segunda-feira, 6 de agosto de 2012

Centro de treinos do olival celebra 10 anos


O centro de estágio do FC Porto celebrou ontem, dia 5 de Agosto o seu 10. aniversario, foi no dia 5 de Agosto de 2002 que foi inaugurado o Centro de Treinos e Formação Desportiva PortoGaia.

Na cerimonia realizada há 10 anos atrás estiveram presentes na inauguração o Presidente do clube, Jorge Nuno Pinto da Costa e do edil gainese, Dr. Luís Filipe Menezes.

Dez anos passados sobre esta grande obra e com grandes resultados de futebol alcançados, no Domingo passado celebrou-se o sucesso desta parceira, e desta vez na cerimónia esteve presente o pequeno Tiago Barbosa, que nasceu precisamente no mesmo dia em que foi inaugurado o projecto que está sediado no Olival, e o jovem agora com 10 anos teve a oportunidade de assinar a placa comemorativa desta data.

Para o Dr. Luís Felipe Menezes que conta com o seu nome no estádio principal do empreendimento, esta parceria foi o casamento perfeito.

“A Câmara de Gaia e a cidade ganharam muita visibilidade em ter o FC Porto a trabalhar aqui, tratando-se de um clube que é referência principal do nosso país. O FC Porto, por sua vez, ganhou um espaço tranquilo e organizado para trabalhar. Como em tudo na vida, o que importa no fim são os resultados; para o município de Gaia os resultados foram bons e para o FC Porto esta foi também uma década com um concentrado de grandes sucessos. Julgo que os próximos dez anos vão ser ainda melhores. A Câmara de Gaia só tem de estar grata pelo facto do FC Porto apostar nesta parceria”, disse Luís Felipe Menezes ás noticias desportivas.

Para o presidente do clube azul e branco, esta celebração é um motivo de grande orgulho para todos os portistas “passados dez anos, verificarmos a vitalidade que tem o clube, a força que tem todo este empreendimento e o estado em que está, é motivo regozijo”.
Jorge Nuno Pinto da Costa ainda acrescentou“Olhando para trás, depois de tantas tentativas de ter este centro de estágio nos mais diversos pontos do Norte do país, foi realmente por iniciativa do Dr. Luís Filipe Menezes que partimos para esta aventura boa. Hoje podemos considerar que foi uma parceria de sucesso, com uma compreensão total e uma realização perfeitamente conseguida dos objectivos que pretendíamos”.

De referir que a equipa do FC Porto vai jogar para a Supertaça no dia 11 de Agosto com a equipa da Académica de Coimbra num jogo que vai acontecer às 20:45 horas no Estádio Municipal de Aveiro, e que irá ter transmissão em directo da RTP1.


Fernando ausente do treino

CONDIÇÃO FÍSICA DO MÉDIO RESGUARDADA


O FC Porto iniciou os trabalhos tendo em vista a Supertaça Nacional contra a Académica, no sábado, sem Fernando. O médio, que na última semana recuperou de uma entorse no tornozelo esquerdo e que jogou 45 minutos no jogo de apresentação dos portistas contra o Lyon, não subiu ao relvado esta segunda-feira. A situação clínica de Fernando será conhecida ainda hoje, quando o FC Porto divulgar o habitual boletim clínico.

Com 23 jogadores no apronto, nos quais se incluíram Bracali - deverá estar de partida do Dragão depois de não ter sido apresentado oficialmente diante dos franceses - e Janko, ainda a recuperar a melhor forma física, o técnico Vítor Pereira viu Rolando ser o último a subir ao relvado, na companhia de Paulinho Santos, quando já se preparava para iniciar a pequena palestra ao plantel.

Os dragões voltam a treinar-se na terça-feira, no Olival. Os primeiros 15 minutos do apronto são abertos à comunicação social.

in "record.pt"

Fernando regressa ao radar do Inter

O clube italiano falhou a contratação de Lucas, do São Paulo. Fernando, do FC Porto, e Paulinho, do Corinthians, estão no topo das alternativas.

O Inter prepara-se para voltar à carga por Fernando. O clube italiano tinha desistido da contratação do médio do FC Porto, investindo nas negociações com o São Paulo, por Lucas. Contudo, os dirgentes "nerazzurri" não foram capazes de concretizar a transferência do médio de 19 anos.

