quinta-feira, 21 de outubro de 2010

Baía: «FC Porto não valoriza os ex-jogadores como devia»

CRÍTICAS E COMPARAÇÕES COM RIVAIS DE LISBOA
 
A visita à EB 2.3 Nicolau Nasoni, no Porto, destinava-se à partilha de emoções com os estudantes mas Vítor Baía acabou por fazer declarações surpreendentes. O ex-guarda-redes fez críticas ao FC Porto, que representou como jogador e dirigente.

"O FC Porto é um clube muito fechado em si próprio. Creio que não valoriza tanto como devia os antigos jogadores, aqueles que tanto lhe deram", referiu Baía, que ainda foi mais longe na hora de fazer comparações com os rivais de Lisboa.

"Se tivesse feito um percurso no Benfica ou no Sporting, a minha carreira teria tido outra projeção", frisou.

in "record.pt"

Besiktas-F.C. Porto, 1-3 (crónica)

Inferno turco aplaudiu a frieza do F.C. Porto e o talento de Hulk


Inferno congelado pela frieza de um F.C. Porto brilhante, seguro e irrepreensível no aproveitamento ofensivo. União azul e branca perante as adversidades, com dois golos marcados em inferioridade numérica. Um enorme Hulk, a arrancar aplausos dos próprios adeptos do Besiktas, após o tento inaugural de Falcao (1-3). Categoria tremenda da equipa de Villas-Boas, que terminou o jogo com nove elementos.

O F.C. Porto foi surpreendido pela pressão inicial do Besiktas, que recorria a alguma agressividade para provocar erros no sector intermediário dos dragões. Ao contrário das suspeitas levantadas por Villas-Boas, não houve mesmo Quaresma nem Guti. Aliás, a equipa da casa teve apenas quarto elementos no banco.

O primeiro aviso surgiu logo ao terceiro minuto de jogo, quando o guarda-redes do F.C. Porto saiu da baliza para evitar o golo de Nihat. Helton esteve em plano de destaque ao longo da partida, transmitindo tranquilidade e segurança para os seus companheiros de equipa.

Após um quarto-de-hora de intensa pressão, os dragões conseguiram entender os riscos e encontrar o antídoto. Com Hulk a furar e Falcao a incomodar os centrais adversários, a equipa de André Villas-Boas começou a subir e logrou desfazer o nulo.

Um voo contra o inferno

O canto surgiu de uma combinação entre Alvaro Pereira e Hulk, com o uruguaio a cruzar para a cabeça de Falcao. Toraman antecipou-se e desviou para a linha de fundo. Contudo, na sequência, Belluschi bateu para o coração da área e, desta vez, Falcao voou mais alto que qualquer adversário. O guarda-redes do Besiktas falhou a defesa e ficou a ver a entrada fulgurante do avançado (27m).

Dez minutos depois, Radamel Falcao viria a balançar novamente as redes. Porém, a equipa de arbitragem assinalou uma pretensa falta do colombiano sobre o seu marcador directo, após cruzamento de Hulk. Um golo mal anulado, que inquietou os dragões.

O Besiktas continua a desenhar lances de perigo, valendo a inspiração de Helton para segurar a desvantagem. Ainda antes do intervalo, Maicon seria expulso por uma falta evitável, quando Nobre se isolava em direcção à baliza do F.C. Porto. Falcao ainda reclamou mais uma decisão, desta vez por uma carga no limite da área, não assinalada. O intervalo chegou com protestos veementes dos azuis e brancos.

Falcao ficou a ver Hulk marcar

O F.C. Porto regressava dos balneários com firme convicção de que iria passar pelo inferno. André Villas-Boas, como seria de esperar, recompôs o quarteto defensivo com a entrada de Otamenti. Entre Rodriguez e Falcao, o técnico apostou no sacrifício do colombiano.

Sobrou Hulk, um herói com carta branca para aventuras no último reduto contrário. Chegou para as encomendas. O Besiktas atacava sem freio, esquecendo as reputadas debilidades da sua defesa. E assim, ao minuto 59, escreveu-se direito por linhas tortas.

