quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

F.C. Porto-Nacional, 3-0 (crónica)

Agora com mais cabeça


No reencontro com o adversário maldito, o F.C. Porto teve cabeça. Na circunstância, a cabeça de Hulk: logo aos três minutos, num cabeceamento mais eficaz do que estético, o brasileiro inaugurou o marcador e lançou o F.C. Porto no jogo. A partir daí a equipa teve tino, teve ordem e teve juízo. Naturalmente ganhou.

Partiu muito da organização sem falhas, aliás, o triunfo sobre um Nacional que nem fez cócegas. Bem arrumada no terreno, solidária nas compensações e capaz de pressionar alto, a formação portista dominou o jogo do início ao fim e não deixou o adversário aventurar-se. Ao contrário do que fez há vinte dias, pois.

O resto... bem, o resto foi Hulk. Um super-herói imparável, que marca com os pés e com a testa, em velocidade ou parado, sobre uma ala ou mais ao centro. Fez o primeiro golo em Portugal de cabeça, bisou ainda antes do intervalo, assistiu James de calcanhar para o melhor golo da noite e ainda atirou mais tarde à trave.

Outra vez de cabeça, curiosamente, ele que se redescobre a cada jogo, a cada posição, a cada necessidade da equipa. Agora é ponta-de-lança e nem com o desvio para uma posição teoricamente mais difícil é travado. Somou o 19º golo na liga e igualou, por exemplo, Messi. No ocidente só Ronaldo (23) faz melhor.

Ora incapaz de travar Hulk e incapaz de se estender no relvado, o Nacional perdeu a capacidade de sonhar ainda na primeira parte. Só criou perigo uma vez, quando Mateus marcou em claro fora-de-jogo. Depois disso, mais nada. O resultado (3-0) ao intervalo ameaçava uma goleada. Não era por acaso: há antecedentes. 

Das outras duas vezes que o F.C. Porto tinha chegado ao intervalo a vencer por três acabou por fazer cinco. Com o Benfica e com a U. Leiria. Esta noite não chegou a tanto, é verdade, mas ameaçou-o. Hulk, já se disse, atirou à trave, Maicon falhou na cara de Bracalli e Rodriguez marcou um golo bem anulado por falta.

A segunda parte, também é preciso sublinhá-lo, baixou o ritmo de uma primeira que pareceu lenta porque foi jogada só num sentido. O F.C. Porto continuou a dominar e a procurar a baliza adversária, mas com menos urgência. Fundamental, percebeu-se, era corrigir o erro da Taça da Liga e não deixar o Nacional crescer.

Nesse aspecto, tornou-se fundamental o regresso de Fernando. O brasileiro não é tão bm de bola quanto Guarín, mas traz mais consistência à equipa. É mais responsável e mais maduro a defender. Recupera bolas, cobre espaços, compensa os companheiros. Com Moutinho e Belluschi, compõe um meio-campo muito seguro.

Também por isso o Nacional foi uma sombra da equipa que infligiu a Villas-Boas a única derrota. A colocação de Tomasevic a central, com Danielson a lateral-esquerdo na primeira parte, foi um equívoco de Jokanovic. Anselmo, desta vez até foi titular, mas não trouxe com ele a kryptonite. O super-herói estava imparável.

Só falta dizer que com um mês de antecedência, o F.C. Porto já entrou na 20ª jornada a vencer. A bola está do lado dos rivais.


in "maisfutebol.iol.pt"

Prediger: «Houve erros nas escolhas dos clubes para eu jogar»

Médio cedido pelo F.C. Porto está feliz no Colón


Sebastián Prediger está, finalmente, feliz de novo. O médio argentino regressou ao Colón, por empréstimo do F.C. Porto, e não esconde que o sentimento de regresso a casa o pode ajudar a dar um novo rumo à carreira.

A experiencia na Europa fracassou e Prediger lamenta que a escolha dos clubes por onde passou não tenha sido mais ponderada. «Penso que houve erros na escolha das equipas para eu jogar. Mas não foram decisões só minhas, porque não posso fazer o que quero. Mas hoje sinto-me feliz novamente, por estar aqui a treinar com gente que sempre me tratou muito bem. Não posso pedir mais nada», afirmou, em declarações à imprensa argentina.

