sexta-feira, 7 de junho de 2013

CMVM pede esclarecimentos sobre treinador


A Comissão do Mercado de Valores Mobiliários (CMVM) contactou esta sexta-feira o FC Porto para pedir esclarecimentos sobre a alegada contratação do treinador do Paços de Ferreira, Paulo Fonseca, avança a edição `online` do Diário Económico.

Segundo as últimas informações, Paulo Fonseca, de 40 anos, deverá assinar um contrato válido por dois anos com o FC Porto, levando os adjuntos Nuno Campos e Pedro Moreira para o Dragão.

A BOLA avançou na sua edição impressa desta sexta-feira que a contratação de Paulo Fonseca irá custar aos cofres do FC Porto cerca de um milhão de euros, em dinheiro ou contrapartidas.


in "abola.pt"

FPF instaura processo após FC Porto-Benfica em juvenis


A Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anunciou esta sexta-feira que instaurou um processo de investigação ao encontro que opôs o FC Porto e o Benfica, a contar para o Campeonato Nacional de Juvenis, que terminou com um empate (1-1).

O golo do benfiquista Gonçalo Guedes, ao cair do pano, deu à formação da Luz a vitória no campeonato. Depois do encontro, que decorreu no centro de estágio do Olival, jogadores e adeptos envolveram-se em confrontos.

A FPF anunciou também que o avançado benfiquista Romário Baldé e o guarda-redes portista João Costa foram ambos castigados com três jogos, pelo que irão falhar o último jogo desta temporada, no próximo domingo, e os dois primeiros da próxima época.


in "abola.pt"

Podstawski quer dar "uma alegria aos portugueses"

Médio diz que a Dinamarca é, no plano teórico, superior à Bulgária e República Checa.


O médio Tomás Podstawski assegurou que Portugal tem de garantir presença no Campeonato da Europa de futebol sub-19, na Lituânia, e pede o apoio dos adeptos para o jogo de domingo com a Dinamarca.

"Até agora, os objetivos foram concretizados. Queremos ser os melhores da Ronda de Elite e garantir a presença no Europeu da Lituânia", afirmou o jogador do FC Porto, à página oficial da Federação Portuguesa de Futebol na internet.

Após as vitórias contra a Bulgária (7-0) e a República Checa (4-1), Podstawski afirmou que o desafio com a Dinamarca vai ser o mais complicado. "Eles [Dinamarca] são teoricamente superiores aos anteriores adversários, mas os portugueses podem esperar de nós o máximo empenho", assegurou.

Com nacionalidade portuguesa e polaca, Podstawski quer dar "uma alegria aos portugueses", mas pretende o apoio dos adeptos para a partida, que decorre no domingo, pelas 18:00, no Estádio Cidade de Barcelos.

Portugal lidera o grupo 3 da Ronda de Elite, em igualdade pontual com a Dinamarca. A equipa das "quinas" precisa de apenas um empate para se qualificar o Europeu sub-19.


in "ojogo.pt"

O Pequeno Rebelde (Josué)

PINTO DA COSTA E A PRESENÇA NO MUNDIAL "Espero que possamos estar lá"

Presidente dos dragões ainda acredita no apuramento, mas lamenta a ausência de jogadores como Ricardo Carvalho nas convocatórias de Paulo Bento
Pinto da Costa, presidente do FC Porto, ainda acredita no apuramento da Seleção Nacional para o Mundial de 2014, no Brasil, mas não se mostra completamente confiante. 

"Portugal ainda tem hipóteses de ir ao Brasil. Há jogadores que fazem falta, como o Ricardo Carvalho, mas são opções. O treinador é que faz a equipa", começou por dizer, em declarações ao Lancenet.

"Espero que possamos estar lá [no Brasil], mas não estou certo disso", concluiu.

in "ojogo.pt"

ALOÍSIO "Mangala tem perfil para jogar no Barça"

Antigo jogador de FC Porto e Barcelona não tem dúvidas de que o central francês tem qualidade para alinhar no eixo da defesa catalã
Aloísio, ex-jogador de FC Porto e Barcelona, aprova o jogo de Mangala e acredita que tem potencial para substituir... Puyol. 