Os dragões chegaram ao 0-2, que tinha sido negado a Falcao, na sequência de um erro tremendo de Zapotocny. O central, após bola longa, falhou completamente o corte e deixou Hulk com via aberta para a baliza turca. O brasileiro dominou e tocou em jeito, à saída de Arikan. O F.C. Porto saía com esperteza de uma situação bicuda.

O Besiktas acusou o tento consentido e foi baixando progressivamente os braços. A defensiva azul e branca melhorou consideravelmente, na etapa complementar, e Helton resolvia os restantes problemas.

Lá na frente, ficou Hulk, que fez tudo o que quis de Ibrahim Uzulmez, bisando para os aplausos dos próprios adeptos do Besiktas. Acontecera o mesmo com Quaresma, há três anos. O inferno turco rende-se ao talento, venha ele de onde vier.

Tempo ainda para mais uma expulsão, com Fernando a ver o segundo amarelo de forma escusada, e o golo de honra do Besiktas,apontado por Bobô.

in "maisfutebol.iol.pt"

Parecidos na Europa e diferentes nas suas Ligas

   

O FC Porto e o Besiktas, ambos com seis pontos, prometem aquecer o encontro da terceira jornada do Grupo L da Liga Europa, mas nas respectivas Ligas, estão em situações bem diferentes.

O FC Porto é líder incontestável na I Liga Portuguesa com 19 pontos em sete jornadas, tendo empatado apenas um encontro, em Guimarães, à sétima e última para já disputada.

Já os turcos do Besiktas, que este ano têm um diamante querido pelos adeptos chamado Ricardo Quaresma, encontra-se na sétima posição com 13 pontos em oito encontros realizados.

Na “Süper Lig 2010/11”, o Besiktas começou com uma vitória fora, em casa do Bucaspor por 0-1. Seguiram-se duas derrotas (em casa frente ao Istambul BB por 0-2 e uma mais pesada por 1-4 imposta pelo DC Karabukspor). Mas a equipa de Ricardo Quaresma e Guti não baixou a cabeça e, à quarta jornada, goleou em casa o Ankaragucu por 4-0. Depois chegou o empate com o Fenerbahce a um golo e a vitoria alcançada em casa ante o Antalyaspor.

Quaresma lesionou-se no encontro da Liga Europa e, desde que deixou de vestir a camisola dos “águias negras”, o Besiktas não conseguiu vencer. Na sétima e oitava jornada da Liga turca, perderam por 1-0 (Trabzonspor) e 2-3 (Manisaspor).

A equipa de André Villas-Boas chega à Turquia com mais motivos para sorrir, além da conquista da Supertaça ao Benfica em Agosto, venceu todos os jogos da I Liga até à sexta jornada (0-1 à Naval, 3-0 ao Beira-Mar, 0-2 ao Rio Ave, 3-2 ao Sporting de Braga, 0-2 ao Nacional e 2-0 ao Olhanense). Até que à sétima jornada conheceu o sabor amargo do empate em casa do Vitória de Guimarães, à sétima jornada.

Na Liga Europa, ambas equipa têm tido bons desempenhos. O FC Porto venceu, em casa, o Rapid Viena por 4-0 e depois foi à Bulgária arrancar uma vitória magra por 0-1. Já o Besiktas começou por vencer em casa o CSKA Sófia por 1-0 e depois impôs-se em Viena por 1-2.

Até à terceira jornada, seis pontos unem as duas equipas no Grupo L da Liga Europa, mas na quinta-feira, a partir das 20 horas locais (18 horas em Portugal), e não se esperando um empate, ver-se-á qual das equipas consegue voar mais alto. Os Dragões ou as Águias negras?

in "sapodesporto.pt"

Villas-Boas: Sabemos que há jogadores dados como lesionados que vão jogar"

André Villas-Boas conhece bem a equipa do Besiktas, mas está à espera de surpresas no jogo de hoje. A contradição é apenas aparente, porque aquilo que o técnico portista espera é ver jogar de início alguns dos jogadores que os turcos têm dado como lesionados ao longo das últimas semanas, com destaque natural e óbvio para Quaresma. Uma surpresa que não apanhará o FC Porto desprevenido. André Villas-Boas sabe o que esperar do Besiktas, reconhece o ambiente no Estádio Inonu como um dos mais intensos, mas também um dos melhores do futebol mundial e apesar de admitir que esta é a deslocação mais complicada do FC Porto dentro do Grupo L da Liga Europa, garante que este é um jogo como os outros. Ou seja, é para ganhar.