Desta forma, avança a "Sky Sport", canal televisivo italiano, Fernando e Paulinho voltam a entrar nas contas. Recorde-se que o Inter há muito tempo que demonstra interesse no médio do FC Porto, mas a intransigência dos dragões, na exigência da compensação que consideram ajustada, abrandou o interesse do clube de Milão.

Perante o falhanço da aquisição de Lucas, o Inter volta a ponderar e prepara uma nova oferta pelo "Polvo". A concorrer com o Fernando está Paulinho, médio defensivo do Corinthians. O jogador de 24 anos está há três temporadas no clube paulista.

in "rr.pt"

Rui Gomes (Porto B): «Sebá pode acrescentar bastante»

«É um jogador com caraterísticas muito próprias, com uma dimensão física muito forte»

O F.C. Porto B goleou o Celta de Vigo B na sua apresentação aos adeptos (4-0). De qualquer forma, o técnico Rui Gomes considera que nem tudo foi perfeito e há espaço para melhorias. Observando o resultado, importa salientar o que o adversário teve três bolas no poste e disputará esta época a III divisão espanhola, enquanto os dragões estarão na Liga de Honra portuguesa.

«Estou moderadamente satisfeito. Nem tudo foi assim tão bom mas o resultado foi ótimo. Fomos eficazes mas o nosso adversário também teve três, quatro ocasiões de golos. Em determinados jogos, continuamos a consentir mais do que devíamos consentir. Ainda há muito para melhorar», frisou Rui Gomes, no final do encontro.

O brasileiro Sebá, avançado cedido pelo Cruzeiro, entusiasmou os adeptos. O treinador reconhece que o jogador tem imenso potencial: «O facto de vir de um futebol diferente já obriga a um período de adaptação mas penso que nos poderá acrescentar bastante porque é um jogador com caraterísticas muito próprias, com uma dimensão física muito forte. Está a aprender a jogar na ala, uma vez que estava habituado a jogar como ponta-de-lança num esquema a dois. Ainda tem muito a aprender mas estou bastante satisfeito com ele, como estou com todos.»

Dos jogadores que aqui estiveram, três ou quatro ainda são juniores. Continuará a existir essa ligação entre o futebol profissional e o futebol de formação. Esta coordenação é para continuar», explicou o técnico com trajeto consolidado na formação do F.C. Porto.

O F.C. Porto B apresentou os mesmos princípios de jogo da equipa principal. Nada surge por acaso. «É assim que queremos jogar, mas temos de ter mais períodos com maior qualidade de posse. Sim, dentro das referências do futebol da equipa A, como é óbvio. Existe a ligação com Vítor Pereira, a nossa coabitação é diária, falamos muitas vezes e alguns jogadores já estiveram a trabalhar na equipa A. Estaremos sempre dependentes da equipa A, que tem prioridade em tudo», disse.

Rui Gomes garante que não há objetivos definidos,em termos classificativos, para a temporada 2012/13. «Os objetivos competitivos não estão definidos porque este é um ano zero. Temos equipa com qualidade para nos ombrear com qualquer outra, mas só o tempo dirá se teremos maturidade e estofo mental para o fazer ao longo de todo o campeonato», concluiu o treinador.  

F.C. Porto B: Sebá como Hulk entre as promessas

Análise aos jovens dragões

Sebá é a evidente mais-valia entre o grupo de jovens que forma o plantel do F.C. Porto B. O avançado brasileiro, cedido pelo Cruzeiro de Belo Horizonte, já garantira ao Maisfutebol ter semelhanças com Hulk no estilo de jogo. Confirma-se. Menor envergadura física mas idêntico ADN, finta com passada larga, velocidade e remate de pé esquerdo, sem preparação.

Foi com essa fórmula, aliás, que o avançado de 20 anos inaugurou a contagem na apresentação frente ao Celta de Vigo B. Sebá participou ainda no segundo golo dos dragões, sendo a principal referência ofensiva da equipa de Rui Gomes. Chegou a Portugal por empréstimo com opção de compra. Principal candidato à equipa principal. Os adeptos perceberam isso mesmo neste domingo.

Dellatorre, o outro avançado brasileiro recrutado neste defeso, tem características diferentes e foi menos exuberante, embora lutador. Thibaut Vion, ex-júnior francês que o substituiu ao intervalo, agitou o jogo com maior regularidade e balançou mesmo as redes contrárias, após cruzamento de Frederic.

