quarta-feira, 12 de janeiro de 2011

"Tenho muito que pedalar para receber o prémio de Melhor do Mundo"

Orgulhoso por ter feito parte da equipa técnica de Mourinho, Villas-Boas considera ser impossível algum treinador português igualar o patamar alcançado pelo Special One

Villas-Boas considerou justo o prémio de Melhor Treinador do Mundo entregue pela FIFA a José Mourinho, que acredita vir a tornar-se no melhor de todos os tempos. Para já, é uma referência e alguém a quem vai "roubar" ideias porque todos os treinadores o fazem. Suceder um dia ao Special One nesta distinção é que lhe parece complicado. O técnico portista falou ainda do campeonato para elogiar o Benfica e dizer que não está obcecado em chegar ao fim sem derrotas. Quer é ganhar o título, mas para o conseguir o FC Porto, lembrou, é preciso manter os níveis exibicionais. Quanto à Taça de Portugal, a ideia é dar mais um passo rumo ao Jamor porque pretende fazer história no clube, que nunca venceu a prova três anos consecutivos.

Este prémio é o reconhecimento do trabalho que está a ser feito em Portugal, ou seja é extensível a outros treinadores, ou é de um homem só?

Ele é português, mas está num patamar diferente de todos os outros. Se há qualidade nos treinadores portugueses? Claro que sim. E parece-me evidente que há uma nova onda de técnicos portugueses com competências.

Mourinho é uma referência para os treinadores portugueses? Fala-se muito em clones dele…

Essa colagem não é nossa. Primeiro estamos a falar de um patamar inatingível, portanto qualquer tentativa de clonagem ia ficar a meio do caminho. O nível de sucesso dele dificilmente será equiparado por outro treinador português. Cada um pensa pela sua cabeça, mas cada treinador é um bom ladrão porque todos roubamos ideias deste e daquele e se podemos fazê-lo do melhor do mundo de certeza que o faremos. Depois, adaptamos as nossas e criamos os nossos processos. Por sermos pessoas de identidades próprias é que vamos triunfando. Depois de Mourinho qualquer pessoa com ascensão será sujeita a essa comparação, que é injusta.

Espera um dia vir a receber tal distinção?

Não. Tenho ambições de carreira e se permitirem chegar lá seria fantástico, mas penso que é um patamar de tal forma elevado que não sei se será para mim. Acredito que tenho alguma competência e que posso construir uma carreira de que me orgulhe, mas atingir isso acho difícil. Só está ao alcance de pessoas muito especiais e para que lá chegue tenho muito que pedalar. Tenho ambições um pouco diversas que, se calhar, não permitirão chegar a esse ponto.

Pergunta O JOGO

"Com Mourinho deixa de haver limites"

Trabalhou vários anos com Mourinho, acha tem alguma responsabilidade no prémio de Melhor Treinador do Mundo que ele recebeu?

[risos]. Claro que não. Foi privilégio enorme ter feito parte da sua equipa técnica e ter ajudado a conquistar alguns dos títulos. A singularidade e exclusividade do prémio, que acontece pela primeira vez, reflectem a singularidade e exclusividade da carreira insólita do José Mourinho. O prémio assenta como uma luva numa competição feroz com outros dois grandes treinadores. Com ele deixa de haver limites, tudo o que é delineado como objectivo é alcançado e estamos perante uma carreira que não tem comparação nem terá porque o José Mourinho vai tornar-se no melhor de todos os tempos. A transcendência daquilo que atinge é algo fora do normal. Para nós, treinadores portugueses, é um privilégio viver na era de José Mourinho e ter essa referência.

"Não podemos claudicar porque o Benfica está forte"

Que balanço faz da primeira volta do campeonato?

Temos pena de ter falhado em Guimarães e em Alvalade porque nos daria uma margem mais confortável. No entanto, ainda falta muito, temos um Janeiro e um Fevereiro complicado e o inesperado pode acontecer se não formos capazes de manter o nível exibicional. Com o Marítimo sentimos um prazer enorme por sermos capazes de demonstrar um nível elevadíssimo nos 90 minutos de um jogo com forte impacto emocional. É bom chegar ao fim da primeira volta com esta margem, mas não podemos claudicar porque o Benfica está forte e motivado.

O principal adversário na luta pelo título é o Benfica?