Que estratégia espera do Besiktas? Uma equipa a assumir o jogo ou a jogar em contenção?

O Besiktas privilegia um futebol de posse, apoiado e curto e de circulação de bola, tal como nós. Sempre foram assim as equipas orientadas por Bernd Schuster, que reflectem o que ele foi como jogador: um homem forte e de organização. Os momentos de emoção vindos da bancada de que falávamos antes podem gerar energia nos momentos ofensivos e podemos esperar agressividade no ataque suportada por essa exigência do público. Daquilo que analisámos, na Europa, o Besiktas teve dificuldade para ganhar ao CSKA de Sófia em casa e foi ganhar a Viena em esforço. Tirando esses jogos, todos os outros são espectaculares com cinco vitórias e um empate. É uma equipa orientada para o ataque, tal como nós, o que pode resultar num jogo que pode ser agradável para todos.

As ausências de jogadores como Quaresma e Guti podem facilitar a vida ao FC Porto?

Não sei se as lesões de que se fala são legítimas ou não. Sei que temos a informação que alguns desses jogadores podem recuperar. Estamos atentos, mas sabemos que há um ou dois jogadores dados como lesionados que podem regressar amanhã (hoje).

Mas, considerando a importância de Quaresma no clube, como classifica a sua eventual ausência no jogo?

Quaresma é precisamente um dos jogadores que podem ser surpresa amanhã. Há informações que são contraditórias e preparo os jogadores para o facto de ele poder estar presente. O Quaresma é um jogador importante para o Besiktas. Deixou uma marca importante quando passou por cá com a camisola do FC Porto e encantou ao ponto de não se esquecerem dele. Sei que ele está encantado com a sua vida aqui e está motivado. Com a experiência que tive com ele no Inter não era assim, Um jogador motivado transcende-se. E claro que a sua ausência seria importante para nós porque é um jogador que desequilibra no último terço.

Será o desafio mais difícil do FC Porto na Liga Europa?

As duas equipas têm 6 pontos pelo que a classificação dita que este é, de facto, o jogo mais complicado. Por outro lado, daqui a 15 dias voltamos a encontrar-nos com eles no Dragão e essa será a deslocação mais difícil para eles. São os clubes com mais prestígio do grupo e as duas equipas mais organizadas, pelo que será o jogo mais complicado. Sabemos que a vitória aqui não garante apuramento, mas, com mais dois jogos em casa, teríamos todas as condições para nos apurarmos se nos isolássemos na frente. De resto, já disse que estes dois jogos com o Besiktas valem seis pontos e eu quero garantir, no mínimo, três.

Que FC Porto podemos esperar frente ao Besiktas?

O Porto que podem esperar é o que têm encontrado semana após semana. Acreditamos na nossa organização, que nos trouxe a este número importante de vitórias. Acreditamos na organização forte que temos e na consolidação dos nossos princípios de jogo.

"Críticas que Souza recebeu não são justas"

Causou alguma surpresa a ausência de Souza na convocatória para este jogo depois de ter sido opção regular ao longo do início da época. Há alguma explicação para ela?

Como sabem, temos feito uma rotatividade extrema no plantel. Todos os jogadores estão forte e as críticas que o Souza recebeu não são justas. É jogador forte e tem sido elogiado, tanto na posição 6 como na posição 8, nas quais tem actuado. Tomei apenas uma decisão estratégica para este jogo e refuto a ideia de qualquer castigo, espero o seu regresso em breve às convocatórias.

A maior dúvida em relação ao onze parece prender-se com o lado direito da defesa. Pode dizer quem vai jogar: Fucile ou Sapunaru?

