quinta-feira, 31 de maio de 2012

Deco quer reformar-se com um F.C. Porto-Fluminense

Antigo internacional português recorreu ao Facebook para corrigir declaração da entrevista à RTP.

Deco recorreu ao «Facebook» para corrigir uma declaração à RTP, na qual mostrava vontade de encerrar a carreira com «seis meses ou um ano no F.C. Porto». Agora o antigo internacional português esclarece que quer pendurar as chuteiras com a camisola do Fluminense, mas frente aos «dragões».

«Disse que gostaria, isso sim, de disputar um jogo de despedida no Estádio do Dragão. Como quero acabar a carreira no Fluminense, seria bom ter um jogo de despedida entre o clube que me deu tudo na Europa e o clube que me abriu as portas do Brasil de volta, e onde sou muito feliz», esclareceu o médio, na referida rede social.

Deco representou o F.C. Porto entre 1999 e 2004. Depois passou por Barcelona e Chelsea, para regressar ao Brasil em 2010. O jogador cumpre o 35º aniversário em Agosto.  

in "maisfutebol.iol.pt"

Treinador do Cruzeiro avisa Walter

O treinador do Cruzeiro, Celso Roth, avisou o avançado Walter, emprestado pelo FC Porto, sobre a sua forma física, razão pela qual não foi sequer convocado para o encontro do passado sábado, diante do Náutico.

«O Walter é um grande jogador tecnicamente, já foi meu jogador no Internacional com 19 anos. Mas ele também tem de estar dentro dos nossos parâmetros. Na última semana, ele saiu um pouco e, agora, vai ter de retomar a condição, o seu caminho, para voltar a trabalhar», afirmou Celso Roth.

Desde que trocou chegou ao Cruzeiro, em janeiro, Walter participou em 11 jogos, apontando três golos. Celso Roth garante que vai continuar a contar com o avançado:

«A qualidade técnica dele não se discute. A partir do momento que entrar nos parâmetros será totalmente integrado.» 

in "abola.pt"

Loucura por Hulk

chelsea abre cordões à Bolsa

Não é surpresa para ninguém que Roman Abramovich não encontra limites para satisfazer os seus caprichos, quer no que respeita à sua vida pessoal quer para reforçar o plantel do Chelsea, a sua grande paixão. Mesmo depois de conquistar a Liga dos Campeões, o milionário russo está disposto a investir fortemente na equipa e o seu grande objetivo continua a ser Hulk. A oferta dos blues já vai em 50 milhões de euros, mas não deverá ficar por aí. Pinto da Costa sabe que Abramovich não costuma recuar quando deseja um jogador e terá exigido 75 milhões para libertar o brasileiro.

Dificilmente os ingleses chegarão a essa fasquia, o que tornaria a transferência de Hulk na segunda mais cara da história do futebol [ver peça de apoio], mas é possível que fique num ponto intermédio. Se o negócio se fizer pela casa dos 60 milhões, o Incrível, de 25 anos, tornar-se-á na maior contratação da história do Chelsea, superando o espanhol Fernando Torres, adquirido ao Liverpool, por 58,5 milhões de euros, em janeiro de 2011.

in "record.pt"

Vion marca na goleada dos Sub-19 franceses

TRIUNFO POR 6-0 DIANTE DA HOLANDA

A França assegurou o apuramento para a fase final do Campeonato Europeu de Sub-19, depois de uma expressiva e inesperada vitória por 6-0 diante da Holanda, em partida da 3.ª jornada do Grupo 1, realizada em Praga.

O avançado portista Thibaut Vion foi um dos marcadores da partida, aos 83', apenas dez minutos depois de ter entrado em campo para substituir Alexy Bosetti, que também marcou um golo (58'). Além de Vion e Bosetti, marcaram Kondogbia (5'), Digne (23'), Bahebeck (56') e Pogba (61').