Tapado no F.C. Porto, Prediger entrou em sucessivos empréstimos que também não lhe trouxeram a renovação de confiança desejada. Não jogou em Portugal, mas também não foi feliz no Boca Juniors e no Cruzeiro de Belo Horizonte. Agora, novamente em casa, espera que tudo melhore.

«Quero conseguir algo importante com o Colón. Não tenho sentimento de vingança, mas quero renascer futebolisticamente. Sinto-me como se tivesse começado a jogar agora. Tenho 24 anos e ainda tenho muito caminho pela frente», lembrou.

Sebastián Prediger foi, inclusive, chamado à selecção argentina antes de emigrar para Portugal. Era Maradona o seleccionador. Para já ainda não pensa em objectivos tão altos. «Para já só quero estar na equipa titular. Acho que é o objectivo de qualquer jogador», resumiu.


in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-Nacional, 3-0 (destaques)

Hulk: números que esmagam


Hulk, à ponta-de-lança

Hulk não é ponta-de-lança, mas qual o treinador que não o queria a marcar golos na sua equipa? O brasileiro vai somando e somando até um nível estratosférico. Os números são arrasadores. Fazem qualquer um sentir-se pequenino. Soma 19 golos em 18 jogos no campeonato, o mesmo número de Messi por exemplo. Marcou em sete dos últimos oito jogos do F.C. Porto. Já leva 9 golos em Janeiro, mais dois que Cristiano Ronaldo que é o melhor marcador dos principais campeonato, com 23 golos. Chega? Ainda há mais! Fez o oitavo «bis» da temporada, estreou-se a marcar de cabeça, assistiu James de calcanhar para o terceiro e ainda viu a trave negar-lhe aquele que seria o segunto «hat-trick» da época, o primeiro do campeonato. Numa palavra: incrível!

James, que classe!

Se Hulk brilha pelos números (e por tudo o resto), há um foco de luz reservado para James. O colombiana está a pegar de estaca na equipa e a recuperação de Falcao vai trazer, certamente, uma dor de cabeça a Villas-Boas, daquelas que todos os treinadores gostam: quem sai desta equipa? O terceiro golo do F.C. Porto é brilhante. Se Hulk levantou o Dragão com a assistência de calcanhar, James deliciou-o com o perfeito chapéu que matou a jogada e o golo. Está a tornar-se um senhor jogador.

Belluschi, um «Samurai» iluminado

Na semana em que voltou a ser ignorado pela selecção argentina, Belluschi viu a luz por onde o F.C. Porto viria a assentar o triunfo. Com os músculos ainda em fase de adaptação ao ritmo do batimento cardíaco, assistiu, na perfeição, Hulk para o golo que abriu o activo. O argentino é um iluminado que vive de momentos como este. Pormenores que fazem a diferença. Viu o amarelo e vai falhar a recepção ao Rio Ave.

Fernando, encheu o campo

Ganhou o lugar ao melhor Guarín. Porquê? Provavelmente, porque, apesar do bom momento de forma do colombiano, Fernando dá garantias em aspectos vitais: é mais agressivo, recupera bolas mais à frente e faz a equipa ganhar metros e perder tempo. Continua com problemas ao nível do passe. De vez em quando lá surge a infeliz distracção. Mas, sobretudo no primeiro tempo, encheu o campo. Teve o golo nos pés já no final. Faltou um centímetro...

Rafa, a crescer

Vai ganhando moral com os sucessivos votos de confiança dados pelo treinador. Não foi muito testado a defender, mas mostrou qualidade quando arriscou nas subidas. E fê-lo muito mais vezes que o habitual, numa combinação com James que está cada vez mais oleada. 

