quarta-feira, 23 de março de 2011

BEM PREGA FREI TOMÁS

A Casa do FC Porto em Coimbra foi ontem atacada à pedrada. Pela quarta vez. Até agora nenhuma autoridade oficial se pronunciou sobre o incidente – o de ontem ou os anteriores –, nem se ouviu a mínima condenação por parte do clube que tanto gosta de se fazer passar pelo arcanjo da paz. O FC Porto solidariza-se com os dirigentes e os adeptos da Casa de Coimbra e reitera a condenação de todas as formas de violência.

O incidente de Coimbra aconteceu menos de duas horas depois de Rui Gomes da Silva ler um comunicado da Benfica SAD, uma escolha nada inocente, como até o jornal “A Bola” reconhece na página 2 da sua edição de hoje. Que será feito do prolixo porta-voz que até estava presente no incidente da A41, desta vez remetido à subalternidade e substituído pelo administrador que mais tem contribuído para o actual clima de tensão através das suas intervenções e provocações televisivas? Estabelecer uma causa-efeito entre o discurso no Estádio da Luz e o incidente de Coimbra é mais fácil do que ler nas estrelas o que quer que seja.

São estes talibans vestidos com pele de cordeiro que o FC Porto combaterá sempre, reiterando a exigência de tratamento igual quer por parte das autoridades, quer por parte dos media. Os nossos adeptos são homens, mulheres e crianças exactamente iguais a todos os outros e com toda a certeza já perceberam quem procura criar um ambiente insustentável no futebol português quando se avizinham jogos decisivos. Até porque se há alguma coisa que distingue os adeptos do FC Porto dos nossos adversários, isso é, sem dúvida, o hábito de celebrar títulos. Muitos. Em paz e alegria.


in "fcp.pt"

FC PORTO VENCE BENFICA E AMPLIA VANTAGEM NO «NACIONAL» DE JUNIORES A

O FC Porto venceu o Benfica, esta quarta-feira, por 2-1, em jogo a contar para a sétima jornada da fase final do Campeonato Nacional de Juniores A. No jogo que encerrou a primeira volta da competição, os jovens portistas foram sempre melhores e ficam a dever a obtenção de mais golos à eficácia na finalização. Com esta vitória, o FC Porto mantém a liderança isolada da competição no final da primeira volta e deixa o Benfica a seis pontos de distância.

Num jogo com a bancada do Estádio do Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia repleta, o FC Porto foi bastante superior, dispôs de imensas oportunidades de golo e garantiu três pontos importantes na luta pelo título.

Destaque para as exibições do lateral direito David e para o sempre eléctrico Christian, um jogador com um ritmo já muito próximo do nível profissional.
O FC Porto entrou na partida a impor um ritmo muito forte e a primeira oportunidade surgiu logo aos três minutos. Um minuto depois, Rafa isolou-se e foi derrubado pelo guarda-redes Ederson, numa grande penalidade clara, que Edu transformou em golo. O jogo arrancava da melhor forma para os jovens Dragões, perante um Benfica muito encolhido e que raramente conseguia articular uma jogada.

O FC Porto voltou a criar perigo por Edu e Flávio, pouco depois dos 20 minutos, mas os remates saíram fracos e à figura. Aos poucos, o Benfica equilibroiu o jogo, subiu no terreno, mas foi nos minutos finais da primeira parte, através de transições rápidas que o FC Porto dispôs das melhores oportunidades. Primeiro, aos 35 minutos, David subiu pelo corredor direito, tabelou com Christian e rematou em jeito, proporcionando uma grande defesa a Ederson, para canto.

Cinco minutos depois, após nova jogada de Christian, Rafa e Tozé tiveram o segundo golo nos pés, mas Ederson evitou-o com duas boas defesas sucessivas.
A segunda parte não foi muito diferente da primeira, com o FC Porto sempre mais próximo do golo. E, aos 57 minutos, Rafa concluiu com competência uma jogada iniciada por David, tirou um defesa da frente e rematou forte, entre o guarda-redes e o poste, para o segundo golo dos Dragõezinhos.