Como sabem não discutimos essas opções convosco. Relativamente a essa questão, e como ambos estão em nível alto, vamos deixar-vos em dúvida até amanhã…

Benfica é tema tabu

Apesar do tema da conferência de imprensa de ontem ser, obviamente, a Liga Europa e o confronto com o Besiktas, a rábula em torno do boicote do Benfica ao jogos fora de casa, que mereceu comentários do treinador portista na antevisão do jogo da Taça de Portugal com o Limianos, voltou a ser tema de conversa. Mas por pouco tempo. André Villas-Boas foi convidado a comentar a recente requisição, por parte dos encarnados, de bilhetes para o jogo no Dragão, mas declinou, amavelmente. "Não vou comentar. Deixo comentários para vocês. Até ao jogo com o Benfica não volto a tocar nesse tema". Ponto final, portanto.

in "ojogo.pt"



Batalha de emoções

ambição de vencer contra admiração pelo ambiente turco
 
Muito se tem falado no ambiente adverso provocado pelos adeptos do Besiktas como fator a ter em conta no jogo desta noite, mas foi esse mesmo cenário que o FC Porto de Jesualdo Ferreira encontrou em 2007... e venceu. Calou o Estádio Inonu, ou melhor, não o fez, porque os turcos renderam-se a Quaresma, o mesmo que agora está no centro de um “mind game” entre os responsáveis do Besiktas e Villas-Boas. Se joga ou não, a dúvida só será dissipada próximo da hora do jogo, uma vez que as “águias pretas” não divulgaram a lista de convocados.

Tendo preparado o encontro com todo o cuidado e equacionado os diversos cenários possíveis na estratégia adversária, o técnico portista fê-lo com uma orientação muito precisa: vencer. Essa é a garantia de uma liderança confortável no Grupo L (ficando o apuramento bem encaminhado) e um empurrão para o jogo do Dragão, dentro de duas semanas. Mas Villas-Boas sabe que o desejo de ganhar não pode comprometer a organização do grupo. Proibido é perder, sensação que a equipa ainda não sentiu.

Elogios. Na conferência de imprensa ficaram elogios para o ambiente do estádio, a Schuster, a Quaresma e a certeza de que FC Porto vai contribuir para um bom espetáculo. Nesse sentido, conta com todas as suas unidades fundamentais. Villas-Boas não discutiu opções, mas fica a ideia de que Cristian Rodríguez poderá aproveitar novamente a Liga Europa para marcar presença no onze. Varela será sacrificado. Um ataque que vai contar com Falcão e Hulk na máxima força.

Se o meio-campo pertence ao trio de intocáveis, já na defesa apenas os laterais podem dizer que têm lugar assegurado. No eixo, há dois lugares para três candidatos, mas tudo indica que a escolha deva recair sobre Otamendi e Rolando, dois jogadores muito experimentados em ambientes semelhantes.

Nunca tendo perdido na Turquia, e conhecendo o sabor da vitória no Estádio Inonu, o FC Porto tem a lição estudada para vergar um adversário que acredita na surpresa. Há prestígio a defender e uma liderança para consolidar.

Inonu de 132 decibéis
Estádio TEM recorde de ruído numa partida de futebol

O intenso apoio que os adeptos do Besiktas dispensam à equipa no seu próprio estádio não é só uma questão de fama. A tecnologia já permitiu aferir que é no “Inonu” que, a nível mundial, se canta, se grita e se incentiva mais alto os jogadores.

Foi a 24 de outubro de 2007 que as bancadas turcas brindaram a equipa do Liverpool com um barulho constante de 132 decibéis, um ruído superior, por exemplo, à descolagem de um avião. Curioso o facto de que o anterior recorde mundial de ruído num encontro de futebol pertencia precisamente ao Anfield Road, casa dos reds.

Antes de existirem cadeiras nos estádios, eram 45 mil pessoas que enchiam o recinto do Besiktas. Agora, por via da modernização do recinto – do qual se consegue avistar o estreito do Bósforo – são 32 mil as gargantas que, hoje à noite, se preparam para receber a equipa do FC Porto.

in "record.pt"

Quaresma é um caso de popularidade

Quaresma é um fenómeno de popularidade. Os adeptos do Besiktas adoram-no e há quem vá ao estádio só para vê-lo jogar. Já foram vendidas 10 mil camisolas com o nome do craque, conhecido na Turquia por Q7. Há quem acredite que possa defrontar o F. C. Porto.

