segunda-feira, 3 de setembro de 2012

F.C. Porto: lucro de mais de cinquenta milhões com o mercado


Jackson Martínez foi a contratação mais cara dos Dragões, 8,8 milhões de euros


O F.C. Porto recuperou do prejuízo da época passada, registando um saldo positivo superior a 50 milhões de euros, no que diz respeito a vendas e compras de jogadores. Com a venda de Hulk, os dragões encaixaram 62,15 milhões de euros e gastaram 11,7, de acordo com os dados da Agência Lusa. 

Comparando com a época passada, os dragões recuperaram financeiramente, já que tinham registado um prejuízo de quase 15 milhões. Assim, depois de ter feito o maior investimento da sua história, o F.C. Porto gastou menos 49 milhões.

A juntar às poupanças, entrou mais dinheiro nos cofres do emblema azul e branco. 45,8 milhões na temporada passada contra 62,15 nesta época.

Além dos 40 milhões recebidos do Zenit, por 85 por cento do passe de Hulk, o Inter Milão deu a ganhar ao F.C. Porto 18,5 milhões - 11 por Guarín e 7,5 por Alvaro Pereira, sendo que este valor corresponde a 75 por cento do valor da transferência do lateral, já que os restantes 25 por cento pertenciam ao Cluj.

As vendas de Janko e Belluschi renderam 3,65 milhões - os dragões só tiveram direito a 50 por cento do valor da transferência do argentino.

A contratação mais cara do F.C. Porto foi Jackson Martínez, adquirido ao Jaguares por 8,8 milhões. Fabiano Freitas levou os dragões a desembolsarem 1,2 milhões e Héctor Quiñones, contratado no último dia de mercado, chegou ao Dragão por 1,7 milhões.

Saídas: 62,15 milhões
Hulk, Zenit (Rus), 40 milhões a)
Guarín, Inter Milão (Ita), 11 milhões
Alvaro Pereira, Inter Milão (Ita), 7,5 (b)
Janko, Trabzonspor (Tur), 2,4
Belluschi, Bursaspor (Tur), 1,25 (c)
Sereno, Valladolid (Esp), Empréstimo
Djalma, Kasimpasa (Tur), Empréstimo
Rafael Bracalli, Olhanense, Empréstimo
Cristian Rodríguez, Atlético Madrid (Esp), Livre
Beto, Sporting Braga, Livre
Sapunaru, Saragoça (Esp), Livre

Entradas: 11,7 milhões
Jackson Martínez, Jaguares (Mex), 8,8
Hector Quiñones, Junior Barranquilla (Col), 1,7
Fabiano Freitas, Olhanense, 1,2


a) clube detinha 85 por cento do passe, sendo os restantes 15 propriedade de um fundo de investimento
b) clube detinha 75 por cento do passe do jogador, sendo os restantes 25 por cento pertença do Cluj, da Roménia.
c) clube detinha 50 por cento do passe do jogador, sendo os restantes 50 por cento pertença do empresário Pini Zahavi.

in "maisfutebol.iol.pt"

Hulk: "Levo o FC Porto no coração"

Avançado falou pela primeira depois da transferência à assessoria de imprensa. Diz ter ficar surpreendido com o negócio mas assegura que é bom para todas as partes.


Em declarações à assessoria de imprensa, Hulk comentou a mudança para o Zenit. "Não tinha nenhum motivo para sair. Tinha mais quatro anos de contrato. Na sexta-feira havia fechado o mercado. Não tinha nenhuma proposta agradável tanto para mim quanto para o FC Porto. De repente hoje chega uma proposta do Zenit que já vinha em contato com o Porto, onde o clube aceitou. Foi bom para o Porto, vai ser bom para mim. Acho que foi uma negociação bem conversada e bem feita. Tanto para mim, quanto para o FC Porto e para o Zenit", comentou o jogador. 

"Não esperava esta novidade. Tanto é que entrei em campo no sábado com o FC Porto, pelo campeonato português. Ganhámos. Acabei fazendo um golo e ajudei a equipa. Nas entrevistas depois do jogo eu falei que queria ser tricampeão com o FC Porto. E de repente hoje o meu empresário me liga e diz que o Zenit estava acertado com o FC Porto. Agora é pensar no outro clube. Estou feliz em ter conquistado vários títulos com o FC Porto. É um clube que vou carregar no meu coração para sempre", garantiu. 


in "ojogo.pt"

Rolando deve continuar. Galatasaray preferiu Cris

Defesa-central brasileiro é o escolhido pelo emblema turco. Dificuldades de negociação com o jogador português força solução brasileira. Rolando deverá continuar no Dragão, mas saída ainda é possível.


