quinta-feira, 3 de maio de 2012

FILIPE MOTA QUER DEDICAR VITÓRIA AOS ADEPTOS

Uma semana depois da conquista do tetracampeonato, em Águas Santas, os Dragões recebem o ABC e comemoram em casa (sábado, 16h00) a conquista de mais um título. Em declarações ao www.fcporto.pt e ao Porto Canal, o central Filipe Mota assegura que vencer a formação de Braga é obrigatório para o ego da equipa.

A conquista do trono do Andebol 1 não vai influenciar a prestação da equipa azul e branca. “Vamo-nos tentar abstrair disso para entrarmos fortes e ganharmos o jogo”, afirmou. “Queremos continuar a vencer e a demonstrar que somos uma boa equipa”, acentuou o central.

Apesar da vitória folgada sobre o ABC na fase regular (35-19), no Dragão Caixa, os azuis e brancos esperam um adversário forte no encontro da 8.ª jornada da fase final. “Não há jogos iguais e este vai ser difícil. O ABC tem jogadores bons mas queremos entrar fortes para conseguir mais uma vitória”, observou. Para isso, a formação orientada por Obradovic vai manter a estratégia de sempre: “defender bem e contra-atacar”.

Vencer é a palavra de ordem até ao final da época. “Queremos continuar a ganhar para que não restem dúvidas que somos a melhor equipa”. O apoio dos adeptos, que “tem sido importante ao longo de todo o ano”, vai ser igualmente relevante neste encontro. “Queremos dedicar-lhes mais uma vitória”, esclareceu o tetracampeão.

Para o primeira linha azul e branco, a conquista de mais um campeonato é uma sensação de felicidade e de dever cumprido, “depois do trabalho duro feito durante toda a época”. Filipe Mota admite que os próximos adversários (ABC, Benfica e Sporting) são os mais difíceis, mas garante: “Se continuarmos a jogar ao nível que temos demonstrado vamos vencer, de certeza”.

in "fcp.pt"

RUI GOMES: "SOMOS MELHORES DO QUE TEMOS DEMONSTRADO"

A derrota do último fim-de-semana frente ao Sporting, por 2-0, deixou a equipa Sub19 do FC Porto longe da corrida pelo título. A duas jornadas do final do campeonato, Rui Gomes não é um treinador satisfeito, mas assegura que os dois encontros que restam são para vencer. Frente ao Vitória de Guimarães (sábado, 16h), antevê dificuldades, num campo onde é difícil triunfar.

Apesar da hipótese de revalidar o título ser pouco mais do que matemática, Rui Gomes apresentou aos juniores azuis e brancos uma mensagem clara: "O campeonato ainda não acabou. Faltam dois jogos e é neles que estamos focados. Por uma questão de honra vamos encará-los como se estivesse tudo em jogo. Vamos mostrar o bom futebol que somos capazes de jogar", revelou.

O treinador assume a insatisfação e a frustração do plantel, mas defende que a equipa tem valor e poderia ter chegado mais longe. "Nem sempre conseguimos exprimir aquilo que valemos, porque sei que somos melhores do que temos demonstrado. Espero que, nos próximos jogos, e a equipa se desiniba", admitiu.

No penúltimo jogo do campeonato, a equipa defronta o Vitória de Guimarães, um rival perigoso, especialmente a jogar em casa. "É um campo com reduzidas dimensões, onde a equipa se apresenta de forma muito agressiva. É uma casa onde é muito difícil vencer e vai ser um jogo extremamente complicado", afirmou Rui Gomes.

Ainda assim, a partida "é para vencer". "Vamos ser uma equipa extremamente agressiva e concentrada. É um campo pequeno onde facilmente se consegue chegar à área e à baliza adversária. Vamos soltar-nos mais no jogo e, não havendo tanta pressão associada, pretendemos apresentar-nos ao nosso melhor nível", resumiu.



in "fcp.pt"

James Rodríguez: «Sábado a festa é no Dragão!»

COLOMBIANO PREPARA RECEÇÃO AO SPORTING



James Rodríguez mostrou-se esta quinta-feira ansioso e contente com a aproximação do receção do FC Porto ao Sporting, agendada para o próximo sábado, no Estádio do Dragão.

