domingo, 24 de abril de 2011

“Não é justo dizer que Villas-Boas é um Mourinho”

Técnico falou da aventura atribulada no Panathinaikos, um clube sem presidente e sem director desportivo. E olhou para o futebol português. Chumba o desempenho do Benfica e aprova a mudança de Domingos Paciência para o Sporting.


Correio Sport - Disse que ia para a Grécia para ser campeão e ficou no segundo lugar. O que correu mal?
Jesualdo Ferreira – O Panathinaikos é o clube com o melhor currículo internacional mas no plano interno o Olympiacos é mais forte. Essa superioridade está entranhada, repercutindo-se a nível da organização, da disciplina e do poder instituído. Fomos até onde pudemos ir, ficámos em 2º, e o jogo com o Olympiacos, em Fevereiro, foi decisivo. Teve casos tristes.
O Panathinaikos é o clube com o melhor currículo internacional mas no plano interno o Olympiacos é mais forte. Essa superioridade está entranhada, repercutindo-se a nível da organização, da disciplina e do poder instituído. Fomos até onde pudemos ir, ficámos em 2º, e o jogo com o Olympiacos, em Fevereiro, foi decisivo. Teve casos tristes.
– Está a falar do golo mal anulado à sua equipa e outro mal validado ao Olympiacos?
– Cenas lamentáveis de arbitragem e uma invasão de campo por parte dos adeptos do rival, etc. O país é bom, as pessoas óptimas, adoro o Panathinaikos, mas não é fácil trabalhar no futebol grego.
– Fica no Panathinaikos?
– A minha continuidade depende do que vier a acontecer no clube. O presidente demitiu-se, o director desportivo (Carlos Freitas) também. O impasse leva quatro meses.
– Abordaram-no para ficar?
– Querem que fique, sim. Agora estamos num ‘play-off’ de acesso à Champions que não faz sentido.
– Porquê?
– É incompreensível uma liguilha de 6 jogos em 2 semanas. Além disso, terminámos a fase regular com 10 pontos de avanço sobre o AEK, 12 sobre o PAOK e 13 à frente do Olympiakos Volous. Agora iniciamos a prova com vantagem de dois e três pontos, respectivamente.
– Ninguém questiona isso?
– A mentalidade instalada é de que o Olympiacos é sempre campeão, por isso os clubes acomodam-se.
– Fizeram-lhe convites de outros emblemas?
– Estando distante dos centros de decisão e poder, não é fácil. E não me movimento nesse sentido.
– Voltar a Portugal é hipótese?
– De férias, sim.
– Se voltasse para treinar, teria de ser um ‘grande’?
– Não faria sentido outra situação mas não penso nisso. Creio que ainda posso ganhar alguma coisa no Panathinaikos.
– Como é a sua relação com os ‘media’ gregos?
– Um mundo à parte. Acaba um treino e, passada uma hora, sai nos ‘sites’ o que eu disse aos jogadores.
– Não fecha as portas do treino?
– Fecho, mas a rapaziada conta tudo o que se passa. Depois, cada um escreve à sua maneira.
– Esperava que Carlos Freitas regressasse ao Sporting?
– Fiquei decepcionado, por não acabar o projecto que nós come-çámos. Mas saiu com argumentos legítimos.
– Será ele o antídoto para a crise dos ‘leões’?
– Espero que seja. A turbulência competitiva e directiva do Sporting é indisfarçável. Até as eleições foram confusas. O Carlos tem experiência e ‘know-how’ para mudar a linha de funcionamento do clube, embora não me pareça que consiga fazê-lo num ano ou dois. Precisa de tempo para atingir um rumo que não deixe espaço para os solavancos dos últimos anos.
– Domingos Paciência rima com Sporting?
– Rima. O Domingos já fez um trajecto bonito para ser treinador de um clube grande. Mas orientar um grande não é o mesmo que treinar um clube que quer ser grande.
– Que explicação para os pontos de avanço do FC Porto sobre Benfica (19) e Sporting (35)?
– Não é a primeira vez que acontece. Não me espantou.
– Está a pensar no título que conquistou nos dragões na época de 2007/08?
– Não. É verdade, porém, que terminámos com 23 sobre o Benfica e 20 sobre o Sporting. Depois ‘roubaram-nos’ seis na secretaria, por causa do ‘Apito Final’.
– Que diferenças entre este FC Porto e o seu na época passada?
– Tem jogadores que fizeram campeonatos, como o Moutinho, falta o Bruno Alves e o Meireles. Essencialmente, é a mesma equipa, só que crescida, com a evolução natural de jogadores que conhecem melhor o clube e o Campeonato.
– E o Benfica?
– Foi vítima da própria incapacidade de lidar com um mau arranque. Ganhar a Supertaça deu confiança ao FC Porto e ajudou a que o Benfica entrasse mal na liga: perdeu três jogos em quatro e não se encontrou. Acredito que ganhe a Taça da Liga frente ao Paços de Ferreira.
– Villas-Boas surpreendeu-o?
– Trabalhou bem. Ser treinador do FC Porto é um risco permanente. Para o ano, poucos se lembram do que fez. No Benfica, a mesma coisa.
– A comparação a Mourinho...
– Não é justo dizer que Villas-Boas é um Mourinho...
– Quem tem mais ‘chances’ de chegar à final da Liga Europa?
– O FC Porto tem mais agressividade ofensiva do que o Villarreal. O Sp. Braga, com menos qualidade do que no ano passado,tem ultrapassado o bloqueio mental de jogar com gigantes. Se o fizer de novo, pode eliminar este Benfica.
– Vai a festas do ‘jet-set’. Sente-se uma celebridade?
– Não sou do ‘jet-set’ (risos). Sou o tipo mais simples do Mundo.
– Era capaz de participar num ‘reality show’?
– Não (risos).
– A sua mulher deu nega a um. Influência sua?
– Ela toma as suas decisões. Era para ser um programa sobre mulheres ricas. Se eu não sou rico, ela não pode ver-se como tal.
PERFIL
MANUEL JESUALDO FERREIRA nasceu em Mirandela há 64 anos (24/05/1946). Emigrou em criança para Angola mas regressou na adolescência. Foi em Lisboa que se licenciou em Desporto e se lançou no futebol. Trabalhou nas selecções e na formação do Benfica, iniciando-se como treinador nas divisões inferiores. A estreia na liga principal foi na Académica, em 1984. Regressou às selecções nos anos 90, voltou ao Benfica como adjunto e ‘virou’ treinador principal após a demissão de Toni. Correu mal a experiência, mas não ficou muito tempo desempregado, porque foi contratado pelo Sp. Braga. Finda a aventura minhota, rumou ao Boavista e foi ‘pescado’ por Pinto da Costa na pré--época. Foi o primeiro técnico português tricampeão no FC Porto.
in "cm.pt"

