domingo, 10 de outubro de 2010

Parente e o FC do Porto vencem segunda corrida da Superleague


Álvaro Parente e o FC do Porto venceram a segunda corrida da Superleague Formula que se realizou esta manhã em Pequim. Em condições meteorológicas muito complicadas e mesmo depois de ter realizado um pião, o piloto da equipa portuguesa levou de vencida a corrida que foi terminada antecipadamente devido - precisamente - às más condições da pista.

De início havia muito nevoeiro mas a pista estava seca, e depressa o homem da pole, Davide Rigon (Anderlecht) foi destítuido dessa posição por Marcos Martinez (Sevilla), que 'abriu' uma margem a rondar um segundo para Parente.

Na volta 10 a chuva surgiu e depois das trocas de pneus Parente surgiu com uma margem enorme. Pouco depois o piloto português fez meio pião, numa tentativa de ultrapassagem a um piloto atrasado, Franck Perera. Ficou a bloquear a pista, numa altura em que a chuva se intensificou muito, o que levou à mostragem da bandeira vermelha.

No reinício, Parente retomou o seu lugar logo atrás do safety car e acabou por vencer a corrida. O Sporting Clube de Portugal, desta feita, foi nono classificado.

A Super final não se realizou devido às más condições meteorológicas e de visibilidade, pelo que o prémio final foi atribuído - novamente - a Earl Bamber, que este fim de semana correu pelo PSV Eindhoven, e em duas semanas consecutivas embolsa 200.000 euros. Para quem rumou à China para comentar as corridas não está nada mau...
Classificação

1. Alvaro Parente FC Porto 49m18.621s
2. Earl Bamber PSV Eindhoven a 0.844s
3. Yelmer Buurman AC Milan a 2.633s
4. Marcos Martinez Sevilla FC a 2.696s
5. Paul Meijer Atletico de Madrid a 9.353s
6. John Martin Beijing Guoan a 31.651s
7. Frederic Vervisch Liverpool FC a 1 volta
8. Craig Dolby Tottenham Hotspur a 1 volta
9. Adrian Valles Sporting Clube de Portugal a 1 volta
10. Franck Perera Girondins de Bordeaux a 1 volta

1ª Corrida - Parente abandonou, Sporting 5º na Superleague


O piloto do Tottenham Hotspur, Craig Dolby venceu a corrida da Superleague Formula que se realizou esta madrugada em Pequim, enquanto Álvaro Parente, autor da pole, ficou pelo caminho devido a problemas com a pressão do óleo, quando rumava para a partida lançada. O Sporting Clube de Portugal, por intermédio de Adrian Valles, foi quinto classificado.
in "as.pt"

Sapunaru vai renovar

Sapunaru, um dos destaques deste início de época na equipa do FC Porto,ao ponto de relegar Fucile para a condição de suplente, foi convidado a renovar o contrato. Em princípio, o acordo será por mais uma temporada, ficando ligado ao clube até Junho de 2014. Além disso, terá direito a uma natural revisão salarial. Sapunaru junta-se, assim, a Fucile, Falcao ou Belluschi, que também estão em vias de acertar a renovação, como já se escreveu.

Quando regressar da selecção romena, que ontem defrontou a França no apuramento para o Mundial, o dossiê do novo contrato com o FC Porto avança e o acordo não deverá ser difícil de alcançar. Contra quase todas as previsões, o lateral agarrou a titularidade no Dragão, beneficiando da indecisão quanto ao futuro de Fucile e da chegada tardia do uruguaio por causa do Mundial. "Sapu" surgiu renovado nesta nova época: melhor fisicamente e com mais confiança, foi a surpresa contra o Benfica na Supertaça, rubricando uma exibição que convenceu Villas-Boas. O romeno foi, de resto, a grande baixa da equipa no empate em Guimarães por causa da intransigência da selecção, que não permitiu que o defesa se apresentasse com o atraso de um dia à concentração.

