quinta-feira, 23 de junho de 2011

Guarín e Falcao no empate da Colômbia

Ponta-de-lança em duelo com guarda-redes mexicano; médio saiu aos 65 minutos do 0-0


Fredy Guarín e Radamel Falcao jogaram no empate (0-0) da Colômbia ante uma selecção composta na maioria por jogadores sub-22 do México. O jogo servia de preparação para a Copa América e teve o avançado do FC Porto como protagonista, em conjunto com o guarda-redes contrário.

A dupla portista foi titular pelos sul-americanos, com Falcao a destacar-se pela insistência com que tentou marcar aos mexicanos. No entanto, o guarda-redes Luis Michel foi correspondendo às tentativas de El Tigre.

O ponta-de-lança viu um cartão amarelo aos 69 minutos, altura em que Guarín já tinha sido substituído (65m), no particular que se desenrolou em Pereira, Colômbia.

in "maisfutebol.iol.pt"

Perazzo: «Iturbe é um jogador explosivo»

ELOGIOS DO SELECIONADOR ARGENTINO DE SUB-20


Os elogios a Iturbe multiplicam-se. Desta vez foi o selecionador argentino de Sub-20 que, ao site da FIFA, anteviu um futuro risonho ao reforço do FC Porto.
"Ele é um jogador explosivo que consegue perturbar as equipas adversárias. Queremos levar as coisas de forma calma com ele, sabemos a pressão a que está sujeito pela imprensa mas queremos libertá-lo um pouco. Ele oferece algo diferente e vai provocar, no futuro, um grande impacto no futebol mundial", afirmou Walter Perazzo.
A notícia publicada no site oficial da FIFA traça o perfil do jovem jogador de 18 anos que nasceu na Argentina, cresceu no Paraguai e optou por representar a seleção alviceleste e agora não foge às comparações com Messi, o "pulga".
"Os meus companheiros de equipa começaram a chamar-me pulguita e claro que eu acho confuso porque o Messi é um jogador único, o melhor do Mundo. De qualquer forma, sinto orgulho nessa referência. Rio-me quando me comparam com ele, ainda estou a começar. Quero deixar a minha própria marca no futebol".
in "record.pt"

Falcão: «Tenho condições para jogar na Premier League»

COLOMBIANO PONDERA SEGUIR VILLAS-BOAS


Falcão poderá seguir os passos de André Villas-Boas e rumar ao Chelsea. Em declarações ao jornal inglês “Daily Star”, o colombiano considerou a hipótese de atuar no futebol inglês.
“Deixo as coisas para o meu agente. Estou calmo, mas sei que há movimentações. A minha ambição é continuar a trabalhar bem e estou convencido de tenho condições para jogar num campeonato mais forte, como a Premier League. Se o Chelsea estiver interessado em mim, o que terá de acontecer é começarem a negociar”, declarou o goleador.
No entanto, tal como Record avança na sua edição desta quinta-feira, a SAD portista está a tentar tudo para que o colombiano fique no Dragão com uma posição reforçada.
Falcão encontra-se concentrado com a seleção da Colômbia, que prepara a Copa América na Argentina.
in "record.pt"

Messi: "Gostava de tê-lo na minha equipa"

Os elogios a Falcao sucedem-se a um ritmo cada vez mais alucinante e ontem foi a vez de um dos melhores jogadores do mundo - se não mesmo o melhor...- se ter rendido publicamente aos muitos golos marcados pelo colombiano. Falamos de Messi e o argentino chegou mesmo a assumir, numa entrevista concedida ao jornal El Pais, da Colômbia, que não se importava de ter Falcao como companheiro de equipa no... Barcelona. "Gostava de jogar com ele. Falcao é um grande jogador e está num nível muito elevado. Acabou de vencer tudo, numa época em que marcou muitos golos. Ele é, hoje em dia, a grande referência do futebol colombiano", referiu.