“Este sábado a festa é no Dragão! Vamos todos celebrar a conquista deste título no jogo frente ao sporting”, escreveu o internacional colombiano, na conta oficial do seu Twitter [@jamesdrodriguez].

in "record.pt"

Conselho de Justiça levanta suspensão a Antero Henrique

O director-geral da SAD azul e branca tinha sido suspenso por um mês, na sequência de alguns incidentes registados no túnel do Estádio do Dragão, aquando do jogo com a U. Leiria. Castigado inicialmente aplicado pelo Conselho de Disciplina anulado pelo Conselho de Justiça.


O Conselho de Justiça (CJ) da Federação Portuguesa de Futebol (FPF) anulou o castigo imposto pelo Conselho de Disciplina (CD) a Antero Henrique, director-geral da SAD do FC Porto.

O dirigente azul e branco tinha sido suspenso por um mês, na sequência de alguns incidentes registados no túnel do Estádio do Dragão, aquando do jogo com a U. Leiria.

Rui Cerqueira, director de comunicação dos portistas, e Rodolfo Vaz, director-desportivo da U. Leiria, também receberam sanções, mas só Antero Henrique foi despenalizado.


in "rr.pt"

Há quem acredite que Janko vai calar os críticos

Douglas jogou com o ponta-de-lança austríaco no Twente e antevê sucesso e muitos golos de Janko, na próxima temporada, ao serviço do FC Porto.


Marc Janko prometeu "calar os críticos" que desconfiam das suas habilitações para jogar como titular do ataque do FC Porto. Douglas, central brasileiro que foi companheiro do ponta-de-lança no Twente, avisa que o austríaco vai cumprir a promessa.

"Penso que ele tem capacidade para render muito mais. É difícil, em tão pouco tempo, mudar de uma competição para a outra, mas ele já teve sucesso. O título conquistado vai-lhe dar ainda mais confiança, na próxima época", antevê o jogador do clube holandês.

Janko marcou cinco golos desde que chegou ao Dragão - quatro no campeonato e um na Taça da Liga. Em duas temporadas no Twente apontou 34 golos. Credenciais que apresentou, ainda, ao serviço do Red Bull Salzburgo e do Admira Wacker, na Áustria. "Eu sei da capacidade dele. Faz muitos golos por todos os clubes que passa", conclui Douglas.


in "rr.pt"

Vítor Pereira: «Espero um Sporting motivado e forte»


Técnico mantém vontade de ganhar o clássico.


Vítor Pereira não desvaloriza o próximo clássico com o Sporting, apesar de o jogo apenas contar para o rival. O treinador do FC Porto mantém-se firme na vontade de ganhar os dois encontros que faltam até ao fim do campeonato e da temporada.

«Para nós é um jogo importante, queremos ganhar, perante a nossa massa associativa. Vamos encarar jogo com essa mentalidade e com a mentalidade de quem quer todos os dias provar competencia e qualidade. Temos claramente como objetivo vencer este jogo e o próximo, os objetivos estão claros», assinalou.

O técnico diz que a festa do título não condicionou a preparação da equipa: «Treinámos de forma normal a preparar o jogo, encaramos como mais um jogo que queremos ganhar. Acredito num jogo de qualidade, são duas equipas com qualidade, acredito que estejamos ao nosso nível.»

Que Sporting terá pela frente? Na primeira volta, era uma equipa treinada por Domingos, mas agora ao leme está Sá Pinto. «Espero um Sporting motivado e forte, depois de uma boa campanha na Liga Europa. Mas estou sobretudo focado nossas qualidades e no nosso futebol. Acredito na vitória», atirou.

decisão judicial de levar vários jogadores do FC Porto a julgamento não parece ter mexido com os mesmos, segundo Vítor Pereira: «Tive um plantel tranquilo, a trabalhar de forma motivada e séria. Não senti absolutamente nada diferente.»

V. Pereira a Jesus: «Neste clube assumimos responsabilidades»


A propósito de arbitragens e da Liga


Vítor Pereira comentou nesta quinta-feira as palavras de Jorge Jesus numa entrevista ao jornal «A Bola», em que o treinador do Benfica atribui a decisão da Liga a erros de arbitragem

«Neste clube estamos habituados, e eu particularmente, a assumir as responsabilidades. Pelos outros clubes não posso responder, sinceramente. Estamos habituados a chegar ao final de uma época como esta a refletir sobre o que não correu bem, o que há a corrigir, e é assim que temos ganho tanto», disse o treinador do FC Porto.

