quinta-feira, 11 de agosto de 2011

F.C. Porto: Beto inspirado e à espera de uma definição


Guarda-redes está de saída mas continua a trabalhar de forma exemplar. Vitor Pereira tem toda a gente em boas condições fisicas


Quem o vê a treinar assim, encantado numa das balizas, tem dificuldades em perceber a realidade. Mas essa, como se sabe, é muitas vezes dura. Falamos de Beto, da inspiração demonstrada no treino desta quinta-feira e da incerteza que paira sobre o seu futuro.

Apostado em estar no Euro-2012, o guarda-redes percebeu que terá de rumar a outras paragens para somar minutos e confiança. A temporada de Helton ao longo da época anterior solidificou a sua condição de titular, agora devidamente amparada pela contratação de Rafael Bracali.

Fica, então, a nota mais relevante. Beto ainda treina no F.C. Porto e treina exemplarmente. Uma, duas, três defesas corajosas [loucas?] num exercício de finalização, perante o olhar estupefacto da comunicação social.

Nesta sessão de trabalho, de resto, Vitor Pereira teve todos os elementos do plantel à disposição. No período aberto à presença dos jornalistas, Rúben Micael foi o único a trabalhar à parte, numa clara gestão de esforço, em virtude dos 90 minutos somados com a camisola da Selecção Nacional frente ao Luxemburgo.

Os internacionais portugueses e Djalma, regressado de um compromisso de Angola na Libéria, treinaram sem limitações. Emídio Rafael caminha solidamente para a plena recuperação. Kelvin, cedido ao Rio Ave, já não foi visto. 

Futre: «Falcao não é Aguero, é mais Hugo Sanchéz»


Paulo Futre aconselha o Atlético de Madrid a subir a parada para contratar Radamel Falcao


Paulo Futre aconselha o Atlético de Madrid a subir a parada para contratar Radamel Falcao. O F.C. Porto não parece disposto a baixar a fasquia dos 45 milhões de euros mas o antigo jogador português considera que o colombiano seria um excelente reforço para o emblema espanhol.

«O Falcao fez uma temporada excelente, é um jogador incrível e ficaria muito bem no Atlético. Ele não tem o perfil de Aguero, é mais de área, é mais parecido com Hugo Sanchéz, com olfacto de golo», explicou Futre, à imprensa espanhola.

O antigo internacional português falou ainda sobre o duelo entre At. Madrid e V. Guimarães na Liga Europa: «Os adeptos do Vitória são dos mais quentes. É dos poucos clubes que Portugal onde não se puxa por uma segunda equipa. Em Portugal, os adeptos têm sempre uma segunda equipa, como o Porto, o Benfica ou o Sporting. Os do Vitória, são apenas do Vitória.»



~in "maisfutebol.iol.pt"

Fucile: «Lateral esquerdo? Não, esse é o Alvaro Pereira»


Lateral uruguaio está disponível para ajudar o F.C. Porto da forma que Vitor Pereira entender, mas avisa: «Sou defesa direito»


Alvaro Pereira esteve na Copa América, Alex Sandro no Mundial sub-20, David Addy parece longe de corresponder aos anseios de Vitor Pereira e o ex-júnior David tem muito caminho por caminhar. Quatro bons motivos para ver Jorge Fucile a lateral esquerdo ao longo de toda a pré-época do F.C. Porto.

Um cenário para manter? «Há muitos anos que jogo nos dois lados, mas o lateral esquerdo é o Alvaro», vincou Fucile nasuperflash realizada no Olival. «Eu sou defesa direito. Naturalmente, estou sempre à disposição do técnico e sinto que o mais importante é jogar. Se for à esquerda, tudo bem. No banco ou titular quero é ajudar.»

Jorge Fucile parte para a sexta temporada consecutiva de dragão ao peito. É, por isso, um dos mais antigos e respeitados no plantel azul e branco. A autoridade com que fala sobre a problemática do mercado de transferências e respectiva agitação é uma consequência natural do estatuto ostentado.

«Todos os jogadores do F.C. Porto estão felizes e têm contrato. Não vejo motivos para que alguém saia», referiu o atleta, antes de falar um pouco sobre a sua própria situação dentro das escolhas do treinador sucessor de Villas-Boas.

«Não fui à Copa América e perdi a oportunidade de ser campeão sul-americano. Por outro lado, porém, aproveitei para ganhar a titularidade no Porto. Foi difícil não estar com a selecção, mas fiquei muito feliz ao ver o meu país levantar o troféu.» 