O Galatasaray assegurou a contratação de Cris, defesa-central brasileiro ex-Olympique de Lyon, deixando cair a proposta por Rolando.

Ao que Bola Branca apurou, as dificuldades de negociação dos termos do contrato com o defesa do FC Porto levaram o emblema turco a encontrar uma outra solução, recaindo a escolha no experiente central brasileiro de 35 anos.

Cris está confirmado como reforço do Galatasaray, clube que já o inscreveu na UEFA, no sentido de poder disputar a Liga dos Campeões. O Galatasaray, recorde-se, é adversário do Sporting de Braga na fase de grupos da Champions.

Rolando é para continuar. Até ver
Vítor Pereira não conta com Rolando, razão pela qual a SAD do FC Porto deu abertura total para que o jogador pudesse encontrar um novo clube, sempre e quando as exigências financeiras do clube fossem salvaguardadas.

Depois de rejeitar, entre outros, a Fiorentina, Rolando está mais perto de continuar ao serviço dos campeões nacionais. Bola Branca sabe igualmente que o atleta poderá surgir como principal surpresa na lista de inscritos dos portistas na Liga dos Campeões.

Certo é que, caso haja um clube interessado, o FC Porto não enjeitará a saída de Rolando. Os campeonatos francês, russo, turco e romeno ainda podem inscrever jogadores.


in "rr.pt"

Zenit paga 60 milhões por Hulk


O brasileiro Hulk vai transferir-se do FC Porto para o Zenit, que pagará cerca de 60 milhões de euros pelo jogador, 40 dos quais serão lucro absoluto para os portistas.
Em declarações à Lusa, o empresário de Hulk, Teodoro Fonseca, revelou que os portistas recebem 40 milhões de euros, por 85 por cento do passe do avançado, enquanto o montante restante é distribuído pelo fundo que detinha 15 por cento (nove ME) dos direitos desportivos, pela comissão de 10 por cento por intermediação (seis ME) e pelo fundo de solidariedade, equivalente a cinco por cento do valor global (três ME).
Segundo a mesma fonte, dos 60 milhões são, também, retirados valores de prémios desportivos a receber pelo jogador e pelo agente, uma verba a rondar os dois milhões de euros.
A página oficial do Zenit anuncia a transferência, assinalando um vínculo com a duração de cinco temporadas e revelando também que o jogador atuará com o número 29 no clube onde alinham os portugueses Bruno Alves e Danny.

in "tsf.pt"

Hulk confirmado no Zenit

CLUBE RUSSO OFICIALIZA NEGÓCIO


O Zenit confirmou, no seu site oficial, a contratação de Hulk, embora não tenha divulgado valores. O avançado brasileiro assinou por cinco temporadas pelo campeão russo e vai envergar a camisola 29

O assessor do internacional brasileiro, Acaz Felleger, confirmou a Record o negócio e adiantou ainda que o valor da transferência é o mais elevado neste defeso a nível europeu (superior, por isso, aos 42 milhões de euros pagos pelo PSG ao Milan por Thiago Silva), sendo igualmente a transferência mais cara de sempre do futebol português.

in "record.pt"


Hulk rende 60 milhões



O Zenit pagou 60 milhões de euros para garantir Hulk por cinco temporadas. Depois de os russos terem anunciado acordo, O JOGO apurou a verba que o clube de São Petersburgo avançou para assegurar o ex-avançado dos dragões.

in "ojogo.pt"

Hulk no Zenit


Negócio fechado. Hulk está de saída do FC Porto para representar o Zenit.

A transferência do avançado para o clube de São Petersburgo foi finalizada esta segunda-feira, em São Paulo, onde o Incrível se encontra ao serviço da seleção brasileira com vista ao jogo de preparação com a África do Sul, agendado para o próximo dia 7.