Cinco minutos depois, o Benfica reduziu, com Tiago Ferreira, infeliz, a desviar para a própria baliza um centro inofensivo de Luís Martins. O Benfica voltava ao jogo, mas só por uma vez criou perigo, com Alípio Brandão a rematar cruzado, para boa defesa de Maia, enquanto o FC Porto desperdiçou uma mão cheia de oportunidades.

O final do jogo foi caricato, com o árbitro a mostrar amarelo a Alípio Brandão, após mais uma falta dura de Francisco Júnior. Avisado pelos jogadores do FC Porto e por um dos assistentes, o juíz corrigiu o erro, mas reiniciou o jogo com Francisco Júnior no relvado. A partida terminaria segundos depois.

FICHA DE JOGO

FC Porto-Benfica, 2-1

Campeonato Nacional de Juniores A, 7.ª jornada (fase final)
23 de Março de 2011
Estádio do CTFD PortoGaia
Assistência: 3.008 espectadores

Árbitro: Renato Gonçalves (Guarda)
Assistentes: Rui Fernandes e Rui Ventura

FC PORTO: Maia; David, Hugo Sousa «cap.», Tiago Ferreira e Romário; Paulo Jorge, Flávio e Edu; To Zé, Rafael e Christian.
Substituições: Flávio por Fábio Nunes (58m), Rafa por Lupeta (70m) e Tó Zé por André Teixeira (90m).
Não utilizados: Eloi, Amorim, Fábio Martins e Pipo.
Treinador: Rui Gomes

BENFICA: Ederson; Pedro Almeida, Mirtskhulava, Bernardo Lopes e Luís Martins; Paulo Teles, Francisco Júnior e Ruben Pinto; Diego Lopes, Ivan Cavaleiro e Diogo Caramelo.
Substituições: Pedro Tales por Bruno Gaspar (46m), Diogo Caramelo por Jean Silva (46m) e Pedro Almeida por Alípio Brandão (58m)
Não utilizados: José Sá, Vinícius Silva, Pedro Dias e Carlos Dias.
Treinador: João Santos

Ao intervalo: 1-0
Marcadores: Edu (4m, g.p.), Rafa (57m) e Tiago Ferreira (62m, p.b.)
Disciplina: cartão amarelo a Francisco Júnior (59 e 90+7m), Romário (65m) e Mirtskhulava (81m); cartão vermelho a Eloi (90+3m) e Francisco Júnior (90+7m)



in "fcp.pt"

Com alma de dragão

O FC Porto foi aos Açores vencer o Candelária por 4-3, impondo à equipa do Pico a primeira derrota da época em casa.
Depois de um jogo sem golos até perto do fim, o melhor estava reservado para os últimos sete minutos, ficando para trás um período de contenção em que ninguém mostrava vontade de arriscar demasiado. Aliás, na primeira parte, o momento de maior expectativa surgiu a 25 segundos do intervalo, com o azul directo a Reinaldo Ventura. Aqui, Sérgio Silva, encarregado de marcar o livre directo, falhou a hipótese de colocar o Candelária em vantagem, enquanto o FC Porto, escapando a um problema, foi para descanso em power-play. Depois disso, Reinaldo Ventura, de penálti, e Pedro Gil, de livre directo (10ª falta do Candelária), também esbarraram em João Miguel. Foi em contra-ataque que Filipe Santos, assistido por Reinaldo Ventura, abriu o marcador, mas a três minutos do final Sérgio Silva surpreendeu Edo Bosch, que veio a ser batido também por Mauro Fernández e Jorge Silva, este de livre directo, castigando a décima falta portista. Em desvantagem (1-3) e com apenas dois minutos para jogar, o FC Porto mostrou alma de campeão: Pedro Moreira e Pedro Gil foram de uma eficácia tremenda. O eneacampeão deu a volta com classe e segurou a liderança, e logo numa noite em que o Benfica, horas antes, não tinha escorregado e pressionava os dragões, que não tinham ganho no Pico o ano passado.

in "ojogo.pt"

Belluschi: "Volta olímpica já na Luz"

Belluschi já se imagina a dar a volta de consagração pelo título em pleno Estádio da Luz. Mas sabe que do outro lado estará um rival complicado que tudo vai fazer para evitar os festejos. Tal como o FC Porto fez na época passada, de resto. Em declarações exclusivas a O JOGO, antes de partir para a seleção, o médio disse acreditar que pode ajudar esta equipa a entrar para a história do clube.