Fucile: «O V. Guimarães está revoltado»

Lateral uruguaio alicerça a opinião nas duas recentes derrotas impostas pelo F.C. Porto aos minhotos. O terceiro «round», no domingo, promete


Duas derrotas num espaço de dois meses diante do F.C. Porto deixam, no entender de Jorge Fucile, o plantel do V. Guimarães «revoltado». Daí se pode aferir que o uruguaio não aguarda «quaisquer facilidades» no terceiro round, agendado para o próximo domingo no Estádio D. Afonso Henriques.

«Este é um jogo em moldes diferentes», considerou o lateral nasuperflash desta quinta-feira. «O Vitória joga em casa e o F.C. Porto terá de ser mais forte do que foi na Supertaça. Não tenho dúvidas que o Guimarães já é um dos grandes de Portugal.»

Ainda que faltem «algumas coisas» para a máquina portista funcionar na perfeição, Fucile acolhe «com boas perspectivas» a deslocação à Cidade-Berço. O poderio do dragão, esse, permanece imutável.

«Somos os campeões nacionais, vencemos a Liga Europa e somos os maiores favoritos à conquista do título. A fasquia está alta, mas no F.C. Porto a pressão é sempre grande. Basta andar nas ruas da cidade para perceber que as gentes do Norte são ganhadoras por natureza.»

Numa perspectiva mais alargada, a intenção dos dragões é comprovar, sem deixar grande margem par discussão, quem é o melhor em Portugal. «Queremos mostrar que somos mais fortes do que todos os rivais. Acredito que este ano vá haver mais equilíbrio, mas só pensamos em vencer.» 



in "maisfutebol.iol.pt"

Kelvin já integrou treinou

JOGADOR EMPRESTADO PELO FC PORTO



Apesar de só quarta-feita ter sido conhecida a cedência, Kelvin já se treinou com a equipa do Rio Ave.
O jogador cedido pelo FC Porto vai rodar na equipa vilacondense para se adaptar ao futebol português.

in "record.pt"

Danilo: "É no meio que quero jogar"


Na selecção como no Santos, Danilo muda a cada jogo de posição. Mas, como fez no clube, também no Mundial de sub-20 que está a disputar, já foi claro quanto à sua preferência. "Já deixei isso claro, mas o seleccionador pediu a minha colaboração, até porque tem muita cobra no meio. Fico muito feliz por ele optar pelo meio. É onde quero jogar e construir minha carreira", vincou em entrevista ao Globoesporte.

A opção do jogador tem que ver essencialmente com duas situações: a conjectura da selecção principal e as características que acredita ter. "Na lateral do Brasil há Maicon e Daniel Alves. Querem maior concorrência? Prefiro dar continuidade no meio. Posso fazer um suporte, vindo um pouco de trás, até porque tenho como principal característica a força física", explica.

Ney Franco, o seleccionador, concorda com Danilo. "Não sei se o meio é mais concorrido, pois dá-lhe a possibilidade de jogar como segundo, terceiro e até primeiro homem. Na lateral é só por ali. Mas, onde actuar, é candidatíssimo a ser titular e com um potencial enorme para ser trabalhado na selecção principal também", considera.

No regresso ao Santos, Danilo encontrará dois novos médios: Henrique e Ibson. Mas nem isso o demove. "Quando cheguei, também havia muita gente e arrumei o meu espaço. Acho que se fizer o meu trabalho, a oportunidade vai aparecer e não vou sair mais ", sorriu.


"Terei que corresponder"

Falar sobre o FC Porto não é proibido, mas nesta fase não é assunto que os brasileiros, desejosos de conquistar novo título mundial, tenham na ordem do dia. Danilo só respondeu a perguntas sobre as perspectivas da selecção brasileira, mas lá pelo meio aproveitou para se mostrar feliz por ter assinado pelos dragões e consciente de que 13 milhões de euros não se pagam por qualquer um. "Fico feliz pelo reconhecimento do FC Porto. É um investimento tão alto que terei de corresponder", disse, como que a responsabilizar-se desde já. Ney Franco, seleccionador, explica a natureza dos valores: "A valorização dele está na sua qualidade técnica e na condição de ser utilizado em dois lugares importantes."
Danilo tocou no FC Porto quando falou de momentos de "felicidade", aqueles que qualquer jogador procura e que são muito úteis quando se coloca tudo em causa: "Quem nunca pensou em parar de jogar, está a mentir. Todos têm alguma dificuldade, em algum momento pensam não querer mais isto e voltar para a família. Mas quando se joga e se faz um golo bonito, isso compensa tudo".