«Neste clube assumimos as responsabilidades do momento. Este é bom para nós, ganhámos o título. As declarações dos outros não nos dizem respeito», prosseguiu o técnico, evitando de resto prolongar o assunto. De caminho, lamentou o episódio que aconteceu no início da época, quando entrou numa guerra de palavras com o treinador do Benfica: «Esse momento relativo ao treinador do Benfica foi um momento mau da minha parte. Não tem a ver comigo, não tem a ver com a minha natureza. Não se trata de um duelo de treinadores, trata-se de um duelo de regularidade.»

Depois do mea culpa, a defesa dessa regularidade por parte do FC Porto: «A duas jornadas do fim o FC porto revalida o título com registo meritórios, do meu ponto de vista. Continuamos a ser a melhor defesa, o melhor ataque, o campeonato foi fechado. Isto são registo meritórios. Relativamente a questões pessoais, não as tenho com ninguém.»

«Situação de Alvaro Pereira está ultrapassada»

Vítor Pereira garante que a questão foi resolvida internamente.


Vítor Pereira defende que a aposta em Alex Sandro na Madeira, frente ao Marítimo, em detrimento de Alvaro Pereira, foi meramente técnica. Para trás, garante, está o incidente disciplinar do lateral-esquerdo uruguaio, em Braga, em que não gostou de ter sido substituído.

«Faz parte do nosso plantel, tal como o Alex Sandro. Optei pelo Alex Sandro, que está bem, não que o Alvaro não estivesse, mas foi a minha opção. Quanto ao incidente de Braga, que é provavelmente a razão por que estão a fazer essa pergunta, a questão foi resolvida internamente e está ultrapassada», assegurou o treinador do FC Porto.

O futuro do plantel também foi tema da conferência de imprensa desta quinta-feira, no Olival. Questionado sobre se se imaginava a perder jogadores para o próximo ano, o técnico preferiu falar do presente: «A imaginar coisas não sou muito... Já vos tinha dito. Vejo tanta gente a imaginar, tantos cenários, tantos mundos virtuais, que gosto de me agarrar à realidade. Tenho-os a todos agora e estamos a preparar um jogo importante, que queremos vencer.»

V. Pereira: «A minha vida vai continuar a andar para a frente»

Treinador questionado sobre futuro no FC Porto


Vítor Pereira falou esta quinta-feira, na antevisão do FC Porto-Sporting, numa conferência de imprensa dominada pelo seu futuro. O treinador voltou a dizer que está tranquilo e garante que, depois de ser campeão, não se sente injustiçado pelas críticas que ouviu ao longo da época.

«Sinceramente, não vejo sentido nenhum naquilo que se vai dizendo. Vou deixando dizer e deixar ao critério de toda a gente. A minha vida tem sido justa comigo, por isso não me posso queixar. A minha vida tem andado para a frente e vai continuar. O tempo vai dar-me, ou não, razão», afirmou.

«Não me sinto magoado. Campeão nacional no primeiro ano... Sinceramente não. Satisfeito interiormente, que é o que mais interessa, porque o que vai cá dentro é que é importa. Estou contente por ter proporcionado a muita gente esta alegria. Eu não, a equipa, com grande mérito dos jogadores, os que cá estão e os que não estão, que nos ajudaram também», prosseguiu, para depois estender os agradecimentos a todo o clube: «Grande mérito da massa associativa, das claques que nos apoiaram sempre, da nossa administração, do nosso presidente. Neste clube temos esse hábito de partilhar nas conquistas e nos maus momentos e de nos unirmos nesses momentos. Partilhar com todos aqueles que acreditaram. Não me sinto injustiçado, as pessoas têm direito à opinião, fica com elas. Eu sei muito bem o que quero para a minha vida e o que tenho de fazer para lá chegar.»

O treinador recusou responder diretamente a questões sobre a sua continuidade, e também à notícia de um desportivo de hoje sobre o alegado interesse do Olympiakos na sua contratação: «Não li os jornais hoje, não faço a mínima ideia de onde é que surgiu essa notícia.»