Frederic Maciel, oriundo da equipa júnior, terminou o jogo com uma assistência e um golo. O extremo português concluiu da melhor forma um entendimento entre Sebá e Sérgio Oliveira. O médio, agora com 20 anos, pautou o jogo portista ao lado de Edu, jogador que regressa de empréstimo ao Trofense e recebe a braçadeira de capitão.

Mikel Agu, nigeriano que jogou nas costas dos dois elementos criativos, abusou de alguma dureza para compensar a falta de músculo no setor. A defensiva portista denotou bom entendimento após a entrada pouco convincente em jogo. Victor Luis destaca-se sobretudo nas bolas paradas, onde o seu pé esquerdo pode fazer estragos. À direita, David Bruno é regular e inteligente na leitura do jogo.

Zé António e Tiago Ferreira formam uma dupla de centrais interessante. O primeiro esteve um ano sem jogar mas, aos 35 anos, recebe a oportunidade de emprestar experiência a um grupo jovem. Marcou de cabeça e comprovou a sua utilidade como voz de comando. Elemento mais posicional, deixando as antecipações para o cabeludo Tiago Ferreira, uma promessa da escola de centrais do F.C. Porto.

Stefanovic, guarda-redes sérvio contratado ao Santa Clara, entrou a frio, vendo duas bolas embater no poste. Recompôs-se e cumpriu com acerto.

Entre os suplentes utilizados, para além de Vion, destaque para o interessante Mbola, lateral esquerdo zambiano, e sobretudo Tozé. O diminuto médio compensa a falta de centímetros com uma qualidade acima da média. Isolou Fábio Martins para um golo que não saiu e, logo depois, arrancou uma bomba do meio da rua ao poste. Promete. 

in "maisfutebol.iol.pt"

Pinto da Costa e o trio brasileiro do FC Porto "Que tragam uma medalha"

O presidente do FC Porto revelou estar a torcer pelo sucesso da seleção do Brasil nos Jogos Olímpicos. Razão? Hulk, Danilo e Alex Sandro. 

Pinto da Costa tem seguido com atenção o desempenho da seleção do Brasil nos Jogos Olímpicos. "Sou adepto do Brasil", dissse o presidente do FC Porto, quando questionado por O JOGO.

Recordando que o FC Porto é o clube mais representado na seleção olímpica brasileira, Pinto da Costa disse esperar muito de Hulk, Danilo e Alex Sandro. "Que tragam uma medalha para o FC Porto", afirmou.

Sobre a sonora receção dos adeptos portistas a João Moutinho, no jogo de apresentação do plantel, discordou que tal possa ser visto como um pedido à direção para que não aceite transferir o médio. "Vejo isso antes como o primeiro contacto depois do excelente europeu que fez. Foi uma forma de dar os parabéns"

Pinto da Costa nos 10 anos do Olival

"Muitos jogarão na equipa A"

Os presidentes do FC Porto e da Câmara Municipal de Gaia, Pinto da Costa e Luís Filipe Meneses, respetivamente, assinalaram hoje os 10 anos da inauguração do Centro de Estágio PortoGaia, no Olival. Um momento que o autarca considerou importante por "ser um ponto de situação de um casamento perfeito", considerando que a parceria "trouxe coisas boas para Gaia" e recordando que durante este período "o FC Porto conquistou três títulos europeus, muitos campeonatos, taças e supertaças".

Pinto da Costa retribuiu os elogios e falou ainda de futebol, analisando a primeira parte do encontro de apresentação da equipa B portista. "Estão aqui muitos jovens que fizeram a formação no FC Porto e aqui passaram a seniores na equipa B. Pelo que vejo muitos chegarão à equipa A", disse.
 

in "ojogo.pt"

United volta à carga por João Moutinho

João Moutinho será, porventura, um dos jogadores portugueses com mais mercado, neste momento. Já se falou no Chelsea, no Tottenham, no Liverpool, no Barcelona, no PSG e até no CSKA, mas o Manchester United é, aparentemente, quem está em melhor posição para garantir os serviços do médio dos azuis-e-brancos. Ou mais disposto a isso, pelo menos, segundo conta a imprensa, inglesa, já que a vontade dos Red Devils vai esbarrar na intransigência portista e nos elevados valores que pedem por Moutinho (cerca de 25 milhões de euros).