in "ojogo.pt"


Portistas deram negas a proposta por Falcao


Das palavras aos actos, o Atlético de Madrid ensaiou mesmo a possibilidade de contratar Falcao. A primeira abordagem não teve sucesso, mas vincou a firmeza do interesse colchonero e, por outro lado, a intransigência do FC Porto. Ao que OJOGO apurou, em cima da mesa estiveram 38 milhões de euros, já bem perto dos 45 milhões previstos na cláusula de El Tigre e exigidos pelos dragões para libertar o avançado colombiano.

Desconhece-se até que ponto pode o Atlético de Madrid esticar a corda, sabendo-se porém que o FC Porto não está minimanente interessado em perder o seu camisola 9, com quem renovou recentemente contrato, colocando-o num patamar salarial absolutamente ímpar.

Sabe-se igualmente que, e ao contrário das notícias que circulavam em Espanha, não foi sugerido qualquer jogador para amortizar a operação com o Atlético de Madrid, sendo que os espanhóis quiseram, isso sim, definir um pagamento faseado. Também neste particular o FC Porto será intransigente.

Aos 25 anos, Falcao está no auge da sua carreira, tendo sido apontado a vários emblemas. Há uma semana, Pinto da Costa ironizou quando confrontado com o nome do Atlético de Madrid, emblema que tem estado num patamar competitivo inferior e que nem sequer vai disputar a Liga dos Campeões.

in "ojogo.pt"

Rodríguez fora da primeira lista para a Liga


A primeira lista de jogadores enviada para a Liga de Clubes não incluiu o nome de Cristian Rodríguez, que, já se sabe, deve sair do plantel por vontade da SAD em recuperar algum do valor gasto na sua aquisição há dois anos. As inscrições enviadas não são definitivas, esclareceu o FC Porto, até porque há espaço para 27 jogadores e só 23 foram inscritos (David e Kadú também lá estão, mas podem integrar a lista B).

Até ao final de Agosto há tempo para inscrever novos jogadores e isso acontecerá à medida que forem tomadas algumas decisões ainda pendentes. A lista é, contudo, reveladora daquelas que são as opções principais de Vítor Pereira, da mesma forma que foi a enviada para a UEFA a propósito do jogo da Supertaça, contra o Barcelona. Por comparação com essa, entram Walter e Sereno, aproveitando a menor exigência da Liga. Addy, Christian e Castro são os outros nomes para já riscados. Para os primeiros, segue-se o empréstimo a outro clube da Liga Zon Sagres. Já o médio, chamado por Paulo Bento para o jogo de ontem de Portugal, deve sair para o estrangeiro. Iturbe e Alex Sandro serão acrescentados.

in "ojogo.pt"

Mangala por horas


Mangala está a um milhão de se tornar jogador do FC Porto. O JOGO soube que Pierre François, director-geral do Standard de Liège, ouviu ontem Fabrizio Ferrari, representante do central francês, apresentar uma proposta de cinco milhões em nome dos azuis e brancos. O mesmo dirigente pediu mais um milhão para abrir mão do jogador e as conversações ficaram por ali, mas as duas partes continuam dispostas a prosseguir com as negociações nos próximos dias. O Standard de Liège ficou à espera que o FC Porto pondere a situação. "Agora a bola está do lado do Porto. Vamos esperar para ver. Se apresentarem nova proposta, ela será analisada com todo o cuidado", assegurou a O JOGO. Fabrizio Ferrari, empresário de Mangala, não confirmou o que quer que fosse a esse respeito, mas também deixou transparecer confiança na concretização da transferência. "Vamos ver o que ainda pode acontecer até ao início da próxima semana", revelou.

Os seis milhões pedidos por Pierre François por Mangala perfazem um valor superior aos cinco milhões de euros acordados tacitamente com o Valência pelo central e terão uma razão de ser, segundo O JOGO conseguiu apurar na Bélgica. Apesar desse entendimento com os espanhóis para a transferência do internacional esperança - o uruguaio Ignácio González já terá mesmo sido transferido à luz desse entendimento -, os dirigentes do Standard mantiveram a opção de poder negociar com outro clube desde que a proposta fosse mais vantajosa, o que pode suceder se o FC Porto pagar os seis milhões. "Não, o ingresso de González não será um entrave nas negociações", confirmou entretanto o empresário do defesa.