Quanto à questão se já está a preparar a próxima época, respondeu assim: «Já disse que sinto um orgulho enorme em representar o meu clube sempre. Aqui as coisas não são preparadas em cima do joelho, vão-se preparando, a minha resposta vai por aí.»

in "maisfutebol.iol.pt"

Villas-Boas quer Rolando na Roma

CASO ASSINE PELO CLUBE ITALIANO



O jornal italiano "Il Messaggero" escreve que André Villas-Boas quer Rolando na Roma, caso assine pelo clube pelo clube italiano.

A comunicação social italiana tem dado como praticamente certo o acordo entre o treinador e os responsáveis pelo clube romano

in "record.pt"

VAMOS MOSTRAR UM FC PORTO AO SEU MELHOR NÍVEL"

Com a confiança renovada depois da goleada frente ao Infante Sagres (17-4), o FC Porto Império Bonança defronta, este sábado, a Juventude de Viana (21h30).

Satisfeito por voltar às vitórias, o avançado Caio antevê um jogo complicado no terreno adversário. Em declarações ao www.fcporto.pt e ao Porto Canal, o camisola 8 admite que, a partir de agora, não há margem para falhar.

Depois de uma derrota que fez descer a equipa ao segundo lugar da classificação, o triunfo frente ao Infante Sagres motivou o plantel. "Estamos satisfeitos porque conseguimos voltar às vitórias. Além disso, proporcionámos um bom espectáculo, o que aumentou os nossos níveis de confiança para os próximos jogos", admitiu Caio.

Apesar da motivação, o avançado não esquece que a deslocação a Viana pode trazer complicações. "Vai ser um jogo difícil contra um adversário que precisa de pontos e que tem a vantagem de jogar no seu pavilhão, com características muito próprias", afirma Caio ao frisar a importância de vencer este jogo. "Estamos numa posição em que a margem de erro é nula. Não podemos facilitar".

Na época passada, a deslocação a Viana resultou numa derrota, mas trazer os três pontos volta a ser o objectivo. "Vamos mostrar um FC Porto ao seu melhor nível. Neste momento, não podemos pensar em mais nada a não ser a vitória. Só assim podemos prosseguir o resto do campeonato a depender apenas de nós próprios para conquistar o título", assegurou.

O facto de estar em segundo lugar, o que não é habitual, não afecta o plantel, que está focado no objectivo final. "Durante a semana e durante os jogos isso pouco interessa. Independentemente de estarmos em primeiro ou em segundo, a missão é sempre a mesma. Costumamos dizer que as contas só são feitas no fim", revelou o avançado.

Revalidar o título é o objectivo dos decacampeões e Caio antevê jornadas decisivas. "Os jogos que temos pela frente são de dificuldade máxima. Esperamos estar à nossa altura. Depois de uma fase menos boa, nos próximos jogos vamos conseguir justificar o porquê de sermos campeões e assegurar o décimo primeiro título consecutivo", concluiu.



in "fcp.pt"

DRAGÕES ABREM O "CAIXA" EM JOGO-TREINO

Já qualificado para a final dos Playoffs, após a desistência do CAB Madeira, o FC Porto Ferpinta divide-se pontualmente em duas equipas e abre as portas do Dragão Caixa às 18h00 de sexta-feira, para a realização de um jogo-treino com o qual procura atenuar os efeitos de quase um mês sem competição. A entrada é gratuita.

Detentora do título de campeão nacional e de uma colecção de sete troféus conquistados em pouco mais de dois anos, a equipa orientada por Moncho López venceu a fase regular e afastou (3-0) o Vitória de Guimarães nos quartos-de-final, tendo sido oficialmente informado sobre desistência do CAB Madeira algumas horas antes do primeiro jogo das meias-finais.



in "fcp.pt"

SARA OLIVEIRA GANHA OURO E PRATA EM DUBLIN

Sara Oliveira conquistou uma medalha de ouro e duas de prata no "Dave McCullagh Memorial Meet", competição disputada este fim-de-semana na cidade irlandesa de Dublin. A nadadora do FC Porto, que prepara a participação no Campeonato da Europa, venceu os 200 metros mariposa e foi segunda nos 50 e 100 metros do mesmo estilo.

