangala.

Depois de ter sido noticiado o interesse do clube da Serie A em Otamendi, de Itália surgem agora rumores que colocam o defesa central francês na lista de potenciais reforços para a equipa de Rafa Benítez.

Mangala e Vermaelen, internacional belga do Arsenal, são apontados como alternativas a Davide Astori, central italiano do Cagliari que estará a ser negociado pelo Nápoles.

Barcelona, Chelsea, Paris Saint-Germain e Mónaco têm sido os clubes associados ao possante jogador dos azuis e brancos.


in "abola.pt"

Pinto da Costa: «Grande jogador e pessoa»

ELOGIA COLOMBIANOS COM DESTAQUE PARA JACKSON

O brilho cada vez mais intenso dos jogadores colombianos na Europa levou a rádio “La FM 94.9” a enviar uma equipa de reportagem ao Velho Continente para retratar as carreiras dos seus compatriotas. Primeira paragem? O FC Porto, afinal a melhor porta de entrada da atualidade para os jogadores cafeteros. Em entrevista àquela estação radiofónica, Pinto da Costa abordou a ligação entre os dragões e o futebol colombiano destacando Jackson Martínez, avançado que está perto de renovar.

“Ele correspondeu desde o primeiro dia. Tínhamos as melhores impressões dele, não só como jogador, mas também como pessoa. Já justificou completamente a sua contratação. É um grande jogador e uma grande pessoa”, disse o presidente azul e branco sobre o ponta-de-lança titular da sua equipa, dispensando depois algumas palavras ao mais recente reforço colombiano, Juan Quintero: “Agora temos um menino, o Quintero, que vai ser um reforço importante para o clube. Acompanhámo-lo desde os tempos em que jogava na Colômbia e, na última época, no Pescara, esteve em observação. Soubemos da sua forma de estar no futebol e contratámo-lo. Pode muito bem manter o nível a que James nos habituou.”

A história cafetera na Invicta, que começou com Rentería em 2006, poderá muito bem ter novos episódios em breve. Garantia de Pinto da Costa. “Tem sido uma experiência muito feliz. São todos muito profissionais, bons jogadores e estamos muito contentes por continuar a contar com eles”, afiançou.

in "record.pt"

Inter propõe troca de Schelotto por Fernando

FILHO DE PINTO DE COSTA ESTARÁ EM ITÁLIA

O nome do FC Porto volta a estar em destaque esta quarta-feira na imprensa italiana. Novamente com Fernando ao barulho, os meios de comunicação transalpinos dão conta do interesse do Inter Milão em efetuar uma troca com os dragões, enviando o extremo Ezequiel Schelotto para a Invicta.

Aliás, a Sky Italia revela mesmo que Alexandre Pinto da Costa, filho do presidente dos dragões, esteve hoje em Milão, em conversações com o empresário do internacional italiano, de modo a tentar chegar a um acordo para a troca.

Com 24 anos, El Mosquetero chegou ao Inter em janeiro deste ano, mas não se conseguiu impor e é agora visto como um jogador dispensável por Walter Mazzarri.

in "record.pt"

Scolari riscou Danilo e Alex Sandro

Os dois laterais do FC Porto voltaram a ficar de fora da convocatória da seleção brasileira e, desta vez, Scolari até preferiu chamar os veteranos Maicon e Maxwell.


A quinta convocatória de Luiz Felipe Scolari desde que regressou à seleção brasileira voltou a não ter na lista nomes de jogadores do FC Porto, em especial Danilo e Alex Sandro, que tiveram várias oportunidades com Mano Menezes, o anterior selecionador. Se tudo correr dentro da normalidade, Scolari terá em Dani Alves (direita) e Marcelo (esquerda) os dois titulares nas laterais da defesa durante o Mundial de 2014, mas era sobretudo na possibilidade de serem os suplentes destes dois que tanto Danilo como Alex Sandro apostavam sempre que declararam a intenção de trabalhar para marcar presença no Campeonato do Mundo do próximo ano. 

No entanto, e apesar de Scolari ter dito, da última vez que esteve em Portugal, que ponderava a possibilidade de convocar jogadores do nosso campeonato para a seleção, a verdade é que isso não aconteceu e Danilo e Alex Sandro deixaram mesmo de fazer parte das opções do "novo" selecionador. 


in "ojogo.pt"

JOSUÉ "Senti que as pessoas tinham confiança em mim"

O jogador do FC Porto considera que desempenhou o seu papel "da melhor forma" frente ao Vitória de Setúbal. 