Com Fletcher a contas com um problema crónico nos intestinos (fala-se no final prematuro de carreira) e Scholes a caminhar para a reforma (a segunda, já que teve de voltar da primeira para ajudar a resolver os problemas do meio-campo do United) o reforço do centro do terreno é a prioridade para Alex Ferguson, que vê em Moutinho o homem ideal para a função.

Vinte e cinco milhões é muito dinheiro, é certo, mas o facto de Moutinho poder desempenhar todas as funções do meio-campo (desde mais defensivas ao apoio do ataque, passando por funções de interior, descaído para uma das alas) convencerá Alex Ferguson e a direção dos Red Devils a abrir os cordões à bolsa e a avença para a contratação do médio luso. Segundo o «Talksport», o gigante inglês deverá voltar a apresentar uma proposta em breve, depois de já ter perguntado por Moutinho, há pouco mais de um mês atrás. 

in "abola.pt"

Alvaro espera sentado

uruguaio aguarda por uma solução

À semelhança do que tinha acontecido em Valência, uma semana antes, Alvaro Pereira voltou a ser o único jogador de campo a não sair do banco de suplentes, por lá ficando a assistir à totalidade do jogo frente ao Olympique Lyon. Não era um encontro qualquer, uma vez que se tratava da apresentação oficial aos sócios, mas nem por isso teve oportunidade de pisar o relvado do Dragão durante os 90 minutos. Aliás, o internacional uruguaio, de 26 anos, nem sequer aqueceu.

Dessa forma, Alvaro Pereira só se mostrou aos adeptos na cerimónia de apresentação, após a partida. Ouviu muitos aplausos, mas vai continuar a aguardar por uma solução, que deverá passar pela saída. Para Augusto Inácio, treinador e ex-defesa do FC Porto, o caso não deixa dúvidas: “Quem conhece o FC Porto sabe que no seu plantel só cabem jogadores que estejam a corpo inteiro. O Alvaro Pereira já não faz parte do grupo, faltando apenas encontrar outro clube para prosseguir a carreira”. Pedro Marques Lopes considera que “não há explicação, tratando-se de uma situação algo incómoda para ambas as partes”.

in "record.pt"

Mangala aprovado

francês garantiu lugar na supertaça

Era um dos jogadores que estava em avaliação para a Supertaça e passou com nota positiva. Eliaquim Mangala vai mesmo ser o lateral-esquerdo no jogo com a Académica, ocupando a posição que na época passada foi dividida entre Alvaro Pereira e Alex Sandro. Tendo em conta que o uruguaio não entra nas contas de Vítor Pereira e o brasileiro está nos Jogos Olímpicos, o francês, de 21 anos, conseguiu agarrar o lugar, depois de uma boa exibição frente aos seus compatriotas do Lyon.

Não se intimidou face à oposição de Jimmy Briand e mostrou grande disponibilidade para apoiar o ataque. Quem tinha acompanhado as atuações de Mangala nos encontros anteriores ficou surpreendido com a evolução registada nesta partida. O poderoso defesa dos dragões combinou bem com Christian Atsu, surgindo por diversas ocasiões no centro da área para tentar a finalização.

in "record.pt"

Pinto da Costa: «Não prevejo entradas nem saídas»

Garante que plantel está completo

O mercado de transferências só encerra a 31 de agosto, mas para Pinto da Costa o plantel do FC Porto não sofrerá qualquer alteração até lá. “O plantel está completo. Entradas não prevejo nenhumas e saídas, pela realidade, nada nos faz prever que alguém saia. Parece que já saiu meia equipa, a aldrabice não paga IVA...”, vincou o presidente portista, de 74 anos, este domingo, no Olival.

Pinto da Costa marcou presença na cerimónia do 10.º aniversário do Centro de Treinos e Formação Desportiva Porto/Gaia, assistiu ao jogo de apresentação do FC Porto B contra o Celta de Vigo B (vitória dos azuis e brancos por 4-0) e ficou encantado com o que viu a nova equipa portista fazer. Foi algo que motivou também um seu comentário. “Esta equipa B pareceu-me excelente, mas o resultado não contava muito. Demonstrou grande qualidade de jogo, uma alegria muito grande e vi jogadores jovens com um grande futuro”, analisou.

in "record.pt"