A fase final do Europeu decorrerá entre 3 e 15 de julho, na Estónia, onde também poderá estar a Seleção Nacional, bastando para tal um empate diante da Ucrânia, na quinta-feira.

in "record.pt"

Moncho: "Cada um sente o clube onde quer"

Moncho López, treinador do FC Porto, pronunciou-se ontem pela primeira vez sobre o quinto jogo da final do play-off, disputado com o Benfica. Em entrevista ao Porto Canal, não faltou a análise ao comportamento do treinador adversário, Carlos Lisboa, que teve gestos insultuosos para com os adeptos do FC Porto.
"Estive presente em fases finais de Campeonatos da Europa, em Jogos Olímpicos, competições internacionais de clubes, ganhei muitas finais, também perdi muitas, mas sempre vi o treinador campeão a levar a mão ao peito, ao coração, mostrar carinho aos seus adeptos, porque é aí que se sente o clube. Levar os dedos àquela parte... cada um sente o clube onde quer", disse o técnico espanhol, para o qual Carlos Lisboa tem uma dupla responsabilidade: "Estamos a falar de um treinador que é diretor das modalidades, e isso devia ser um motivo mais para saber o que se tem de fazer. Está a representar os diretores-técnicos das modalidades, os treinadores do campeonato e, além disso, quem o viu jogar diz que tinha muito jeito, mas eu não imagino o melhor jogador de sempre em Portugal - Sérgio Ramos, que jogou em Espanha, em Itália e esteve num Europeu com a Seleção - a fazer algo semelhante se no futuro for treinador do Benfica."
Nesta entrevista, falou-se também de Mário Saldanha, presidente da federação. "O líder tem de ouvir as pessoas que dizem a verdade. Ele foi mal informado, cometeu um erro, mas é inteligente e conseguirá retificar, até porque a história diz que os líderes mal acompanhados caem e isso seria triste." 

in "ojogo.pt"

Defour "A equipa é uma verdadeira máquina"

Defour descobriu um mundo novo em Portugal e no FC Porto em particular, bem diferente daquele que conhecia na Bélgica e diz-se muito satisfeito com a aposta feita no início da época passada. "Continuo convencido de que fiz uma boa escolha quando decidi assinar pelo FC Porto, porque é um clube que planifica bem as coisas e pensa a longo prazo. Na Bélgica podem sempre dizer que joguei pouco, mas é preciso perceber a mentalidade do FC Porto", explicou Defour numa entrevista à RTBF. "Convém não esquecer que tinham acabado de vencer a Liga Europa. Houve sempre muita concorrência para a minha posição. Mas disseram-me sempre que tinha tempo, para me adaptar em condições ao clube e à equipa", acrescentou.
Para que se percebesse melhor a que nível evolui o FC Porto, Defour foi convidado a comparar a seleção belga com os bicampeões nacionais: "É difícil de dizer se a seleção belga é mais forte do que o FC Porto. No clube, temos um grupo com muitos internacionais, brasileiros, uruguaios, portugueses, etc... se calhar temos uma equipa mais experiente do que na seleção. Nós talvez tenhamos mais talento individual puro, mas o FC Porto é uma equipa fortíssima, uma verdadeira máquina. Não deixa de ser impressionante constar o nível dos clubes onde evoluem hoje em dia os jogadores belgas, quando até há bem pouco tempo eram transferidos para clubes holandeses, ou clubes médios de Espanha ou França", atirou.
Entre duas mentalidades diferentes, o jogador explicou ainda o que faz dos bicampeões nacionais um clube ganhador: "No FC Porto temos a obrigação de vencer o campeonato, ir à final da Taça de Portugal e tentar chegar o mais longe possível na Champions ou na Liga Europa". A nível individual, a diferença também é notória. "A concorrência é enorme, mas a certa altura cada um acaba por ter uma oportunidade", frisou.
Com uma exigência superior à que estava habituado quando atuava no Standard de Liège, Defour não escondeu ter evoluído bastante no primeiro ano de FC Porto. "Hoje, sou mais capaz de jogar como 6 ou 8. Progredi imenso e a vários níveis, perdi peso e saí reforçado mentalmente. É claro que nem sempre é fácil estar no banco. Tive um período em que fiz três bons jogos e dei por mim no banco. Não estava habituado a isso, mas é assim no FC Porto e repito, não estou preocupado por ter jogado menos". A exigência em Portugal é tão diferente da que tinha na Bélgica que Defour confessou ter mudado alguns hábitos e até parte da sua maneira de ser.