F.C. Porto: três jogadores da formação no treino

Dragões preparam o jogo da primeira mão das meias-finais da Liga Europa


André Villas-Boas chamou três atletas da formação do F.C. Porto para participarem no treino deste domingo, informa o site oficial do clube. 

O guarda-redes Maia, o central Hugo Bastos, dos sub-19, e o lateral-direito Jorge Azevedo, dos sub-17, trabalharam com o plantel principal que prepara o jogo da primeira mão das meias-finais da Liga Europa, frente ao Villarreal.

Fucile, Belluschi e Rafa não participaram na sessão, já que continuam a fazer tratamento.

in "maisfutebol.iol.pt"

Regresso de Belluschi novamente adiado

André Villas-Boas tem Guarín ou Rúben Micael para acompanhar Fernando e Moutinho no meio-campo, mas não poderá contar com Belluschi no encontro da próxima quinta-feira. O médio argentino lesionou-se na partida frente ao Portimonense, disputada há duas semanas, mas ainda continua entregue ao departamento médico. Nesta altura, sobra a certeza de que não recuperará a tempo de defrontar o Villarreal, uma vez que a lesão muscular sofrida na coxa direita ainda vai precisar de mais algum tempo até ficar totalmente debelada. Belluschi arrisca-se, inclusivamente, a falhar também a partida com o Setúbal, agendada para o próximo fim-de-semana, assim como a deslocação que se seguirá a Villarreal, naquele que será o jogo decisivo das meias-finais da Liga Europa. A presença do médio argentino nestes jogos dependerá, no entanto, da evolução do seu estado clínico durante os próximos tempos. Mas, para já, não está fácil...

in "ojogo.pt"

Fernando na lista do Milan

Chegou a vez de Fernando entrar em força nas especulações para a próxima época. Segundo noticiava ontem a Imprensa italiana, dando seguimento a outras pistas que já tinham sido avançadas no mesmo sentido, o médio do FC Porto tem sido atentamente seguido pelo Milan, cada vez mais líder do campeonato italiano. O médio brasileiro não é o único portista alegadamente debaixo de olho do clube de Silvio Berlusconi, mas os jornais italianos, designadamente o "Corriero dello Sport", apontava-o como prioridade para reforçar o meio-campo da equipa comandada por Leonardo, ainda que o Milan tenha de gerir as vagas para extracomunitários.