Conquistar o título na Luz é a prioridade?

Sim. Estamos a um jogo de sermos campeões, mas primeiro vamos desfrutar desta semana nas selecções e depois voltaremos com a cabeça no título, para o qual temos trabalhado tanto tempo.

Há um ano era o Benfica que estava nesta situação e perdeu de forma categórica no Dragão...

O futebol é assim. Cabe-nos agora a nós essa possibilidade e vamos tentar aproveitá-la. Vamos defrontar um adversário complicado que não nos quer deixar fazer as coisas como pretendemos.

Mas admite que será especial para os jogadores e, sobretudo, para os adeptos festejar no estádio do maior rival?

Sim. Isso é algo que não acontece muitas vezes e que marca uma era. Seria fantástico. Mas se não acontecer nesta jornada será noutra. Claro que queremos dar a volta olímpica o mais cedo possível...

A questão da invencibilidade mexe com o grupo de trabalho?

Estamos invictos, a campanha tem sido excelente e seria fantástico terminar dessa forma. Seria uma pena perder um jogo.

Existe a consciência de que esta equipa do FC Porto pode entrar para a história do clube?

Lutamos em várias frentes e para ganhar. Seria histórico ser campeão invicto e na Luz. Vamos trabalhar para isso.
Qual é o segredo deste FC Porto?

Jogamos bem colectivamente, com bom controlo de bola e somos fortíssimos do meio-campo para a frente. As individualidades têm estado bem e isso ajuda. É um bom grupo, dentro e fora dos relvados. O que não se passa em muitas equipas. É excelente estar num grupo destes.

Portanto, não pensa em sair?

Não. Penso é em ser campeão.

"Final portuguesa seria bom"

Por capricho do sorteio, o FC Porto vai ter de regressar a Moscovo, a 14 de Abril, para a segunda mão dos quartos-de-final da Liga Europa. Belluschi espera que esta seja mais uma escala para Dublin, palco da final da competição. "Cada prova que disputamos é para ganhar e não para ver jogar. Esperemos que corra tudo bem, porque a ideia é chegar à final", sublinhou, considerando que uma final totalmente portuguesa seria "muito boa para o prestígio do país".

O próximo obstáculo é o Spartak de Moscovo, onde actua o brasileiro Ibson, que passou pelo Dragão em 2004/05. "Todas as equipas russas são difíceis e duras. Temos de fazer o nosso jogo e conseguir um bom resultado cá para depois ir a Moscovo definir a eliminatória", referiu, apontando o relvado sintético como mais um obstáculo. "É difícil de jogar, diferente do que estamos habituados, mas já lá jogámos e temos de estar preparados para qualquer campo. Há que ganhar e seguir em frente", acrescentou.

"Entendo-me bem com Moutinho"

No início da época passada, Belluschi assumiu grande protagonismo no FC Porto, ao ponto de ser uma espécie de talismã porque a equipa não perdia com ele em campo. Porém, aos poucos foi perdendo fulgor e presença no onze. Esta época a regularidade tem sido maior e Villas-Boas praticamente não abdica dele. O argentino diz que é tudo uma questão de confiança." Mudou um monte de coisas de um ano para o outro. Desde logo, a confiança em mim próprio, a confiança da família e do treinador. Sinto que estou melhor, mas a equipa ajuda porque está a ter uma época brilhante. E se a equipa está bem, isso favorece o rendimento individual", sublinhou.