Curiosamente, Messi vai encontrar Falcao na próxima Copa América, numa partida entre as duas selecções que se realizará no dia 6 de Julho, podendo voltar a defrontá-lo mais tarde no Mónaco, desta vez para a Supertaça Europeia. "Espero ganhar-lhe esses dois jogos. Quero ganhar! Vamos jogar uma final em Agosto, mas, antes disso, temos de nos defrontar na Copa América, num jogo igualmente importante. Nessa partida, tudo dependerá da forma como estivermos quando encontrarmos a Colômbia. Mas, repito, espero ganhar-lhe os dois jogos". Messi junta-se a muitos outros nos elogios a Falcao, numa altura em que o avançado é um dos protagonistas do mercado.

in "ojogo.pt"

Falcao refém de Torres

Assegurada a contratação de André Villas-Boas, o Chelsea já começou a planificar a nova temporada, preparando-se para entrar em força no mercado de transferências. Falcao é um dos jogadores mais desejados pelo treinador português do clube londrino, mas para que o negócio seja uma realidade, primeiro é preciso que o avançado colombiano também esteja interessado na mudança, depois terá de ser Roman Abramovich a abrir novamente os cordões à bolsa. Esta última condição parece a menos complicada, sabendo-se que o magnata russo está novamente receptivo a desembolsar alguns milhões para ver a equipa dominar a nível interno e vencer a tão desejada Liga dos Campeões, algo que José Mourinho, Avram Grant, Luiz Felipe Scolari, Guus Hiddink e Carlo Ancelotti não conseguiram. Para assegurar a contratação do avançado colombiano, o Chelsea terá de pagar os 30 milhões da cláusula de rescisão, até porque Pinto da Costa já garantiu que não há negociação possível. Quem quiser, sabe o NIB e terá de depositar o dinheiro na conta da SAD portista.

De olho em Falcao, o Chelsea não avançará para a transferência enquanto continuar com Drogba e Fernando Torres no plantel. Este último, segundo O JOGO apurou junto de fonte directamente ligada ao processo, é visto como um grande travão ao interesse no colombiano e que está mesmo a encravar o arranque do negócio. Pela contratação do antigo avançado do Liverpool, o Chelsea pagou 60 milhões de euros, mas o rendimento em Stamford Bridge, desde que foi contratado em Janeiro deste ano, foi decepcionante. No campeonato inglês, num total de 762 minutos, El Niño apenas marcou um golo (frente ao West Ham). Não convenceu ninguém, ao ponto de ter ido para o banco em vários jogos. Na Liga dos Campeões nem um remate certeiro para amostra, isto em 248 minutos disputados. Fraca produção!
O problema é que, além dos 60 milhões de euros pagos ao Liverpool, Fernando Torres tem contrato com o Chelsea até 30 de Junho de 2016. Arranjar uma saída airosa seria uma excelente opção, mas para isso terá de haver clubes interessados na contratação. Enquanto isso não acontece, Falcao continua na mira de André Villas-Boas. O Chelsea parece mesmo o mais sério candidato a ganhar a corrida, isto numa altura em que o Real Madrid também já foi noticiado como potencial interessado. Porém, com a quase certa contratação do brasileiro Neymar, tudo indica que deixará de haver espaço e dinheiro em Madrid para os dois avançados sul-americanos. A contratação do avançado do Santos permitiria ainda a Florentino Pérez entrar em força no mercado brasileiro com as suas empresas de construção civil, isto quando se aproxima o Campeonato do Mundo do Brasil...

João Moutinho não entra nos planos do Chelsea

Apesar de insistentemente apontado como alvo do Chelsea, nesta altura João Moutinho não entra nos planos de André Villas-Boas, apurou O JOGO. Seja como for, o internacional português está resguardado por uma cláusula de 40 milhões de euros e o FC Porto não está disposto a retirar um cêntimo. O próprio jogador afirmou recentemente que não pensa em abandonar o Dragão. O Chelsea pretende reforçar o meio-campo e o principal alvo é o croata Luka Modric, do Tottenham, embora as negociações, até agora, não tenham tido qualquer resultado prático.