Desde a última época que o nome de Fernando tem sido frequentemente associado a clubes italianos, uma vez que, em tempos, também a Fiorentina admitiu seguir com atenção a carreira do jogador.

Contratualmente ligado ao FC Porto até 2014, e preso por uma cláusula de 30 milhões, o brasileiro tem sido peça-chave no esquema portista, adaptando-se bem às responsabilidades destinadas por André Villas-Boas para a posição específica que ocupa. Ainda assim, o treinador portista também conseguiu encontrar alternativas válidas sempre que o Brasileiro não esteve disponível, sobressaindo Guarín como sombra mais eficaz. O domínio das competições internas, assim como a carreira vitoriosa na Liga Europa, tornaram o FC Porto numa montra alargada, sendo certo que, apesar dos vários apetites, os portistas, como vem sendo tradição, não contam abrir mão de mais do que um ou dois jogadores.

A odisseia de Falcao e Hulk nos jornais europeus

Não há dia em que Hulk e Falcao consigam escapar a especulações sobre o destino na próxima época, ainda que ambos tenham contrato com o FC Porto (Falcao por mais dois anos; Hulk por mais três). Ontem, Hulk ganhou a Falcao no que toca a destinos possíveis. O brasileiro surgiu na Imprensa italiana como alvo do Milan e o nome circulou em Inglaterra como alvo do Tottenham e do Chelsea. Ontem, pelo menos,Falcao só surgiu mencionado como aposta forte de Harry Redknapp para o ataque do Tottenham. Aliás, nessa notícia sobre o alegado interesse do clube londrino, dizia-se que o sonho de Redknapp passava por juntar Hulk e Falcao, a troco de 40 milhões de libras (45,5 milhões de euros, à cotação de ontem). Rolando também não se pode queixar da exposição mediática. Depois do Manchester United, da Juventus ou do Woflsburgo, o central surgia ontem nas páginas da imprensa italiana que diziam respeito ao Roma, que estaria em luta com o Liverpool.

in "ojofo.pt"

Portista Kelvin ajuda Brasil a chegar à final com o México

O Brasil garantiu ontem a passagem à final da Copa Internacional do Mediterrâneo, que se disputa em Barcelona. Kelvin, jogador que o FC Porto contratou ao Paraná para a próxima época, teve contributo decisivo, com golos, nos jogos anteriores. A final é já hoje, com o México.

in "ojogo.pt"

Guarín à vista para atacar Europa

O regresso do FC Porto ao trabalho depois da vitória no Estádio da Luz fez-se com uma boa notícia; Guarín voltou a treinar no relvado, juntamente com os restantes companheiros, e estará disponível para defrontar o Villarreal na próxima quinta-feira. O mais do que provável regresso do internacional colombiano às opções é uma excelente notícia para André Villas-Boas, que também poderá contar com Rúben Micael para o lugar no meio-campo, depois de o médio português ter dado mais uma boa resposta na equipa titular no mais recente triunfo sobre o Benfica.

A dúvida sobre quem fará companhia a Fernando e Moutinho no meio-campo manter-se-á pelos próximos dias, embora Guarín tenha, neste momento, aparente vantagem, até pela excelente campanha que tem realizado durante a presente temporada, sobretudo na Liga Europa. O sul-americano já garantiu o melhor registo de golos da carreira, nove, sendo que quatro foram marcados precisamente nas competições europeias, alguns deles até fundamentais para a brilhante carreira do FC Porto na competição, como são os casos das visitas a Sevilha ou Moscovo (CSKA). Mas os números de Rúben Micael não são piores; com menos tempo de jogo, o madeirense já marcou por três vezes e fez oito assistências para golo. A dúvida, neste caso, coloca-se no estilo que Villas-Boas preferirá optar para a recepção ao Villarreal: um futebol mais musculado e directo com Guarín ou, em alternativa, um estilo mais pausado e de posse com Rúben Micael.