Recorde-se que em Dezembro de 2009, Sapunaru esteve envolvido no caso do "Túnel da Luz" tendo sido suspenso por seis meses. Em Janeiro seria cedido ao Rapid, mas esteve impedido de jogar até que o castigo foi reduzido para apenas quatro jogos. O romeno chegou ao FC Porto, proveniente do Rapid de Bucareste, em 2008/09 tendo metade do passe custado 2,5 milhões de euros. Na altura foi fixada uma cláusula de rescisão de 25 milhões de euros.

Na Selecção um ano depois

Em Novembro de 2009 Sapunaru foi suspenso pela federação romena por dois jogos, na sequência de distúrbios no regresso de um jogo na Polónia. O lateral foi acusado de agredir um jornalista e de estar embriagado. Voltou à selecção para o jogo contra a França.

Versão revista e melhorada

Tal como Hulk, à suspensão de que foi alvo na sequência do caso do túnel da Luz, seguiu-se um período de rendimento elevado. Ao serviço do Rapid, onde esteve por empréstimo, fez três golos, na parte final da última época. De volta ao FC Porto, agarrou a titularidade, deixando Fucile no banco, e tem convencido alguns dos seus críticos.

in "ojogo.pt"

Falcao: Melhor só Messi e Suárez

Falcao marcou ontem mais um golo, desta vez na vitória (1-0) da Colômbia sobre o Equador, numa partida amigável disputada em Nova Jérsia, nos Estados Unidos da América. O avançado do FC Porto começou o encontro no banco de suplentes, de onde saiu aos 77 minutos; dez minutos depois, acabaria por marcar o único golo do jogo, na sequência de uma recarga a um remate de Giovanni Moreno. Falcao festejou, beijou o símbolo da camisola (usou o número nove, tal como no FC Porto) e dedicou o momento aos muitos colombianos que presenciaram o jogo no Red Bull Arena de Nova Jérsia.

Para a história, fica o registo de mais um golo apontado por Falcao durante este ano de 2010, o 30º desde Janeiro, contabilizando os jogos oficiais do FC Porto e da selecção colombiana, num total de 39 partidas disputadas este ano. Falcao passou a ser, inclusivamente, o quarto jogador com mais golos marcados em 2010, logo atrás de Messi (Barcelona), Luis Suárez (Ajax) e Diego Forlán (Atlético de Madrid). O argentino lidera o ranking com 40 golos marcados em 47 jogos, seguindo-se a dupla uruguaia que fez furor no recente Campeonato do Mundo: Suárez já apontou 35 em 41 partidas, enquanto Forlán contabiliza apenas mais um golo do que Falcao, embora tenha disputado mais 20 jogos do que o colombiano do FC Porto... Feitas as contas, Messi e Suárez marcam 0,85 golos por jogo, enquanto Falcao tem uma média de 0,77, bem distante da apresentada por Forlán (0,53).

Messi

O astro argentino joga na competitiva liga espanhola, mas esse facto não lhe retira a capacidade para fazer golos com grande frequência. Este ano leva 40, em apenas 47 jogos.

Luis Suárez

O avançado do Ajax que encantou os adeptos do futebol no recente Mundial da África do Sul ao serviço do Uruguai, também está a ter um grande ano no campeonato holandês.

Diego Forlán

Foi o melhor jogador do Mundial, tendo marcado cinco golos, mas também se revelou fundamental na vitória do Atlético de Madrid na Liga Europa da última temporada

"Menos 10 do que Messi? Vou tratar de melhorar"

Falcao atingiu ontem a marca de 30 golos em 2010, mas o avançado reconheceu, no seu Twitter, que não tinha consciência da dimensão deste número. "Não sabia. Tenho menos 10 golos do que o Messi... Bem, vou tratar de melhorar isso", prometeu Falcao, por entre o entusiasmo pelo golo marcado na selecção, o primeiro desde Junho de 2006. "Foi um dos golos mais estranhos da minha carreira, mas também um dos mais esperados e um dos que me deram mais prazer em marcar". O avançado do FC Porto dedicou ainda o golo aos compatriotas, assim como a todas as pessoas que o têm apoiado por esse mundo fora. A concluir, Falcao realçou a "importância" da vitória de ontem para o futuro da selecção, numa fase em que os colombianos procuram ganhar "protagonismo em todas as competições".