As negociações, de que A BOLA deu conta em primeira mão, revelaram-se frutíferas e o acordo deve ser oficializado nas próximas horas pelos dois clubes.

O Zenit, campeão da Rússia em título, conta nas fileiras com os internacionais portugueses Danny e Bruno Alves.


in "abola.pt"

Quiñonez chegou ao FC Porto em contra-relógio

Transferência ficou acertada uma hora antes do fecho do mercado. Negociações decorreram em tempo recorde, garante o presidente do Junior Barranquilla.


O FC Porto assegurou, na sexta-feira, a contratação do jovem defesa esquerdo colombiano Hector Quiñonez uma hora antes do encerramento do mercado. O presidente do Junior Barranquilla, o anterior clube do reforço dos dragões, esclarece que foi uma questão de horas.

"A negociação foi muito rápida, de um momento para o outro. Concretizou-se em cima do encerramento do mercado e não tivemos outra opção, nem tivemos tempo de comunicar à imprensa", contou António Char à imprensa colombiana. 

"Chegou um emissário, o jogador fez testes médicos e acertou a transferência uma hora antes do encerramento do mercado", explicou ainda o presidente do Junior Barranquilla.

O atleta tem 20 anos e será alternativa a Alex Sandro no plantel portista. "Era a última oportunidade para o jogador. Tinha uma proposta do estrangeiro, poderia sair e tinha liberdade para o fazer", adiantou o dirigente. 

"Antes do dia 31, não aceitámos transferi-lo. Tínhamos o compromisso da Taça dos Libertadores e contávamos com ele", concluiu António Char. 

Quiñonez, também conhecido por Quiño, esteve no Mundial de sub-20 pela selecção colombiana no Verão de 2011. Tem 1,77 metros de altura e começou a carreira no Deportivo de Cali, da Colômbia. Na época passada, teve uma experiência nos sub-20 da Udinese.


in "rr.pt"

Zenit volta à carga por Hulk


Está em marcha novo ´round` negocial por Hulk. Rejeitada a primeira proposta de 50 milhões de euros pela contratação do avançado brasileiro, Zenit e FC Porto voltaram a negociar a transferência do ´Incrível` para o clube de São Petersburgo.

O Zenit está decidido a garantir o concurso do internacional brasileiro e, sabe A BOLA, os dois clubes voltaram a sentar-se à mesma mesa, sendo expectável que, nas próximas horas, surjam novos dados no que ao futuro do jogador diz respeito.

O mercado russo está aberto até sexta-feira, porém, é objetivo do Zenit inscrever oIncrível na fase de grupos da Liga dos Campeões, algo que terá de ser concretizado durante o dia de hoje.


in "abola.pt"

Zenit ainda pondera contratação de Moutinho


Enquanto os ingleses vão acrescentando alguns pontos à novela que consistiu a transferência falhada de João Moutinho para o Tottenham, insistindo na ideia que tudo se atrasou devido à primeira recusa do jogador e posterior envio de documentos tardio por parte dos dragões, o Zenit continua a avaliar as hipóteses de avançar para a contratação do médio português. 

Os valores comentados pelos russos não ultrapassam os 25 milhões de euros, abaixo da última oferta do Tottenham, mas a investida poderá ser real até quinta-feira, dia em que encerra o mercado naquele país. É óbvio que o dinheiro terá sempre peso nas negociações entre os clubes e, depois, com o jogador, mas desportivamente este não é o destino que mais entusiasma João Moutinho. 

No entanto, nos próximos dias é possível que aconteça uma abordagem mais séria por parte do Zenit, embora tudo o que se comentou sobre o negócio fracassado por Hulk - os russos disseram que não pagavam mais do que 30 milhões, Pinto da Costa garante que recusou 50 milhões - tenha degradado as relações entre as instituições. 


in "abola.pt"

Tottenham teve uma hora extra para fechar João Moutinho


À medida que os dias vão passando, a imprensa inglesa vai dando mais pormenores acerca da contratação falhada de João Moutinho por parte do Tottenham.

Desta feita é o The Telegraph a avançar com a informação de que o Tottenham aceitou as exigências do FC Porto e avançaram com uma proposta formal de 30 milhões de euros pelo médio internacional português.