Jogadores portistas na imprensa inglesa

Telegraph.co.uk

"Existe agora a expectativa de que o Chelsea tentará as contratações de Falcao e João Moutinho. No entanto, Pinto da Costa não vai vender nenhum jogador para o Chelsea abaixo da cláusula de rescisão. O que faz com que seja preciso gastar 40 milhões de euros em Moutinho e 30 milhões em Falcao. A prioridade deverá ir para Falcao"

guardian.co.uk

"O Chelsea deve apostar muito forte na contratação de novos jogadores e Villas-Boas espera que haja uma oferta para que Falcao saia do FC Porto. A indicação de que a transferência pode estar iminente é a mudança de empresário do jogador. Agora é Jorge Mendes, que tem boas relações com o Chelsea"

Independent.co.uk

"Uma das primeiras medidas a tomar pelo Chelsea deverá ser a contratação de Falcao, com uma cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. O ponta-de-lança colombiano, de 25 anos, impressionou na Liga Europa, tendo marcado o único golo da final com o Braga, disputada no Aviva Stadium"

DAILY Mirror

"André Villas-Boas espera convencer Abramovich a contratar Falcao e João Moutinho, dois jogadores que serão os seus discípulos no balneário. Ao passar a ser representado pelo empresário Jorge Mendes, Falcao parece determinado em seguir as pisadas de André Villas-Boas"

in "ojogo.pt"

Ataque ainda pode ser mais reforçado

O sector ofensivo do FC Porto não está livre de sofrer mais alterações, para além da chegada de Kléber. Primeiro por causa da situação que envolve Falcao (ver página 2), depois por causa da indefinição em torno de Walter, cuja continuidade no plantel não está garantida, o que poderá levar os campeões nacionais a investirem no mercado para procurar uma alternativa com outras características. Na ausência de Falcao, Walter nunca conseguiu impor-se como opção fiável, daí a sua situação estar a ser ponderada.



ECOS DO MERCADO

Rolando
As pistas italianas

O nome do central portista continua a ser uma presença assídua na Comunicação Social de Itália. E há pistas para todos os gostos. Rolando aparece em primeiro lugar na lista de compras do Roma, se bem que a informação de que a contratação se possa fazer por 15 milhões de euros não bata certo com a cláusula de rescisão, precisamente o dobro. A Juventus está do outro lado da corda, também apostada em contratar o central, e há quem escreva que já recebeu a recusa do FC Porto em negociá-lo por 15 milhões.

Sapunaru
Lázio perto do preço

Se bem que em menor escala do que Rolando, também o romeno Sapunaru tem estado nos jornais de Itália. Por culpa da Lázio. O clube da capital italiana quer contratar um substituto para o suíço Lichtsteiner e Sapunaru é visto como o jogador perfeito para o lugar. Falta chegar a um acordo financeiro com o FC Porto, dizem os italianos. O sítio "Calciomercato" chega a escrever que o montante que separa nesta altura Sapunaru da Lázio é de dois milhões de euros, acrescentando que se está a trabalhar nisso.

Fernando
Roma está na corrida

Pretendido pelo Paris Saint-Germain, Fernando também agrada ao Roma. De acordo com a Imprensa italiana, o negócio é complicado de se fazer, mas não impossível. O médio brasileiro do FC Porto concorre com Borja Valero, do Villarreal, e Sandro, do Tottenham. De acordo com as notícias postas a circular em Itália, o FC Porto teria supostamente informado o Roma de que teria que pagar 20 milhões de euros para levar Fernando. O preço terá assustado...

in "ojogo.pt"

Bruno Moura preso por cláusula

O FC Porto estará interessado em juntar Bruno Moura à equipa técnica liderada por Vítor Pereira, tal como O JOGO revelou atempadamente, mas o treinador está preso ao Santa Clara por uma cláusula de rescisão que, segundo foi possível apurar, ultrapassa os 300 mil euros. Bruno Moura segurou-se ontem a um habitual "não confirmo nem desminto" para se pronunciar sobre a possibilidade de integrar a futura equipa técnica do FC Porto, numa resposta que costuma servir para fugir a uma... confirmação. O ainda treinador do Santa Clara reconheceu, no entanto, a existência de uma cláusula de rescisão no seu contrato. "É verdade que ela existe. Tenho mais um ano de contrato com o Santa Clara e consta desse acordo uma cláusula de rescisão. Valor? Desculpem, mas isso não vou divulgar. O presidente do Santa Clara é a pessoa indicada para anunciar o valor em causa, se ele assim o entender", explicou o jovem treinador, em declarações a O JOGO.
A verdade é que, durante o dia de ontem, João Carlos Pereira já foi associado a uma possível mudança para o Santa Clara, de forma a substituir Bruno Moura, isto apesar da intransigência apresentada por Mário Batista, presidente do clube insular, quando confrontado com a possibilidade de perder o actual treinador por um valor abaixo da tal cláusula de rescisão (ver peça em baixo).
Certo, para já, é que Bruno Moura está sob a mira do FC Porto para acompanhar Vítor Pereira, de quem até já foi companheiro de curso.