Nesta contagem ganha a... Cardozo

Falcao e Cardozo apresentam-se como os dois principais goleadores da actualidade a jogar em Portugal. O paraguaio do Benfica venceu o título de melhor marcador do campeonato na última temporada, mas Falcao tem mais golos marcados em 2010. Cardozo marcou por 23 vezes durante este ano - menos sete do que Falcao - e até tem mais dois jogos oficiais - 41 contra os 39 do portista. Curiosamente, este ano, Falcao foi o único a marcar ao serviço da respectiva selecção - e fê-lo apenas ontem -, uma vez que Cardozo ficou em branco também no Mundial.

Gomes explica jejum de El Tigre

De goleador para goleador: Gomes entende que Falcao esteja menos concretizador - só um golo no campeonato - e garantiu que é uma fase "normal" que vai passar em breve. "Passa-se com todos os pontas-de-lança e passou-se comigo. Quando se tem uma época alta em termos de concretização, na seguinte há um menor rendimento. Falcao trabalha mais, joga em zonas diferentes e o FC Porto deste ano não é o mesmo. Tem outro treinador, com outros princípios e quererá dar outra dinâmica à equipa. Julgo que é uma mera questão psicológica que os marcadores de golos atravessam. Basta não marcar num ou dois jogos para se instalar alguma ansiedade, o que faz com que na hora de finalizar as coisas sejam diferentes. Mas se a intuição de um goleador continua lá, os golos aparecerão um dia...Se o FC Porto não marcasse golos e com isso não ganhasse jogos é que era preocupante.", frisou.

Quanto ao empate em Guimarães, Gomes admitiu que o FC Porto "teve o jogo na mão" mas salientou que "empatar onde o Benfica perdeu não é mau".

in "ojogo.pt"

Mais 120 projetos de craque

chainho coordena o dragon force de lisboa

O FC Porto pretende ser, cada vez mais, uma força nacional. Nos últimos anos, o clube ganhou muitos adeptos por todo o país e a inauguração da escola Dragon Force Lisboa é mais um passo para cimentar essa expansão.

Carlos Chainho, antigo médio do clube, é o coordenador deste projeto que conta já com 120 alunos, com idades entre os 4 e os 14 anos.

De 2.ª a 5.ª feira, os pequenos dragões treinam-se no Estádio Pina Manique, onde ontem foi inaugurada a Sala Fernando Gomes, mas não se dedicam apenas ao futebol. Ali vão ter também espaço para estudar, pois existe uma área pedagógica neste projeto.

Esta é a sexta escola de futebol dos dragões depois das situadas no Porto, Ermesinde, Viseu, Grijó e Braga.

A visita de Helton animou ontem os pequenos craques e o guardião deixou um conselho: “Nem todos vão conseguir tornar-se craques e chegar a profissionais de futebol. Por isso, é preciso nunca esquecer os estudos.”

in "record.pt"

Red Bull deu asas a Falcão

marcou o 30.º golo este ano e deu triunfo à colômbia
 
Foi na Red Bull Arena de New Jersey que Falcão ganhou asas para o golo, marcando pela primeira vez este ano ao serviço da seleção colombiana. Uma espécie de bálsamo para um goleador que não atravessa um momento particularmente inspirado no FC Porto, muito embora tenha apontado o seu 30.º golo em 2010. Valeu o triunfo no particular sobre o Equador (1-0) e foi festejado de forma efusiva com os companheiros.

O ataque, feliz, foi desferido quando o relógio registava o minuto 88. El Tigre tinha entrado pouco antes e não perdeu a oportunidade de deixar a sua marca. “Foi um dos golos mais estranhos que fiz na carreira. Um dos mais esperados e dos que mais desfrutei”, vincou o avançado, partilhando com os fãs o seu momento de felicidade através do Twitter.