Luís Alberto, inconformado

O brasileiro tem sido notícia por motivos alheios aos 90 minutos de um jogo, mas no Dragão, com a bola à flor da relva, mostrou que também sabe ser protagonista. O melhor do Nacional. Não que isso queira dizer muito, mas, pelo menos, tentou levar a equipa para a frente. 


in "maisfutebol.iol.pt"

Irmão de Guarín no FC Porto

A notícia surgiu ontem na Rádio Caracol e coloca Walter Guarín, irmão de Freddy Guarín, no FC Porto para um período à experiência. Walter tem 17 anos é defesa-central e joga nas camadas jovens do Envigado. Segundo a rádio colombiana, a história ganha força através de Freddy Guarín, mas do FC Porto não surgiu qualquer tipo de confirmação.

in "ojogo.pt"

Pai de Iturbe confirma acordo por cinco anos

Iturbe vai tornar-se oficialmente jogador do FC Porto hoje. Contactado por O JOGO, Juan Iturbe, pai do internacional argentino, confirmou isso mesmo. "Os responsáveis do FC Porto que estiveram cá seguiram hoje [ontem] mesmo para o Peru para que ele possa assinar o contrato", garantiu, falando pela primeira vez à Imprensa portuguesa. "Nós já assinámos os papéis que tínhamos de assinar, agora só falta ele para que se torne tudo oficial", acrescentou ainda. O pai do jogador confirmou ainda a duração do vínculo: "É um contrato de cinco anos. Amanhã é um grande dia para ele. Está muito feliz com este desfecho, porque era algo que ele queria muito".

Iturbe continua ao serviço da selecção argentina sub-20, mas o seu pai não escondeu a O JOGO a ansiedade que o seu filho tem em viajar para Portugal. "Para já ele está com a selecção, mas vai ter que ter paciência, porque só deverá poder viajar para Portugal em Junho", revelou ainda. Antes de se fixar definitivamente no Porto, Iturbe deverá ainda preparar a provável presença da Argentina no Mundial de sub-20, em Agosto, pelo que os adeptos azuis e brancos ainda não vão poder vê-lo tão cedo em acção.

in !ojogo.pt"

Maicon pode ser a surpresa reservada para esta noite

André Villas-Boas prepara-se para oferecer a titularidade a Maicon no jogo desta noite, podendo prescindir de Rolando pela primeira vez esta temporada em jogos do campeonato. O internacional português é, a par de Helton, o único totalista do plantel na principal competição portuguesa, mas, mais do que isso, é o jogador do FC Porto com mais minutos somados esta temporada. Nesse sentido, André Villas-Boas deverá optar por oferecer descanso a Rolando, aproveitando ainda esta oportunidade para voltar a dar minutos de competição a Maicon, que, nos últimos tempos, tem perdido espaço no onze inicial para Otamendi. Curiosamente, Maicon e Otamendi fizeram dupla no centro da defesa durante a recente recepção ao Beira-Mar, para a Taça da Liga, mas nunca jogaram juntos no campeonato. Com esta possível alteração, o treinador do FC Porto pretenderá manter os três centrais motivados e com ritmo competitivo.
Quanto ao resto da equipa que, em princípio, iniciará o jogo de hoje no Dragão, não se adivinham mais mudanças relativamente ao onze que venceu (1-0) o Beira-Mar no passado sábado. O mesmo é dizer que Emídio Rafael deve manter a titularidade, relegando uma vez mais Fucile para o banco. Na ausência de Álvaro Pereira, André Villas-Boas tem optado por escolher o lateral português para ocupar o lado esquerdo da defesa, sempre em detrimento de Fucile, que fez aquela posição apenas por uma ocasião em 2011 - recepção à Naval.
Referência ainda para a continuidade de Fernando no lugar de trinco, que levará Guarín novamente para o banco.

in "ojogo.pt"