"Mangala tem perfil para jogar no Barcelona. Sabe jogar atrás, tem tranquilidade e, apesar de ser jovem, tem qualidade a jogar com bola. Em termos de velocidade e força, seria o substituto de Puyol", começou por dizer, num programa desportivo espanhol, quando questionado sobre a capacidade do defesa central dos dragões.

"Mangala tem um grande potencial como central, é canhoto e também pode jogar a lateral. A sua posição de origem é central mas também joga do lado esquerdo da defesa. É muito forte e muito rápido. Há muitas equipas que o querem contratar", concluiu Aloísio.

in "ojogo.pt"

"QUEREMOS OFERECER UMA VITÓRIA AOS ADEPTOS"



O FC Porto Império Bonança joga este sábado (18h) pela última vez no Dragão Caixa, na presente época desportiva, para cumprir a 30.ª e última jornada do Campeonato nacional. Nélson Filipe, porta-voz dos campeões nacionais, sublinhou que a equipa pretende "retribuir o apoio" que os adeptos deram ao longo da temporada e festejar, antes de enfrentar o desafio da Taça de Portugal.

Ao Porto Canal e www.fcporto.pt, o guarda-redes do FC Porto garantiu que o encontro de sábado será encarado com o mesmo rigor. "Sim, até porque é o mesmo adversário de outra competição, numa próxima eliminatória dos quartos-de-final da Taça de Portugal. Queremos oferecer uma vitória aos nossos adeptos no último jogo do campeonato, em casa", afirmou. O guardião anteviu ainda que os dez jogadores do plantel poderão entrar em pista.

Mais do que um jogo, poderá até ser uma observação: "As duas equipas já têm a posição definida na classificação, mas não deixa de ser uma antevisão para um jogo que vem na próxima semana e as duas equipas vão querer mostrar que têm argumentos para se baterem uma com a outra". 

Na próxima semana, o FC Porto viajará para os Açores para disputar os quartos-de-final da Taça, no que será um jogo diferente: "Esse encontro será a eliminar e este não vai decidir nada. O jogo lá será mais complicado, mas neste sábado já poderemos ver algo do que pode surgir na eliminatória. Ambas as equipas irão iniciar uma espécie de estudo".


in "fcp.pt"

Paulo Fonseca: o salto lógico e o trabalho sempre a sorrir

Perfil do sucessor de Vítor Pereira, que convive com os jogadores e conseguiu domar Josué


Paulo FonsecaAos 40 anos, Paulo Fonseca prepara-se para assumir o cargo que pertencia a Vítor Pereira. O F.C. Porto deve oficializar a chegada do novo treinador a breve prazo, após um acordo entre as partes. Um desfecho lógico, diz quem o conhece.

Para o técnico, este será o regresso a uma casa por onde passou sem grande sucesso. Como jogador, assinou contrato com os dragões mas não chegou a treinar de azul e branco. Rumaria a Guimarães no negócio que levou Capucho para o Porto.

O percurso no Barreirense motivou a aposta do F.C. Porto. Nessa altura, um jovem defesa-central ia procurando o seu espaço. Sem apontar de forma clara para um futuro como treinador.

«Foi meu jogador durante cinco anos no Barreirense. Teve o handicap de nunca ter sido um jogador de equipas de elite, mas há muito mérito na sua carreira. Chega a um grande na altura certa, subiu a pulso e todos reconhecem o trabalho que tem realizado», salienta Jean Paul, seu antigo técnico.

Na conversa com o Maisfutebol, o treinador com uma década de ligação à formação do Sporting aplaude o trajeto de Paulo Fonseca. «Costumo dizer que fazer uma vez é fácil, mais difícil é confirmar depois. O Paulo já fez um bom trabalho a outros níveis, tem vindo a confirmar o seu trabalho ao longo dos anos.»

«Sempre teve uma personalidade forte e, quando decidiu enveredar pela carreira de treinador, ligou-me várias vezes. Procurou-me bastante nesse período e vi nele alguém com futuro. Disse-lhe que era inteligente, interessado, com vontade de aprender», revela.

Jean Paul aplaude a chegada de mais um técnico português a um grande. «Até determinada altura, fui crítico em relação à formação de treinadores em Portugal, mas agora há uma escola, um modelo de formação. Lá fora, as pessoas surpreendem-se por ver um país tão pequeno a formar tantos jogadores e treinadores. Depois, é preciso que surjam as oportunidades, como está a acontecer.»

