quarta-feira, 21 de setembro de 2011

Danilo: F.C. Porto fez seguro contra lesões


Dragões previnem-se contra eventuais problemas físicos do reforço que só chega em Dezembro, numa altura em que o Santos se desdobra em compromissos


O F.C. Porto investiu muito dinheiro em Danilo e não está disposto a correr riscos com o lateral brasileiro. Apesar de não ter conseguido trazer o jogador no mercado de Verão, os dragões não descuraram um seguro para prevenir uma eventual lesão antes da viagem para Portugal. A revelação foi feita pelo próprio Danilo.

«O F.C. Porto fez um seguro. É de praxe para todos os jogadores, é uma segurança para todos os lados», explicou, frisando, depois, que, para já, a sua cabeça está apenas no Santos. «Os adeptos sabem que eu meto o pé em todos os jogos e estou sempre a tentar dar o meu máximo. No meu pensamento não cabe essa ideia de defender outra equipa», sublinhou, em entrevista à Rádio Estadão da ESPN.

A preocupação com uma eventual lesão do defesa é natural. Afinal, o Santos não tem tido grandes períodos de descanso, disputando o campeonato paulista, a Taça Libertadores e o campeonato brasileiro. E Danilo, praticamente, não teve férias, devido ao Sul-Americano e Mundial sub-20.

«Ficamos um pouco cansados, mas estamos sempre a tentar recuperar. O Santos ajuda-me muito nisso e dou sempre o máximo que posso. Estou a conseguir um bom nível, por isso não vejo motivos para parar», concluiu.



in "maisfutebol.iol.pt"

"ESTAMOS A ATRAVESSAR UM BOM MOMENTO"

A aprender com o treinador e com a equipa para lhes poder ser útil, o jovem Tiago Silva antecipa a recepção ao Maia-ISMAI, seguro de que o adversário se apresentará altamente motivado no Dragão Caixa. Para o lateral direito, a chave de nova vitória passará, sobretudo, por uma exibição atenta, a confirmar a partir das 20h30 desta quarta-feira, por ocasião da quarta jornada do Andebol 1.

Índices exibicionais
"Estamos a atravessar um bom momento, apesar de contarmos com uma baixa de peso, devido à lesão de Wilson Davyes. Temos conseguido encontrar soluções que nos permitem manter bons índices exibicionais."

Adversário motivado
"O ISMAI subiu ao escalão principal este ano e, como tal, irá apresentar-se no Dragão Caixa muito motivado. Jogamos em casa, com o apoio dos nossos adeptos, o que torna tudo mais fácil, mas estaremos atentos e precavidos, porque vamos defrontar uma equipa que não tem nada a perder. Vamos encarar a partida com seriedade e lutar até ao final, tal como fazemos com todos os outros adversários."

Aprender para ser útil
"A minha integração na equipa está a correr bem, tenho companheiros fantásticos, que me têm acolhido da melhor forma possível. De resto, trabalho diariamente com o intuito de poder ser cada vez mais útil à equipa. Tenho aprendido bastante, quer com o professor Obradovic, quer com os restantes colegas, que me auxiliam imenso."

Realmente em casa
"Jogar no Dragão Caixa é uma sensação única, o público não pára de nos incentivar. Ao fazer parte desta equipa, sinto verdadeiramente o significado da expressão jogar em casa."



in "fcp.pt"

FCP vs SLB. Um país dividido entre azul e vermelho

Dragões e águias vão parar o país futebolístico na próxima sexta-feira. Os rivais partilham a liderança do campeonato português e, com cinco jornadas decorridas, vão tentar isolar-se na liderança com uma vitória motivadora. À parte, Sporting, Sp. Braga e companhia aguardam com interesse um resultado que lhes possa agradar. Depois de amanhã será mesmo assim. Sexta-feira, sexta jornada. Por isso mesmo, o i reúne seis razões para qualquer das tendências do resultado final