É porque é o que está mais próximo. O Sporting está a cinco do Benfica e para se aproximar teremos os dois de perder pontos. O que nos preocupa neste momento é o Benfica. É uma equipa com processos consolidados, agressiva, que joga futebol de ataque e que eu admiro. É esse o adversário que estamos a controlar.

Está farto de ouvir dizer que só tem esta vantagem por erros dos árbitros?

Já falei sobre isso. Faltam 15 jogos e é uma Liga dura, extremamente competitiva. Conseguimos um número óptimo de pontos, mas sentimo-nos culpados por ter perdido quatro. Só quem se coloca nesse nível de exigência é que pode aspirar a ser campeão. Se os outros não foram capazes de o fazer não temos culpa. Se fizermos o mesmo número de pontos na segunda volta seremos campeões.

É possível vencer o campeonato sem derrotas?

Não é um objectivo traçado. É complicado, temos deslocações muito difíceis à Luz e a Braga. Pode acontecer, mas só as equipas que roçam a perfeição podem ambicionar a isso.

"Ganhar três anos seguidos e fazer história na Taça"

Depois de vencer o Paços de Ferreira e o Chaves nas últimas duas finais da Taça, o FC Porto está apostado em dar mais um passo rumo ao Jamor porque quer ganhar a prova três vezes seguidas. "Esse é um objectivo que nos interessa e a nossa motivação. Queremos fazer história, portanto, máxima focalização", sublinhou o técnico portista, que admitiu fazer alterações na equipa. "Cada onze que delineamos dá-nos as máximas garantias, mas o jogo é imprevisível. Se o FC Porto estiver ao nível habitual poderá passar, mas também pode estar bem e sofrer um golo e o Pinhalnovense, motivado, aguentar o resultado. O futebol é caos e o FC Porto pode ser eliminado em casa, como passar dando espectáculo", referiu, revelando a titularidade de Mariano e Kieszek.
Quanto ao adversário fez questão de provar que o estudou ao pormenor. "Tem um ponta-de-lança alto e poderoso que gosta de deixar jogo nos médios e de criar espaços para os extremos, que são rápidos. Tem um lateral-direito agressivo na profundidade que dá muitas soluções ofensivas. Penso que perderam o lateral-esquerdo por lesão e vão ter que adaptar alguém. É uma equipa bem organizada e com uma ideia de jogo que me agrada porque tenta jogar. Acima de tudo, será um adversário que estará num patamar alto de motivação. Teremos que estar muito alertas", frisou.

in "ojogo.pt"

Golo de Guarín em destaque na América Latina

O site Goal.com Latinoamérica colocou o primeiro golo de Guarín ao Marítimo entre os melhores da semana entre jogadores latino-americanos que evoluem pelo mundo inteiro. A "obra-prima" ou "golazo" do colombiano, como descrevem o remate a 37 metros, está entre outros marcados por ilustres de várias paragens, numa lista encabeçada pelo inevitável Messi, eleito melhor jogador do mundo pela segunda vez consecutiva.


in "ojogo.pt"

Falcao não sai

A insistência no assunto valeu de André Villas-Boas a resposta do costume: Falcao não sai em Janeiro e ponto final. Desta vez, foi um suposto interesse do Atlético de Madrid a relançar o nome do colombiano no mercado das especulações. "Isso é mentira", disse ontem Villas-Boas, lembrando outro detalhe - isto para além da indisponibilidade do FC Porto em negociar, claro - que tornava logo à partida improvável o destino Madrid: "Se não me engano, o Atlético de Madrid até está com sobrecarga de jogadores não comunitários e isso é mais um disparate. Libertaram o Salvio para o Benfica porque não podiam inscrever mais extracomunitários. E agora, para inscreveram o Elias e o Miranda, tiveram de resolver a questão de novo."

Não é a primeira vez que Falcao surge como alvo de cobiça de clubes europeus e também não é a primeira vez que o FC Porto garante que El Tigre está firme no Dragão, pelo menos até ao final da época. Pinto da Costa já o havia dito, em entrevista a O JOGO, numa ideia que valia igualmente para Hulk; André Villas-Boas repetiu essa garantia e o próprio Falcao foi desvalorizando as notícias - Manchester City, Arsenal, Bayern, Milan ou Galatasaray foram associados nas últimas semanas ao avançado.
Excluído do jogo com o Pinhalnovense por lesão, o avançado deve regressar às opções do treinador portista no jogo com a Naval, o primeiro de 2011.