Além disso, houve mais uma mudança que Belluschi considera ter sido favorável: a entrada de João Moutinho. "Entendemo-nos muito bem. Sinto-me muito cómodo a jogar com ele, mas também com o Guarín e o Rúben Micael", referiu.

Golos e assistências marcam os confrontos com o Benfica

Belluschi tem-se dado bem com o Benfica, contra quem tem assumido um papel determinante. Seja com golos ou assistências. Esta época, bateu o canto que resultou no 1-0 na Supertaça e fez duas assistências na goleada do Dragão. Na época passada, foi ainda mais decisivo no triunfo que adiou o título do Benfica: marcou o canto para o 1-0, assistiu Farías para o 2-1 e encerrou as contas com um golaço de fora da área.

in "ojogo.pt"

Kelvin convocado para a selecção brasileira

Kelvin, que a partir de Junho será reforço do FC Porto por cinco épocas, foi convocado para a selecção brasileira de sub-18 que, entre os dias 19 e 24 de Abril, disputará a Taça do Mediterrâneo, em Barcelona. O avançado do Paraná, que completa 18 anos em Junho, acertou recentemente contrato com os portistas, mas, tal como o argentino Juan Manuel Iturbe, só será oficializado depois de atingir a maioridade. Ontem, Kelvin recebeu inúmeras mensagens de apoio e, através do Twitter, confessou ser este "o dia mais feliz". Revelação do Paraná, o avançado voltou recentemente à equipa e tem sido decisivo no ataque. "Nem acredito, vou dar o máximo", prometeu Kelvin. A concentração está marcada para o próximo dia 5, e o embarque para Barcelona faz-se a 14, o que, juntando o torneio, significa que Kelvin falhará três jornadas do campeonato paranaense. A chamada do futuro portista foi da responsabilidade de Ney Franco.

in "ojogo.pt"

Duelo antecipado em plena selecção

O clássico que pode fechar o campeonato é só no dia 3 de Abril, mas já mexe com os clubes e com os jogadores. Belluschi vai ter a oportunidade de o antecipar nos treinos da selecção da Argentina. Aí, o equilíbrio de forças será perfeito: Belluschi e Otamendi de um lado, Salvio e Gaitán do outro terão de esquecer a rivalidade entre os clubes durante uma semana e remar todos para o mesmo lado. No mínimo irónico. "Estaremos do mesmo lado, mas de certeza que vamos brincar um pouco com a situação", admitiu. Quem sabe não serão feitas algumas apostas?

Belluschi está de volta à selecção, quatro anos depois. "Esta é uma fase muito boa da minha carreira. Estamos a definir o campeonato, que está a apenas um passo, e agora fui chamado à selecção. A verdade é que está a ser um grande ano e espero que termine da melhor maneira", referiu, admitindo que alimentava este sonho há algum tempo. "Tinha a esperança de voltar. Trabalhei duro para as coisas saírem bem no FC Porto e com a ideia de ter a possibilidade de ir à selecção. Se puder entrar, nem que seja um minuto, quero demonstrar que tenho qualidade para estar na equipa. Vou trabalhar da mesma forma como faço no FC Porto", garantiu.

O médio do FC Porto não esconde o orgulho por ter sido convocado para os jogos particulares com os Estados Unidos e Costa Rica quando há muitos médios de qualidade na Argentina. "A selecção tem dos melhores jogadores do mundo, a actuar nas melhores ligas do mundo. Estar lá é um orgulho e vou dar tudo pela camisola."

in "ojogo.pt"

Pedido de bilhetes ainda sem resposta

O FC Porto já enviou o pedido formal de bilhetes para o clássico com o Benfica, agendado para o próximo dia 3, às 20h30. Os dragões solicitaram os cinco por cento da lotação a que, segundo os regulamentos, têm direito (cerca de três mil bilhetes), mas ainda aguardam resposta a esse pedido. Por norma, segundo os regulamentos, essa resposta deve ocorrer dois dias depois da solicitação formal, mas o regulamento diz também que o clube organizador tem 15 dias para enviar o Modelo L à Liga, onde aparecem tabelados os preços. Isto para sublinhar que, considerando a paragem por causa das selecções, a situação estará ainda dentro dos prazos legalmente estipulados.