Hulk ao centro e conselhos de calma a Walter

André Villas-Boas vai repetir esta noite a fórmula ofensiva utilizada em Aveiro e Hulk prepara-se para desempenhar, pela quarta vez em 2011, o papel de Falcao. A boa resposta do internacional brasileiro sempre que foi chamado a uma posição mais central - quatro golos (!) em apenas três jogos - obrigará André Villas-Boas a manter a aposta para a partida com o Nacional, relegando novamente Walter para o banco de suplentes. O substituto natural de Falcao tarda em afirmar-se no FC Porto, mas Teodoro Fonseca, empresário do brasileiro - e também de Hulk -, aconselha calma ao jovem contratado no início da temporada ao Internacional de Porto Alegre. "Walter é uma jóia por lapidar, é um diamante em bruto. A concorrência é muito grande e ele tem de saber esperar. É lógico que ele precisava de jogar quatro ou cinco jogos consecutivos, como fazia no Internacional. Melhorava logo... Mas já viram os avançados do FC Porto? Há o Hulk, o Varela, o Falcao... O importante é que o Walter é um goleador, nasceu para marcar golos, e desde os 12 anos que foi quase sempre o artilheiro nas competições que disputou. Não tenho dúvidas de que ele é um Romário em potência", explicou Teodoro Fonseca, em declarações a O JOGO.

O empresário de Walter entende ainda as opções de André Villas-Boas e a aparente marginalização de Walter, até porque, para ele, a explosão do avançado é uma questão de... oportunidade. "Se fossem treinadores, quem é que tiravam para meter o Walter? Vai chegar o tempo dele. Aliás, ele precisa de uma exibição como aquela que o Hulk realizou frente ao Sporting há dois anos... Precisa de fazer um grande jogo numa partida importante para se lançar definitivamente na equipa titular do FC Porto". A finalizar, Teodoro Fonseca antecipou a próxima temporada. "Será difícil segurar Hulk e Falcao no final da época. Até lá, Walter terá de aproveitar para ganhar maturidade no futebol europeu, de forma a responsabilizar-se mais tarde pelo lugar deles. Ele é o futuro", concluiu.

in "ojogo.pt"

Forcing para antecipar Kléber

INCOMPATIBILIDADES COM MARÍTIMO DIFICULTAM


Record já o escreveu: o FC Porto tem acordo com o Atlético Mineiro para que o avançado Kléber seja dragão a partir de 2011/12. Tal facto não impede que o líder da Liga procure antecipar a chegada do brasileiro, que até já é desejado desde o verão.
Incompatibilidades antigas com o Marítimo impedem o negócio, por muito que as declarações dos intervenientes tenham alimentado as interrogações. “Estamos a resolver isso. O Carlos Pereira sabe o que é o melhor para o plantel. Se tiver que ficar no Marítimo fico, se sair e for bom para o Marítimo, irei”, afirmou o ponta-de-lança, que se esquivou quando confrontado com o nome dos dragões: “Não sei qual é a equipa.”
in "record.pt"

Deitar mão a Otamendi

SAD TEM OPÇÃO SOBRE A OUTRA METADE DO PASSE


O FC Porto tem até inícios de setembro para sustentar a operação financeira que lhe garantirá a totalidade do passe de Nico Otamendi. O central já se fixou no onze dos dragões e o seu rendimento convence os responsáveis, que reservaram no contrato uma cláusula que lhes permitirá comprar os 50 por cento que estão na posse do Vélez, por 4 milhões de euros. Aos 22 anos, este internacional argentino é um valor seguro e que pode entrar, nos próximos anos, na galeria dos centrais transferidos com grande margem de lucro.
É um cenário prematuro, mas os argentinos contam com o encaixe nos próximos meses. “O FC Porto não falou connosco, nem tem de falar, porque está tudo estipulado”, disse-nos Fernando Raffaini, presidente do Vélez. O dirigente mantém-se a par do que se passa com o central e à espera que os dragões acionem a opção. “Sabemos, através do agente do jogador, que o FC Porto está muito satisfeito e que pensa fechar a operação”, revela, garantindo: “São 4 milhões de euros e não vamos negociar essa verba. O Otamendi é um jogador de grande qualidade, como vocês têm visto, que é internacional argentino e que tem um grande futuro pela frente. Não abriremos saldos.”
in "record.pt"

O miúdo. também está assim assim porque não tem falcao e a equipa joga menos

Para defender o balneário, aí está a táctica de manter o Benfica em sentido - Villas Boas não abranda