VITÓRIA DO FC PORTO
Vítor Pereira não está interessado em estragar legado de Villas-Boas
Há adeptos benfiquistas que ficaram satisfeitos com a eliminação na meia-final da Liga Europa porque permitiu evitar novo confronto com o FC Porto. A época de Villas-Boas foi assim mesmo. É certo que as águias venceram no Dragão para a Taça de Portugal (2-0), mas as humilhações e os resultados negativos foram a principal marca da temporada: o FC Porto goleou em casa para o campeonato (5-0), foi campeão nacional após uma vitória na Luz (2-1) e foi de novo ao reduto encarnado para a reviravolta na Taça de Portugal (3-1). Por mais que se queira demarcar de Villas-Boas, Vítor Pereira sabe que tem o fantasma do treinador do Chelsea a pairar sobre ele e um legado importante a preservar. Mesmo sem isso, nenhum treinador do FC Porto é bem visto quando permite uma vitória do Benfica no Dragão. Villas-Boas fê-lo, é verdade, mas soube emendar a mão.

O Incrível Hulk está de volta. Com ele o FC Porto ganha outra dinâmica
A gestão do plantel é um fenómeno do novo século e Vítor Pereira tem arriscado mais do que devia. Hulk falhou o jogo de Aveiro frente ao Feirense porque continuava limitado fisicamente e os dragões apresentaram-se coxos. Hulk faz muita falta e ninguém duvida disso. Sozinho, o internacional brasileiro consegue transmitir outra dinâmica à equipa e, mesmo que a exibição não esteja a ser boa, um momento basta para decidir um jogo.
E nunca é de mais lembrar que Jorge Jesus tende a errar quando tenta encontrar uma estratégia para travar o brasileiro. O ano passado, igualmente para o campeonato, desviou David Luiz para a lateral esquerda. Hulk aproveitou, deu espectáculo e o resto, o resultado, é conhecido (0-5). O brasileiro pode até nem estar a 100%, mas só o facto de jogar já poderá ser suficiente para intimidar. Às vezes até um livre directo pode bastar.

EMPATE
Marcação cerrada
O FC Porto não pensa em empatar, o Benfica pode ter a igualdade na cabeça mas os principais interessados num equilíbrio de forças talvez sejam os perseguidores Sp. Braga e Sporting. Caso não facilitem, nas recepções a Nacional e Vitória de Setúbal, minhotos e leões podem encostar águias e dragões.
No caso do Sporting, a desvantagem ficará reduzida para três pontos. Uma ninharia, tendo em conta o terrível início de época.

Colectivo vs. individual
O FC Porto tem a espinha dorsal da época anterior (só saiu Falcao), o Benfica tem Witsel, Nolito e companhia. São duas equipas diferentes, praticam um futebol distinto
e, em momentos específicos, são o melhor que há em Portugal. É certo que o colectivo portista parece mais rotinado, mas a inspiração dos reforços Witsel, Nolito e Bruno César não pode ser ignorada. Se este equilíbrio de forças for total, o empate pode ser inevitável.

VITÓRIA DO BENFICA
Barreira psicológica para repetir controlo do ano do último título
Três pontos em quatro jornadas. O arranque do Benfica na última época foi desastroso e deixou o FC Porto a nove pontos. Este ano, as águias escorregaram em Barcelos mas começaram a vencer muito mais cedo e partem para o clássico em igualdade pontual. Jorge Jesus sabe como isso é importante. Quando acordou em 2010/2011, já o FC Porto cavalgava a passos largos para o campeonato nacional. No ano anterior, os encarnados não cometeram o mesmo erro e souberam estar na frente (sempre em cima do Sp. Braga desde o início). Agora o Benfica não só não deixa fugir o FC Porto como pode passar para a frente, ainda por cima após uma vitória no terreno do rival. Não há cenário mais perfeito para a equipa de Jorge Jesus e a motivação deverá estar nos píncaros. Se surtir os efeitos desejados, a máquina benfiquista pode olear da mesma forma que a de Villas-Boas.