Considerado jogo de risco máximo pela rivalidade e também pela hipótese de o título ficar entregue, tudo o que está relacionado com a organização do clássico deverá ser monitorizado com atenção redobrada pelas autoridades. À margem disso, são já muitos os portistas a procurar bilhete.

in "ojogo.pt"

Nem vítimas, nem carrascos

Antes de mais, é importante sublinhar que em questões de violência, não há nenhum clube que possa atirar pedras ao vizinho sem colocar em risco os seus próprios telhados de vidro. Já todos foram vítimas e já todos foram carrascos e já ninguém se lembra exactamente quem atirou a primeira pedra, nem isso é particularmente relevante. O que é importante é que ninguém atire a próxima. A rivalidade entre o FC Porto e o Benfica pode e deve ser uma mais-valia para o futebol português. A vontade que os dois clubes têm de se superarem mutuamente já resultou esta época em grandes espectáculos de futebol tanto no Dragão como na Luz, na eleição dos dois clubes como os melhores do mundo em meses alternados pela IFFHS e no apuramento de ambos para os quartos-de-final da Liga Europa. É importante que a violência seja apenas uma medida para os remates de Guarín ou Cardozo. Antes que alguém se magoe a sério.

Jorge Maia in "ojogo.pt"

Rúben Micael na Selecção: «Não fiquei surpreendido»

Embora não seja titular no F.C. Porto, Rúben Micael mereceu a confiança do seleccionador Paulo Bento. O médio garante não ter ficado surpreendido com a chamada para a equipa das quinas, e defende que tem correspondido sempre que é utilizado de dragão ao peito.

«É um prazer enorme estar aqui. Fiquei muito contente. É verdade que não tenho jogado muito mas isso não depende de mim», começou por dizer o médio, ao chegar à concentração. «No F.C. Porto tenho treinado sempre bem. É uma opção do treinador. Não fiquei surpreendido [com a chamada]. Tenho treinado bem e no pouco tempo que tenho jogado dou o máximo. Mesmo a jogar pouco tenho três golos e sete assistências», acrescentou.

O madeirense chegou a Óbidos na companhia dos colegas do F.C. Porto que também foram convocados para a Selecção (Rolando, Varela e Moutinho), e que estão muito perto de assegurar o título de campeões nacionais. «Ainda não me sinto campeão, mas já falta pouco. Se não for no próximo jogo é a seguir», disse Rúben Micael, antes de ser confrontado com a hipótese de fazer a festa na Luz. «Teria um sabor especial ser campeão. Isso é o mais importante», respondeu.



in "maisfutebol.iol.pt"

Gio Moreno volta a ser apontado ao Dragão

MÉDIO DE ATAQUE COLOMBIANO DO RACING


A “Fox Sports”, da Argentina, deu ontem conta do interesse do FC Porto em Gio Moreno, do Racing, acrescentando que um grupo de empresário estaria na Argentina para fechar a contratação do colombiano. É uma notícia que chega fora da época, uma vez que o médio de ataque é há muito apreciado na SAD, mas saiu das prioridades e enfrenta até uma lesão preocupante: em fevereiro rompeu os ligamentos cruzados do joelho.
Moreno, de 24 anos, não deve competir até agosto e não se sabe em que condições voltará a fazê-lo, pelo que não se enquadra a possibilidade de vir a reforçar, no curto prazo, o plantel do FC Porto. Isso mesmo foi-nos dito, de resto, pelo vice-presidente do Racing Avellaneda. “Não o vamos vender. Sou muito amigo de Antero Henrique e não falámos sobre o Gio Moreno nem sobre qualquer outro jogador”, indicou-nos Pablo Podestá.
in "record.pt"