Acompanhada pelo técnico José Alexandre Silva, Sara brilhou nas três distâncias, em que é recordista nacional, ultimando com êxito o Europeu de Debrecen, que decorrerá de 21 a 27 de Maio naquela cidade húngara.



in "fcp.pt"

Comissões congelam renovação de Helton

A situação de Helton no FC Porto está por regularizar, mas a intenção do guarda-redes e do clube é renovar o mais brevemente possível os votos de uma ligação que já dura desde a época de 2005/06 e poderá muito bem prolongar-se até 2014. Aliás, o número um da baliza portista e o FC Porto já chegaram a entendimento há muito e o contrato por mais dois anos até foi assinado pelo jogador. Falta só um pormenor que está a empatar o processo de regularização do respetivo compromisso: a assinatura da terceira parte envolvida no negócio, o empresário do futebolista.

O nome de Nélson Almeida, agente de Helton, consta obviamente no contrato estabelecido entre as três partes, mas por divergências na comissão a cobrar pela renovação do seu representado recusou-se até agora a rubricar o documento que viabilizará a regularização do guarda-redes e a sua inscrição na Liga.

O FC Porto já tentou contornar este imbróglio, mas por ora sem sucesso. Como A BOLA apurou, os dragões apresentaram uma saída para o impasse com a proposta de um novo contrato cujo teor diferiria do original na redação relativa ao mediador da operação, que deixava simplesmente de constar no registo do acordo... agora a dois. Proposta que foi liminarmente rejeitada por Helton, por se negar a quebrar o compromisso de honra estabelecido com o empresário. 


in "abola.pt"

«Provou-se quem é o melhor clube português» - Beto

Emprestado aos romenos do Cluj, e com mais um ano de contrato com o FC Porto, o guarda-redes Beto sente estar ainda presente no seio do grupo orientado por Vítor Pereira, sentindo-se por isso feliz com a conquista de mais um título de campeão nacional.

«Estando vinculado ao FC Porto, tendo feito a pré-época e ter estado no jogo da Supertaça, obviamente que me sinto presente no seio do grupo e fico muito feliz por mais este título», começou por referir o guarda-redes, em declarações à Antena 1.

Beto não tem dúvidas: a equipa azul e branca respondeu da melhor forma às críticas que recebeu ao longo de toda a época. «Há mérito do Vítor Pereira, dos jogadores e da direção. Houve muita polémica em torno do FC Porto durante todo o ano, mas provou-se quem é o melhor clube português», atirou.

No que diz respeito à sua situação, Beto disse que vai reunir-se com os responsáveis do FC Porto para definir o seu futuro. «Tenho mais um ano de contrato e regressar seria o cenário ideal, mas sempre com a ideia de poder agarrar o lugar na baliza», disse.


in "abola.pt"

United disposto a dar Anderson para ter James

MÉDIO BRASILEIRO É APONTADO AO BENFICA



O Manchester United está disposto a incluir Anderson num negócio com o FC Porto para garantir a contratação de James Rodríguez, escreve esta quinta-feira o jornal "Manchester Evening News".

O médio brasileiro é peça decisiva na transferência do benfiquista Gaitán para Old Trafford, como Record adiantou, mas o United estará muito interessado em contratar James, "o novo Cristiano Ronaldo", como avança a notícia do jornal de Manchester, lembrando o impacto que o jovem colombiano teve no FC Porto.

James, que está na agenda do clube inglês, como o nosso jornal já também já fez referência, terá mesmo mostrado grande abertura para representar os red devils, de acordo com a notícia.

in "record.pt"

Dragão insuperável

SEM DERROTAS NO DRAGÃO NA LIGA



O clássico com o Sporting marca a despedida do FC Porto, do Estádio do Dragão, na presente época. A festa está montada para as comemorações do 26.º título nacional, mas para que o brilhantismo seja maior impõe-se uma vitória ou, pelo menos, um empate no momento da consagração.

O único desfecho que a nação portista dispensa mesmo é a derrota. Isto porque a equipa de Vítor Pereira é a única que ainda não perdeu qualquer jogo no seu estádio, na atual edição da Liga Zon Sagres.

Mais do que isso, os dragões estão verdadeiramente insuperáveis perante o seu público desde outubro de 2008. Foi nessa altura que o Leixões infligiu o derradeiro desaire caseiro do FC Porto para o campeonato.

inn "record.pt"

Jogo de despedidas com o Incrível à cabeça

DUELO DE SÁBADO PODE SER O ÚLTIMO DE HULK



O clássico frente ao Sporting, marcado para sábado (20.30), vai ser de despedida também para alguns dos craques do atual plantel. Quais? Os suspeitos são vários, mas isso ainda não se sabe ao certo, sendo apenas seguro que o próximo defeso vai levar alguns deles para outras paragens.