A transferência ainda não está acertada, portanto, mas as próximas horas devem confirmar a aposta do FC Porto num dos jovens mais promissores da selecção esperança francesa.

Defour definiu a sua prioridade

"Ele sabe que o interesse do FC Porto é real e está muito entusiasmado. Já disse que o FC Porto é a sua prioridade e enquanto estiverem interessados nem quer ouvir falar em mais nenhuma proposta, porque ele quer muito ir para um clube como o FC Porto", disse ontem Paul Stéfani, empresário do internacional belga, que também esteve reunido com Pierre François. "Os dirigentes do Standard pediram-me para tentar resolver as coisas até sábado, para evitar que a Imprensa belga continue a escrever coisas que só têm prejudicado a imagem do jogador e do clube ", explicou a O JOGO. Mas também aqui, tudo está dependente dos azuis e brancos, quanto mais não seja pela vontade manifestada pelo jogador. "Vamos esperar, porque depois do contacto que tive a meio da semana com Antero Henrique ainda tenho esperança que o FC Porto avance com uma proposta concreta e que a transferência acabe por se confirmar", confessou o empresário. Até ontem pelo menos, ninguém do FC Porto voltou a contactar Paul Stéfani. As negociações por Mangala estiveram na ordem do dia, mas a situação de Defour deverá ser avaliada entretanto. Também aqui, o início da próxima semana poderá trazer novidades, uma vez que Defour é um jogador bem cotado no mercado.

in "ojogo.pt"

Baliza já está a caminho para surpresa de Falcao


A gestão do Aviva Stadium tem de ir às compras. É que o recinto que acolheu a final da última Liga Europa está privado, desde ontem, de uma das suas balizas. Tal como O JOGO tinha anunciado, o FC Porto comprou os postes e as redes onde Falcao acertou no dia 18 de Maio, dando aos dragões o seu 7º título internacional. A estrutura seguiu viagem e estará na Invicta no fim-de-semana, à espera do dia 23 de Abril do próximo ano para ganhar visibilidade no novo museu do clube.

Uma excentricidade dos dragões que mereceu aplausos do avançado que tem uma história particular com aquelas redes. "A atitude de comprar e imortalizar a baliza surpreendeu-me. Foi um gesto muito bonito", registou Radamel Falcao, para quem o museu do FC Porto será, ainda mais, um local de culto. Afinal, parte da sua história ficará lá guardada. "O significado é grande. Quando deixar de jogar e voltar ao Porto com a minha família, é certo que me vou emocionar à frente daquela baliza", completou o colombiano.

É um troféu suplementar, meramente simbólico, mas que Pinto da Costa fez questão de ter na galeria dos dragões. Definidos os termos do acordo, que as partes não revelam, a estrutura foi ontem desmontada e seguiu viagem via DHL, com a particularidade de até as redes terem sido embaladas.

A notícia da viagem de uma baliza ganha destaque por ser um facto inusitado, ainda que pareça ter virado moda, nos últimos meses, o capricho de eternizar um momento desta forma. Basta lembrar que o Boca Juniors ofereceu as redes de uma das balizas do La Bombonera ao antigo avançado Martín Palermo. Ou que Gerard Piqué foi ao balneário procurar uma tesoura para também ele levar as redes de Wembley como recordação da Liga dos Campeões conquistada em Maio.

Ora aí está um bom desafio: quem fica com as do Mónaco?

in "ojogo.pt"

«Alex Sandro já está com a cabeça no F.C. Porto»

Alex Sandro chega a Portugal na próxima semana, em princípio logo na segunda-feira. A garantia foi dada ao Maisfutebol por Pablo Miranda, empresário do reforço portista, que, no entanto, ressalva que a data não é definitiva.

«Não quero estar a errar. A ideia é mesmo ir na segunda feira, mas há algumas arestas a limar. Há questões burocráticas relacionadas com a transferência que ainda é preciso resolver e falta comprar o bilhete de avião, também», afirma.

Apesar dos assuntos a tratar, Pablo Miranda garante que a ideia do reforço é viajar assim que seja possível, para conhecer a nova realidade que o espera. «Ele está muito ansioso e expectante. Posso-lhe dizer que já faz tudo aqui com a cabeça no Porto», brinca o empresário.