Dragão para o Guinness

HÁ PÁGINAS DE HISTÓRIA PARA ESCREVER


O sinal de alerta que André Villas-Boas faz questão que esteja sempre presente no subconsciente dos jogadores não representa qualquer sentimento de apreensão relativamente à conquista do título. Esse é um objetivo que está praticamente consumado, faltando apenas uma vitória para que seja uma realidade, na Luz ou noutro estádio qualquer.
O que o técnico do FC Porto pretende é que os índices de concentração se mantenham elevados até ao derradeiro minuto do campeonato e até da época. Não está apenas em causa a reconquista da Liga, mas outras metas há pelo caminho que cativam os jogadores e a equipa técnica. Há páginas da história para escrever e quantas mais forem ocupadas pelos dragões, melhor.
ín "record.pt"

Vandalismo na Casa portista em Coimbra

EPISÓDIO OCORREU NO FINAL DA TARDE DE TERÇA-FEIRA



Desta feita a vítima foi a Casa do FC Porto em Coimbra. Com vidros partidos devido ao arremesso de pedras da calçada, as marcas são visíveis de uma violência extrema. “Até na parede no fundo da casa estavam marcas das pedras”, revelou o presidente da direção da sede.
“É uma ato que todos reprovamos. Estamos fartos de lidar com pessoas que não gostam de desporto e apenas lhe interessam praticar o mal”, disse Ricardo Cruz.
O dirigente da Casa do FC Porto mostra-se indignado “com estes atos de vandalismo que vão muito mais além do que significa apoiar um clube”.
Sem olhar a cores clubísticas, Ricardo Cruz condena os atos “feitos por pessoas que não gostam de desporto”.
Os atos aconteceram durante “o fim de tarde de hoje (terça-feira) entre as 17 e as 18 horas”, revelou o dirigente. Acrescentando que “felizmente não se encontrava ninguém dentro da sede”. “Ficam apenas os danos materiais, mas também o medo de isto suceder com alguém no interior”, finalizou.
in "record.pt"

Helton agarra a melhor época

Helton pode estar a caminho de fazer o melhor campeonato desde que está em Portugal. Motivadíssimo desde o início da temporada e com maior responsabilidade, pois passou a usar a braçadeira de capitão, o guardião portista leva apenas sete golos sofridos, à 24ª jornada. Parecido, só na segunda época de Jesualdo Ferreira no clube, em que à mesma altura tinha sofrido nove golos. 

Helton da Silva Arruda nasceu a 18 Maio de 1978, em S. Gonçalo, no Estado do Rio de Janeiro. Já vestiu a camisola da canarinha, mas é hoje, indiscutivelmente, um dos melhores guarda-redes a actuarem na Europa. Não se livra de algumas críticas, até de algumas desconfianças. Por exemplo, o jogo de pés incomoda sobremaneira os adeptos, porque o guarda-redes joga quase no limite e não se inibe de fintar um adversário, mesmo quando não tem um colega por perto. Os adeptos não gostam e às vezes assobiam.

Helton já disse que fica triste com isso, porque «é aborrecido, ao cabo de uma semana de trabalho duro, chegar ao domingo e não ver reconhecido esse trabalho». Mas hoje, os adeptos até esse pormenor lhe perdoam, porque o guarda-redes está num momento de forma excelente. 

Quando a equipa não entra bem no jogo e o adversário aproveita para se aventurar, tem sido Helton a dar confiança com defesas bonitas, arrojadas, ou simplesmente reveladoras de uma extrema concentração no jogo. Os números do campeonato, e só do campeonato, dão uma ajuda importante para justificar todos elogios: apenas sete golos sofridos, à 24.ª jornada (na época passada tinha sofrido três vezes mais esse golos). 

Ou seja, também se pode concluir que a boa época do FC Porto começa, realmente, na baliza. A confiança de Helton, o estatuto que o futebolista ganhou no clube, colocam-no num plano bem agradável, como já não se via desde o tempo de Baía. Não é tão espectacular ou elegante, mas tem um nível que bate certo com a qualidade desta equipa de André Villas Boas.


in "abola.pt"