André Villas Boas prepara as conferências de imprensa como estuda os adversários: em pormenor. Copiou essa táctica em José Mourinho e nunca deixa escapar uma oportunidade para emitir um bom "soudbyte", daqueles que fazem manchete nos jornais e mossa nos rivais. O destinatário de estimação é o Benfica. "Eu era o miúdo que não sabia reagir à pressão, que tinha de ser expulso quando empatava e que não se sabia comportar. Afinal o graúdo faz figuras piores", disse o treinador do FC Porto, focando directamente Jorge Jesus e a possibilidade de o rival encarnado vir a ser alvo de um processo disciplinar devido aos incidentes no final do Benfica-Nacional. É bom não esquecer que a próxima semana pode trazer um jogo de Taça de Portugal, contra o Benfica, portanto já estamos em altura de contar espingardas. Villas Boas faz questão de ir mais longe e, tal como faria Mourinho, também ele vira as palavras para dentro do seu balneário, porque quer os jogadores centrados no embate. "Há sempre um proteccionismo evidente em determinado tipo de situações, de determinado clube. Parece-me claro. Não é novo, é cultural. Se conseguirmos chegar ao sexto triunfo, há zero de importância, se forem outros a consegui-lo, é a grande equipa. Isso convém e dá-nos jeito." 

Então como ficamos? Afinal é bom ou mau o Benfica - sete vitórias consecutivas na Liga - andar novamente ao colo do crítica? Villas Boas tenta fazer força daquilo que diz ser uma fraqueza e talvez assim contorne o que na verdade o preocupa, o facto de nesta altura a sua equipa apresentar a fase menos exuberante da temporada, muito provavelmente devido à intermitência de Hulk ou às ausências do melhor homem de área, Falcao. O FC Porto, no início da temporada uma equipa perfeita, é agora um monstro que tanto goleia (4-1 ao Marítimo; 3-0 ao Beira-Mar) como é capaz de ganhar apenas pela margem mínima (Beira-Mar, na Liga), com um golo de penálti que deixa um certo sabor a serviço mínimo. E agora, hoje, vem aí o jogo com o Nacional da Madeira, mais outro em que Falcao fica de fora e o ponta-de-lança, muito provavelmente, será Hulk ((Varela ou James entram para o flanco). A solução faz sentido, embora por outro lado venha provar mais uma vez que Walter, o Bigorna, está longe de ser uma primeira opção para o onze, apesar de todos os elogios que Villas Boas lhe vem atirando publicamente. Será que Pinto da Costa percebe que o seu jovem treinador anda "assim-assim" e ainda lhe oferece mais um avançado em Janeiro?

in "ionline.pt"

F.C. Porto: Rentería vai rescindir para regressar à Colômbia

Colombiano indeciso entre Independiente Medellín e Once Caldas


Wason Rentería está a tentar rescindir o contrato que o une ao F.C. Porto até Junho de 2011. Sem espaço nos dragões, o avançado colombiano não compete desde o início da época, depois de ter participado na excelente temporada do Sp. Braga entre Janeiro e Maio de 2010.

«Até ao final do mês o Wason vai deixar de ser jogador do F.C. Porto. Ele tem de voltar a jogar e a marcar golos», explicou aoMaisfutebol o empresário Pedro Zamora, que gere agora os destinos profissionais de Rentería.

«Estamos a tentar chegar a um acordo e depois vamos decidir o futuro do Wason. Ele está interessado em voltar à Colômbia e tem duas boas hipóteses: o Independiente Medellín e o Once Caldas», acrescentou o empresário.

Wason Rentería tem 25 anos e chegou em Janeiro de 2007 ao F.C. Porto, com um contrato de quatro temporadas e meia. Pelos dragões fez somente seis jogos no campeonato, incluindo uma fatídica aparição frente ao Benfica, no Estádio da Luz. Um golo falhado de baliza aberta colocou Rentería longe dos corações azuis e brancos.

in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto-Nacional (antevisão): olha quem está de volta!

Carrasco madeirense vem para tentar novo brilharete no Dragão



Nunca voltes a um lugar onde foste feliz. O velho adágio popular tem a sua fiel base de seguidores. Os jogadores do Nacional, mesmo que quisessem, não o poderiam ser. O calendário não deixa. Os madeirenses vão mesmo ter de regressar ao Dragão, onde, para a Taça da Liga, conseguiram o inédito: bater o F.C. Porto esta época. Esta quarta-feira tem lugar a sequela (19h45). Tomem, por favor, os vossos lugares.