Recorde-se que Alex Sandro se encontra, no momento, a recuperar de uma lesão na coxa direita, que o impediu, praticamente, de ajudar o Brasil no Mundial sub-20. A recta final da recuperação será feita com os responsáveis médicos portistas.

«Ele está a fazer a recuperação aqui no Santos, mas já está em contacto com os médicos do F.C. Porto. Aliás, hoje [quarta-feira] foi fazer um exame, amanhã [quinta-feira] fará outro e os resultados já serão enviados para Portugal, para serem vistos pelos médicos daí», explica.



in "maisfutebol.iol.pt"

Rolando: o goleador que não gosta de abrir a boca


Em 2004/05, na estreia com a camisola do Belenenses, com meros 18 anos, demorou vinte e cinco minutos a marcar na Liga (3-0 ao Marítimo).


Rolando representa a selecção de Portugal. Joga no F.C. Porto. Nasceu em Cabo Verde. Gozou a adolescência no Alentejo, quando os pais biológicos estavam em Madrid. Uma roda-vida. Está no topo mas é a antítese de um herói. Gosta de marcar à primeira para logo dizer, com excesso de humildade: «Não me peçam isto muitas vezes.»

Na Supertaça de domingo, o central bisou. Demorou três minutos a balançar as redes. Um ano antes, fizera exactamente o mesmo. Obra do acaso? Nem tanto. Em 2004/05, na estreia com a camisola do Belenenses, com meros 18 anos, demorou vinte e cinco minutos a marcar na Liga (3-0 ao Marítimo).

Figura no actual F.C. Porto, ídolo em Cabo Verde e em Campo Maior, terra alentejana que o viu crescer, Rolando conserva o perfil reservado de outrora. Fala pouco, protesta ainda menos. É central, mas nunca viu um cartão vermelho. Enfim, é uma paz de alma.

Ídolo de São Vicente a Campo Maior

Nascido em São Vicente, Rolando deu os primeiros pontapés no Batuque Futebol Clube. Neste verão, foi homenageado na terra-natal. Pela mão do empresário João Cardoso da Silva, rumou a Portugal para jogar no Campomaiorense. Tinha 15 anos e despesas pagas. Precisava de companhia. José, amigo de escola, foi como um irmão.

«Um dia, o José chegou a casa e disse: 'mãe, tenho um amigo, é de cor, pode vir cá almoçar a casa'? Eu respondi-lhe logo que isso não importava, claro que sim, que viesse. Hoje em dia, é como um filho para mim.»

O relato emocionado vem de Rosinda Paio, a «mãe» por adopção. Em Campo Maior, é recordado com saudade. «Com o tempo, habituou-se a nós e ficou cá a dormir. Só pensava em ser jogador de futebol, mas era muito inteligente. Era o rei da matemática. Aliás, na escola onde andou, há uma placa com o seu nome. Estão à espera dele para uma homenagem», explica-nos.

«Ele acabou o 12º ano e chegou a meter os papéis para a Universidade, quando esteve no Boavista a treinar, mas o Boavista tinha excesso de estrangeiros e o Rolando acabou por ir para o Belenenses», prossegue Rosinda. Recuámos a 2003. O central despedia-se do Campomaiorense.

Treinou no Boavista, mas não só. Segundo Alberto Bastos Lopes, então técnico dos juniores do Benfica, o clube encarnado chegou a ter Rolando nas mãos. «Fizemos um relatório que a aconselhava a sua contratação», contou, ao jornal i. Alguém decidiu o contrário. O defesa acabou no Belenenses.

A felicidade entre o enorme trauma

Rolando despediu-se da família alentejana. Luís Manuel e Rosinda Paio ficaram como pais, Luís Miguel e José Duarte como irmãos. O segundo suicidou-se em 2007. Um trauma. «O meu José era benfiquista doente. Se ele fosse vivo quando o Rolando foi para o Porto, insultava-o logo.»

«Quando o meu filho se suicidou, o Jorge Jesus (então treinador do Belenenses) impediu o Rolando de vir logo a Campo Maior. Achou que seria um grande trauma. Mas o Rolando acabou por vir no dia seguinte», recorda Rosinda, entre lágrimas.

Felicidade interrompida. Até então, tudo corria de feição a Rolando. Lançado por Carlos Carvalhal, na primeira jornada da Liga 2004/05, assinalou a estreia com um golo. Em 25 minutos. Agarrou o lugar. Em quatro épocas, afirmou-se. O F.C. Porto reparou. Desde 2008, é uma referência portista. Fez sempre mais de 40 jogos/época. A Europa está atenta, mas Rolando foge ao estrelado.