Hulk é, de todos os jogadores do plantel bicampeão, aquele que corre “maiores riscos” de não voltar a jogar perante o público azul e branco.

Mesmo com a época ainda a decorrer, o nome do Incrível mantém-se em destaque na imprensa francesa e inglesa, face ao interesse do PSG e do Chelsea nos seus serviços, mas o empresário Teodoro Fonseca mantém-se em silêncio perante essas possibilidades em aberto.

in "record.pt"

Quatro triunfos e dez jogos a marcar


O quarto triunfo consecutivo do FC Porto é, também, uma novidade esta época. A equipa já nunca conseguirá aproximar-se das 13 vitórias consecutivas do Braga, que é um recorde do campeonato atual, mas conseguiu finalmente quebrar uma malapata que durava desde agosto. Os dragões já tiveram quatro séries de três triunfos consecutivos, mas baquearam sempre à quarta tentativa.
Impossível é, também, igualar a sequência de 10 jogos sem perder entre 23 de novembro e 22 de janeiro, precisamente o período em que Vítor Pereira "inventou" Hulk como ponta de lança e mudou pela primeira vez o figurino tático do FC Porto. É que a estas quatro vitórias deve apenas somar-se o empate em Paços de Ferreira, pois antes perdeu na Luz, para a Taça da Liga.
E, por falar no Incrível, ao marcar o primeiro golo em casa do Marítimo, Hulk garantiu também 10 jogos consecutivos dos dragões a faturar. Assim, alargou um máximo que havia sido atingido na semana anterior, contra o Beira-Mar. O brasileiro é claramente o grande artífice desta fase, pois foram dele sete dos 19 golos deste período. James Rodríguez aparece a seguir na lista com três.

Defesa virou muralha

ANDRÉ MORAIS

O FC Porto somou, na Madeira, o quarto jogo consecutivo sem sofrer golos. O facto não seria relevante há um ano atrás, pois a equipa de André Villas-Boas conseguiu o mesmo três vezes durante a temporada e numa delas Helton até esteve cinco jogos inviolável. Este ano, porém, só agora a estabilidade defensiva chegou. E, curiosamente, depois da queda daquele que foi o pilar em 2010/11: Rolando.
O último jogo em que o FC Porto sofreu golos - em Paços de Ferreira - foi também o último do internacional português como titular. Desde então a defesa estabilizou. Isto depois de um período verdadeiramente atribulado, em que Vítor Pereira chegou a mudar 14 partidas consecutivas, muitas vezes por opção. Sem Rolando, Maicon fixou-se de vez no eixo ao lado de Otamendi. Sapunaru também agarrou o lugar à direita, depois de algumas semanas em que praticamente só jogava nos desafios caseiros, deixando para Maicon o posto quando o FC Porto atuava fora.
Ao longo destas quatro jornadas, só o lateral-esquerdo mudou. Primeiro por castigo de Álvaro Pereira. Depois por opção técnica, ainda que condicionada pela insatisfação mostrada pelo uruguaio quando foi substituído em Braga.
Neste momento, os dragões contam 372 minutos consecutivos sem sofrer golos, correspondentes aos 360 minutos dos jogos com Marítimo, Beira-Mar, Braga e Olhanense e mais os 12' que distam desde o golo de Melgarejo aos 78' da visita a Paços de Ferreira. Apesar de Helton só agora saber o que é estar quatro jogos sem sofrer golos, já viveu este ano uma série melhor: o recorde é de 403 minutos e durou mais de um mês. A 21 de dezembro, William, do Paços de Ferreira, marcou aos 16' do jogo da Taça da Liga. Depois, passaram-se três jogos sem sofrer golos e, ao quarto, os dragões aguentaram mais 59 minutos até Faouzi marcar pelo V. Guimarães. Se reduzirmos a contagem apenas aos jogos do campeonato, o recorde sobe: são 457 minutos, entre os golos de Gaitán e de Lima, ambos no Dragão, entre a sexta e 11ª jornada da Liga.
Em ambos os casos, o recorde é passível de ser batido já na próxima jornada. E se o FC Porto não sofrer golos até ao final do campeonato, então Vítor Pereira até eleva a eficácia da retaguarda a um nível que neste milénio ainda não se viu.
Com esta melhoria, o FC Porto prepara-se também para terminar o campeonato como a melhor defesa da prova. Neste momento tem 17 golos sofridos, contra 22 do Sporting. Seguem-se Benfica (26) e Braga (26). Ao todo, os dragões sofreram 40 golos em 44 jogos, à média de 0,91 por partida. Com André Villas-Boas esta cifrou-se em 0,72.