Um futebolista tem as vidas que o seu talento conseguir. Quaresma brilhou no Sporting, apagou-se no Barcelona, recuperou o esplendor no F. C. Porto e voltou a amargurar na sombra no Inter de Milão. Agora, voltou a irradiar luz. É a referência do Besiktas, a estrela que transforma em ouro as jogadas ofensivas, um fenómeno de popularidade levado ao extremo e que deixa os turcos em delírio.

Basta entrar na loja do clube para se perceber a verdadeira dimensão do craque português. Há camisolas com o número sete por todos os cantos, sejam indumentárias pretas ou brancas, ou sejam meras t-shirts de passeio com um gigante "Q7" - é assim que ele é conhecido. É a camisola mais procurada, ao ponto de já terem sido vendidas cerca de 10 mil desde que o futebolista chegou no Verão. O clube já encaixou 500 mil euros à custa do jogador só em vendas de equipamentos, o que não deixa de ser uma pequena fatia para quem investiu sete milhões de euros nos seu passe.

Apresentação com 22 mil fãs

Quaresma tem os condimentos que fazem dele um caso de sucesso. Bateu todos os recordes e concentrou 22 mil fãs no estádio só no dia da apresentação. "Finta bem e marca golos espectaculares. Nós gostamos disso", responde Hakan, apoiante do Besiktas, e que se mantém confiante para o jogo com o F. C. Porto, mesmo sabendo que o futebolista está em dúvida (os convocados só são divulgados hoje). Mas há quem admita que Harry Potter possa ser a grande surpresa.

A loucura começou logo quando chegou ao aeroporto no Verão, onde cerca de dois mil apoiantes o receberam de braços abertos antes da magistral apresentação. "Na época passada, o Besiktas praticava um futebol aborrecido e a presença de um jogador deste nível criou expectativas. A equipa melhorou muito", explica Cagri Dravan, jornalista do Fanathik.

À porta do estádio Inonu nem parece que hoje há jogo da Liga Europa, mas Kadir e Semih aproveitam para ver as últimas novidades na loja do clube. "Quaresma é super. Temos tido mais gente no estádio só para o ver jogar", contam, enquanto um Porsche preto acelera a toda a velocidade na avenida. "Será Quaresma?", perguntam eles.

in "jn.pt"

FC Porto e Sporting podem dar passos decisivos rumo aos "oitavos"


O FC Porto e o Sporting podem dar, esta quinta-feira, passos decisivos rumo aos oitavos de final da Liga Europa, caso ganhem ao Besiktas e ao Gent e reforcem as lideranças nos Grupos L e C.

Habituado a competir na Liga dos Campeões, o FC Porto tem revelado superioridade no Grupo L e agora discute a liderança em casa do principal rival, o Besiktas da Turquia, que tem os mesmos seis pontos.

O encontro reveste-se de um significado especial para Ricardo Quaresma, jogador que já representou os "dragões", mas que agora milita no Besiktas.

No outro encontro do Grupo L, em Viena, o Rapid recebe o CSKA Sófia, num desafio em que uma ou ambas as equipas vão conquistar os primeiros pontos.

Sporting também conta por vitórias os dois jogos já disputados no Grupo C e agora recebe os belgas do Gent, que partilham com os franceses do Lille o último lugar, com apenas um ponto.

Em caso de triunfo, os "leões" fazem o pleno de nove pontos e, se o Lille travar em casa o Levski de Sofia (que soma três), podem começar a pensar na próxima fase da competição.

Acompanhe estes jogos em directo na TSF, na emissão especial de Desporto, a partir das 17:40.

in "tsf.pt"

O princípio e o fim em Istambul

Na maior cidade turca podemos ver uma das portas que divide o lado europeu do asiático. O estreito de Bósforo divide, a mesma cidade, em duas partes. Duas culturas distantes que parecem conviver com normalidade.