«Ele é muito tranquilo, não gosta de entrevistas, não se mete em confusões. Quando cá estava em Campo Maior, se não falássemos com ele, ele não abria a boca. Queria sempre ficar em casa, no quarto, agarrado ao computador. Ainda hoje, é assim, discreto», remata Rosinda Paio, em conversa com o Maisfutebol.



in "maisfutebol.iol.pt"

F.C. Porto: Emídio Rafael acelera para o regresso


No treino desta quarta-feira, destaque para a troca de guarda-redes entre Kadu e Elói.


O F.C. Porto continua a preparar novo embate com o Vitória de Guimarães, desta vez na 1ª jornada da Liga 2011/12. Emídio Rafael é a única baixa no plantel, com o lateral esquerdo a evoluir rumo ao regresso à competição.

Tal como aconteceu na terça-feira, Emídio Rafael voltou a realizar treino integrado condicionado. Ou seja, já cumpre o plano de preparação do plantel, apesar das naturais limitações. O jogador, lesionado desde Janeiro, precisa ainda de recuperar os índices físicos desejados.

De resto, Vítor Pereira não tem grandes dores de cabeça. Alvaro Pereira e Cristian Rodriguez já trabalham no Olival, faltando apenas os elementos que participam no Campeonato do Mundo de sub-20 e os jogadores chamados para os encontros amigáveis das selecções nacionais (Castro, João Moutinho, Rúben Micael e Varela por Portugal, Djalma por Angola).

No treino desta quarta-feira, destaque para a troca de guarda-redes entre Kadu e Elói. O jovem angolano trabalhou com os juniores, surgindo Elói na sessão do plantel principal. Amanhã, o F.C. Porto treina às 16 horas, para integrar os internacionais.



in "maisfutebol.iol.pt"

Iturbe. Ao Messi guarani sai-lhe tudo mal, está triste e é suplente

Ultrapassada a Guatemala (1-0, penálti de Nélson Oliveira), o adversário de Portugal nos quartos é a Argentina, cuja figura é o avançado do FC Porto


Ilídio Vale já foi campeão nacional de juniores pelo FC Porto em 2007, mas ainda não tem página na Wikipédia, o mesmo acontecendo com todos os jogadores da Guatemala, a selecção mais inverosímil nos oitavos-de-final do Mundial sub-20, eliminada esta madrugada por Portugal com um penálti de Nélson Oliveira, aos sete minutos, a castigar falta sobre Cédric.

Nem com esse golo madrugador a selecção nacional consegue agarrar o jogo. Danilo ganha todas as bolas de cabeça no meio-campo, sim, o guarda-redes Mika não é minimamente incomodado até aos 89 minutos (bola ao poste), sim, Nélson Oliveira dá água pela barba a quem lhe apareça à frente, sim, mas há um nervosismo constante nos nossos jogadores, evidenciada pelo número excessivo de faltas (22 contra 15 dos guatemaltecos), a terceira pior marca deste Mundial, depois de Mali vs. Colômbia (26) e Inglaterra vs. Argentina (23).

É a sinfonia do apito, que tem sido uma constante neste Mundial na Colômbia. A equipa de Ilídio Vale domina territorialmente e na posse de bola, mas não de- senvolve. Seja como for, Portugal ultrapassa mais um obstáculo, passa aos quartos-de-final (como em 1979, 1989, 1991 e 1999) e continua sem sofrer golos: Uruguai, 0-0; Camarões, 1-0; Nova Zelândia, 1-0; Guatemala, 1-0. Sempre em Cali. Segue--se a Argentina, sábado à noite (23h00), em Cartagena.

TURBE BOOST Ao contrário de Portugal, a Argentina já sofreu golos (um, do Egipto), mas, como nós, também está perra de movimentos e qualifica-se com grandes penalidades (duas de Lamela e 2-1 ao Egipto).

Um dos casos mais evidentes de má forma é o de Juan Iturbe, o Messi guarani (argentino de nacionalidade, paraguaio de carreira) contratado pelo FC Porto. Só tem 18 anos e é o mais novo dos 23 da Argentina, mas o mundo pesa-lhe nos ombros como se fosse o capitão de equipa. As más exibições aliadas a alguma descrença por parte do próprio jogador fazem de Iturbe a figura da Argentina pelo pior motivo. Daí que o seleccionador Perazzo o tenha sentado no banco de suplentes, esta madrugada, com o Egipto, depois de dois jogos seguidos a titular. "Com a Coreia do Sul", justifica Iturbe, "tudo me saiu mal e isso enervou-me. Além disso ainda não marquei nenhum golo, verdade?"