"Agora não cedemos"

Mário Batista, presidente da Santa Clara, anunciou a intenção de não deixar sair Bruno Moura para o FC Porto por um valor inferior ao da cláusula de rescisão. "Não podemos cair pela segunda vez na armadilha. Estou como o presidente do FC Porto: vamos indicar o NIB e queremos o valor da cláusula. Não nos vamos desviar dessa intenção nem um milímetro". Mário Batista recorda ainda a forma como se processou a saída de Vítor Pereira na época passada para explicar a actual intransigência. "Cedemos de boa-fé e não gostámos da forma como as coisas correram. Prometeram-nos três jogadores de grande valia e tal não aconteceu. Este ano não vamos incorrer no mesmo erro", explicou.

in "ojogo.pt"

Para Kléber ser dragão falta cada vez menos

Kléber deverá estar a dias de ver cumprido o desejo de reforçar o ataque do FC Porto. Para que o brasileiro envergue a camisola azul e branca só faltará oficializar a mudança, situação que já não demorará muito a concretizar-se, depois de o avançado ter levado até ao fim o contrato que o liga ao Marítimo - falta uma semana para que este chegue ao seu termo.
Recorde-se que a transferência de Kléber chegou a ficar acertada na época passada entre o FC Porto e o Atlético Mineiro, detentor de metade do passe do avançado, por 2,3 milhões de euros. E agora, quase livre do vínculo aos insulares, o jogador poderá cumprir as formalidades que lhe permitam iniciar a temporada com os portistas.
Um ano depois, Kléber vai ver concretizado o desejo já várias vezes expresso de representar o FC Porto, ele que confessou há tempos ter-se imaginado a jogar a final de Dublin, que resultou na conquista da Liga Europa por parte dos Dragões.
Ontem, coincidentemente, surgiu mais um sinal deste desfecho anunciado: a deliberação da Comissão Disciplinar da Liga, que decidiu arquivar o processo interposto pelo Marítimo contra o FC Porto. Os madeirenses alegavam aliciamento do FC Porto ao avançado emprestado pelo clube mineiro, depois de Pinto da Costa se ter recusado a atender às contrapartidas financeiras exigidas para abrir mão de Kléber.
A concorrência promete ser dura no ataque portista, que deverá passar a dispor de uma opção com características diferentes das outras.

in "ojogo.pt"

Contra-ataque por Falcão

SAD TENTA TUDO PARA QUE FIQUE NO DRAGÃO


Já era de prever que a chegada de André Villas-Boas a Stamford Bridge colocasse Radamel Falcão como um dos alvos prioritários do Chelsea. Tinha mesmo de ser assim, porque se trata do melhor marcador do FC Porto em duas temporadas consecutivas, a última das quais com particular brilho a nível europeu. Compreende-se a preocupação do técnico em garantir um ponta-de-lança com um raro sentido de oportunidade, e do qual é fã assumido, mas não é menos verdade que os azuis e brancos tudo estão a fazer para o segurar para além deste verão.
Pinto da Costa nem quer ouvir falar de eventuais negociações, acenando com a cláusula de rescisão de 30 milhões de euros. É aí que começa o contra-ataque da SAD. O primeiro grande objetivo passa por finalizar o dossiê relativo ao aumento da multa rescisória para os 40 milhões. Uma intenção que passa obrigatoriamente pela melhoria substancial do salário do avançado de 25 anos. Duas medidas que antecipam a renovação do contrato por mais uma época, estendendo-se até 2014. O assunto foi conversado, mas até ao momento não passou ao papel.
in "record.pt"

Rui Ferreira: «Vítor Pereira é apaixonado pelo futebol ofensivo»