Paixão dos adeptos e ambiente incrível

Se na Bélgica os adeptos ficam a olhar de lado de cada vez que um jogador não dá um autógrafo, em Portugal é diferente. "No FC Porto a mentalidade é outra, somos mesmo tratados como estrelas, sente-se mais a paixão pelo futebol em Portugal, os seguranças protegem-nos das centenas de adeptos que temos à espera no final dos jogos. É incrível o ambiente que há em redor da equipa", descreveu Defour. "No Standard tínhamos umas 50 pessoas à nossa espera, aqui se não fossem os seguranças era demais", explicou o belga, que de pressa se habituou a ter centenas de adeptos a pedir um autógrafo ou uma fotografia. 

in "ojogo.pt"

Rolando só decide futuro depois do Europeu

Rolando tem sido um alvo insistentemente colocado na mira do Roma neste início de mercado de transferências mas, quando colocado perante as notícias dos últimos dias, o central fintou a questão em dois tempos. "Só depois do Europeu é que vou pensar no meu futuro", frisou, à margem da seleção, antes de sublinhar uma realidade incontornável: "Sou jogador do FC Porto, tenho contrato e isso é o mais importante".
Ainda ontem o Roma era apontado pelo "Corriere dello Sport" como estando na disposição de subir para 13 milhões de euros a proposta a apresentar por Walter Sabatini, diretor desportivo do clube, ao FC Porto. "A única coisa que me interessa agora é a seleção. É trabalhar bem para estar preparado no caso de ser chamado para jogar no Europeu", declarou. 

in "ojogo.pt"

Sapunaru desconhece proposta do Vaslui

Sapunaru desmentiu qualquer contacto com o Vaslui com o objetivo de o fazer regressar ao futebol romeno. "Ninguém falou comigo. Só sei que tenho de me apresentar no FC Porto no início da pré-temporada", declarou à Imprensa romena.
O lateral aproveitou para esclarecer em declarações à televisão local a polémica em torno de uma alegada recusa em representar a seleção romena. "Não fui convocado para estes dois jogos particulares. Por isso, como podia recusar?", argumentou, desmentindo assim as notícias que circulam na Imprensa que garantem que terá preferido ir de férias com a família, em vez de responder à chamada de Victor Piturca. 

in "ojogo.pt"

Ecos do mercado

Chelsea
Hulk sem novidades

O dia de ontem não trouxe aparentes desenvolvimentos no namoro entre Hulk e o Chelsea. A Imprensa britânica insistiu que o negócio estará "praticamente concluído" por uma verba a rondar os 50 milhões de euros, metade do valor da cláusula de rescisão do avançado, que esta madrugada voltou a ser titular na seleção do Brasil; o jogo foi contra os Estados Unidos. Hulk continua concentrado no escrete e remeteu para o seu empresário todas as questões relacionadas com o mercado. Ontem, porém, Teodoro Fonseca não atendeu o telefone a O JOGO, pelo que não foi possível obter nenhuma reação sobre a suposta "oferta de 50 milhões de euros" dos blues pelo Incrível.

Vítor Pereira
Mais dois pretendentes

Vão-se multiplicando os rumores em torno de Vítor Pereira. Depois do Olympiacos, agora são o Besiktas e o Levante a surgir entre os alegados interessados. Os turcos procuram treinador, mas acabaram de ser impedidos de participar nas provas europeias, o que deverá condicionar a escolha. Os espanhóis vão jogar na Liga Europa. 

Bruno Alves gostava de regressar ao FC Porto

O possível regresso de Bruno Alves ao FC Porto foi assunto falado várias vezes nos últimos tempos. Primeiro no mercado de janeiro, e depois já no final da época. O jogador admite que a hipótese lhe agradaria, mas garante que a iniciativa não será dele.
Em entrevista à RTP, que será transmitida esta noite, depois do telejornal, Bruno Alves para além das questões da Seleção Nacional e do Euro'2012, aborda outros temas, como o lance com o benfiquista Rodrigo nos oitavos de final da Champions, de que o brasileiro saiu lesionado, e garante não ter nada contra o Benfica.
Equacionar o regresso ao FC Porto é uma questão em aberto. O defesa-central, que no mercado de inverno também chegou a ser falado para o Sporting por empréstimo, admite que gostaria de voltar ao Dragão. "Estou sempore aberto à possibilidade de regressar, mas o convite não pode partir de mim, tem de partir do Porto. Regressar seria um prazer". Apesar de ter contrato com o Zenit, diz que "no futebol tudo pode acontecer".
O eventual regresso de Bruno Alves ao FC Porto, para além de ser um reforço puro e duro, na aceção da palavra, acautelaria a possível saída de Rolando, que desde há um ano integra a lista de desejos do Roma.
Bruno Alves, de 30 anos, chegou ao FC Porto para jogar nos juniores e transferiu-se para o Zenit S. Petersburgo em agosto de 2010, por 22 milhões de euros. 