Quatro afastados para encontrar a fórmula certa


Vítor Pereira teve muito que palmilhar para encontrar a fórmula defensiva que agora tanto o satisfaz. Na primeira equipa da época apresentou Sapunaru, Rolando, Maicon e Fucile na retaguarda. Mas, quase de imediato, Álvaro Pereira e Otamendi recuperaram os lugares que foram seus em 2010/11. Sapunaru e Maicon foram os preteridos e, durante algum tempo, nada se alterou. Com o passar das jornadas, Fucile também perdeu o comboio. A intermitência de Otamendi convidou a que o treinador apostasse em Mangala, mas também ele sucumbiu, embora primeiramente por lesão. Recentemente, foi Rolando a saltar fora para que Maicon ficasse no eixo e Sapunaru regressasse à direita. Agora foi a vez de Álvaro Pereira também ser preterido, o que significa que só resta Otamendi da defesa preferida nos primeiros meses da época.


Estratégias para Hulk ficar


Encontrar argumentos que ajudem a motivar Hulk a continuar na próxima época foi uma tarefa que exigiu bastante criatividade para as mais variadas personalidades ouvidas ontem por O JOGO. Depois de ter conquistado 10 títulos nos últimos quatro anos (uma Liga Europa, três campeonatos, três Taças de Portugal e outras tantas Supertaças) o que sobra, afinal, para Hulk conquistar no FC Porto? Que objetivos lhe restam? E o que seria capaz de manter o brasileiro por cá? A resposta não foi fácil de encontrar. Falou-se da qualidade da comida portuguesa - em tom de brincadeira, claro -, da possibilidade de continuar a ganhar ainda mais títulos ou até de uma "mentira": a convicção de que o FC Porto ganharia, com ele, a Liga dos Campeões. "Manter Hulk na próxima época é uma missão impossível. É quase como a morte, não podemos fazer nada, é uma inevitabilidade. Ele só ficaria cá por caridade", sintetizou o escritor Álvaro Magalhães, numa ideia extensiva a todos os outros. Walter, o amigo de Hulk que está agora no Cruzeiro, também entende que chegou a hora de o avançado partir. "Ele já fez nome em Portugal e agora tem que procurar espaço num clube como o Barcelona, Real Madrid, Chelsea ou Manchester City, até porque ele é um jogador desse nível. No FC Porto já ganhou tudo e as pessoas têm de compreender que ele também tem os seus sonhos e que será difícil motivá-lo para continuar", explicou o avançado.
Se parece consensual que dificilmente se encontram "argumentos válidos" para motivar Hulk a continuar, há também quem admita que esta época provou que a tentativa de manter "jogadores contrariados" não é uma boa solução. É o caso do adepto Miguel Guedes. "Ficou provado que o enorme esforço e boa fé para manter jogadores vencedores acaba por ser contraproducente. Nem é sequer o caso de Hulk que sempre deu tudo o que tinha".
Parece difícil de fugir à ideia de que "Hulk é um jogador especial", como referiu o médio Castro, até pelos argumentos estatísticos revelados esta época: quase um terço dos pontos conquistados pela equipa saíram dos golos que marcou no campeonato, um número que, por si só, lhe garante um lugar de destaque na história desta época. "Hulk é um jogador capaz de resolver um jogo difícil ou um que esteja mais complicado. Essa é a sua principal característica", reforçou o guarda-redes Beto. "É especial, único", diz Walter, numa análise que colhe com os números: neste campeonato, ninguém deitou a mão a tantos pontos como o brasileiro, bem à frente de Cardozo (intervenção decisiva em 16 pontos do Benfica) e Lima (15 no Braga).