Tenham cuidado, ele é perigoso. Ele é o Oscar Tacuara Cardozo
Ele é assobiado, ele é criticado, ele é dado como transferível. O cântico do paraguaio do Benfica não tem nenhum dos versos anteriores mas se tivesse não teria nenhuma mentira. A relação amor-ódio entre adeptos (e até Jesus) e Cardozo está numa fase calma e os golos do paraguaio ajudam muito. A ideia peregrina de afastar o Tacuara e apostar num ataque mais móvel, com Aimar no apoio a Saviola, caiu definitivamente por terra após Cardozo marcar ao Twente na Holanda e agora é o próprio Saviola que luta por uma pequena oportunidade para jogar. Já Cardozo não dá margem para dúvidas. Independentemente do adversário e do marcador directo, o paraguaio já demonstrou que não é tão tosco nem limitado como alguns podem dizer e até o pé direito consegue fazer maravilhas (Manchester United). Pode falhar golos fáceis, mas continua a marcar muitos. E sempre.

in "ionline.pt"

Benfica é uma questão de orgulho


É mesmo diferente dos outros jogos. Defrontar o Benfica mexe com o balneário do FC Porto, inclusive na decoração das paredes. Villas-Boas tinha por hábito colocar imagens ou vídeos do rival encarnado - fosse uma declaração, um festejo ou uma provocação - para espicaçar os jogadores. Depois, puxava do latim e motivava-os até ao limite. O resultado foram quatro vitórias em cinco clássicos. "Ele sabia retirar o máximo de cada um de nós. As famosas imagens e vídeos colocados nos corredores de acesso aos balneários e no hotel também eram importantes. Escolhia sempre coisas que nos tocavam no orgulho e na honra e isso pode fazer toda a diferença na altura de entrar em campo. A ideia era sempre criar em nós uma reacção enérgica", contou a O JOGO, desde a Argentina, Mariano González, um dos capitães na época passada.
O guarda-redes Beto concorda com o antigo companheiro. "Não devo dizer que métodos o Villas-Boas usava. Mas eram muito motivacionais e não passavam apenas pelo uso da palavra. Mais não posso. Saíamos das palestras absolutamente convencidos de que íamos vencer", sublinhou.
Rúben Micael acrescenta pormenores sobre o papel de Vítor Pereira. "Durante a semana procurava corrigir pormenores com os jogadores e antes dos jogos era ele que falava individualmente com cada um de nós para explicar o que a equipa técnica pretendia. Isso foi fundamental em muitos jogos", admitiu.
Os treinos também desempenham um papel importante, naturalmente. Há mais intensidade, garante Rúben Micael. "A pressão é outra e os treinos são mais intensos e é trabalhado tudo ao pormenor como as jogadas dos adversários, as bolas paradas e o posicionamento que devemos ter em campo". Mariano acrescenta mais um dado. "Todos querem dar o máximo porque o plantel tem 28 jogadores e só há espaço para 11 e mais sete no banco e ninguém quer falhar um jogo destes", lembrou.

"Vítor Pereira e Villas-Boas falam a mesma língua"

Rúben Micael garantiu que Villas-Boas não mudava muito a sua atitude na semana dos clássicos. "Falava nas palestras, tratava dos aspectos tácticos e o resto era tratado pelo seu adjunto". Vítor Pereira, pois claro. "Ele sabia exactamente o que o Villas-Boas queria transmitir. Partilhavam das mesmas ideias, alinhavavam as mesmas estratégias, falavam em uníssono", assegura Beto e Mariano diz o mesmo: "Explicava-nos tudo e essas conversas também ajudavam".

Mariano González

Extremo do Estudiantes

"O Vítor Pereira estava sempre perto dos jogadores, mas falava mais a nível individual. Explicava-nos tudo e essas conversas também ajudavam. Não sei como ele é como treinador principal, mas imagino que siga a mesma linha

Rúben Micael

Médio do Saragoça

"É uma semana diferente, sem dúvida. A pressão é outra e os treinos são mais intensos e é trabalhado tudo ao pormenor, nomeadamente as movimentações dos adversários, as bolas paradas e o posicionamento que devemos ter em campo