Sendo um apaixonado pelo povo colombiano, e aproveitando cada passagem pelo seu país para reforçar o moral, Falcão fez questão de dedicar este tento ao seus compatriotas: “O golo é para todo o país e para as pessoas que sempre me apoiaram em todo o Mundo.”

El Tigre fala de “como é difícil para um jogador colombiano entrar na Europa”, sentindo que é olhado de forma diferente em relação a outros estrangeiros. Tal circunstância parece estranha, mas não o impede de continuar a ser a grande referência atacante dos azuis e brancos. São já 29 golos em 2010. Uma fera que tem andado tímida em território português, nos últimos tempos, embora a ameaça de novos ataques esteja sempre presente nas defesas adversárias.

Confiança ilimitada

Por esse motivo é que André Villas-Boas não abre mão do seu goleador, mantendo a confiança jogo após jogo. Mesmo tendo em conta que Falcão está muito aquém do rendimento demonstrado até à 7.ª jornada da Liga 2009/10 (2 golos atualmente contra 7 de há um ano), há muito se percebeu que o colombiano vai continuar a ser dono e senhor do lugar. Walter, que deverá ser o titular na Taça de Portugal, está muito longe de poder incomodar a supremacia de um Falcão que poderá ter encontrado no golpe desferido ao Equador um fator de motivação para o que aí vem.

Com muito para jogar até ao final do ano, El Tigre ainda pode sonhar com as quatro dezenas de golos. Basta que a inspiração da Liga Europa o influencie no campeonato.

in "record.pt"

Helton responde a ameaça com aparente desafio

As notícias da possibilidade de o Benfica não comparecer no clássico do Dragão, relacionadas com a ameaça "surpresa" sugerida por Luís Filipe Vieira, caso o autocarro do clube fosse novamente apedrejado, foram comentadas por Helton num tom de aparente desafio.

"Muitas vezes acabamos por falar muito, infelizmente. É melhor ser, fazer e mostrar do que falar", referiu o jogador do F. C. Porto, durante a acção de lançamento da sexta escola da "Dragon Force", ontem de manhã, no Estádio Pina Manique, em Lisboa.

Num tom sereno, o guardião dos azuis-e-brancos concedeu uma mensagem que até pode ser de dupla interpretação, uma vez que permite meramente enfatizar a tese da primazia do trabalho sobre o poder da palavra ou desafiar a consumação da ameaça.

Por outro lado, o jogador manteve total serenidade e preferiu não alimentar a polémica gerada pelas acusações de principais beneficiados das arbitragens. "Sei muito do que se passa no balneário do F. C. Porto. O que sucede lá fora não tenho qualquer conhecimento", acentuou.

Na mesma linha, deixou um sinal suave sobre a censura dos responsáveis ao desempenho de Carlos Xistra no jogo de Guimarães. "Falo muito do grupo. Houve momentos em que achámos que poderia ter sido diferente. Mas se a, b ou c fez ou deixou de fazer, isso não compete aos jogadores", salientou.

O atleta prefere centrar o pensamento na vertente desportiva e não duvida que o empate de Guimarães não afecta a cultura de triunfo implementada no clube. "Entramos sempre para vencer. Não o conseguimos, mas não morremos por isso", sublinhou.

O segredo da solidez defensiva do conjunto - apesar das saídas, apresenta o quinto melhor registo europeu - é atribuído "à confiança" adquirira pela acção do treinador.

"Como o trabalho é mais fácil e a confiança maior, todos se ajudam. Não nos preocupamos com o que o companheiro faça, mas com a possibilidade de o adversário complicar a tarefa e estarmos lá para o ajudar", destacou.

Por outro lado, rejeitou qualquer dificuldade no exercício da liderança na equipa: "O papel do capitão do F. C. Porto tem de ser interpretado por todos os jogadores. Aí, não há dificuldade de transmitir qualquer coisa. Se todos formos, todos falamos...".

in "jn.pt"