Na sequência destas declarações de um adolescente exigente consigo mesmo - começou o Mundial como o mais brincalhão do grupo e o seu entretenimento diário passava por tentar acertar com a bola nas costas dos adjuntos Olarticoechea e Battaglia -, surge a figura paternal do técnico, em conversa informal à frente dos jornalistas. "Juan, não sintas a pressão de dar a vitória à equipa, de fazer tudo bem, de ser a figura. Tens de jogar com mais tranquilidade." Faltam dois dias para Iturbe se recompor. Seja suplente seja titular com Portugal, já está na Wiki. Vale?



in "ionline.pt"

Basquetebol: FC Porto renova com Moncho López


Os dragões prolongaram o contrato com o actual treinador por mais duas épocas.
O FC Porto decidiu renovar contrato com o treinador do basquetebol, Moncho López, por dois anos, revelaram os dragões no seu site oficial.

Treinador dos azuis e brancos há duas épocas, Moncho López mostrou-se feliz e espera que a ligação aos campeões nacionais não fique por aqui.

"Quando cheguei aqui, há dois anos, estava feliz, mas agora estou ainda mais. Profissional e pessoalmente sinto-me feliz, posso dizer que é um sonho. Sabia que seriam os resultados a decidir a minha continuidade e felizmente eles permitiram-no. Espero não ficar aqui apenas mais dois anos", disse o treinador em declarações ao site oficial do clube portista

Quem também se pronunciou sobre a renovação foi Pinto da Costa. O presidente do FC Porto assegura que a continuidade de Moncho é uma "garantia de qualidade".

"Esta renovação serve para tentarmos manter o nível a que chegámos no ano passado. Reconquistámos o título após sete anos, muito graças ao excelente trabalho do Moncho López, que se juntou ao valor dos jogadores e à dedicação dos dirigentes, como o Júlio Matos. Esforçámo-nos para manter o treinador, até porque deixou a selecção e agora pode trabalhar a tempo inteiro para nós. Sempre dei muita importância aos treinadores, em qualquer modalidade, e a sua continuidade, nos próximos dois anos, é uma garantia de qualidade", frisou Pinto da Costa.

in "rr.pt"

Prego a fundo por Falcão

ATLÉTICO MADRID JOGA TODOS OS TRUNFOS PARA TENTAR LEVAR O AVANÇADO



Contratar Radamel Falcão passou a ser quase uma questão de honra para o Atlético Madrid, depois do desafio lançado por Pinto da Costa. Ao líder portista deu-lhe vontade de rir quando soube do interesse dos “colchoneros”, mas o presidente do emblema espanhol já manifestou o desejo de contratar o colombiano. Os 45 milhões de euros da cláusula de rescisão são proibitivos, mesmo para quem encaixou recentemente 70 milhões, mas Enrique Cerezo está disposto a tudo para alcançar o seu objetivo, até mesmo recorrer a um fundo de investimento.
Falou-se no Quality Sports IIInvestments LP Fund como eventual parceiro, mas essa possibilidade está colocada de parte, uma vez que a referida empresa não pode participar em negócios que envolvam jogadores ligados à Gestifute. Como Jorge Mendes é o empresário de Falcão e, ao mesmo tempo, consultor do fundo, essa solução não é de todo viável.
in "record.pt"

Doidos por James

AC MILAN E INTER ENCANTADOS COM COLOMBIANO



Não é de agora que o Mundial Sub-20 é considerado uma das maiores montras de jovens futebolistas e não foi por acaso que a SAD do FC Porto avançou para a renovação do contrato com James Rodríguez antes de o avançado viajar para o seu país. Depois de uma grande participação no Torneio de Toulon, El Bandido está a brilhar intensamente, ao ponto de encantar os observadores de alguns dos grandes clubes europeus, como o Inter Milão e o AC Milan.
“Confirmo que têm sido vários os representantes de grandes clubes, especialmente italianos, que me têm perguntado pelo James. Ele está a realizar um grande Mundial e toda a gente o elogia. Não é de admirar, uma vez que antes de ter assinado pelo FC Porto, já havia interesse de várias equipas em Itália”, revelou a Record, o representante do jogador.
in "record.pt"

Niang apontado ao dragão

De acordo com a imprensa turca, o FC Porto está a ponderar a contratação do avançado Mamadou Niang, do Fenerbahçe, para colmatar a eventual saída de Falcao para o Atlético Madrid.