Beto

Guarda-redes do Cluj

Os métodos deles os dois [Villas-Boas e Vítor Pereira] são muito motivacionais e não passam apenas pelo uso da palavra. Mais não posso dizer. Mas a linguagem dos dois era a mesma. Falavam em uníssono

"Se o Benfica sofresse um golo ia tremer e deitar tudo a perder"

Rúben Micael sublinhou a importância das palavras nas semanas dos clássicos. Villas-Boas preparava a equipa tacticamente e só dava a palestra antes dos jogos; o resto era obra de Vítor Pereira, a quem competia falar individualmente com os atletas, explicou o médio. Actualmente no Saragoça, Micael contou, a O JOGO, um episódio relativo ao encontro da segunda mão da Taça de Portugal, quando o FC Porto foi à Luz vencer por 3-1. "É evidente que as conversas foram fundamentais. Por exemplo, quando fomos para Lisboa estávamos mais do que certos de que íamos conseguir dar a volta à eliminatória; entrámos supermotivados e confiantes porque sabíamos qual era o nosso valor", referiu, acrescentando um pormenor curioso. "Não sei se devia revelar isto, mas vou arriscar e ele não me deve levar a mal. Esse assunto já foi comentado aqui em Saragoça com Roberto, [guarda-redes que assistiu a essa partida no banco dos encarnados e que agora também joga no emblema de Saragoça], numa conversa entre treinos. Falamos muitas vezes sobre o futebol português, e ele admitiu que o Benfica estava receoso, porque se sofresse um golo ia tremer e podia deitar tudo a perder. E foi exactamente o que aconteceu", recordou o internacional português.

Repetir os 5-0? Eles querem é ganhar

"Gostava que o FC Porto voltasse a ganhar por 5-0, mas é muito difícil repetir esse resultado", admitiu Mariano González quando convidado a adiantar um prognóstico para o clássico desta semana. Aliás, os outros dois ex-companheiros de equipa partilham dessa opinião. Por isso, já se contentavam com a diferença mínima. "Não sei se se pode repetir essa goleada. Acredito que o FC Porto irá vencer, pois confio nos jogadores que se mantiveram no clube e na equipa técnica. Como torcedor do FC Porto, acredito e por mim 1-0 já chegava", atira Beto. "Vai ser complicado, porque o Benfica está numa fase boa, mas acredito que o FC Porto tem condições para vencer", considera Rúben Micael.

in "ojogo.pt"

Vítor Pereira: «5-0? Não vivemos do passado»


Técnico portista quer que a equipa actual construa a sua própria história.


Vítor Pereira não quer a equipa do F.C. Porto agarrada ao passado no Clássico. Questionado se a goleada da época passada (5-0) era repetível, o técnico defendeu que o plantel actual deve procurar escrever novas páginas de história.

«Não vivemos do passado. Orgulhamo-nos do que fizemos, mas sabemos que as circunstâncias são outras. É preciso provar a nossa competência e mostrar que estamos preparados. Se quisermos falar de história temos de a fazer na sexta-feira», disse o técnico, na antevisão do duelo com o Benfica.

Vítor Pereira desvalorizou ainda a confissão antiga de que não tinha analisado o Benfica por falta de tempo, considerando que «a questão foi extrapolada pela imprensa». «O procedimento de análise aos adversários é exactamente o mesmo. Não sou uma pessoa que me preocupo por antecipação. Não posso estar a pensar nos jogos do Benfica por antecipação. Procurei fazer uma análise profunda do adversário. É uma equipa forte, com jogadores de qualidade, que tem os seus argumentos, tal como nós temos os nossos», acrescentou.



in "maisfutebol.iol.pt"