Pinto da Costa

"Poderá sair alguém, mas daqueles que o treinador considera importantes e que estão a jogar, não sai nenhum"
Declarações a O JOGO, 27 Novembro

Villas-Boas

"Não me parece que seja sequer uma possibilidade a saída do Falcao. Primeiro porque o FC Porto não vende com facilidade e depois porque [a notícia do interesse do Arsenal] é despropositada e falsa"
Conferência de Imprensa, 6 de Janeiro

Falcao

"Neste momento, só penso no FC Porto. Quero fazer uma boa temporada e, sobre o interesse dos clubes de que se fala, não sei de nada".
Twitter, 9 de Janeiro

in "ojogo.pt"

Mariano González garantido no onze

FOI UM DOS DOIS NOMES AVANÇADOS PELO TÉCNICO


É Mariano e mais 10, sendo que, esta noite, um desses é Pawel Kieszek, conforme avançou Villas-Boas na sua conferência de imprensa. Depois de ter sido utilizado nos últimos 7 minutos do jogo com o Marítimo, facto que mereceu uma grande ovação por parte dos adeptos portistas, o argentino vai ter agora oportunidade de entrar de início, aproveitando a jornada da Taça de Portugal para ganhar ritmo.
Desde 6 de março de 2010, quando os dragões empataram (2-2) em casa, com o Olhanense, que o extremo de 29 anos não era titular. Mais de 10 meses fora do onze foi a pena que Mariano teve de cumprir devido à lesão contraída no joelho direito. Mas isso é passado e agora tudo começa a conjugar-se para que o sul-americano seja mesmo um valor a ter em conta para a segunda metade da época. Villas-Boas conhece a sua influência e sabe que dividendos poderá retirar com o mais antigo dos capitães por perto.
in "record.pt"

IFFHS: F.C. Porto a melhor equipa de Dezembro e 10ª em 2010

O F.C. Porto foi a melhor equipa do mundo em Dezembro e a 10ª em todo o ano de 2010, de acordo com o ranking divulgado esta quarta-feira pela Federação de História e Estatística do Futebol. 

O Inter, vencedor da Liga dos Campeões, liga e taça italianas, foi a melhor equipa em 2010, seguida por Bayern e Barcelona, que curiosamente seguia na liderança em Novembro, e cai para a terceira posição. 

O Sporting mantém a segunda posição, entre portugueses, no 41º lugar. O Sp. Braga é agora terceiro em 55º e o Benfica baixou para 59º. O Marítimo fecha esta contabilidade em 189º.

Ranking final de 2010:

1 (2) Inter (Itália), 300,0
2 (3) Bayern (Alemanha), 268,0
3 (1) Barcelona (Espanha), 266,0
4 (5) Atlético Madrid (Espanha), 244,0
5 (4) Estudiantes de La Plata (Argentina), 235,0
6 (8) Liverpool (Inglaterra), 232,0
7 (10) Internacional Porto Alegre (Brasil), 231,0
8 (6) Chelsea (Inglaterra), 222,0
(6) Manchester United (Inglaterra), 222,0
10 (18)F.C. Porto (Portugal), 219,5
41 (46)Sporting (Portugal), 171,5
55 (53)Sp. Braga (Portugal), 156,0
59 (36)Benfica(Portugal), 149,5
189 (201) Maritimo (Portugal), 93,0


in "maisfutebol.iol.pt"

Kléber só na próxima época

Janeiro não trará Kléber para o Dragão, apesar de o rumor de novo golpe de teatro andar no ar já desde o Natal. Mas, apesar de o FC Porto poder eventualmente reforçar-se também na linha atacante, ainda não será agora que Kléber entra. 


O assunto circula, mas a posição distanciada que o FC Porto assumiu, devido às exigências do Marítimo para libertar um futebolista apenas emprestado, é para manter: Kléber será, de facto, jogador do FC Porto, mas apenas no Verão.



Ninguém dá a cara para esclarecer um assunto que fez arrefecer ao limite as relações entre clubes historicamente amigos, mas fonte do At. Mineiro ajudou a isolar o rumor: Kléber está garantido pelo FC Porto, assim que acabe, em Junho, o segundo ano de empréstimo ao Marítimo. Uma certeza.


in "abola.pt"