Regressar a um palco que foi de glória, a um centro de felicidade acarreta, naturalmente, elevada expectativa e redobrada exigência. Muitas vezes fatal. A história não será a mesma, isso é certo. Obviamente, o destino final pode ser idêntico, mas os contornos terão de ser outros. O caminho para o clímax seguirá novos trilhos.

Forçosamente porque o F.C. Porto terá atenção redobrada e a lição na ponta da língua. Sem vinganças, garante Villas-Boas, mas, certamente, com sentimento de corrigir a única mancha de um caminho alheio a grandes sobressaltos. Apesar do desaire da Taça da Liga, não é necessário ser um apostador experiente para atriubuir favoritismo aos dragões: jogam em casa, onde só ganharam para o campeonato e podem aumentar, à condição, a vantagem sobre o Benfica para 11 pontos.

Este é um factor extra de interesse para este jogo. O encontro da 20ª jornada foi antecipado a pedido dos dragões, para que a eliminatória da Liga Europa, com o Sevilha, seja preparada com todo o cuidado. Até 20 de Fevereiro, portanto, a vantagem entre os dois da frente poderá ser de 11 pontos. E nessa data há um Sporting-Benfica. Pressão extra para o rival?

Nacional: caça-dragões profissional

O exercício de futurologia assenta no pressuposto de que o F.C. Porto prossegue a caminhada triunfante na Liga. Mas é preciso lembrar que, se há equipa especialista em vencer no Dragão, é o Nacional da Madeira. 

Ao todo já são três os triunfos dos alvinegros no ninho portista (0-4; 0-3; 1-2). O facto ganha ainda mais preponderância quando se sabe que mais nenhuma equipa ganhou, sequer, mais de uma vez! E Jokanovic, à sua conta, soma já dois triunfos. Portanto, novo brilharete do Nacional pode surpreender. Mas não se pode estranhar. 

A equipa madeirense chega ao Dragão depois da polémica no Estádio da Luz, entre Jorge Jesus e Luís Alberto. No Dragão, a vitória de Aveiro já é passado e há novos horizontes a definir.

André Villas-Boas deve repetir com o Nacional o onze que venceu em Aveiro. Ainda não há Falcao, daí que a posição de ponta-de-lança continue com algumas reservas: continua Hulk? Avança Walter? Do lado madeirense há a registar, apenas a saída do castigado Skolnik, castigado em relação à equipa que perdeu na Luz. E, claro, na comitiva madeirense vem...Anselmo.

Equipas prováveis:
F.C. PORTO: Helton; Sapunaru, Rolando, Otamendi e Rafa; Fernando, João Moutinho e Belluschi; James, Hulk e Varela.

Suplentes: Beto, Maicon, Fucile, Guarín, Souza, Rúben Micael, Cristian Rodríguez e Walter.

NACIONAL: Bracalli; Claudemir, Felipe Lopes, Danielson e Tomasevic; Luis Alberto, Bruno Amaro e Mihelic; João Aurélio, Anselmo e Diego Barcellos

Suplentes: Elisson, Patacas, Nuno Pinto, Todorovic, Juninho, Mateus e Márcio Madeira


F.C. Porto: Falcao e Guarín na selecção da Colômbia

Jogadores chamados para o particular frente à Espanha


Radamel Falcao e Freddy Guarín foram convocados para a selecção da Colômbia. O F.C. Porto divulgou, nesta terça-feira, a informação. Os dois jogadores estarão, assim, presentes no encontro particular com a Espanha, em Madrid.

O compromisso amistoso está agendado para o dia 9 de Fevereiro. Radamel Falcao está lesionado, não surge na lista de convocados de André Villas-Boas para o embate com o Nacional, mas deverá recuperar a tempo de jogar pela selecção.

Para Guarín, este é um regresso a premiar uma boa metade de época no F.C. Porto. O médio colombiano tem apontado golos importantes e convencido Villas-Boas, merecendo até contínuas oportunidades na posição de médio defensivo, quando Fernando esteve lesionado.


in "maisfutebol.iol.pt"