Ainda assim, como o FC Porto adquiriu Moutinho ao Sporting por 11 milhões de euros, os leões teriam direito a 25 por cento da transferência, enquanto outros 15 por cento iriam para um investidor dos dragões, cujo nome não é revelado.

A transferência, aliás, podia ter sido fechada para lá da meia-noite. Segundo avança o mesmo jornal, o Tottenham garantiu uma hora extra junto da Federação, enviando um fax denominado «deal sheet» pelas 21 horas, alertando para o registo de um novo contrato.


in "abola.pt"

FC Porto líder nos lucros do mercado de transferências

RECUPEROU PREJUÍZO DA ÉPOCA PASSADA


O FC Porto recuperou do prejuízo da época passada e foi o clube da Liga Zon Sagres que mais lucrou no mercado de transferências desta época, ao registar um saldo positivo superior a 10 milhões de euros (ME). O valor alcançado, após o fecho do mercado de Verão, resulta da diferença entre os 22,15 ME encaixados em vendas e os 11,7 ME gastos em aquisições de novos futebolistas. Comparativamente com a época passada, o FC Porto consegue recuperar financeiramente a sua balança de transferências, já que em 2011/12 havia registado um prejuízo de quase 15 ME, apesar da milionária transação de Falcão.

À semelhança da maioria dos clubes nacionais, também o FC Porto optou pela contenção de gastos, ao investir menos 49 ME do que na temporada passada, em que fez o maior investimento da sua história (60,75 ME).

No entanto, a verba recebida com as vendas de atletas também teve um decréscimo acentuado (23,7 ME), passando dos 45,8 ME para os 22,15 ME, ainda que apenas superada pelo encaixe do Benfica (27 ME).

Para o lucro do campeão nacional contribuíram as transferências do colombiano Guarin (11 ME) e do uruguaio Álvaro Pereira (7,5), ambos contratados pelos italianos do Inter de Milão. No caso do lateral, os "nerazzurri" gastaram um total de 10 ME, mas os portistas apenas tiveram direito a 75 por cento desse valor, já que os restantes 25 por cento estavam na posse do Cluj, anterior clube do "Palito". Além desta dupla sul-americana, também o austríaco Marc Janko e o argentino Belluschi geraram um encaixe global de 3,65 ME, sendo que, no caso do médio, o FC Porto apenas teve direito a 50 por cento dos 2,5 ME pagos pelo Bursaspor.

Os dragões viram ainda o uruguaio Cristian Rodríguez, o romeno Sapunaru e o internacional português Beto rumarem a outras paragens, a custo zero.

No que diz respeito às entradas, só três jogadores fizeram o FC Porto utilizar o livro de cheques, com maior relevo para o ponta-de-lança colombiano Jackson Martínez, adquirido aos mexicanos do Jaguares por 8,8 ME. O guarda-redes Fabiano Freitas (ex-Olhanense) custou 1,2 ME, enquanto o também colombiano Héctor Quiñones (ex-Junior Barranquilla), contratado no último dia de mercado, chegou ao Dragão por 1,7 ME.

in "record.pt"

Goleador dos pés à cabeça

JACKSON EXPANDE SOLUÇÕES OFENSIVAS


Jackson está a cumprir a missão para a qual foi contratado: marcar golos. Em 4 jogos oficiais, o ponta-de-lança já faturou por três vezes, ficando em branco somente na deslocação a Barcelos, no arranque da 1.ª Liga.

No entanto, mais do que a crueza dos números, é o manancial de soluções atacantes de que o colombiano dispõe e que, simultaneamente, oferece à equipa, que começa a impressionar os adeptos. Seja em que cenário for, o Cha Cha Cha consegue empurrar a bola para as redes adversárias.

in "record.pt"

Perícia no labirinto

JAMES ESTEVE EM DESTAQUE NO ALGARVE


Se fosse arquiteto ou designer, James Rodríguez teria certamente na definição de interiores o seu trabalho mais apetecido. Restam cada vez menos dúvidas, frustradas pelo rendimento do próprio colombiano, que o jovem contratado pelo FC Porto – praticamente ainda em fase de formação – em julho de 2010 como extremo, vai afirmar-se, isso sim, no corredor central da equipa azul e branca.

A exibição decisiva de El Bandido em Olhão foi apenas o último episódio de uma longa saga de consolidação de James como armador de jogo.

in "record.pt"