in "ojogo.pt"

José Guadalupe Cruz "No Jaguares todos dizem que Jackson vai para o FC Porto"

Jackson Martínez será jogador do FC Porto, de acordo com José Guadalupe Cruz. O treinador do Jaguares não tem muitas dúvidas, ainda que de forma oficial só saiba que deve continuar a preparar a equipa com o colombiano. "No Jaguares todos dizem que vai para o FC Porto. É o que me dizem os diretores e toda a gente do clube", revela a O JOGO, já depois de há alguns dias nos ter confessado que a saída do avançado será inevitável, embora na altura não pudesse garantir qual o destino. "Ainda agora vim de uma reunião com o presidente, mas não falámos desse tema. Porém, nos últimos dias é o que todos me têm dito: aqui temos isso como certo", prossegue.
José Guadalupe Cruz, que na carreira só treinou clubes mexicanos, não tem dúvidas de que Jackson será um excelente reforço para os dragões. "Não é um dos melhores a jogar no México. É o melhor. Se o FC Porto o quer, e quer mesmo, é porque sabe disso. Não nos podemos esquecer que estamos a falar de um dos melhores clubes da Europa. Quando querem alguém é porque é bom. E Jackson é extraordinário. Não só pode jogar no futebol europeu, como no seu mais alto nível", elogiou.
Para o treinador, a "enorme e lamentável perda para a equipa" seria compensada com "uma grande alegria por vê-lo cumprir um sonho." Jackson não tem comentado o assunto FC Porto, mas o técnico que lida com ele há dois anos sabe que esse é o seu objetivo. "O Jackson Martínez tem esse sonho. E merece concretizá-lo. Mas como grande profissional que é, não está ansioso nem fala disso", refere. "Ele sabe que há momentos para tudo. Agora está na seleção colombiana e só pensa nisso. Depois virá para o Jaguares e trabalhará como sempre. Sabe que tem condições para jogar no FC Porto e esperamos que isso aconteça, mas até ao dia em que partir, vai dar o máximo aqui como se nada se passasse", garante. Por isso, garante, a maturidade é um dos principais atributos do craque. "Não é maduro só no relvado, mas também fora dele. É muito regrado e disciplinado. Um profissional como qualquer um aprecia", encerra.

"É um goleador, mas impressiona é a solidariedade"

Com 15 golos em 31 jogos esta época, Jackson Martínez não é só um goleador. "Além disso, joga com um sentido de equipa impressionante. A solidariedade com os companheiros é que me impressiona. Se tiver hipótese de marcar, mas vir um colega melhor posicionado, passa-lhe a bola. É muito generoso", elogia o seu treinador. "Joga bem com os pés e a cabeça e trabalha muito na recuperação de bola", prossegue, sem dúvidas de que qualquer adepto gostará dele só pela capacidade de trabalho. "Vão aplaudi-lo se, como achamos, for mesmo para o FC Porto", fecha. 

Clube quer fazer do avançado a maior transferência de sempre no México

Guillermo Cantú, presidente do Jaguares, traçou uma meta clara para Jackson Martínez: fazer dele a maior transferência de sempre de um jogador mexicano. Daí que se falem de 8,5 milhões de euros. É que oito milhões custou o equatoriano Christian Benítez aos ingleses do Birmingham, quando o contrataram ao Santos Laguna. Por isso, o Jaguares tem recusado sucessivamente propostas de outros clubes ao longo do último ano. "Só negociamos a partir de determinado valor. E claro que não é barato. Mas, vai perdoar-me, não vou dizer publicamente qual o valor. O empresário do jogador já o sabe. Ele que arranje e me traga as propostas", afirmou o presidente a O JOGO. "Ele lá saberá quanto quer, mas aqui o que se diz é que Jackson pode ser a maior transferência de sempre e que esse será o objetivo", confirma o treinador José Cruz.
O FC Porto nunca falou diretamente com o Jaguares, garante o presidente. "O empresário é que nos contou o interesse do FC Porto e de outros clubes. Nós fixamos condições, mas não falo com o empresário há alguns dias", desconversou Cantú. " 

in "ojogo.pt"