Clássico pode ser o adeus a uma casa onde se fez rei


O clássico com o Sporting poderá ser a última oportunidade para que os adeptos do FC Porto possam ver Hulk jogar no Estádio do Dragão. A confirmar-se a transferência do Incrível no final da temporada, será como ver o Real Madrid perder Cristiano Ronaldo, ou o Barcelona Leonel Messi, porque é isso que estará em jogo no mercado de transferências de verão. Para justificar esse simbolismo, basta constatar que Hulk bateu muitos recordes do clube em quatro temporadas. Começando pelo valor da sua aquisição, o brasileiro foi o jogador mais caro de sempre da história do FC Porto, com 19 milhões de euros gastos em duas tranches (5,5 mais 13,5 milhões de euros). Para encerrar aqui o capítulo dos milhões, Hulk detém também a maior cláusula de rescisão jamais estabelecida no clube.
Único "Dragão de Ouro" repetente, o brasileiro é também o oitavo melhor marcador de sempre do clube em jogos do campeonato (50 golos) e o melhor marcador de sempre no Estádio do Dragão, com 41 golos - mais dois do que Falcao. Com as duas grandes penalidades convertidas nos Barreiros, Hulk reforçou o estatuto de internacional brasileiro mais goleador fora do seu país, com 19 golos em 37 jogos.


Quatro conhecidos adeptos do FC Porto foram convidados a apresentar os argumentos que utilizariam numa conversa com Hulk para o tentar convencer a continuar...


Manuel Serrão

"Só se for pela comida"

"O argumento para tentar convencer o Hulk a ficar na próxima época só pode ser um: dizia-lhe que não encontra em mais lado nenhum um sítio onde se coma tão bem. Dizia-lhe também que o bem-estar e a felicidade são o mais importante e que nos podia dar uma ajuda na próxima Liga dos Campeões. Mais a sério, digo que não se consegue motivar um jogador como o Hulk a continuar. Não vejo como isso será possível. Só mesmo se lhe dissesse que na próxima época vai ganhar a Liga dos Campeões e que, nessa altura, teria ainda mais mercado. É o único argumento válido que consigo encontrar. Por isso, se derem o dinheiro que o clube pretende, e se ele aceitar ir para esse clube, acho que é justo deixá-lo partir no final desta época."


Miguel Guedes

"Vais ganhar ainda mais"

"Dizia-lhe que na próxima época vamos ganhar mais e melhor, o que naturalmente não é um garante para a sua conta pessoal de euros, mas tão só para a sua conta pessoal de títulos. Diria também obrigado, decida o que decidir. Mas acho que ele dificilmente poderá ficar no FC Porto na próxima temporada. É o melhor e mais desequilibrador desta época e será o jogador que pode trazer ao clube um forte equilíbrio nas contas. Julgo que, mesmo abaixo da cláusula de rescisão, pode sair por valores surpreendentes. Com muita pena minha, fará provavelmente o último jogo no Dragão no próximo sábado."


Álvaro Magalhães

"Só com uma mentira..."

"Seria muito difícil convencê-lo a ficar, diria que é quase impossível. Acredito que ele tem a consciência de que cumpriu o seu ciclo no clube, e o próprio clube também terá muito dinheiro a ganhar com ele. Para o Hulk ficar, acredito que só com uma mentira: dizia-lhe que íamos ganhar a Liga dos Campeões na próxima época, como se fez com o Deco, embora, nesse caso, ele tenha sido enganado com a verdade. Acredito que ele vai sair, até porque o clube tem uma dívida de gratidão para com ele. Mesmo que a proposta não atinja os números astronómicos de que se falam, e a menos que seja ridícula, o clube vai vendê-lo, até porque me parece haver uma vontade de renovar a equipa.
"

Rui Reininho

"Argumentos? Não há"

"Para ele ficar, dizia-lhe que nunca encontrará churrasqueiras tão boas como aqui. Não há, em mais lado nenhum na Europa, picanha e feijoada tão boas como a portuguesa. Este é o melhor argumento que se lhe pode apresentar, até porque não há outros, sejam monetários ou até mesmo desportivos. Já ganhou tudo o que havia para ganhar no FC Porto e é justo deixá-lo partir, até pelas aspirações que ele tem na seleção brasileira. Vai ser difícil vê-lo jogar por outra equipa, mas acho que isso é uma inevitabilidade. Agora, acho que o dinheiro que o FC Porto vai receber por ele devia ser reinvestido em jogadores portugueses. Veja-se o caso do Barcelona que também fez um grande esforço para recuperar o Fàbregas. Nós podíamos fazer o mesmo com o Meireles, por exemplo."

in "ojogo.pt"