Túnel do tempo

HULK NÃO PERDE PARA A LIGA DESDE O BENFICA-FC PORTO DE 2009



Na próxima sexta-feira, dia do clássico, completam-se 642 dias desde a última derrota sofrida por Hulk no campeonato nacional. Foi a 20 de dezembro de 2009 e – imagine-se – frente ao Benfica! Sim, é verdade, ele não perde desde o “jogo do túnel”, como viria a ficar celebrizado após os atos de grave indisciplina registados após o apito final. Seguiu-se um alargado período de suspensão para o avançado brasileiro (e também para Sapunaru). Hulk regressaria à competição a 28 de março de 2010 e daí para cá não mais o FC Porto perdeu para a Liga – com ou sem o Incrível em campo (falhou apenas cinco jogos, incluindo já o de domingo passado, com o Feirense).
105 pontos em 111 possíveis
Os números são como ele: incríveis. Nos últimos 37 jogos que realizou para a Liga, Hulk venceu 34 e empatou três: Guimarães (fora), Sporting (fora) e Paços de Ferreira (casa). Marcou por 29 vezes (uma média de 0,78/jogo) e se quisermos perceber com rigor o aproveitamento do FC Porto com Hulk em campo, as contas dizem o seguinte: em 111 pontos possíveis (37 jogos), os dragões conquistaram 105.
in "record.pt"

Tentação pela estreia do triângulo de Dublin

FERNANDO, GUARÍN E JOÃO MOUTINHO



A concorrência por um lugar no meio-campo do FC Porto está ao rubro e, face à tendência para o experimentalismo de Vítor Pereira, torna-se arriscado antever com precisão qual poderá ser a sua abordagem ao clássico com o Benfica. Todavia, se respeitar a cultura de jogo azul e branca, o mais natural é que coloque Fernando no seu posto, à frente da defesa, e depois o faça acompanhar pelo esteio João Moutinho, cabendo a Fredy Guarín completar o trio.
Em teoria, trata-se do melhor triângulo para combinar a eficiência de desarme do Polvo com a capacidade de pressionar alto do ex-leão, tudo polvilhado com os disparos de meia distância do camisola 6. Na prática, porém, trata-se de um elenco para o miolo que esta época nunca teve oportunidade de atuar em conjunto. Aliás, a última vez que o fez foi na final da Liga Europa, em Dublin, frente ao Sp. Braga. Ou seja, perante um Benfica mecanizado e com o moral em alta, Vítor Pereira estará inclinado a apostar num meio-campo que nem sequer foi testado em 2011/12.
in "record.pt"

Jorge Sousa é o árbitro do FC Porto-Benfica

O árbitro Jorge Sousa, da AF Porto, foi nomeado pela Liga para dirigir o FC Porto-Benfica no Dragão, encontro que abre sexta-feira a 6.ª jornada da Liga.

Será o quarto ‘clássico’ da carreira para o árbitro de 36 anos.

Conheça todas as nomeações para a 6.ª jornada:

Sexta-feira, dia 23:
FC Porto – Benfica, Jorge Sousa

Sábado, dia 24:
SC Braga – Nacional, Carlos Xistra
Sporting – V. Setúbal, Cosme Machado

Domingo, dia 25:
Beira-Mar – Rio Ave, Nuno Almeida
P. Ferreira – Gil Vicente, Hugo Pacheco
Olhanense – UD Leiria, Bruno Paixão
Marítimo – V. Guimarães, João Capela

Segunda-feira, dia 26:
Académica – Feirense, Marco Ferreira



in "abola.pt"

Empresário de Mangala pede tempo

Mangala estreou-se a titular no passado domingo em jogos oficiais pelo FC Porto. O empresário do defesa francês, Fabrizio Ferrari, diz que o jogador ainda vai precisar de tempo para se afirmar nos azuis-e-brancos.

«É um excelente jogador, é muito inteligente, por isso tem tudo para ser o sucessor dos grandes centrais que passaram e estão no FC Porto», disse o empresário, em declarações à Renascença.

Fabrizio Ferrari disse ainda que o FC Porto é o clube ideal para que o jogador possa evoluir, por isso a vontade do atleta em transferir-se para o Dragão. Depois da estreia, frente ao Feirense, no passado domingo....

«Temos esperança que agora possa mostrar mais. Há um ano foi convocado para a selecção francesa, esperamos que possa voltar a acontecer, e que seja titular no FC Porto dentro de alguns meses», vincou o empresário do jogador, contratado pelo FC Porto ao Standard Liège por 6,5 milhões de euros.



in "abola.pt"