Apesar dos costumes tradicionais estarem enraizados na cidade, Istambul é uma cidade moderna, com muita actividade nocturna, restaurantes sofisticados e hotéis luxuosos e este ano, foi-lhe atribuída o título de capital europeia da cultura.

Ankara é a capital da Turquia mas Istambul é a maior cidade do país com cerca de 14 milhões de habitantes.

Em Taksim, o maior bairro de comércio tradicional, nota-se um pouco mais da marca asiática. Já na zona mais ribeirinha da cidade está patente o traço mais europeu.

A maioria da população vive do lado Asiático e trabalha no lado Europeu da cidade e existem duas pontes que ligam ambos os continentes.

A mesquita azul é um dos principais momentos da cidade e o FC Porto não deixou de a visitar ontem, quarta-feira de manhã.

Com vistas para o mar está o Estádio BJK Inonu, a actual "casa" de Ricardo Quaresma no Besiktas. Curiosamente, foi neste estádio que o extremo português marcou um golo ao serviço do FC Porto contra a sua presente equipa.

O jogo de quinta-feira, entre portugueses e turcos, correspondente à terceira jornada do Grupo L da Liga Europa, tem início às 20h00 locais (18h00 em Portugal).

Recorde-se que FC Porto e Besiktas têm ambos seis pontos, mas a formação portuense beneficia do melhor saldo nos golos, que o coloca na primeira posição.

FC Porto visita zona histórica de Istambul


A comitiva do FC Porto visitou, esta quarta-feira, a zona histórica de Istambul, cidade onde disputam amanhã o jogo da terceira jornada do Grupo L da Liga Europa, frente ao Besiktas.

Jogadores, equipa técnica e o presidente Pinto da Costa estiveram, na manhã desta quarta-feira, na famosa Mesquita Azul, tendo ficado impressionados com o principal monumento da cidade de Istambul.

André Villas-Boas e um jogador do plantel falam às 18h30 no auditório do estádio do Besiktas, na habitual conferência de imprensa de antevisão do “jogo quente” da terceira jornada do Grupo L da Liga Europa, frente à equipa de Ricardo Quaresma.

Recorde-se que FC Porto e Besiktas têm ambos seis pontos, mas a formação lusa beneficia do melhor saldo nos golos, que o coloca na primeira posição.
in "sapodesporto.pt"

Jogo decisivo para Villas-Boas


O FC Porto tem uma importante deslocação, esta quinta-feira, ao terreno do Beşiktaş JK, em jogo da terceira jornada do Grupo L da UEFA Europa League. Para André Villas-Boas, este é um encontro de grande importância.

Este será um embate entre os dois primeiros classificados do agrupamento, ambos com seis pontos, e o treinador dos portistas acredita que este compromisso pode ser decisivo nas contas finais. "Quem vencer amanhã não garante ainda o apuramento, mas fica bem encaminhado. Este deverá ser o jogo mais complicado para as duas equipas e podem esperar um FC Porto igual ao que se tem visto todas as semanas", atirou o jovem técnico.

Villas-Boas acredita mesmo que este vai ser um desafio de grande qualidade, capaz de satisfazer os críticos mais exigentes. "Espero um Beşiktaş de ataque, e como o FC Porto joga da mesma forma, penso que este pode tornar-se num jogo muito agradável." E para tal muito deve contribuir o ambiente fervoroso dos adeptos turcos. "É um ambiente dos melhores do Mundo. Se poderá ser um factor de motivação ou constrangimento, só mesmo os jogadores poderão dizer. Mas com a experiência que têm, penso que não haverá ansiedade."

Ricardo Quaresma deverá estar ausente devido a lesão, uma rotura muscular na coxa direita sofrida na vitória (2-1) no terreno do SK Rapid Wien, na ronda passada. No entanto, sobraram ainda palavras de elogio para o português do Beşiktaş, que já jogou no FC Porto. "É um jogador importante para o Beşiktaş, está motivado e feliz, e quando isso acontece é um atleta capaz de se transcender."

in "uefa.com"