Noticia o jornal Hurriyet que o clube de Istambul pede sete milhões de euros para libertar o jogador senegalês, de 32 anos, autor de 15 golos em 29 jogos na última edição da liga turca.

Niang estará igualmente na mira do Al Ain, clube dos Emirados Árabes Unidos que acena com um ordenado de 300 mil euros para persuadir o antigo capitão do Marselha.



in "abola.pt"

Mossio continua a falar em nome de Falcao

O agente italiano Claudio Mossio, alheio à demarcação feita por Radamel Falcao da sua pessoa, continua a prestar declarações sobre o futuro do avançado do FC Porto.

Desta vez, disse Mossio ao site calciomercato que o colombiano é um jogador caro para o Chelsea.

«O Chelsea pode estar interessado em Falcao Garcia como alternativa a Drogba, mas o custo da operação é muito elevado, sobretudo depois do recente aumento da cláusula de rescisão [n.d.r de 30 para 45 milhões de euros]», argumentou.

O agente afastou ainda a hipótese de El Tigre rumar ao futebol italiano: «Falcao em Itália? Não acredito, o nosso futebol atravessa um momento difícil. Falcao é um jogador extracomunitário e isso é um obstáculo».



in "abola.pt"

Nova vida para a camisola 10

Rodriguez está em fim de ciclo e abre espaço para sucessor. Talentos de James e Iturbe garantem candidaturas fortes. São duas figuras para o marketing do dragão explorar.

Ainda que tenha perdido carisma ao longo dos tempos, a camisola 10 continua a fazer parte do imaginário de jogadores e adeptos. Continua da mesma forma a ser cobiçada, porque identifica o virtuosismo, a magia e um certo encanto de outrora, embora não seja agora a referência pura que teve até aos gloriosos anos 80 do século passado.

O 10 entra agora no catálogo do futebol um pouco pelos efeitos comerciais e terá sido perante esse efeito que o dragão entregou a mais célebre camisola do futebol a Cristian Rodriguez desde 2008. Percebeu-se a intenção dos portistas, dado que o uruguaio acabara de chegar depois de passagem pelo Benfica e o número que lhe foi imposto sinalizava um pouco a classe do jogador, mas também recordava e assinalava a passagem pelas águias.

Rodriguez vestiu durante três temporadas a camisola 10 portista - por vezes deu-lhe magia e outras nem por isso - , mas o uruguaio surge agora em fase descendente no dragão e mesmo que não deixe Portugal nesta janela de mercado deve perder o título que ganhou quando chegou ao clube no Verão de 2008, de forma solene e fantástica, era mais uma bicada do dragão no rival...



in "abola.pt"

Guerra com o Valência por Mangala

Dizem na Bélgica que Mangala já terá um pré-acordo para se transferir para o Dragão, mas o clube que detém os seus direitos desportivos e a maior parte dos direitos económicos, o Standard Liège, alcançou um entendimento total com os espanhóis.

No meio desta guerra, alegadamente, surge o ex-presidente do clube belga, Reto Stiffler, que estará a pressionar Mangala a não aceitar a proposta do Valência e a insistir para que assine pelo FC Porto, clube com o qual, por via do seu braço direito Luciano D'Onofrio, possui óptimas relações.

O Standard sabe que, em termos jurídicos, não poderá fazer prevalecer o acordo que possui com o Valência se algum clube pagar a cláusula de rescisão do defesa, cujo valor ronda os 5 milhões de euros, mas o director-geral do clube, Pierre François, diz que até agora não recebeu «qualquer proposta por escrito» dos dragões, pelo que continua a dar o Valência como o destino provável. E o técnico Unay Emery está à sua espera.



in "abola.pt"

Kelvin cedido ao Rio Ave

Contratado pelo FC Porto ao Paraná, por 2,5 milhões de euros, o avançado Kelvin vai actuar na próxima época no Rio Ave, por empréstimo.

O jogador, de 18 anos, também estava a ser cobiçado por Académica e UD Leiria, mas foi o Rio Ave quem ganhou a corrida.



in "abola.pt"