Passa os dias a sorrir e conseguiu domar Josué

Como treinador, Paulo Fonseca passou pela formação do Estrela da Amadora, pelo 1º de Dezembro, Odivelas, Pinhalnovense (chegou a defrontar o F.C. Porto na Taça), Desportivo das Aves e Paços de Ferreira.

Na Capital do Móvel, conduziu a formação pacense a um histórico terceiro lugar. Pelo caminho, nunca perdeu o sorriso. Haja alegria no trabalho.

«A imagem que ele passa é a real. Ele passa a maior parte do tempo a sorrir. Vive com muita alegria a carreira de treinador, nota-se que gosta do que faz», explica Vítor, médio que foi orientado por Paulo Fonseca na época 2012/13.

A proximidade com os jogadores é uma marca do treinador. «A barreira entre jogadores e equipa técnica é quase nula. É muito acessível e podíamos falar com ele sobre tudo. Isso é muito importante para um jogador. Em campo, éramos sobretudo uma equipa muito equilibrada. Podia destacar-se em termos ofensivos mas havia muito trabalho defensivo durante a semana»

«Após os primeiros meses a trabalhar com ele, pensei logo que chegaria ao topo, mais cedo ou mais tarde. Acaba por ser uma mudança mais do que justificada, lógica até. Tem feito um bom trabalho por onde passa e sempre em crescendo», frisa Vítor, aoMaisfutebol.

O futuro treinador do F.C. Porto fez crescer nomes como Diogo Figueiras, André Leão, Luiz Carlos, Cícero, o próprio Vítor e sobretudo Josué. O reforço dos dragões era um rebelde sem causa e parece ter encontrado finalmente o seu rumo.

«Houve ali muita preocupação do Paulo Fonseca com o Josué, que como é sabido é um jogador um pouco rebelde (risos). Tem um talento gigantesco mas faltava-lhe essa parte. Chegaram a um acordo e a diferença foi notória», reconhece o jogador dos castores.

Vítor não tem dúvidas: as mudanças de Paulo Fonseca e Josué para o F.C. Porto, de Cássio e Luiz Carlos para o Sp. Braga são um prémio pela sensacional época do Paços de Ferreira. «É bom ver colegas e o treinador a melhorar a sua vida, é um prémio pela época que fizemos.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Luís Castro vai treinar a equipa B


É preciso recuar até à época 2005/2006 para descobrir imagens de Luís Castro, de pé ou sentado no banco de suplentes, a orientar uma equipa. No caso, o Penafiel, precisamente na última época em que os durienses foram vistos a competir no escalão maior do futebol português. 

Na próxima época, Luís Castro deixará os gabinetes azuis e brancos (há sete anos que desempenhava as funções de diretor técnico do futebol de formação do FC Porto, tendo sido um dos mentores do projeto Visão 611) e voltará a assumir-se como técnico de corpo inteiro, agora da equipa B portista, indício claro de que as mudanças promovidas por Pinto da Costa, presidente do clube, no futebol profissional não se limitaram à formação principal, com a troca de Vítor Pereira por Paulo Fonseca. 

Há um ano, o FC Porto decidiu recuperar o projeto das equipas B e o eleito para comandar esse conjunto foi Rui Gomes, que apresentava no currículo dois títulos (campeão nacional de juniores e juvenis, ambos colecionados ao serviço do emblema portista). 

Mas campanha realizada pelos bês, na Segunda Liga, esteve longe de corresponder às expectativas (13 vitórias, 15 empates e 14 derrotas equivaleram a um modesto 14.º lugar) e, não menos relevante, a época decorreu sem amostras reais de dragõezinhos que tivessem conseguido projetar-se para a equipa A. Luís Castro, acreditam os responsáveis portistas, será capaz de fazê-lo. 


in "abola.pt"

FC Porto e V. Guimarães defrontam-se em Aveiro


O Estádio Municipal Mário Duarte, em Aveiro, vai ser o palco, dia 10 de agosto, da decisão da Supertaça entre FC Porto e V. Guimarães.

O campeão nacional e o vencedor da Taça de Portugal reeditam os duelos de 1988 e 2011, contabilizando-se um triunfo para cada lado.