Depois da prestação em Setúbal, frente ao Vitória, Josué explicou, esta quinta-feira, que a confiança depositada pelo treinador Paulo Fonseca foi muito importante na hora de converter a grande penalidade. 

"O treinador falou comigo antes do jogo e disse-me que se houvesse penalti era eu a marcar. Nessa altura senti que as pessoas tinham confiança em mim e por isso senti-me mais confiante para marcar", afirmou o jogador antes do treino matinal do FC Porto, no Olival. 

Depois de uma temporada assombrada por alguns penaltis falhados, o médio azul e branco parece ser o escolhido para mudar a sorte dos dragões no que a isso diz respeito. 

Josué foi um dos escolhidos para o onze inicial no último domingo, algo que não surpreende o jogador trabalha "para isso acontecer": "Quando fui chamado, acho que desempenhei o meu papel da melhor forma."

No meio-campo ou como extremo, o futebolista diz sentir-se "à vontade nas duas posições": "O importante é ajudar a equipa, porque este é um grupo muito grande e forte e sabemos que temos de lutar por qualquer lugar."

Em relação à recepção ao Marítimo, no próximo domingo, o atleta acredita na vitória: "O Marítimo é uma boa equipa, mas esperamos fazer um bom jogo. O importante é vencer."

in "rr.pt"

Pinto da Costa revela o segredo do FC Porto

O presidente do FC Porto acredita que Quintero vai ganhar destaque na equipa. 

O segredo do sucesso do FC Porto a nível nacional e internacional pode parecer bem guardado, mas Pinto da Costa explica: "Saber escolher bem os jogadores, sabendo que são bons profissionais, ambiciosos, a quem não basta ter talento, mas também carácter."

Em entrevista à "La FM", o presidente do FC Porto congratulou-se com a parceria dos azuis e brancos com o futebol colombiano e, em particular, com a contratação de Juan Quintero, que tem estado em destaque na equipa: "Tem trazido bons profissionais para o clube e que esperamos manter. O Quintero é um miúdo que será muito importante no futuro."

"Já o acompanhávamos na Colômbia, desde muito jovem. Na época passada foi observado no Pescara e sabíamos como era o seu modo de vida e a sua forma de estar dentro e fora do futebol. Sabíamos tudo sobre o Quintero. Acredito que será um bom substituto de James Rodríguez e que vamos continuar a manter o mesmo nível", acrescentou o dirigente. 

Em relação a Jackson Martínez, Pinto da Costa entende que o goleador dos dragões "tem correspondido ao que o clube esperava dele": "Tínhamos as melhores impressões dele e tem justificado amplamente a contratação."

Comprar barato para vender caro parece ser uma das receitas dos portistas: "Não só saiu o Falcao, como muitos outros jogadores para clubes mais importantes do que o Atlético de Madrid. Fico contente quando os jogadores do FC Porto têm êxito noutros clubes."

Regresso de Mourinho a Portugal seria "incomportável"


Pinto da Costa afasta um possível regresso de José Mourinho ao FC Porto ou ao futebol português. O presidente dos azuis e brancos considera que, em ambos os cenários, "ao nível salarial seria incomportável". 

"Não que ele treine num clube com os êxitos do FC Porto na Europa, porque o Chelsea está longe de nós nesse aspecto", explicou o dirigente, em entrevista à rádio "La FM". 

"Em termos financeiros, [o Chelsea] é um clube que tem outros argumentos que nós não temos", acrescenta.

in "rr.pt"

Helton regressa aos disponíveis

Helton já esteve, esta quinta-feira, ao serviço de Paulo Fonseca, no treino matinal do FC Porto, no Olival. 

O guarda-redes dos dragões tinha sofrido um toque no jogo do último domingo, frente ao Vitória de Setúbal, no Bonfim, e estava em recuperação. 

Varela continua de fora, a recuperar de uma lesão sofrida ainda no jogo da Supertaça, frente ao Vitória de Guimarães. 

Os dragões recebem no domingo os madeirenses do Marítimo, em partida referente à segunda jornada do campeonato. 

in "rr.pt"