CONHECE BEM O NOVO TIMONEIRO AZUL E BRANCO


Rui Ferreira, tal como Vítor Pereira, é natural de Espinho e conhece bem o novo treinador do FC Porto. O antigo jogador do Salgueiros, V. Guimarães e Belenenses, entre outros, tinha tudo planeado para terminar a sua carreira no principal clube da terra que o viu nascer, em 2008/09, mas acabou por fazê-lo no Santa Clara, por ter aceite um pedido que lhe foi feito por Vítor Pereira, que na altura treinava a equipa açoriana. Aí acabou por conhecer melhor o novo técnico portista.
“É um apaixonado pelo futebol ofensivo”, garantiu a Record, prosseguindo na análise a Vítor Pereira: “No Santa Clara apostava no 4x2x4, mas fazia-o devido às características do plantel que tinha. Por isso acredito que vai adaptar-se facilmente ao 4x3x3 tradicional do FC Porto. Não terá dificuldades em fazê-lo, pois o mais importante é que ele conhece bem o plantel que vai dirigir e a estrutura do clube que integra.”
in "record.pt"

Castro entra nos planos da nova Roma


O médio André Castro, que o FC Porto cedeu ao Sp. Gijon (I Liga de Espanha) na segunda fase da temporada passada, estará nos planos da Roma para a nova época. E os dragões não colocarão entraves à saída do jogador se o clube italiano avançar com proposta concreta e decidida. 

A notícia deste interesse é avançada pelo jornal La Repubblica e reúne alguma credibilidade. Sobretudo quando se recorda que a equipa da capital transalpina vai ser treinada, a partir da próxima época, pelo espanhol Luis Enrique. É que a antiga estrela de Real Madrid e Barcelona é, coincidentemente... ou não, natural de Gijon e uma das figuras da história do Sporting local.

Para além do mais, o técnico asturiano quer construir uma equipa à sua imagem para atacar em força a próxima edição do Calcio, contando para isso com jogadores em claro plano de ascensão nas suas carreiras futebolísticas. Castro, de apenas 23 anos, é precisamente um desses casos, tal como Bojan Krkic, que a formação romana está à beira de resgatar ao Barcelona.


in "abola.pt"

Hulk, a última tentação de Roman Abramovich


Falcao e Moutinho são os nomes mais badalados. Mas Hulk poderá ser a excentricidade maior do russo. É só André Villas Boas pedir...

E, de repente, André Villas Boas consegue aquilo que nem Mourinho foi capaz, quando chegou a Inglaterra com o currículo a reluzir de troféus - Ligas, Taças, Supertaças, Taça UEFA, Champions!... -, após duas temporadas gloriosas no FC Porto. Em 2004, os ingleses só depois de ouvirem o agora treinador do Real Madrid dizer que era o «special one» e de confirmarem, com os resultados que o Chelsea foi acumulando, a veracidade do rótulo que Mourinho agrafou a ele próprio, convenceram-se do toque de midas de José.

André teve mais sorte. Para muitos jornalistas ingleses, ele já nem é o «special two» - ele é «special too», como que a dizer que ele também é especial. Antes mesmo de a Imprensa se ter rendido e prostrado aos pés de Villas Boas, já Roman Abramovich se mostrava embevecido com o técnico que fez do dragão verdadeira máquina de fazer golos e vitórias, entretanto escolhido para lhe dar aquilo que ele mais procura e cegamente persegue desde 2003 - o título de campeão da Champions League.

Os 15 milhões que foram pagos pela rescisão de contrato do sucessor de Carlo Ancelotti, além de um golpe duríssimo aplicado no Dragão, são a prova de que o russo possui uma confiança ilimitada num técnico de apenas 33 anos, cuja carreira os jornais britânicos, por norma super exigentes (verdade, Moutinho?), caracterizaram de «autenticamente excitante».

Do muito que se vai dizendo do pouco que, realmente, se sabe das reuniões já realizadas entre André Villas Boas e o director-executivo do Chelsea, Ron Gourlay, surge a ideia de que o treinador português pretende uma frente de ataque completamente nova.

A química entre Roman e André é de tal ordem que, se o ex-treinador do FC Porto pedir 25 novos jogadores o russo está disposto a contratá-los. Também por isso a informação mais recente que circula em Inglaterra aponta para Hulk como a última grande tentação de Abramovich.


in "abola.pt"