O recinto aveirense recebe o primeiro jogo oficial da época pelo quinto ano consecutivo.


in "abola.pt"

FC Porto apontado como possível destino de Labyad

A imprensa holandesa voltou a apontar o FC Porto como possível destino de Labyad, candidato a suceder a James Rodríguez. O cenário, recorde-se, já tinha sido colocado em janeiro mas na altura foi desmentido. Também o Vitesse é colocado agora na rota do médio.

Na tentativa de manter Labyad, a estrutura de futebol do Sporting procurou sondar o jogador no sentido de perceber se este estaria disponível para reduzir o salário. A resposta foi negativa, pelo que a prioridade passou a ser a de encontrar colocação.

in "record.pt"

Jackson Martínez: «A sorte de encontrar tanto valor humano»

ENCANTADO COM O CLUBE

Jackson Martínez continua a ser muito solicitado pela comunicação social colombiana, sobretudo depois de ter sido campeão nacional e melhor marcador da Liga no seu ano de estreia no futebol europeu. O Cha Cha Cha desdobra-se em entrevistas, e em todas elas não poupa nos elogios ao clube que lhe abriu as portas do futebol europeu.

“Tive muita sorte de encontrar no FC Porto uma equipa com tanto valor humano. Sempre sonhei jogar no futebol europeu e não poderia ter encontrado um clube melhor para o fazer”, salientou o avançado, de 26 anos, em declarações ao site colombiano Minuto30.com.

Quando Pinto da Costa diz que há jogadores muito cobiçados, mas que não querem sair do FCPorto, poderá também estar a referir-se a Jackson Martínez. O ex-Jaguares dá a entender isso mesmo, uma vez que se mostra extremamente grato ao clube. Sobretudo pelo apoio que lhe foi dado nos piores momentos, ou seja, quando a bola não entrava: “Todos me apoiavam e diziam que era uma fase. Tinham razão, foi mesmo.”

Título foi fruto do... coletivo

Foi o melhor marcador da Liga e, por isso, teve enorme influência na conquista do tri.Ainda assim, recusa-se a assumir o protagonismo. “O nosso título é o resultado do trabalho de toda a equipa”, disse Jackson, prosseguindo assim: “Todos os momentos foram especiais, ainda mais aqueles que ajudei, com golos, a aliviar a pressão.”

in "record.pt"

Anzhi pensa em Vítor Pereira

DESEJO DE CONTAR COM O PORTUGUÊS NÃO É NOVO

O ex-treinador do FC Porto, Vítor Pereira, pode proseguir a carreira no futebol russo. O Anzhi, segundo avançou a RTP, estará a pensar na contratação do técnico bicampeão nacional.

O desejo dos russos em contar com um português no comando da equipa não é novo: há 3 semanas abordaram Jorge Jesus, mas este optou por renovar com o Benfica.

in "record.pt"

Paulo Fonseca: hábitos e tática

Jogadores que trabalharam com o novo técnico dos dragões traçaram para O JOGO um perfil profissional, abordando o trabalho tático.


O relógio não falhava: todos os dias, às 8h30 em ponto, Paulo Fonseca começava a trabalhar na Mata Real. Mais difícil era sinalizar a hora de saída, até porque boa parte das tardes eram passadas na companhia dos adjuntos a preparar os treinos e os jogos que se seguiam.

"Ele vai ao pormenor em todos os aspetos. Centra tudo na nossa equipa, mantém-se sempre fiel aos nossos princípios de jogo, mas também sabe tudo sobre o adversário e prepara-nos para o que vamos encontrar no jogo", explicou Tony.

Quinaz, provavelmente o jogador que melhor conhece Paulo Fonseca, detalha os esquemas táticos preferidos do treinador e a forma de os trabalhar no dia a dia. "Tinha sempre o plano A e o B. Parte sempre do 4x3x3, com variação para o 4x4x2 losango no meio, mas depois, se alguma coisa estivesse a correr mal, apostava em dois pontas-de-lança e por vezes até abdicava de um central para passar a jogar com três defesas. No entanto, isto era tudo trabalhado durante a semana. Nós sabíamos o que tínhamos de mudar se estivéssemos a ganhar ou a perder", recordou.


in "ojogo.pt"