Ontem, no entanto, Guarín ainda surgiu no relvado do Olival com uma protecção no joelho direito, o mesmo que ficou contundido na partida com o Sporting e que o afastou do clássico da Luz. No final, no entanto, foi anunciado pelo próprio FC Porto que o colombiano tinha sido dado como apto pelo departamento médico, que agora tem de recuperar Emídio Rafael, Fucile e Belluschi.

Três ausentes, dois jovens e... Helton

Depois de dois dias de folga, Fucile, Belluschi e Emídio Rafael foram os únicos ausentes no regresso ao trabalho, embora André Villas-Boas tenha compensado as três baixas com a chamada de dois jogadores da formação: o defesa-central Hugo Bastos, da equipa de sub-19, e o lateral-direito Jorge Azevedo, dos sub-17. Helton, que falhou a visita ao Estádio da Luz, também trabalhou sem qualquer tipo de limitação e regressará à titularidade já na partida frente ao Villarreal.

in "ojogo.pt"

Falcão supersónico

MARCA COM MAIS RAPIDEZ QUE NA ÉPOCA PASSADA


Esteve praticamente dois meses sem jogar no início deste ano, falhou 11 jogos nesse período, mas nem assim perdeu de vista as balizas adversárias e os 34 golos que marcou na época passada. Radamel Falcão já atingiu a fasquia dos 30 e ameaça bater o registo da sua temporada de estreia no futebol europeu, até porque tem garantidos, se não tiver qualquer problema, pelo menos mais 6 partidas até final (3 para o campeonato, 2 na Liga Europa e a final da Taça de Portugal).
Ao colombiano bastaram 38 jogos oficiais para chegar aos 30 golos. Em 2009/10, só ao 40.º encontro é que conseguiu atingir essa marca. Uma prova de que a fera do ataque portista não brinca quando o objetivo é acertar nas redes adversárias. O camisola 9 festeja cada golo como se fosse o primeiro e à medida que a época caminha para o seu final, a força dos seus golpes vai aumentando de intensidade.
in "record.pt"

Caso Kléber espera FIFA

PROCESSO PARADO

Kléber pode ser a principal alternativa a Falcão em 2011/12, dado que entre o FC Porto e o Atlético Mineiro está tudo acertado. O problema é mesmo a queixa apresentada pelo Marítimo na FIFA, dando conta de uma cláusula que lhe dá a opção de adquirir o passe do jogador pelo valor da melhor oferta (neste caso os 2,5 milhões do Sporting). O caso ainda não conheceu novos dados e, como tal, o desenlace vai depender do que a FIFA determinar.

in "recor.pt"

Rúben chegou à meia centena

Rúben Micael atingiu meia centena de jogos pelo FC Porto com a utilização frente ao Benfica, na segunda mão das meias-finais da Taça de Portugal. 

O madeirense atravessa um momento de maior visibilidade na época, mas o quadro da temporada do médio é feito, sobretudo, de oportunidades intermitentes, reflexo das escolhas do técnico André Villas Boas, que tem apostado com maior frequência em Belluschi e Guarín para acompanharem João Moutinho no meio-campo.

Essa é a justificação lógica para a demora de Rúben em alcançar marca tão redonda e promissora como, habitualmente, são as 50 utilizações. Também é verdade que o jogador poderia ter passado pelo registo há mais tempo, não fosse a terrível adversidade de uma lesão que o obrigou a terminar prematuramente a última temporada, quando embalava como titularíssimo no FC Porto e tinha no horizonte a participação no Mundial da África do Sul.


in "abola.pt"

Dragon Force de Braga atacada

As instalações da escola Dragon Force de Braga, a funcionar em Aveleda, foram vandalizadas na madrugada de hoje, fez saber esta tarde o FC Porto.

Além de pinturas numa parede exterior, foram rasgadas tarjas com os nomes do clube e da escola. Um quadro informativo também foi danificado.

Trata-se de um segundo incidente relacionado com instalações portistas no espaço de dois dias. Na madrugada de ontem, as montras e a porta da casa do FC Porto em Coimbra foram apedrejadas.


in "abola.pt"